-->

quinta-feira, 25 de agosto de 2016

Homem é assassinado a tiros no interior de um bar em Russas



Homicídio é registrado na noite desta quinta-feira (25), nas proximidades da CHESF em Russas.

O crime ocorreu no interior de um bar, denominado como 'bar do Souza', localizado no bairro Aeroporto, por volta das 21h00. De acordo com informações de populares, a vítima, Carlos Alberto Xavier, conhecido por 'Carlão da 25', 44 anos, encontrava-se no interior do estabelecimento, quando indivíduo(s) teria(m) estacionado em uma moto Bros, seguido em direção a vítima e efetuado diversos disparos de arma de fogo calibre .40, no tórax e na face da vítima que veio a óbito de imediato no local. Em seguida os quais evadiram-se, tomando rumo da localidade de Sitio Canto, zona Rural de Russas/CE.

Este é o terceiro homicídio registrado na cidade na mesma semana. Na noite de ontem, quarta-feira (24), o jovem Lucas de Lima Santos de 21 anos foi assassinado a tiros enquanto trafegava de moto pelo bairro de Fátima. Na última segunda-feira (22), Eronildo de Amorim Pontes, 31 anos, foi assassinado a pedradas enquanto participava de uma bebedeira com amigos.

Com este crime, já sobe para 52 o numero de mortes violentas no município de Russas, que teve divulgada na manhã desta quinta a 32ª colocação no mapa das cidades mais violentas do País.

Tio mata sobrinho com facada no pescoço em Lavras da Mangabeira-CE


Homicídio a faca foi registrado no distrito de Quitaiús, zona rural do município de Lavras da Mangabeira, nesta quarta-feira, 24, por volta das 15h. De acordo com informações do 10º Batalhão de Polícia Militar, o crime ocorreu no sítio Cupim. Cícero Pessoa Batista, 36 anos, agricultor, viúvo, foi morto pelo próprio tio, José Francisco da Silva, conhecido por ‘Zé de Cícero‘, 54 anos, agricultor.

Segundo testemunhas, o acusado lesionou a vítima com uma perfuração a faca no pescoço que morreu no local. Policiais apreenderam uma faca peixeira, sete polegadas, que estava na cintura da vítima. O acusado fugiu com a arma do crime em uma motocicleta.

A vítima estava bebendo no Bar do Arimateia, quando o acusado chegou a local. O dono do estabelecimento disse que não houve nenhuma discussão e que já viu o corpo da vítima no chão. Diligências foram realizadas, mas o acusado não foi localizado. O corpo da vítima foi encaminhado pelo Rabecão para o IML de Juazeiro do Norte.

Diário do Nordeste

Policial militar e dois suspeitos de roubo ficam feridos em tiroteio na Capital


Um policial militar e dois suspeitos de um roubo ficaram feridos durante um tiroteio, no cruzamento das ruas Rua São Paulo com São Francisco, no bairro Jardim Jatobá, na tarde desta quinta-feira (25). Conforme a Polícia, uma patrulha do 17ºBPM (Conjunto Ceará) foi acionada para checar uma denúncia de assalto a um frigorífico, mas ao chegar no local encontrou os criminosos  e houve a troca de tiros. 

De acordo com o coronel Francisco Souto, comandante do Policiamento da Capital (CPC), os policiais foram recebidos a bala e revidaram. “Os bandidos viram a aproximação da viatura e começaram a atirar. Os policiais reagiram e feriram duas pessoas”, explicou. 

Segundo o oficial, o subtenente Rodrigues, que comandava a patrulha, foi atingido na perna e sofreu uma lesão no fêmur. Ainda segundo Souto, o estado de saúde de um dos suspeitos é grave, mas o outro não corre risco de morte.  

Os três feridos foram encaminhados ao Instituto Doutor José Frota (IJF). O subtenente está sendo submetido a um procedimento cirúrgico para a correção da lesão na perna. O comandante do CPC disse que, como há informes de que outras pessoas agiram no assalto que  desencadeou o tiroteio, o policiamento da área foi intensificado e diligências estão sendo feitas. “Se existirem outros suspeitos nós iremos encontrá-los”, declarou. 

Diário do Nordeste

Russas ocupa a 32ª colocação no mapa das cidades mais violentas do País; Quixeré é a mais violenta do Vale


Dos 150 municípios brasileiros que registraram a maior taxa de homicídios por arma de fogo, 20 são cearenses, dos quais seis são do Vale do Jaguaribe. No levantamento, que inclui cidades com população superior a 10 mil habitantes, Russas, na região do baixo Jaguaribe, aparece em 32º lugar no ranking nacional de assassinatos e em oitavo dentre os municípios cearenses. A cidade mais violenta do Vale na lista é a cidade circunvizinha Quixeré, que figura em 12º lugar.

Os dados são referentes à média de crimes ocorridos entre 2012 e 2014 e levam em conta a proporção de homicídios para cada 100 mil habitantes. Os números constam no Mapa da Violência 2016: Homicídios por armas de fogo no Brasil, divulgado hoje, que disponibiliza as estatísticas nacionais mais recentes. O estudo revela que o Ceará é o segundo estado mais violento do País.

Em números absolutos, o Estado registrou 3.792 assassinatos por arma de fogo em 2014, ocupando a segunda colocação no ranking nacional liderado pela Bahia, com 4.441 casos. Considerando a proporção por número de habitantes, o Estado se mantém na mesma posição, com uma taxa de 42,9 mortes. A listagem é liderada por Alagoas, com índice de 56,1. Sergipe aparece em terceiro lugar, com 41,2 casos. No ano 2000, o Ceará ocupava a 19ª posição, com taxa de 9,4.

Em nota, a Secretaria da Segurança Pública Pública e Defesa Social (SSPDS) ressaltou que “os dados divulgados são antigos e não refletem os atuais índices estatísticos do Ceará”. E citou: “Em 2015, se comparado com 2014, o Estado registrou uma queda de 9,5% nos Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLIs), que englobam homicídios, lesões corporais seguidas de morte e latrocínios. Os sete primeiros meses de 2016 apresentaram redução de 12,2% nos casos de CVLIs, no Estado, se comparado com o mesmo período do ano passado”.

Mapa da Violência 2016
www.mapadaviolencia.org.br
www.flacso.org.br 

Da Redação

Paulo Santiago denunciou que servidores de Russas estão tendo seus veículos adesivados sem autorização


O vereador Paulo Roberto Mendonça de Santiago(PP) denunciou nesta terça-feira(23) o que ele classificou de abuso do poder politico, quando disse que alguns servidores públicos municipais tiveram seus veículos adesivados com propaganda politica, sem que tivessem permitido, e quando tomaram conhecimento foram advertidos que caso retirassem os adesivos poderiam ser prejudicados.

Paulo disse ter recebido um Áudio, gravado por um servidor que comprova o constrangimento a que estão sendo submetidos, quando na gravação um encarregado de setor diz ser determinação "superior" a fixação dos adesivos.

Paulo Santiago disse que estará ao lado daqueles servidores que quiserem denunciar o fato característico de " abuso do poder politico" o que fere a legislação eleitoral.

Outro ponto abordado foi que reuniões setoriais estão acontecendo, sendo obrigada a participação, inclusive é passada uma lista de presença, e tendo como agravante que até mesmo no horário de expediente tem servidores desempenhando atividades de campanha politica.   

Ouça o áudio clicando aqui

Falecomricardotorres.blogspot.com.br

Começa nesta sexta-feira a propaganda eleitoral no rádio em Russas


Após a audiência pública realizada, pelo Cartório Eleitoral da 9ª zona para lançar o Plano de Mídia das eleições deste ano, sortear a ordem de veiculação dos candidatos no guia eleitoral e definir as sobras das inserções, chegou a vez da Justiça Eleitoral anunciar o início oficial da propaganda política nas emissoras de rádios comerciais e comunitárias de Russas.

De acordo com o calendário eleitoral 2016, a propaganda eleitoral começará nesta sexta-feira (26) em todo o país. Mas para isso, as emissoras de rádios e de TVs deverão obedecer as novas regras que alteraram a legislação eleitoral (Lei das Eleições 9.504/97), ou seja, a Lei nº 13.165/2015, conhecida como Reforma Eleitoral 2015.

De acordo com as nova regras, no primeiro turno, as emissoras de rádio deverão transmitir a propaganda eleitoral de candidatos a prefeito, de segunda a sábado, nos seguintes horários: 7h às 7h10 e 12h às 12h10.

As inserções para vereador correspondem ao percentual de 40% de tempo, distribuídos da seguinte maneira: 1º bloco, com horário que vai das 5h às 11h ; 2º bloco, das 11h às 18h e 3º bloco, das 18h às 24h. Ao todo serão 70 minutos diários com 30 ou 60 segundos, sendo que candidatos a prefeitos terão direito a 60% do tempo das inserções, ou seja, 42min, enquanto vereadores a 40% do tempo, o que equivale a 28min.

A requerimento do Ministério Público, de partido, de coligação ou de candidato, a Justiça Eleitoral poderá determinar a suspensão, por 24 horas, da programação normal da emissora que deixar de cumprir as disposições da resolução do TSE.

Em Russas a emissora geradora do sinal será a Som Zoom Sat, e ficou assim a divisão do tempo bem como a ordem de abertura da propaganda eleitoral:

Coligação Pra frente Russas.(Weber e Magela) com tempo de 4 min 47 seg.

Coligação Russas cidade de todos. (Raimundinho e Guida)com tempo de 4 min 47 seg.

Rede 26 seg.(Júnior e Ednir)

A ordem se refere apenas ao primeiro dia, e será alternada no decorrer do período.  

Falecomricardotorres.blogspot.com.br

Mulher tenta suicídio ingerindo medicamentos e veneno em Aracati


Uma mulher de 41 anos tentou suicídio na noite desta quarta-feira (24), na rua Duque de Caxias, Aracati-CE.

Segundo informações dos familiares, a vítima Maria Anizete Santos da Silva teria ingerido diversos comprimidos. O filho da mesma, por volta das 21h50, acionou os socorristas, mas a viatura do resgate estava realizando uma escolta para Fortaleza, a senhora foi socorrida então por uma viatura da Policia até o hospital local. A médica que cuidou do caso informou que a mulher teria ingerido veneno.

A família não informou o que motivou Maria Anizete a tentar suicídio.

Com Informações do 1ºBPM

Russas: Homens armados arrombam lanchonete, amarram proprietário e roubam R$ 800 reais em dinheiro


Uma lanchonete estabelecida na BR-116, KM 147, em Russas, foi assaltada na noite dessa quarta-feira (24). Segundo o proprietário, dois homens armados de espingarda e revólver teriam arrombado a porta dos fundos da lanchonete, anunciado o assalto, e rendido e amarrando a vítima. Na ação, os bandidos levaram um aparelho DVD, um Playstation II, um aparelho celular Motorola e a quantia de R$ 800,00. Em determinado momento a vítima conseguiu se livrar das amarras e fugir, acionando a Polícia para a ocorrência. 

De posse do dinheiro e dos equipamentos, os meliantes fugiram tomando rumo ignorado. A PM compareceu ao local e estão realizando diligencias, no intuito de localizar e prender os indivíduos.

Com Informações do 1ºBPM