-->

quarta-feira, 17 de junho de 2015

Tristeza no Castanhão: Criadores Sofrem com a Mortandade de Peixes

Os criadores de peixes do açude Castanhão, localizado nos Municípios de Alto Santo, Jaguaribara e Jaguaretama, vem passando por momentos de tristeza e dor, diante de tantos prejuízos.
A capacidade do açude está abaixo dos 19% e atualmente comporta um grande número de gaiolas ( Tipo Criação)  e devido a falta de oxigênio, toneladas de peixes estão morrendo.
Conversando com criadores da associação do Castanhão, podemos sentir a tristeza de quem a muitos anos trabalha com a principal fonte de renda dessa região, que agora ver o seu Futuro ameaçado.
Muitos desses criadores tem empréstimos a pagar no banco, e espera-se que se caso os órgãos competentes venham a requerer a diminuição da produção, afim de acabar com a mortandade de peixes, que essas dívidas sejam prorrogadas.
O castanhão enfrenta o 4°ano seguido de seca, e provavelmente não suporte mais um ano de estiagem, a situação tem de a piorar segundo a Funceme, que ja fez estudos que apontam uma nova estiagem em 2016.

Fonte: Alto Santo é Notícia



PIB do Ceará cresce 1,05% no 1º trimestre de 2015, afirma Ipece

Produto Interno Bruto no Ceará cresce acima da média nacional, de -0,2%. Comércio e indústria do Ceará sofreram queda no período, aponta estudo.


O Produto Interno Bruto (PIB) do Ceará cresceu 1,05% no primeiro trimestre de 2015 na comparação com o mesmo período de 2014, de acordo com informações divulgadas nesta quarta-feira (17) pelo Instituto de Pesquisa e Estratégia Econômica do Ceará. No acumulado dos quatro últimos trimestres, o Ceará tem crescimento de 3,1%. Para o fechamento de 2015, a previsão é de crescimento de 2% do PIB, de acordo com o diretor geral do Ipece, Flávio Ataliba.
A expansão ocorre acima da média nacional, que teve queda de 0,2%. Segundo Ataliba, o resultado decorre principalmente da expansão das atividades relacionadas ao setor de turismo e serviços públicos governamentais (3,29%). Comércio e indústria de transformação tiveram retração.
“O Ceará conseguiu segurar a queda da atividade econômica no Estado, diferentemente do que aconteceu em outros estados e no país. Isto se deu como resultado da dinâmica de setores relacionados ao turismo, especialmente 'transporte' (0,93%) e 'alimentação e alojamento' (3,03%), além dos serviços da “administração pública”, afirmou.

Quanto às perspectivas do Estado para este ano, o coordenador das Contas Regionais do Ipece, economista doutor, Nicolino Trompieri Neto, acredita que, mesmo num ambiente de incertezas da economia brasileira, o Ceará deverá ter um saldo em torno de 2%.
Queda na indústria
A produção industrial cearense teve o pior desempenho entre 14 locais pesquisados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). A redução do ritmo observada entre março e abril de 2015, foi de 7,9% no estado. Além do Ceará, caíram também Bahia (-5,1%), Amazonas (-5,1%) e Pernambuco (-4,6%).
Segundo o IBGE, se comparado ao mesmo período de 2014, o Ceará também apresentou um dos piores desempenhos com uma retração de 14,7%. O estado ficou atrás apenas do Amazonas (-19,9%), mas o Nordeste, como um todo, apresentou queda em todas as comparações apontadas pela pesquisa do IBGE.

Fonte: G1.com/CE



Morre Paes de Andrade, ex-presidente da Câmara Federal e ex-presidente interino do Brasil

Camilo decreta luto de três dias pela morte de Paes de Andrade

Morreu na tarde desta quarta-feira, 17, o ex-presidente da Câmara dos Deputados e ex-embaixador do Brasil em Portugal, Antonio Paes de Andrade (88). Segundo familiares, ele foi vítima de falência múltipla dos órgãos. O velório ocorrerá no Salão Negro do Senado, a partir das 8h desta quinta-feira, 18.
Natural de Mombaça, no Sertão Central, Paes de Andrade foi presidente da Câmara dos Deputados entre 1989 e 1991, assumindo por diversas vezes a Presidência da República. Em uma dessas ocasiões, sancionou projeto de construção do açude Castanhão.
Paes de Andrade era presidente de honra do PMDB e sogro do senador Eunício Oliveira (PMDB). "O legado de Paes de Andrade, para mim, está sintetizado em uma frase que um dia o ouvi falar: 'O que eu vou deixar para meus netos e meus filhos são as minhas mãos limpas e a minha honra'", disse Eunício.
Na tarde desta quarta, o governador Camilo Santana (PT) divulgou nota lamentando a morte de Paes de Andrade. "Ele sancionou, inclusive, o projeto de construção do açude Castanhão. Paes de Andrade também foi embaixador do Brasil em Portugal. Deixo aqui meu abraço e meus sentimentos à família e aos amigos, e declaro luto oficial de três dias no Estado", diz. No Senado, Tasso Jereissati (PSDB) solicitou voto de pesar em homenagem ao político.
Diversos outros políticos do Estado, como José Guimarães (PT) e o presidente da Assembleia, Zezinho Albuquerque (Pros), também lançaram notas lamentando a morte de Paes de Andrade. Sessão da Assembleia Legislativa foi suspensa em homenagem ao ex-deputado.
Biografia
Filho de José Alves de Castro e Raimunda Paes de Andrade. Casou-se com Zilda Maria Martins Rodrigues de Andrade, filha de José Martins Rodrigues, deputado federal pelo Ceará de 1955 a 1969. Teve quatro filhas. Iniciou seus estudos superiores em 1949 na Faculdade de Direito do Distrito Federal, formando-se em 1953. Foi eleito deputado estadual no Ceará pelo PSD em 1950 e reeleito em 1954 e 1958 até 1962.

Eleito pela primeira vez para o cargo de deputado federal em 1963 e reeleito em 1966 pelo MDB, por causa da institucionalização do bipartidarismo. Foi por várias vezes reeleito, sempre representando seu estado natal, o Ceará. Foi presidente da Câmara dos Deputados de fevereiro de 1989 a fevereiro de 1991. É filiado desde 1980 ao PMDB, do qual já foi presidente nacional no ano de 1994.

Foi primeiro secretário da mesa diretora da Câmara dos Deputados no período de 1987 a 1989, quando em fevereiro deste último ano foi eleito presidente da Câmara dos Deputados, sucedendo a Ulysses Guimarães. Como presidente da Câmara dos Deputados e substituto constitucional do presidente José Sarney, Paes de Andrade assumiu a Presidência da República por 12 vezes durante o ano de 1989. Em uma dessas oportunidades, aproveitou para fazer uma visita presidencial à sua cidade natal, acompanhado de uma expressiva comitiva, sendo acusado de gastos excessivos. Foi por isto apelidado de “Presidente Mombaça”.

Foi embaixador do Brasil em Portugal de 2003 a 2007. Publicou A reestruturação agrária do Nordeste (1968), Afirmação democrática do Nordeste (1971), O itinerário da violência (1976), O poder absoluto (1977), A violência da reforma e a denúncia de Caracas (1979), Francisco Pinto, as imunidades parlamentares e a Lei de Segurança Nacional (1980), As secas (1980), O poder ou o subpoder (1980), A greve no ABC e os bispos do Brasil (1980), A universidade e o professor (1980), CNBB e reflexão cristã, O Poder Legislativo e o golpe militar na Bolívia (1980), A inviolabilidade absoluta, Dom Hélder e o seu cinqüentenário de ordenação (1981), Comemoração do CLX aniversário da Confederação do Equador, 1824-1984 (1984), Proposta de ação econômica e social (1985), A Interparlamentar e os direitos humanos (1987), O Brasil e a União Interparlamentar (1988), Perfis parlamentares: Martins Rodrigues (1989), História Constitucional do Brasil – em co-autoria com Paulo Bonavides (1989) e Presença na Constituinte.
Blog do Eliomar



Crise na saúde

Outdoor do Sindicato dos Médicos expõe números de pacientes em corredores

A Campanha ‘Corredômetro’, desenvolvida pelo Sindicato dos Médicos do Ceará e Associação Médica Cearense (AMC) desde o dia 21 de abril, inicia uma nova fase. Esta semana, o número de pacientes sem leitos adequados, ‘alocados’, em corredores de hospitais de emergência no Ceará passou a ser divulgado, também, em outdoor localizado na Av. Washington Soares – altura do nº 3.500.

O levantamento ainda é divulgado, diariamente, nas redes sociais oficiais e site do Sindicato dos Médicos. A iniciativa visa partilhar com a população essa triste realidade e cobrar das autoridades gestoras, do Município e do Estado, uma ação eficaz para que esses pacientes sejam tratados com dignidade.

Aferição
O Corredômetro contempla uma ronda diária, 'in loco', em unidades da Capital e do Interior, como o Hospital Regional do Cariri (Juazeiro do Norte), Instituto Dr. José Frota (IJF), Hospital de Messejana (HM), Hospital Geral de Fortaleza (HGF), Hospital Infantil Albert Sabin (HIAS), Hospital São José (HSJ), Hospital de Saúde Mental Professor Frota Pinto (HSM) e nas nove Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) de Fortaleza, localizadas nos bairros Praia do Futuro, Autran Nunes, Messejana, Canindezinho, José Walter, Conjunto Ceará, Jangurussu, Itaperi e Pirambu.

Redação: Ceará News 7


Presidente do TJCE exonera servidores

Presidente do TJCE exonera cinco servidores de gabinete do desembargador afastado

A exoneração dos servidores foi publicada no Diário da Justiça Eletrônico desta terça-feira (16) 



A presidente do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE), desembargadora Iracema Vale, exonerou cinco servidores lotados no gabinete do desembargador Carlos Rodrigues Feitosa, afastado das funções pode determinação do Superior Tribunal de Justiça (STJ). O magistrado é investigado pelo STJ e pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) suspeito de venda de habeas corpus nos plantões do TJCE.
O caso foi denunciado em abril do ano passado pelo ex-presidente do Poder Judiciário Estadual, desembargador Luiz Gerardo Brígido. Na ocasião, Brígido afirmou que existia no Judiciário Estadual cearense uma rede organizada que atuava na liberação de criminosos mediante negociação de habeas corpus. Segundo o ex-presidente, cada liminar chegava a ser vendida por R$ 150 mil
A exoneração dos servidores foi publicada no Diário da Justiça Eletrônico desta terça-feira (16). A Portaria nº 1364/2015 devolve uma funcionária para a Comarca de Caucaia, onde ela era lotada, transfere outros dois para outros setores do TJCE e afasta, sem nova lotação, os dois últimos. 
Operação
Na última segunda-feira (15), a Polícia Federal (PF) cumpriu dezenas de mandados de busca e apreensão e de condução coercitiva por determinação do STJ. Na ocasião, o gabinete do desembargador Calos Feitosa, a casa dele e de outros dois magistrados aposentados, além de advogados e servidores do TJ, foram alvo da ação policial. Todos foram ouvidos e estariam sendo investigados pelo STJ e CNJ. Já o presidente da Ordem dos Advogados do Brasil - Secção Ceará (OAB-CE), Valdetário Monteiro, afirmou, em coletiva de imprensa, nesta terça-feira que 30 advogados, cinco magistrados e dez servidores estariam sob investigação.
Monteiro disse ainda que traficantes de outros estadosestariam pedindo transferência para o Ceará mediante a facilidade de comprar alvarás de soltura. O presidente da OAB disse que vai expulsar os advogados que tiveram a culpa comprovada no esquema. 

Fonte: Diário Online


Operação da PF apreende armas de guerra e drogas em Maracanaú e Fortaleza

Laboratório de refino de entorpecentes foi fechado pelos policiais 


Três pessoas foram presas em uma operação da Polícia Federal (PF) na tarde desta quarta-feira (16) em Fortalezae em Maracanaú, na Região Metropolitana (RMF). Durante os trabalhos, um fuzil 762 (AK-47) e umasubmetralhadora, além de drogas, foram apreendidos.
Os trabalhos tiveram apoio do Ronda do Quarteirão de Maracanaú e da Coordenadoria de Inteligência (Coin) da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS). Foram presas três pessoas, sendo duas mulheres e um homem.
Dois endereços foram alvos da operação. O primeiro, noJardim Jatobá, área do Grande Bom Jardim, em Fortaleza. Lá, funcionava um laboratório para refino de drogas. Foram apreendidos cocaína, insumo químico para aumento do volume da droga, utensílios para a preparação da droga como prensa hidráulica e balança de precisão.
Já no segundo local, na Rua Tancredo Neves, bairroPajuçara, em Maracanaú, foram encontradas drogas armazenadas prontas para a revenda além das armas

Fonte: Diário Online


Reforma política: voto dos eleitores será impresso

O plenário da Câmara dos Deputados concluiu mais uma etapa de votação de projetos que mudam o sistema político brasileiro com a aprovação da impressão do voto de cada brasileiro e uma regra que retira poder do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Hoje, os eleitores ficam na dúvida se o seu desejo na hora de votar foi mesmo alcançado. Com a impressão do voto, essa dúvida acaba.

Partiu do deputado Jair Bolsonaro (PP-RJ) a proposta de impressão do voto. Caso entre em vigor, a medida levará à necessidade de impressão de cerca de 220 milhões de comprovantes, levando-se em conta o
comparecimento nas eleições de 2014 e os dois turnos de votação.

O texto prevê que, assegurado o sigilo, o voto impresso será depositado de forma automática em uma urna lacrada após a confirmação do eleitor de que o papel corresponde às suas escolhas na urna eletrônica.

A impressão do voto era cobrada por eleitores e, também, por dirigentes partidários. Os defensores dessa medida argumentam que a impressão do voto é necessária para dar mais segurança a eventual conferência do resultado das eleições. O Tribunal Superior Eleitoral afirma que o sistema de votação por meio das urnas eletrônicas é 100% seguro, mas essa confiabilidade é frequentemente questionada por políticos e nas redes sociais.

Após a reeleição de Dilma Rousseff, o PSDB conseguiu autorização do TSE para realização de uma auditoria, ainda não concluída, no resultado das urnas: a ação tucana foi motivada pela estreita diferença de Dilma em relação a Aécio Neves (PSDB) – 51,6% dos votos válidos contra 48,4%.

Bolsonaro, ao defender a impressão do voto, disse que  somente com o voto impresso pode-se “retirar, democraticamente, o PT do poder em 2018″. Quanto à medida que restringe o raio de ação do TSE, o projeto prevê uma “quarentena” de um ano e meio para que resoluções editadas pelo tribunal tenham efeito prático. Há no mundo político uma antiga reclamação de que o tribunal muda regras em cima das eleições mediante novas interpretações da lei.

Fonte: RT News



Militares retornam à ativa se perderem eleição, diz projeto

Os policiais militares e bombeiros amanhecem o dia de quarta-feira (17/06) com uma conquista temporária no papel dentro do campo político. A Câmara Federal aprovou, na noite dessa terça-feira, projeto que os permite retornar às atividades na corporação após o insucesso nas eleições.

A medida era um antigo sonho dos militares que querem entrar na política, mas, quando jovens, temem a derrota e, após as eleições, não poderem mais voltar à ativa. Independente do resultado eleitoral, eles
vão para a reserva. O projeto ainda passará por uma segunda votação na Câmara Federal e, também, será apreciado pelo Senado.

Com presença mais marcante na vida política do País, principalmente, no Parlamento, militares e bombeiros ampliam espaços a cada eleição. O Ceará tem, atualmente, dois militares no exercício do mandato parlamentar: o cabo Sabino, como deputado federal, e o Capitão Wagner, que exerce o primeiro mandato na Assembleia Legislativa após passar pela Câmara de Vereadores. Ambos são do PR, sigla que apresentou o projeto para permitir aos militares retornar à ativa após a disputa de eleições.

Fonte: RT News



Coordenador da bancada do Ceará discute com ministro a Transposição do São Francisco

O coordenador da bancada federal do Ceará, deputado José Airton (PT), vai se reunir, nesta quarta-feira (17), em Brasília, com o ministro da Integração Nacional, Gilberto Occhi.
José Airton e Occhi irão discutir o andamento das obras da Transposição do São Francisco. O coordenador quer se inteirar do cronograma, observando que 2016 aponta para possível seca.
No Ceará, as águas do São Francisco vão entrar por meio de Jati, na Região do Cariri.
Fonte: RT News


SINE/IDT de Russas dispõe de 10 vagas de emprego

O SINE/IDT de Russas está ofertando 10 vagas de trabalho. Os interessados devem procurar a agência do município, localizado na Avenida Coronel Araújo Lima, nº 1458, centro, portando todos os documentos: Carteira de Trabalho, Cartão do PIS, CPF, RG, CNH (caso tenha), comprovante de endereço, comprovante de escolaridade, certificados de cursos e currículo.



Informações mais detalhadas sobre o trabalho e o valor da remuneração podem ser obtidas no SINE/IDT de 08h às 17h, ou através do telefone: (88) 3411-8563.




OCORRÊNCIAS POLICIAIS DE ONTEM PARA HOJE EM RUSSAS

RELATÓRIO DE OCORRÊNCIAS POLICIAIS E DE TRÂNSITO EM RUSSAS - VERIFICADAS NA ÁREA DO 1º BPM, DO DIA 16 PARA 17 DE JUNHO DE 2015 





APREENSÃO DE MOTOCICLETA IRREGULAR E DIREÇÃO PERIGOSA

Ontem, por volta das 09h05min, na Av. Coronel Araújo Lima, 1310, centro de Russas-CE, foi
apreendida a motocicleta HONDA/XRE 300, de cor preta, ano 2010/2011, de placa OCL 0354, com débito de licenciamento, em nome de IVANILDO ALMEIDA DA SILVA, que era
conduzida por JONATHAM DA SILVA SANTOS, nascido aos 05/07/1992, natural de Russas-CE, filho de Francisco Rodrigues Ferreira dos Santos e Alexandra Maria Leão da Silva Santos, por estar alevantando pneu no cruzamento da Trav. 25 de Agosto com Av. Irmã Maria da Graça, Russas-CE. Os Policiais fizeram a apreensão e os agentes de Trânsito do DEMUTRAN lavraram as multas, e logo conduziu a motocicleta para o pátio interno do 1º BPM, e posteriormente será conduzida para o DETRAN através de oficio.

TCO POR ENTREGAR VEÍCULO A PESSOA NÃO HABILITADA 

Ontem, por volta das 15h00, na Estrada que dá acesso ao Distrito do Peixe, zona rural de Russas-CE, a Equipe do FTA que estava fazendo ronda na região, após receber orientação, a respeito de um veículo suspeito, com cinco indivíduos, os PPMM do FTA se deslocaram até o local informado, e se depararam com o automóvel GM/CELTA 4P LIFE, de cor prata, ano 2006/2007, de placas HQC 4589, com débito de licenciamento e IPVA, em nome de ANA PAULA LEMOS, e logo após a abordagem, nada foi encontrado no interior do veículo, sendo que o condutor seria um menor de idade ‘F C S’ FABIANO CONCEIÇÃO DA SILVA, nascido aos 24/01/1998, natural de Russas-CE, filho de Aldaci Conceição da Silva e Zilvânia Lourenço de Almeida, residente na Rua 24, Alto São João, Russas-CE, que teve o veículo entregue pelo JOSÉ FRANCINILDO MORORÓ PEREIRA, nascido aos 02/03/1984, natural de Russas-CE, solteiro, servente, filho de Maria Nira Mororó Pereira e pai não declarado. Os PPMM conduziu o veículos e os cincos ocupantes para a DRPC local, onde foi averiguado a situação de cada um dos ocupantes, sendo que apenas JOSÉ FRANCINILDO MORORÓ PEREIRA responde um Art. 310 do CTB, onde foi feito um TCO no Art. 310 do CTB, e logo em seguida todos foram liberados e o veículo conduzido para o pátio interno do 1º BPM, e posteriormente será conduzido para o DETRAN através de oficio.

APREENSÃO DE VEÍCULO IRREGULAR

Hoje, por volta das 00h30, na Rua Raimundo Alves, s/n, próximo a praça, no Distrito de Flores, Russas-CE, foi apreendida a motocicleta Honda CG 150, de cor azul e placa HXZ0558, veículo com débito de licenciamento e IPVA, que estava sendo conduzida por GILBERTO GLEDSON SOUSA DOS SANTOS. A Polícia Militar apreendeu a supracitada motocicleta ao 1º BPM para os devidos procedimentos.

APREENSÃO DE VEÍCULO IRREGULAR

Hoje, por volta das 02h00, no Beco do Cirilo, Russas-CE, foi apreendida a motocicleta Honda CG 150, de cor azul e placa HXQ 0862, veículo com débito de licenciamento e retenção conforme artigo 233 do CTB, que estava sendo conduzida por FRANCISCO MARDSON DA SILVA (natural de Russas-CE, nascido aos 26/10/1995, filho de Maria Valdenira da Silva e pai não declarado, residente na Vila dos Carneiros, Russas-CE). A Polícia Militar apreendeu a supracitada motocicleta e a conduziu ao 1º BPM para os devidos procedimentos. 




Argentina bate o Uruguai com gol de Agüero e Paraguai vence a Jamaica e encaminha vaga

Equipe de Messi ganha por 1 a 0 e lidera Grupo B 

Um clássico entre Argentina e Uruguai, em qualquer lugar do mundo, sempre será um jogo com muita tensão, confusão e emoção. E não foi diferente nesta terça-feira, no estádio La Portada, em La Serena, no Chile. Com um gol de Sergio Agüero, os argentinos ganharam por 1 a 0 e assumiram a liderança do Grupo B da Copa América, junto com o Paraguai, com 4 pontos. Os uruguaios caíram para terceiro lugar, com 3.
No sábado, a última rodada da chave promete emoção. Às 16 horas (de Brasília), o Uruguai enfrenta o Paraguai, em La Serena. Quem vencer se classifica direto às quartas de final. O mesmo vale para a Argentina, que enfrenta a Jamaica, lanterna sem pontuar, a partir das 18h30, em Viña del Mar.

A vitória nesta terça-feira valeu como uma espécie de vingança para os argentinos, que foram eliminados pelos uruguaios, atuais campeões da Copa América, nas quartas de final da última edição da competição, realizada justamente na Argentina.
Em campo, o primeiro tempo foi até tranquilo para os padrões do clássico do Rio da Prata, como argentinos e uruguaios costumam chamar o duelo. Com muita marcação, o Uruguai

Polícia recupera R$ 50 mil em peças roubadas de concessionária na casa de ex-funcionários

O proprietário da concessionária informou à Polícia Civil que os itens foram roubados do depósito da empresa, e que não havia vestígio de arrombamento

A Polícia recuperou mais de R$ 50 mil em mercadorias roubadas de uma concessionária da Chevrolet, em Quixadá, município a 158 km de Fortaleza, e prendeu quatro suspeitos na noite desta segunda-feira, 15.

As peças e acessórios automotivos foram encontrados em residências de ex-funcionários da empresa, nos
bairros Rodoviária, São João e no Conjunto Dert.
A equipe responsável pela ação, policiais civis de Quixadá, com auxílio de inspetores de Quixeramobim, encontraram ainda um revólver calibre 38, uma espingarda calibre 32, um rifle calibre 44 e munições.
De acordo com a Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), o proprietário da concessionária informou à Polícia Civil que os itens foram roubados do depósito da empresa, e que não havia vestígio de arrombamento.
Ainda conforme a SSPDS, o proprietário explicou que a empresa fechou devido a constantes prejuízos no faturamento.
Fonte: O POVO Online

Camilo anuncia R$ 70 Milhões para a seca


Pecnordeste é aberta com anúncio de R$ 70 milhões para combater seca

Verba é proveniente do governo federal e faz parte de um total de R$ 150 milhões para socorrer o Nordeste 
Fortaleza. O governador Camilo Santana informou, ontem, que o Ceará vai contar com mais R$ 70 milhões para o enfrentamento da seca. O anúncio se deu durante a abertura do XIX Seminário Nordestino de Pecuária (Pecnordeste), que acontece até amanhã no Centro de Eventos do Ceará. Ele disse que os recursos foram garantidos pela presidente Dilma Rousseff e fazem parte de um pacote de R$ 150 milhões para o enfrentamento dos 
efeitos da seca no Nordeste.
Durante o evento, que é uma promoção do Sistema Federação da Agricultura do Est do Ceará (Faec) / Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) e do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Estado do Ceará (Sebrae-CE), Camilo Santana destacou as ações para garantia de água, não apenas nas cidades, mas para áreas rurais. Para tanto, ele afirmou que reforçará as parcerias com as prefeituras para a perfuração de poços e outras fontes de abastecimento. Ele ressaltou que também persistirão os esforços para a manutenção de preços mínimos para ração animal, que é um insumo fundamental para o desenvolvimento da pecuária, citando o milho como produto que deve ter seu preço acessível para o produtor rural.
Seguro
Dos R$ 70 milhões anunciados para o Ceará, cerca de R$ 22 milhões são para reforço da Operação Carro-Pipa, que vai atender agora às sedes municipais. Outros R$ 32 milhões são para a construção da Adutora de Quixeramobim e o restante para a construção de adutoras em Arneiroz, Independência e Ibicuitinga. O ministro da Integração Nacional, Gilberto Occhi, vai visitar o Ceará para liberar o recurso e já reforçou que a Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil (Sedec) está de prontidão para apoiar Estados e municípios com ações emergenciais.
Ainda na abertura, o presidente da Faec, Flávio Saboya, defendeu a criação do Seguro Seca, em que o poder público reconheceria "a relevância dos nossos pequenos e médios negócios, cobrindo compromissos financeiros essenciais à sustentabilidade do desenvolvimento regional".
Saboya disse que o Seguro contemplaria, dentre outros itens, um especialmente destinado a estimular e generalizar a prática da garantia da reserva alimentar animal, indispensável à pecuária, principal atividade do semiárido nordestino.
"A ausência de uma política de sustentabilidade de renda é o principal problema da agropecuária regional submetida a ciclos alternados de expansão e retração, que geram o empobrecimento e o endividamento decorrentes dos reflexos na produção e na produtividade das culturas e criações", afirmou.
Festivo
Apesar de a seca ter sido o tema das principais personalidades do evento, a programação e a expectativa de negócios também deram seu brilho durante a abertura.
A solenidade foi aberta com uma dupla de repentistas, Zé Vicente e Chico Sobrinho, que fizeram uma homenagem às atividades empreendedoras do produtor rural. Por meio de rimas, elogiaram a Pecnordeste foi destacada como um instrumento de aprendizado e de revitalização de negócios.
A arte popular também foi manifestada precocemente pelo menino Francisco Caio de Lima Silva, de 7 anos, que tocou sanfona e cantou Asa Branca, de Luis Gonzaga. A criança é de Solonópole e esteve acompanhada de seu avô Manuel Anísio de Lima.
A expectativa de negócios para esta edição não é diferente do ano passado, segundo os organizadores, devendo ficar em torno de R$ 40 milhões. Na edição deste ano, serão oferecidas 11 oficinas que objetivam levar mais informação, por meio da capacitação, aos produtores rurais e suas famílias.
A Pecnordeste tem como tema central "Sertão Empreendedor, um novo tempo para o Semiárido". Para este ano, são aguardadas 70 caravanas, de todo o Interior do Ceará e Estados vizinhos, especialmente da região Nordeste, devendo reunir até 4 mil participantes.
O coordenador geral do evento, Paulo Hélder de Alencar Braga, informou que o evento é hoje o maior do ramo da agropecuária do Nordeste e o único que envolve sete segmentos da cadeia produtiva do agronegócio da pecuária (bovinocultura, aquicultura e pesca, caprinovinocultura, apicultura, suinocultura, avicultura, equinocultura) e mais dois segmentos não pecuários (turismo no espaço rural e artesanato).
A Feira tem como principal objetivo a busca constante pelo fortalecimento destas cadeias produtivas, tendo como missão maior disseminar conhecimentos importantes para os envolvidos no agronegócio e proporcionar uma melhor interação entre os setores envolvidos nestas áreas. "A seca nos tem ensinado que devemos desaprender e tornar a aprender a conviver com a seca", afirmou Flávio Saboya.
Ele destacou as oficinas que estarão disponíveis aos participantes para a obtenção do acesso a essas informações. Durante os três dias do Pecnordeste, serão proferidas, no total, cerca de 80 palestras, 10 mesas redondas, oficinas de capacitação. Haverá ainda o IV encontro de secretários municipais de Agricultura do Ceará e uma reunião da Câmara Setorial do Mel, do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa).
Ainda dentro do Seminário, acontece a IV Pecleite, exposição especializada de bovinos e caprinos leiteiros, que neste inova com uma competição de vaca leiteira. Também há oferta de cobertura de cavalos garanhões, da raça quarto de milha e leilões de animais.
Saiba mais
Programação para hoje
Manhã
8 às 10 horas - Palestra sobre Uso da Água na produção animal no Semiárido: eficiência e alternativas
8 h30 às 10h25 - Palestra Sistemas diferenciados na produção de frangos e ovos
10h45 às 11h30 - Palestra sobre produção comercial de frangos tipo caipira: o relato de uma experiência
10 às 12 horas - Palestra sobre Produção de Leite e Pasto
Tarde
14h45 às 15h05 - Palestra sobre Controle Sanitário nas unidades de produção de aves alternativas
16h30 às 17h30 - Palestra sobre Utilização de fenos na alimentação de aves tipos caipira
16 às 17 horas - A experiência da Escola Família Agrícola de Independência
14 as 15h10 - Palestra sobre a importância da gestão de dados na suinocultura
Fonte: Faec
Mais informações:
Federação da Agricultura do Estado do Ceará (Faec)
Rua Edite Braga, 50 - Fortaleza
Telefone: (85) 3535-8000
E-mail: pecnordeste@faec.org.br


Fonte: Diário do Nordeste

Ceará registra 3 violações contra idosos por dia


Com 881 denúncias, negligência foi a mais recorrente, seguida de violência psicológica, conforme o Disque 100 

O envelhecimento populacional é um fenômeno mundial. No Ceará, existem quase 840 mil idosos, o que representa 10% da população, conforme dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Mas, apesar de alguns avanços na área social, ainda são muitas as formas de violência que os idosos sofrem no dia a dia.
No Estado, 1.130 denúncias foram registradas em 2014 pelo Disque 100 - canal da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República -, uma média de três denúncias por dia. Considerando que cada caso pode envolver mais de uma violação, 2.374 foram identificadas.
Com 881 registros, negligência foi a mais recorrente (37,1%), seguida de violência psicológica, 648 (27,2%); abuso financeiro e econômico/violência patrimonial, 534 (22,4%); violência física, 303 (12,7%) e violência sexual, oito (0,3%).




Em Fortaleza, 222 denúncias foram registradas, de janeiro a abril deste ano, através do Disque Direitos Humanos, da Prefeitura. Exploração econômica é a violência mais comum. Foram 68 casos, neste ano, o equivalente a 30,6% do total. Em seguida, vem abandono de incapaz (52), negligência (24), violência física (19), violência psicológica (14), conflito familiar (13) e maus-tratos (10). Entre as formas de violência menos denunciadas na Capital estão conflito comunitário (6), violência institucional (6), abandono material (5), cárcere privado (3), situação de rua (1) e abuso sexual (1).

Acompanhamento
A assistente social Kelly Maria Gomes destaca que o fenômeno do envelhecimento vem acontecendo de maneira democrática, não é restrito aos países desenvolvidos. Ela denuncia, porém, que no Brasil não há acompanhamento das políticas públicas. "Embora a gente tenha uma Política Nacional do Idoso e o Estatuto do Idoso, a aplicação desses instrumentos normativos está muito distante de acontecer, ainda existe muito desconhecimento dessas políticas públicas".
Em relação às denúncias da Capital, a especialista observa que o dado não corresponde à realidade, uma vez que a maior parte dessas violências não vêm à tona, seja por omissão do familiar ou porque o próprio idoso se sente constrangido de denunciar. E, ao contrário do que muitos imaginam, ressalta Kelly, a violência contra o idoso não se restringe à agressão física.
"O salário mínimo que ele recebe, muitas vezes, é a única fonte de renda da família e são os próprios familiares que administram, o que já se configura como violência financeira, pois o idoso não tem independência financeira, apesar de muitos não identificarem isso como violência", explica. A relação familiar que possuem é o que faz com que não denunciem. Muitas vezes, a violência parte de filhos e netos.
A especialista acrescenta que além de ser uma fase difícil, na qual ele tem de enfrentar uma série de problemas de saúde, ainda tem o agravante dessas violências que sofrem. Ela defende que deveria haver, por parte do poder público, uma maior divulgação do Estatuto do Idoso para que eles próprios compreendam os direitos que têm. "Esses direitos ficam restritos aos assentos nos coletivos e ao passe livre nos ônibus, quando existem muitos outros direitos que eles se quer têm conhecimento", frisa.
Articulação
Isabele Cavalcante, coordenadora Especial de Políticas Públicas para os Idosos e as Pessoas com Deficiência do Estado, informa que o governo vem realizando uma articulação cada vez mais próxima com os municípios, discutindo e instigando-os a executar as ações previstas no Estatuto do Idoso. Já Sérgio Gomes, titular da Coordenadoria do Idoso, ligada à SCDH, diz que a atual gestão criou uma política municipal para o idoso, o que não existia, além de ter estruturado e regulamentado o Conselho Municipal do Idoso. No caso de uma denúncia, afirma que é enviada uma equipe ao local para fazer uma avaliação do idoso.
Mais informações
Em Fortaleza, denúncias podem ser feitas pelo Disque Direitos Humanos: 0800.285.0880
Nacionalmente, há o Disque 100, da Presidência da República


Fonte: Diário do Nordeste


Estado terá maior parque de energia solar da América Latina em Pindoretama

Maior usina solar no Ceará

Everardo Teles, líder do Grupo Telles, celebrou ontem contrato com a empresa norte-americana Sun Edison para a imediata construção do maior parque de energia solar fotovoltaica da América Latina. Ele terá potência de 3 MW. O valor do contrato não foi revelado. O parque começará a ser construído no próximo mês de julho em Pindoretama, em uma área de quatro hectares pertencente ao Grupo Teles. A previsão é de que em um ano ele entrará em operação. Na concepção do projeto e na elaboração do contrato, o Grupo Teles teve consultoria alemã da Wolfrudiger Gerding e da Jordieter Anhalt, citadas entre as melhores do mundo na área. O parque solar do Grupo Teles terá 9.300 painéis solares que se aporão em estruturas metálicas fincadas no solo.
Grécia
Amanhã, será o dia D da Grécia. Ou sai acordo com seus credores ou a Grécia dará o calote, e aí o mundo enfrentará nova crise econômica, com graves repercussões no Brasil.
Logística
Pedro Brito, diretor de portos da CSN - Companhia Siderúrgica Nacional - fará 3ª feira, 23, no auditório do Banco do Brasil, em Fortaleza, palestra no ato de lançamento do Seminário Internacional de Logística, que se realizará aqui pela décima vez no fim deste ano.
Ultrapassado
Opinião do presidente da Cooperativa da Construção Civil do Ceará (Coopercon), João Carlos Lima: “No Brasil o modelo de construir é ultrapassado. Aqui, ainda se usa o carrinho de mão, algo que na Austrália há 30 anos foi abandonado”. Tem razão.
DI do Cariri e zoneamento
Estão preocupados - e bote preocupação nisso - os secretários de desenvolvimento econômico das prefeituras de Crato, Juazeiro do Norte e Barbalha com o que se passa no entorno do Distrito Industrial do Cariri, onde estão surgindo em alta velocidade vários loteamentos que farão da a área um espaço residencial - vertical e horizontal. Em 5 ou 10 anos, quando as indústrias do DI estiverem em operação, soltando fumaça pelas chaminés, haverá protestos. A culpa será das prefeituras, que neste momento não cuidam do zoneamento.
Agrícola
Com incentivos fiscais e oferta de água, o governador de Alagoas, peemedebista Renan Filho, tenta atrair a cearense Agrícola Famosa, maior produtora de melão do País que emprega 6 mil pessoas em Icapuí. No dia 22, Luiz Roberto Barcelos, da Agrícola, e Renan Filho conversarão em Maceió.
Bom
Sem crise
Lavanery Wanderley, dono das lojas Apiguana, que celebrou 50 anos de atividades, manda dizer que, nesta época de crise, abriu lojas em Messejana e no Pecém. E reinaugurou a da S. Dumont.
Ruim
Com medo
Por que, com crise ou sem crise, a maioria dos empresários do Ceará prefere fugir da imprensa, sonegando-lhe informações sobre investimentos, novos mercados e avanço tecnológico?
Livre Mercado
Ninguém segura a Azul Linhas Aéreas, que ontem foi eleita a melhor empresa aérea de baixo custo da América Latina. A Azul acaba de ganhar a disputa pelo controle acionária da TAP, a empresa aérea de Portugal. Na mesma eleição da Azul, a TAM foi reeleita a melhor latino-americana. Qual a melhor idade para aposentar-se? Aos 48 anos, como aconteceu com brilhante geração de economistas? Aos 65, tendo em vista que a perspectiva de vida do brasileiro é hoje de 76 anos? Eis o Dilema.

Fonte: Diário do Nordeste