-->

terça-feira, 24 de agosto de 2021

“Responsabilidade é única e exclusiva do Governo Federal e da Petrobrás”, diz Camilo sobre preço dos combustíveis

Após recorrentes cobranças de telespectadores em sua live nas redes sociais, nesta terça-feira (24), o governador do Ceará, Camilo Santana (PT), afirmou que o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) utiliza “inverdades” para se isentar da culpa da alta do preço dos combustíveis.


“Eu já estou há sete anos como governador, as pessoas me conhecem, sabem da minha transparência. Nós temos um presidente da República que eu respeito, é a autoridade do nosso País, e sempre procurei respeitar, mas que está usando com inverdade, não está dizendo a verdade à população brasileira, dizendo que a responsabilidade pelo aumento do preço da gasolina é dos governadores. Isso é mentira”, disse Camilo.


O governador ainda pontuou que não houve nenhum aumento recente sobre o imposto estadual cobrado nos combustíveis, tendo, inclusive, reduzido o preço o ICMS sobre o óleo diesel no Estado.


“Nós não fizemos nenhum aumento, aliás subsidiamos o óleo diesel para o transporte público. Quem usa o transporte público, sendo a maioria da população, são os trabalhadores. Nós reduzimos mais da metade o ICMS do óleo diesel aqui do Ceará e não aumentamos ao longo dos últimos anos nenhum percentual do ICMS, é o mesmo”, argumenta o gestor estadual.


“Quem saiu todo dia na TV anunciando aumento? É a Petrobras. O presidente se rendeu ao mercado internacional, dolarizou a Petrobras e para quê? Temos petróleo produzido aqui, nossa moeda é o real, mas nesse governo o dólar saiu de R$ 2 e pouco para R$ 5, isso é um absurdo”, declarou Camilo Santana.


Ele ainda propõe discutir o problema junto aos demais governadores e o governo federal.


“Não adianta o senhor presidente ta querendo colocar a culpa no colo dos governadores, isso é um desrespeito com o pacto federativo. Ontem mesmo fizemos uma reunião pedindo para que o presidente convoque os governadores para discutir os problemas desse país. Nos convoque para discutir o problema do preço da gasolina, vamos encontrar uma fórmula de reduzir esse preço, mas com franqueza e responsabilidade, e não com mentira”, pontuou o governador.

Veja trecho do vídeo: