-->

quinta-feira, 2 de agosto de 2018

MPCE requer na Justiça recolhimento de novas armas distribuídas a policiais civis


arma

Para o promotor de Justiça Ricardo Rocha, a arma adquirida e entregue aos policiais civis é "comprovadamente perigosa"

Por entender ser necessário promover uma nova licitação para que outras empresas possam entregar armas corretamente fabricadas para o uso da Polícia, o Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE), solicitou à Justiça o imediato recolhimento do armamento recentemente distribuído pelo Governo do Estado, aos policiais civis.

Conforme o promotor de Justiça Ricardo Rocha, a arma adquirida "é comprovadamente perigosa". No último dia 31 de julho, a 26ª Promotoria de Justiça de Defesa do Patrimônio Público realizou o aditamento ao recolhimento.

“No próprio site da fabricante, há um alerta para o risco de disparo acidental em caso de quedas, pois, originalmente, ela não possui travas. Acontece que a empresa fez um ajuste no equipamento para adicionar uma trava interna e poder atender ao edital", disse o promotor.

A entrega das novas armas aconteceu na quarta-feira, em cerimônia com a presença da cúpula da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS). Na ocasião, André Costa comentou que o armamento licitado era de alto nível e, inclusive, também seria utilizado por ele.

O titular da SSPDS, André Costa, afirmou que as pistolas são "totalmente confiáveis" e "o que há de melhor disponível no mercado bélico". Ele afirma que uma comissão da Pasta foi até a fábrica da Sig Sauer, em Newington, no estado americano de Connecticut, onde testou e aprovou a arma.

"Esse modelo é o mesmo, sem mudança nenhuma, usado pelo Exército norte-americano. Lá eles não licitam, escolhem o armamento que querem. As forças especiais na França, Inglaterra e Alemanha também usam. Se ela é aprovada em todos esses países, fico tranquilo. Inclusive, vou passar a usar uma delas"

 Red; DN