-->

quarta-feira, 16 de março de 2016

Lula vai assumir Casa Civil

Luiz Inácio Lula da Silva, ex-presidente do Brasil, aceitou o convite da presidente Dilma Rousseff e assume a Casa Civil. O líder do PT na Câmara, deputado Afonso Florence (BA), fez o anúncio há pouco.

A estratégia foi acertada nesta quarta-feira, 16, no Palácio da Alvorada. Participaram da reunião, além de Dilma e Lula, os ministros Nelson Barbosa (Fazenda) e Jaques Wagner, que deixa o comando da Casa Civil e deve assumir a secretaria-executiva da pasta.

Na terça-feira,15, Lula se reuniu, no Palácio da Alvorada, por mais de quatro horas com a presidenta Dilma Rousseff e na manhã de hoje voltou ao palácio, por volta das 9h.

Desde ontem, a possibilidade de Lula ser nomeado ministro de Dilma repercute entre deputados favoráveis e contrários ao governo. Os petistas apoiam a iniciativa por conta da habilidade política do ex-presidente, enquanto os oposicionistas classificam a hipótese como tentativa de blindá-lo das investigações da Operação Lava Jato.

A ideia inicial era Lula ir para a Secretaria de Governo e Ricardo Berzoini, que ocupa a pasta, seria deslocado para ser secretário Executivo do ex-presidente.

Havia ainda a hipótese de Berzoini ir para o lugar de Edinho Silva, na Secretaria de Comunicação. Mas, a divulgação das últimas denúncias acabaram ampliando as dificuldades de levar Lula para o governo.

Agência Brasil