-->

quinta-feira, 3 de dezembro de 2015

Ex-diretor do DEMUTRAN de Russas usa rede social para comunicar saída do cargo


Com o titulo " Dever cumprido" Flávio Lopes Serpa publicou em sua conta no Facebook nesta quarta-feira(02) a sua saída da direção do Departamento Municipal de Transito e Rodoviário de Russas(DEMUTRAN), em seu comentário Serpa fez um balanço das ações enquanto esteve a frente da autarquia e promete em breve lançar nota que explica as razões de sua saída, e na mesma oportunidade estará informando em qual área irá atuar no Governo Municipal de Russas.

Leia a integra do comentário:

DEVER CUMPRIDO

Venho aqui dizer para população russana e esclarecer que eu FLAVIO LOPES SERPA, desde do dia 04/08/2015, não estou á frente do Departamento Municipal de Transito e Rodoviário - Demutran De Russas, minha saída será esclarecida através de uma NOTA DE ESCLARECIMENTO, que será amplamente divulgado em breve. Mas, antes que isso aconteça, venho de público agradecer inúmeras ligações agradecendo a minha pessoa pelo trabalho frente á daquele órgão de transito municipal, bem como também agradeço ao senhor Prefeito Weber Araújo, pela confiança depositada em minha pessoas para assumir importante cargo, como aos agentes de transito, coordenadores, diretor adjunto e funcionários do DEMUTRAN, que trabalharam comigo no período em que estive no órgão, bem como ao pessoal da GUARDA MUNICIPAL, POLÍCIA MILITAR DO 1º BPM SEDIADO EM RUSSAS e POLICIA CIVIL, que com o nosso trabalho de parceria realizando blitz e outras ações em conjunto, faz com isso REDUZIR em 87% os acidentes de trânsitos em nosso município, como também foi reduzido despesas do erário público municipal com despesas hospitalar. Durante o período em que estive nesse conceituado órgão com uma equipe é claro,m porque sem minha equipe eu não poderia fazer o que fizemos, vou aqui citar algumas ações tais como :

- Readaptação dos semáforos que antes estavam colocados de maneira erradas.
- Colocação de novos semáforos.
- Reformação do prédio do órgão.
- Divisão de estacionamentos de carros e motocicletas.
- Fechamento de retornos na Avenida Dom Lino, onde existia maioria dos acidente de transito em nosso município, com isso veio diminuição dos acidentes.
- Realização de blitz em conjunto com GUARDA MUNICIPAL e POLICIA MILITAR do 1º BPM de RUSSAS, quase que diariamente, com isso conseguimos diminuir até assaltos em nosso município, com essas blitz conseguimos também apreender armas, veículos irregular, motocicletas furtadas e drogas.
- compra e aquisição de novo fardamento para os agentes, 
material de trabalho tais coturnos novos, cornes de sinalização, lanternas, apitos profissionais, novos rádios de comunicação, viatura nova.
Ainda faço parte da administração municipal de Russas, e em breve estarei assumindo um outro cargo de suma importância na atual gestão, que deverei divulgar nessa NOTA DE ESCLARECIMENTO.

OBSERVAÇÃO: Isso chama-se trabalho voltando para o bem estar da população, sei que não agradei todos, principalmente os infratores, esses sim realmente não gostaram do meu trabalho, agora para cidadão de bem agradou. Agora esse trabalho ser chamado de INCOMPETENTE é cumulo dos absurdos . 

RT News

CAMILO SANTANA TEM 58% DE APROVAÇÃO, DIZ PESQUISA


O instituto Paraná Pesquisas foi ao Nordeste brasileiro, entre os dias 21 e 24 de novembro, onde entrevistou 1.340 eleitores, em 60 municípios do Estado do Ceará, e tirou a seguinte conclusão: os governadores do PT estão dando show de aprovação país afora.

Segundo a sondagem, 58% dos eleitores cearenses aprovam a administração Camilo Santana (PT).

A título de curiosidade, na semana passada o mesmo instituto realizou levantamento em Minas Gerais. Lá, a exemplo do estado nordestino, o governador Fernando Pimentel (PT) tem 54% de aprovação.

Por outro lado, o governador do Paraná, Beto Richa (PSDB), de acordo com a Paraná Pesquisas, é o pior avaliado do Brasil com 73% de rejeição.

Fonte: www.brasil247.com

Presidenta manifesta indignação com processo de impeachment aceito por Eduardo Cunha


A presidenta Dilma Rousseff manifestou indignação com processo de impeachment aceito pelo presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha, nesta quarta-feira (2). Em pronunciamento no Palácio do Planalto, a presidenta afirmou não haver nenhum ato ilícito praticado por ela, assim como nenhuma suspeita de desvio de dinheiro público ligada a ela. Dilma disse ter convicção quanto à improcedência do pedido de impeachment e estar tranquila em relação a seu arquivamento. 

RT News

Investigação aponta participação de pelo menos 35 policiais em chacina da Messejana


Considerando os agentes que estariam envolvidos indiretamente no caso, cerca de 50 policiais são investigados. Controladoria de Disciplina já ouviu 37 testemunhas da barbárie que completa três semanas hoje

Pelo menos 35 policiais participaram diretamente da Chacina da Grande Messejana, que vitimou 11 pessoas e deixou outras sete feridas, no último dia 12 de novembro, em Fortaleza. Considerando agentes que deram apoio ou não intervieram na ação criminosa, pode chegar a 50 o total de servidores investigados pela Controladoria Geral de Disciplina dos Órgãos de Segurança Pública e Sistema Penitenciário (CGD). Dois suspeitos já foram identificados.

As informações foram obtidas pelo O POVO junto a fontes que atuam na Segurança Pública e no Ministério Público do Estado (MPCE), que falaram sob a condição de sigilo. Segundo as mesmas, desde que o inquérito sobre a chacina foi remetido à CGD, no dia 18 de novembro, as duas outras linhas de investigação que eram consideradas para o crime haviam sido descartadas. Elas apontavam para mortes em decorrência da disputa de território para o tráfico de drogas

“A priori, nada aponta para a versão de morte por conta do tráfico. O que estão tentando fazer agora é identificar a relação entre esses policiais, as vítimas e seus familiares”, disse uma das fontes.

As investigações da CGD apontam que as mortes seriam uma “demonstração de força” dos policiais em retaliação à morte do soldado Valterberg Serpa, baleado na cabeça durante uma tentativa de assalto, na Lagoa Redonda, poucas horas antes da chacina. Indignados, os agentes teriam se convocado, por redes sociais, para dar uma “resposta” ao assassinato. Em carros descaracterizados e com o apoio de algumas viaturas da Polícia Militar, eles teriam executado as vítimas.

“Todas essas pessoas, mesmo as que não participaram diretamente das execuções, mas também não fizeram nada para impedi-las, devem responder na medida de suas responsabilidades”, detalhou outra fonte. A previsão é que o inquérito sobre as mortes seja concluído até o fim do mês, quando os autores deverão ser indiciados pela CGD e submetidos a procedimentos administrativo e criminal.

Testemunhas

Desde que assumiu o caso, a CGD já ouviu 37 testemunhas. Todas se mostraram apavoradas com a situação. “As pessoas chegam para depor trêmulas, com muito medo, por conta das circunstâncias do crime. Elas se sentem expostas. Relatam a constante passagem de viaturas pela área e que helicópteros costumam sobrevoar a região, iluminando as casas, onde moram as testemunhas”, afirmou uma fonte.

Uma força-tarefa de quatro delegados e três promotores de Justiça está atuando nas apurações. O número de investigadores deve aumentar a partir de hoje, já que a portaria que estabelece a participação de membros do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) do MPCE foi publicada somente terça-feira, dia 1º. Desta forma, outros promotores também acompanharão 
as investigações.  

Serviço

CGD

Informações que possam ajudar na identificação dos autores dos homicídios devem ser repassadas à CGD: (85) 3452 3984
Disque-denúncia: 181

Não é necessário se identificar.

Para entender

11/11

21h30min.
O soldado Valterberg Chaves Serpa é morto durante tentativa de assalto na Lagoa Redonda. Por redes sociais, policiais teriam se convocado para vingar a morte do soldado. Muitos estavam de folga. As mensagens começam a ser enviadas a partir do Frotinha da Messejana, onde a morte foi atestada.

12/11

0h20min.
No Curió, são executados: Antônio Alisson Inácio Cardoso, 17; Jardel Lima dos Santos, 17, e Álef Souza Cavalcante, 17.

1h54min.

No Alagadiço Novo, são mortos: Marcelo da Silva Mendes, 17, e Patrício João Pinho Leite, 16. 

3h33min.

No Conjunto São Miguel, são assassinados: Jandson Alexandre de Sousa, 19; Francisco Elenildo Pereira Chagas, 41, e Valmir Ferreira da Conceição, 37.

3h57min.

Na Messejana, as vítimas são: Pedro Alcântara Barroso do Nascimento, 18; Marcelo da Silva Pereira, 17, e Renayson Girão da Silva, 17.

O Povo Online

Caixa está autorizada a fazer até 3 sorteios da Mega-Sena por semana


A Caixa Econômica Federal poderá, ocasionalmente, intensificar a frequência semanal de sorteios regulares da Mega-Sena, realizando até três sorteios, sempre em dias diversos. A Portaria da Secretaria de Acompanhamento Econômico do Ministério da Fazenda, que autoriza o aumento do número de sorteios, está publicada no Diário Oficial da União desta quinta-feira, 3.

Segundo o texto da portaria, esse sorteio adicional poderá ser feito a título de celebração temática cultuada no País. A Caixa deverá divulgar, para o público em geral, com antecedência mínima de 15 dias do primeiro sorteio, a ocorrência dos três sorteios na mesma semana.

ESTADÃO conteúdo

Indivíduos armados assaltam estabelecimento comercial em Russas


Nesta Quarta, 02, por volta das 12h55min, na Rua Cônego Agostinho, no centro de Russas, mais precisamente no estabelecimento “COMERCIAL PINHEIRO”, dois indivíduos, sendo um deles aparentando ter 40 anos de idade, vestindo roupa social de cor clara, e outro vestindo uma blusa com listras na horizontal nas cores branca e vermelha, ambos armados com revólveres, os quais trafegavam em uma motocicleta Honda CG de cor vermelha (demais dados não informados), renderam o proprietário do estabelecimento, como também alguns clientes que se encontravam no local, e roubaram do estabelecimento a quantia de R$ 17.000,00 (dezessete) mil reais em dinheiro e 30.000,00 (trinta) mil reais em cheques. Após a prática do roubo os indivíduos fugiram em direção ao bairro do Planalto e tomarão rumo ignorado. Os Policiais Militares atenderam a ocorrência e se encontram realizando diligências no sentido de identificar e prender os autores do roubo e recuperarem a quantia roubada. 

Com Informações do 1ºBPM

Mulher morre em acidente de trânsito na cidade de Limoeiro do Norte


Nesta Quarta, 02, por volta de 13h20min, a Unidade Policial Militar de Limoeiro do Norte/CE – 4ª Cia/1ºBPM, recebeu informações de um acidente de trânsito (COLISÃO), ocorrido na localidade de Sítio Maracajá – Chapada do Apodi, zona rural de Limoeiro do Norte/CE. Informações deram conta que a Sra. RAIMUNDA MARLÚCIA DE ALMEIDA, 32 anos, casada, agricultora, natural de Limoeiro do Norte/CE, residente na localidade de Sítio Cabeça da Santa Cruz – Chapada do Apodi, zona rural de Limoeiro do Norte/CE,  perdeu o controle da motocicleta HONDA/BIS C 100, placa não identificada, pois populares a retiraram do local do acidente, e veio a colidir com uma parede residencial, onde foi socorrida ao Hospital Regional de Limoeiro do Norte/CE, porém não resistiu e veio a óbito na Unidade de Saúde. O policiamento da Chapada do Apodi, deslocou-se ao local, porém não tiveram informações do paradeiro da motocicleta.

Com Informações do 1ºBPM

Fortaleza: uma das mulheres mais procuradas do Ceará é morta à bala no mondubim


Foi assassinada na Noite desta quarta-feira(02), uma das mulheres mais procuradas do Ceará. Ela foi Morta no Bairro Mondubim, Fortaleza-CE, informação de que a Valquíria estava chegando no bairro para visitar um companheiro, quando foi recebida a bala por um Motociclista desconhecido.


Valquíria Araújo Alves, 29 anos, respondia por tráfico de drogas, assalto e homicídios, e atuava na área da Jurema e Conjunto Ceará. Ela era uma das traficantes mais conhecidas na Caucaia e estava sendo procurada há vários meses. 

Plantão Policial do Ceará

Polícia prende mais um suspeito de envolvimento no assassinato de radialista em Camocim

Agentes da Coordenadoria INtegrada de Inteligência (Coin), prenderam, na manhã desta quarta-feira (2)  mais um suspeito de participação no assassinato do radialista cearense Glaydson Carvalho, morto a tiros no dia 6 de agosto, último, na cidade de Camocim, no litoral Oeste do estado (373Km de Fortaleza).

O suspeito, identificado por  Francisco Pereira da Silva, o “Chico Dentista”, 51 anos,foi localizado pelas autoridades no Município de Martinópole e está sendo transferido para a Delegacia Regional de Polícia Civil de Camocim, onde foi instaurado o inquérito acerca do crime de pistolagem. Em seguida, será encaminhado à Penitenciária Industrial Regional de Sobral (PIRS). 

As informações iniciais dão conta de “Chico Dentista” é irmão de João Batista Pereira da Silva,  “Batista Dentista”, um dos sete denunciados pelo Ministério Público  Estadual (MPE) como envolvidos na trama para a morte do radialista. Os dois irmãos (Chico e Batista) são tios do prefeito de Martinópole, James Bel, tido como principal suspeito de ter ordenado o assassinato.

Conforme a denúncia formulada pelo promotor de Justiça Evânio Pereira de Matos Filho, já há comprovação dentro das investigações, que participaram da trama criminosa as seguintes pessoas: João Batista Pereira da Silva (o “Batista Dentista”), Daniel Lennon Almada da Silva, Israel Marques Carneiro, Thiago Lemos da Silva, Gisele de Souza do Nascimento, Regina Rocha Lopes e Francisco Antônio Carneiro Portela.

O promotor se baseou na farta investigação realizada pelas polícias Civil e Militar da cidade de Camocim e Municípios vizinhos, como Martinópole e Senador Sá. O inquérito policial, presidido pelo delegado regional Herbert Ponte e Silva, apontou que o crime foi premeditado, meticulosamente planejado e que teve motivação política. O radialista teria sido executado “por falar demais”.

Dinheiro

Para praticar o crime foram contratados por cerca de R$ 9 mil os pistoleiros Thiago Lemos da Silva e Israel Marques Carneiro, o “Baixinho”, este último residente no Oeste do estado do Pará.  O casal Gisele e  Francisco Portela se encarregou de  alugar uma casa que serviu de esconderijo para os assassinos após estes matarem a vítima.

Já João Batista Pereira da Silva, o “Batista Dentista”, foi  um dos principais mentores. Nos dias que antecederam o crime, ele abrigou em sua fazenda, na localidade de Remanso, os pistoleiros e as demais pessoas envolvidas na trama. Fez contatos para a contratação dos matadores e teria dado o dinheiro para que Gisele e  o companheiro  alugassem a casa que serviu de esconderijo para os assassinos, na localidade de Serrota, no Município de Senador Sá.

Já Regina Rocha Lopes, mulher do pistoleiro Thiago, participou, juntamente com Gisele, do levantamento da rotina da vítima. O grupo teve,  ainda, o envolvimento de Daniel Lennon Almada da Silva, tesoureiro da Prefeitura de Martinópole. Ele  participou de todo o planejamento do crime e forneceu sua própria motocicleta (apreendida) para a dupla ir até a sede da Rádio Liberdade FM, no Centro de Camocim, invadir a emissora e matar o radialista. A mesma moto foi usada na fuga dos assassinos e, posteriormente, abandonada.

Blog do Fernando Ribeiro

Em jogo dramático, Palmeiras vence Santos nos pênaltis e fica com título da Copa do Brasil


Agora vale pôster, e para o Palmeiras! Em jogo disputado e cheio de tensão, o Verdão conquistou o tricampeonato da Copa do Brasil após superar o Santos no tempo normal e nas penalidades. Depois de um 2 a 1 nos 90 minutos da decisão, com dois gols de Dudu e um de Ricardo Oliveira, os times decidiram o título nos pênaltis, com vitória alviverde por 4 a 3.

Zé Roberto, Jackson, Cristaldo e Fernando Prass fizeram para o Palmeiras. Geuvânio, Lucas Lima e Ricardo Oliveira marcaram para o Santos. Rafael Marques parou em Vanderlei, enquanto Marquinhos Gabriel (para fora) e Gustavo Henrique (nas mãos de Prass) também perderam.

Foi o sétimo jogo das equipes no ano, com quatro vitórias do Peixe e três do Verdão e, assim como no Paulistão, tudo acabou nas penalidades. O título recoloca o Palmeiras na Taça Libertadores após dois anos de ausência. 

O JOGO

O Palmeiras teve a primeira chance com incríveis dez segundos. Após saída errada do Santos, Barrios lançou Gabriel Jesus, que chutou fraco, permitindo a defesa de Vanderlei com os pés.

A resposta veio pouco depois, aos 7 minutos. Zeca fez boa jogada pela esquerda e tocou para Marquinhos Gabriel. Com um drible, o meia passou por Jackson e exigiu defesa de Fernando Prass. Victor Ferraz, ao aproveitar o rebote, acertou a trave esquerda.

Com volume de jogo e muita pressa, o Verdão criou mais chances. A melhor em cabeceio de Lucas Barrios, que tentou encobrir Vanderlei. De mão trocada, o santista fez milagre.

Grande esperança palmeirense, Gabriel Jesus deixou o jogo aos 40 por dores no ombro esquerdo, em consequência de lesão sentida ainda no primeiro jogo, na Vila Belmiro. Pouco antes, David Braz também já havia deixado o jogo por um problema muscular.

No segundo tempo, o Palmeiras enfim conseguiu o seu primeiro gol aos 11 minutos. Como um bom pivô, Barrios fez a parede e tocou para Robinho. O meia invadiu a área e tocou para Dudu que, livre de marcação e em posição legal, abriu o placar.

Com o Santos apático, o Verdão chegou ao segundo aos 39. Robinho cobrou falta, Vitor Hugo escorou de cabeça e a bola atravessou a área. Dudu, mais ligeiro que Zeca, fez o segundo.

O instantâneo título alviverde, porém, foi adiado aos 41. Marquinhos Gabriel cobrou escanteio, Werley desviou e Ricardo Oliveira, sempre ele, marcou e levou a decisão para os pênaltis.
O heroísmo, então, passou de Dudu para Prass. Zé Roberto, Jackson, Cristaldo e o próprio goleiro fizeram para o Palmeiras. Só Rafael Marques parou em Vanderlei. Do lado do Peixe, Geuvânio, Lucas Lima e Ricardo Oliveira fizeram, mas os erros de Marquinhos Gabriel e Gustavo Henrique, que parou em Fernando Prass, foram decisivos para a conquista alviverde.

Globo Esporte

Presidentes da Conmebol e da Concacaf são presos em Zurique


Em uma ação policial efetuada no Baur au Lac, mesmo hotel em Zurique onde executivos da Fifa foram presos em maio sob acusação de corrupção (entre eles o ex-presidente da CBF José Maria Marin), o presidente da Conmebol, Juan Ángel Napout, e o da Concacaf, Alfredo Hawit, acabaram detidos. A operação realizada na manhã desta quinta-feira foi em cumprimento a uma determinação do Departamento de Justiça dos Estados Unidos.

Hawit, de 64 anos, assumiu interinamente a Confederação das Américas do Norte e Caribe após Jeffrey Webb, então presidente, ter sido preso na operação de maio. Já Napout substitiu o uruguaio Eugenio Figueiredo, também detido.

Comunicado sobre as prisões pela reportagem do GloboEsporte.com, o vice-presidente da CBF, Fernando Sarney informou que sua agenda foi mantida, e já se encaminhou para a reunião do Executivo da entidade. O dirigente tem retorno ao Brasil previsto para a noite desta quinta. Filho do ex-presidente da República José Sarney,  Fernando foi indicado pela Conmebol para substituir Marco Polo Del Nero no Comitê Executivo da Fifa.

Ciente do ocorrido, a entidade que rege o futebol mundial se pronunciou logo após as prisões efetuadas nesta manhã.


- A FIFA tomou conhecimento das ações tomadas hoje (quinta) pelo Departamento de Justiça dos EUA. A FIFA continuará a cooperar plenamente com a investigação dos EUA, tal como permitido pela Justiça Suíça, bem como com a investigação que está sendo conduzida pela Procuradoria-Geral da Suíça.
Aberto aos meios de comunicação durante a semana, o Baur au Lac foi imediatamente fechado após a ação em conjunto das polícias suíça e americana, vetando a entrada dos jornalistas que apuram informações do lado de fora do hotel. Com pedido de segurança reforçada para o local, a administração proibiu a presença dos profissionais de imprensa na calçada do estabelecimento.

Globo Esporte

Congresso aprova nova meta fiscal de 2015 sob pedidos de suspensão da sessão


O Congresso aprovou, na tarde desta quarta-feira (2), a nova meta fiscal de 2015, que sai do superavit de R$ 66,3 bilhões de superávit para R$ 119 bilhões de déficit e é considerado fundamental pelo governo para cumprimento da Lei de Responsabilidade Fiscal.

Os parlamentares ainda votam os destaques do projeto de lei, que deveria ter sido votado na última semana, mas a prisão do senador Delcídio do Amaral (PT-MS) e a votação da Medida Provisória 688 fizeram com que a sessão fosse adiada para esta semana.

Suspensão da sessão

O deputado Onix Lorenzoni (DEM-RS) interrompeu a sessão para informar aos colegas que o presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB), acabara de acatar o pedido de impeachement da presidente Dilma Rousseff (PT). Ao saberem do ocorrido, vários parlamentares pediram a suspensão da sessão.

Ceará News

Marco Aurélio: Cunha não tem poder para dar andamento ao processo de impeachment


O ministro Marco Aurélio Mello, do Supremo Tribunal Federal (STF), afirmou nesta quarta-feira, 2, que o presidente da Câmara, Eduardo Cunha, não tem o poder de dar andamento ao processo de impeachment contra a presidente Dilma Rousseff. De acordo com o ministro, o papel de Cunha é dar um parecer técnico sobre o pedido, que deverá ser posteriormente analisado e aceito, ou não, por uma comissão.

Cunha aceitou o pedido de impeachment contra Dilma feito pelos juristas Hélio Bicudo, Miguel Reale Jr. e Janaína Paschoal. O presidente da Câmara afirmou que a decisão tem "natureza técnica".

"Ele não toca o processo, quem toca é o colegiado. Não há esse poder do presidente da Casa receber ou não receber a notícia da prática que leva ao impeachment", explicou Marco Aurélio. Ele afirmou que cumpre agora a Cunha constituir uma comissão, que deve ser formada, tanto quanto for possível, por parlamentares de todos os partidos.

"Essa comissão que dará um parecer, e esse parecer será submetido a um colegiado. O colegiado deve dizer se o pedido merece ou não deliberação e enviar de volta à comissão para que ela determine o recebimento ou não", disse o ministro.

O ministro evitou fazer declarações sobre a legitimidade de Cunha em abrir o processo de impedimento contra a presidente. No mês passado, no entanto, Marco Aurélio defendeu o afastamento do presidente da Câmara durante a tramitação do processo contra ele no Conselho de Ética da Casa.

ESTADÃO conteúdo

Quadrilha especializada em roubo com restrição de liberdade é desarticulada


Uma quadrilha especializada em assaltos de veículos e residências foi desarticulada na última terça-feira 1º, no Montese, após investigação do 12º DP (Conjunto Ceará). O grupo suspeito de realizar roubos com restrição de liberdade teria atuado no Canidezinho, no ataque a casa de uma vítima que havia anunciado um automóvel no site de vendas OLX. A quadrilha também teria participação no roubo de um Grand Siena e pode ter envolvimento no roubo do veículo do filho da controladora geral de disciplina, Socorro França. O empresário Alexandre França permaneceu 40 minutos sob o poder de assaltantes que levaram o Corolla dele e, em seguida, abandonaram a vítima no bairro Rodolfo Teófilo.

De acordo com o titular do 12º DP, delegado Pedro Viana, um dos integrantes da quadrilha entrou em contato com o anunciante de um automóvel Golf, na OLX, por meio do telefone. Para o delegado, o suspeito não foi até a residência, pois utilizava tornozeleira eletrônica. No entando, ele enviou outros três comparsas, no último domingo, 29, em um Grand Siena, que parou em frente a residência da vítima.

Um deles teria saído do carro e se identificado como interessado no veículo que estava a venda, então foi convidado pelo dono da casa para entrar e permaneceu com a vítima dentro do carro dela. Logo em seguida, o restante do grupo entrou na casa e retirou vários pertences do proprietário, como uma TV LCD, dois notebooks, aparelhos celulares e relógios. Conforme o delegado, o grupo seguiu com a vítima dentro do Golf e a abandonou com veículo no bairro Conjunto Ceará. O material roubado foi transferido para o Grand Siena durante o percurso. 

Na segunda-feira, 30, uma situação chamou a atenção da equipe do 12º. "Dois policiais militares que faziam a ronda no terminal do Siqueira encontraram três jovens em atitude suspeita. Quando foram abordar encontraram iphones. O policial ligou o aparelho e conseguiu identificar o dono, tratava-se da vítima do Canidezinho, foi quando seguiram até a casa do adolescente e encontraram o playstation III, que também fora roubado na residência. O adolescente foi para a DCA e entrou na receptação. O outro foi liberado. A partir disso as investigações continuaram e identificamos a quadrilha do Montese", relatou o delegado.

Chefe da quadrilha utilizava tornozeleira eletrônica

Pedro Viana relata que obteve a informação de que o chefe da quadrilha morava no Montese, na Rua Vasco da Gama. De posse dessas informações o delegado diz ter entrado em contato com a Secretaria da Justiça (Sejus), de onde confirmou que havia uma pessoa que utilizava tornozeleira eletrônica na casa identificada. Tratava-se de um indivíduo conhecido como 'Carioca', que havia permanecido preso durante nove anos na Região Metropolitana de Fortaleza e que responde na Justiça por cinco crimes, sendo quatro roubos e um homicídio. Francisco Charly Santiago de Sales, 35, é natural do Ceará, mas por ter morado durante muitos anos no Rio, ganhou o apelido de 'Carioca'.

Além disso, o delegado relata que recebeu a informação que "Carioca" faria um novo assalto. Houve o acionamento da Sejus, que teria relatado ao delegado que Charly havia pedido permissão para sair de casa. Ele teria se inscrito em um curso da própria Secretaria de Justiça (Sejus) e aproveitaria os momentos de volta para casa para praticar os crimes. Quando chegou em casa, a equipe do 12º DP, que já estava de campana, encontrou o suspeito e no celular dele, fotos do notebook roubado no Canidezinho, a TV LCD e a chave de um automóvel, que seria o Grand Siena que eles utilizavam para cometer os assaltos.

O Grand Siena foi encontrado na Avenida João Pessoa, afastado da residência dele e dos comparsas, segundo o delegado, ficava longe para não comprometê-los, tendo em vista que o carro foi roubado no último dia 26, no Planalto Ayton Sena. A vítima desse roubo, uma mulher, reconheceu os suspeitos e relatou que foi levada junto do carro, sob o poder dos assaltantes, em seguida, a abandonaram no bairro São Gerardo. A Sejus teria confirmado que ele esteve no bairro no dia do crime.

Com "carioca" nas mãos, o delegado explica que identificou e prendeu os outros envolvidos, que seriam Alessandro da Silva Rodrigues, 22, conhecido como "Paulista", Na casa dele a Polícia teria encontrado um papel com o endereço da vítima do Canidezinho. Ele levou os policiais até o local onde estava o Grand Siena. "Paulista" é natural e de Cuiabá. O delegado detalhou que ele não possui antecedentes criminais, no entanto, já foi conduzido três vezes à delegacias por suspeita de receptação. Ele é vizinho de "Carioca" e teria relatado à Polícia que viajou para o Ceará em busca de matar um homem que seria responsável pela morte do irmão dele.

O terceiro preso é conhecido como "Tapeba", por ter nascido na comunidade indigena, mas também reside no Montese. Luis Felipe Lima da Silva, 21, também não possui ntecedentes criminais. Na casa dele, conforme o delegado, foi encontrado um dos notebooks. Os outros estavam em lojas de manutenção para o desbloqueio.

Grupo pode ter envolvimento no roubo contra filho de controladora

Analisando o modo como a quadrilha age, especificammente do roubo com restrição de liberdade, o delegado Pedro Viana relatou que eles preferem vítimas na área da Cidade Nova, Planalto Ayrton Senna e José Walter e seguem com as pessoas até os bairros da Parquelândia, Rodolfo Teófilo e São Gerardo. O mesmo modus operante do roubo que vitimou Alexandre França.

Sabendo disso, o delegado procurou novamente a Sejus e descobriu que o chefe da Quadrilha, o "Carioca", esteve nas proximidades da madereira onde aconteceu o roubo, no mesmo dia e na mesma hora. No entanto, o delegado relata que ainda é cedo para dizer se ele realmente participou do crime.

"Carioca me disse que tinha recebido a missão de um detento da CPPL (Casa de privação provisória de liberdade) para fazer o levantamento (verificar possibilidade de roubo, checando horários, segurança e etc) de uma construção. Ele foi nasemana passada lá e foi ontem (1º). Eles tinham a informação que ia acontecer o pagamento de R$ 9 mil na obra e que lá era bem fácil para roubar, mas que no levantamento percebeu que não era fácil e que era pouco dinheiro", explicou o delegado.

No dia do crime, a controladora Socorro França relatou que o filho estava realizando uma construção e que foi até a madeireira com o objetivo de comprar madeira, foi quando houve a abordagem de dois homens que o mantiveram dentro do carro por 40 minutos e o abandonaram no bairro Rodolfo Teófilo.

O flagrante dos suspeitos foi feito no 12º DP, por roubo e associação criminosa. O envolvimento no roubo ao empresário está sendo investigado, assim como o envolvimento de outras pessoas. 

O Povo Online