-->

terça-feira, 27 de dezembro de 2016

Vereador é morto a tiros em São João do Jaguaribe

Este é o segundo vereador do Município executado neste ano

O vereador de São João do Jaguaribe Francisco Anailde Freire Chaves, 50, foi executado, na noite desta terça-feira (27), na frente da casa onde morava. De acordo com informações da 4ºCia do 1ºBPM, ele estava sentado na calçada quando alguns homens se aproximaram em um veículo e efetuaram vários disparos. 

A maioria dos tiros atingiu a cabeça da vítima. Algumas patrulhas de destacamentos vizinhos foram deslocadas e já estão em diligências juntamente com as de São João do Jaguaribe em busca dos suspeitos. O militar que conversou com a reportagem, mas preferiu não se identificar, disse que o crime foi provavelmente uma pistolagem e que mesmo quem testemunhou não diz nada a respeito, por medo de alguma represália. 

Anailde já era vereador e foi reeleito neste pleito com o maior número de votos (533) entre os candidatos. Ele concorreu a uma vaga no legislativo pelo Partido Democrático Trabalhista (PDT). Ao Tribunal Regional Eleitoral (TRE) declarou ser motorista particular e ter ensino superior completo. 

Este é o segundo vereador do Município a ser executado neste ano. No último dia cinco de setembro, José Élbio Almeida Chaves (PPS) foi assassinado a tiros na sede da Secretaria Municipal de Agricultura

Red DN


   

ENERGIA MAIS CARA: Vereadores aprovam aumento no valor cobrado pela iluminação pública em Quixadá

Nesta terça-feira, 27, a Câmara de Vereadores de Quixadá aprovou aumentar o valor cobrado na Contribuição de Iluminação Pública (CIP) no município. A votação terminou em nove votos a favor do aumento e sete contrários a ele. Os novos valores começarão a valer a partir de abril de 2017.

O projeto aprovado hoje atendeu pedido da equipe de governo do prefeito eleito Ilário Marques. Assinado pelo prefeito interino, Wellington Xavier, o Ci, a sugestão recebeu o apoio de toda a base aliada ao poder executivo.

VEREADORES QUE VOTARAM PELO AUMENTO:

Kleber Júnior
Higo Carlos
Rosa Buriti
Audenio Moraes
Carlos Eduardo (Dudu)
César Augusto
Ivan Construções
Weimar Lino
Bamba
Os primeiros quatro vereadores da lista acima, curiosamente, já foram anunciados como secretários da próxima gestão. Destes quatro, apenas Rosa Buriti conseguiu ser reeleita para mais um mandato na câmara, embora já tenha sido deslocada para o secretariado de Ilário Marques. Os demais foram rejeitados pela população.

VEREADORES QUE VOTARAM CONTRA O AUMENTO:

Kelton Dantas
Capitão
Luiz do Hospital
Evaristo
Ivana Magalhães
Louro da Juatama
Laércio Oliveira
O AUMENTO SACRIFICARÁ OS MAIS POBRES


VEREADOR LAÉRCIO OLIVEIRA VOTA CONTRA O AUMENTO NO VALOR DA TAXA DE ILUMINAÇÃO PÚBLICA.


ELE DISSE QUE " VOTO CONTRA ESSE AUMENTO NO VALOR DA TAXA DE ILUMINAÇÃO PÚBLICA, ACHO ESSE PROJETO DESTA FORMA COMO ELE ESTÁ UM ABSURDO, HAJA VISTA QUE O NOSSO PAÍS VIVE A MAIOR CRISE FINANCEIRA DA HISTÓRIA DO BRASIL, SE ESSA TAXA FOSSE PELO MENOS DE ACORDO COM O REAJUSTE DE INFLAÇÃO TUDO BEM, MAIS DESSA FORMA NÃO, SOU CONTRA, VOTO CONTRA, E SOU DE ACORDO COM A IDEIA QUE TEM A CDL, CÂMARA DE DIRIGENTES LOJISTAS DE QUIXADÁ, REPITO SOU CONTRA , VOTO CONTRA ESSE AUMENTO NO VALOR COBRADO NA TAXA DE ILUMINAÇÃO PÚBLICA. " DISSE O VEREADOR. 

O PROJETO FOI APROVADO.



Juiz determina bloqueio recursos de Limoeiro do Norte e Tabuleiro do Norte


Hoje, dia 27 de Dezembro de 2016, o Juiz de Tabuleiro do Norte determinou o bloqueio de 
aproximadamente R$ 1.800.000 de Limoeiro do Norte e  R$ 1.100.000 de Tabuleiro do Norte que deverá entrar no dia 29 de Dezembro, 

Com esse recurso, que é da repatriação, deverá ser  pago os servidores dos referidos municípios.

Noticia Tom Gurgel

Fortaleza oficializa a contratação de zagueiro e tenta mais um meia

O Fortaleza oficializou a contratação de mais um atleta para a temporada 2017. Trata-se do zagueiro Gabriel Silva, de 21 anos, que estava no Barra-SC. 

A apresentação de Gabriel Silva deve ocorrer ainda esta semana. Ele já fez exames clínicos no clube. Outro atleta que está na mira do Leão é o meia Anderson Uchôa, que estava no Paraná. A negociação deve ser finalizada nos próximos dias.

Com a nova contratação, o Tricolor de Aço conta com 26 jogadores no elenco, que já iniciaram os treinamentos no Pici. Ainda nesta terça-feira (27), o atacante Lúcio Flávio será apresentado à torcida.

FICHA TÉCNICA  
Nome completo: Gabriel Teixeira da Silva  
Data de Nascimento: 03 de Março de 1995
Local de Nascimento: Brasília, Distrito Federal  
Pé: ambidestro  
Altura: 1,90 m  
Peso: 81 kg  
Clubes anteriores: Grêmio-RS (2015), FSV Frankfurt-ALE (2015-2016) e Barra-SC (2016)



Domingos Filho recorre no STF contra emenda aprovada na Assembleia que extinguiu o TCM

Presidente eleito do órgão extinto acredita que a situação ainda pode ser revertida.

O presidente eleito do extinto Tribunal de Contas dos Municípios (TCM), Domingos Filho, deve protocolar, nesta terça-feira (27), junto ao Supremo Tribunal Federal (STF), Ação Direta de Inconstitucionalidade (Adin) contra a emenda que decretou a extinção do TCM, aprovada na Assembleia Legislativa do Ceará.

Domingos acredita que a situação ainda pode ser revertida e buscou o apoio da Associação dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricom) na empreitada. O presidente da Assembleia Legislativa, Zezinho Albuquerque (PDT), dá a polêmica como "página virada".

No Ceará, o Tribunal de Contas dos Estados do Ceará (TCE) iniciou, na tarde de hoje, a redistribuição dos processos do TCM entre os membros da Corte.


CNH terá novo visual e mais itens de segurança a partir de janeiro; modelo antigo continua válido


Mudança impacta apenas a aparência da CNH. Os procedimentos para obter a habilitação permanecem os mesmos.
A partir do dia 2 de janeiro, a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) terá um novo visual e mais requisitos de segurança. Uma resolução do Conselho Nacional de Trânsito, de maio deste ano, deu prazo até 31 de dezembro para que os departamentos nacionais de Trânsito dos estados e do Distrito Federal se adequem aos novos procedimentos.

Produzida por empresas credenciadas, em modelo único, a CNH terá papel com marca d´água, tintas de variação ótica e fluorescente e imagens secretas. Os itens de controle de segurança incluem ainda mais elementos em relevo e em microimpressão. O fundo do documento também ficará mais amarelado.

A tarja azulada que fica no topo do documento passará a ser preta e trará o mapa do estado responsável pela emissão do lado direito. No lado esquerdo, sob o Brasão da República, aparecerá a imagem do mapa do Brasil.

A nova CNH terá ainda duas sequências de números de identificação nacional - Registro Nacional e número do Espelho da CNH - e uma de identificação estadual – número do formulário do Renach (Registro Nacional de Condutores Habilitados).


As mudanças serão válidas para os documentos expedidos a partir de 2017. Mas os condutores não precisam fazer a troca, pois os documentos atuais serão reconhecidos até a validade ou até que o condutor solicite alguma alteração de dados.

A mudança impacta apenas a aparência da CNH. Os procedimentos para obter a habilitação permanecem os mesmos.


O reajuste dos servidores e o aumento dos policiais sofrem reavaliações

Camilo Santana em visita hoje ao Diário do Nordeste. Crédito: Eduardo Queiroz

O governador Camilo Santana disse hoje, em vista à redação do Diário do Nordeste, que ordenou uma reavaliação da área econômica do Governo para o reajuste geral dos servidores do Estado, a partir de janeiro de 2017, e do aumento dos policiais militares em razão de definição do soldo como a média do que recebem os militares de outros estados nordestinos.

As duas mensagens do governador deveriam ter chegado à Assembleia Legislativa cearense na última semana, como havia anunciado o líder do Governo, deputado Evandro Leitão, mas estão sofrendo uma reavaliação. O percentual do reajuste geral ainda não foi divulgado, mas, provavelmente, não cobrirá a inflação do período, compreendido que no ano passado o Estado não fez o reajuste geral.

Policiais

Quanto à situação dos policiais, o atraso no encaminhamento da mensagem foi pelo fato de o Governo entender que a média salarial será a correspondente aos soldos de 2016 dos militares nordestinos, e não a de 2015, como estava na proposta levada a gabinete.

O pagamento da melhoria para os policiais será feita em parcelas que ultrapassarão a 2017, embora a primeira parte já seja paga a partir de janeiro próximo.

Mudança no Secretariado

Também em visita ao Diário do Nordeste o governador Camilo Santana anunciou que deverá realizar mudanças no secretariado como na Pasta de Segurança e Esporte.

Red DN

Guarany de Sobral consegue liminar e está de volta à Série A do Cearense 2017

O presidente do Tribunal de Justiça Desportiva do Futebol do Ceará (TJDF-CE), Frederico Bandeira, deferiu pedido de liminar feito pelo Guarany de Sobral, e o time está de volta ao Campeonato Cearense 2017 da Série A.

Com a decisão, a vaga herdada com a desistência do Alto Santo (confirmada, mas não oficializada) não deverá ser do Floresta e sim do Ferroviário Atlético Clube, que pode entrar, ao lado do Horizonte, como clube que subiu da Série B para a Série A. O Guarany de Sobral permanece como remanescente da Série A de 2016 e, portanto, dono da vaga na primeira divisão de 2017.

Em entrevista ao Diário do Nordeste, Frederico Bandeira ressalta que a sua decisão é em caráter liminar e que ela poderá ser mantida ou reformada em decisão do pleno do TJDF, que deve sair no dia 9 de janeiro. Para o presidente do TJDF, a Federação Cearense de Futebol (FCF) criou uma regra que conflita com uma legislação superior. "Foi uma decisão muito gravosa (da FCF) rebaixar para uma divisão inferior por conta desse atraso. Decidi acatar a liminar, mantendo a agremiação na divisão", explica Bandeira.

A reportagem teve acesso ao despacho do desembargador e, nela, o presidente do TJDF argumenta a decisão: 


"Na realidade, em ato isolado, e sem a participação das demais entidades de prática desportiva, entendeu a Federação Cearense de Futebol, normatizar como se daria o cumprimento da obrigação mencionada na Lei e no Regulamento Específico das Competições da Séria A de 2017, quando em verdade, conforme deliberado na Resolução nº 46 CNE, as referidas comprovações documentais prescritas no §3º, II, art. 10 do Estatuto do Torcedor deveriam se efetivar no Conselho Técnico, sob pena de aplicação da sanção obrigatória de descenso para no ano de 2018".

"Nota-se, pois, que foi inobservado no Regulamento da Competição o prazo correto para entrega das certidões necessárias, e assim, não havendo previsão explícita quanto a isso, somos pelo emprego de tal penalidade a contar do certame cearense de 2018, quando, no momento da realização da reunião técnica em 2017, todos os clubes participantes deverão apresentar seus devidos documentos comprobatórios de regularidade"


TCE redistribui processos do extinto TCM entre membros da corte em sessão desta terça-feira

Presidente do órgão pôs panos quentes na polêmica durante a sessão de ontem.

O Tribunal de Contas do Estado do Ceará (TCE) deve redistribuir, na sessão desta terça-feira (27), os processos do extinto Tribunal de Contas dos Municípios (TCM) entre os membros da sua Corte. O presidente do órgão, o conselheiro Edilberto Ponte, tenta por panos quentes no polêmico processo de extinção.

Na sessão da segunda-feira (26), Edilberto defendeu que “não haverá prejuízo para o controle externo, nem para a fiscalização dos Municípios, nem do Estado. Vamos somar nossos conhecimentos. Teremos um controle mais forte, com um corpo técnico preparado e aparelhado.”

Extinção do TCM

Os irmãos Cid e Ciro Gomes, em ato de vingança contra o conselheiro e presidente eleito do TCM, Domingos Filho, propuseram, através do testa de ferro Heitor Férrer (PSB), a extinção do órgão junto à Assembleia Legislativa, que aprovou a medida em dez dias de trâmite.

Domingos Filho apoio a candidatura do deputado Sérgio Aguiar (PDT) à presidência da Assembleia, contra o candidato dos FGs, o atual presidente Zezinho Albuquerque (PDT), reeleito.


Camilo muda o secretariado nesta semana. Moroni influenciará na Segurança


O governador Camilo Santana muda o seu secretariado até a próxima sexta-feira, disse ele  na manhã de hoje, em conversa com jornalistas do Diário do Nordeste. Ele não adiantou nomes, mas deixou claro que a primeira grande mudança será na Secretaria de Segurança, embora os índices de aproveitamento do trabalho da Pasta estejam bem melhores que os dos anos anteriores, mas bem inferior ao que o próprio governador projetou.

O ainda deputado federal Moroni Torgan, eleito vice-prefeito de Fortaleza, será um dos quadros importantes na nova estrutura da Secretaria de Segurança, embora não chegue a ser o secretário. Outra mudança já definida será na Secretaria de Esportes. Camilo dará posse aos novos secretários no início da próxima semana, iniciando o seu terceiro ano de gestão.

No início da segunda-quinzena de janeiro, o governador fará sua primeira viagem do ano ao exterior, visitando o Iran na prospecção de negócios na área de energia.

Red DN


Inter anuncia contratação do atacante Roberson, do Juventude, até 2018

O Inter anunciou na manhã desta terça-feira, por meio de seu site oficial, a contratação do atacante Roberson, de 27 anos, que estava no Juventude, ex-time do técnico Antônio Carlos Zago. O jogador assinará contrato até dezembro de 2018 e deve ser apresentado somente após a virada do ano, conforme a assessoria de imprensa do clube.
Depois de começar o ano em baixa,


 Roberson virou um dos destaques da campanha do time da serra gaúcha na campanha do vice-campeonato estadual – foi derrotado na final justamente para o Inter. Marcou cinco gols, entre eles dois contra o Ypiranga, nas quartas de final, e outros dois diante do Grêmio na semi – um na partida de ida e outro na volta.

Com a braçadeira de capitão, ainda levou o Juventude até as quartas de final da Copa do Brasil, quando foi eliminado pelo Atlético-MG nos pênaltis. Nas oitavas, fez os dois da vitória por 2 a 1 sobre o São Paulo em pleno Morumbi. Também liderou a equipe na campanha que colocou os gaúchos novamente na Série B do Campeonato Brasileiro. Anotou mais cinco tentos na disputa da Série C e terminou 2016 com um total de 13.

Roberson de Arruda Alves é natural de Campo Grande, capital do Mato Grosso do Sul, mas começou a carreira no Camboriú, de Santa Catarina, em 2006. Aos 18 anos, foi para o Grêmio.
 De lá, seguiu para o Juventude em 2010. Depois, voltou ao Tricolor e teve passagens por Sport, Avaí e Náutico até retornar ao Ju em 2014. No ano seguinte, ficou oito meses na Argélia e retornou a Caxias do Su


População corta energia de Acopiara e impede votação na Câmara; vereadores tiveram que sair escoltados

Tumulto na Câmara Municipal de Acopiara, na região Centro-Sul do Ceará, na noite desta segunda-feira, 26, impediu a votação de proposta encaminhada pelo Executivo referente a parcelamento de dívida com o Instituto de Previdência do Município de Acopiara.

Os moradores ocuparam a galeria e desligaram, inicialmente, a energia da sede do Legislativo e depois a subestação da cidade, que deixou a sede urbana sem energia por cerca de duas horas. Há informação de que foram disparados dois tiros na subestação elétrica da cidade.
O presidente da Câmara, Jurdan Teixeira, solicitou reforço do 10º Batalhão de Polícia Militar de Iguatu. Mesmo com a chegada dos policiais, a população quebrou cadeiras, fios do sistema de som foram arrancados e impediu a realização da sessão. Alguns manifestantes jogaram ovos e querosene sobre os parlamentares que saíram escoltados.

WhatsApp Image 2016-12-27 at 07.55.09O vereador Lindomar Rodrigues (PDT) lamentou o ocorrido e disse que houve estímulo do atual grupo de oposição que ganhou a eleição municipal. “Divulgaram que a atual administração iria deixar dívida de 900 mil reais e incentivou o povo a ocupar o legislativo”, disse. “No passado, também, houve parcelamento dessas dívidas assumidas pelo atual prefeito, mas acreditamos que o melhor caminho é a discussão séria, ordeira da matéria legislativa”.

A Mesa Diretora anunciou que vai tentar realizar nova sessão ainda nesta terça-feira, 27, ou na quarta-feira, 28.  Os vereadores lamentaram que os policiais militares não agiram para dar segurança.

O 10º Batalhão de Polícia Militar, com sede em Iguatu, confirmou a informação de que dois elementos em uma moto efetuaram cinco disparos de arma de fogo contra a subestação da Enel, que fica à margem da CE 060 na saída para Iguatu, atingindo um dos transformadores e provocando queda de energia, bem como o envio de reforços do BP Raio e da FTA para conter tumulto na Câmara de Vereadores.

O Blog não conseguiu contato com a bancada de oposição até o momento.

ENTENDA O PROJETO DE LEI QUE PROPÕE PARCELAMENTO DE DÍVIDA 

O projeto de lei municipal encaminhado pelo prefeito de Acopiara, Vilmar Félix, dispõe sobre o reparcelamento e parcelamento de débitos do município com o Regime Próprio de Previdência Social (RPPS). A matéria foi o estopim para a ocupação e depredação da sede do Legislativo na noite desta segunda-feira, 26. Mediante a manifestação de moradores, a sessão foi cancelada e os vereadores saíram escoltados pela Polícia.

O projeto de lei autoriza o município a parcelar débitos com o Instituto de Previdência do Município de Acopiara referente a contribuições (patronal) devidas e não repassadas pelo município em até 240 contribuições mensais e consecutivas, ou seja por 20 anos. O período de apuração é de julho a novembro deste ano (2016).

Os débitos oriundos de contribuições previdenciárias descontadas dos segurados ativos, aposentados e pensionistas seriam parcelados em até 60 meses.

O montante devido deverá ser atualizado segundo cálculos com base no Índice Nacional de Preço ao Consumidor (INPC).

O prefeito Vilmar Félix pediu urgência na apreciação da matéria com o objetivo de regularizar situação de inadimplência do município com o Instituto de Previdência do Município de Acopiara. O valor estimado é de R$ 900 mil.

Já houve um parcelamento referente a 2013, na atual gestão, e na administração anterior do ex-prefeito Antônio Almeida Neto, que venceu as eleições de outubro passado, referente a 2009 (com o INSS) e ao período de julho e dezembro de 2012.





Agricultor é baleado durante assalto em um bar na zona rural de Quixadá

Foi registrada no início da madrugada desta terça-feira, 27, mais uma tentativa de homicídio em Quixadá, no Sertão Central.

De acordo com informações da polícia militar, por volta das 00:30 horas da madrugada, três indivíduos armados chegaram em um bar na localidade de Vila Rica e anunciaram um assalto.

Os assaltantes levaram os celulares e as carteiras das pessoas que estavam no local, e em seguida efetuaram dois disparos contra um agricultor identificado apenas por Elivon.

A vítima foi atingida por um disparo no abdômen, ele foi socorrido por populares para a Unidade de Pronto Atendimento, em Quixadá, e em seguida para a Maternidade Jesus, Maria e José, e, segundo informações não corre risco de morte.

Os acusados após o fato, roubaram o veículo modelo Gol de placas NRD-6246, de cor prata, e fugiram do local.

Os policiais iniciaram as buscas aos acusados, e localizaram o veiculo roubado próximo ao local da ocorrência, mais precisamente as margens da rodovia que liga Quixadá a Ibicuitinga.

O veiculo recuperado foi encaminhado para a delegacia de policia civil, onde será adotada a medidas cabíveis. A polícia está realizando diligências no sentido de identificar e prender os assaltantes, porém até o momento não obtiveram êxito.


DRPC agora 24 Horas


A delegacia regional de policia civil de Russas, passa a funcionar 24 horas a partir desta terça-feira, 27, sob o comando do delegado regional, Dr Bruno Silva, durante o dia, e com um delegado plantonista durante a noite.

As delegacias da região terão um delegado durante o período diurno, já no período noturno, os casos serão encaminhados à DRPC de Russas, inclusive Aracati.

Os delegados que ficarão responsáveis pelo plantão em Russas são: Flávio Rolim; Dr Eduardo, vindo de Jaguaruana; Vinícios, de São João do Jaguaribe; e Dr Amaral, esse último vem da cidade de Iguatu.  

Governo Federal libera R$ 68 milhões para projetos de combate à seca no Ceará

Confira a lista dos municípios cearenses beneficiados com valores do Ministério do Desenvolvimento Social e Agrário (MDS) . Russas não aparece na relação.
O Ministério do Desenvolvimento Social e Agrário (MDS) divulga a lista de municípios cearenses que serão beneficiados com recursos direcionados para projetos de convivência com a seca. Serão liberados no total R$ 68 milhões, e fazem parte do pacote de medidas anunciadas pelo presidente da República, Michel Temer.

De acordo com Nota Técnica do MDS, os recursos serão investidos no Programa Cisternas no ano de 2017, a partir de valores obtidos com a Lei da Repatriação, a prorrogação de instrumentos que seriam encerrados ao final deste ano, e valores planejados no Orçamento previsto na Lei Orçamentária de 2017 (LOA 2017).

Valores

Repatriação: R$ 19.175.503.91
Saldo na Conta²: R$ 14.456.283,89
LOA 2017³: R$ 35.000.000,00
TOTAL: R$ 68.631.787,80

2. Financeiro, a partir de recursos disponíveis na conta do convênio, cuja utilização apenas será possível em função do aditivo de prazo autorizado pelo Ministro.
3. Planejado/Orçado/A emprenhar em 2017

CONFIRA A LISTA:

ABAIARA
ACARAPE
AIUABA
ALTO SANTO
AMONTADA
ANTONINA DO NORTE
APUIARÉS
ARACOIABA
ARARENDÁ
ARARIPE
ARNEIROZ
ASSARÉ
BAIXIO
BANABUIÚ
BARBALHA
BARREIRA
BARRO
BATURITÉ
BOA VIAGEM
BREJO SANTO
CAMPOS SALES
CANINDÉ
CARIDADE
CARIRÉ
CARIRIAÇU
CARIÚS
CATUNDA
CAUCAIA
CEDRO
COREAÚ
CRATEÚS
CROATÁ
DEPUTADO IRAPUAN PINHEIRO
ERERÊ
FARIAS BRITO
FORQUILHA
FRECHEIRINHA
GENERAL SAMPAIO
GROAÍRAS
GUARAMIRANGA
HIDROLÂNDIA
ICÓ
IGUATU
INDEPENDÊNCIA
IPAPORANGA
IPAUMIRIM
IPU
IPUEIRAS
IRACEMA
IRAUÇUBA
ITAPIPOCA
ITAREMA
ITATIRA
JAGUARETAMA
JAGUARIBARA
JAGUARIBE
JAGUARUANA
JARDIM
JUAZEIRO DO NORTE
JUCÁS
LIMOEIRO DO NORTE
MADALENA
MASSAPÊ
MAURITI
MERUOCA
MILAGRES
MILHÃ
MIRAÍMA
MISSÃO VELHA
MOMBAÇA
MONSENHOR TABOSA
MORRINHOS
MUCAMBO
NOVA RUSSAS
NOVO ORIENTE
ORÓS
PACUJÁ
PARACURU
PARAIPABA
PARAMBU
PARAMOTI
PEDRA BRANCA
PEREIRO
PIQUET CARNEIRO
PIRES FERREIRA
PORANGA
PORTEIRAS
POTENGI
QUIXADÁ
QUIXERAMOBIM
QUIXERÉ
RERIUTABA
SALITRE
SANTA QUITÉRIA
SÃO GONÇALO DO AMARANTE
SÃO LUÍS DO CURU
SOBRAL
SOLONÓPOLE
TAMBORIL
TARRAFAS
TAUÁ
TEJUÇUOCA
TRAIRI
TURURU
UMIRIM
URUBURETAMA
VARJOTA


Vem AÍ


                          A NOVA PROGRAMAÇÃO DA RADIO PROGRESSO

Aguarde; A nova equipe

Mais de 900 mil têm até dia 29 para sacar abono salarial nas agências bancárias Trabalhador pode consultar no site do MTE a relação de pessoas com direito ao ben


O prazo original de saque do abono expirava no final de junho, mas 1,2 milhão de pessoas ainda não tinha feito o saque. Até 19 de dezembro, o MTE registrou que 284,8 mil trabalhadores sacaram o benefício
Getty Images
O prazo para sacar o abono salarial de 2014 termina na próxima quinta-feira (29). Segundo o Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), pouco mais de 900 mil pessoas têm direito a receber o dinheiro e ainda não efetuaram o saque. A retirada do benefício pode ser feita nas agências bancárias até o dia 29, mas, se o trabalhador tem o cartão cidadão com senha, poderá sacar em um terminal de autoatendimento da Caixa Econômica ou em casas lotéricas até sexta-feira (30).

O abono salarial ano-base 2014 está disponível para trabalhadores inscritos no Programa de Integração Social (PIS) ou Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público (Pasep) com pelo menos 30 dias de trabalho com carteira assinada naquele ano. O PIS é destinado aos trabalhadores do setor privado e o Pasep, aos do setor público. O trabalhador pode consultar no site do MTE a relação de pessoas com direito ao benefício.

O prazo original de saque do abono expirava no final de junho, mas 1,2 milhão de pessoas ainda não tinha feito o saque. Até 19 de dezembro, o MTE registrou que 284,8 mil trabalhadores sacaram o benefício. Ou seja, 76% dos beneficiários que perderam o prazo inicial ainda não efetuaram o saque. São R$ 802 milhões disponíveis, considerando o valor médio de saque individual, de R$ 874,84.

O estado de São Paulo é aquele com mais saques pendentes. Dos 395.188 trabalhadores com direito ao abono, 353.054 ainda não retiraram o dinheiro. No Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Minas Gerais, mais de 60% dos que têm direito ao benefício ainda não sacaram.  “Em um cenário de dificuldades e restrições pelo qual passam as pessoas, esse abono salarial poderá ser alento para muitos chefes de família em todo o País”, disse o coordenador-geral do Seguro-Desemprego, Abono Salarial e Identificação Profissional do Ministério do Trabalho, Márcio Borges.

Fonte R 7


Prefeito interino de Quixadá ignora Promotor de Justiça e não veta projeto irregular que aumenta o salário do futuro prefeito

Ainda no mês de novembro do corrente ano, o Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE), através da Promotoria de Justiça do Juizado Especial Cível e Criminal de Quixadá, recomendou que o prefeito em exercício do município, Antônio Weliton Xavier Queiroz, o Ci, vetasse, na íntegra, o autógrafo da lei n.º 2844/2016, oriundo do projeto de lei n.º 034/2016, que fixou o subsídio do prefeito, vice-prefeito e secretários municipais de Quixadá para a legislatura 2017 a 2020.

Na recomendação, o promotor de Justiça Marcelo Cochrane explica que o projeto foi aprovado em desrespeito ao artigo 18 da Lei Orgânica do Município, num contexto de precária situação financeira – com atrasos reiterados da remuneração dos agentes públicos municipais -, e em clara violação do princípio da impessoalidade, que deve ser obedecido pela administração pública direta e indireta de qualquer dos Poderes da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios.

O não cumprimento da recomendação ministerial, segundo o Promotor deixou claro naquela ocasião, implicaria na adoção das medidas judiciais cabíveis.

Ocorre que, até este momento, o prefeito interino segue ignorando a recomendação do Ministério Público. Não está claro se o projeto foi efetivamente sancionado pelo prefeito – o que seria o mesmo que fazer exatamente o contrário do que recomendou o MP-CE -, ou se o prefeito apenas manteve silêncio.

Neste último caso, Ci teria se aproveitado do Artigo 56, parágrafo 1º, da Lei Orgânica do Município, que prevê o seguinte: caso o prefeito não se pronuncie sobre um projeto de lei num prazo máximo de 15 dias após o recebimento de seu autógrafo vindo da câmara de vereadores, o projeto de lei entra em vigor automaticamente, sem necessitar de sua sanção. É o que se classifica como “sanção tácita”.

Em todo caso, resta saber se o Ministério Público levará adiante sua intenção de adotar as medidas judiciais cabíveis.

Aprovado pela Câmara e sancionado pelo executivo, o projeto garante ao futuro prefeito um salário de quase R$ 20 mil, bem maior do que o salário do próprio governador do Estado.

Fatos policiais



                              ROUBO A ESTABELECIMENTO COME

Ontem (26/12/2016), por volta das 11h00min, veio a esta delegacia registrar um BO, uma senhora fez o registro Comunicando que dois indivíduos,  um deles armado a revólver, anunciaram um assalto a seu estabelecimento comercial , situado na Rua Adolfo Caminha , bairro centro. A mesma informou que foi  levado do  local a quantia de R$ 40,00. A senhora não soube informar nada sobre as características dos elementos,  falou   apenas  que estava distraída no celular quando os dois  chegaram anunciando o assalto e mandaram que a mesma entrasse no banheiro e não levantasse a cabeça, os elementos baixando as portas e foram ate o caixa e subtraíram a quantia  já citada de R$ 40,00, empreendendo fuga com destino ignorado.

             LESÃO CORPORAL DOLOSA
Ontem dia  26/12/2016 por volta das 09h00, a CP 1542 (Destacamento de fortim), Os PMs foram acionados via rádio pelo SD PM  para atender uma ocorrência de agressão a faca, na comunidade de GURGURI; Que chegando no local se tratava de uma ocorrência envolvendo um casal, sendo que o agressor de nome JOSÉ MILTON DOS SANTOS, capaz, brasileiro, natural de Aracati/CE,  residente e domiciliado no Sítio Gurguri, s/n, Zona Rural, Fortim/CE, O mesmo  usando uma faca teria tentado contra a vida da companheira  qual foi lesionada no rosto e na mão esquerda, e que sozinha teria conseguido tomar a faca do agressor; 
 A vítima havia sido socorrida para o hospital e o agressor teria empreendido fuga; que ao verificar a residência do casal encontrou aquela casa toda revirada mostrando que de fato teve uma luta corporal; Que a faca usada para praticar o crime foi apreendida e apresentada a Delegacia do Fortim/CE para procedimentos cabíveis;  Foram feitas diligências no local, mas não lograram êxito na captura do agressor. 

APREENSÃO DE ARMA DE FOGO
  
Domingo  dia 25/12/2016, por volta das 20h40min, a composição da CP-1373 PM ,  recebeu informações que a pessoa de ANTÔNIO JANAL ROQUE DE NEGREIROS,  residente no Sítio Água Nova na zona rural de Iracema-CE, estava de posse de uma arma de fogo e ameaçando de morte seu irmão , residente no Sítio Água Nova na zona rural de Iracema-ce. Diante dessas informações, deslocaram-se até o local e lá chegando o agressor empreendeu em fuga pelo matagal, vindo a abandonar uma espingarda calibre 16, nº1899 com um cartucho CBC intacto. A composição realizou diligencia nas imediações, porém sem êxito. 

ACHADO DE CADAVER (HOMICIDIO A FACA), Ontem dia  26/12/2016 (Segunda feira), por volta das 07,20 min, populares ligaram através do 190, informando de um achado de cadáver, do sexo feminino as margens do Rio Jaguaribe. Apos tomar conhecimento do fato a equipe de policiais militares da FTA na CP-1094, os PMs se dirigiram ao local e confirmaram a informação, pois foi localizado o corpo de uma mulher, a qual foi identificada por KATIA APARECIDA TEXEIRA DE ALMEIDA, 23 anos, natural de Mombaça-CE, desocupada, residente na Rua Pedro Olimpio de Sousa, 2739, bairro Bom Nome, em Limoeiro do Norte-CE. Segundo o perito que compareceu ao local, foi identificado cerca de 13 (treze) perfurações de objeto cortante, provavelmente(faca) em varias parte do corpo. 
O fato se deu pela madrugada, não se sabendo precisar o horário e nem, quem possa haver praticado esse crime de homicídio, pois o local por ser ermo, ninguém viu ou ouviu qualquer coisa, que pudesse ajudar na elucidação deste crime.
 Ficando a critério da DPC desta urbe, as investigações para tentar identificar o autor ou autores deste delito. Informo ainda, que a vitima era usaria de drogas e que vivia perambulando naquela área, a qual e conhecida pela venda e consumo de entorpecentes. Apoiou nesta ocorrência a equipe da RD-2701.
 A vitima foi recolhida pelo rabecão do IML de Russas-CE, para realização de exames cadavérica. 2. 

                                    ALTO SANTO-CE

ACHADO DE CADÁVER (HOMICÍDIO A FACA)
Ontem 26/12/2016(Segunda feira), por volta das 12;00 hs, foi encontrado no leito do Rio Figueiredo, na localidade de extrema,  a aproximadamente  KM 6 da sede da cidade de  Alto Santo-CE, o corpo do senhor ALEX NEY DIOGENES ALMEIDA, , 44 anos, ,solteiro, advogado, natural de Iracema- Ceara, residente na rua Ulisses de Holanda Campelo n 515 centro Iracema-CE.
 A vitima estava na condição de desaparecida desde a data de ontem (25/12/2016), e ao ser encontrado, seu corpo apresentava várias perfurações a faca, na altura da cabeça, tórax, ombro, costas e cabeça.  Ao todos haviam cerca de 13(treze) perfurações. 
A vitima também estava com as mãos amaradas. Vale ressaltar que o veiculo da vitima, um HB 20 de cor branca de placas OWE-7639-inscrição de Pau dos Ferros-RN. Já havia sido encontrado por volta das 0700 hs de ontem, na localidade de Tibolo, Alto Santo-CE, sendo que no interior do veiculo, havia muitas manchas de sangue, o que nos levou a acreditar que a vitima tenha sido assassinada dentro do veiculo e o corpo desovado no local onde foi encontrado. Convém ressaltar que segundo informações de familiares da vitima, o mesma era homossexual, e que possivelmente tenha sido assassinada por pessoas com quem ele se relacionava. Compareceu ao local em que o corpo foi encontrado a equipe de policiais de serviço do destacamento de Alto Santo, com o apoio do efetivo do Batalhão de Divisas . Também compareceu ao local a DRA ALINE- Delegada de Alto Santo. E ainda a VTR da Pericia Forense, Prefixo 7005,  As diligências estão em andamento e ficarão as investigações a cargo da delegacia de Alto Santo-CE.