-->

terça-feira, 9 de novembro de 2021

Bolsonaro se filia dia 22 no PL e vice será nome do PP nordestino


 
O presidente Jair Bolsonaro decidiu e irá se filiar ao Partido Liberal (PL), de Valdemar Costa Neto, para disputar as eleições de 2022. A decisão foi tomada nesta segunda-feira (8) e comunicada a dirigentes estaduais.

Segundo dirigentes da sigla de Valdemar da Costa Neto, o evento de filiação do presidente deve ocorrer dia 22, em Brasília, em grande ato que unirá não só integrantes do partido, mas também do PP. O anúncio da filiação será o prenúncio do casamento do PL com o PP. Isso porque a ida de Bolsonaro para o Partido Liberal embute acordo para que o PP, partido do ministro da Casa Civil, Ciro Nogueira, indique o candidato a vice na chapa do presidente em 2022.

O Progressistas, inclusive, conforme um deputado cearense ligado a Bolsonaro revelou ao Jornal do Ceará, deverá indicar o nome de um nordestino para a ser o vice do mandatário do país. Na visão do presidente, o PP ocupa cargos importantes em governos da região Nordeste, majoritariamente comandados por partidos de oposição. Ainda de acordo com este deputado,  o nome que será escolhido será de Ciro Nogueira (PP), do Piauí.

No Ceará, o deputado federal AJ Albuquerque presidente o PP e é aliado do governo estadual, que é formado pelo PT e PDT. Agora, a sigla deixa de ser um partido de oposição e passar a ser bolsonarista no estado.

Atualmente, o PL possui a terceira maior bancada da Câmara dos Deputados, com 43 parlamentares, atrás de PSL e PT, com 54 e 53 assentos, respectivamente. No Senado, de 81 congressistas, somente quatro são filiados à sigla.