-->

terça-feira, 29 de dezembro de 2015

Agente penitenciário diz que foi agredido por modelo antes de assassiná-lo na saída de uma festa rave

"Fui agredido. Levei um soco e a adrenalina subiu”. Estas foram as palavras que o agente penitenciário  Renilson Garcia Araújo Lima, 27 anos, pronunciou ao confessar na Divisão de Homicídios e Proteção à Pessoas (DHPP), ter assassinado o modelo, promotor de eventos e esportista  Jhonny Moura de Melo, 22.  O crime ocorreu durante uma festa rave, na madrugada de domingo último, em Fortaleza.

O agente penitenciário, que foi detido na madrugada de hoje em sua residência, no bairro Antônio Bezerra (zona Oeste de Fortaleza), contou que cometeu o crime  após se envolver em uma briga com o modelo no interior do buffet “La Maison”, no bairro Dunas (zona Leste da Capital).  A Polícia, no entanto, acredita em um crime premeditado, já que o assassino atacou a vítima do lado de fora da casa de eventos, no momento em que o modelo estava no carro da namorada e ia embora dali.  

A Polícia apreendeu na casa do agente prisional uma pistola de calibre Ponto 40 que teria sido utilizada no assassinato. A arma e a munição encontrada nela está na DHPP mas será encaminhada, nas próximas horas, à  Perícia Forense do Ceará (Pefoce), onde vê passar  por  análises de balística na Coordenadoria de Criminalística (CC).

Já o agente, que tem 27 anos de idade, que  cumpria estágio probatório e era lotado no Presídio do Carrapicho, em Caucaia, foi autuado em flagrante delito, mas a Polícia deverá requisitar da Justiça a decretação de sua prisão preventiva.  Ainda não está fechada a questão de que apenas o agente participou do assassinato. Pelo menos, mais um suspeito está sendo investigado.
Outro suspeito

“Quem recebeu o soco no rosto não foi quem atirou na vítima”, disse a delegada Socorro Portela, diretora da DHPP e responsável pelas investigações.  Diante disso, abre-se a hipótese de que o agente pode ter sido “convidado” por alguém para matar o modelo após a briga no buffet, que só acabou com a intervenção dos seguranças.

Além da pistola e da munição, a equipe da DHPP apreendeu documentos do suspeito, entre eles, sua carteira funcional como agente penitenciário da Secretaria da Justiça e da Cidadania (Sejus). 

Blog do Fernando Ribeiro

Primeira-mão: agente penitenciário é preso como suspeito da morte de modelo no buffet

Já está preso na sede da Divisão de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) o principal suspeito de envolvimento na morte do  modelo, promotor de eventos  e desportista Jhonny Moura Melo, 22 anos, assassinado com um tiro na cabeça após se envolver em uma briga numa festa rave  no buffet "La Maison", no bairro Dunas, ena zona Leste de Fortaleza. Trata-se de um agente penitenciário em estágio probatório. Ele foi detido pela Polícia Civil na madrugada desta terça-feira (29), em sua residência, no bairro Antônio Bezerra, na zona Oeste da Capital. O crime aconteceu na madrugada de domingo (27).

Renilson Garcia Araújo, 27 anos, lotado no Presídio do Carrapicho, em Caucaia,na Região Metropolitana de Fortaleza (RMF), já teria confessado o crime. Ele foi conduzido à sede da DHPP ainda na madrugada e de lá seguiu para a sede da Perícia Forense do Estado do Ceará (Pefoce), onde foi submetido a exames de corpo de delito e residuográfico.

Segundo informações extra-oficiais, o agente penitenciário está em estágio probatório,  e, portanto, confirmada sua participação no assassinato, deverá ser excluído dos quadros da Secretaria Estadual de Justiça e da Cidadania (Sejus).

Com a prisão do suposto atirador, a Polícia agora tenta identificar o segundo envolvido no assassinato, isto é, o jovem que travou uma luta corporal com o modelo no interior do buffet “La Maison”, local onde ocorria uma festa rave na madrugada de domingo.
Ciúmes e briga

O crime de morte teria se originado de uma confusão ocorrida na festa, quando o suposto mandante do crime teria assediado a namorada do modelo, gerando uma luta corporal que só acabou com a intervenção dos seguranças do buffet.

Depois disso, já no fim da festa, no momento em que Jhonny, sua namorada e uma amiga iam embora, o atirador apareceu e disparou um tiro na cabeça do rapaz quando ele estava no banco de carona do automóvel.

A Polícia ainda faz análise de imagens captadas por câmeras no local para obter mais detalhes de como tudo ocorreu. À frente das investigações está a diretora da DHPP, delegada Socorro Portela.  Ainda nesta terça-feira, ela deverá se pronunciar à Imprensa  local sobre a prisão do suspeito e o rumo da apuração. 

Blog do Fernando Ribeiro

Ceará e Fortaleza conhecem as datas de suas estreias no Campeonato Cearense de 2016


Na tarde desta segunda-feira, 28, a diretoria de competições da Federação Cearense de Futebol (FCF) divulgou a tabela atualizada da Série A do Estadual 2016, confirmando datas e horários das partidas da competição. 

A 1ª rodada terá três jogos no domingo, dia 17 de janeiro, às 16h: Maranguape x Icasa, Quixadá x Guarany de Sobral e Guarani de Juazeiro x Tiradentes. Na quarta-feira, dia 20, ás 20h20min, o Itapipoca recebe o Uniclinic.

Ceará e Fortaleza estreiam no Cearense apenas na 2ª rodada, em dias diferentes. O Tricolor faz o seu primeiro jogo em casa, contra o Itapipoca, no dia 23 de janeiro (sábado), às 16h. Já o Alvinegro estreia contra o Guarany de Sobral, fora de casa, em duelo confirmado para o dia 24 de janeiro, um domingo, às 16h. 

Os locais da partida ainda não foram divulgados pela Federação, que ainda aguarda a regularização de todas as praças esportivas indicadas pelas equipes para confirmar o palco das partidas. 

Na 3ª rodada do Estadual, Ceará e Fortaleza jogam no mesmo dia, mas em horários diferentes. Enquanto o Vovô entra em campo contra o Guarani de Juazeiro as 19h do dia 27 de janeiro (quarta-feira), o Leão só joga as 21h, fora de casa, contra o Icasa. 

A fase classificatória segue até o dia 28 de fevereiro. Os times classificados para a segunda fase começam a se enfrentar a partir do dia 6 de março, mesma data em que começam os duelos do Quadrangular de Descenso, enquanto os quatro últimos colocados da primeira fase. As finais do Estadual estão marcadas para os dias 4 e 8 de maio de 2016. 

Esportes
O Povo Online

Frentista é assassinado em posto de combustível na Cidade dos Funcionários


O frentista Edmilson Alves de Paula Neto, 32 anos, foi morto a tiros na madrugada do último domingo, 27, em um posto de combustível no qual trabalhava, na Cidade dos Funcionários, no cruzamento da avenida Oliveira Paiva e rua Melo César.

De acordo com o titular do 13º Distrito Policial, delegado Elzo Moreira, Edmilson estava de folga e bebia na loja de conveniência do estabelecimento. 

Há informações de que o suspeito teria realizado uma compra na loja e, após uma discussão com o frentista, se deslocou até seu carro de onde retirou uma pistola .40 com a qual o matou, por volta das 2h. 

Edmilson foi atingido por pelo menos dois disparos, mas não há informações de quais regiões do corpo foram atingidas, embora uma imagem demonstre ferimento e grande quantidade de sangue na cabeça do homem. O suspeito fugiu.

Segundo o titular do 13º DP, a Polícia segue investigando o caso e já existe uma linha de investigação, mas que não será temporariamente divulgada, por precaução.

"Está muito incipiente. Estamos verificando as imagens das câmeras de segurança e vamos chamar os donos de todos veículos que chegaram ao local, um por um", explica.

Ainda conforme o delegado, o gerente do posto informou que a vítima tinha histórico de discussões. No entanto, o mesmo não possuía antecendentes criminais. 

O inquérito foi instaurado e a Polícia tem até 30 dias para elucidar o crime.

Denúncia

Moradores do entorno denunciaram ao O POVO Online que no estabelecimento onde ocorreu o crime são vendidas bebidas alcoólicas para menores de idade.

Ainda conforme os leitores, jovens vão ao local para beber e usar drogas, enquanto ouvem música alta, desde a madrugada até o amanhecer. O POVO Online tentou ouvir a versão de responsáveis pelo posto, mas as ligações não foram atendidas até a publicação desta matéria.  

O POVO Online

Adolescente é assassinado após sair do 8° DP, no bairro José Walter


Um adolescente de 16 anos, conhecido como “Goiaba”, foi morto após sair do 8° Distrito Policial (DP), no bairro José Walter. O crime ocorreu na tarde desta segunda-feira, 28, na avenida N, a cerca de 500 metros de distância da delegacia. De acordo com informações do tenente-coronel Gilvandro Oliveira, responsável pela Área Integrada de Segurança V, dois suspeitos em uma motocicleta atiraram contra o jovem, que era “jurado de morte”. O comandante não soube informar o nome da vítima.

O adolescente foi levado à delegacia por conduzir uma motocicleta. Após o comparecimento da mãe ao 8° DP, a vítima foi liberada. Na saída do local, “Goiaba” foi surpreendido por dois homens em uma motocicleta, em que um deles efetuou os disparos. A viatura da polícia ainda tentou perseguir os criminosos. “Foi uma coisa repentina”, disse o responsável pela AIS V.

Segundo Gilvandro, o assassinato possui uma ligação com o crime em que foi encontrado um pé dentro de um depósito de plástico na avenida Castelo de Castro, no bairro Jangurussu. No depósito em que o membro foi encontrado, havia um papel com inscrições. “Junto com o pé, tinha uma lista de pessoas que iam morrer. Nela, havia o nome dele” e continuou: “O elemento era acusado de participar de tráfico de drogas e homicídio na área do bairro Barroso”, contou.

A Polícia já possui suspeitos do crime e utilizará as filmagens das câmeras de segurança da rua para ajudar na identificação dos autores do crime. O inspetor responsável pelo 8° DP não soube informar o nome do adolescente morto, apelidado de "Goiaba".

O POVO Online

População interdita rodovia estadual em Santana do Cariri


Moradores do Sítio Moróró, na zona rural de Santana do Cariri, a 556km de Fortaleza, interditaram a rodovia estadual que separa o município de Nova Olinda na manhã desta segunda-feira, 28. 

Apesar de pacífico, o movimento levou moradores a atearem fogo em pneus. Eles reivindicam do governo do Estado a instalação de redutores de velocidade e melhor sinalização ao longo de toda a malha viária. 

Há menos de 15 dias, a população local realizou a primeira manifestação, semelhante à esta, na qual protestavam contra a frequência de acidentes na avenida Patativa do Assaré.  

De acordo com os manifestantes, acidentes de graves proporções são comuns na rodovia, por conta da ausência de uma lombada eletrônica e de sinalização na via. 

"Foi por isso que resolvemos nos reunir e fecharmos a estrada para clamar ao Detran [Departamento de Trânsito do Ceará] e ao próprio governador do Ceará, Camilo Santana, que se sensibilizem com a nossa situação. Do jeito que está, podemos perder a qualquer momento nossos filhos, esposas ou até mesmo pessoas idosas, principalmente as pessoas que residem próximo a margem da rodovia", reclama um dos moradores.

Ele enfatiza ainda que a instalação de uma lombada eletrônica foi solicitada há anos, mas o governo nunca deu uma resposta. "Se esse problema não for solucionado, prometemos voltar novamente e, desta vez, só sairemos da estrada quando tivermos uma solução definitiva. O que há aqui é muita revolta", ressalta o agricultor José Pereira da Silva. 

O POVO Online

Irmãos são levados de dentro de casa e assassinados brutalmente em Aracati


Nesta Segunda(29), por volta das 07h30min, a composição de serviço no destacamento de Cacimba Funda, foi informada de que havia dois corpos em uma estrada carroçável, as margens da BR- 304. Ao chegarem ao local, eles constataram o fato, sendo os corpos dos irmãos: RENE GOMES DE OLIVEIRA de 19 anos e RAILSON GOMES DE OLIVEIRA de 18 anos, ambos residentes no Assentamento Oziel Alves, Maísa-RN. De acordo com o pai das vítimas, por volta das 00h45min, quatro elementos teriam invadido a sua casa onde as vítimas residiam, dizendo serem da polícia e levaram os seus filhos. Ele não reconheceu ninguém e informou apenas terem saído em um carro preto. De acordo com a perícia, ambos apresentavam perfurações de calibre 12 na cabeça.  Informo ainda que RENE estava com uma pequena quantidade de maconha, que foi recolhida pela perícia. Os Policiais Militares permaneceram realizando o isolamento do local até a chegada da PEFOCE.

Com Informações do 1ºBPM

Furto de Shineray em Russas


Nesta Segunda(28), por volta das 08h30min, na Av. Cel. Araujo Lima s/nº, em frente à Loja Kananda, em Russas, foi vítima de furto Maria Ivanilda da Silva, 38 anos, natural de Russas, residente no bairro Catumbela, a mesma estacionou sua motoneta SHINERAY 50cc, cor preta, chassi nº LXYX6BL04F02660271, e quando retornou não encontrou a citada motoneta, a mesma havia sido furtada. Os PM do Ronda Quarteirão estão em diligencias no intuito de localizar a citada motoneta, bem como, prender o(s) larapio(s). 

Com Informações do 1°BPM

Funceme registra chuvas em 35 municípios do Ceará; População comemora chuva em Russas


Russas. Após semanas de calor, as chuvas da pré-estação chegaram com mais intensidade à Região Jaguaribana, durante toda a manhã de ontem. Segundo previsões da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), por toda a madrugada e início da manhã de hoje, haverá nebulosidade variável com possibilidade de pancadas em todo o Litoral Leste do Estado.
A Funceme registrou também, chuva em pelo menos 35 municípios. As precipitações se concentraram em uma faixa do litoral Norte do Estado. O maior registro pluviométrico ocorreu em Cascavel (47mm), seguido de Pacajus (26mm), Aquiraz (24mm), Ibiapina (23,5mm) e Meruoca (23mm). Há previsão de continuidade do quadro para os próximos três dias em todas as regiões do Estado.

As precipitações registradas ontem são referentes ao período das 19 horas do domingo, 27, às 7 horas da manhã da segunda-feira. No fim da tarde de ontem, o radar meteorológico da Funceme apontava chuva em faixa da região central estendendo-se de Crateús até o Vale do Jaguaribe, no entorno dos municípios de Tabuleiro do Norte e Russas. Esses dados, entretanto, somente vão aparecer na tábua pluviométrica de hoje.

Comemoração

Em Russas, no Vale do Jaguaribe, houve comemoração. Após semanas de calor, as precipitações apareceram para "refrescar o tempo", de acordo com a dona de casa Célia Silva. "Aproveitei pra juntar um pouco de água nuns baldes pra ajudar na luta da casa", conta ela. O município passa por racionamento desde meados de novembro. Segundo a Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece), o abastecimento da zona urbana deverá ser normalizado após a segunda quinzena do próximo mês de Janeiro. Apesar de ser considerado um fenômeno típico de pré-estação, desde ontem, que está ocorrendo uma novidade, segundo a Funceme, que é a presença da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT), que costuma atuar a partir de fevereiro. "No momento, verificamos dois sistemas atuando no Ceará, provocando chuvas, o Vórtice Ciclônico e a Zona de Convergência", explicou o meteorologista da Funceme, David Ferran. "Para os próximos dias, a expectativa é de mais pancada em todas as regiões do Estado".

David Ferran esclareceu que não é comum a presença da ZCIT, uma espécie de cinturão de nuvens que se forma próximo à Linha do Equador. "Observamos por imagens de satélite que as nuvens que formam a atual Zona de Convergência não são muito extensas e, por isso, o sistema pode se dispersar rapidamente", explicou.

O meteorologista da Funceme esclareceu que o El Niño, fenômeno de aquecimento das águas superficiais do Oceano Pacífico Equatorial, atinge o pico em dezembro, daí a sua denominação, que se relaciona com o período do Natal, de nascimento do Menino Jesus.

Os meteorologistas não sabem explicar o porquê da atuação nesses dias da ZCIT, mas para o sertanejo é uma alegria a chegada do inverno nesse período do ano. "É o anúncio de um uma boa quadra", disse o agricultor, Miguel Lima, na localidade de Peixe Gordo, zona rural de Tabuleiro do Norte.

Mais informações:

Funceme

Avenida Rui Barbosa, 1246, Aldeota

Telefone: (85) 3101.1088


Colaboradora Ellen Freitas
Diário do Nordeste