-->

quarta-feira, 13 de abril de 2016

Adail Carneiro esteve em visita à Crede-10


Ainda nesta quarta-feira, dia 13, Adail Carneiro esteve em visita à Crede-10 que é situada em nossa cidade. E em curta reunião com a Coordenadora Jucineide, ele buscou informações de como se encontram as estruturas de algumas escolas do Estado que temos aqui em Russas e na Região.


Equipe do Governo do Estado faz visita ao 1º Batalhão de Polícia em Russas

O Deputado Federal Adail Carneiro e o Engenheiro Fernando Aguiar, do DAE Departamento de Arquitetura Engenharia, estiveram visitando na tarde desta quarta-feira , dia 13,  o 1º Batalhão de Polícia Militar em Russas. Na ocasião fizeram um levantamento do que está precisando para uma reforma na sede do batalhão; Ambos estavam acompanhados dos  diretores do CDL, do Vereador João Paulo Moreira e Dagoberto Alves, assessor da Câmara Municipal. Tiveram um conversa com os oficiais: Tenente Coronel Jair Queiroz, Capitão Olavo e Major Santana que comandará o batalhão do Raio, ele que fez questão de ressaltar a ajuda que está recebendo da população da cidade para conclusão da obra que irá abrigar o BP Raio, durante a visita de Adail ao galpão. 

Marido mata mulher a facadas e suicida-se em Mauriti


Um crime de morte seguido de suicídio se transformou em tragédia familiar, na manhã desta terça-feira (12), na cidade de Mauriti, na Região do Cariri, no Sul do Estado (a 507KM de Fortaleza). Inconformado com o fim do casamento, um homem assassinou a ex-esposa e suicidou-se.

O caso foi registrado pela Polícia daquela cidade somente no começo  da manhã. No entanto, há indícios de que o crime pode ter ocorrido durante a madrugada.

O vendedor de pães Roberto da Costa Alves, 41 anos, foi encontrado morto, dependurado pelo pescoço a uma corda. Ao lado do corpo dele estava o de sua ex-companheira, Jusciane dos Santos  Praça, 27.  A mulher, segundo a Perícia Forense do Ceará (Pefoce), foi morta a golpes de faca.  A faca foi encontrada no local.

Segundo informações colhidas pela Polícia, o casal já estava separado há algumas semanas. No entanto, o marido insistia em manter o casamento e não havia saído de casa após a separação. O casal tinha dois filhos pequenos e foi um deles que encontrou os corpos dos pais na manhã de hoje, por volta de 6 horas.

Por volta de 8 horas, os corpos de marido e mulher foram encaminhados ao Núcleo da Pefoce do Cariri, sediado na cidade de Juazeiro do Norte. 

Blog do Fernando Ribeiro

PM prende em flagrante bandidos que atacavam veículos dos Correios e de transportadoras para roubar cargas valiosas

Os suspeitos estavam num carro roubado lotado de produtos roubados dos Correios

Policiais militares da Primeira Unidade Integrada  de Segurança (Uniseg) do 8º Batalhão da PM, (Mucuripe), prenderam três bandidos integrantes de uma quadrilha especializada em ataques a veículos dos Correios e de transportadoras. Em apenas duas semanas, o bando  teria praticado, pelo menos, 15 roubos de cargas nas ruas da Capital cearense.

A prisão dos criminosos aconteceu após eles praticarem mais um ataque na Capital. O roubo de vários equipamentos eletrônicos que eram transportados em um furgão dos Correios aconteceu na Avenida Abolição, no Mucuripe.

Imediatamente, a PM acionou várias patrulhas. Houve perseguição policial e os assaltantes acabaram sendo presos quando fugiam em um veículo Corolla, prata , roubado e que usava placas clonadas. A prisão aconteceu já no bairro Aldeota.

Segundo o major PM Beliini, comandante do policiamento da área, os bandidos haviam roubado o carro na semana passada, no bairro Montese. No entanto, disseram que haviam comprado o automóvel clonado por apenas R$ 3 mil, na Feira da Parangaba.

Vários casos

Ainda de acordo com o oficial, os ladrões vinham atormentando os funcionários dos Correios e de transportadoras da Capital, atacando os veículos e roubando todos os produtos que estavam sendo levados para seus destinatários.

Dentro do Corolla roubado, e interceptado durante a perseguição policial, os PMs encontraram notebooks, celulares e outros produtos caros. Os três bandidos, identificados como Francisco Jefferson Silva de Sousa, 20 anos; Neilton Martins Portela, 28; e Felipe Rocha da Silva, 24. Os três foram conduzidos para a sede  da Superintendência da Polícia Federal, onde foram autuados em flagrante por roubo.  

Blog do Fernando Ribeiro

Ladrões usam máscaras de idosos e roupa social para roubar joalheria


Dois homens se fingiram de idosos para assaltar uma joalheria em um shopping de Chapecó, no Oeste catarinense, na manhã de segunda-feira (11). De roupa social e máscaras realistas, que reproduziam rugas e a textura da pele do idoso, eles levaram objetos e dinheiro. Um terceiro aguardava do lado de fora para auxiliar na fuga. Os três homens foram presos.

Segundo a Polícia Civil, a ação demorou cerca de 8 minutos, por volta das 11h30. Os suspeitos entraram armados na joalheria, amarraram os funcionários, pegaram joias, relógios e óculos e fugiram. A polícia prendeu um dos homens horas depois, com objetos roubados, em Blumenau, no Vale do Itajaí.

Já na madrugada de terça (12), outros dois homens foram presos em uma casa no Loteamento Expoente em Chapecó, com outros objetos roubados, dois revólveres calibre .38, munições, além das máscaras de idosos e roupas utilizadas na ação.

Conforme a Polícia Civil, o grupo, natural de Blumenau, tem inúmeras passagens por roubo e outros crimes. Eles foram presos e encaminhados para o Presídio Regional de Chapecó.
Durante mais de 15 horas, os Departamentos de Investigação Criminal (Dic) de Blumenau, Chapecó e São Bento do Sul trabalharam na localização dos suspeitos, através do compartilhamento de informações e monitoramento.

Do G1

Jornal afirma que relatoria do impeachment será confiada a Eunício


A abertura da votação do processo de impeachment na Câmara dos Deputados, prevista para ocorrer no domingo, 17, só reforça o pessimismo enfrentado pelo governo que já se prepara para uma possível derrota.

De acordo com matéria publicada, nesta quarta-feira, 13, pelo  jornal Folha de São Paulo, devido a previsão de derrota do governo, o Senado já estaria se articulando para receber o processo de impeachment.

Segundo a Folha, a partir da próxima semana o senador Eunício Oliveira (PMDB-CE), assumiria a relatoria do processo. As discussões sobre o comando do caso estaria sendo liderada pelo vice-presidente Michel Temer, maior interessado no afastamento de Dilma. A matéria também  relata que o presidente do Senado, Renan Calheiros, anteriormente aliado de Dilma,teria dito que não iria intervir na condução do processo na Casa. Estima-se em 15 dias o prazo para o início do julgamento do processo.

Ceará Agora

Placa de “proibido assaltar” alerta moradores de Quixadá sobre frequência de crimes


Um morador do município de Quixadá, a 158 quilômetros de Fortaleza, decidiu alertar os transeuntes do bairro Rodoviária Centro sobre os frequentes assaltos na localidade. O auxiliar de serviços Igor Batista, 20 anos, instalou uma placa de “proibido assaltar” na esquina da própria casa, de onde já presenciou os crimes.

A área concentra parte da população estudantil da cidade por estar próxima à Faculdade Católica Rainha do Sertão e registra episódios de assaltos a bolsas e celulares, segundo moradores. O comandante da Polícia Militar da região, Coronel Calixto, pontua, no entanto, que há um reforço na segurança das áreas próximas a universidades de Quixadá principalmente nos horários de entrada e saída dos estudantes.

Igor reclama da insegurança e pontua que tem amigos da faculdade que foram vítimas de assalto na rua Estudante Antonio Brito, onde está instalada a placa. Ele, que também teve os pertences roubados, já presenciou cenas de violência perto de sua casa.  O aviso foi colocado há menos de uma semana como forma descontraída de alertar os moradores, afirma. Em breve, outras devem ser fixadas, “proibindo” o roubo a motos e celulares, especificamente, acrescenta Igor. 

Atuação policial

Coronel Calixto ressalta que há um esforço da polícia em prender criminosos que praticam os assaltos, mas não cabe a ela manter essas pessoas presas. Segundo o comandante, desde janeiro deste ano, já foram presos ou apreendidos mais de 30 assaltantes, alguns deles com menos de 18 anos.

O comandante da polícia desconhece a placa fixada recentemente, mas frisa que manterá o envio de viaturas para os locais próximos aos centros estudantis. “Temos em torno de cinco faculdades e temos de dar a tenção a todas. O efetivo que possuímos não é condizente com a população que é crescente. O polo educacional tem atraído muitas pessoas”, destaca.

Tribuna do Ceará

38 Policiais Militares responderão por homicídio e prevaricação

Dos 38 policiais indiciados por participação na Chacina da Grande Messejana, que deixou 11 pessoas mortas e outras sete feridas, 33 foram autuados por homicídio qualificado e tentativa de homicídio. Os outros cinco teriam praticado a prevaricação — crime que consiste, segundo o Código Penal, em “retardar ou deixar de praticar, indevidamente, ato de ofício”. No caso da chacina, os cinco policiais que teriam prevaricado estariam no local, mas não impediram que colegas praticassem os crimes.

Com base nas informações obtidas junto a fontes que participam da investigação, e que falaram na condição de sigilo, que policiais militares e civis teriam participado da ação.

Entretanto, na manhã de ontem, ao confirmar os indiciamentos, a Controladoria Geral de Disciplina dos Órgãos de Segurança Pública e Sistema Penitenciário (CGD) apontou apenas policiais militares como partícipes dos crimes.

A controladoria também detalhou os motivos pelos quais os agentes foram indiciados e confirmou que o inquérito policial instaurado pela Delegacia de Assuntos Internos (DAI) foi enviado à Justiça, na tarde da última segunda-feira, 11, para que o caso seja remetido ao Ministério Público do Estado (MPCE).

Caberá agora aos promotores responsáveis pelo caso decidir se todos os 38 policiais serão ou não denunciados, dando início à ação penal. O documento foi protocolado na 1ª Vara do Júri. A expectativa é que até a próxima sexta-feira uma decisão seja tomada.

Apuração

As investigações da CGD apontam que a matança, registrada no último dia 12 de novembro, foi uma “demonstração de força” dos policiais em retaliação à morte do soldado Valterberg Chaves, baleado na véspera da chacina, na Lagoa Redonda, durante tentativa de assalto.

Em carros descaracterizados e com o apoio de algumas viaturas da PM, eles teriam executado as vítimas, em locais diferentes, para dar a entender que as mortes decorriam do tráfico de drogas. Duas outras linhas de investigação chegaram a ser consideradas para o caso. Elas apontavam para mortes em decorrência da disputa de território para o tráfico.

As investigações, contudo, não alcançaram a todos os envolvidos, uma vez que, pelo menos 35 policiais teriam protagonizado a matança. Porém, considerando o caso de agentes que teriam dado apoio, ou que não intervieram na ação criminosa, poderia chegar a 50 o total de servidores investigados. Durante o inquérito, a CGD ouviu mais de 200 testemunhas.

O que diz a lei 

Prevaricação

Segundo o Código Penal, o crime de Prevaricação consiste em:

Art. 319 - Retardar ou deixar de praticar, indevidamente, ato de ofício,

ou praticá-lo contra disposição expressa de lei, para satisfazer interesse ou sentimento pessoal:

Pena - detenção, de três meses a um ano, e multa.

O Povo Online

Após flagrar mulher em motel do Rio, ex-PM troca tiros com rival e morre


Um PM afastado morreu depois de trocar tiros com um policial civil na porta de um motel, em Irajá, na Zona Norte do Rio, na notie desta terça (12). Jaime Damião Pavel, de 30 anos, e a mulher se casaram desde novembro do ano passado. Ele era policial militar, mas afastado e trabalhava como taxista.

Jaime morreu após flagrar uma traição da esposa. Ela saiu de casa dizendo que ia para a faculdade e ele, desconfiado, resolveu seguí-la e descobriu que a mulher entrou em um motel na esquina da Avenida Monsenhor Félix com a Rua Coronel Franca, em Irajá. O marido esperou a dupla sair do do motel e e abordou a esposa e o amante, quando eles saiam do local, por volta das 22h.

O amante foi identificado como Leonardo Cabral Aranha de Araújo, de 41 anos, e é policial civil da Coordenadoria de Recursos Especiais (Core). Os dois homens brigaram e trocaram tiros. Os carros que estavam estacionados próximo ao local ficaram com marcas de bala.

Jaime foi atingido três vezes: no ombro, na coxa e na mão e Leonardo foi baleado no quadril. Os dois foram levados para o Hospital Getúlio Vargas, na Penha. Jaime não resistiu e morreu. Leonardo fez uma cirurgia e está internado.


A polícia contou que a arma usada por Jaime era do pai dele, um sargento do Exército. A Divisão de Homicídios está investigando o caso e fez a perícia no local.

Do G1

Ceará tem 80 casos de microcefalia confirmados e 27 bebês mortos


No Ceará, de outubro de 2015 a 11 de abril de 2016, foram notificados 451 casos de microcefalia. Destes, 17,7% (80) foram confirmados, 26,0% (117) foram descartados e 56,3% (254) estão em investigação, de acordo com boletim divulgado nesta terça-feira (12), pela Secretaria de Saúde do Estado (Sesa).

Do total de notificados, 83,8% (378) foram detectados no pós-parto e 16,2% (73) durante a gestação. Dos casos confirmados, 86,2% (69) foram encerrados por critério clínico-radiológico e 13,8% (11) tiveram diagnóstico laboratorial confirmado para vírus zika.

Ocorreram 27 óbitos, sendo quatro casos de natimortos e 24 casos que evoluíram óbito após o nascimento. Destes, 46,4% (13) permanecem em investigação e 53,6% (15) foram confirmados sugestivos de infecção congênita, sendo oito óbitos com identificação do vírus Zika em tecido fetal.

Em todo o Brasil, foram registrados - no mesmo período - 235 óbitos suspeitos de microcefalia ou alteração do sistema nervoso central após o parto ou durante a gestação (abortamento ou natimorto). Destes, 50 foram confirmados para microcefalia e/ou alteração do sistema nervoso central. Outros 155 continuam em investigação e 30 foram descartados.

Segundo o  Ministério da Saúde, todos os casos de microcefalia e outras alterações do sistema nervoso central, informados pelos estados, e a possível relação com o vírus Zika e outras infecções congênitas estão sendo investigados. A microcefalia pode ter como causa, diversos agentes infecciosos além do Zika, como Sífilis, Toxoplasmose, Outros Agentes Infecciosos, Rubéola, Citomegalovírus e Herpes Viral.

O Ministério da Saúde orienta as gestantes adotarem medidas que possam reduzir a presença do mosquito Aedes aegypti, com a eliminação de criadouros, e proteger-se da exposição de mosquitos, como manter portas e janelas fechadas ou teladas, usar calça e camisa de manga comprida e utilizar repelentes permitidos para gestantes.

De acordo com infectologista Roberto da Justa, após o nascimento, o bebê não tem mais o vírus zika no corpo. "O vírus esteve durante o desenvolvimento fetal, mas após dias ou semanas, ainda no corpo da mãe, o virus é eliminado. A criança não transmite vírus pra ninguém. Ela fica com as sequelas da infecção durante a gravidez", explica.

"Uma parcela vai nascer com microcefalia, outra parcela não vai nascer. O dano cerebral às vezes é tão grave que acaba comprometendo funções vitais, principalmente respiração e capacidade de se alimentar", relata. "Existem casos mais leves, outros mais graves. Pode repercutir futuramente no desenvolvimento psicomotor, fala, aprendizagem, memória, locomoção", explica o médico.

"Uma parcela vai nascer com microcefalia, outra parcela não vai nascer. O dano cerebral às vezes é tão grave que acaba comprometendo funções vitais, principalmente respiração e capacidade de se alimentar", relata. "Existem casos mais leves, outros mais graves. Pode repercutir futuramente no desenvolvimento psicomotor, fala, aprendizagem, memória, locomoção", explica o médico.

Microcefalia

A microcefalia é uma condição rara em que o bebê nasce com um crânio de um tamanho menor do que o normal – com perímetro inferior ou igual a 32 centímetros (até este ano o Ministério da Saúde adotava 33 cm, mas a medida foi alterada de acordo com parâmetros da Organização Mundial da Saúde). A condição normal é de que o crânio tenha um perímetro de pelo menos 34 centímetros. Essas medidas, no entanto, valem apenas para bebês nascidos após nove meses de gestação, e não são referência para prematuros.

Na maior parte dos casos, a microcefalia é causada por infecções adquiridas pelas gestantes, especialmente no primeiro trimestre de gravidez – que é quando o cérebro do bebê está sendo formado. De acordo com os especialistas, outros possíveis causadores da microcefalia são o consumo excessivo de álcool e drogas ao longo da gestação e o desenvolvimento de síndromes genéticas, como a síndrome de Down.

Pesquisas

Pesquisadores brasileiros descobriram que o agente infeccioso que se espalhou pelo Brasil é resultado de uma mutação que criou um tipo novo de vírus muito mais perigoso e que ataca as células dos cérebros dos bebês. Segundo eles, esse é uma vírus diferente do que foi identificado em Uganda, na África, em 1947.

"Foram mutações que tornou o vírus zika capaz de entrar no sistema nervoso central das pessoas com mais facilidade. O vírus africano infecta e destrói logo a célula. O nosso vírus opera a diferenciação da célula". explica Amílcar Tanuri, virologista e pesquisados da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).


Assim, a infecção impede que as células troco virem neurônios, que são as células do cérebro. Sem a multiplicação dos neurônios, o cérebro dos bebês não cresce, mostra a pesquisa.

Do G1/CE

PM é baleado no peito ao tentar evitar assalto na Messejana, em Fortaleza


Um policial militar foi baleado no peito e na perna ao tentar evitar um assalto no Terminal Rodoviário Intermunicipal no Bairro Messejana, em Fortaleza, no início da noite desta terça-feira (12). O policial baleado, identificado apenas como Ramires, atua no 8º Batalhão da Polícia Militar, na capital cearense.

De acordo com o comandante do Comando de Policiamento da Capital (CPC), coronel Francisco Souto, o policial reagiu a uma assalto a um quiosque da empresa Guanabara e disparou contra dois suspeito.

Ainda de acordo com Souto, os dois suspeitos foram baleados e um deles conseguiu fugir. Uma mulher, ainda não identificada, também foi baleada na perna.

O policial baleado foi levado ao Frotinha da Messejana e deve ser transferido para Hospital Instituto Doutor José Frota, no Centro de Fortaleza. "Na Messejana ele ainda estava consciente, mas como foi atingido no peito e há possibilidade de ser um ferimento grave, ele deverá ser transferido", diz Souto.

O coronel Francisco Souto afirma ainda que a polícia reforçou as buscas pelo segundo suspeito. Um homem preso recebe atendimento médico em um hospital na Messejana sob escolta policial e deve levada a uma delegacia após receber alta.

Dois policiais baleados no dia

Um policial também foi baleado no rosto na manhã desta terça-feira no município de Mucambo, no interior do estado. De acordo com a Polícia Militar, o subtenente da PM Ribeiro atendia a uma ocorrência, quando foi atingido por um tiro de espingarda tipo "socadeira". O suspeito foi baleado durante um confronto com os policiais e morreu no local.


O policial foi socorrido na Santa Casa de Sobral, onde permanece internado, mas não corre risco de morrer em decorrência do ferimento.

Do G1/CE

Homem é preso por desacato à funcionário público, direção perigosa e omissão, em Russas


Nesta terça, dia 12, por volta das 11h20min, na Rua Alfa, Loteamento Viva Russas, bairro Cidade Universitária, foi preso Evandino da Silva Lima, 36 anos, o qual por volta 11h00min, na Av. Dom Lino, praticou direção perigosa, desobedeceu, desacatou, o Agente do DEMUTRAN, ocasião em que o referido Agente administrava o transito em frente à Escola Tia Benilce, por ocasião da saída dos alunos. Os PM da F.T.A, conduziram o acusado a DPC de Limoeiro do Norte-CE, onde o mesmo foi autuado em flagrante nos artigos 309 do Código de Trânsito Brasileiro (direção sem CNH), 330 (crime de desobediência), 331 (desacato a funcionário público no exercício da função) e 69 do Código Penal Brasileiro (prática de dois ou mais crimes)

Com Informações do 1ºBPM

TRAXX é furtada em frente à Câmara dos Vereadores de Russas


Nesta terça, dia 12, por volta das 10h40min, na Av. Dom Lino s/nº, em frente à Câmara dos Vereadores, Centro de Russas-CE, foi vítima de furto uma mulher de 24 anos, a mesma estacionou sua motoneta SKY TRAXX, 50cc, cor vermelha, demais dados não informados, por volta das 09h30min e quando retornou no horário acima, a referida motoneta não estava mais no local, havia sido furtada. Os PM do Ronda do Quarteirão, atenderam a ocorrência e estão em diligencias no intuito de recuperar a citada motoneta, bem como, prender o(s) individuo(s). 

Com Informações do 1º BPM

Homem é morto após disparar contra rosto de policial em Mucambo


Policiais militares de Mucambo foram acionados para uma ocorrência de disparo de arma de fogo e quando chegaram ao local indicado, o suspeito identificado apenas pelo apelido ‘Chico Tieta’, que teria utilizado a espingarda, disparou contra o rosto do subtenente PM Ribeiro.

O militar foi socorrido e levado para a Santa Casa de Sobral onde recebeu atendimento e não corre risco de morte. Após a chegada de reforço, o suspeito foi baleado e morto durante troca de tiros. Na casa onde o fato aconteceu foram apreendidas dez espingardas tipo socadeira, mesmo modelo utilizado para agredir o policial.

Ceará Agora

Senado autoriza empréstimo de R$ 230 milhões para o Ceará


O Ceará poderá contratar empréstimo internacional de até 57,6 milhões de euros (aproximadamente R$ 230,9 milhões). Os recursos serão destinados à aquisição de novos equipamentos e assegurar o aperfeiçoamento da infraestrutura tecnológica em áreas como educação superior, segurança pública, finanças públicas e meio ambiente.

O Secretário de Ciência e Tecnologia do Estado, Inácio Arruda, acompanhou, em Brasília, e conversou com os senadores sobre a importância da aprovação da medida que beneficia o Estado. O investimento, aprovado, nesta terça-feira, pelo Senado, autoriza a operação de crédito entre o Governo do Estado e a empresa alemã MLW Internet Handels. Após a aprovação do empréstimo, Inácio deu a boa notícia ao Governador Camilo Santana (PT).

O líder do Governo no Congresso, senador José Pimentel (PT), destacou a capacidade financeira do Estado, permitindo que a operação seja contratada sem garantia da União. “As garantias serão prestadas pelo próprio Tesouro do estado, já que o Ceará apresenta reduzido nível de endividamento, diferente da maioria dos estados brasileiros que não apresentam essas condições”, expôs o parlamentar.

Pimentel também destacou a importância da operação para que o estado avance na implementação de uma nova fase do projeto de modernização tecnológica. “Desde os anos de 1990, o Ceará tem feito um esforço muito forte para investir em novas tecnologias. Criamos o cinturão digital, que teve continuidade nos últimos anos. E, agora, a finalidade é investir em áreas prioritárias como educação e segurança”, considerou.

A operação vai garantir a implementação da segunda fase do Projeto de Modernização Tecnológica do Estado do Ceará (Promotec II). O programa tem objetivo de garantir a sustentabilidade do processo de planejamento estadual.

Além dos 57,6 milhões de euros, o governo estadual aplicará recursos próprios equivalentes a 48 milhões de euros (aproximadamente R$ 192,4 milhões). O dinheiro será usado em equipamentos de tecnologia e inovação.Com informações da assessoria de imprensa do Gabinete do senador José Pimentel.

Ceará Agora

Governador de Minas deve ser o terceiro a perder mandato


Nove governadores brasileiros eleitos em 2014 estão na mira do TSE. São acusados de comprar votos, usar a máquina pública para vencer eleição.

O governador de Minas Gerais foi acusado pelo TSE de vários crimes. O mais grave deles é o de ter tido o caixa de sua campanha abastecido pela roubalheira da Petrobras. Pimentel deve perder o mandato e o mais grave: ele e a mulher podem ser presos.

Blog do Roberto Moreira