-->

terça-feira, 22 de maio de 2018

Caminhoneiros bloqueiam BR-116 em novo protesto no Ceará





Iniciadas ontem em todo o Brasil, as manifestações de caminhoneiros contra os sucessivos aumentos no preço dos combustíveis, depois de serem interrompidas no Ceará na manhã desta terça-feira (22), foram retomadas, agora na rodovia BR-116, na altura do quilômetro 17, de acordo com a Polícia Rodoviária Federal (PRF). Os atos também continuam em outros estados do País. 

Até a nova manifestação, o último bloqueio mantido pelos manifestantes no Estado, no Anel Viário de Maracanaú, foi liberado por volta de 5h50, segundo informou a PRF. O protesto em Boa Viagem, no Sertão Central, ocorreu na BR-020 e foi encerrado ainda na tarde de ontem, enquanto que em Jati, no Sul do Estado, o bloqueio que realizado na BR-116 foi liberado às 23h05 do mesmo dia. 

LEIA AINDA:

> Após 11 altas consecutivas, Petrobras reduz preço da gasolina nas distribuidoras
> Governo não considera mudar política de preços da Petrobras, diz Parente
> Padilha: Temer quer rever reajustes feitos pela Petrobras

Na Região Metropolitana de Fortaleza (RMF), uma manifestação de caminhoneiros bloqueou um trecho do Anel Viário próximo à Central de Abastecimento do Ceará (Ceasa) e gerou um grande congestionamento. Ao longo do dia, várias equipes da PRF realizaram desvios nas vias próximas ao local para tentar regularizar o trânsito, que só foi completamente normalizado nesta manhã, quando o ato foi totalmente encerrado.
Já na manhã desta terça-feira, no município de Chorozinho, a BR 116, km 70, foi interditada parcialmente por cerca de 40 manifestantes. Pneus foram colocados na pista e pelo menos 40 caminhões estacionados no acostamento, o que tem gerado lentidão no trânsito do local. A PRF, com apoio da Polícia Militar (PM), acompanha a manifestação, mas não há previsão de quando a pista será liberada.

Em Itaitinga, na BR 116, km 20, a pista também sofre com uma interdição parcial, o que tem causado lentidão no trânsito, nos dois sentidos da via. No local, cerca de 30 manifestantes e 30 veículos de carga reivindicam a redução do preço do óleo diesel. A manifestação segue pacífica, com os manifestante apenas restringindo a passagem de veículos de carga. Automóveis, motocicletas, ambulâncias, ônibus e caminhões com carga viva seguem transitando normalmente. O protesto é acompanhado por viatura da PRF e ainda não há previsão de encerramento.

As manifestações dos caminhoneiros reivindicam a redução no preço dos combustíveis, que passaram por uma série de aumentos nas últimas semanas. Durante o ato, os manifestantes queimaram alguns pneus e pararam seus veículos próximos à vias do Estado, bloqueando alguns trechos.

Red; DN