O presidente do Partido Liberal (PL), Valdemar Costa Neto, anunciou nesta quinta-feira (20) a expulsão do deputado federal Yury do Paredão (PL-CE). A decisão foi tomada após uma reunião entre ambos na sede do PL em Brasília. Vale lembrar que o deputado está licenciado do cargo.
“Recebi na sede do PL Nacional o deputado Yury do Paredão, do Ceará, a quem reafirmei que será expulso do partido por não comungar dos ideais de nossa legenda”, disse Valdemar em rede social.
A confirmação da expulsão foi feita por Valdemar em uma publicação nas redes sociais e veio à tona após a divulgação de uma foto em que Yury aparece fazendo o gesto do “L” ao lado de ministros do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).
Em maio deste ano, o deputado federal também foi fotografado ao lado de Lula e outros políticos do PT, o que desagradou membros do PL.
O processo de expulsão foi iniciado pelo Conselho de Ética do Ceará, que recomendou a saída do parlamentar. Essa punição máxima também era o desejo da maioria dos deputados, que acreditavam que a expulsão seria uma forma de evitar que novos gestos semelhantes ocorressem.
Com a expulsão do PL, Yury do Paredão está livre para se filiar a outro partido sem correr o risco de perder o mandato por infidelidade partidária.
(Gazeta Brasil)