Os Agentes Comunitários de Endemias (ACE) receberam, na manhã desta segunda-feira (15), novas lanternas que irão auxiliar nas inspeções de combate as arboviroses. Ao todo, foram 35 equipamentos entregues à equipe pela Secretária de Saúde, Kelly Leitão e pelo prefeito Sávio Gurgel.
O equipamento se mostra fundamental para o trabalho de combate as arboviroses como a dengue, Zika vírus, febre Chikungunya e febre amarela.
Jairo Dantas, Coordenador dos ACEs explicou que, apesar dos agentes não estarem entrando nas residências, para evitar qualquer contaminação pelo Covid-19, há situações em que é preciso fazer o peridomicílio, que é inspecionar as laterais das residências. “Nas laterais tem depósitos para inspecionar, tem bebedouro de animal, às vezes tem tanque, enfim são vários depósitos na parte externa das casas e as lanternas são de suma importância para o agente de endemias”, afirmou.
Visitas suspensas
De acordo com a Nota Técnica de nº 11/2020, da Coordenação Geral de Vigilância Arboviroses do Ministério da Saúde, dentre as várias recomendações aos ACEs, frente à atual situação epidemiológica referente a Covid-19, é recomendado que sejam evitadas atividades dentro das residências.
O Gerente de Núcleo da Secretaria Municipal de Saúde, Adriano Lopes, ressaltou que, com a Nota Técnica, os agentes de endemias precisam fazer um trabalho educativo e conscientizar a população para evitar casos da doença no município. “Pedimos para que a população olhe seus quintais, virem vasilhames que possam acumular água, vedem a caixa d’água e é uma ação importante para que ela venha nos ajudar com esse trabalho de prevenção”, reforçou.