-->

domingo, 15 de março de 2020

TENTATIVA DE HOMICÍDIO REGISTRADO A POUCOS INSTANTES NO LUIZ ALVES DE FREITAS EM LIMOEIRO DO NORTE CE

O homicídio ocorreu no bairro Luiz Alves de Freitas, mais precisamente no bar do Amaral.
Vítima do sexo masculino. Segundo informações a vítima é filho do senhor conhecido por Jaguaruana.
O nome da vítima é *wesley*.

*Aguardando maiores detalhes*

Blog; Erivando Lima

Gasolina no Ceará deve ficar até 5% mais barata após reajuste

No último dia 12 de março, a Petrobras anunciou que o preço do combustível nas refinarias iria ter uma redução de 9,5%, mas problemas de logística no Estado devem diminuir os efeitos no valor de revendas nos postos.

O preço da gasolina no Ceará deverá ser reduzido nas próximas semanas. Mas, apesar da redução de 9,5% aplicada pela Petrobras nas refinarias, o preço do combustível no Estado deverá ter uma redução média de até 5%, segundo especialistas e representantes do mercado. No pior dos cenários, a gasolina nos postos cearenses deverá ficar apenas 3% mais barata, segundo especialistas.

A justificativa para a diferença de valores seria por problemas de logística no mercado local, que encareceriam os custos para os postos. Segundo Antônio José Costa, assessor econômico do Sindicato do Comércio Varejista de Derivados de Petróleo do Estado do Ceará (Sindipostos), esses gargalos fazem com que os combustíveis no Ceará tenham preços até 10% mais elevadas do que poderiam ser.

"Na década de 1970, possuíamos 5 terminais de estocagem, hoje só possuímos 2. Isso acaba tornando o preço dos combustíveis mais caro em 5% a 10%, porque os navios ficam ancorados no porto esperando espaço nos tanques para descarregar e eles ficam pagando diárias por isso", disse Antônio José.

"Além disso, para suprir a demanda, grande parte dos combustíveis vem através dos portos de outros estados, como Suape-PE, Itaqui-MA e Guamaré-RN, chegando aqui por via terrestre, encarecendo o produto", explicou.

Tancagem

Atualmente, o Estado conta com apenas um ponto de tancagem de combustíveis, no Porto do Mucuripe. Além da limitação de estoque, Antônio José Costa apontou que os custos com transporte e a incidência de impostos também afetam a dinâmica de preços dos combustíveis.

Nessa perspectiva o consultor da área de petróleo e energia Bruno Iughetti afirmou que o consumidor final não deverá observar, nas bombas, a redução de 9,5% imposta pela Petrobras no preço da gasolina nas refinarias.

"Fortaleza tem uma logística mais complicada do que portos vizinhos. A gasolina que é posta aqui sai alguns centavos mais caro que nos estados vizinhos porque temos apenas um ponto de abastecimento, que é no Porto do Mucuripe, com dois berços", disse Bruno Iughetti.

Logística

"Por isso que a redução de 9,5% nas refinarias deve virar uma queda de 5% no preço da gasolina nas bombas", completou. Outro ponto levantado pelo consultor é que, como o Porto do Mucuripe possui apenas dois berços de atracação para os navios que transportam o combustível, os preços da gasolina no Ceará acabam sendo prejudicados ainda mais. Como os navios esperam para atracar, as empresas acabam tendo gastos extras com logística, o que acaba elevando os preços nas bombas.

Mesmo após uma diminuição de preço de 9,5% nas refinarias aplicado pela Petrobras, a gasolina no Ceará deverá ter uma redução média de até 5% nas bombas, segundo os especialistas consultados.

(Diário do Nordeste)
Foto Thiago Gadelha


URGENTE: CBF suspende por tempo indeterminado campeonatos de âmbito nacional por causa do Coronavírus

A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) suspendeu todos os campeonatos em âmbito nacional devido à pandemia do novo coronavírus. A medida começa a valer nesta segunda-feira, 16, por tempo indeterminado.

“Sabemos e assumimos a responsabilidade do futebol na luta contra a expansão da COVID-19 no Brasil”, afirma o presidente da CBF, Rogério Caboclo.

Apesar de ser a entidade máxima do futebol nacional, a CBF comunicou por meio de nota que “em relação aos campeonatos estaduais, as federações estaduais de futebol, entidades organizadoras, terão deliberações específicas para cada competição, sendo respeitada a sua autonomia local”.

“A CBF seguirá em permanente contato com o Ministério da Saúde, unindo esforços para que o País e o esporte superem o grande desafio em relação à pandemia, torcendo para que, o quanto antes, possamos voltar à normalidade”, informou na tarde deste domingo.

O Covid-19 é causado pelo coronavírus Sars-Cov-2.

Por que se chama coronavírus?

O nome "corona" se deve à coroa de espinhos que o envolve. Esses espinhos estão envolvidos por uma camada de gordura - retirada das próprias células humanas. Ele entra nessa capa de gordura para invadir outras células. Sem esta fina capa de gordura, o coronavírus morre.

Como é a transmissão do coronavírus?

Os coronavírus são transmitidos por ar e por mucosas. O vírus sobrevive bastante tempo em gotículas de espirro e tosse. Para evitar contaminação por meio das gotículas, recomenda-se ficar a pelo menos um metro e meio de pessoas com tosse ou espirrando.

O vírus também está em gotículas aerossóis. Elas são tão minúsculas e finas que ficam suspensas no ar, e contaminam principalmente pessoas que estão em ambientes fechados com ar condicionado.
Veja as recomendações da OMS para prevenir o novo coronavírus:

Lave as mãos frequentemente

Lave as mãos regularmente com álcool em gel ou com água e sabão. O álcool e o sabão matam vírus que podem estar nas mãos.

Mantenha distância social

Mantenha ao menos um a dois metros de distância entre você e pessoas que estejam tossindo ou espirrando. O vírus do Covid-19 é transmitido por gotículas que estão nos corrimentos nasais e saliva. 
A distância entre pessoas com sintomas de gripe evita que as gotículas cheguem a você.

Evite ficar tocando os olhos, nariz e boca

As mãos tocam todos os tipos de superfície e podem pegar vírus. Uma vez contaminadas, as mãos podem transferir o vírus para os olhos, nariz e boca. De lá, o vírus pode entrar no organismo e adoecer você.

Cubra a boca e o nariz ao tossir ou espirrar

Quando estiver rodeado de pessoas, cubra a boca com a dobra do cotovelo ao espirrar ou tossir. Também é possível usar lenços, que devem ser descartados prontamente depois do uso - dobre-os com a parte usada para dentro, a fim de evitar que o vírus se espalhe.

Se você tiver febre, tosse e dificuldade em respirar, ligue para o posto de saúde

Se você está se sentindo mal, fique em casa. Caso tenha sintomas como febre, tosse e dificuldade em respirar, ligue para o posto de saúde mais próximo. A partir da ligação, os agentes de saúde indicarão o que você deve fazer: se deve ficar em casa, se encaminharão um profissional, ou se você pode ir a uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA).

Quais os sintomas do novo coronavírus?

Os sinais do novo coronavírus se assemelham ao de uma gripe comum:

- Febre

- Tosse seca

- Cansaço

- Dificuldade para respirar em alguns casos

- Pode haver dores no corpo

- Congestão nasal

- Coriza

- Dor de garganta

- Há casos de diarreia

- Pode haver infecção do trato respiratório inferior, como nas pneumonias.

Há pessoas que não desenvolvem nenhum sintoma.

Período médio de incubação: cinco dias, com intervalos que chegam a 12 dias - período em que os primeiros sintomas levam para aparecer desde a infecção.

(O Povo)


STF concede liminar a chefe de tráfico internacional de drogas

O Supremo Tribunal Federal (STF) concedeu uma liminar no pedido de habeas corpus do empresário George Gustavo da Silva. Ele é acusado de chefiar um esquema de tráfico internacional de drogas no Ceará, que foi desarticulado pela Polícia Federal (PF) na Operação Cardume. Em contrapartida, a Corte recusou a liminar para outro suposto líder da quadrilha, o também empresário Cícero de Brito.

As duas decisões foram tomadas pelo ministro Marco Aurélio. No dia 3 de fevereiro último, o membro do STF considerou o excesso de prazo da prisão de George Gustavo para conceder a liberdade. O empresário foi condenado a 164 anos, 10 meses e 18 dias de prisão, pela 11ª Vara da Justiça Federal no Ceará, pelo cometimento dos crimes de organização criminosa, tráfico de drogas, lavagem de dinheiro e uso de documento falso.

"O paciente permaneceu preso, sem culpa formada, entre 29 de setembro de 2015 e 10 de abril de 2018, voltando a ser custodiado em 7 de maio de 2019. Considerada a soma dos lapsos, a prisão preventiva perfaz 3 anos, 3 meses e 9 dias. Surge o excesso de prazo. Privar da liberdade, por tempo desproporcional, pessoa cuja responsabilidade penal não veio a ser declarada em definitivo viola o princípio da não culpabilidade", afirmou o ministro.

Apesar da liminar, George Gustavo continua detido no Ceará devido a um mandado de prisão oriundo de uma execução penal do Rio Grande do Norte - seu Estado de origem. A defesa do empresário, representada pelos advogados Giancarlo Pereira de Souza e Hélio Nogueira Bernardino, informa que irá pedir a transferência do cliente para esse Estado, com o objetivo de alcançar progressão de regime.

Já na última segunda-feira (9), Marco Aurélio indeferiu a liminar no pedido de habeas corpus de Cícero de Brito. O ministro do Supremo Tribunal Federal reforçou a decisão da Justiça Federal de condenar o empresário a 197 anos, 10 meses e 18 dias de reclusão, pelos crimes de organização criminosa, tráfico de drogas e lavagem de dinheiro.

Cícero, entretanto, não está preso. Segundo os advogados Giancarlo de Souza e Hélio Bernardino, o cliente ainda não tomou conhecimento formal de que outra liminar, concedida pelo Superior Tribunal de Justiça (STJ) em 2018, foi derrubada por decisão definitiva contra o habeas corpus, e se encontra em local não informado e não sabido. Com a recusa do STF, a defesa já ingressou na Corte, na última quinta-feira (12), com um pedido de extensão de benefício, por entender que George Gustavo e Cícero de Brito se encontram em situações semelhantes.

Operação

A Polícia Federal deflagrou a Operação Cardume em setembro de 2015 para desarticular a maior quadrilha de tráfico internacional de drogas já descoberta no Ceará, composta por uma sociedade entre traficantes ligados à facção criminosa Primeiro Comando da Capital (PCC) e empresários.

O grupo criminoso trazia maconha e cocaína da Bolívia e do Paraguai para enviar para Itália e Portugal. A estimativa da PF era que o esquema movimentava 300 kg de cocaína e R$ 6 milhões por mês. O dinheiro obtido com o tráfico internacional de drogas era "lavado" por empresas no Ceará, São Paulo, Paraná e Rio Grande do Sul. Dos 28 réus, 25 foram condenados em primeira instância, dois tiveram as penas extintas porque foram mortos e um foi absolvido

A partir dos levantamentos da 'Cardume', iniciados em 2013, os investigadores chegaram a outro esquema criminoso: a venda de habeas corpus nos plantões do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE), o que originou a Operação Expresso 150, deflagrada também no ano de 2015. Desembargadores, advogados, familiares de ambos e um traficante - que era investigado pelo tráfico internacional de drogas e teria comprado uma liminar - são acusados pelos crimes.

(Diário do Nordeste)


Pastor que agrediu e filmou a esposa nua "surtou" depois que ela fez plásticas

Homem cortava o cabelo, a roupa e agredia a mulher enquanto filmava e transmitia por rede social.
O pastor Jesus Gorgs, 40 anos, está preso e deverá responder por tortura por manter a esposa, de 55 anos, trancada dentro do quarto do casal enquanto a ameaçava com uma tesoura. O homem teria cortado várias mechas do cabelo dela, a roupa e a agredido, tudo para que ela “confessasse” um caso extraconjugal que ele afirmava que a mulher mantinha. Os rompantes foram filmados e transmitidos por uma rede social.

De acordo com a delegada que investiga o caso, Maíra Pacheco Machado, da Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher (Deam), o caso era investigado como lesão corporal, entretanto, após o depoimento da vítima, que foi feito na madrugada desta sexta-feira (13), a delegacia decidiu mudar para tortura.

“Pelo fato de ele, a todo momento, querer que ela confessasse uma traição, que não existiu, apenas na cabeça dele, ele ameaçava ela com a tesoura e durante surtos ele cortava o cabelo dela, ou a roupa dela como uma reforma de punição, e filmava tudo isso e postava nas redes sociais”, declarou a delegada.

Além do cabelo, a vítima está com vários hematomas pelo corpo, principalmente no tórax e seios, além de pequenos cortes que ele fez com a tesoura.

Segundo o depoimento da vítima, o comportamento do marido mudou a partir de janeiro deste ano, quando ela foi submetida e alguns procedimentos estéticos. “A partir desse momento, ela conta que ele ficou extremamente ciumento e possessivo e começou a imputar a ela conduta leviana que não cometeu”, contou Machado.
“Essa situação ocorre por conta da cultura de que o homem é proprietário daquela vida e a partir do momento que ele percebeu que ela estava cuidando de si começou a imputar a ela coisas que não aconteceram”, completou.

Os dois estão juntos há cinco anos e há alguns anos o homem faz uso de medicamento contra a depressão, mas a vítima relatou que isso nunca havia sido um problema. Depois da mudança de comportamento, a mulher pediu para que um casal de amigos, que frequentava a mesma igreja, ajudassem a conter os rompantes do marido.

O casal de amigos dormia frequentemente na casa, e no dia do acontecido, quinta-feira, estranhou o fato dos dois não saírem do quarto. A delegada conta que quando eles perceberam o que acontecia, tentaram negociar com Gorgs, mas ele continuou com a porta e janela fechadas.

A polícia foi acionada depois que o pastor começou a postar vídeos das agressões nas redes sociais, com a esposa seminua. A mulher foi mantida presa das 8h até por volta das 15h, quando a polícia conseguiu entrar no quarto e imobilizar o homem.

Conforme a delegada que cuida do caso, durante as agressões, o pastor teria pego o celular da vítima, que possui aplicativo das câmeras de segurança da casa e mostrava para ela imagens do suposto amante. “Mas não tinha ninguém das imagens”, contou.
Depois que a polícia conseguiu conter o homem, a vítima foi levada para o hospital para passar por exames e agora está na casa de familiares. O autor será investigado pelos crimes de tortura, cárcere privado, ameaça, divulgação de pornografia e registro de imagem não autorizada.

Em seu depoimento, Gorgs negou todos os fatos. “Ele chegou a dizer que foi a própria vítima que postou as imagens nas redes sociais. Disse que ela vinha dando uma quantidade maior do remédio para depressão para ele, para que ela pudesse encontrar com esse amante. Mas não existe amante e nada disso foi provado”, relatou a delegada.
A prisão preventiva do pastor já foi decretada. Ele já tem uma passagem por porte ilegal de arma. Há também uma denúncia de estupro contra um adolescente em Manaus, mas o caso ainda é investigado.

Noticia; Sobral 24 horas