-->

segunda-feira, 10 de outubro de 2016

Ceará reduz homicídios e tem setembro menos violento desde 2010

Camilo Santana esteve presente em solenidade a 99 PMs
O Ceará registrou o mês de setembro menos violento em comparação com os últimos seis anos, neste mesmo período. No último mês, foram contabilizados 222 Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLIs).  Em 2010, ocorreram 208 assassinatos. Os dados são da Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), divulgados nesta segunda-feira, 10, na sede do órgão, no bairro São Gerardo, com a presença do governador Camilo Santana.

Em setembro do ano passado, o Ceará teve 332 CVLIs, que englobam homicídios, lesões corporais seguidas de morte e latrocínios. No comparativo com o mesmo período em 2016, o Estado apresentou uma queda de 33,1%.

A Capital cearense conseguiu reduzir em 57,5% as ocorrências. Foram 57 mortes em setembro deste ano, contra 134 no mesmo mês do ano passado. Conforme o relatório, houve redução em todos os territórios do Estado.

De acordo com os dados, os nove primeiros meses de 2016 apresentaram uma redução de 15,3% nos casos de mortes violentas. Houve uma queda de 2.965, em 2015, para 2.511 vítimas neste ano.

Homenagem a PMs

Antes da divulgação do relatório sobre os crimes no Ceará, uma solenidade foi realizada na sede da SSPDS, que também contou com a presença do governador Camilo Santana. O ato é uma homenagem aos 99 policiais militares e bombeiros que estiveram à disposição da Força Nacional durante os Jogos Olímpicos no Rio de Janeiro.

Devido ao envio dos profissionais de segurança, o Estado recebeu carros, armas e outros equipamentos do Governo Federal, resultado de uma cooperação técnica com o Ministério da Justiça. O Governo do Ceará também colaborou com tropas para a Força Nacional em 2013 e em 2014, na Copa das Confederações e Copa do Mundo.

Entre os itens já enviados, estão dez viaturas, 5.112 munições calibre 12, 25 granadas de efeitos moral, 22 fuzis, 111 coletes balísticos femininos. É esperado ainda um micro-ônibus, duas viaturas 4x4, 20 fuzis, 35 pistolas, mil munições menos letais e 100 unidades de espargidor lacrimogêneo.

Diário do Nordeste

Justiça determina bloqueio do Facebook por 24 horas em território nacional


A Justiça Eleitoral de Santa Catarina ordenou que o acesso ao Facebook seja bloqueado pelos provedores de internet por 24 horas em território nacional. A decisão foi emitida na quarta-feira (5) pelo juiz eleitoral Renato Roberge, após a rede social ter ignorado uma ordem judicial para remover um perfil que continha uma paródia do candidato Udo Döhler (PMDB-SC), que concorre à prefeitura de Joinville (SC).

A sentença determina que o Facebook exclua o perfil “Hudo Caduco” e forneça o IP ou outro elemento capaz de identificar o responsável pela criação da página. A empresa também foi condenada a pagar R$ 30 mil de multa por dia de descumprimento da ordem judicial. Caso o Facebook continue ignorando a ordem, a rede social deve ficar outras 24 horas fora do ar.

Pela decisão, divulgada pelo ConJur, o Facebook estaria descumprindo a legislação eleitoral, que proíbe propaganda de cunho ofensivo, degradante ou que leve ao ridículo. A página no Facebook diz que Udo Dohler “estudou ditadura militar na instituição de ensino Gestapo ss”. Segundo o juiz Roberge, “não há dúvida alguma de que o perfil tratado nestes autos está à margem da legislação eleitoral vigente, pois claramente criado para o fim de infirmar o candidato representante”.

Não é a primeira vez que o Facebook enfrenta problemas com a Justiça Eleitoral. Em 2012, a rede social teria descumprido outra ordem judicial, que determinava a suspensão de uma página com material depreciativo contra um candidato a vereador de Florianópolis. Na época, o Facebook entrou com pedido de reconsideração da decisão, e o acesso à rede social não foi bloqueado no Brasil.

A sentença foi transitada em julgado (ou seja, não se pode mais recorrer) e enviada à Anatel. Você pode ler a decisão completa nesta página.




ilisp.org

Candidato a vereador na Paraíba abrigava assaltantes de banco do Ceará

Manoel do Mutirão (PT do B) ficou entre os suplentes da Câmara dos Vereadores de Sousa (PB), nas eleições de 2016 ( Foto: Reprodução/ Facebook )
Candidato a vereador pelo município de Sousa, na Paraíba, Manoel Pereira da Silva, 42, conhecido como Manoel do Mutirão (PT do B), foi preso na última sexta-feira (7), na cidade onde reside e se candidatou, por suspeita de ter abrigado os responsáveis pelo assalto a um posto de autoatendimento bancário em Ipaumirim, no Interior do Ceará, na última quinta (6).

Segundo o Jornal da Paraíba, o mandado de prisão de Manoel do Mutirão foi expedido pelo juiz da Comarca de Lavras da Mangabeira, no Ceará, que fica a 34 km de distância de Ipaumirim. Policiais civis de Lavras e de Sousa realizaram a operação conjunta que culminou na prisão do suspeito, que será conduzido à Delegacia Municipal de Lavras da Mangabeira.

Procurada pela reportagem, a Polícia Civil do Ceará, através da assessoria de comunicação, informou que não poderá divulgar informações sobre a operação para não atrapalhar o andamento da mesma.

Um grupo de 12 homens teria participado do assalto ao posto de autoatendimento do Banco do Brasil, na madrugada do último dia 6, em Ipaumirim. Os bandidos estavam armados com fuzis, fizeram cerca de 10 moradores da cidade de reféns e explodiram um caixa eletrônico.

Antes da Polícia chegar ao local, o bando empreendeu fuga. Informações preliminares já davam conta de que o destino dos assaltantes seria o estado da Paraíba. O município de Sousa fica a cerca de 75 km de Ipaumirim e pode ser acessado pela BR-230.

Diário do Nordeste

Cearense suspeito de planejar ato terrorista é preso por esfaquear homem em Caucaia

Daniel Baltazar sendo conduzido ao presídio, em julho ( Valter Campanato/Agência Brasil )
O cearense Daniel Freitas Baltazar, detido em julho deste ano pela Polícia Federal por suposto envolvimento com o terrorismo, foi preso novamente na madrugada deste domingo (9), em Caucaia, Região Metropolitana de Fortaleza. De acordo com informações da Delegacia Metropolitana de Caucaia, ele esfaqueou um homem na noite do último sábado (8), no bairro Araturi

A vítima foi encaminhada para o Hospital Nossa Senhora da Conceição, no bairro Conjunto Ceará, em Fortaleza, mas teve que ser encaminhado para o Instuto Dr. José Frota (IJF).

Operação Hashtag

Duas semanas antes dos Jogos Olímpicos Rio 2016, a Polícia Federal realizou uma ação de combate ao terrorismo, chamada Operação Hashtag, e prendeu 10 pessoas em 7 estados do Brasil. Na ocasião, ainda foram cumpridos 19 mandados de busca e apreensão nos estados de São Paulo, Goiás, Amazonas, Rio Grande do Sul, Paraná, Rio de Janeiro, Paraíba, Ceará, Minas Gerais e Mato Grosso. 

Logo após a prisão, os suspeitos foram transferidos para a Penitenciária Federal de Segurança Máxima de Campo Grande, em Mato Grosso do Sul.

Denúncia

Em setembro, após soltura de Daniel Baltazar, o Ministério Público Federal (MPF) denunciou oito pessoas à Justiça Federal por envolvimento com organizações terroristas. Elas foram identificadas antes da realização dos Jogos Rio 2016, em ação da operação Hashtag, deflagrada em julho.

O MPF acusou Alisson Luan de Oliveira, Leonid El Kadre de Melo, Oziris Moris Lundi dos Santos Azevedo, Israel Pedra Mesquita, Levi Ribeiro Fernandes de Jesus, Hortêncio Yoshitake, Luís Gustavo de Oliveira e Fernando Pinheiro Cabral dos crimes de promoção de organização terrorista e associação criminosa. Cinco dos denunciados também vão responder por incentivo de crianças e adolescentes à prática criminosa.Foram acusados pelo MPF as seguintes pessoas: Alisson Luan de Oliveira, Leonid El Kadre de Melo, Oziris Moris Lundi dos Santos Azevedo, Israel Pedra Mesquita, Levi Ribeiro Fernandes de Jesus, Hortêncio Yoshitake, Luís Gustavo de Oliveira e Fernando Pinheiro Cabral dos crimes de promoção de organização terrorista e associação criminosa. Cinco dos denunciados também vão responder por incentivo de crianças e adolescentes à prática criminosa.

Segundo o MPF, o grupo foi descoberto a partir de um relatório do FBI americano sobre brasileiros envolvidos com células terroristas. A partir desse documento, a Polícia Federal monitorou os envolvidos através de quebra de sigilo telefônico, rastreamento de redes sociais e acompanhamento de conversas trocadas em aplicativos de comunicação.

Diário do Nordeste

Homem morre após se afogar no rio Jaguaribe em Tabuleiro do Norte

Um homem de 48 anos morreu após se afogar tomando banho de rio na passagem molhada do Rio Jaguaribe, zona rural de Tabuleiro do Norte-CE.

Segundo informações de outras pessoas que se encontravam no local, o senhor Raimundo Martins de Freitas, natural de Tabuleiro do Norte, durante o banho teria mergulhado para o fundo e não mais voltado a superfície. 

O Corpo de Bombeiros, foi acionado para prestar socorro à vítima, que foi encaminhada pelo SAMU ao Hospital de Limoeiro do Norte, não resistindo e vindo a óbito.

Com Informações do 1ºBPM

Uma pessoa é morta a tiros e outra fica ferida em Quixeré

Um homem foi assassinado a tiros na noite deste domingo (09), na localidade de Lagoinha, zona rural do Município de Quixeré-CE.

O crime ocorreu por volta das 19h20, na rua Zacarias Ferreira Sousa. A vítima foi identificada por Francisco Reginaldo Cardoso, 19 anos, natural de Quixeré, que de acordo com populares, foi assassinado por dois homens armados de pistola calibre 380, que efetuaram vários disparos em direção da vítima.

Durante a ação dos criminosos, uma pessoa foi atingida de bala perdida na coxa, sendo socorrida por populares ao Hospital de Quixeré, onde recebeu atendimento médico e passa bem.

Os policiais militares estão no local tentando colher informações que levem aos autores do crime, como também resguardaram o local, aguardando a chegada da perícia forense.

Com Informações do 1ºBPM

Acidente de trânsito envolvendo moto deixa uma pessoa morta em Icapuí

Um acidente de trânsito envolvendo uma moto deixou uma vítima fatal na tarde deste domingo (09), na praia de Retiro Grande, município de Icapuí-CE.

A Polícia foi acionada pra ocorrência de um acidente com vítima possivelmente fatal por volta das 14h30, em Icapuí. De acordo com populares, um casal trafegava pela praia em uma moto Honda CG Star, de cor preta, placa PNI/2326, quando o condutor de nome Erik Bernardo da Silva, 20 anos, veio a perder o controle do veículo e cair. Na garupa estava Ana Flávia Taveira Lopes, 16 anos, que na que chegou a ser socorrida pelo SAMU ao HMED de Aracati, mas que veio a falecer ainda na praia em decorrência dos ferimentos.

Erik foi conduzido à Delegacia de Polícia Civil para prestar depoimento. As providências devidas foram tomadas.

Com Informações do 1ºBPM

Três homens armados rendem comerciante e assaltam bar na localidade do Peixe em Russas

Um estabelecimento comercial foi assaltado na tarde deste domingo (09), na localidade do Peixe, zona rural do município de Russas-CE. 3 pessoas foram feitas reféns, e tiveram seus pertences roubados.

O Proprietário de um bar, conhecido por 'Bar do Otávio', informou a polícia que seu estabelecimento foi invadido, por volta das 16h30, por três indivíduos armados de revólver, trajando blusas vermelha e pretas, que renderam ele e 2 clientes, dos quais subtraíram de um homem de 46 anos, a carteira porta cédulas com documentos pessoais da vítima, e uma quantia de R$ 180,00 em dinheiro. De um outro homem de 64 anos, subtraíram uma quantia de R$ 480.00 em dinheiro. Do proprietário foi tomada uma quantia de R$ 150,00 em dinheiro e 10 pendrives.

Após a ação os meliantes fugiram em direção ao Distrito de Jardim de São José, zona rural de Russas. A viatura do BPraio foi acionada e localizou os acusados, porém, os mesmos conseguiram fugir por caminhos estreitos dentro do matagal que só era possível trafegar de motocicleta. 

Com Informações do 1ºBPM

11 presos fogem da Cadeia Pública de Russas durante a madrugada deste domingo

Uma fuga de presos foi registrada na madrugada deste domingo (09) em uma cadeia pública do Vale do Jaguaribe. 11 detentos arrombaram a cela e escaparam da unidade localizada em Russas.

De acordo com a Secretaria da Justiça e Cidadania do Estado (Sejus), por volta das 03h40, os internos arrombaram a tela de proteção que fica sobre o pátio externo, e pularam o muro da unidade. Policiais Militares que se encontravam de guarda tentaram impedir a fuga efetuando disparos de munição menos letal, porém, os fugitivos embrenharam-se no matagal que fica atrás da cadeia e fugiram.

Os trabalhos para recapturar os presos já foram iniciados. Os detentos foram identificados como: 

Aureliano de Oliveira da silva, (artigo 157 CPB); 
Jurandir Teixeira Macena Júnior, vulgo “Júnior Aracati”, (artigo 33 lei dos entorpecente); 
Lindenberg George Rodrigues Sousa, vulgo “Berg”, (artigo 157 do CPB); 
Fadrick Xavier Chaves, (artigo 33 da lei dos entorpecentes); 
Rafael Lima Lemos, (artigo 16 do CPB); 
Marcos Kleber Leite da Silva, (artigo 157 do CPB); 
Antônio Sidney Gomes da Silva, (artigo 157 do CPB); 
Daniel da Silva Leite, (artigo 33 e 354 da lei dos entorpecentes), 
Fabio Junior Fernandes de Lima, vulgo “Binha” (artigo 129 do CPB); 
10º Luiz Felipe de Oliveira, (artigo 288 do CPB);
11º Jardeson de Lima Cavalcante, (artigo 33 da lei dos entorpecentes). 

Foi informado que não foi possível saber qual das três celas os fugitivos estavam, haja vista as chaves ficam em poder de um dos detentos que dorme juntamente com outros vários detentos no pátio destinado ao banho de sol.