O Comitê de Estudos de Limites e Divisas Territoriais do Ceará (Celditec) da Assembleia Legislativa realizou, na tarde desta quinta-feira (07/10), uma reunião técnica no Instituto de Pesquisa e Estratégia Econômica do Ceará (Ipece), em Fortaleza, para firmar acordo sobre os limites entre os municípios de Quixeré e Limoeiro do Norte.
O coordenador do comitê, Luiz Carlos Mourão, informou que 99% do impasse territorial que havia entre os municípios de Limoeiro do Norte e Quixeré foi fechado no encontro. Segundo ele, a única pendência para o fechamento do acordo é um ponto de interseção na Chapada do Apodi quase na divisa com o Rio Grande do Norte: se fica um pouco mais acima ou abaixo do que foi acertado entre os dois municípios.
Mourão informou que não existe população na área e que é uma questão pontual que diz respeito apenas a uma memória de Limoeiro do Norte. O coordenador ressalta que, uma vez resolvida a questão com a visita do prefeito de Limoeiro e dos técnicos, o impasse territorial será solucionado. O impasse deve ser resolvido até a próxima semana. “O prefeito de Limoeiro do Norte informou que, até sábado, vai pessoalmente fazer a verificação da área juntamente com os técnicos da prefeitura para fechar o acordo com Quixeré”, afirmou Mourão.
Luiz Carlos Mourão lembra que as reuniões para a solução dessas áreas de limites territoriais já vêm acontecendo há vários meses e envolvem, além de Limoeiro do Norte e Quixeré, outros dois municípios da região: Morada Nova e Russas, que foi fechado há algumas semanas pelo prefeito Sávio Gurgel.
“Só faltava fechar essa a parte entre Quixeré e Limoeiro do Norte”, acrescentou Mourão.
Participaram da reunião o prefeito de Limoeiro do Norte, José Maria de Oliveira Lucena, e de Quixeré, Antônio Joaquim Gonçalves de Oliveira, além de secretários municipais e vereadores dos dois municípios, técnicos do Ipece e do Celditec.