-->

quarta-feira, 15 de junho de 2016

Detentos fazem festa em presídio do Ceará ao som de Wesley Safadão

Presos usam drogas, consomem álcool e utilizam celulares dentro de presídio (FOTO: Reprodução)

Na manhã desta quarta-feira (15), um novo vídeo circula nas redes sociais. Nas imagens, diversos presidiários usam drogas, consomem álcool e dançam ao som da música “Camarote” do cantor de forró Wesley Safadão. Ainda durante as imagens, diversos presos intitulam a celebração que acontece dentro do presídio como “Baile de Favela”. Tranquilamente, os internos posam para filmagens e fotografias de outros presidiários. A ação acontece à noite.

Conhecida popularmente como Carrapicho, a unidade foi um dos presídios onde foram registradas rebeliões no último mês de maio. A Secretaria da Justiça e Cidadania do Estado (Sejus) informou na manhã desta quarta-feira que o vídeo foi encaminhado à Coordenadoria de Inteligência para análise. “Caso seja confirmada sua veracidade, as medidas necessárias serão tomadas”, disse a nota, sem citar quais providências são essas.

Apreensão de celulares

Nesta terça-feira (14), em apenas uma vistoria realizada na Casa de Privação Provisória de Liberdade Professor José Jucá Neto (CPPL III), em Itaitinga, na Região Metropolitana de Fortaleza, foram apreendidos 230 celulares. A vistoria ocorreu na última segunda-feira (13). De acordo com a Sejus, agentes penitenciários tiveram apoio do Batalhão de Polícia de Choque. A CPPL III tem capacidade para 952 detentos.

Na última semana, a CPPL IV também passou por uma vistoria, quando foram apreendidos 129 aparelhos celulares.

Legislação

Conforme a legislação, auxiliar ou facilitar a entrada de aparelho telefônico em unidades prisionais é crime, sujeito a pena que varia entre três meses e um ano de detenção. Mesmo sendo contra as normas, é constante o uso de celulares.

Lei dos bloqueadores

No Ceará, um projeto de lei de autoria do Governador Camilo Santana (PT) tenta evitar a entrada desses dispositivos em presídios através do bloqueio de sinal. Apesar disso, a lei ainda não está em vigor e aguarda uma regulamentação, que já está sendo feita pela Secretaria de Justiça do Ceará (Sejus). A medida tenta impedir que criminosos dentro de presídios continuem realizando crimes e ordenando ações criminosas por meio de telefones celulares dentro das unidades.


Em resposta a um possível bloqueio de sinal, diversos ataques e ameaças foram feitas por criminosos. Após a aprovação do projeto de lei, várias delegacias de Fortaleza foram atacadas.
Tribuna do Ceará

Bandidos destroem agência do Banco do Brasil de Capistrano usando dinamites


A agência bancária do Banco do Brasil deste Município, localizado no Maciço de Baturité, foi alvo de mais uma ação criminosa contra bancos  nas primeiras horas da madrugada desta quarta-feira (15). A polícia suspeita que os bandidos usaram dinamites para explodir a agência. O prédio ficou completamente destruído. Ainda não há informações se os assaltantes teriam conseguido levar alguma quantia.

De acordo com informações da população, cerca de 20 teriam participado da ação. Conforme a Polícia, os homens chegaram na cidade em três carros. Dois deles, modelo Gol, foram incendiados na entrada da cidade para impedir o fluxo de veículos pelo local. Vários tiros eram disparados enquanto a ação acontecia, o que deixou a população assustada.

Parte da quadrilha se dividiu. Enquanto alguns agiam no banco, outros trataram de render os policiais militares dentro do destacamento. O prédio foi metralhado por bandidos que ficaram do lado de fora, intimidando os PMs e impedindo que eles saíssem do local. A viatura usada pela equipe policial da cidade também foi alvejada pelos disparos.

Segundo um PM que não quis se identificar, até mesmo uma ambulância do Serviço de Atendimento Médico de Urgência (Samu), que estava estacionado em um prédio ao lado do destacamento, foi atingida pelos disparos.

No amanhecer do dia, a população, que havia ficado acuada durante a madrugada, informou à Polícia que cerca de vinte homens agiram na ação. Eles usavam armas longas e de grosso calibre. Toda a ação teria durado cerca de uma hora.

Na fuga, os bandidos usaram o terceiro veículo, uma caminhonete de cor branca, e fugiram pela zona rural de Mazagão.

Equipes da polícia de destacamento vizinhos estão na cidade e fazem buscas pela região a fim de tentar localiza o bando. Até o momento, ninguém foi preso.

Segundo o Sindicato dos Bancários do Ceará, a ação desta madrugada em Capistrano é a 28ª contra bancos no Estado, só neste ano, por meio de explosivos, tentativas de arrombamento e ataques a carros-fortes. A última foi registrada contra um caixa eletrônico no mirante da Praia de Morro Branco, em Beberibe, no último dia 13. Os bandidos iriam explodir o caixa com dinamite mas a ação foi frustrada. Ainda de acordo com dados do sindicato, contadas as saidinhas bancárias e ataques a carros fortes, foram 37 ataques em 2016 em todo o Ceará.

Diário do Nordeste

Prefeito faz "gato" para instalar iluminação pública


Há quase quinze anos, os moradores dos distritos de Mangueiral e Capim de Roça, em Pindoretama (CE), na região metropolitana de Fortaleza, têm encaminhado uma demanda para a prefeitura da cidade: uma ligação de energia elétrica entre os dois distritos que possa iluminar a região, há tempos sofrendo com assaltos e insegurança.

Em abril deste ano, a inauguração, anunciada como destaque pelo prefeito Valdemar Araújo da Silva Filho (PT), finalmente chegou. Mas em poucas semanas a estrutura foi completamente desmontada pela Companhia Energética do Ceará (Coelce) sob a justificativa de ser uma “rede clandestina” – ou ´gato´, na linguagem popular.

“A gente esperou por tanto tempo e, quando veio, foi uma ‘gambiarra’", lamenta o aposentado Fernando Porto, de 77 anos, que vive em Mangueiral. Ele afirma que já no lançamento da estrutura era visível notar sua precariedade e que, nos últimos dias, moradores da região tem sido visitados por vereadores da oposição para pressionar o prefeito contra a ação.

"Fizeram [o gato] na calada da noite, uma iluminação sem projeto, sem autorização da operadora de energia. Tanto que a Coelce veio aqui depois e tirou."

A prática ilegal não é mera opinião de eleitores e vereadores da oposição, como o vereador Raimundo do Sinhozinho (PCdoB), que acusa o prefeito Valdemar Araújo de ter feito a ligação de qualquer jeito para se promover, "de olho nas eleições municipais de outubro". 

A Coelce confirma ter identificado que a rede instalada na iluminação pública de Capim de Roça foi irregular e é de responsabilidade direta da prefeitura. A companhia reforça que enviou uma equipe sob escolta da Polícia Militar para fazer a retirada do ´gato´, que além de ser criminoso, afeta a qualidade do serviço prestado pela distribuidora e pode levar a curtos-circuitos e sobrecarga.

Apesar da retirada da iluminação, a publicação do anúncio da conclusão da obra segue nas redes sociais do prefeito, apesar de ele ter feito, dias depois, um novo comunicado – após a desmontagem da estrutura – afirmando que estava buscando a solução para a ligação entre as duas comunidades. Em nenhum momento o político explica as razões pelas quais a estrutura foi desativada.

O chefe de gabinete de Pindoretama, Cristiano Alves, se recusa a prestar esclarecimentos a respeito das acusações contra a prefeitura e se limita a declarar que o vereador Raimundo do Sinhorzinho presta "falso testemunho" ao acusar o prefeito Valdemar Araujo e a administração municipal da cidade.

IG

Barco furtado no início do mês é recuperado em Icapuí


Nesta terça-feira, dia 14, por volta das 16h00min horas, Os PM's tomaram conhecimento de que o casal que teria furtado um pequeno Barco no ultimo dia 05/06/2016, da Praia do Rosado/ Porto do Mangue-RN, estariam residindo em Praia de Quitéria/ Icapuí-ce. De pronto os policiais deslocaram-se até ao local e conseguiram prender o casal, bem como recuperar a embarcação. Trata-se do senhor Nilton da Silva, Pescador, 45 anos, e a senhora Francinete Dantas de Araújo, 29 anos. O casal e o Barco foram  conduzidos à DPC de Icapuí e apresentados a Delegada de Policia Civil, na qual foi aplicado os devidos procedimentos necessários.

Com Informações do 1ºBPM

"Golpe do baludo”: Estelionatários levam bolsa de mulher com R$ 1 mil em Aracati


Nesta terça-feira, dia 14, por volta das 10h18min, na Rua Cel. Alexandrino, Centro, Aracati/CE, segundo foi informado por uma mulher de 28 anos, que diz ter sido vitima do “Conto do Baludo”, quando saia da Agência do Bradesco e que um homem baixo, cabelos lisos e no ombro, deixou cair um envelope com um cartão; que esse envelope foi pegue por uma mulher morena, baixa, rosto redondo e com pelos do bigode ao queixo; que esse casal usando de lábia fez com que a vítima entregasse sua Bolsa e lá continha RG, CPF, Cartão Damasceno, Celular LG, e a importância de R$ 1015,00 reais, conforme foi informado pela vítima, no B.O. por Estelionato. Foram realizadas diligências no intuito de localizar os acusados, mas que até o presente momento não foi logrado êxito em localiza-los. 

Com Informações do 1ºBPM

Funcionários da Coelce são confundidos com quadrilha pela polícia em Beberibe


Nesta terça-feira, dia 14, por volta das 01h15min, segundo foi informado foram deslocados para localidade da Lagoa Funda da Andreza, Beberibe, em uma fazenda, através de várias ligações feitas para o 190, informando  que  havia adentrado  um caminhão e um carro pequeno com vários homens em atitude suspeita,  que na localidade há grande incidência de roubos a fazendas,  devido  o local ser um matagal extenso, sem iluminação pública e difícil acesso. Que chegaram ao local e avistou um caminhão e um carro pequeno saindo da propriedade, que os policiais deram ordem de parada, porém não foi obedecida, sendo necessário efetuar disparos de contenção vindo atingir o veículo FIAT UNO Economic na parte dianteira inferior do lado direito, de cor branca, ano 2010, de placas de Belo Horizonte -MG , n° OOY-3173. Que o veículo foi identificado como sendo da empresa Cosampa energia que presta serviço terceirizado para a Coelce, bem como, o caminhão VW/15.180 CNM, ano 2010, de placas NUY-4231, cor branca. Que os indivíduos foram conduzidos para a delegacia, da qual foram identificados como sendo quatro funcionários da Cosampa e 1 funcionário da Coelce , este último que apresentou uma ordem de serviço, e informou que o motivo do trabalho era a implantação de um poste. Após averiguação todos foram liberados.

Com Informações do 1ºBPM

Fugitivo da Justiça é preso em Aracati


Nesta terça-feira, dia 14, por volta das 18h15m na BR-304, Localidade de Lagoa da Cruz, zona rural de Aracati, depois de denúncias de populares, foi preso, VIRIATO OLIVEIRA COUTO, 39 anos, natural de Mossoró-RN. O mesmo estava em prisão domiciliar e que consultado já havia expirado. Foi informado que ao ser revistado foi encontrado 01(um) grama de maconha dentro do pacote de fumo e um celular Samsung de cor rosa dentro do calção. Os PM's conduziram o a DPC/Aracati para os procedimentos cabíveis.

Com Informações do 1ºBPM

Moto FAN 125 é tomada de assalto na Macambira em Russas


Nesta terça-feira, dia 14, por volta das 17h00min, próximo ao Parque de Vaquejada da localidade de Macambira, zona rural de Russas, 02(dois) indivíduos não caracterizados numa moto de dados não informados, um deles armado com uma arma de fogo, renderam um homem da qual levaram a Moto Honda Fan 125, cor preta, ano 2008, placa NRC 7912, em seguida fugiram tomando rumo ignorado. A vítima compareceu ao 1º BPM por volta das 19 horas para informar o ocorrido. 

Com Informações do 1ºBPM

Indivíduo invade salão de beleza rende funcionárias e rouba pertences das vítimas, em Russas


Nesta terça-feira, dia 14, por volta das 14h30min, na Travessa Bruno Epaminondas, onde funciona um Salão de Beleza, um indivíduo aparentando ser menor de idade, demais dados não informados, ameaçando as vítimas com algo que não se sabe precisar ser uma arma de fogo ou não, rendeu duas funcionarias do local e levou respectivamente das vítimas, 01(um) celular Moto G de cor preta e 01(um) Moto G de cor branca, logo após fugiu tomando rumo ignorado. Os PM’s atenderam a ocorrência que foi repassada para outras viaturas da área, as vítimas foram orientadas a seguir para DRPC local para lavratura do Boletim de Ocorrência para que sejam iniciadas as investigações sobre o delito. 

Com Informações do 1ºBPM

Polícia recupera em Russas chassis de moto roubada em 2014


Nesta terça-feira, dia 14, por volta das 14h30min, na localidade de Sítio Miguel Pereira, zona rural de Russas-CE, foi localizado por populares, o quadro de uma moto (chassis nº 9C2KC1550AR086934), o qual após consulta no sistema, foi constatado que se tratava de uma moto que fora roubada no ano de 2014, na localidade de Barreiras, zona rural de Quixeré-CE, a placa não foi informada, em virtude do sistema está inoperante. PM’s conduziram o referido quadro à DRPC para os devidos procedimentos.

Com Informações do 1ºBPM

Dupla é presa por venda de certificados falsos

Um Certificado de Conclusão do Ensino Médio e um Histórico Escolar foram apreendidos pelos inspetores da Delegacia de Defraudações e Falsificações (DDF) , durante abordagem num shopping, na Cidade dos Funcionários ( Fotos: Fabiane de Paula )

Dois homens foram presos por policiais da Delegacia de Defraudações e Falsificações (DDF) acusados de vender, na internet e em redes sociais, certificados falsificados de conclusão de ensino. Segundo a Polícia, as negociações eram realizadas pelo site de anúncios classificados OLX e também pelo aplicativo para smartphones WhatsApp.

O delegado Jaime Paula Pessoa Linhares, titular da DDF, informou que as investigações começaram depois de denúncias feitas à Especializada sobre as negociações ilegais pelo site OLX. "Designei um policial para iniciar a investigação. Ele localizou o anúncio e entrou em contato por um número fornecido para negociações pelo WhatsApp".

As conversas entre o policial e um dos suspeitos, o bailarino Francisco Romário Lima da Silva, 22, transcorreram por cerca de 15 dias, conforme Jaime Paula. Na última segunda-feira (13), foi marcado um local para entrega do documento falso, no bairro Cidade dos Funcionários, nas proximidades de um shopping center.

"Quando o policial estava negociando com Romário chega outro homem com um envelope amarelo. O policial desconfiou e ao abordar o segundo envolvido no esquema, identificado como Bruno Santiago Gomes, 29, encontrou um certificado de Ensino Médio e um Histórico Escolar em nome de Fernando Camilo Braga Menezes", disse o titular da DDF.

Segundo Jaime Linhares, o Bruno Santiago, que trabalha como barman, iria fazer a entrega dos documentos falsos para outro 'cliente'. Ele teria ido ao mesmo local onde Romário estava porque havia prometido que daria apoio ao comparsa.

Os dois se conheceram depois que Romário entrou em contato com Bruno com o objetivo de adquirir um certificado. "Por meio da OLX ele manteve contato com Bruno que havia anunciado a venda de certificados. Romário disse que não tinha os R$ 200,00 cobrados por Bruno para fazer um Certificado de Ensino Superior. Mas recebeu a proposta de revender os documentos falsos e, assim, conseguir dinheiro para comprar o seu", disse o titular da DDF.

Bruno disse que repassaria os documentos falsos a Romário por R$ 200,00 e o que conseguisse a mais seria dele, revelou Jaime Linhares. Romário então fez o cadastro no site e criou o próprio anúncio na OLX. Confessou ainda ter negociado três certificados na esperança de conseguir o dinheiro para o dele. Em depoimento, Bruno disse que o "cabeça" do golpe é um homem identificado por eles apenas como Pedro. "Ele diz ter conhecido Pedro quando trabalhava em uma barraca na Praia do Futuro. Mas ainda vamos checar essas informações", disse Jaime Paula Pessoa Linhares. Os dois homens foram autuados por estelionato, falsidade ideológica e falsificação de documento público.

Fragilidade

O titular da DDF mostrou os documentos apreendidos e ressaltou a facilidade na aplicação desse tipo de crime. "É muito fácil. Basta um computador, um scanner e uma boa impressora", ressaltou. Jaime Linhares ressaltou ainda o número de ocorrências oriundas do site OLX.

A assessoria de comunicação da OLX informou, por meio de nota, que "lamenta o ocorrido e informa que está à disposição das autoridades para colaborar no que for necessário". Disse ainda que "anúncios como este violam os Termos e Condições de Uso da plataforma". Informou aos usuário que ao verificarem a existência de anúncios que apontem para práticas irregulares ou conteúdos indevidos, denunciem o conteúdo no próprio site.

Diário do Nordeste

Professores do Estado mantêm paralisação

O encontro da categoria ocorreu na tarde de ontem, no Ginásio Paulo Sarasate, e reuniu cerca de 1.400 professores, conforme o sindicato ( FOTO: HELENE SANTOS )

Cerca de 1.400 professores da rede estadual se reuniram, ontem, em nova assembleia da categoria, no Ginásio Paulo Sarasate, no bairro Dionísio Torres, em Fortaleza, e decidiram manter a greve, que já dura 52 dias. Estudantes que estão ocupando as escolas municipais estiveram no local em apoio aos professores.

Em decisão unânime, os professores que estavam no local rejeitaram a proposta feita pelo Governador do Estado Camilo Santana, que oferece reajuste salarial de zero a 2%. "Nós já tivemos algumas conquistas, pois o movimento está sendo intenso com a grande paralisação dos professores e também a participação dos alunos. Mas quando chegamos na questão do reajustes, o que o Governo ofereceu foi inaceitável. Nós queremos ganhos reais, precisamos de propostas que atendam a toda a classe", diz a professora Lilia Costa.

Há 31 dias, no entanto, a greve foi considerada ilegal pelo Tribunal de Justiça do Ceará (TJ-CE). Entre a pauta, os professores da rede reivindicam um reajuste salarial de 12,76%; a realização de eleições diretas para gestores em todas as escolas; o fim dos assédios morais nas escolas; uma educação pública de qualidade e a e efetivação dos professores temporários.

De acordo com o vice-presidente do Sindicato dos Professores e Servidores da Educação e Cultura do Ceará (Apeoc), Reginaldo Pinheiro, a proposta do Governo de aumento entre 0% e 8%, que não contempla a todos os profissionais, além de ser abaixo da inflação de 2015, foi rechaçada pela categoria.

Negociações

"A greve continua por tempo indeterminado. Buscamos abertura nas negociações. Já houve alguns avanços em relação à verba suplementar para a alimentação dos alunos, a compra de computadores e a volta do programa Professor Coordenador de Área, mas em relação à remuneração, que é a nossa principal reivindicação, não houve progresso".

Diário do Nordeste

Telhado de escola cai e fere 5 crianças na Capital

O desabamento da Escola Municipal de Ensino Fundamental Santa Terezinha teve início no teto de uma das salas de aula do colégio e se estendeu até a área de recreação, onde estava boa parte das crianças por volta das 14h ( FOTO: FERNANDA SIEBRA )

O toque para o início do turno da tarde acabara de soar quando parte do telhado da Escola Municipal de Ensino Fundamental Santa Terezinha, no bairro Parque Dois Irmãos, em Fortaleza, veio ao chão. Conforme testemunhas, o desabamento teve início no teto de uma das salas de aula e se estendeu até a área de recreação, onde estava boa parte das crianças por volta das 14h. A fatalidade deixou, pelo menos, cinco estudantes feridos. Destes, três foram socorridos pelo Corpo de Bombeiros e encaminhados pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Itaperi e para o Instituto Dr. José Frota (IJF).

Segundo a assessoria da UPA, duas crianças do sexo feminino, ambas com nove anos de idade, deram entrada na unidade do Itaperi. Apesar de não apresentarem lesões aparentes, as meninas se queixavam de fortes dores de cabeça, e foram transferidas para o IJF. Conforme a assessoria do Instituto, ao todo, três crianças foram atendidas no hospital. Destas, duas foram liberadas e uma permanecia em atendimento, até a noite de ontem, sendo submetida a exames. As vítimas foram identificadas pela população como: Caio, Pâmela, Dafini, Kayane e Íris Oliveira.

Assustadas ao verem os colegas feridos, muitas crianças permaneceram em frente ao colégio acompanhadas por familiares que demonstravam revolta com relação à precariedade da estrutura do edifício. "Essa escola entrou em reforma há pouco tempo, mas ninguém sabe que reforma foi essa. Hoje, eles estudando, desabou o telhado da sala. A sorte que eles estavam no pátio, e mesmo assim se machucaram. Imagine se estivessem na sala de aula. Teve uma criança que ficou embaixo dos escombros. Eu, como mãe, não acho justo que as crianças estejam estudando em uma escola como essa. Quando chove, as paredes até dão choque", revelou Cíntia Henrique, mãe de três filhos que estudam na Escola de Ensino Fundamental Santa Terezinha.

Ao relembrar o acontecido, a filha de Cíntia, Cássia Eller Henrique, 10, relatou ter visto seus colegas serem atingidos pelos destroços. "Estava todo mundo brincando. Quando a gente passou, o telhado da quadra caiu por cima de cinco crianças. Eu vi que uma ficou com prego na cabeça, outro com a cabeça sangrando, outro ficou com uma tábua por cima da cintura. Aí chegou o bombeiro e foi tirar eles. Eu to preocupada com meus amigos, que Deus abençoe eles", disse a aluna de 10 anos.

Na calçada da escola ainda estava uma das alunas, Íris Oliveira. Aos 8 anos, a menina foi uma das vítimas de um dia atípico no colégio. Já mais calma após receber atendimento na ambulância, ela mostrava a lateral dos seus olhos e seus joelhos, ambos com ferimentos. "Quase machuca dentro do meu olho. Tinha uma corda amarrada na coluna quando ela desabou em cima da gente. Minha amiga saiu muito ferida, ela estava com o braço quebrado. Também quebrou uma telha em cima do meu amigo e a farda dele ficou suja com muito sangue", revelou.

Estrutura

Acompanhando a menina estava sua tia, Carla Oliveira, que também avaliou como ruim a estrutura do colégio. "Eles reformaram um tempo desse, mas as aulas voltaram antes do previsto para terminar a reforma. Ninguém entendeu o que foi reformado. Hoje, foi questão de pouco tempo depois da minha sobrinha ter ido para o colégio e ter acontecido isso. Ela ficou muito nervosa, mas achamos melhor não levar ao hospital. Foi medicada aqui mesmo", disse Carla.

A direção da Escola Municipal Santa Terezinha optou por não conceder entrevista. Em resposta, a Secretaria Municipal da Educação (SME) informou que o acidente ocorreu durante a recreação, quando os alunos envolvidos amarraram uma corda em colunas estruturais, na tentativa de praticar o esporte slackline. Questionada sobre as reformas feitas no equipamento, a Pasta não emitiu respostas até o fechamento desta edição.


Após o acidente, também estiveram no local funcionários da Defesa Civil. De acordo com o órgão, os agentes apenas acompanharam os técnicos engenheiros da SME, que já se encontravam analisando o espaço destruído. Nenhum laudo acerca do ocorrido foi emitido até o momento. Conforme a SME, foi acionada uma construtora para realizar os reparos necessários no espaço para que ele volte a ser utilizado. A Pasta municipal ressalta ainda que as aulas na escola serão retomadas já hoje (15).

Diário do Nordeste