-->

quarta-feira, 18 de março de 2015

CEARÁ TERÁ 5 FERIADOS NOS PRÓXIMOS 45 DIAS; CONFIRA LISTA


Em curto intervalo de tempo, o Ceará terá grande quantidade de feriados caindo em dias úteis. Somente nos próximos 45 dias, serão cinco feriados (dois estaduais e três nacionais), motivo de lamentação dos lojistas na Capital.

Para começar, no próximo dia 19, é comemorado o dia de São José, padroeiro do Estado. Menos de uma semana depois, vem o dia símbolo da Abolição da Escravidão do Ceará (25/3), data considerada como feriado desde 2013. Na semana seguinte, ocorre o feriadão de Páscoa (3/4, 4/4 e 5/4). Depois, a data comemorativa será a de Tiradentes (21/4). Para completar, outro feriadão: 1º de maio, Dia do Trabalho, cai numa sexta-feira.

Lista completa dos feriados de 2015

O comércio cearense, entretanto, não está muito animado com as datas comemorativas. Para o presidente do Sindicato do Comércio Varejista e Lojista de Fortaleza (Sindilojas), Cid Alves, a proximidade dos feriados deve atrapalhar o desempenho do comércio no mês de março. “A expectativa é de que nesse mês nós vamos ter um rendimento completamente aquém ao registrado no mesmo período do ano passado”.

Veja lista dos próximos feriados e os dias da semana em que cairão:


Lista completa dos feriados de 2015

O comércio cearense, entretanto, não está muito animado com as datas comemorativas. Para o presidente do Sindicato do Comércio Varejista e Lojista de Fortaleza (Sindilojas), Cid Alves, a proximidade dos feriados deve atrapalhar o desempenho do comércio no mês de março. “A expectativa é de que nesse mês nós vamos ter um rendimento completamente aquém ao registrado no mesmo período do ano passado”.

Veja lista dos próximos feriados e os dias da semana em que cairão:

– 19 de março (quinta-feira): Dia de São José/Padroeiro do Ceará (feriado estadual)
– 25 de março (quarta-feira): Abolição da Escravidão do Ceará (feriado estadual)
– 3 de abril (sexta-feira): Sexta-feira da Paixão
– 21 de abril (terça-feira): Tiradentes
– 1º de maio (sexta-feira): Dia do Trabalhador


Fonte: Rádio Verdes Mares



Cid Gomes diz para deputados ‘oportunistas’ que ‘larguem o osso e saiam do governo’


BRASÍLIA - O ministro da Educação, Cid Gomes, enfrentou o plenário da Câmara e repetiu, diante de cerca de 300 parlamentares, que há achacadores entre os deputados, criando assim mais um embate entre o governo e o Congresso. No fim da sessão, após discutir com o deputado Sérgio Zveiter (PSD-RJ), o presidente da Câmara, Eduardo Cunha(PMDB-RJ), cortou o microfone do ministro, e disse que a Casa não poderia ser desrespeitada. Cid, então, deixou o plenário.

Cunha afirmou que a presidência da Câmara irá entrar com uma ação contra Cid Gomes. O peemedebista também afirmou que irá pedir a abertura de um processo contra o ministro em seu nome:

— Não vou admitir que alguém que seja representante do poder Executivo, agrida não só essa casa, como ainda volte aqui e reafirme as ofensas.

Antes, dirigindo-se ao presidente da Câmara, que na semana passado o qualificou de mal educado por conta das afirmações, o ministro da Educação disse:

— É melhor ser acusado de ser mal educado do que (ser acusado) de fazer achaque.

O líder do PMDB, Leonardo Picciani (RJ), pediu, da tribuna, que o governo demita o ministro.

Cid afirmou que não retirava o que havia afirmado durante uma visita à Universidade Federal do Pará (UFPA), de que na Câmara "tem uns 400 ou 300 deputados que quanto pior, melhor para eles. Eles querem que o governo esteja frágil porque é a forma de eles achacarem mais, tomarem mais, aproveitarem as emendas impositiva". No entanto, disse que publicamente ele não dizia isso, mas pensava desta maneira de forma particular.

PUBLICIDADE


— Quem falava ali não era o ministro, mas a pessoa física, que também tem grande respeito pelo Parlamento — disse Cid que, na sequência, atacou os parlamentares da base de apoio ao governo que, na visão dele, age dessa maneira.

— Isso não quer dizer que concordo com a postura de alguns, de vários desses, que mesmo estando no governo têm postura aqui de oportunismo. Partidos de situação têm o dever de ser situação. Ou larga o osso e saia do governo — provocou.

Cid até pediu desculpas, mas seus ataques posteriores, em tom elevado, inflamou o plenário. O presidente da Câmara, que havia lhe concedido 15 minutos a mais para falar, acabou por lhe cortar a palavra. E os líderes parlamentares se sucederam nos ataques.

Mendonça Filho (DEM-PE), por exemplo, lembrou que, em seu discurso, Cid poupou a oposição de suas críticas, dizendo que a esses deputados cabia criticar o governo, enquanto quem estava no governo devia apoiar.

— Como a oposição tem cerca de 100 membros, isso significa que os achacadores estão na base de governo — afirmou..

— Me perdoem, eu não tenho nenhum problema em pedir perdão para aqueles que não comportam desse jeito. Me desculpem, não foi minha intenção agredir ninguém — afirmou o ministro

Cid Gomes foi convocado para esclarecer a declaração que fez durante um evento em Belém. Ele chegou ao Plenário acompanhado de políticos do Ceará e colegas de partido, como o governador do estado, Camilo Santana (PT), e o prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio (PROS). Antes do início da sessão, o ministro cumprimentou deputados de outros partidos que já estavam na Casa.

O ministro convocado a prestar esclarecimentos depois de dizer, no início do mês, que há “uns 400 deputados, 300 deputados que quanto pior melhor para eles”, que querem o governo fragilizado para “achacarem mais”.

Ao assumir a presidência da sessão, Eduardo Cunha (PMDB-RJ) pediu para que quem não fosse deputado federal se retirasse do Plenário:

— Por favor, eu peço que quem for não for deputado federal, e não tiver credencial, que deixe o Plenário e se acomodem na galeria.

PUBLICIDADE


O pedido irritou políticos do Ceará que acompanhavam Cid Gomes:

— Isso é um absurdo, estão colocando os deputados estaduais do Ceará para fora do Plenário, quando forem lá, vamos colocar pra fora também - reclamou o deputado estadual Welington Landim (PROS).

O ex-governador do Ceará Ciro Gomes (Pros), irmão do ministro da Educação Cid Gomes, aconselhou que seu irmão mantenha a declaração polêmica. Em entrevista ao blog do Eliomar, hospedado no site do jornal “O Povo”, do Ceará, Ciro Gomes disse não se importar se a declaração vai piorar a relação do governo com o Congresso, e defende que seu irmão reafirme sua declaração.

Fonte: O globo





Tribunal de Justiça mantém afastado prefeito do município de Baturité

O Tribunal de Justiça do Ceará realizou sessão das câmaras criminais e julgou Agravo de Instrumento que inventava o retorno do prefeito afastado do município de Baturité, Bosco Saraiva, o 'Bosco Cigano'. 

Por unanimidade (5 votos a 0), os desembargadores decidiram pela manutenção da decisão da Desembargadora Adelineide Viana, que decretou afastamento por 180 dias, prorrogável por igual período, do prefeito investigado.

Enquanto isso, a Câmara dos Vereadores de Baturité instalou quatro CPIs (Comissão Parlamentar de Inquérito), porém, encontra muita dificuldades, pois o prefeito afastado cria subterfúgios para receber as notificações.

Com a intenção de ouví-lo nessa sexta-feira, a Câmara divulgou a intimação nas emissoras de rádio locais. 

Fontes: Ceará News



Após manifestações, Dilma Rousseff lança pacote contra corrupção


O pacote anticorrupção enviado pelo governo ao Congresso Nacional foi lançado oficialmente nesta quarta-feira (18) pela presidenta Dilma Rousseff e pelo Ministro da Justiça José Eduardo Cardozo. Em discurso realizado ainda nesta manhã, a presidente afirmou que as medidas são um passo decisivo para ampliar o poder do Estado e combater a corrupção no país.
Entre os pontos do pacote, está a tipificação do crime de caixa 2, além da elaboração de um projeto de lei que institui a obrigatoriedade de ficha limpa para todos os servidores públicos dos poderes Executivo, Judiciário e Legislativo.
Ainda falando sobre as práticas de corrupção, Dilma afirmou que é necessário "separar o imenso trigo do pequeno joio", além de defender que o enfrentamento da corrupção deve ser implacável e constante. Segundo ela, também é necessário mais agilidade nos processos que investigam casos de corrupção.
As medidas foram entregues nesta terça-feira (17) ao presidente do Congresso, Renan Calheiros (PMDB-AL), pelos ministros da Justiça, José Eduardo Cardozo, e da Secretaria de Relações Institucionais, Pepe Vargas.
Em relação ao crime de caixa 2, quem for condenado  após a proposta ser aprovada pelo Congresso poderá ficar preso de três a seis anos. A tipificação consiste, segundo o pacote do governo, na tentativa de fraudar a fiscalização eleitoral, com a inserção de elementos falsos ou omitir informações para ocultar a origem, o destino ou a aplicação de bens, valores ou serviços da prestação de contas de partido político ou de campanha eleitoral.
A punição será estendida aos doadores – inclusive responsáveis por doações de pessoas jurídicas – e aos partidos. Há ainda a previsão de multa de cinco a dez vezes sobre o valor doado e não declarado.
"Queremos que as eleições sejam mais transparentes e mais limpas", comentou a presidente, promentendo que deve enfrentar essa questão de forma aberta.
Outros pontos do pacote preveem a aprovação de projetos de leis e mudanças na Constituição para permitir ao Estado “uma atuação contra diferentes frentes da corrupção”. 
Resposta do governo às manifestações populares do último final de semana, o pacote também propõe a aprovação por deputados e senadores do Projeto de Lei 5.586 de 2005, que tipifica ocrime de enriquecimento ilícito. De acordo com a proposta, possuir, adquirir ou fazer uso de bens incompatíveis com renda ou evolução patrimonial acarretará em pena de três a oito anos de prisão.
Também está prevista a regulamentação da Lei Anticorrupção, por meio de decreto, com incentivo a adoção de Programas de Integridade (compliance) por empresas privadas, com códigos de ética e de conduta, políticas e diretrizes para detectar desvios e irregularidades contra a administração pública. O texto estabelece e disciplina o rito do Processo Administrativo de Responsabilização e também disciplina o acordo de leniência, com competência exclusiva da CGU no Executivo federal.
Fonte: Diário do Nordeste




PMDB ameaça deixar governo caso Cid Gomes não deixe ministério

O PMDB informou à presidente Dilma Rousseff nesta quarta-feira (18) que deixará o governo e a base aliada caso Cid Gomes permaneça à frente do Ministério da Educação. A informação é do jornal Folha de São Paulo. 

O jornalista Gerson Camarotti, do portal G1, afirma que o ex-governador do Ceará deve entregar o cargo. A decisão teria sido externada em conversa com interlocutores. Cid alega não ter recebido solidariedade nem ter sido defendido por membros da base aliada do governo; além disso, quer cuidar mais da família.

O ministro esteve na tarde desta quarta na Câmara dos Deputados, mesmo licenciado, para participar de audiência no plenário com o intuito de prestar esclarecimentos acerca de declarações dadas por ele em Belém, no último dia 27, de que a Casa possui de 300 a 400 parlamentares que "achacam" o governo.

Fontes: Diário do Nordeste


PRF apreende carga com 2.500 explosivos que eram transportados para o RN


A Polícia Rodoviária Federal (PRF) aprendeu 2.500 explosivos no município de Chorozinho (distante 75,8 quilômetros de distância de Fortaleza) que estavam sendo levados para a cidade de Seridó, no Rio Grande do Norte (RN) na manhã desta quarta-feira (18). Os explosivos, parte deles já prontos para serem detonados, estavam sendo transportados de maneira irregular.

Conforme a PRF, a irregularidade foi flagrada durante uma blitz,  no km 70 da BR-116, no município de Chorozinho. Segundo o condutor do carro que transportava os explosivo, em um veículo Fiat Strada, ele pegou a carga no município de Aquiraz, na Região Metropolitana de Fortaleza, e levava o material para o Rio Grande do Norte. 

O motorista do veículo  foi detido com a carga avaliada em R$12 mil,  contendo 2 mil espoletas desmontadas, 500 espoletas prontas para o uso e cerca de 1.500 metros de cordel denotante (tubo recheado de explosivo especial com  nitropenta com velocidade de detonação de 7,2 km por segundo)

Ele informou que estava fazendo a entrega para uma pedreira no RN e apresentou a cópia de um documento que autoriza que ele transporte a carga. No entanto, segundo a PRF, o modo de como o  material altamente inflamável e perigoso estava sendo transportado estava errado.

De acordo com a PRF, O material apreendido estava acondicionada na parte traseira no veículo e sob os bancos, próximo ao motorista, dentro de caixas de papelão, o que não é permitido. Segundo a PRF, a maneira correta e segura de transportar esse tipo de material é acondicionado dentro de receptáculos (compartimentos de ferro robusto).

A carga foi apreendida e encaminhada para o Exército que assumirá as investigações sobre o caso. Conforme a Polícia, esse tipo de explosivo é comumente utilizado em explosões contra caixas eletrônicos e possuem alto poder de destruição. De acordo comos policiais rodoviários este tipo de explosivo é capaz de destruir uma rocha de aproximadamente 40m².   

Fonte: Diário do Nordeste




Homicídio à bala na tarde desta quarta feira em Morada Nova CE




Hoje, dia 18/03, por volta de 15h50min, no Setor 1, na cidade de Morada Nova, foi vítima de homicídio à bala a pessoa de nome Maquilanio, comerciante. 

O comerciante estava em seu comércio na hora do crime, segundo informações ainda correu mas foi alcançado. Um funcionário do comércio foi baleado, mas não corre risco de morte.fonte BLOG DO TOM





Comerciante é enterrado Vivo em Caucaia-CE


Um comerciante da Barra do Ceará conseguiu sobreviver depois de ser espancado e enterrado vivo no Parque Leblon, comunidade em Caucaia (Região Metropolitana de Fortaleza). O caso seria uma represália de traficantes da área. O crime foi divulgado pela Polícia Civil, na tarde de ontem, e será investigado pela Delegacia Metropolitana de Caucaia (DMC). 

De acordo com informações da Polícia Civil, a vítima, que não teve o nome informado, tem 36 anos e saiu do município do Trairi para trabalhar em Fortaleza. Ele tinha uma pequena barraca na Barra do Ceará, teria presenciado traficantes do Parque Leblon enterrando drogas e os denunciado. Porém, foi descoberto pelos suspeitos.
No último sábado, 14, o homem estava em uma rua da região quando foi levado por mais de seis homens até a praia e enterrado com a cabeça para fora da areia. Um dos agressores estava armado com pistola.
O comerciante foi espancado, fingiu estar morto e, conforme a Polícia, aproveitou um momento de descuido dos suspeitos para fugir. Ele conseguiu chegar a um posto de gasolina, onde foi socorrido e encaminhado ao Hospital Municipal de Caucaia. Depois, foi transferido ao Instituto Doutor José Frota (IJF), no Centro de Fortaleza.
Segundo o inspetor Josenildo Menezes, da DMC, o homem foi levado à Perícia Forense, onde foi submetido a um exame de corpo de delito que comprovou a lesão corporal. Até o fechamento desta matéria, ninguém tinha sido preso.
Povo

fonte PLANTÃO DO CEARÁ.




PLANTÃO DE POLICIA EM RUSSAS E NO VALE DO JAGUARIBE NAS ULTIMAS 24 HORAS


MOTO RECUPERADA EM RUSSAS

Nesta terça-feira, dia 17, por volta das 07h20min, na Travessa João Silva, Bairro de Fátima, foi encontrada abandonada a motocicleta Honda CG 125 Fan de cor preta, de placa HYC-4885, que havia sido furtada na noite do último sábado, dia 14.03.2015, na rua Felipe Santiago. O Veículo pertence a Paulo Cesar Da Fonseca Cunha Filho, 21 anos, natural de Fortaleza, residente na travessa Ramalho, em Russas, e foi apresentado na  DRPC para os devidos procedimentos.

PRISÃO POR POSSE ILEGAL DE ARMA DE FOGO EM RUSSAS

Nesta terça-feira, dia 17, por volta das 20h45min, na Av. Coronel Antônio Cordeiro, foi preso Francisco Terlian Freire Matias Júnior, 20 anos, natural de São Paulo-CE, residente em Russas-CE, que conduzia uma Fiat/Doblo Attractiv 1.4, de cor cinza, de placas ORY 7291, que durante a abordagem policial, foi encontrado no interior do veículo uma Pistola PT 638, cal. 380 com oito cartuchos intactos. PMs conduziram o infrator para a DRPC local, onde foi autuado em flagrante.

ROUBO A ESTABELECIMENTO COMERCIAL EM ARACATI

Nesta terça-feira, dia 17, por volta das 15h, o estabelecimento da Ultragás, foi alvo de um assalto praticado por 02(dois) indivíduos, os quais renderam a gerente do local, Gabriela Rodrigues de Assis, 29 anos, e levaram alguns celulares e uma quantia em dinheiro cujo o valor não foi informado. PMs iniciaram diligências, e na Rua Antônio Calisto, abordaram e apreenderam os suspeitos do roubo, 02(dois) adolescentes, um de 16 e outro de 15 anos, com quem foi encontrado uma arma de fabricação caseira, uma munição cal.38, e os produtos do roubo: 04 quatro celulares e R$20,00 em dinheiro.  Os menores infratores foram apresentados na DPC local para os procedimentos da Lei.

ROUBO DE MOTO EM BEBERIBE

Nesta terça-feira, dia 17, por volta das 21h20min, no distrito de Parajuru, dois indivíduos não identificados, armados a revólver, roubaram uma moto Honda CG Fan 150, de cor Cinza, de placa NQT – 8721, que era conduzida por Josivam Ferreira De Azevedo, 46 anos, natural de Beberibe-CE, e em seguida fugiram pela CE -040 tomando rumo ignorado.

MOTO RECUPERADA EM BEBERIBE

No início da madrugada desta quarta-feira, dia 18, por volta das 01h30min, na localidade de Sucatinga, foi recuperada abandonada uma moto Yamaha Factor 125,de placa OCM – 8140, que havia sidio roubada de Francisco Vinicius Da Silva Jr, 24 anos, natural de Campos Sales-CE, residente no Canindezinho, em Fortaleza, na última sexta-feira, dia 13/03/2015. A moto foi apreendida e conduzida para a DPC de Beberibe.

APREENSÃO DE ARMA DE FOGO EM TABULEIRO DO NORTE

Nesta terça-feira, dia 17, por volta das 08h30min, na comunidade de Sitio Donato, zona rural, após denúncias de populares, PMs chegaram a prisão de Fabio Junior Oliveira De Souza, 25 anos, natural de Tabuleiro do Norte/CE, o qual é acusado de disparos em via pública. PMs encontraram a suposta arma utilizada por ele, um revólver cal. 38, com 02(dois) cartuchos deflagrados,  no quintal da residência de sua genitora, sendo o suspeito conduzido para a USI local para os procedimentos cabíveis.

ROUBO A COMERCIO EM QUIXERÉ

Nesta terça-feira, dia 17, por volta das 09h, PMs patrulhavam no distrito de Lagoinha, quando se depararam com dois indivíduos, de armas em punho, em uma motocicleta Honda CG de cor preta, em alta velocidade. Os suspeitos atiraram contra a composição policial e jogaram no chão uma caixa contendo várias cédulas, e conseguiram fugir. Pouco tempo depois, os PMs foram informados que haviam sido roubadas duas bancas de vendas de carne do mercado da comunidade, sendo uma de propriedade de Ducelina Fidelix Oliveira, 66 anos, natural de Quixeré/CE, de quem foi roubada a quantia de R$ 800,00 reais, e a outra vitima, trata-se de Sebastião Ferreira, 57 anos, de quem foi subtraído aproximadamente R$ 700,00 reais. Diligências continuam, no intuito de identificar e prender os infratores, até o momento não encontrados.

CAPTURA DE FUGITIVO DA CADEIA DE LIMOEIRO DO NORTE

Nesta terça-feira, dia 17, por volta das 23h30min,  na rua Cel. Malveira, centro, próximo ao Galpão das verduras, foi recapturado o foragido da Cadeia Pública local, Antônio Aridiano Fernandes Aguiar, vulgo “Ninha” 28 anos, natural de Quixeré-CE, que havia fugido, na última segunda-feira, dia 15/03/15. PMs que abordaram o foragido conduziram o mesmo à Cadeia Pública Local, para as devidas providências.

fonte : 1º BPM

Novo recurso de ligação é usado para espalhar vírus no Whatsapp


Quando ativada a função, o aplicativo passa a possuir um símbolo que indica que as ligações podem ser realizadas
A ativação do recurso de ligação telefônica através do aplicativo Whatsapp vêm sendo alvo de cibercriminosos. Muito têm se utilizado da novidade para espalhar vírus nos dispositivos dos usuários.
Segundo o site Panda Security, mensagens circulam no aplicativo afirmando que a pessoa teria sido convidada a testar a nova função. Além disso, também é pedido que o usuário espalhe a mensagem para mais 10 pessoas.
Realizando o que é pedido, o aplicativo redireciona o usuário para um site malicioso e ainda envia spam (mensagens não solicitadas) para os 10 "selecionados". As recomendações são de que os que utilizam o aplicativo apenas ignorem este tipo de mensagem.
O Whatsapp foi atualizado no último dia 12, mas a função de chamadas telefônicas não é automática. Para o funcionamento, é necessário que o usuário receba uma ligação de alguém que já possua a função ativada. No entanto, este serviço só está disponível para aparelhos com sistema Android e não existe previsão para iOS e Windows Phone.


Prisão por posse ilegal em Russas - CE


Ontem (17/03/15),  por volta das 20h45min, na Av. Coronel Antônio Cordeiro, em frente ao DETRAN, Russas-CE, durante a realização de Blitz Barreira, Policia Militar e Demutran, foi preso FRANCISCO TERLIAN FREIRE MATIAS JÚNIOR, nascido aos 28/02/1995, natural de São Paulo, filho de Francisco Terlian Freire Matias e Maria Albetiza de Matos, residente na Rua Maria Amélia de Santiago, 116, Russas-CE, que conduzia um FIAT/DOBLO ATTRACTIV 1.4, de cor cinza, ano 2013, de placas ORY 7291, com Débito de Licenciamento, em nome de MARIA ALBETIZA DE MATOS MATIAS, que durante a abordagem, foi encontrado no interior do veículo uma Pistola PT 638, Pro AS Taurus, com oito cartuchos intactos. Os PPMM deram voz de prisão e conduziu o infrator para a DRPC local, onde foi autuado em flagrante no Art. 16 do Estatuto do Desarmamento, Lei 10.826/03. Saliento que, o mesmo já responde pelos Art’s.
ERIVANDO LIMA








HOMICÍDIO A BALA EM RUSSAS - CE

Ontem, (17-03-2015) por volta das 20h40min, no Sítio Ingá, zona rural de Russas-CE, ligações anônimas para o número de emergência 190, informando que, foram ouvido seis disparos de armas de fogo. Os PPM atenderam a ocorrência, e ao chegar no local informado, foi constatado o homicídio a bala, trata-se de ANTÔNIO MARCOS FELICIO DE CASTRO, nascido aos 01/04/1985, natural de Boa Viagem, Russas-CE, oleiro, filho de Luiz Ferreira de Castro e Francisca Felicio de Castro, residente no Sítio boa Vista, zona rural de Russas-CE. Os PPMM, se encontra resguardando o local de crime, até a chegada do Rabecão e perícia.

ERIVANDO LIMA