-->

quinta-feira, 20 de março de 2014

Olheiro é preso

O cearense Daniel Magnum Nunes da Costa, de 28 anos, foi preso na madrugada de ontem, em São Bernardo do Campo (SP), acusado de enganar jovens de Fortaleza com a promessa de inseri-los em times de futebol de São Paulo. Segundo a Polícia paulista, 33 garotos com idade entre 11 e 19 anos foram vítimas de estelionato e maus-tratos e nunca foram a qualquer clube da região para seleção. Daniel está preso no 3º Distrito Policial (DP) de São Bernardo. Os garotos foram acolhidos em abrigos.

O titular do 3º DP, Kazuyoshi Kawamoto, explica que Daniel se apresentava como “olheiro” de equipes para os jovens, que sonham em jogar futebol profissionalmente, e disse que, em São Paulo, eles ficariam hospedados em local com campo de futebol e centro de treinamento. “Era tudo mentira”, define. Na casa em que os garotos estavam hospedados, havia apenas um colchão e, para comer, laranjas.

Antes de São Bernardo, eles estiveram em Guarulhos, na Grande São Paulo, onde ficaram alojados em um ginásio, comenta Kawamoto.

A Polícia de São Bernardo tomou conhecimento do caso após os meninos irem a vizinhos pedir comida e um dos adultos dar entrada em um pronto-socorro municipal com convulsões. Daniel foi preso em flagrante. Ele alegou para a Polícia que as pessoas que o apoiariam em São Paulo “sumiram”.

Cada uma das vítimas pagou R$ 350 pelo contrato com o Santa Fé Futebol Clube, para o qual Daniel dizia trabalhar e através do qual afirmava que conseguiria vagas nos clubes paulistas. O time divulgou, em julho de 2013, via Facebook, nota informando que Daniel deixara de trabalhar na equipe.

A viagem também foi paga pela família dos jovens. “Caso desistissem de jogar aqui, teriam que pagar R$ 5 mil como multa contratual”, comenta o delegado.

Daniel foi indiciado por estelionato, falsificação de documentos (o RG de alguns garotos foi falsificado para redução da idade), maus-tratos e estupro de vulnerável (já que havia um garoto menor de 11 anos). Ele já tinha passagem pela Polícia por receptação e roubo.

Conforme o delegado, os 33 jovens (25 são menores de 18 anos) chegaram ao estado de São Paulo no último dia 2 e, em São Bernardo, na segunda-feira, 17. “Eles ficaram perambulando pela periferia porque não tinha nenhum clube. Segundo os menores, eles chegaram a treinar só um dia em um descampado”, diz.

O conselheiro tutelar de São Bernardo, Zulmiro de Souza, que acompanha o caso, alerta para que os pais se informem antes de liberarem os filhos para essas atividades. Segundo ele, os garotos devem voltar para Fortaleza amanhã. Créditos ao blog O Povo.