-->

sábado, 17 de outubro de 2015

Apple é condenada a pagar US$ 234 milhões por violar patente


O júri de um processo contra a Apple nos Estados Unidos considerou, nesta sexta-feira, que o grupo americano deve pagar US$ 234 milhões por ter violado uma patente sobre tecnologias integradas da Universidade de Wisconsin. O julgamento começou na semana passada e ficou estabelecido que a Apple infringiu essa propriedade intelectual que diz respeito a diferentes formas de melhorar a eficácia e o rendimento dos processadores de equipamentos eletrônicos.

Na denúncia, apresentada no início de 2014, a universidade esclarece que essas tecnologias estavam integradas "de maneira não autorizada" ao processador A7 do iPhone 5S, do iPad Air e do iPad Mini com tela Retina, à venda desde o ano anterior.

A Apple tentou demonstrar que a patente em questão era inválida, mas o júri rejeitou seu argumento. Uma porta-voz da empresa disse à AFP nesta sexta-feira que o grupo vai recorrer da sentença.

"O júri reconheceu o trabalho precursor sobre os processadores que foi realizado no nosso campus", comemorou em uma nota o diretor da Fundação de Pesquisa da Universidade (Warf), Carl Gulbrandsen. Segundo Carl, "é uma excelente notícia para os inventores" e o reconhecimento do "trabalho duro" dos pesquisadores universitários.

AFP

Na estreia do técnico Lisca, Ceará enfrenta o Criciúma fora de casa


Depois de mudar de técnico, definir novo presidente e ter duas semanas para treinar, o Ceará foca em voltar a vencer na Série B. Com um jogo a menos e aproveitamento de apenas 23.8% como visitante, o Vovô faz jogos fora contra o Criciúma, hoje, às 16h30min, e Botafogo, na próxima terça-feira, para tentar ficar perto de deixar a zona de rebaixamento.

Na 17ª colocação, o Ceará não vence há cinco jogos, está a oito pontos do primeiro time fora do Z-4 - o Macaé - e tem apenas nove partidas para se salvar do rebaixamento. O Vovô tem 26 pontos em 29 partidas, sendo seis vitórias, oito empates e 15 derrotas, com um aproveitamento de 29.9%.

Situação difícil e que pode só ser aliviada com vitórias. A aposta do Alvinegro para conquistá-las está no técnico Lisca, que estreia hoje no comando do Ceará após 17 dias para preparar o time visando os três pontos no estádio Heriberto Hülse e demais jogos da Segundona.

"Tem que ser um time competitivo, com uma marcação bem definida, ser audacioso quando pegar a bola, ter as nossas pretensões ofensivas, alternância de ritmo, uma equipe com muita vontade e determinação", pediu o treinador, que já é o quinto a passar por Porangabuçu na temporada.

Lisca não mexeu muito na equipe que vinha sendo utilizada pelo ex-técnico alvinegro Marcelo Cabo e não poderá contar com três jogadores no duelo contra o Tigre. O zagueiro Thiago Carvalho, o volante Ricardo Conceição e o meia Mazola ficaram em Fortaleza para cuidar dos suas lesões. Assim, o zagueiro Carlão e o atacante Fabinho começarão atuando.

"Vou procurar fazer o máximo, de ajudar na marcação, na hora de chegar para jogar. É uma função que sou acostumado a fazer por onde passei. Jogar na ‘beirada’, acompanhar o lateral e, com a bola, chegar dentro da área", disse Fabinho.

Criciúma

O Criciúma passou por uma reformulação nos 10 dias sem jogos. Mudou diretoria, comissão técnica e dispensou sete jogadores. Agora comandado por Roberto Cavalo, que também faz sua estreia no time hoje, o Tigre vem de oito partidas sem vencer. Número que fez o time se preocupar com a zona da degola, afinal, são apenas 10 pontos de diferença para o Vovô.

O Povo Online

Leão tenta parar ascensão xavante para cravar redenção tricolor


A última coisa que o Fortaleza quer é passar mais um ano na Série C do Campeonato Brasileiro. Assim, o tricolor entra no gramado Castelão, às 16 horas deste sábado, precisando bater o Brasil de Pelotas para finalmente, depois de seis anos, conseguir o acesso à Série B. Mas a missão não vai ser fácil, já que o adversário vem embalado. Em 2014, o Xavante subiu da Série D para a terceira divisão nacional e agora busca o segundo acesso em dois anos.

Na primeira partida, em Pelotas, os donos da casa venceram os cearenses por 1 a 0. Para reverter o placar, o Leão do Pici precisa de uma vitória por dois gols de diferença para garantir a classificação, ou pelo menos vencer por 1 a 0, para levar a decisão para os pênaltis. Qualquer empate favorece o Xavante, que pode perder por um gol de diferença desde que marque um gol, que tem peso.

LOTAÇÃO
Na manhã desta sexta-feira, o Fortaleza encerrou em clima de festa a preparação para enfrentar o Brasil de Pelotas no Castelão. Depois de uma semana de treinamentos fechados, a última atividade antes do jogo que vale o acesso para a Série B, foi aberta para animada torcida tricolor. Cerca de quatro mil pessoas foram ao Estádio Alcides Santos, no Pici, para incentivar a equipe no momento mais importante do ano.

No gramado, foi realizado um treino utilizando metade do gramado, além de um treinamento de cobranças de pênalti. Entre os jogadores, apenas titular não apareceu. Maranhão foi poupado por causa de uma virose e pode não jogar contra o Xavante. O volante Pio substituiu o atacante. O técnico Marcelo Chamusca não revelou quem joga, mas se mostrou confiante e disse não vão vai mudar o estilo de jogo da equipe

"É jogar da forma que jogamos as nove partidas que fizemos aqui. Sempre em todas elas tivemos supremacia diante dos nossos adversários, intensidade de jogo, temos 2.2 gols marcados em casa. É jogar com o torcedor, ter imposição desde o início, manter nosso padrão e ser agressivo"

A torcida tricolor não perdeu tempo para garantir um lugar na Arena Castelão na partida mais importante do ano. Até a noite desta quarta-feira foram vendidos 44 mil ingressos para ao jogo de volta contra o Brasil de Pelotas, que será realizada às 16 horas deste sábado.

MISTÉRIO
A exemplo do Fortaleza, o Brasil também realizou treinamentos fechados como preparação para a partida decisiva. Na quinta e na sexta, encerrou as atividades já na capital cearense, no CT do rival tricolor Ceará. Assim, a escalação do técnico Rogério Zimmermann só vai ser revelada minutos antes da partida.

A tendência indica a volta de Washington e Felipe Garcia, que foram substituídos por Galiardo e Jardel, respectivamente, no jogo passado. A não ser que o técnico Rogério Zimmermann reserve alguma surpresa, o que é pouco provável, apesar do treinador já ter surpreendido em outras oportunidades. Para o treinador, o mais importante é não se deixar influenciar pelos prováveis 60 mil torcedores do Fortaleza, que devem lotar o Castelão.

“Estamos a um empate, só que vamos jogar com uma grande equipe, que fez a melhor campanha da primeira fase, e num estádio que vai ter 60 mil pessoas. É um resultado que a gente pode conseguir, mas temos que ser muito competentes diante da dificuldade que vamos enfrentar. Não podemos temer aquilo que nós buscamos - diz o técnico”



Tocha Olímpica passará por 15 cidades do Ceará


O governador Camilo Santana, o ministro do Esporte, George Hilton, e o ministro das Comunicações, André Figueiredo,realizaram na manhã desta sexta-feira, o encontro preparatório de organização para o revezamento da tocha olímpica das Olimpíadas do Rio 2016 no Ceará. Na reunião, que aconteceu no Palácio da Abolição, em Fortaleza, foram discutidas ações municipais, estadual e federal para logística e segurança da passagem da tocha olímpica nas 12 cidades cearenses escolhidas para receber o símbolo. A capital Fortaleza será a porta de entrada da tocha no Estado no dia 7 de junho de 2016.

“Muitas são as ações que o Governo do Estado tem investido para trazer o esporte na vida, principalmente, dos mais jovens. Nós queremos transformar o Ceará em um grande polo de desenvolvimento dos esportes no Brasil. Somos orgulhosos e arretados em tudo que fazemos. Por isso, queremos mostrar para todos nossas várias vocações e talentos, dando oportunidade para os jovens e adultos que são e serão destaques em todo país”, destacou o governador Camilo Santana.

O Governo Federal tem organizado uma série de reuniões preparatórias em todas as capitais brasileiras, incluídas na rota de revezamento da tocha olímpica, que percorrerá cerca de 300 municípios a partir de maio do ano que vem. Nesses encontros preparatórios, são discutidas tanto a ações realizadas com a iniciativa privada, como a organização dos estados e municípios para recepcionar o evento.

Os municípios pré-selecionados para receber o revezamento da tocha no Ceará são Aquiraz, Aracati, Barroquinha, Camocim, Caucaia, Forquilha, Fortaleza, Granja, Irauçuba, Itapajé, Massapê e Sobral. Segundo o George Hilton, ministro do Esporte, as Olimpíadas do Rio servirão para trazer o povo brasileiro para um mesmo sentimento. “A tocha deve servir para que o Brasil esteja unido com o mesmo sentimento de que vamos vencer mesmo em tempos difíceis. Precisamos dar a trégua ao sentimento de dúvidas e de pessimismo. Vamos encarar os desafios que nos cercam e levar as histórias desses atletas como exemplo para nossas vidas. Através da trajetória de perseverança e vitória, erguemos a cabeça e seguiremos em frente rumo a um Brasil de grandes conquistas”, motivou o ministro.

Entre os convidados, estava presente a atleta Larissa França, eleita a melhor jogadora de vôlei de praia do mundo em 2015. “Nós estamos vivenciando um momento ímpar. Ter a emoção de disputar uma olimpíada em casa. Tivemos um ano de muitas conquistas no vôlei de praia o qual represento. Isso tudo só possível com o investimento, parceria e a estrutura dada pelas instituições. O esporte não forma apenas atletas, mas cidadãos que mudam os rumos de uma geração”, ressaltou Larissa.

A tocha começará o tour no Estado pela capital cearense. Para Roberto Cláudio, prefeito de Fortaleza, esta é uma oportunidade única das cidades receberem um evento de grande porte como as Olimpíadas. “Receber a tocha mostra o quanto estamos na linha de frente dos holofotes mundiais. Somos e queremos ser destaque ainda mais pela nossa hospitalidade e beleza regional. Espero que possamos receber com toda atenção que recebemos diversos eventos nacionais e internacionais”, salientou o prefeito de Fortaleza.

Já no fim do evento, o ministro George Hilton fez a entrega de um certificado de “Honra ao Mérito” para o atleta de tênis de mesa em Cadeiras de Rodas, o cearense Eugênio Sales. O atleta foi homenageado pelo seu desempenho e títulos, além de integrar o programa “Bolsa-Atleta” desde o início, há 10 anos.

Participaram da reunião, Olavo Noleto, secretário de Assuntos Federativos da Presidência da República, os secretários Jeová Mota (Esporte), Delci Teixeira (Segurança) e Nelson Martins (Relações Institucionais), além de deputados federais e estaduais, prefeitos e secretários municipais.

O revezamento 

A Tocha chegará a Brasília, vinda da cidade de Olímpia (Grécia), no dia 3 de maio. Da capital federal ela iniciará um trajeto de 20 mil quilômetros, em comboio rodoviário, pelas cidades brasileiras. Na Amazônia e em parte do Centro-Oeste, o trajeto será por via aérea. No Ceará, a data prevista de chegada da tocha está para o dia 7 de junho. Já a chegada no Rio de Janeiro, está prevista para o dia 4 de agosto, véspera da abertura dos Jogos Olímpicos, no Maracanã. O comboio percorrerá cerca de 500 localidades, sendo cerca de 300 cidades, e que incluem as 26 capitais estaduais, além do Distrito Federal, envolvendo mais de 12 mil pessoas.

Qualquer um pode participar do revezamento da tocha olímpica. Basta que seja indicado por um amigo que conte o quanto a sua história faz a diferença. Para ser um condutor da Tocha, basta acessar o site do Rio 2016.

Ceará Agora

Cid assina filiação ao PDT neste sábado

Durante a convenção estadual do PDT Ceará, neste sábado, 17, no Ginásio de Esportes do Clube Náutico Atlético Cearense, o ex-governador do Ceará, Cid Gomes vai assinar a ficha de filiação ao partido. Seu irmão, o ex-governador Ciro Gomes, o prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio, e o presidente da Câmara de Fortaleza, Samilto Filho, já pertencem oficialmente aos quadros do partido que tem na presidência nacional Carlos Lupi.

Além do presidente nacional também estarão presentes o secretário-geral da sigla, Manoel Dias; o presidente estadual do PDT, ministro André Figueiredo, das Comunicações;  Roberto Cláudio  e Ciro Gomes. Foram convocados para a convenção todos os filiados do PDT do Ceará. Vereadores e deputados só devem assinar a filiação em 2016.

Ceará Agora

Levy permanece no cargo e 'continua trabalhando pelo futuro do País', diz Fazenda


O ministro da Fazenda, Joaquim Levy, continua no cargo. A informação foi transmitida nesta sexta-feira, 16, pela assessoria de comunicação do ministério, a pedido de Levy. O ministro voltou da reunião com a presidente Dilma Rousseff e os ministros da Junta Orçamentária e, uma hora depois, demandou que sua assessoria transmitisse a mensagem.

"Ele não pediu demissão, não existe carta de demissão. Levy continua trabalhando e se esforçando pelo futuro do País", informou a assessoria de imprensa aos jornalistas.

No fim da tarde, surgiu o rumor de que Levy teria redigido uma carta de demissão para apresentar a Dilma hoje à tarde.

Nos últimos dias, aumentou muito a pressão do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, de parlamentares do PT e de sindicalistas da Central Única dos Trabalhadores (CUT) pela demissão de Levy. Eles entendem que o ministro mantém discurso excessivamente concentrado no ajuste fiscal e tem visão de tesoureiro, e não uma perspectiva mais ampla da política macroeconômica. Isto é, Levy não seria capaz de conduzir o País para além do ajuste fiscal, num cenário de crescimento e agenda positiva.

ESTADÃO conteúdo

Polícia Civil apreende mala com maconha em Caucaia


A Divisão de Combate ao Tráfico de Drogas (DCTD) apreendeu 25 quilos e 180 gramas de maconha durante uma operação no município de Caucaia, na tarde da última quinta-feira, 15. 

Segundo o diretor da DCTD, delegado Sérgio Pereira, a informação recebida pela equipe da Polícia Civil era de que Francisco Morais Cavalcante, de 51 anos, estava em uma praça e iria receber drogas. Os policiais fizeram uma campana e perceberam o momento da entrega do material, que foi feito por uma adolescente de 15 anos.

 "A gente já tinha recebido a informação de que o Francisco Morais estava vendendo entorpecente. Ele responde por crime de tráfico cometido em 2012 e destinamos equipes para fazer um acompanhamento e identificar se ele havia voltado a traficar. Na tarde de ontem (15) recebemos a denúncia de que ele receberia a droga na praça principal de Caucaia. Ele estava só aguardando, chegou uma jovem com uma bolsa, tirou um embrulho e quando ele conferiu os policiais chegaram, abordaram e encontraram dois tijolos de maconha", relatou. 

Conforme o diretor da DCTD, adolescente teria afirmado a Polícia que Bruno Silva Sousa, 23, a teria contratado para fazer a entrega da droga. Bruno foi encontrado e repassou à Polícia dois endereços em que guardava entorpecentes, ambos em Caucaia. 

Um desses lugares era uma residência, em que 10 peças de maconha estavam dentro de uma caixa armazenada em um armário. Já o restante do material estava coberto de entulho em um sítio, dentro de uma mala, com aproximadamente 15 quilos de droga. 

Neste sítio foi preso José Garces de Sousa, 29, que seria o caseiro. E no local a equipe também encontrou uma arma calibre 38, municiada, que teria sido furtada de uma empresa de segurança. Os homens foram presos em flagrante por tráfico de drogas e associação ao tráfico, sendo que Bruno também responderá por corrupção de menores. 

O José Garces, além desses crimes pode responder na Justiça por receptação, devido a arma ser roubada e será aberto inquérito para saber se ele teve participação direta no roubo.

Confira vídeo:


O Povo Online

Prefeito é denunciado pelo MPCE por improbidade administrativa


O prefeito do município de Paracuru, Sidney Gomes (PC do B), é acusado pelo Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE) por ilegalidade na contratação de veículos e fraude na coleta de lixo. Apenas em outubro, já foram ajuizadas duas ações de improbidade administrava contra o gestor nos dias 5 e 15 deste mês. 

A promotora da comarca de Paracuru, Elizabeba Rebouças, autora das ações, acusa o prefeito de ter firmado contrato de 43 veículos junto à empresa FV Locações e Construção em diversas secretarias do município, porém, na prática, o serviço era sublocado. A empresa dispunha apenas de dois veículos e alugava os demais de outras pessoas indicadas pelo prefeito. Segundo o Ministério Público, a contratada atuava como mediadora entre o chefe do Poder Executivo e beneficiários irregulares. 

Coleta do lixo
O prefeito também é acusado em outra ação de improbidade por fraude em licitação para contratação de empresa responsável pela coleta do lixo. Segundo a promotora, que requereu o afastamento do prefeito, a empresa S. Andrade Construções e Serviços, contratada pelo valor inicial de R$ 1.262.104,00, recebia R$ 1.782.821,94 dos cofres públicos, após aditivo.

No entanto, conforme o MPCE, as investigações mostraram que a empresa era de fachada, e o serviço era executado pelo prefeito e correligionários. “As provas colhidas apontaram que 30% do serviço era feito com os caminhões da empresa do próprio prefeito e do irmão dele, Antônio Cláudio Andrade Gomes, os quais se utilizaram de laranjas junto ao DETRAN para esconder o vínculo com os referidos veículos”, afirma o MPCE.

Entre os “laranjas”, constam fiscais de compras e integrantes da Comissão de Licitação da Prefeitura. A promotora também pediu afastamento dos funcionários públicos, visto que ainda atuam nas funções. Também foram denunciados os proprietários da S. Andrade, Cláudio Sérgio Souza Andrade, Francisco Leônidas Rios Cajazeiras, Josenildo Carneiro de Sousa e Mamede Vieira Filho. 

No Portal da Transparência do Tribunal de Contas dos Municípios, há registros de contrato nos anos de 2013 e 2014 com o município de Paracuru. Em 2015, já contrataram com a empresa as cidades de Limoeiro do Norte e Pentecoste. 

Ação de improbidade
O prefeito Sidney Gomes já havia sido denunciado, em 2012, por fraudes no serviço de limpeza pública entre os anos de 2009 e 2012.

O MPCE pede a condenação dos acusados com as sanções de ressarcimento integral do dano, perda da função pública, suspensão dos direitos políticos, pagamento de multa civil e proibição de contratar com o Poder Público ou receber benefícios ou incentivos fiscais ou creditícios, direta ou indiretamente, ainda que por intermédio de pessoa jurídica da qual seja sócio majoritário.

A imprensa tentou contato com a Prefeitura de Paracuru nesta sexta-feira. Foi informado que o prefeito Sidney Gomes estava em Fortaleza e a ligação deveria ser retornada às 16 horas. Até a publicação desta matéria, o prefeito não foi localizado. As empresas citadas na matéria também não foram localizadas.

O Povo Online