-->

sábado, 19 de julho de 2014

Morre o publicitário Xyco Theophilo



Morreu na tarde deste sábado (19),  aos 67 anos,  o publicitário cearense Xyco Theophilo. Considerado um dos ícones da publicidade cearense. Xyco morreu de choque séptico, no hospital São José, onde estava internado desde o início da semana. Ele teve destaque com propagandas de projeção nacional. Era cadeirante e um grande defensor dos direitos das pessoas com deficiência. Foi um dos fundadores da organização nacional de entidades de deficientes físicos. A última função de Xyco foi coordenador de relações institucionais da Secretaria Especial da Copa da Prefeitura de Fortaleza. O publicitário era dono da agência Terraço.
O corpo está sendo velado na Funerária Ternura e o sepultamento será neste domingo, ás 17h30, no Cemitério Parque da Paz.
FONTE BLOG ROBERTO MOREIRA


Justiça cassa mandatos de vereadores do PT e PROS da Guaiuba por corrupção eleitoral


A justiça cassou, hoje pela manhã, o mandato de dois vereadores de Guaiuba, na região metropolitana por corrupção eleitoral. Há cerca de dois meses, o prefeito também foi afastado e foi reintegrado sob efeito de liminar. O vereador Iran Ricardo Gurgel Holanda, eleito pelo PSB e atualmente no Pros, e Alex do Dourado, PT, tiveram seus mandatos de vereador cassados pela justiça eleitoral por gastos ilícitos na campanha, uso do caixa dois, corrupção eleitoral nas eleições de 2012. As informações podem ser obtidas no cartório eleitoral de Pacatuba
BLOG ROBERTO MOREIRA



Alunos da UFC dos campi de Russas e Crateús terão auxílio-alimentação


Na reunião do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CEPE) da Universidade Federal do Ceará desta sexta-feira (18), foi aprovada a proposta de regulamentação do auxílio-alimentação, no âmbito do Programa de Assistência Estudantil, para todos os alunos dos novos campi da UFC em Russas e Crateús, cujas atividades serão iniciadas no próximo semestre letivo. 

A medida vale até a Universidade ter plenas condições de oferecer refeições aos estudantes em espaços adequados para tal fim naqueles campi. A previsão é de que as obras dos restaurantes universitários nos dois campi fiquem prontas no primeiro semestre de 2015.

O valor do auxílio será de R$ 22,00 por dia. Na primeira semana de aula, equipe da Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis estará nos campi para coletar os dados dos alunos regularmente matriculados que receberão o auxílio através de depósito bancário mensal.


Quando os restaurantes estiverem prontos nos campi de Russas e Crateús, no primeiro semestre de 2015, serão servidas refeições para todos os alunos de segunda a sexta-feira, com isenção de taxa para os estudantes carentes. Estes, também terão direito a auxílio de R$ 22,00 por dia para realizarem refeições aos sábados, domingos e feriados. 

* Com informações da UFC




JOVEM SOFRE GRAVE ACIDENTE DE TRANSITO EM LIMOEIRO.


Na noite desse sábado por volta das 21h45min informação que chega a nossa equipe é que na avenida dom Aureliano matos nas proximidades do Paraíso Clube um jovem identificado por FABIO ANDERSON GADELHA que trafegava em uma moto veio a perder o controle do veiculo e colidir com um poste segundo informação de populares.

A Vitima foi socorrida pelo SAMU para o Hospital Regional De Limoeiro com TCE traumatismo crânio cefálico e será encaminhada para fortaleza o seu estado de saude é considero gravíssimo.

fonte :
PLANTÃO POLICIAL DE LOMOEIRO






Lei da Ficha limpa terá aplicação plena, diz procurador-geral



O Ministério Público Eleitoral (MPE) já impugnou 1.850 registros de candidaturas às eleições em todo o país. De acordo com balanço parcial divulgado hoje (18), cerca de 20% delas (367) foram com base na Lei da Ficha Limpa, que impede a candidatura de condenados em segunda instância pela Justiça. O número de impugnações deve aumentar até o levantamento final, previsto para o fim deste mês.

O procurador-geral Eleitoral, Rodrigo Janot, considerou alto o número de impugnações com base na Lei da Ficha Limpa e disse que vai defender a aplicação da norma na íntegra para evitar brechas. “Nós vamos ter uma atuação bastante forte para que a Lei da Ficha Limpa se consolide em prol da democracia e em prol da sua aplicação. No que depender do Ministério Público Eleitoral, a lei terá aplicação plena e integral”, afirmou.

Os dados se referem à análise de 20 mil candidaturas, feita por 26 procuradorias regionais e pelo Distrito Federal. Faltam ainda as informações de São Paulo, estado com o maior número de candidaturas.

Após o fim do prazo para registro na Justiça Eleitoral, no dia 5 de julho, as procuradorias eleitorais tiveram cinco dias para impugnar as candidaturas que apresentaram irregularidades. Em outubro, cerca de 30 mil candidatos devem concorrer aos cargos de deputado estadual e federal, senador, governador e presidente da República.

A entrega do registro não garante a participação do político nas eleições. Após parecer do MPE, os pedidos são julgados por um juiz eleitoral, que verifica se as formalidades foram cumpridas.

Para estar apto a concorrer às eleições de outubro e ter o registro deferido pela Justiça Eleitoral, os candidatos devem apresentar declaração de bens, certidões criminais emitidas pela Justiça, certidão de quitação eleitoral que comprove inexistência de débito de multas aplicadas de forma definitiva, entre outros documentos, como previsto na Lei das Eleições (Lei 9.504/97).

O primeiro turno do pleito deste ano será em 5 de outubro. O segundo será realizado no dia 26, nos casos de eleições para governador ou à Presidência da República em que o primeiro colocado não obter 51% dos votos válidos, excluídos os brancos e nulos.

Ceará NEWS

/agentes-de-endemias-de-jaguaruana.



Na manhã desta quinta feira 17, tomei conhecimento que os Agentes de Combate as Endemias de Jaguaruana, voltaram a desenvolver suas atividades normais aqui no município. O grupo, que estava trabalhando ha mais de uma semana em estado de greve, voltou à normalidade logo após o avanço nas rodadas de negociações que houve entre o sindicato que representa a categoria e a Administração municipal, pondo o fim definitivo de uma possível paralização total das atividades.

Os trabalhos de Combate às Doenças Endêmicas aqui em Jaguaruana são realizados por uma equipe de pessoas capacitadas e compromissadas com aquilo que faz. Digo isso, por que já tive o prazer de trabalhar com esse grupo durante muitos anos e sei da competência e da qualidade de todos. Fico feliz em saber que as negociações avançaram e que aconteceu um entendimento que foi favorável para a Categoria, para a Administração e principalmente para a população Jaguaruanense que não correrá o risco de ter um trabalho tão importante que é, paralisado.

Quem não conhece o que um agente de Endemias faz no dia a dia, seria bom que tivesse a oportunidade de pelo menos uma vez na vida acompanhá-los nas realizações de suas atividades. Quando era ainda agente, por diversas vezes, recebi muitas críticas e até mesmo brincadeiras de pessoas sem conhecimento que diziam que GUARDA não faz nada. A grande verdade é que sem as ações desenvolvidas por essa equipe, com certeza as transmissões de doenças como: Dengue, Leptospirose, Leishmaniose, Doença de Chagas e muitas outras ficariam incontroláveis e vidas seriam dizimadas de forma trágica.

Finalizo esse texto feliz por todos que lá estão e ao mesmo tempo, pedindo às pessoas que compõem a Administração de Jaguaruana que não deixe de olhar e nem de valorizar o trabalho deste grupo. Trabalhei durante 17 anos juntos com grande parte dos que lá estão e uma das coisas que sempre ouvia falar era que os meninos são muito bons. Em compensação, poucos foram os gestores (Secretários de Saúde) que tiveram compromissos de verdade com o grupo.


Por Blog Jaguaruana Verdade
Escrito por: Manoel Martins Junior
Em 18/07/2014  às 05;54

Brasileiros são os mais descuidados com dados pessoais de cartões de crédito e débito



Os usuários de cartões de crédito e débito brasileiros devem ficar mais atentos antes de jogar no lixo faturas e documentos com informações pessoais. Segundo pesquisa publicada pela provedora de soluções de segurança em pagamentos ACI Worldwide, com mais de 6,1 mil consumidores, em 20 países, o Brasil está no topo do ranking de atitudes perigosas com uso de informações de cartões de crédito e débito, comparado a países como Estados Unidos, Canadá e México.

De acordo com o levantamento, 30% dos entrevistados consultados no país, afirmam jogar documentos com números de contas bancárias no lixo, o percentual representa mais que o dobro do apresentado nos Estados Unidos e no Canadá. O México também apresentou uma taxa menor, de 27% dos usuários.

O estudo mostra ainda que 25% usam serviços financeiros ou compram em lojas on-line por meio de computadores sem softwares de segurança ou de uso público e que 12% dos brasileiros costumam escrever a senha no próprio cartão ou trazer consigo anotada em um papel.

Alerta
Atitudes como essas facilitam a ação de golpistas. O levantamento mostra que 30% dos usuários no Brasil já foram vítimas de fraude em produtos financeiros do gênero. Mesmo assim, 63% dos consumidores admitiram ter usado os seus cartões novamente em pelo menos uma situação de risco.

Segundo Maria Zanforlin, superintendente de serviços ao consumidor da Serasa Experian, o consumidor deve prestar atenção ao documento de CPF e não repassar informações para locais que não sejam se inteira confiança.

“Hoje com a internet é muito fácil os fraudadores terem acesso aos consumidores”, explica. Segundo informações da Associação Brasileira das Empresas de Cartões de Crédito e Serviços, 85% das compras feitas com cartões no Brasil são por cartões com chip.

A vantagem da tecnologia é que o volume de cartões clonados no ambiente físico tem reduzido consideravelmente, já que as informações do chip não podem ser copiadas e essas transações exigem senha.

Conforme a organização, atualmente o envio de e-mails falsos é um dos principais artifícios usados pelos criminosos. Essas mensagens induzem o usuário a fornecer dados pessoais, incluindo o número, a data de validade e o código de segurança do cartão, que mais tarde são usados em transações fraudulentas.

Fonte: O Povo






Dengue atinge 69% das cidades do Ceará


Este ano, foram registrados 24.594 casos suspeitos de dengue no Ceará, segundo a Secretaria da Saúde do Estado (Sesa). Em comparação com o mesmo período de 2013, houve redução de 42% no número de ocorrências. Dos casos notificados em 2014, foram confirmados 7.706 em 21 diferentes Coordenadorias Regionais de Saúde (CRES), em 127 municípios. Ou seja, a dengue atingiu 69% das cidades. No boletim epidemiológico expedido pela Sesa na semana passada, tinham sido confirmados 6.705 casos.

Dos casos confirmados de dengue, a faixa etária de 20 a 29 anos predomina com 22,1% do total. Foram notificados 243 casos graves, com 49 mortes. Desses, foram confirmados 191 casos e 19 óbitos. Detectou-se dessa maneira um aumento de 13% dos casos graves confirmados comparados ao mesmo período de 2013. Houve redução de 56% nos óbitos em comparação ao mesmo período do ano anterior.

Entre os municípios, Araripe, Alto Santo, Arneiroz, Brejo Santo, Campo Sales, Icó , Jaguaribara, Lavras da Mangabeira, Nova Olinda, Pereiro, Parambu, Santana do Cariri, Tauá e Umari têm incidência acima de 300 por 100 mil habitantes.

O veterinário Neilson Rolim, supervisor do Núcleo de Controle de Doenças Transmitidas por Vetores, da Sesa, afirma que a diminuição dos resultados foi alcançada porque o Estado se antecipou à doença. “Fizemos uma avaliação do gerenciamento. No minuto em que a informação chegava ao laboratório, a saúde pública era informada”. Com isso, segundo Rolim, foi possível distribuir melhor a passagem dos carros com fumacê pela Capital, priorizando as áreas com maior número de casos.

O supervisor destaca o caso da cidade de Jaguaribara, em que os casos dobraram em dois dias.

Fonte: UOL






Lei da Ficha limpa terá aplicação plena, diz procurador-geral


O Ministério Público Eleitoral (MPE) já impugnou 1.850 registros de candidaturas às eleições em todo o país. De acordo com balanço parcial divulgado hoje (18), cerca de 20% delas (367) foram com base na Lei da Ficha Limpa, que impede a candidatura de condenados em segunda instância pela Justiça. O número de impugnações deve aumentar até o levantamento final, previsto para o fim deste mês.

O procurador-geral Eleitoral, Rodrigo Janot, considerou alto o número de impugnações com base na Lei da Ficha Limpa e disse que vai defender a aplicação da norma na íntegra para evitar brechas. “Nós vamos ter uma atuação bastante forte para que a Lei da Ficha Limpa se consolide em prol da democracia e em prol da sua aplicação. No que depender do Ministério Público Eleitoral, a lei terá aplicação plena e integral”, afirmou.

Os dados se referem à análise de 20 mil candidaturas, feita por 26 procuradorias regionais e pelo Distrito Federal. Faltam ainda as informações de São Paulo, estado com o maior número de candidaturas.

Após o fim do prazo para registro na Justiça Eleitoral, no dia 5 de julho, as procuradorias eleitorais tiveram cinco dias para impugnar as candidaturas que apresentaram irregularidades. Em outubro, cerca de 30 mil candidatos devem concorrer aos cargos de deputado estadual e federal, senador, governador e presidente da República.

A entrega do registro não garante a participação do político nas eleições. Após parecer do MPE, os pedidos são julgados por um juiz eleitoral, que verifica se as formalidades foram cumpridas.

Para estar apto a concorrer às eleições de outubro e ter o registro deferido pela Justiça Eleitoral, os candidatos devem apresentar declaração de bens, certidões criminais emitidas pela Justiça, certidão de quitação eleitoral que comprove inexistência de débito de multas aplicadas de forma definitiva, entre outros documentos, como previsto na Lei das Eleições (Lei 9.504/97).

O primeiro turno do pleito deste ano será em 5 de outubro. O segundo será realizado no dia 26, nos casos de eleições para governador ou à Presidência da República em que o primeiro colocado não obter 51% dos votos válidos, excluídos os brancos e nulos.

* Com informações da Agência Brasil


Fonte: Ceará News 


INDIVIDUO AGRIDE OUTRO COM MACHADO NA PRAÇA DA MATRIZ DE LIMOEIRO


Nesse dia18/07/2014(sexta-feira), por volta das 23hs30 ligou para esta central da Policia uma pessoa  para informar que na Praça da Matriz, especificamente no Trailer Casa de sucos e Lanches, o indivíduo de iniciais N N L, estava de posse de um machado e o agrediu, sendo que a vítima, em luta corporal, conseguiu tomar a arma e acionar o policiamento. Tão logo se tomou conhecimento a viatura RD 2700 composta pelo polciais , deslocou ao local indicado, onde conduziram a vítima e o acusado à Delegacia Regional de Russas/CE para serem adotadas as medidas cabíveis.
fonte Plantão Policial de Limoeiro.



Acidente com vitima fatal na CE 356 em Russas





Por volta das 11h30min de hoje sábado, 19 de julho de 2014, na CE 356 próximo ao posto Araibu foi vitima fatal de acidente o Senhor Francisco Pereira da Costa de 62 anos residente na Rua Monte Carlos no Bairro Vazea Alegre. O mesmo estava pilotando a sua moto tipo Chinerai de cor vermelha e ao tentar entrar na CE foi colidido pelo Taxi de placas NHO 0504 de Russas. A vitima foi socorrido pela equipe do SAMU para o hospital de Russas aonde veio a óbito logo em seguida. A equipe do Demutran compareceu ao local e adotaram todas as providencias.


A vitima teve fraturas expostas no braço direito e também na perna esquerda. Apesar de dado entrada ainda consciente acabou não resistindo e veio a falecer.







Redação Erica Samia
Imagens Erivando Lima
Diretora de Imagens Irleide Fama



Foi confirmado o primeiro caso de febre chikungunya no Ceará.



Secretaria de Saúde do Ceará (Sesa) divulgou, nesta quinta-feira (17), que um jovem de 25 anos apresentou a doença no município de Brejo Santo, a 510 quilômetros de Fortaleza.
O paciente morava em Pernambuco e viajou em junho deste ano para a República Dominicana, retornando ao Brasil em 1º de julho. No mesmo dia viajou de ônibus para Brejo Santo, para visitar familiares. No dia seguinte apareceram os sintomas da doença, que são semelhantes ao da dengue.
saiba mais
Diminuem os casos, mas crescem as mortes por dengue no Ceará em 2013
Copa 2014: especialista aponta risco de alto índice de dengue
Já no dia 3 de junho, o médico que atendeu o paciente suspeitou de chikungunya e determinou o isolamento por dez dias, para evitar a transmissão autóctone. O paciente já se recuperou e, na última quarta-feira (16), retornou ao Recife.
No Brasil há registro somente de casos importados. Até o dia 8 de julho, foram registrados um total de 20 casos.
Doença
A febre chikungunya é uma doença causada pelo vírus CHIKV, transmitido pelos mosquitos Aedes aegypti, o mesmo da dengue, e Aedes albopicus. É caracterizada por febre de início súbito e dor articular intensa. A maioria dos pacientes melhora depois de sete a dez dias.
A doença tem transmissão autóctone na África, Ásia e, a partir do final de 2013, em países do Caribe, como a República Dominicana, e, ainda, Haiti, Guiana, Guiana Francesa e Porto Rico.
Sintomas
Os sintomas da febre chikungunya e os da dengue são semelhantes. Febre alta, dor de cabeça, dor muscular, erupção na pele e conjuntivite. Mas o sintoma mais característico da doença é a forte dor nas articulações, que, de tão forte, chega a impedir os movimentos e pode perdurar por meses depois que a febre vai embora.
Fonte: Tribuna do Ceará

Lula diz que foi o presidente que mais combateu a corrupção



Durante ato público, nesta sexta-feira (8), em São Paulo, o ex-presidente Lula destacou que no Brasil, ele foi o governante que mais combateu a corrupção no país.

Após elencar as medidas de combate a corrupção que seu governo implementou, como contratações de policiais federais e investimento em inteligência, Lula ainda declarou que no governo dele a única forma de a pessoa não ser denunciada era ser honesta. 

O ex-metalúrgico também conclamou os petistas a andarem de cabeça erguida e defenderem o partido.  Ao comentar a Copa do Mundo, Lula afirmou que 93% dos brasileiros gostaram da competição de futebol.

Ceará News



Eunício, Tasso e Roberto percorrem o Ceará de Norte a Sul



Eunício 15, Tasso 456 e Roberto Pessoa, candidatos da Coligação “Ceará de Todos”, vão percorrer o Ceará de Norte a Sul neste sábado, 19. No Cariri, a agenda acontece em Juazeiro do Norte, às 16 horas. Será um encontro com os médicos e profissionais da Saúde da Região para ouvir da categoria suas demandas e debater propostas para a área.
 
Em seu Plano de Governo, Eunício propõe: a valorização dos profissionais, adequação da rede de hospitais do Interior à realidade local, aperfeiçoamento da gestão em saúde pública, além do estabelecimento de programas de diagnóstico precoce de doenças, reduzindo filas e tempo de espera para atendimento nos hospitais, entre outras.
 
Ainda no sábado, a caravana de Eunício segue para Camocim, Região Norte, e reunirá lideranças políticas, prefeitos, vice-prefeitos e vereadores daquela Região. Eunício percorrerá as principais ruas da cidade, ouvindo a população na busca por um Governo pautado no diálogo e na participação popular. A caminhada acontece a partir das 20 horas.

* Com informações da coligação “Ceará de Todos”




Em Família termina irrelevante, com tédio e pior ibope da história

Não se podia esperar nada muito empolgante do último capítulo de uma novela marcada pela falta de relevância. Ao longo de seis meses, Em Família não deslanchou e foram raros os momentos que despertaram algum interesse no telespectador. No máximo, o que provocou foi bocejos em quem estava diante da televisão.
O derradeiro capítulo foi, assim, a síntese da novela: um tédio sem acontecimentos nem grandes revelações. A deixa de que não teríamos nada novo  já tinha sido dada no penúltimo capítulo, quando André (Bruno Gissoni) terminava montando um quebra-cabeça para descobrir sua mãe biológica e o autor gastou um bloco inteiro para revelar que era a perua Branca (Angela Vieira). Nada, porém, que a imprensa já não tivesse noticiado à exaustão.

E o que dizer das circunstâncias da morte de Gorete (Carol Macedo), logo no início da terceira fase? Não foram explicadas e o público ficou sem saber se Juliana (Vanessa Gerbelli) a matou ou não. Manoel Carlos instalou a dúvida e não explicou. Se Juliana não tinha nada a ver com a morte da empregada, por que ficava tão mexida quando o médico que testemunhara os últimos momentos da garota a cercava? Palhaçada.

Até mesmo os diálogos, tão bem elaborados pelo autor, parecem ter perdido o prumo. A cena de Juliana com Iolanda (Magdale Alves) foi de uma trivialidade sem fim, completamente inapropriada para um último capítulo.

Teve também o clichê do casamento _ainda que desta vez a felicidade dos noivos tenha dado lugar à tragédia. A cena que poderia ser a mais impactante da noite, a morte de Laerte (Gabriel Braga Nunes), foi muito mal dirigida. Do alto, vimos o morto caído e o desespero da noiva foi abafado pelo som dos trovões. Só no bloco seguinte ela teve continuidade.

Na contramão de todos, Vivianne Pasmanter foi a única que roubou a cena, tanto quando Shirley se jogou no chão, sozinha, tendo por companhia sua cobra Serafina, quanto quando chegou de luto na igreja. É de se lamentar que a personagem tenha passado a novela inteira implorando pelo amor de Laerte. Merecia um final um pouco mais alegre, até mesmo em retribuição pelas sacadas irônicas que teve durante meses de marasmo.

E como desgraça pouca é bobagem, a tosqueira da Fênix animada ainda teve tempo de voltar. Sem exagero nenhum, o melhor momento do último capítulo de Em Família foi o intervalo, quando Paulo Betti, na chamada de elenco de Império, manda um beijinho no ombro. Certamente foi pra novela que se encerrou.

Audiência
Em Família terminou com a pior audiência de uma final de novela da Globo em todos os tempos: 34,8 pontos, segundo dados preliminares do Ibope na Grande São Paulo. Ficou atrás da antecesora Amor à Vida (48) e Salve Jorge (46), dona do recorde negativo anterior. No confronto, o SBT marcou 5,3 e a Record, 3,8.

Fonte: Notícias da TV


Câmara aprova projeto que permite parcelamento de multas


A Comissão de Constituição e Justiça da Câmara dos Deputados aprovou na última quarta-feira (16) um projeto de lei que possibilita parcelar o pagamento de uma multa de trânsito e acaba com a obrigação do motorista ter de pagar a multa antes de entrar com um recurso contra a penalidade. O texto segue agora para análise do Senado.

Segundo a proposta, o motorista que deixar de pagar uma das parcelas terá o benefício cancelado e deverá quitar a multa de uma única vez. Em caso de pagamento à vista, o motorista obtém um desconto de 20%, como já é feito atualmente, se pagar até a data do vencimento expressa na notificação.

Caso o motorista pague a multa, entre com recurso e obtenha uma decisão favorável, o valor deverá ser devolvido integralmente, de acordo com as regras do Conselho Nacional de Trânsito (Contran).

Para o autor da proposta, deputado Wellington Fagundes (PR-MT), os altos valores das multas de trânsito representa ´um grande sacrifício para a maioria dos condutores brasileiros autuados´. De acordo com ele, o parcelamento facilitará a renovação do licenciamento dos veículos infratores.

´Consequentemente, muitos motoristas não ficarão sem poder utilizar o seu instrumento de trabalho e meio de vida, e o desemprego será evitado´, justificou o deputado no texto do projeto.


Fonte: Folhapress




Menino de 9 anos atende pedido de mortos e se casa com mulher de 62

Um menino de 9 anos atendeu o pedido de antepassados mortos, casou-se com uma mulher de 62 anos e tornou-se o noivo mais jovem do mundo. Saneie Masilela uniu-se a Helen Shabangu, que já é mãe de cinco filhos, com idades entre 28 e 38 anos. Eles celebraram seus votos na frente de cem convidados em Ximhungwe, na África do Sul.
A cerimônia aconteceu na frente daquele que é marido há mais tempo de Helen: Alfred Shabangu, 66. Ao jornal britânico "Mirror", Shabangu disse que não vê problema na união, e nem ele nem seus filhos se importam com opiniões contrárias ao relacionamento.
O casamento faz parte de um ritual em que se respeita o desejo de antepassados mortos de Saneie, que lhe pediram que se casasse no ano passado. "Escolhi a Helen porque eu a amo. Apesar de nós não vivermos juntos o tempo todo, nós nos encontramos no lixão onde minha mãe trabalha", contou o garoto. "Quando eu crescer, casarei com uma mulher da minha idade". A família do menino --o mais novo entre cinco filhos-- pagou 500 euros à noiva e outros 1.000 euros pela cerimônia.
Helen, que trabalha com reciclagem, diz que o casamento é apenas para agradar os ancestrais. "Sanele vai crescer normalmente e, um dia, terá sua própria família e se casar. Toda essa cerimônia é para deixar os antepassados felizes".
Para a mãe do menino, de 47 anos, caso ele não tivesse atendido o pedido dos ancestrais, algo ruim poderia ter acontecido à família.
Fonte: UOL Tabloide




Polícias registram 24 acidentes nas rodovias que cortam o Ceará

As polícias Rodoviária Federal (PRF) e Estadual (PRE) contabilizaram 24 acidentes, nas últimas 24 horas, nas estradas que cortam o Ceará. De acordo com o balanço, uma pessoa veio a óbito e sete ficaram feridas.

Um homem de 29 anos, identificado como Bruno Tavares Arruda, faleceu vítima de um acidente de carro no km 11,8 da BR-116, em Fortaleza. Segundo a PRF, a colisão ocorreu às 19h50 da última sexta-feira (18).

Além dos acidentes, a PRE informou que um condutor foi preso por portar carteira de habilitação falsa e outro por estar em uma moto roubada. Já a PRF reteve cinco veículos e três pessoas ficaram detidas, sendo uma por adulteração de chassi, outra por ter mandado de prisão em aberto e a última por adulterar documento.

Fonte: Diário do Nordeste




Faxineira larga filhos para morar com ex-preso em ponto de ônibus no DF


Os mesmos versos que introduzem à história de amor de “Eduardo e Mônica”, questionando haver razão “nas coisas feitas pelo coração”, poderiam anunciar o entrelace improvável de um casal que atualmente mora em uma parada de ônibus na DF-140. Mas a reação inicial à união causa algum espanto: Maria [nome fictício], de 45 anos, largou os seis filhos para viver com o ex-presidiário João [também fictício], de 50, que diz ter passado 26 anos na cadeia por ter matado 15 pessoas.
Sempre me chamavam para resolver as coisas. Eu dizia que daríamos um jeito, que não podiam prejudicar pai de família. Apesar de o meu pai ser policial, eu não confiava nesse povo.”
João, ex-presidiário
Os dois decidiram se mudar para o local, próximo ao Complexo Penitenciário da Papuda, há pouco mais de um mês. O homem foi posto em liberdade no final do ano passado e escolheu morar na rua para “não incomodar” familiares e amigos. Eles improvisaram uma barraca e sobrevivem com a ajuda de doações de quem passa pela região – inclusive de agentes da cadeia. A Secretaria de Segurança Pública informou ao G1 que João cumpriu pena por oito roubos qualificados.
Maria, que conheceu o companheiro há cinco anos, em uma confraternização ocorrida durante saidão, diz ter certeza da decisão tomada. Na época, a mulher já estava separada e trabalhava como faxineira em um bar. Os filhos, que hoje têm entre 16 e 22 anos, moravam com ela.
“Esse homem foi melhor do que ganhar na MegaSena. Ele me dá tudo o que eu preciso, é só o ouro. Tem muita paixão, muito amor entre a gente. Eu o conheci e me apaixonei assim”, disse. “Eu não gosto que critiquem minha decisão. Meus filhos já não eram mais pequenos e hoje moram com a irmã mais velha. É um problema só meu.”
Natural de uma cidade do interior da Paraíba, João conta se dar bem com os enteados. Ele diz ser filho de um policial civil aposentado e afirma que praticou o primeiro crime quando ainda era menor de idade, depois de ouvir que a filha do vizinho havia sido estuprada. O ex-presidiário garante que matou 15 homens – e em todas as ocasiões usando um facão – com a intenção de fazer justiça e que nunca se aproveitou do crime para levar vantagem pessoal.
Entre as situações que o impulsionaram a isso estariam roubos a conhecidos e a morte do primogênito, entre 17 filhos, por engano. “Ele tinha 16 anos. Foi em 1989. Era a minha vida. Aquilo mexeu comigo”, declarou. “Meus colegas sempre me chamavam para resolver as coisas. Eu dizia que daríamos um jeito, que não podiam prejudicar pai de família. Apesar de o meu pai ser policial, eu não confiava nesse povo.”
João diz que aproveitou o tempo preso para terminar o ensino fundamental e participar de oficinas, como de pintura, serralheria, jardinagem e panificação. Além disso, adotou a religião evangélica e lembra que chegou a fazer pregações para os colegas de cela.
“Quando a pessoa não conhece as coisas de Deus fica cega. Eu achava que estava fazendo justiça, mas estava fazendo mal a mim mesmo. Eu nunca usei drogas. Vez ou outra tomo cachaça, mas é só. Eu acho que as pessoas só não mudam quando não querem. Eu aprendi e quero recomeçar”, afirma.
O ex-presidiário diz que levou currículo a empresas de ônibus e que tem feito bicos para se manter – catando material reciclado ou vendendo “besteiras” dentro do ônibus. Ele garante que aprendeu com tudo o que passou e que não pretende voltar à prisão.
Quando a pessoa não conhece as coisas de Deus, fica cega. Eu achava que estava fazendo justiça, mas estava fazendo mal a mim mesmo. Eu nunca usei drogas. Vez ou outra tomo cachaça, mas é só. Eu acho que as pessoas só não mudam quando não querem. Eu aprendi e quero recomeçar.”
João, ex-presidiário
“Quero fazer o máximo para evitar cometer crime de novo, mas Deus o livre uma pessoa fizer mal a ela [Maria]. Não tenho mais intenção de matar, vou me controlar, é claro. Melhor é fica solto, em liberdade. A cadeia é muito ruim. Você vê gente morrendo, comida péssima, é desrespeitado, te ignoram quando você está doente. Eu me sentia mal quando meus filhos iam me visitar. A pessoa esta lá para se recuperar, mas como fazer isso sendo maltratada? Você se revolta mais”, declarou.
João conta que não aceitou a ajuda dos pais e dos familiares também como parte desta aprendizagem. Segundo o ex-detento, a família pensa que ele está viajando e nem imagina que ele dorme na rua. Até com os filhos o contato ficou restrito. “Se nada der certo, vou com minha mulher para a Paraíba, até a pé. Mas dos outros não dependo”, concluiu.
Moradores de rua
Dados da Secretaria de Desenvolvimento Social e Transferência de Renda apontam que o DF tem mais de 2,5 mil moradores de rua. A pasta conta com 28 equipes que visitam essas pessoas e oferecem vagas em casas de abrigo. Segundo o governo, no entanto, nem todas aceitam.
João e Maria, por exemplo, receberam assistentes sociais em três ocasiões, mas não quiseram deixar a parada de ônibus da DF-140. Nos abrigos, eles teriam acesso a acompanhamento psicológico e social e poderiam retirar documentos pessoais de graça, além de ganhar orientações para voltar ao mercado de trabalho. O tempo de permanência nestas casas é de no máximo 90 dias.
FONTE G1


SINE/IDT de Russas informa que dispõe de vagas de emprego nas seguintes ocupações:


PROMOTOR DE VENDAS
VENDEDOR DE CONSORCIO
VENDEDOR/ENTREGADOR
GARÇOM
TECNICO DE ENFERMAGEM DO TRABALHO
VENDEDOR PRACISTA
OPERADOR DE CAIXA
AUXILIAR DE PRODUÇÃO (COM EXPERIÊNCIA EM CERÂMICA) TRABALHAR INDUSTRIA DE CIMENTO
AUXILIAR DE CREDITO
ALIMENTADOR DE LINHA DE PRODUÇÃO
CONFECCIONADOR DE CALÇADOS (JOVEM APRENDIZ NA EMPRESA DAKOTA)
EMPREGADA DOMESTICA
CONSULTOR DE VENDAS

GAROTO RUSSANOS FORAM CAMPEÕES NA COLOMBIA


Os Alunos de Informática Marcus Vinicius Araújo e Thiago Oliveira, juntamente como o professor Rogerius Calazans da Escola Profissionalizante Professor Walquer Cavalcante Maia, que após desenvolver o projeto TECNTEEN: a criação de jogos como auxilio da pratica e aprendizagem educacional.  Disputaram o premio regional na CREDE 10, o Estadual em Fortaleza e na Colômbia ganharam nessa sexta (dia 18) o prêmio de melhor da América Latina. Após terem conseguido o primeiro lugar em todas as etapas eles seguem para Bélgica para apresentar o trabalho na Feira Mundial.






ERIVANDO LIMA
DIRETORA DE IMAGENS IRLEIDE FAMA
REDATORA ERICA SAMIA