-->

sexta-feira, 9 de maio de 2014

Acrísio entrega relatório sobre situação do Hospital da Mulher ao Ministro da Saúde


O vereador Acrísio Sena (PT), juntamente com o Comitê em Defesa do Hospital da Mulher, estive hoje (9/5) com Ministro da Saúde, Artur Chiolo, no Hotel Marina Park. Na oportunidade, Acrísio entregou ao ministro relatório sobre a atual situação do hospital da mulher. O ministro se comprometeu a mandar uma assessora do Ministério ligada à saúde da mulher para verificar os dados apresentados
Representantes das Comissões de Saúde e Direito do Consumidor da Câmara Municipal de Fortaleza já haviam visitado o hospital em fevereiro, quando foram recebidos pelo diretor da unidade de saúde, Dr. Rogério Menezes. Uma das maiores preocupações é acerca da capacidade de atendimento do Hospital.
Hoje, existem 156 leitos e 600 funcionários, sendo 96 médicos. Segundo o próprio diretor, o ideal seria a criação de no mínimo 200 leitos e o dobro de colaboradores, sendo pelo menos 300 médicos. 2/3 dos atendimentos vêm da central de regulação do Município e 1/3 de demandas internas do Hospital. Foram realizadas mais de 20 mil consultas em 2013, mas o Hospital só atende com 50% de sua capacidade. A UTI Neonatal, por exemplo, encontra-se fechada por falta de profissionais.
À época, o petista perguntou sobre o convênio com o Ministério da Saúde, através da Rede Cegonha, o que garantiria mais recursos. Outro fato que chamou a atenção foi o possível desvirtuamento da função original do Hospital, de atender exclusivamente a demanda de saúde da mulher. Há uma parte do Hospital cedida para pacientes do Hospital Waldemar de Alcântara, com 23 leitos, com uma média de 8 cirurgias por dia, a pedido da Secretaria de Saúde do Estado, para desafogar o sistema.
Créditos ao Blog Roberto Moreira