-->

quinta-feira, 19 de janeiro de 2017

Michel Temer lamenta morte de Teori e declara luto oficial de três dias

Presidente da República definiu ministro como 'homem público de trajetória impecável'


Imagem: Andre Coelho / Agência O Globo

O presidente Michel Temer lamentou, em pronunciamento no Palácio do Planalto esta quinta (19), a morte do ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) Teori Zavascki, cujo falecimento definiu como "doloroso acontecimento". Segundo Temer, Teori foi um homem público "de trajetória impecável".

Segundo o presidente, Teori foi um "homem de bem" e um "orgulho para todos os brasileiros", cuja trajetória "a favor do direito e da justiça" sempre o distinguiu.

Temer decretou luto oficial de três dias, o que classificou como uma "modesta homenagem a quem tanto serviu à classe jurídica, aos tribunais e ao povo brasileiro".

Chuvas intensas no interior do Ceará registraram 1008 raios somente nesta quarta-feira

Dados da Enel Distribuição mostram que somente nos primeiros 17 dias do ano já foram anotados 2.239 descargas.

Na terça-feira (17) de chuva em 45 municípios cearenses, com maior precipitação no município de Várzea Alegre, com 100 mm, de acordo com a Funceme, o Sistema de Monitoramento de Descargas Atmosféricas da Enel Distribuição Ceará registrou um total de 1.008 raios, cerca de 43% das ocorrências no mês inteiro no Estado.

Somente nos primeiros 17 dias de 2017 já foram anotados 2.239 raios, um aumento de cerca de 51% a mais se comparado com todo o mês de janeiro de 2016. O município de Granja foi o município com maior incidência, registrando 166 descargas só neste ano, seguido de Araripe (135) e Várzea Alegre (118).

Em 2016, foram registrados 22.596 raios no Ceará. Granja foi o município com a maior incidência de raios no Ceará (1291); seguido de Santa Quitéria (946) e Sobral (941). O Sistema de Monitoramento de Raios, com acesso gratuito e ilimitado pela internet  oferece informações sobre o número de descargas atmosféricas e a situação do tempo em todo o Brasil.

ATENÇÃO PARA OS CUIDADOS DENTRO DE CASA DURANTE TEMPESTADE:

· Evitar o uso do celular, secador de cabelo e ferro elétrico conectados à tomada;
· Evitar uso de chuveiro ou torneira elétrica;
· Evitar consertos de instalações elétricas;
· Se possível, permanecer dentro de casa enquanto a tempestade durar.

CUIDADOSO FORAM DE CASA DURANTE TEMPESTADE:

· Evitar contato com objetos metálicos, como cercas de arame, tubos metálicos e principalmente linhas telefônicas ou elétricas;
· Evitar estar em locais como campos abertos, piscinas, lagos, praias, árvores isoladas, postes e locais elevados.

Fonte Ceara News

Ministério Público recomenda que prefeito de Quixadá convoque aprovados em concurso público

O Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE), através do promotor de Justiça do Juizado Especial Cível e Criminal da Comarca de Quixadá, Marcelo Cochrane, entregou, nesta quinta-feira (19/01), recomendação ao prefeito do Município de Quixadá, Ilário Marques – PT, para que seja homologado o resultado do concurso público regido pelo edital nº 01/2016, realizando a convocação dos aprovados dentro do número de vagas. O documento foi entregue em uma reunião na qual foram discutidas cerca de 20 questões de interesse do Município, entre eles a homologação do certame.

Na recomendação, o membro do MPCE explica que todas as etapas do concurso foram concluídas, com a divulgação da classificação final e envio ao Município para homologação, mas que esta foi anulada por meio do decreto n.º 001/2017, editado pelo prefeito de Quixadá, sob a justificativa de que a homologação teria sido realizada durante a vigência do prazo para recurso contra a classificação final, que somente se encerraria no dia 2 de janeiro de 2017.

De acordo com Marcelo Cochrane, a classificação final do concurso público de Quixadá foi divulgada no dia 29 de dezembro de 2016 no site da empresa responsável pela execução do certame, sendo enviada ao Município para divulgação no site oficial e nos locais de amplo acesso ao público, mas não houve republicação do resultado final. Além disso, houve apenas um recurso interposto por candidato, que foi indeferido pela banca examinadora. O promotor de Justiça lembra ainda que o prazo para interposição de recurso foi encerrado no último dia 2 de janeiro e que a Promotoria de Justiça do Juizado Especial Cível e Criminal da comarca de Quixadá acompanhou todas as fases do concurso público.

“O decreto que anulou a homologação do concurso público de Quixadá não fez qualquer menção a possíveis irregularidades no certame e, mesmo superada a motivação exposta no decreto que anulou a homologação do certame, o concurso público aguarda indefinidamente homologação por parte do gestor municipal”, explica Marcelo Cochrane.

O promotor de Justiça ressalta ainda, no procedimento, que “constitui ato de improbidade administrativa que atenta contra os princípios da administração pública qualquer ação ou omissão que viole os deveres de honestidade, imparcialidade, legalidade e lealdade às instituições, e notadamente, dentre outros, frustrar a licitude de concurso público.”

O Município tem o prazo de 10 dias para encaminhar à sede da Promotoria de Justiça do Juizado Especial Cível e Criminal de Quixadá, resposta, por escrito, sobre a aceitação e adoção das medidas para cumprimento da recomendação e, em caso de inobservância ao procedimento, o MPCE adotará todas as medidas judiciais e extrajudiciais cabíveis.

Com informações Assessoria de Impressa do MPCE.


Universidades públicas de Quixadá ofertarão mais de 500 vagas no Sisu 2017

O Ministério da Educação – MEC liberou nesta quinta-feira (19) a consulta das vagas em instituições de ensino superior de todo país que serão ofertadas através do Sistema de Seleção Unificado – SISU. O período de inscrição será de 24 a 27 de janeiro de 2016, e para poder concorrer a uma das vagas, o estudante precisa ter realizado as provas do ENEM 2016. O candidato poderá se inscrever em até duas opções de cursos.

Somente em Quixadá serão ofertadas mais de 500 vagas em diversos níveis (Tecnológico, bacharelado e licenciatura) e áreas de atuação.

As instituições que ofertam as vagas em Quixadá são: Universidade Federal do Ceará – UFC, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará – IFCE e Universidade Estadual do Ceará – UECE.

A divulgação do resultado final da chamada regular dos aprovados estar prevista para acontecer no dia 30 de janeiro.

Para consultar todos os cursos e vagas ofertadas no 1º processo seletivo de 2017 do Sistema de Seleção Unificada – SISU clique no link a seguir: http://sisu.mec.gov.br/cursos


Prefeitura de Acaraú lançará novo edital para seleção de professores

Após recomendação do Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE), expedida pela Promotoria de Justiça na última segunda-feira (16), a Prefeitura de Acaraú suspendeu o edital 01/2017 que ordenava a realização de um processo seletivo simplificado para contratação de professores em caráter temporário. 

Segundo a promotora de Justiça Cibelle Nunes, a Prefeitura de Acaraú forneceu à Promotoria todas as informações solicitadas e declarou que lançará novo edital na próxima semana, atendendo a todas as alterações solicitadas.

Constava no edital - como uma das etapas de classificação - a realização de uma entrevista com o candidato, ação “essencialmente subjetiva e que possibilita ao Administrador fazer escolhas ou eliminações de caráter pessoal, que atendam aos seus interesses ou de terceiros, em prejuízo ao interesse público, sendo, portanto, ilegal a sua previsão, por violação ao princípio constitucional da impessoalidade”, afirmou a titular da Promotoria de Acaraú na recomendação.

As modificações solicitadas pela Promotoria de Justiça foram: 

- Substituição da etapa de entrevista por outro método que observe critérios puramente objetivos na classificação, como, por exemplo, prova objetiva e prova escrita com critérios de correção expressamente previstos no edital; 
- Reabertura do período de inscrições; 
- Previsão expressa no edital do regime jurídico que disciplinará o contrato administrativo a ser firmado; 
- Especificação dos cargos que ocupam os servidores nomeados para compor a Comissão de Coordenação Geral do Processo Seletivo, devendo os membros serem servidores efetivos do Município de Acaraú.

Fonte DN


Médico apresentava atestados falsos para acumular quatro empregos públicos

O Ministério Público Federal no Ceará (MPF/CE) ingressou, na Justiça Federal, com ação de improbidade administrativa e com denúncia por falsidade ideológica e estelionato contra um médico que acumulou indevidamente quatro empregos no setor público.  
De acordo com a investigação do MPF, Samyr Pinto Campos usou atestados médicos falsos para conseguir conciliar as jornadas de trabalho em diferentes órgãos. 
Em março de 2015, quando assumiu vaga na Universidade da Integração Internacional da Lusofania Afro-brasileira (Unilab), o médico informou à instituição de ensino que acumulava apenas um emprego público no Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).  
Ele ainda omitiu que trabalhava na Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece) e na Prefeitura de Caucaia, cidade da Região Metropolitana de Fortaleza.
Acúmulo de cargos indevido
O procurador da República Luiz Carlos Oliveira Júnior, titular do procedimento instaurado pelo MPF para apurar o caso, explica que o acúmulo de cargos realizado pelo servidor é indevido, porque a Constituição Federal (Artigo 37, inciso XVI, item c) permite apenas a acumulação remunerada de cargos públicos, quando há compatibilidade de horários, no caso de dois cargos ou empregos privativos de profissionais de saúde, com profissões regulamentadas. 
O MPF instaurou procedimento para investigar o caso depois de receber denúncia anônima de que, além da acumulação indevida de cargos, o médico estaria afastado da Unilab, em gozo de licença médica, ao mesmo tempo em que havia recebido gratificação por férias na condição de empregado do INSS. 
De acordo com a investigação, como havia choque de horários entre os diferentes empregos, o médico utilizava atestados médicos falsos para conseguir conciliar as jornadas.
Falsidade ideológica e estelionato
Na denúncia apresentada à Justiça Federal, o MPF pede a condenação de Campos por falsidade ideológica e estelionato, crimes com a previsão de penas de prisão e de multa. Já na ação por improbidade administrativa, há, entre outros, pedidos para que o médico seja condenado à perda da função pública e ao ressarcimento integral do dano aos cofres públicos em valor superior a R$ 80 mil, que correspondem à remuneração paga ao acusado pela Unilab.
Com informações do MPF/CE.

Fonte DN

Com dois ex-Ceará na lista, Tite convoca Seleção para amistoso contra Colômbia

A renda da partida será voltada para ajudar as famílias das vítimas do voo da LaMia que levava a equipe da Chapecoense para Medellín

Na manhã desta quinta-feira (19), Tite convocou a Seleção que jogará amistoso beneficente contra a Colômbia, dia 25 de janeiro, no Engenhão, Rio de Janeiro. A renda da partida será voltada para ajudar as famílias das vítimas do voo da LaMia que levava a equipe da Chapecoense para Medellín, onde disputaria sua primeira final internacional. Nessa convocação apenas jogadores que atuam no futebol brasileiro foram chamados.  Destaque para Camilo, ex-Ceará, que atualmente está no Botafogo-RJ e para Victor Hugo, ex-Vovô que atua pelo Palmeiras.

"Foi muito difícil ser justo e estabelecer critérios. Às vezes um pequeno detalhe pode ser determinante na convocação. Se eu pudesse, convocaria Dorival Junior e Cuca. Ou o Ricardo Oliveira, que poderia e deveria aqui estar, mas que se encontra no Departamento Médico", declarou Tite.

"Inclusive, houve uma consulta de datas dos clubes envolvidos. O Botafogo tem jogo 25, e o Fluminense, dia 24, por exemplo. Bom senso, análise, o ouro olímpico, o momento, o campeonato que fez. É desafiador colocar tudo na balança", acrescenta.

Confira a lista de convocados:

Goleiros

Muralha (Flamengo)

Danilo Fernandes (Internacional)

Weverton (Atlético-PR)

Zagueiros

Geromel (Grêmio)

Luan Garcia (Vasco)

Rodrigo Caio (São Paulo)

Victor Hugo (Palmeiras) ex; Ceara

Laterais

Fábio Santos (Atlético-MG)

Fagner (Corinthians)

Jorge (Flamengo)

Marcos Rocha (Atlético-MG)

Meio-campistas

Camilo (Boata fogo) ex Ceara

Diego (Flamengo)

Gustavo Scarpa (Fluminense)

Henrique (Cruzeiro)

Lucas Lima (Santos)

Rodriguinho (Corinthians)

Wallace (Grêmio)

Willian Arão (Flamengo)

Atacantes

Diego Souza (Sport)

Dudu (Palmeiras)

Luan (Grêmio)

Robinho (Atlético-MG)


Tentativa de fuga em massa de presos na CPPL 3 termina em intenso tiroteio, PM baleado e detento morto

Presidiários quebraram celas e chegaram próximo ao setor externo, com o apoio de atiradores do lado de fora

Soldado Fontenele, baleado, recebeu no IJF a visita do comandante da PM, coronel Viana

Um preso morto, um policial militar ferido e dezenas de tiros. Este foi o resultado de uma tentativa de fuga coletiva ocorrida na madrugada desta quinta-feira (19), no Complexo Penitenciário de Itaitinga, na BR-116, na Região Metropolitana de Fortaleza (RMF).  Detentos de duas vivências conseguiram chegar ao alambrado que circunda a Casa de Privação Provisória da Liberdade Professor Jucá  Neto, a CPPL 3, depois de danificar as grades dos xadrezes e corredores.

O grupo de aproximadamente 100 detentos, das Vivências E e F conseguiu serrar as grades  e se aproximar da área externa, mas foi rechaçado pela guarda externa. Policiais militares que estavam nas guaritas reagiram enquanto bandidos do lado de fora davam apoio aos comparsas, atirando contra os militares.

No intenso e demorado tiroteio, um dos presos que tentava escapar caiu morto junto ao portão de acesso às Vivências, enquanto um dos militares acabou recebendo vários tiros. Trata-se do soldado PM Fontenele, destacado no Batalhão de Policiamento de Guarda de Estabelecimentos Penais (BPGEP).

Bala

O militar recebeu, pelo menos, oito tiros, sedo três nas costas, um em cada braço, além de disparos de raspão na cabeça.  Socorrido por colegas e agentes penitenciários, ele foi colocado numa ambulância da Polícia Rodoviária Federal (PRF), que recebeu escolta de várias viaturas até chegar ao Instituto Doutor José Frota (IJF).

O militar passou por procedimento de emergência e, mesmo com a grande quantidade de tiros que sofreu, seu estado de saúde é considerado estável. No começo da manhã, ele recebeu a visita do novo comandante da PM, coronel Ronaldo Viana.

Já o preso morto durante o confronto não teve, ainda, sua identidade revelada. O corpo dele foi removido no começo da manhã pela equipe da Perícia Forense do Estado do Ceará (Pefoce) e permanece na Coordenadoria de Medicina Legal (Comel).

Com a reação da PM, os presos que planejavam a fuga em massa recuaram para o interior do presídio, deixando parte do alambrado já danificado, com buracos por onde eles passariam. Os comparsas que estavam armados do lado de fora e se encarregavam de atirar contra os sentinelas acabaram fugindo em vários veículos ou a pé pelo matagal que circunda a CPPL.

Ainda nesta manhã, a Secretaria da Justiça e da Cidadania deverá determinar uma operação de varredura na CPPL 3 com o objetivo de localizar objetos ilícitos nas celas, como armas, munições, drogas e aparelhos celulares e, ao mesmo tempo, fazer a contagem dos presos para saber se houve alguma fuga.

Por FERNANDO RIBEIRO 

Vereador mais votado de Itapiúna deixa cadeia para tomar posse sob aplausos da população

Albertim, do PDT, está preso sob suspeita de homicídio e voltou à cadeira após solenidade.

Preso por suspeita de homicídio, Francisco Alberto Leite, o Albertin (PDT), deixou a cadeia municipal, na tarde da terça-feira (17), para tomar posse, sob aplausos, na Câmara Municipal de Itapiúna.

Albertim foi o vereador mais votado e, mesmo preso, conta com o apoio da população, que credita a prisão aos interesses dos opositores do parlamentar. Após a solenidade, o pedetista voltou à cadeia.

Prisão

Francisco Alberto foi preso no dia 4 de novembro sob suspeita de matar um homem no dia 2 de outubro, mesma data da realização do primeiro turno das eleições 2016. Na ocasião, o pai do vereador também foi preso por posse ilegal de arma de fogo.

Foto: Marcelino Martins (Itapiúna News)


Corpo de Bombeiros confirma a morte do ministro Teori em acidente aéreo no Rio de Janeiro

Zavascki era relator da Operação Lava Jato no STF.


A morte do ministro Teori Zavascki, do Supremo Tribunal Federal (STF), acaba de ser confirmada pelo Corpo de Bombeiros. O ministro faleceu vítima do acidente aéreo em Paraty, no litoral Sul do Rio de Janeiro, ocorrido na tarde desta quinta-feira (19).


Teori tinha 68 anos e era o relator da Operação Lava Jato no STF. O ministro deve ser velado no Supremo e enterrado em Santa Catarina. Ao saber do acidente, a presidente da Corte, Cármen Lúcia, voltou a Brasília.


Domingos Filho define nova equipe de gestão do Tribunal de Contas dos Municípios

O presidente do Tribunal de Contas dos Municípios do Ceará (TCM-CE), conselheiro Domingos Filho, definiu a nova equipe de gestão do órgão. O grupo é formado por 12 diretores e integrará o Comitê Gestor da instituição no biênio 2017/2018.

Domingos Filho valorizou servidores de carreira do Tribunal, agregando ao grupo experiências externas: Irapuan Diniz de Aguiar Júnior, na chefia de gabinete da Presidência, e Silvia Goes, na Assessoria de Imprensa.
Abaixo perfil do novo Comitê Gestor:

DIRETORIA GERAL
Juraci Muniz Júnior

Servidor público estadual há 21 anos. Graduado em Direito, especialista em Controle Externo e em Gestão Pública, analista de Controle Externo do TCM-CE desde 1996. Foi inspetor da Diretoria de Fiscalização de 1999 a 2006, diretor de Fiscalização de 2007 a 2012 e desde 2013 é diretor Geral do órgão.
CHEFIA DE GABINETE DA PRESIDÊNCIA
Irapuan Diniz de Aguiar Júnior
Servidor público estadual há 29 anos, analista de Gestão Pública da Secretaria de Planejamento e Gestão, graduado em Direito e especialista em Administração Pública.
SECRETARIA GERAL
Luiz Mário Vieira

Graduado em Direito e Contabilidade, com mestrado em Administração e Controladoria, servidor de carreira do TCM-CE desde 1985. Exerceu diversos cargos de Direção e Assessoramento no órgão, tais como: inspetor, diretor de Fiscalização, assessor da Presidência, diretor de Orientações Técnicas e Planejamento e, por último, controlador Geral.

ASSESSORIA JURÍDICA

Bruno Caminha Scarano

Servidor público estadual desde 2007. Graduado em Direito, possui especializações em Direito Tributário e em Controle Externo e cursa mestrado em Economia do Setor Público. Analista de Controle Externo do TCM-CE desde 2010. No âmbito do órgão, já atuou na Diretoria de Fiscalização, Secretaria e Assessoria Jurídica da Presidência. Desde 2011 é o titular da Assessoria Jurídica.

ASSESSORIA DE IMPRENSA
Silvia Goes

Jornalista formada pela UFC, trabalhou nos principais veículos de comunicação do Estado, como Verdes Mares, O Povo e Jangadeiro. A nova assessora de Imprensa do TCM chega com a experiência de quem já coordenou a área nos três poderes constituídos. O Legislativo, Judiciário e a Propaganda e Publicidade da Prefeitura de Fortaleza.

OUVIDORIA
Virgílio Freire do Nascimento Filho

Servidor público estadual há 20 anos, graduado em Ciências Contábeis com especialização em Contabilidade Pública. Técnico de Controle Externo do TCM-CE desde 1997, foi inspetor de Fiscalização no exercício de 2007, de 2008 a 2010 secretário-adjunto e de 2011 a 2016 foi titular da Diretoria de Administração e Finanças.

DIRETORIA DE ADMINISTRAÇÃO E FINANÇAS
Roberto Wagner Fernandes Rufino

Graduado em Ciências Contábeis, ex-sócio de empresa de consultoria contábil e tributária, técnico de Controle Externo do TCM-CE desde 1997 e por último, desde 2011, inspetor da Diretoria de Fiscalização do órgão.

DIRETORIA DE FISCALIZAÇÃO
Telma Maria Escóssio Melo

Servidora pública estadual há 19 anos. Graduada em Administração de Empresas, especialista em Gestão Pública e em Lei de Responsabilidade Fiscal, técnica de Controle Externo do TCM-CE desde 1997. Foi inspetora de Fiscalização de 1997 a 2012 e ouvidora do órgão nos anos de 2013 a 2014. Desde 2015 é diretora de Fiscalização do Tribunal.

DIRETORIA DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO
Adalberto Ribeiro da Silva Júnior

Profissional da área de Tecnologia da Informação com 28 anos experiência. Graduado em Análise de Sistemas, com 17 anos atuando em Gestão de TI, sendo seis à frente da Diretoria de Tecnologia Informação do TCM-CE.

DIRETORIA DE ASSISTÊNCIA TÉCNICA E PLANEJAMENTO
Mariana Torres Lima Vieira

Graduada em Psicologia, especialista em Auditoria Interna e em Gestão Pública, analista de Controle Externo do TCM-CE desde 2012. Atuou na área de Fiscalização de 2012 a 2013. Foi Gerente de Instrução Processual de 2013 a 2015 e desde 2015 era a Ouvidora do órgão e secretária do Colégio de Corregedores e Ouvidores dos Tribunais de Contas do Brasil.

DIRETORIA EXECUTIVA DO INSTITUTO ESCOLA WALDEMAR ALCÂNTARA
Sandra Valéria de Moraes Santos
Graduada em Administração e Direito, especialista em Direito Previdenciário e mestre em Administração Financeira. É analista de Controle Externo do TCM-CE desde 1997. Foi diretora de Pessoal de 1999 a 2005, inspetora de Fiscalização de 2005 a 2007 e desde 2008 é diretora-executiva do Instituto Escola Waldemar Alcântara (Ieswa), unidade educacional do órgão.

CONTROLADORIA
Zivaldo Rodrigues Loureiro Junior

Servidor público estadual há 31 anos. Graduado em Direito, Contabilidade e Engenharia Mecânica, especialista em Controle Externo e em Gestão Pública, técnico de Controle Externo do TCM-CE. Exerceu os cargos de inspetor, diretor do Departamento de Engenharia, diretor de Fiscalização e diretor de Assistência Técnica e Planejamento.

Fonte Ceara News


Secretário de Segurança nomeia novo comandante-geral da PM e apaga a crise entre coronéis da Corporação

André Costa manteve o tenente-coronel Alexandre Ávila como seu secretário-adjunto. A nomeação causou o incidente

    Coronel Ronaldo Viana foi nomeado o novo comandante-geral da Polícia Militar 

O novo secretário da Segurança Pública do Ceará, delegado federal André Costa, teve que agir rápido paracombater a primeira crise da sua gestão. No retorno para Fortaleza após uma reunião no Ministério da Justiça, em Brasília, o gestor recém-empossado trocou todos os nomes que iria anunciar para o Comando-Geral da Polícia Militar, e manteve o oficial da PM que havia sido indicado como secretário-adjunto da SSPDS.

O incidente atingiu o alto oficialato da PM e ocorreu logo após ter sido “vazado” na Imprensa o nome do tenente-coronel Alexandre Ávila Vasconcelos para o cargo de secretário-adjunto da SSPDS, isto é,  subsecretário da Segurança. A indicação desagradou três coronéis que iriam assumir o Comando-Geral da PM, os coronéis Kennedy Pimentel Lopes (seria o comandante-geral), Willamar Galvão (comandante-adjunto) e Franco Neto (secretário executivo do Comando).

Os três coronéis teriam se rebelado por não aceitar um oficial de patente inferior à deles no comando da Segurança Pública, mesmo que em eventuais substituições ao secretário, o que para eles seria uma quebra da hierarquia da PM.

Agiu rápido

A crise entre os oficiais superiores da Corporação acabou deixando o novo secretário em situação vexatória. No retorno a Fortaleza, Costa foi rápido e duro  na solução para a crise. Manteve o tenente-coronel Alexandre como sendo seu vice (secretário-adjunto) e nomeou outros três oficiais para comandar a Polícia Militar.

Os coronéis escolhidos para chefiar a PM nos próximos dois anos são: Ronaldo Viana para o comando-geral da PM (estava na Casa Militar), Adriano Soares para o cargo de comandante-adjunto ou subcomandante (era coordenador de Inteligência da corporação), e Vandesvaldo Carvalho, para a secretaria executiva da instituição.

Já os três coronéis que decidiram não aceitar a indicação do tenente-coronel Alexandre como secretário-adjunto da SSPDS deverão deixar a Ativa e seguem para a Reserva Remunerada.

Operações

O perfil dos três coronéis escolhidos para comandar a PM é de operacionalidade, isto é, são oficiais mais ativos no trabalho nas ruas, enquanto os anteriores eram considerados mais ligados ao setor administrativo e burocrático da corporação. 

Por FERNANDO RIBEIRO 

QUIXERÉ/CE HOMICÍDIO À BALA

Ontem dia  18/01/2017 (Quarta - feira), por volta das 21h20min, recebemos uma ligação anônima para o número 190, informando que na comunidade de Boqueirão, Quixeré – CE, próximo ao parque de vaquejada Boi Cheio, havia ocorrido um homicídio. De imediato a CP 1094  se deslocou ao local onde comprovaram a informação. Tendo como vítima a pessoa de FRANCISCO EDILANIO DOS SANTOS, 26 anos  natural de Quixeré – CE,  o mesmo já respondia pela lei 10.826, ART. 16, parágrafo único, IV, ESTATUTO DO DESARMAMENTO, bem como também respondia, ART. 180, CÓDIGO PENAL (DECRETO LEI 2848). 
A vítima foi alvejada por disparos de calibre 12 e .40, que sua namorada informou aos policiais que viu duas motos saindo após o ocorrido, tomando rumo ignorado. Os policiais isolaram o local do crime e aguardaram a perícia.

  

JAGUARIBE-CE PRISÃO POR PORTE ILEGAL DE ARMA DE FOGO E CRIME AMBIENTAL - JAGUARIBE-CE


Ontem dia (18/01/2017), por volta das 17h:00, dois homens em um veículo Gran
Siena branco, de placa desconhecida, armados com um simulacro de
pistola tomaram de assalto na avenida 22 de janeiro, CE 261, Cajuais,
Icapuí-Ce, uma Hilux prata, ano 2005/2006, placas KJP-6297 do senhor,
EVANDRO CLAUDIO DA COSTA,  residente na Serra de VilaNova s/n, Icapuí-Ce , que a Vtr do Bptur 3017, composta pelos Pms  que patrulhavam pelo local, foram informados por um popular do assalto, que diante da informação e características , saíram em diligencia, sendo localizado e apreendido em flagrante na CE 261 localidade de Mutamba o menor, (M.A.S.)  residente na Rua Ricardo Guilherme de Lima, Mossoró-RN,
 Bairro, Aeroporto, que conduzia o veículo tomado de assalto. Que o
outro envolvido no roubo foi identificado por “Gabriel” e não foi localizado.
Que com o referido menor foi recuperado um celular LG Dual chip
preto, a Hilux Prata de placa KJP-6297 e a quantia de R$ 205,50
(duzentos e cinco reais e cinquenta centavos) em notas diversas, que
foram tomados da vítima, além do simulacro de pistola.

O menor etodo material apreendido foram conduzidos a DPC/Russas para os
procedimentos cabíveis.


JAGUARUANA ROUBO DE MOTOCICLETAS E RECUPERAÇÃO DE UM DOS VEÍCULOS ROUBADOS

Ontem dia  18/01/2017, por volta das 14h00min, na localidade Sitio Campo Grande, zona rural de Jaguaruana/CE, foi vítima de assalto a senhora 40 anos,  residente no Sítio Campo Grande S/N, zona rural Jaguaruana/CE, que segundo informação da vítima os dois indivíduos saíram de um cercado ambos armados com revólver, vindo a aborda-la e tomando assim sua moto HONDA/CG 150 TITAN ES, ANO 2006 DE COR AZUL, DE PLACA HXL-9099,  em seguida os mesmos tomaram sentido Poço Verde, zona rural de Russas/CE. Foi passado as informações para as VTR CP 1671 do FTA, que logo em seguida fez diligências vindo a encontrar a moto abandonada na localidade do Poço Verde onde ao chegar no local foi recebido a informação que os elementos haviam abandonado a moto, e em seguida feito outro assalto no mesmo local, vindo a assaltar o senhor 57 anos   residente no Sítio Bento Pereira, S/N Zona rural de Russas/CE, onde o mesmo vinha trafegando em sua moto HONDA NXR/125 BROS, ANO 2005 DE COR VERMELHA PLACA HWZ-4378, quando os dois indivíduos já citados acima, o abordaram levando sua moto onde logo em seguida tomou rumo ignorado. Todas as informações foram repassadas para as VTR´S da área que fizeram diligências mas nada encontrado. 
 Os PPMM:  do FTA, que localizou o veículo abandonado no Poço Verde zona rural de Russa/CE, a conduziu à DRPC para os devidos procedimentos.

PALHANO–CE FURTO DE ESTABELECIMENTO COMERCIAL

Ontem por volta das 06;00 min, do dia 18/01/2017, na localidade São José Palhano-CE, foi vítima de furto em seu estabelecimento comercial localizado na Rua Jose Francisco de Arruda  um senhor  na localidade de São Jose Palhano-CE, onde o mesmo informou que no horário citado acima percebeu que em seu estabelecimento estava faltando uma quantia em dinheiro aproximada de R$ 500,00 Reais, logo em seguida percebeu que a parte de cima do estabelecimento estava destelhada, depois disso o mesmo ligou para o destacamento de Palhano/CE, informando que seu estabelecimento comercial havia sido furtado, em seguida a CP1571 Composta  PMs foram até  o respectivo local constatando o fato.  Os PMs´ fizeram diligências em busca de encontrar informações sobre os acusados mas até o exato momento sem êxito.


Motoristas de carros-pipa voltam a protestar por atrasos de verba

A CE-265 novamente foi bloqueada e o açude Orós também recebeu manifestação. Exército promete pagamento até a próxima seman 

Motoristas incendiaram pneus para reivindicar o pagamento Foto: Enviado por leitor via 

Pelo segundo dia consecutivo, motoristas de carros-pipa protestaram por causa de atraso no repasse de verbas feito pelo Exército Brasileiro (EB). Nesta quarta-feira, 18, eles voltaram a interditar a CE-265, entre Morada Nova e Limoeiro do Norte, no Vale do Jaguaribe. Também realizaram protesto no açude Orós, também no Vale do Jaguaribe.

Como O POVO Online mostrou nessa terça-feira, 17, os motoristas afirmam que a Operação Carro-Pipa não os paga há cerca de cinco meses. O Exército afirmou que, até a próxima semana, o dinheiro deve ser depositado. Na CE-265, os motoristas queimaram pneus, bloqueando os dois sentidos da via. 
A Polícia Rodoviária Estadual (PRE) não chegou a ser acionada para a ocorrência. A manifestação foi encerrada ainda nesta manhã. Já no açude Orós, a manifestação não alterou a retirada de água, informa a Companhia de Gestão de Recursos Hídricos do Ceará (Cogerh).

Redação O POVO Online


TABELA Campeonato Cearense 2017


                                                          1ª FASE

1ª Rodada - Grupo Único
Data Horário Arb. Mandante Placar Visitante Estádio TV Súmula Borderô
14/01 15:30 Arbitragem Guarani (J) 3 x 1 Horizonte Romeirão Súmula bordero
14/01 15:30 Arbitragem Uniclinic 1 x 1 Guarany (S) Castelão Súmula bordero
15/01 16:00 Arbitragem Itapipoca 1 x 1 Maranguape Perilo Teixeira Súmula bordero
15/01 16:00 Arbitragem Ferroviário 2 x 2 Fortaleza Castelão TV Diário Súmula bordero
01/02 19:30 Arbitragem Ceará x Tiradentes Castelão Esporte Interativo  


2ª Rodada - Grupo Único
Data Horário Arb. Mandante Placar Visitante Estádio TV Súmula Borderô
17/01 20:20 Arbitragem Horizonte 0 x 1 Uniclinic Domingão Súmula bordero
18/01 18:00 Arbitragem Tiradentes 2 x 1 Itapipoca Castelão Súmula  
18/01 20:20 Arbitragem Guarany (S) 1 x 2 Ferroviário Junco Súmula  
18/01 21:00 Arbitragem Fortaleza 1 x 0 Guarani (J) Castelão Esporte Interativo Súmula  
18/01 21:00 Arbitragem Maranguape 0 x 2 Ceará Domingão TV Diário Súmula  


3ª Rodada - Grupo Único
Data Horário Arb. Mandante Placar Visitante Estádio TV Súmula Borderô
21/01 16:00 Arbitragem Uniclinic         x   Tiradentes Castelão TV Diário  
22/01 15:30 Arbitragem Guarani (J) x Ferroviário Romeirão  
22/01 16:00 Arbitragem Guarany (S) x Itapipoca Junco  
22/01 16:00 Arbitragem Maranguape x Horizonte Domingão TV Diário  
22/01 18:15 Arbitragem Fortaleza x Ceará Castelão Esporte Interativo