-->

quarta-feira, 2 de abril de 2014

Campanha nacional de vacinação contra a gripe começa no próximo dia 22

A campanha nacional de vacinação contra gripe deste ano será realizada de 22 de abril a 9 de maio, sendo 26 o dia de mobilização nacional. A novidade deste ano é a ampliação da faixa etária para crianças de seis meses a menores de cinco anos. No ano passado, o público infantil foi de seis meses a menores de dois anos. A estratégia de mobilização para todo o país, executada em parceria com estados e municípios, foi anunciada nesta quarta-feira (02) pelo ministro da Saúde, Arthur Chioro.
O público-alvo da campanha é de 49,6 milhões de pessoas e a meta do Ministério da Saúde é vacinar 80% desta população, considerada de risco para complicações por gripe. Além das crianças de seis meses a menores de cinco anos, integram este grupo pessoas com 60 anos ou mais, trabalhadores de saúde, povos indígenas, gestantes, puérperas (até 45 dias após o parto), população privada de liberdade e os funcionários do sistema prisional. As pessoas portadoras de doenças crônicas não-transmissíveis ou com outras condições clínicas especiais também devem se vacinar. Para esse grupo não há meta específica de vacinação.
Créditos ao Blog Roberto Moreira.

Em Limoeiro do Norte, Cid Gomes anuncia se permanece ou deixa o governo do Ceará

Nesta quinta-feira, às 18h30, o governador Cid Gomes inaugura a policlínica regional de Limoeiro do Norte. Esse pode ser o último compromisso público de governo caso Cid Gomes decida encerrar o mandato para disputa de Ciro Gomes ao Senado.
Na semana passada, o governador Cid Gomes admitiu pela primeira vez deixar o governo para que o irmão, Ciro Gomes, dispute uma vaga ao Senado Federal. No mesmo dia Ciro Gomes afirmou não ter intenção de disputar qualquer cargo.
De acordo com o calendário eleitoral de 2014, o dia 5 de abril é o prazo limite para a desincompatibilização de candidatos a presidente da República, vice-presidente, governador, vice-governador, senador e deputado federal, estadual ou distrital. A regra também vale para candidaturas de parentes de primeiro grau, como é o caso dos irmãos Ferreira Gomes.
Créditos ao Blog Roberto Moreira.

Portal IG confirma que Ciro Gomes anunciará sua candidatura ao Senado na quinta-feira





PT indicará o vice de Eunício ao governo do Ceará e abrirá mão de lançar José Guimarães ao Senado. O acordo tem o objetivo de formar um palanque amplo para Dilma no Estado
O ex-ministro Ciro Gomes (PROS-CE) anunciará nesta quinta-feira (3) sua candidatura ao Senado na composição com o PMDB, que lançará o nome do senador Eunício Oliveira para o governo do Ceará. O anúncio será feito junto com o governador Cid Gomes, irmão de Ciro, que renunciará ao comando do Estado para permitir a candidatura.
O acordo com Eunício foi fechado em conversas mantidas desde a semana passada. Além do PMDB e PROS, o PT também vai integrar a aliança, que tem por objetivo formar uma frente ampla de apoio à presidente Dilma Rousseff.
Embora o PT local tenha decidido lançar José Guimarães para o Senado, a orientação do PT nacional é para que o partido ceda a vaga a Ciro em nome da aliança. Essa garantia já foi dada ao PMDB pelo presidente do PT nacional, Rui Falcão.
A ideia do PT nacional é ter um palanque amplo capaz de fazer frente à influência do governador de Pernambuco, Eduardo Campos (PSB), na região Nordeste.
O anúncio da candidatura será feito após uma atividade do governador Cid Gomes no município de Limoeiro do Norte, marcado para às 18 horas de amanhã.
Guimarães, que foi um dos principais incentivadores da aproximação entre os irmãos Gomes e Eunício Oliveira, aceitará abrir mão da candidatura ao Senado em nome da aliança, mas só comunicará essa decisão após o aval de seu partido. Pelo acordo, caberá ao PT do Ceará indicar o vice de Eunício. Um dos nomes cotados é do deputado estadual Camilo Santana.
“Estamos aguardando a decisão do governador Cid Gomes. Ninguém me pediu nada até agora. Tive mais de 85% dos votos para minha candidatura ao Senado e só posso desistir dela fazendo uma nova consulta ao partido”, disse o deputado.
No caso de Cid e Ciro, por se tratar de parentesco muito próximo, a lei eleitoral exige a renúncia de Cid e veta a candidatura de Ciro ao cargo de governador. Com a renúncia, os dois podem ser candidatos a qualquer outro cargo.
Créditos ao BLOG Roberto Moreira.

58% dos cearenses têm pouco ou nenhum interesse nas eleições deste ano

Mais da metade dos cearenses não estão interessados nas eleições deste ano. O dado é de pesquisa Ibope, encomendada pelo PMDB, divulgada nesta quarta-feira, 2. Segundo o levantamento, 58% dos entrevistados têm pouco ou nenhum interesse na disputa que definirá a sucessão de Dilma Rousseff (PT) no Planalto e de Cid Gomes (Pros) no Ceará.

Parcela que não tem nenhum interesserepresenta 28% do total. Já os com pouco interesse são 30%, com 20% se dizendo com “interesse médio” e apenas 17% muito interessada. Não souberam ou não opinaram 2% dos entrevistados. Dado faz parte de pesquisa que dá ampla vitória a Eunício Oliveira no Estado.

Saúde é área mais problemática

Questionados pela pesquisa sobre o principal problema do Ceará atualmente, 35% dos entrevistados responderam Saúde. Em segundo lugar aparece a Segurança Pública, com 24% das lembranças. Outros problemas frequentemente lembrados foram o abastecimento de água (7%) e questão das drogas (6%).

A pesquisa foi realizada entre os dias 22 e 25 de março deste ano, ouvindo 812 cearenses. A margem de erro é de três pontos percentuais para mais ou para menos. A pesquisa foi registrada no Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE-CE) como CE-00002/2014 e no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) com o protocolo BR-00059/2014.


Oliveira no Estado.

Saúde é área mais problemática

Questionados pela pesquisa sobre o principal problema do Ceará atualmente, 35% dos entrevistados responderam Saúde. Em segundo lugar aparece a Segurança Pública, com 24% das lembranças. Outros problemas frequentemente lembrados foram o abastecimento de água (7%) e questão das drogas (6%).

A pesquisa foi realizada entre os dias 22 e 25 de março deste ano, ouvindo 812 cearenses. A margem de erro é de três pontos percentuais para mais ou para menos. A pesquisa foi registrada no Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE-CE) como CE-00002/2014 e no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) com o protocolo BR-00059/2014.


Créditos Site Miséria.

Terra treme em Paramoti e deixa a população assustada



A terra tremeu neste município na manhã de ontem. Os abalos foram sentidos por volta das 5h30 e 6 horas, deixando a população assustada. Segundo informações de moradores da cidade, essa não é a primeira vez que esse fenômeno é registrado no município.

No ano passado, na mesma data, também foram sentidos abalos sísmicos na região. Em 1997, foram registrados dois tremores de magnitudes 2.3, e 2.0 no dia 16 de fevereiro.

O epicentro encontra-se dentro do município de Pentecoste, a uma distância de 18 quilômetros a nordeste de Paramoti, sendo que esta cidade fica mais próxima do epicentro que a de Pentecoste. Exatamente há um ano após outro registro, que à época teve magnitude 1.9, os Paramotienses acordaram nessa manhã com um novo impacto.

"Foi um forte estrondo, eu estava em casa e o percebi exatamente às 5h45 da manhã", relata o engenheiro agrônomo, Paulo Mariz. O Laboratório Sismológico da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (LabSis/UFRN), a Defesa Civil do Ceará e o Observatório Sismológico da Universidade de Brasília vão acompanhar o ocorrido de ontem.

Se confirmado, este será o quinto tremor de terra em Paramoti, desde 1997. Naquele ano, no dia 16 de fevereiro, foram registrados tremores de magnitudes 2.3 e 2.0. Em 2012, aconteceu outro de magnitude 2.1. O último, ano passado, aconteceu por volta das nove da manhã de Primeiro de abril e teve o epicentro próximo à zona urbana do município.

Apreensão
Por conta disso, a apreensão se instalou no meio da população. ´´Dessa vez, além de mais fortes, os abalos foram quase consecutivos. "Eu estava deitado na rede, já pronto para levantar, mas de repente foi o tamborete andando sozinho, a rede balançando, as telha tremendo e vindo aquele vulto por debaixo do chão. Olhe que tem tempo que moro aqui e nunca tinha visto um negócio daquele", narra o agricultor Francisco Nascimento de Sousa, morador do bairro do Alto da Bela Vista no centro da cidade.

"Deu um balanço tão forte que o jarro de planta se mexeu, parecia que o chão vinha andando e subindo com a gente. Caiu fragmentos das telhas e uns pedacinho de paredes´´, disse o agricultor Francisco Nascimento.

Ontem no Mercado Público da cidade, ponto de concentração, ninguém falava em outra coisa, se não nos tremores de terra ocorrido na manhã de terça-feira.

Alguns moradores, que não chegaram a perceber a trepidação, não queriam acreditar por se tratar de primeiro de abril, dia dedicado a mentira.

A estudante Maria de Sousa Alves que andava de bicicleta pelas ruas da cidade, disse não ter sentido o tremor porque estava dormindo. O Comerciante Francisco José Santos falou a Reportagem que se encontrava em seu comércio no Mercado Público da cidade, quando viu as garrafas da prateleira tremerem. ´´Pensei que fosse um rato tentando fugir, por ter notado a minha presença. Passaram alguns segundo e tudo começou novamente´´, conta.

Quem viajava de moto, ficou assustado. É o caso da professora Verônica Sales de Andrade que vinha da comunidade de Água Boa. Ela disse ter sido surpreendida pela trepidação. "Pensei que tinha sido o pneu da moto que havia furado, era uma tremedeira só. Foi preciso parar o transporte depois do susto´´, contou a educadora.

Telhado
A aposentada Francisca Santos Sousa, que mora no Centro, diz que ouviu o barulho, mas, a princípio, não pensou que fosse um tremor. "Estava acordada quando aconteceu, imaginei ser um trovão apenas, mas ouvi um barulho como se as telhas se mexessem, depois conversei com os vizinhos e eles disseram o que houve", afirma.

O funcionário público Valentim Neto, residente no bairro Vicente Farias, comenta que, embora não tenha se assustado, ao perceber o telhado balançar, imaginou: "É um tremor", resume. Para o desempregado Antonio Benedito Gomes, tudo pareceu uma explosão. "Nas outras vezes que houve tremor em Paramoti não percebi, mas dessa vez sim".

O supervisor regional da Defesa Civil do Estado, Francisco Brandão, informou que até a manhã de ontem ainda não havia como determinar a magnitude do tremor. "Podemos apenas afirmar que não houve danos, apenas sustos", disse.

Créditos ao Site Miséria.


Atropelamento com vítima fatal em Quixadá

Ontem, dia 01/04, ocorreu um atropelamento no município de Quixadá, no Sertão Central cearense, causou a morte de um adolescente. O sinistro ocorreu na CE-265, na localidade de Vila Rica.

O veiculo Corolla de placas EBG-3460 – Fortaleza atropelou o estudante J.R.C.F., 12 anos, que sofreu traumatismo craniano, vindo a óbito no local ao ser arremessado a metros do carro. Segundo o boletim informativo do 9º Batalhão da Polícia Militar, informou que o condutor do carro fugiu sem prestar socorro.

Após maiores informações, policiais passaram diligenciar no intuito de localizar o veiculo atropelador. Populares disseram que havia fugido com destino a cidade de Morada Nova. Durante buscas, o carro foi encontrado na Av. Santo Dumont, bairro Campo de Aviação.


Uma equipe da Polícia Civil foi até a residência do motorista e encontrou o Corolla com pára-choque dianteiro, o capô e o pára-brisa quebrado. O carro foi rebocado para a Delegacia e minutos depois um advogado foi representar o acusado. Bruno da Silva Sales foi apontado como o responsável.
 Créditos  ao Blog do TOM

Brasil ainda na cultura da esmola



Estão na região Nordeste os brasileiros mais sensíveis a doar dinheiro para pedintes. A constatação não é empírica, é um dos resultados da pesquisa Retrato da Doação no Brasil, estudo que traça o perfil do brasileiro em relação às doações e causas sociais.

Enquanto apenas 13% do total que é doado por nordestinos são destinados a organizações da sociedade civil e 35% vão para igrejas, os pedintes de rua recebem 40% das doações. Este é o segundo maior percentual apontado na pesquisa e só fica atrás do índice de ofertas para igrejas no bloco formado pelos moradores das regiões Norte e Centro-Oeste (48%).

O desempenho do Nordeste chama atenção, principalmente em um País onde as doações não são um hábito. De acordo com a pesquisa, que foi realizada pelo Instituto para o Desenvolvimento do Investimento Social (Idis) e a Ipsos Public Affairs, os brasileiros não se sentem estimulados para a doação. Setenta e três por cento dos entrevistados, por exemplo, afirmaram que seu círculo de convivência (família, comunidade, escola e trabalho) não o incentiva a tomar esta atitude.

Entre os motivos para a pouca disposição em repartir bens encabeça a lista a falta de dinheiro. Cinquenta e oito por cento dos entrevistados alegaram não dispor de recursos para doar. Já 18% deles disseram que não doaram porque ninguém pediu e 12% por falta de confiança nas organizações.

Se falta o hábito de doar, também falta o costume de pedir. A pesquisa descobriu que 85% dos entrevistados não receberam nenhum pedido de doação oriundo de organizações nos últimos 12 meses.

Esse resultado reforça a percepção de que há muito espaço para o crescimento das doações, a partir de um trabalho de captação estruturado e persistente”, analisa a diretora executiva do Idis, Paula Jancso Fabiani.

Um outro dado apontado pela pesquisa reforça o potencial citado por Paula. Entre os entrevistados, 84% disseram desconhecer mecanismos de doações dedutíveis do Imposto de Renda.

Perfis
A pesquisa também ranqueou quais as principais causas que inspiram os brasileiros a doar. Crianças estão em primeiro lugar (33%), seguidas de idosos (18%), saúde (17%) e educação (7%).

Apesar de pedintes e igrejas liderarem nacionalmente os destinos das doações (com 30% cada), existe uma diferença registrada pelo estudo em relação às classes sociais. Proporcionalmente, os mais abastados doam mais para organizações sociais que os das classes C, D e E.

A pesquisa Retrato da Doação no Brasil, foi realizada em 70 municípios brasileiros, sendo nove regiões metropolitanas, em três etapas: julho, outubro e dezembro de 2013, a partir de entrevistas quantitativas com mil pessoas em cada rodada. A margem de erro da pesquisa é de 3 pontos percentuais, com coeficiente de confiança de 95%.

Créditos SITE MISÉRIA.

Papa Francisco adia canonização de José de Anchieta para quinta-feira

O papa Francisco transferiu para quinta-feira (3) a assinatura do decreto em que proclama santo o padre José de Anchieta, informou a CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil) nesta quarta-feira (2). A canonização estava marcada para às 12h (9h, horário de Brasília). A CNBB informou que está em contato com o Vaticano para verificar o motivo da transferência.

São 417 anos de espera para que o padre José de Anchieta seja finalmente declarado santo pelo Vaticano. O reconhecimento porá fim a um dos mais longos processos de canonização da história, que começou em 1597, ano de sua morte. Para assinar o decreto que transformará o religioso em santo, o papa Francisco vai abrir mão da comprovação dos milagres. Tradicionalmente, são necessários pelo menos dois para que alguém seja declarado santo --um para a beatificação, outro para a canonização. Anchieta não tem nenhum. 

"Em vida ele conseguiu vários, mas após sua morte são inúmeros os milagres e as graças atribuídas por sua intercessão", afirma o padre César Augusto, vice-postulador da causa que atuou como uma espécie de advogado de defesa da canonização.

Padre Augusto explica, porém, que obstáculos como a falta de exames médicos dificultavam a comprovação desses feitos --para que os milagres sejam reconhecidos, é preciso provar que não existe explicação científica para o fenômeno. No Brasil, pelo menos três milagres atribuídos a Anchieta eram acompanhados pela Igreja Católica, mas a dificuldade em comprová-los levou a uma mudança de estratégia. A alternativa foi investir na amplitude da devoção e provar que Anchieta já tinha seguidores e fiéis. Deu certo. 

"Podemos assegurar, com nomes e endereços, que Anchieta possui mais de cinquenta devotos e multiplicadores de sua causa em cada Estado, sem falarmos da forte devoção nas Ilhas Canárias", afirma padre Augusto.

Site MISÉRIA.

Roubos reduzem 110% no Estado, diz secretário





Enfrentando os altos índices de homicídios, que somente de janeiro ao dia 21 deste mês, atingiram o número de 1.122 casos no Estado, além dos recentes registros de latrocínios (roubos seguidos de morte) e assaltos a mão armada, a Secretaria da Segurança Pública (SSPDS) revelou, ontem, que o número de Crimes Violentos Contra o Patrimônio, que abrangem os roubos com restrição à liberdade da vítima; roubo de carga; roubo de documentos; roubo de veículos; e outros casos em que fiquem comprovados o uso da violência, tiveram uma redução de 110,4 % no primeiro trimestre de 2014 em comparação com igual período do ano passado.

Em entrevista exclusiva ao Diário do Nordeste</CF>, na noite de ontem, o secretário da Segurança Pública Servilho Paiva afirmou que os dados ainda não foram consolidados, mas já é possível afirmar que todas 18 Áreas Integradas de Segurança (AIS) conseguiram “bater” a meta de redução de Crimes Violentos contra o Patrimônio (CVP). 

Dinheiro
Os policiais devem receber o dinheiro das gratificações ou incentivos por desempenho, por meio de uma Folha de Pagamento Complementar até meados deste mês. “A nossa meta é que eles recebam até o dia 10. Estamos trabalhando para isso”, afirmou Paiva. Segundo a Lei estadual que regulamenta o pagamento dos incentivos, serão destinados R$ 30 milhões por trimestre para os policiais civis, militares e bombeiros. Serão R$ 120 milhões por ano. Servilho Paiva e o adjunto da Pasta, Wilemar Rodrigues Júnior, explicaram, em detalhes a metodologia de cálculo das metas e do pagamento das gratificações. As informações também foram publicadas no Diário Oficial do Estado (DOE) do último dia 31. 


Conforme o titular da SSPDS, as metas únicas para redução de criminalidade são de 6% para Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLI), que englobam os homicídios dolosos, latrocínios e lesões corporais seguidas de morte. Já para os Crimes Violentos contra o Patrimônio (CVP), o objetivo da SSPDS é que sejam reduzidos inicialmente em 20%. A meta de CVLI foi chamada “Meta Salvar Vidas” e a meta para CVP foi denominada de “Proteger Pessoas e Patrimônio”. 

Segundo Paiva, para chegar a esse número de - 6% foi utilizado como base a redução média dos homicídios no País em 2012 que foi de 7 % e, no Nordeste, que chegou a 5,5%.

O secretário explicou que, antes do fechamento das metas, foi preciso fazer a divisão das Áreas Integradas de Segurança e definir os responsáveis por cada uma delas. Depois, com base nos dados coletadas e analisados pela Central de Estatística da SSPDS, foi possível chegar a meta para cada área, de acordo com o número de registros.

O indicador usado pela SSPDS para aplicação e gerenciamento das metas foi denominado de Solução de Crimes e Prisões (SCP) com as subdivisões SCP-CVLI e SCP-CVP, para crimes contra à vida e contra o patrimônio. O processo de cálculo para pagamento das gratificações em dinheiro começa com a medição do Índice de Desempenho de Metas (IDM), conforme a Portaria publicada no DOE. A SSPDS chegou ao IDM, a partir do Percentual de Cumprimento da Meta de cada um dos indicadores Estratégicos de Criminalidade, multiplicado por seu peso unitários, dividido por 100. A “Meta de Salvar Vidas” tem peso 60 e a Meta “Proteger Pessoas e Patrimônio” 40.


Gestão
Servilho Paiva disse que os policiais ainda estão assimilando a nova forma de gestão da SSPDS, mas afirmou que os resultados já estão começando a aparecer. “Não fazemos mágica. Em Pernambuco (onde Servilho foi secretário da Segurança), o processo todo levou um ano e meio sendo construído. Estamos fechando esse primeiro trimestre com sinais positivos e continuamos fazendo nosso dever de casa”, destacou o titular da SSPDS.


Site MISÉRIA.

Obras de usina de urânio no CE começam em 2015

Principal causa para o longo atraso no início das obras da usina de exploração de urânio e fosfato de Itataia, no município de Santa Quitéria, o entrave no licenciamento ambiental do empreendimento começa a ser resolvido. O Estudo e o Relatório de Impacto Ambiental (EIA/Rima) do projeto, que começaram a ser refeitos há três anos, foram finalmente "aceites" pelo Ibama, ou seja, o órgão confirma que foram cumpridas todas as exigências feitas. Para que obtenha sua licença ambiental, o projeto passará para a fase de audiências públicas, que deverão ocorrer após a Copa do Mundo. Com o avanço, a construção da usina agora está prevista para o início de 2015.

O Consórcio Santa Quitéria, constituído pela estatal Indústrias Nucleares do Brasil (INB) e pela empresa privada Galvani, foi firmado ainda em 2008, mas o projeto não pôde avançar em virtude de problemas relacionados ao seu licenciamento ambiental. Uma Licença de Instalação (LI) chegou a ser emitida pela Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace), mas a competência do órgão para tal foi questionada. Deu-se, então, início a uma disputa judicial que foi finalizada, no fim de 2010, com a definição de que o Ibama deveria expedir o licenciamento e de que todos os estudos ambientais para este fim deveriam ser refeitos.


Em setembro do ano passado, a INB entregou o EIA/Rima ao Ibama e, no mês passado, houve o "aceite" do documento, principal passo para que a Licença Prévia (LP) seja expedida. Com isso, o órgão deu outorga à INB para que o relatório do estudo seja publicado para consulta pública. "Esta foi uma grande etapa, foi bastante difícil. Licenciamento ambiental é algo muito complicado", comentou o diretor de Recursos Minerais da INB, Adriano Tavares.

Palestras
Segundo ele, a INB dará início agora a uma série de palestras e encontros técnicos em Santa Quitéria, apresentando o projeto à comunidade. No próximo dia 7 de abril, a pedido da Assembleia Legislativa, será feita uma audiência pública (esta não oficial para o licenciamento do Ibama) na Câmara de Vereadores do município sertanejo, às 9h.

"O aceite do Ibama é um indicativo de que o projeto será aprovado e será emitida a Licença Prévia (LP). Este é um projeto estratégico e estruturante pro Brasil, porque é de produção de fertilizantes, e o país importa hoje mais de 50% dos fertilizantes
que utiliza na agricultura", avalia Adriano Tavares.

A empresa também já está trazendo o EIA/Rima para os órgãos ambientais locais, como a Semace, a unidade estadual do Ibama e a Secretaria Estadual de Meio Ambiente. Representantes da Galvani, que será a responsável pela realização das obras do empreendimento, irão se reunir com o Governo do Estado já na próxima semana.

Tavares aponta que a expectativa é de que a Licença Prévia seja emitida em agosto deste ano. O documento aprova o projeto e sua localização. Para o início das obras, será necessária a Licença de Instalação (LI), que, em geral, é liberada seis meses após a Licença Prévia, caso sejam atendidas todas as condicionantes feitas pelo órgão. "Esperamos que, no início de 2015, as obras sejam iniciadas", afirma o diretor de Recursos Minerais da INB, acrescentando que as obras deverão durar 27 meses, o que faria com que a usina entre em operação no primeiro trimestre de 2017.

Protocolo
O Protocolo de Intenções entre o consórcio e o governo estadual, assinado ainda em 2008, expirou em 2012, pelo fato de não ter sido iniciada nenhum obra nesse prazo de quatro anos. O protocolo foi, então, refeito e, em janeiro deste ano, foi novamente assinado entre as partes.

O projeto, que prevê a extração, industrialização e comercialização do escavado na jazida, deverá ter investimentos de R$ 870 milhões, conforme estabelecido no documento, que traz um valor atualizado em relação aos R$ 750 milhões orçados em 2008, por conta da correção da moeda e pelo aumento previsto da produção.

Os recursos devem ser parte aplicados pelo poder estadual em obras de infraestrutura e parte captados pelo consórcio junto ao Banco do Nordeste (BNB). A Galvani já possui a carta de crédito com a escritura de financiamento pelo BNB, que só será liberado após concluída a fase de licenciamento.

Comissão
Além do licenciamento ambiental, para que o Consórcio Santa Quitéria tenha início é necessário também o licenciamento nuclear, sob a competência da Comissão Nacional de Energia Nuclear. O diretor da INB explica que a estatal ainda está à espera da aprovação do chamado Relatório de Local do empreendimento, que foi encaminhado no fim de 2013 ao órgão, o qual não repassou prazo para emissão.

Após a aquisição desse documento, a INB deverá elaborar um Relatório Preliminar Análise de Segurança, necessário para a expedição, pelo Cnen, da Licença de Construção, que permite o início das obras. Já durante as obras, é elaborado o Relatório Final de Análise de Segurança, que é avaliado pela comissão para liberação da Licença de Operação (LO) da usina, que autoriza o seu funcionamento.

Produção
A produção na usina será incrementada ao logo dos anos. No quinto ano, considerado pelo consórcio como o ano de estabilização das atividades, a produção anual será de 270 mil toneladas (t) de fertilizante e 200.000t de ração animal. Alem disso, haverá o repasse de 1.080t de urânio à INB. A rota tecnológica que será usada na usina para separação dos minérios (fosfato do urânio) já se encontra aprovada, destaca o diretor da INB.

Créditos ao Site MISÉRIA.

Dilma lidera corrida presidencial no Ceará com 66%

A presidenta Dilma Rousseff (PT) lidera a disputa em  todos os cenários da corrida presidencial no Ceará, de acordo com pesquisa Ibope divulgada nesta quarta-feira (2).


Veja os números:


Estimulada
Dilma Rousseff - 66%
Aécio Neves - 6%
Eduardo Campos - 4%
Branco/Nulo - 12%
Não sabe/ Não respondeu - 7%


Espontânea
Dilma Rousseff - 28%
Lula - 7%
Aécio Neves - 1%
Eduardo Campos - 1%
José Serra - 1%
Marina Silva - 1%
Outros 1%
Branco/ Nulo - 8%
Não sabe/ Não respondeu - 52%

A pesquisa foi contratada pelo Partido do Movimento Democrático Brasileiro(PMDB) nacional registrada no Tribunal Regional Eleitoral(TRE) sob o protocolo Nº CE-00002/2014 e no Tribunal Superior Eleitoral sob o protocolo BR-00059/2014. 
Créditos Ceará News.

Sobe para seis o número de mortos por forte terremoto no Chile

Tremor de magnitude 8,2 ocorreu a cerca de 100 km da cidade de Iquique.
Tsunami atingiu a região norte do país; alerta foi retirado na madrugada.





Além dos mortos , pelos menos três pessoas ficaram gravemente feridas, informou o ministro do Interior chileno, Rodrigo Peñailillo.
A Marinha do país emitiu um alerta de tsunami imediatamente após o tremor de terra. As ondas chegaram à costa do país e a maré aumentou de 1,58 m para 1,8 m, segundo o monitoramento da Marinha. O alerta de tsunami foi retirado na madrugada desta quarta-feira (2). O terremoto fez o país lembrar da tragédia de 2010, quando um forte terremoto seguido por tsunami matou 525 pessoas e atingiu várias cidades litorâneas.
Segundo o Serviço Geológico dos Estados Unidos, o epicentro do terremoto de magnitude 8,2 está localizado a cerca de 100 km a noroeste da cidade de Iquique, na fronteira com o Peru, a uma profundidade de 20 km. Anteriormente, o terremoto havia sido classificado como sendo de magnitude 8.
O terremoto de ontem ocorreu após intensa atividade sísmica que vinha ocorrendo na zona, na fronteira com o Peru e a Bolívia, desde 16 de março, ocasionada pelo choque entre as placas de Nazca e Sul-Americana, e foi seguido durante a noite e a madrugada por mais de vinte réplicas, algumas de até 4,9 graus.
O tremor e o tsunami forçaram autoridades do país a esvaziar partes de algumas cidades e a emitir alertas para toda a costa do Pacífico Sul e da América Central. A operação envolveu a retirada de 900 mil pessoas, segundo o diretor do Escritório  Nacional de Emergências (Onemi), Ricardo Toro. Os alarmes soaram no vizinho Peru, onde o terremoto foi sentido com força e as principais cidades do sul foram isoladas, e até no Equador. Não foram divulgados estragos relacionados diretamente com o tsunami.
A mídia local relatou falta de energia e congestionamentos em algumas estradas, à medida que moradores tentavam fugir para regiões mais seguras, em meio à chegada das primeiras ondas a Iquique, uma cidade portuária importante para a exportação de cobre.
O Centro Nacional de Sismologia da Universidade do Chile informou que o forte terremoto foi sentido às 20h47 locais (mesmo horário em Brasília) e que seu epicentro foi registrado 85 km a sudoeste de Cuya e a 99 km da costa da cidade de Iquique, na província de mesmo nome.
prefeito de Arica, a 1.660 km de Santiago, Salvador Urrutia, disse que a cidade registrou feridos após o forte tremor ter destruído algumas casas e causado danos a alguns prédios.
O terremoto também provocou deslizamentos de terra e bloqueios parciais de estradas, de acordo com o Onemi.
O Centro de Alerta de Tsunami do Pacífico informou que a costa do Peru, Equador, Colômbia, Panamá, Costa Rica e Nicarágua também estava em riscoBachelet viaja para áreas afetadas
A presidente Michelle Bachelet se reunirá com os comitês de emergência e autoridades locais e se espera que adote diversas medidas para ajudar os afetados e na recuperação dos danos. Ainda não se sabe o número exato de pessoas que foram afetados pelo tremor.
Durante a madrugada, Bachelet decretou zona de catástrofe nas regiões de Arica e Parinacota e de Tarapacá, as mais afetadas pelo terremoto, e com isso os militares assumiram o controle da segurança com objetivo de evitar situações de saque e para "colaborar com as autoridades da zona nos trabalhos de ajuda", explicou a governante.
O tremor ocorreu perto de uma área onde estão concentradas algumas das maiores mineradoras de cobre do mundo. No entanto, a estatal Codelco, maior produtora mundial de cobre, informou que o epicentro do terremoto estava longe de suas operações. A gigante internacional BHP Billiton opera na região a mina de cobre Cerro Colorado.
"A mina [Cerro Colorado] está em uma área elevada, longe do epicentro [do terremoto], não deveria ter nenhum impacto nas operações", disse um porta-voz da BHP Billiton no Chile à agência de notícias Reuters.
A mineradora Southern Copper não sofreu danos em suas reservas.
.Em entrevista à GloboNews, um morador da cidade de Antofogasta, a 500 km de Iquique, disse que estava jogando futebol quando sentiu um tremor muito forte. "Eu estava jogando futebol, vimos que os focos de luz começaram a se mover e sentimos um tremor muito forte no piso", contou o homem. "Nós paramos de jogar, esperamos alguma reação e começaram a tocar as sirenes."
O morador revelou que se abrigou na casa de um colega de trabalho, na parte alta da cidade. "São ao redor de 60 mil pessoas que foram evacuadas. Somos vários amigos que estamos na casa de um colega de trabalho. Na verdade, sentimos [tremores] durante toda a semana, mas o de hoje foi muito mais forte e longo. Eu estava muito preocupado com o tsunami, porque meu apartamento e escritório estão perto da orla do mar. Agora é melhor estar em um lugar mais alto."
Uma série de terremotos de média intensidade tem abalado a mesma área há várias semanas, alarmando a população. O poderoso tremor ocorreu quatro anos depois do devastador sismo de magnitude 8,8 e do tsunami no centro e no sul do país que deixaram 525 mortos em 2010.




SITE G1.


Porcos nascem com anomalia e deixa população impressionada em Morada Nova-CE




A cabeça de um deles se assemelha a de um elefante; o outro é siamês. Professora de biologia associa o fato a caso de gêmeos e mutação genética

O nascimento de dois porcos com anomalia tem movimentado a pacata Rua Francisco dos Santos, no bairro da Várzea, em Morada Nova. A população ficou impressionada com as imagens dos animais divulgadas na internet. Um deles apresenta na cabeça um tipo de “tromba” que lhe dar a aparência de um elefante. Já o outro; é siamês com uma única cabeça.

Desde então, o dono dos porcos, o funcionário público Marcelino Aquino, de 48 anos, tem recebido constantes visitas em sua casa. Todos querem notícias dos bichos ‘estranhos’. “já fiquei conhecido como o dono dos porcos de outro mundo. Às vezes acho é graça da reação das pessoas”, conta Marcelino, que trabalha há 20 anos com a compra e venda de animais.

Para ele, que tem uma criação atual de 80 suínos, este tipo de anomalia não é tão incomum. “Isso já aconteceu umas cinco, seis vezes. Só repercutiu assim agora porque a vizinha, que tem os porcos junto dos meus, deixou tirarem foto e por na internet”.
Segundo Marcelino, o porco com características siamesas durou em cerca de 10 minutos vivo após o nascimento. O “Cabeça de Elefante”, como foi batizado, durou 20 minutos com vida. Os outros dez irmãos sobreviveram e já têm quase um mês completo. Eles não apresentam anomalia.

Aquino acredita que o fato ocorra por conta da má formação do feto, explicação que não parece plausível para técnica em Agropecuária, Lycia Cavalcante. “Anomalia não é tão incomum pelo fato de sempre cruzarem animais da mesma família, como pai com filhas; netas com ‘avôs’. Isso leva a uma mistura de DNA da mesma linhagem, causando anomalias. O bom seria trocar o reprodutor de temporadas de reprodução”, opina.

A professora de Biologia da Escola de Ensino Profissionalizante Osmira Eduardo de Castro do município, Solange Batista, completa com uma explicação razoável. “O porco siamês trata-se de um fenômeno raro, que ocorre somente entre gêmeos univitelinos, que se originam de um único óvulo fertilizado e compartilham a mesma placenta. Isso acontece quando o embrião se divide só após o 13º dia de gestação (o normal é até o 3º dia), o que pode fazer com que os fetos fiquem grudados por diversas partes do corpo. 

Todo alarde em torno dos animais está associado ao desconhecido. “As pessoas não estão acostumadas com o diferente. Para mim e outros criadores é normal. Há coisas mais esquisitas nesta vida. Meus porcos não é nada de outro mundo”, concluiu o dono dos já falecidos porcos bizarros.

Por Carlos Alex - Limoeiro Plantão Policial

ALTO SANTO É NOTÍCIA

Campanha de vacinação contra a gripe pretende imunizar 49,6 milhões

Imunização ocorrerá entre 22 de abril e 9 de maio em todo o país.
Segundo ministério, haverá 65 mil postos de vacinação neste an


O Ministério da Saúde informou nesta quarta-feira (2) que a meta da campanha de vacinação contra a gripe deste ano é imunizar 49,6 milhões de pessoas. A campanha vai de 22 de abril a 9 de maio em todo o país.

Os chamados “grupos prioritários” são as crianças de 6 meses a menores de 5 anos, pessoas com 60 anos ou mais, trabalhadores da saúde, povos indígenas, gestantes, mulheres com até 45 dias após o parto, presos e funcionários do sistema prisional. Segundo o ministério, pessoas com doenças crônicas e "condições clínias especiais" também devem se vacinar.

De acordo com a pasta, a meta representa cerca de 80% do público-alvo da ação. Serão 65 mil postos de vacinação em todo o país, segundo o ministério. "Quase 50 milhões de pessoas, 49,6 milhões, devem ser vacinadas esse ano, 27% a mais que o ano passado. Isso representa 80% do público-alvo", disse o secretário de Vigilância em Saúde, Jarbas Barbosa.

A imunização protege contra os subtipos do vírus influenza: H1N1, H3N2 e B. Segundo Jarbas Barbosa, as doses devem ser aplicadas antes do período de inverno. O dia “D” da campanha, dia nacional de mobilização, será em 26 de abril. A imunização é via injeção.

Segundo o ministério, serão distribuídas neste ano 53,5 milhões de doses da vacina para os 65 mil postos de saúde. De acordo com a pasta, a vacinação pode reduzir entre 32% e 45% o número de hospitalizações por pneumonia e de 39% a 75% os índices de mortalidade por influenza.

De acordo com Jarbas Barbosa, "não é possível eliminar a transmissão do vírus" com os tipos de vacina que existem atualmente. "O objetivo da vacina é reduzir casos graves e os óbitos", disse.

De acordo com o ministro da Saúde, Arthur Chioro, a pessoa que é vacinada não fica gripada em função da imunização.

"Este esforço vale a pena. Todos os recursos retornam à sociedade como benefícios, seja pela qualidade de vida, seja pela redução de internações e óbitos, seja pela redução de custos. Para nós, é muito importante a parceria entre estados, municípios e União para a campanha. (...) A vacina é segura e não produz gripe, como muitas pessoas pensam", disse.

CRÉDITOS G1

IFCE Limoeiro do Norte: estudantes denunciam precarização e cobram presença do reitor

Estudantes do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) em Limoeiro do Norte denunciam a precarização no campus e cobram que o reitor do Instituto compareça ao município para dar respostas à comunidade. Nota divulgada pelos estudantes nesta terça-feira, 1/4, destaca que os alunos de Nutrição sofrem com problemas “de ordem pedagógica e estrutural”, desde o início das atividades do curso, aberto no segundo semestre de 2009. A carência de professores é uma das principais dificuldades, de acordo com os estudantes, resultando em professores sobrecarregados, com pouca disponibilidade aos alunos. Algumas disciplinas, de acordo com os estudantes, acabam sendo ministradas por docentes não especializados na área em que ensinam.

Há ainda, atualmente, quatro disciplinas sem professores, frustrando os estudantes e impedindo sua progressão no curso. São aproximadamente 130 alunos matriculados, divididos em quatro turmas, contando com apenas cinco professores efetivos - estando uma em afastamento - dois professores temporários e o restante, que corresponde à maioria, cedido por outros departamentos.

Além dos problemas no Curso de Nutrição, as solicitações da comunidade estudantil do Campus Limoeiro do Norte, como um todo, apresentadas ao reitor em reunião em outubro de 2013, ainda não foram atendidas pela administração do IFCE, afirmam os estudantes, citando a falta de materiais de aula, prejudicando principalmente as aulas práticas, e o fato de professores comprarem materiais, pagando do próprio bolso, para manter os roteiros de aulas. Entre outras deficiências, ausência de dentista no campus, atraso na obra de Cidade Alta (com prejuízos para o curso de Educação Física, ainda não reconhecido), falta de salas de aula e de acessibilidade, problemas na Assistência Estudantil, falta de recursos para professores e alunos de mestrado apresentarem trabalhos em eventos. Até hoje a Reitoria não deu resposta quanto a essas demandas.

Nesta terça-feira, 1/4, os estudantes protocolaram no Instituto carta aberta ao reitor do IFCE, Virgílio Araripe, manifestando “insatisfação com o descaso da Reitoria ao curso” e solicitando a presença do reitor no campus Limoeiro. Segundo os alunos, a produção científica é baixa, não havendo estímulo nem para os estudantes nem para os docentes. “Professores são desencorajados a essas atividades tanto pela sobrecarga em sala de aula como pela sua contribuição não ser descontada nas suas 40 horas semanais. Assim, bolsas de pesquisa são poucas e em quase totalidade ofertadas por professores de outro curso, restringindo o tema a ser trabalhado e, consequentemente, negando ao aluno a expansão de seu conhecimento sobre outras áreas.”

Para a Diretoria Colegiada do Sindicato dos Servidores do IFCE (SINDSIFCE), a situação do curso de Nutrição no Campus Limoeiro é mais um exemplo da precarização da rede federal de ensino. O IFCE sofre diretamente as consequências da precarização e da expansão acelerada da rede, com a abertura de novos campi, sem os devidos cuidados, investimentos, planejamento para garantia de estrutura e de pessoal, apontam os diretores do Sindicato. 
Por situações como a desse campus, entre vários outros, e por problemas que se espalham pelo Instituto, os professores e técnicos do IFCE estão atualmente em indicativo de greve, com a categoria já tendo deliberado nacionalmente por greve a partir de 21 de abril, complementa a diretoria do Sindicato, cobrando respostas da Reitoria quanto à situação do Campus Limoeiro do Norte.


Créditos Site MISÉRIA.

Partidos devem entregar lista de filiados até 14 de abril




Os 32 partidos com registro no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) têm até o dia 14 de abril de abril para enviar via internet, a relação de seus filiados.
Após receber a relação dos filiados, o Tribunal Superior Eleitoral inicia o procedimento de identificação das duplicidades de filiação partidária, isto é, destaca as pessoas que figuram no sistema como ligadas a mais de uma legenda.
Além de abril, a legislação eleitoral também prevê o envio dessas listas na segunda semana de outubro.
Para concorrer a um cargo eletivo em 5 de outubro deste ano, o candidato tem de estar filiado à legenda pela qual pretende concorrer há pelo menos um ano antes do pleito.
Segundo a última relação, a legenda com o maior número de filiados é o Partido do Movimento Democrático Brasileiro (PMDB): 2.355.183 (15,42%) inscritos. O Partido dos Trabalhadores (PT) ocupa a segunda posição, com 1.589.574 (10,41%) filiados. As agremiações que têm o menor número de inscritos são as duas que conseguiram o registro no TSE em 24 de setembro de 2013: O Solidariedade conta com 4.808 (0,031%) filiados e o Partido Republicano da Ordem Social (PROS) filiou 4.461 (0,029%) eleitores.
Créditos ao BLOG ROBERTO MOREIRA.

PRF registra 10 acidentes nas últimas horas no Ceará

A Polícia Rodoviária Federal registrou nas últimas horas 10 acidentes, com um ferido e um morto (não identificado), após atropelamento no KM 05 da BR-020 em Fortaleza.

De acordo com balanço oficial da PRF, foram fiscalizados 350 veículos, 204 autuados, duas CNH apreendidas e seis veículos retidos. Além disso, 78 pessoas foram submetidas a teste de etilômetro e uma foi autuada.

Ceará News.

Eunício Oliveira lidera pesquisa Ibope ao Abolição com índices de 39 a 42%

O senador Eunício Oliveira(PMDB) lidera todos os seis cenários na primeira pesquisa Ibope ao Governo do Ceará. Seus índices variam entre 39% quando enfrenta a candidatura da ex-prefeita Luizianne Lins ( com 11%) a 42% quando o seu concorrente é o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Zezinho Albuquerque que obtém 4% ou a secretaria de Educação que te, o pior desempenho nessa avaliação com 0%.

Entre os seis possíveis adversários de Eunício Oliveira – dois do PT(Luizianne Lins) e Camilo Santana que conseguiu 4% no embate contra o senador do PMDB. Quatro são do PROS: vice-governador Domingos Filho, deputados Mauro Filho e Zezinho Albuquerque e Izolda Cela. Luizianne é a que tem o maior percentual. Porém é também a mais rejeitada com 27%. Em segundo lugar vem Mauro Filho com 9%, seguido empatados com 5% Camilo e Domingos Filho. Zezinho vem logo atrás com 4%. 
  
O Ibope realizou a primeira pesquisa para a corrida eleitoral ao Governo do Ceará entre os dias 22 a 25 de março. Foram ouvidos 812 eleitores em todo o Estado. A margem de erro é de 3 pontos percentuais para mais ou para menos sobre os resultados encontrados no total da amostra. 

O nível de confiança da enquete é de 95% e a pesquisa foi contratada pelo Partido do Movimento Democrático Brasileiro(PMDB) nacional registrada no Tribunal Regional Eleitoral(TRE) sob o protocolo Nº CE-00002/2014 e no Tribunal Superior Eleitoral sob o protocolo BR-00059/2014. 


CEARÁ NEWS.