-->

quarta-feira, 9 de março de 2016

Mensagem para promoções de policiais civis terá tramitação de urgência na Assembleia Legislativa


A Assembleia Legislativa do Estado vai apreciar, em regime de urgência, a mensagem do governador Camilo Santana (PT), que propõe uma reestruturação  do sistema de promoções na Polícia Civil.  O objetivo é tornar mais acessíveis  as promoções na carreira de escrivães e inspetores e reduzir o fosso salarial em relação aos delegados.

A medida já havia sido anunciada pelo governador  ainda no ano passado, quando ele realizou ato semelhante em relação à Polícia Militar (PM) e ao Corpo de Bombeiros Militar (CBM). Cerca de 9 mil militares das duas corporações acabaram sendo promovidos.

Já em relação à Polícia Civil, que hoje sofre uma contundente redução de seu efetivo, a situação salarial tornou-se uma das principais reivindicações da categoria, especialmente por conta da desvalorização profissional e da gritante diferença de vencimentos de escrivães e inspetores em relação aos delegados.

Reconhecimento

Com a mensagem, a diferença salarial de quem entra e de quem está saindo da instituição saltará dos atuais 30 por cento para quase 90 por cento, num gesto de valorização para quem dedicou a vida no exercício dos deveres da Polícia Judiciária cearense.

Outra medida a ser aplicada com a aprovação da mensagem governamental é a extinção do fator limitador de vagas  para promoção, além de ascensão funcional de 95 por cento da categoria, fatores objetivos para promoções por merecimento, a inclusão de aposentados no enquadramento da nova carreira e o aproveitamento de cursos de ascensão anteriores para a nova promoção, que deverá ocorrer no fim do ano. 

Blog do Fernando Ribeiro