-->

segunda-feira, 5 de setembro de 2016

Acidente envolvendo motoneta e carro deixa uma pessoa ferida em Russas

Acidente de transito envolvendo uma motoneta e um veículo, no cruzamento da Vila ramalho com a CE-356, foi registrado na noite dessa segunda-feira (05), em Russas.

O acidente ocorreu por volta das 19h30, e deixou uma pessoa ferida. De acordo com populares, uma mulher, identidade ainda não confirmada, pilotando uma motoneta PLUS de cor vermelha, tentou realizar o cruzamento da via, momento que foi colhida por um veículo Corsa Classic, de placas PNE-1570, que era conduzido por João do Carmo da Rocha. 

Uma equipe do SAMU foi acionada para prestar socorro a vítima, que foi encaminhada para o hospital de Russas. O motorista do veículo aguardou a chegada da Polícia para prestar depoimentos. Uma viatura da Guarda Municipal realizou o recolhimento a motoneta e transtornou o trânsito no local.

Vereador é assassinado a tiros na sede de secretaria em São João do Jaguaribe

O vereador Elbinho (PPS) foi morto a tiros, por volta de 8h10 de ontem, no município de São João do Jaguaribe, onde morava e foi eleito para o cargo público. José Elbio de Almeida Chaves, o Elbinho, tinha 39 anos e nasceu no município de Limoeiro do Norte, que fica a 33Km de distância de São João do Jaguaribe.

Segundo a Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social do Ceará (SSPDS), testemunhas afirmaram que os autores do crime estavam em um veículo Volkswagen Gol, de cor vermelha e placas não identificadas. Encapuzados, os criminosos anunciaram assalto a um comércio de propriedade de Elbinho e perguntaram pelo político.

Um funcionário informou que o proprietário não se encontrava no local, mas o bando não se satisfez com a resposta e continuou procurando por Elbinho nas dependências do comércio.

Enquanto o grupo encapuzado agia no interior do mercado, Elbinho se aproximou do local e percebeu a ação criminosa. O vereador correu em direção à sede da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente do município para tentar se esconder, mas foi perseguido e alvejado por vários tiros.

Escopeta

Elbinho não resistiu aos disparos de arma de fogo e morreu no local. Próximo ao corpo foram encontradas oito cápsulas de espingarda calibre 12 (escopeta) e quatro de pistola calibre Ponto 40. O homicídio será investigado pela Delegacia Municipal de São João do Jaguaribe (11ª Região). A reportagem tentou contato com o delegado responsável, mas ele não estava.

No pleito de 2012 para vereador, Elbinho conseguiu 370 votos e foi eleito para o cargo público. Na Câmara, Elbinho ocupava a posição de vice-presidente e presidia a Comissão de Finanças e Orçamento.

Outros casos

Elbinho não é o primeiro político assassinado no Ceará em 2016, ano eleitoral. O último crime com essa característica havia acontecido no dia 20 de agosto, no município de Senador Pompeu. O candidato a vereador por Quixeramobim, pelo partido PSB, policial civil José Cláudio Nogueira foi perseguido e morto a tiros dentro do carro, na CE-166. Os autores do crime teriam sido dois homens que estavam em uma moto.

Em 31 de julho, o vereador Manoel Paulino Cavalcante, conhecido como Walter Martins (PDT), foi morto com um tiro no tórax em Paraipaba. No dia 14 de abril, o vereador Antônio Chagas de Oliveira, conhecido como "Valmir do Monte Alegre" (PTB), foi morto a tiros no município de Catarina, após uma discussão sobre política.

O primeiro caso do ano aconteceu em Itarema, no dia 4 de janeiro. O vereador José Marcondes Rodrigues (PRB) foi morto em uma suposta tentativa de assalto na praia de Almofala.

Três pessoas são baleadas ao sair de festa em Abaiara, no Cariri

Três pessoas foram baleadas, na noite deste domingo (4), quando saiam de uma festa no município de Abaiara, no Cariri. Conforme o destacamento policial da região, os três ocupantes de um veículo foram atingidos por um motoqueiro que os aguardava a poucos metros do evento. 

A Polícia informou que os ocupantes de um Palio estavam saindo de uma festa chamada "Pega de Boi", quando cerca de 200 metros do local, um homem em uma moto disparou contra o carro. A mulher foi alvejada no braço, o motorista no peito e o segundo ocupante na perna. Os três foram levados para o Hospital Geral de Brejo Santo. 

De acordo com o destacamento de Abaiara, o motorista do veículo já possua uma passagem pela Polícia por crime de tráfico. Viaturas do município, composições de Brejo Santo e policiais do Batalhão de Divisas foram acionados para realizar buscas na região.

Diário do Nordeste

Morre soldado do Ronda do Quarteirão vítima de acidente na BR-116

Um dos policiais militares que se envolveu em um acidente, no último sábado (3), na BR 116, em Horizonte, morreu nesta segunda-feira (5). De acordo com o relações públicas da PM, tenente-coronel Andrade Mendonça, o soldado Raimundo Cláudio Lopes de Paula, 28 anos, estava internado em estado grave no Instituto Doutor José Frota (IJF) e não resistiu aos ferimentos. 

O outro policial envolvido no acidente, Francisco Edilson Torres Filho, 27 anos, continua internado no IJF. Segundo a PM, o quadro de saúde dele é estável e não corre risco de morte. Os dois soldados eram lotados no Ronda do Quarteirão de Horizonte. Além da dupla, outras 4 pessoas ficaram feridas. São elas: Carol Moreira Soares, 21 anos; Elinaria Aula Maciel da Silva, 20 anos; Tais Pereira Almeida, 20 anos; e Maria Eugênia da Silva, 67 anos. 

A colisão aconteceu no km 37 da BR 116, por volta das 6h30 da manhã de sábado, quando o carro de passeio, um veículo do modelo Ford EcoSport, colidiu violentamente com a traseira de uma carreta, que estava vazia, e ficou destruído. Partes da lataria, combustível, objetos pessoais dos passageiros e rastros de sangue ficaram pela pista.

O veículo chegou a pegar fogo, mas moradores controlaram as chamas. Eles denunciam que acidentes são comuns no local e reivindicam um redutor de velocidade. Polícia Rodoviária Federal, Samu e Corpo de Bombeiros foram acionados para socorrer as vítimas.

Diário do Nordeste

Membro de grupo especializado em clonar carros é preso no Eusébio

A Polícia Civil prendeu na última sexta-feira (2) o caseiro Francisco Clemilton da Rocha Bernardino, acusado de participar de uma quadrilha que roubava e clonava carros. As informações foram divulgadas nesta segunda-feira (5), em coletiva para a imprensa pela equipe da Delegacia de Roubos e Furtos de Veículos e Cargas (DRFVC), que efetuou a prisão. O material para a adulteração dos carros era armazenado em um sítio localizado no bairro Coité, no município de Eusébio.

Com a chegada da Polícia ao local, um dos membros da quadrilha, identificado como Rodrigo Morais da Silva, conseguiu fugir pulando um muro. No local da prisão do caseiro também foram apreendidos quatro carros, todos com o chassi adulterado ou com as placas clonadas.

A prisão é desdobramento de operação realizada em agosto que culminou na detenção de sete pessoas e apreensão de fuzis, que seriam utilizados no resgate de detentos da Penitenciária Francisco Hélio Viana de Araújo, em Pacatuba. A continuação da investigação levou à descoberta do esquema de roubo e clonagem de veículos comandada por Rafael “Xilito”, que está detido em Pacatuba.

Ainda foram encontrados no sítio do Eusébio uma grande quantidade de material, como tintas, colas, etiquestas adesivas, placas automotivas, tarjetas de placas automotivas e lixadeiras. Todos itens seriam utilizados para adulterar veículos roubados.

Organização dentro e fora da prisão

As ações fora dos muros da prisão eram gerenciadas por Bruna Rodrigues Batista, que atuava como “secretária” de Rafael exercendo atividades como o recebimento de dinheiro e o encaminhamento dos veículos clonados para diferentes estados e até para o Paraguai.

Segundo o delegado Rafael Cavalcante, titular da DRFVC,  a quadrilha utilizava uma técnica que ele classificou como “sofisticada”, que consistia na utilização de ácidos caros, cujos frascos de aproximadamente 100 ml custam até R$ 4 mil, para adulterar de chassis a vidros. Já os Documentos Únicos de Transferência (DUT) vinham de São Paulo e do Rio Grande do Norte.

Ainda de acordo com o delegado, não foi possível especificar quantas pessoas integram a quadrilha, já que ela se dividia em ramificações menores. Entretanto, alguns membros do Pará e do Rio Grande do Norte já foram identificados.

Diário do Nordeste

Inflação para famílias com baixa renda cai, com destaque a arroz e feijão

O Índice de Preços ao Consumidor - Classe 1 (IPC-C1), a inflação para famílias com renda de entre q e 2,5 salários mínimos, registrou aumento de 0,20% no mês de agosto. A variação é 0,14 pontos percentuais menor do que a de julho.

Nesse contexto, a maior queda na variação da inflação foi do arroz e do feijão (considerados como um só item), que passou de 12,99% em julho para 1,26% em agosto. A divulgação foi feita nesta segunda-feira, 5, pela Fundação Getúlio Vargas (FGV).

Outros produtos registram queda nos preços. A batata inglesa, que registrou queda de 21,32% em julho, teve queda de 11,83% em agosto. A cebola teve diminuição de 33,66% no mês anterior e de 23,62% este mês.

Também são destaques os itens artigos de higiene e cuidado pessoal (2,17% para 0,89%), calçados (0,12% para -0,50%), passagem aérea (2,97% para -5,71%) e bilhete lotérico (15,44% para 0,00%).

O IPC-C1 acumula, de modo geral, variação positiva de 5,85% no ano de 2016 até o momento e 9,29% nos últimos 12 meses.

O POVO Online

Lei definindo limites municipais deverá ser votada até final do ano

O projeto de georreferenciamento dos limites municipais no Estado do Ceará deverá ser concluído até o fim deste ano. A previsão é do presidente da Comissão de Criação de Novos Municípios, Estudos de Limites e Divisas Territoriais da Assembleia Legislativa, Luiz Carlos Mourão Maia. Conforme afirmou, neste momento, está sendo concluído o levantamento das macrorregiões de Sobral e de Ibiapaba.

“Apesar do período eleitoral, os trabalhos continuam. Já há 155 concluídos, faltando 29 municípios para o final do trabalho”,disse. O Ceará conta atualmente com 184 municípios.

O trabalho de georreferenciamento é um convênio entre o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Instituto de Pesquisa e Estratégia Econômica do Ceará (Ipece) e Assembleia Legislativa em parceria com o Instituto do Desenvolvimento Agrário do Ceará (Idace), União dos Vereadores e Câmaras do Ceará (UVC) e Associação dos Municípios do Estado (Aprece). A comissão é coordenada pela deputada Laís Nunes (PMB).

De acordo com Luiz Carlos Mourão, a expectativa é de votação do projeto de autoria da Mesa Diretora que irá atualizar e georreferenciar os limites de todos os municípios cearenses ainda neste ano. A Lei (nº 1153, de 22 de novembro) que fixa os limites municipais no Estado é de 1951 e previa revisões da legislação a cada quatro anos. Porém, desde então, nenhum estudo foi feito.
Na época, os registros apontavam 95 municípios no Ceará. “É a primeira revisão e a Assembleia do Ceará será a segunda do Brasil a ter todos os seus municípios numa única Lei”, informa Mourão. Ainda segundo ele, até agora isso só ocorre em Santa Catarina.

“Daquele tempo até hoje, alguns dos marcos que serviam de referência para a divisão das cidades, como linhas telegráficas, rochas e até mesmo cursos e nascentes d’água, desapareceram”, frisou o presidente do colegiado.

O Estado CE

Por unanimidade, bancários do Estado decidem por entrar em greve geral amanhã

Os bancários do Ceará iniciam greve, por tempo indeterminado, a partir de amanhã. A decisão foi acatada por unanimidade pela categoria durante assembleia realizada na noite do último dia 1o de setembro, na sede do Sindicato dos Bancários do Estado do Ceará (Seeb-CE), em Fortaleza. Na ocasião, os bancários rejeitaram a contraproposta da Federação Nacional dos Bancos (Fenaban).

Reivindicações

Entre as principais reivindicações da categoria, está o reajuste salarial de 14,78%, sendo 5% de aumento real e 9,31% de correção da inflação; participação nos lucros e resultados de três salários mais R$ 8.297,61; vales-alimentação, refeição, fim das metas abusivas e assédio moral, além da ampliação das contratações, fim da precarização das condições de trabalho, mais segurança nas agências bancárias, dentre outras.

A Fenaban, no entanto, ofereceu aos bancários uma proposta de 6,5% de reajuste no salário, na PLR e nos auxílios, além de R$ 3 mil de abono. Segundo o presidente do sindicato, Carlos Eduardo Bezerra, a proposta não cobre a inflação do período, projetada em 9,57%, para agosto deste ano, e representa perdas de 2,8% para o bolso de cada bancário. “Entregamos com a discussão da pauta no dia 9 de agosto. As negociações com os bancos aconteceram nos dias 18, 19 e 24 de agosto. No dia 29, apresentaram essa proposta que não chega nem a 30% da inflação”.

Segundo Carlos Eduardo, os bancos “é o setor que mais lucra no país. Só nos seis primeiros meses do ano, os cinco maiores bancos tiveram lucro acumulado de R$ 30 bilhões. Isso quer dizer que eles têm plenas condições de atender as reivindicações dos bancários”, disse Carlos Eduardo Bezerra, acrescentando que a Federação não apresentou propostas para contrações, nem para segurança e nem saúde. “Os bancários estão entrando em greve, porque os bancos não estão se preocupando com a segurança dos bancários”, apontou.

Outro questionamento apontado por ele foram as demissões, que continuam acontecendo tanto na área pública como na área privada, sem motivo justo. “Essas demissões não precisam acontecer, mas mesmo assim, neste ano, mais de seis mil bancários foram demitidos”, disse acrescentando que “no ano passado as demissões passaram de dez mil empregados”. Ele analisa que essas demissões têm o sentido de alavancar maiores lucros dos bancos, o que prejudica em muito o atendimento a população que tem que enfrentar grandes filas para realizar as operações. Além disso, afirma que “também prejudicam os bancários, porque com o número pequeno de trabalhadores o cansaço aumenta e pode acarretar em estresse e até mesmo sérias doenças”.

Paralisação

Em entrevista ao Jornal O Estado, o presidente da Seeb-CE disse que a paralisação repetirá o que vem acontecendo nos últimos 12 anos. “Eles só negociam quando a categoria paralisa. A categoria já demostrou uma luta forte em outros anos e neste não vai ser diferente”, afirmou. De acordo com o presidente do sindicato, no ano passado, a adesão chegou a 12 mil agencias bancárias no País. “Acreditamos que a mobilização do bancário é fundamental para os bancos mudarem de posição”, disse Carlos Eduardo.

Hoje, às 19 horas, a categoria irá realizar uma nova assembleia, na sede do sindicato (Rua 24 de Maio, 1289, Centro), na intenção de organizar e definir como será o movimento de paralisação. Por sua vez, Carlos Eduardo Bezerra adiantou que a greve será geral, respeitando os indicativos da lei. “No início ela começa com algumas adesões, mas vai ganhando força. Apenas os serviços essenciais devem ficar disponíveis, como é o caso da compensação bancária. Este serviço ficará mantido”.

No Ceará existem, hoje, mais de 10 mil bancários e 534 agências. Desse número, 231 ficam localizados na Região Metropolitana de Fortaleza (RMF) e 303 no Interior.

Ceará confirma 23 óbitos por microcefalia

O Estado tem 136 casos confirmados e 158 permanecem em investigação. ( FOTO: Fabiane de Paula )
O Ceará contabiliza, entre outubro de 2015 e 20 de agosto deste ano, 23 óbitos causados por microcefalia e outras alterações do Sistema Nervoso Central (SNC), sugestivos de infecção congênita. As informações, do último boletim epidemiológico divulgado pelo Ministério da Saúde (MS), revelam que o total é o maior entre a incidência de mortes pela má formação em todo o País.

O Estado tem 136 casos confirmados e  158 permanecem em investigação. Outras 267 ocorrências foram descartadas. Os números permanecem inalterados em relação ao último levantamento, divulgado no  dia 13 de agosto. O Ceará é o 5º estado brasileiro que mais confirmou casos de microcefalia, ficando atrás do Rio Grande do Norte (137), Maranhão (138), Bahia (294) e Pernambuco (378).

Dos 184 municípios cearenses, de acordo com o levantamento, 111 tiveram casos notificados da má formação. Até o último dia 20 de agosto, no entanto, a confirmação da incidência ocorreu em 52 deles, o que equivale a  28,3% de todo o Estado. Em todo o País, o Ministério da Saúde notificou 9.901 casos, confirmou 1.845 e descartou outros 4.278. 

Diário do Nordeste

Papo Rubro-negro comemora 2 anos no ar e realiza encontro Heróis da Conquista com campeões do intermunicipal

O projeto  Dia do Flamenguista estará comemorando no próximo dia 17 de setembro os 2 anos do programa de Rádio " Papo Rubro-negro", levado ao ar todos os sábados a partir das 7h, pela Rádio Progresso de Russas.

Para marcar a data, será realizado o encontro " Heróis da conquista", para homenagear os atletas e comissão técnica que foram campeões  do intermunicipal nos anos de 1955 e 2005.

Os atletas irão receber o troféu Alexandre Guilherme(que foi atleta da conquista de 2005), já os dirigentes e comissão técnica receberão o troféu Raimundo Deusimar da Silva(Mamá) e ainda serão homenageados os anunciantes do programa..

O evento contará com a presença dos ex-jogadores do Flamengo, Rondinelli e Renato Carioca, que estarão acompanhados de Nando Antunes, irmão do Zico.

Serviço

Aniversário do Papo Rubro-Negro
Encontro Heróis da Conquista 
Dia:17 de setembro de 2016(sábado) 
Local: Auditório Lino Gonçalves - UNECIM
Hora: 16h

Ricardo Torres - RT NEWS

Dakota/Russas conquista título do zonal russano da 2ª fase do Intermunicipal e garante vaga na final

Com garra, determinação, humildade e apoio incondicional da sua torcida a equipe Dakota/Russas Futsal subiu mais um degrau rumo à conquista do tão cobiçado título do Intermunicipal de Futsal Adulto Masculino promovido pela Federação Cearense de Futebol de Salão.

O time russano comandado pelo técnico Valmir Gonçalves sagrou-se campeão do zonal da 2ª Fase da competição disputado nos dias 02, 03 e 04 de setembro, na cidade de Russas, na quadra poliesportiva do Colégio Estadual Governador Flávio Marcílio, e além do título carimbou vaga na etapa final do certame que será disputada, segundo a Federação no período de 20 a 25 de setembro, em local a ser definido.

Esse foi o 2º titulo do time Dakota/Russas em zonais nessa edição da competição, haja visto, que já havia sido campeão no zonal da 1ª fase também disputado em Russas.

O zonal russano contou com a participação de quatro equipes, a anfitriã Dakota/Russas, Jaguaribara, Pacajus e Orós. O outro classificado da etapa foi o time de Pacajus, na 2ª colocação. Já Orós e Jaguaribara deram adeus à competição.

O time do treinador Valmir fez um zonal impecável com três vitórias e 100% de aproveitamento. Venceu Jaguaribara na rodada de abertura disputada na sexta (02) por 3 a 2. No sábado (03) empurrado por sua apaixonada torcida derrotou Pacajus pelo apertado placar de 4 a 3, e no domingo (04) em partida equilibradíssima e cercada de muita emoção venceu Orós por 1 a 0, garantindo então o título e vaga na fase final.

Oito equipes disputarão a etapa final da 44ª edição do Intermunicipal, que a princípio seria em Tianguá, mas por motivos de força maior desistiu de sediar. Já estão garantidas: o atual campeão Mombaça; Quixadá e Canindé classificadas do zonal de Quixadá; Dakota/Russas e Pacajus classificadas do zonal russano; faltando ainda a equipe sede que ganhará o direito a vaga e as duas do zonal de Martinópole, que será disputado nos dias 09, 10 e 11 de setembro, com a participação das equipes: Martinópole, Camocim, Boa Viagem e Crateús.

Vale ressaltar que com a desistência de Tianguá, as cidades de Russas e Canindé estão pretendendo sedear a etapa final da competição. Caso isso ocorra como a cidade sede ganha o direito a vaga e ambas já estão garantidas na etapa, a outra vaga será para a melhor terceira colocada dos três zonais da 2ª fase da competição.

O técnico Valmir Gonçalves usou sua conta no Facebook para agradecimentos. “Venho aqui parabenizar a todos da equipe Dakota Russas por mais uma conquista, desta vez campeã de mais um zonal, para quem duvidava, estamos classificados para a fase final, quero agradecer a toda torcida que compareceu para nos apoiar, vocês foram muito importantes para essa conquista, agradecer também aos meus amigos Cláudio Moura da TV JAGUAR, Erivando Lima com seu blog, Ricardo Torres com RT News, por publicarem as matérias sobre a equipe, e agora o principal que é Deus, obrigado por mais esse momento em minha vida. Agora é focar no trabalho mais ainda para tentar trazer para Russas esse título, parabéns a toda a diretoria por tudo que vocês estão fazendo para que isso aconteça, obrigado a todos os patrocinadores, e tenham certeza que vamos lutar cada vez mais para que possamos trazer esse título para Russas, parabéns a todos os atletas. TIME de GUERREIROS”. Escreveu o treinador

Confira abaixo todos os resultados do zonal:

1º Rodada – 02 de setembro (sexta-feira)

Pacajus 4X3 Orós
Dakota/Russas 3X2 Jaguaribara

2ª Rodada – 03 de setembro (sábado)

Orós 3X4 Jaguaribara
Dakota/Russas 4X3 Pacajus

3ª Rodada – 04 de setembro (domingo)

Jaguaribara 3X4 Pacajus
Dakota/Russas 1X0 Orós

Claudio Moura - Vale em Notícias

Uma pessoa morre e outra fica gravemente ferida em acidente de trânsito na CE-265 em Limoeiro do Norte

Um grave acidente de transito foi registrado na noite deste domingo (04), por volta das 18h30, na CE-265, que liga a cidade de Limoeiro do Norte a Barragem das Pedrinhas, tendo como vítima fatal Vanusa Oliveira dos Santos, 32 anos, natural de Limoeiro do Norte, e deixando gravemente ferido, Gilberto da Costa Maia, 41 anos, também natural de Limoeiro do Norte, ele que era esposo da vítima. 

Segundo o Boletim Policial, o casal trafegava pelo acostamento da via em uma bicicleta, quando foram atingidos por um veículo Gol CL, cor azul, ano 1992, de placas HTY-3169, em alta velocidade, sendo arremessados a alguns metros no asfalto. A mulher foi arremessada da garupa da bicicleta e teve morte imediata, o homem foi socorrido para o hospital regional de Limoeiro e segundo o médico que realizou os primeiros atendimentos, ele apresentava politraumatismo craniano e foi transferido para Fortaleza-CE. 

O condutor do veículo, Francisco de Assis Costa Lima, 49 anos, natural de Limoeiro do Norte, no momento do acidente, perdeu o controle do carro e veio a capotar sofrendo várias lesões e encontrava-se desacordado. Ele que foi encaminhado sob escolta policial para o IJF em Fortaleza-CE. A Informação é de que o mesmo não é habilitado, e após ser liberado ele terá prisão em flagrante decretada. 

A Polícia permaneceu no local até à chegada da Perícia e do Rabecão para o recolhimento do corpo da vítima, que foi conduzida ao IML de Russas-CE.   

Com Informações do 1ºBPM

Acidente de trânsito deixa uma pessoa gravemente ferida em Russas

Na noite deste domingo (04) um acidente de trânsito deixou duas pessoas feridas após carro chocar-se com um mata burro.

De acordo com informações do boletim de ocorrência, o motorista do veículo, Marcelo Mitchel Coutinho de Sousa Teixeira, 42 anos, trafegava pela estrada carroçal que liga a cidade de Russas a localidade do Pedro Ribeiro, em um VW/GOL 16V, cor branca, ano 1999/2000, quando por volta das 21h, veio a perder o controle do veículo e chocar-se contra o pilar de um mata burro. 

O passageiro do veículo, José de Anchieta de Araújo Lima, 27 anos, que bateu com a cabeça contra o para-brisa do carro, causando um possível Traumatismo Craniano. Policiais Militares atenderam a ocorrência com o apoio do SAMU, que fez os primeiros socorros e conduziu o mesmo para o Hospital local, e posteriormente para o IJF de Fortaleza (CE). O Motorista que é Policial Militar foi conduzido até a DRPC local, onde foi feito um BO. 

Com Informações do 1ºBPM