Os primeiros dias do governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) estão causando impacto não só na política, mas também no mercado financeiro. Promessas exageradas, aumento de preços e discussões internas estão contribuindo para a falta de confiança nos rumos da economia do país.
De acordo com uma pesquisa Genial/Quaest divulgada nesta quarta-feira (15), 98% dos investidores acreditam que a política econômica do governo federal está seguindo na “direção errada”. O levantamento mostrou que apenas 2% concordam com a estratégia liderada pelo ministro da Fazenda, Fernando Haddad (PT), que assumiu o cargo após a saída de Paulo Guedes.
A sondagem também revelou que 78% dos operadores entrevistados esperam uma piora nos indicadores econômicos nos próximos 12 meses, enquanto apenas 16% acreditam que a situação permanecerá igual e 6% têm esperança em uma melhora.
A pesquisa foi realizada entre os dias 10 e 13 de março com 82 fundos de investimentos sediados em São Paulo e no Rio de Janeiro, e teve como público-alvo gestores, economistas, analistas e tomadores de decisão do mercado financeiro.
(Hora Brasília)