-->

sábado, 28 de maio de 2016

Secretaria da Justiça divulga lista de 22 fugitivos de presídio

Policiais militares da Força Nacional de Segurança (FNS) participaram de reunião na sexta-feira com secretários do Estado, órgãos e entidades ( Foto: José Leomar )

Pelo menos 22 presos, internos da Casa de Privação Provisória de Liberdade (CPPL) III, que foram realocados para o Centro de Execução Penal e Integração Social (CPPL V), estão foragidos. A Secretaria da Justiça e Cidadania (Sejus), divulgou na noite de sexta-feira (27) a lista com os nomes dos foragidos.

Os homens foram ameaçados de morte durante a rebelião do último dia 21 pelos internos das CPPLs II e IV, que integram o Complexo Penitenciário Estadual Itaitinga II, na Região Metropolitana de Fortaleza (RMF). Segundo informações de parentes, eles conseguiram escapar da CPPL III e foram realocados no Centro, que ainda está em construção. Pela falta de estrutura do equipamento, conseguiram fugir na madrugada da última quarta-feira (25).

Os foragidos são: Manoel Messias de Mesquita Pedreiro, Francisco Fábio Teixeira Miranda, Gilvan Félix dos Santos, José Artur de Sousa Ramos, Marcos Antônio de Souza, Max Breno Andrade de Souza, Paulo Anderson Ferreira da Silva, Paulo Rogério Gamenha da Silva, Reginaldo Marques da Costa, Ronaldo dos Santos Pereira, Pedro Henrique Barbosa Soares, Marcio Vieira Monteiro Silva Costa, Bruno dos Santos Sousa, Augusto Silva da Rocha, André de Sousa Pinheiro, Elizeu Santos da Silva, André Gledson Gomes Santana, Josino Ferreira Gomes Filho, Daniel Rufino Tavares, Paulo Adriano dos Santos, Carlos Alexandre dos Santos de Lima e Francisco Renato Mendes Neres.

Apoio

Com o início das atividades da Força Nacional de Segurança (FNS), convocada pelo governador do Estado, Camilo Santana, a Sejus garantiu que as visitas aos presos estão mantidas.

As rebeliões simultâneas, que resultaram na destruição das unidades penitenciárias, ocorreram após a proibição das visitas, imposta pelos agentes penitenciários que estavam em greve.

"A Secretaria da Justiça e Cidadania do Estado informa que as unidades prisionais receberão visitas neste fim de semana. A garantia da visitação faz parte do plano de estabilização das unidades prisionais. A partir deste fim de semana, os policiais que integram a Força Nacional de Segurança e os agentes penitenciários cedidos por alguns estados da Federação já estarão reforçando o trabalho que vem sendo desenvolvido pelos policiais e agentes penitenciários do Estado", informou a Pasta.

Na manhã de sexta-feira, os PMs da Força Nacional participaram de encontro com o titular da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), Delci Teixeira; com o titular da Secretaria da Justiça e Cidadania (Sejus), Hélio Leitão; além de representantes do Poder Judiciário, do Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE) e da Ordem dos Advogados do Brasil secção Ceará (OAB-CE), no Instituto Presídio Professor Olavo Oliveira II (IPPOO II).

Após o encontro com os representantes, o Comando Militar permaneceu reunido no IPPOO II decidindo estratégias para a operação. Conforme a reportagem apurou, ficou decidido que a Força Nacional não irá efetivamente entrar nas unidades existentes no Complexo Penitenciário de Itaitinga.

Segundo a decisão tomada, representantes do MPCE, da OAB, pastoral carcerária e outros militantes, além dos agentes penitenciários, intermediarão junto aos presos a entrada no presídio para que sejam realizadas as reformas sem causar 'pânico' aos presos.

Pacificidade

De acordo com o titular da Sejus, Hélio Leitão, a orientação dada aos policiais foi que a ação seja pacífica. A preocupação, segundo o secretário, é não haver excessos por parte dos militares.


"São policiais de elite, muito bem formados, e nossa orientação foi no sentido de que sejam preservados os direitos dos presos, das famílias, assegurado o império da lei. Essa é nossa preocupação e tenho certeza que será honrada", destacou.

Diário do Nordeste