-->

sexta-feira, 10 de abril de 2015

GOVERNADOR CAMILO SANTAN ESTARA EM LIMOEIRO NESSA SEXTA FEIRA DIA 17/04


O Governador Camilo Santana (PT) teve uma reunião com alguns prefeitos, dentre eles o Prefeito de Limoeiro do Norte Paulo Duarte. 

Camilo Santana confirmou ao Prefeito Paulo Duarte que virá a Limoeiro do Norte no dia 17/04, às 9h00min. O Governador irá para as proximidades do Pinheiro Supermercado onde será construída a Avenida do Contorno.
 
Fonte Blog do Tom


RUSSAS: TRIO É PRESO TIRANDO COURO DE CRIAÇÃO ROUBADA

Nesta quinta-feira, 09, por volta das 09h30min, denúncias anônimas para o destacamento Policial de Boqueirão do Cesário, informações de que na BR 116, na altura do KM 113, havia três pessoas tirando o couro de uma criação que teria sido furtada da residência da pessoa conhecida por ‘TINO’.
 Os policiais Militares se deslocaram até o local informado e contataram a veracidade da denúncia. Os acusados são Francimar Satiro da Silva, 50anos de idade, José Nascimento de Sousa, 42 anos e Sérgio Félix Alves, 24 anos. A residência onde estavam tirando o couro da criação pertence a ‘Francimar’.
Os policiais Militares procuraram a pessoa de Antônio Antonino da Silva ( TINO ) o qual confirmou ser de sua propriedade, sendo dada voz de prisão em ambos e conduzidos para a DRPC de Russas-CE, onde foi feito o flagrante no Art. 155.

Russas News

COLISÃO FRONTAL ENTRE 02 VEÍCULOS DEIXAM 03 PESSOAS MORTAS EM TABULEIRO DO NORTE-CE




Por volta das 23 h 30 mn ,BR-116 A ALTURA DO KM 218, entre Tabuleiro do Norte e Saõ João  do Jaguaribe ocorreu uma colisão frontal envolvendo uma Toyota Hilux cor preta ,placa OSU - 8894 que era condizida por Saul Maciel da Silva natural de Russas -Ce .Este que teve escoriações leves, acompanhado  de  Israel Nogueira Dantas 25 anos natural de Russas Ce que também sofreu escoriações leve ,e Wesley natural de Russas CE que teve o braço direito fraturado .O outro veículo envolvido no acidente um Forde Fiesta ,cor branca .placa NNV 8450, tinha como ocupantes o condutor Francisco Xavier de lima Junior .32 anos natural de Dr Severiano Melo RN que veio a óbito. No  local e era acompanhado de Francilda Dias de Lima Silva 37 anos natural de DR Severiano Melo RN ,que também morreu .Francisco Dias Filho que teve escoriações leves ,Flavianildo Henrique Fernandes 51 anos natural de Pau dos Ferros RN  e um adolescente de 12 anos que teve fratura no Femir direito e um corte no braço direito AP .




Justiça determina devolução de dinheiro e bens do secretário da Prefeitura do Crato

O juiz da 1ª Vara Criminal do Crato, Renato Belo, determinou nessaquinta-feira (09) a devolução do dinheiro e dos bens apreendidos na residênciado secretário de Governo do Crato, Rafael Branco. Os bens foram apreendidosdurante a operação “A Hora da Verdade”, deflagrada pelo Ministério Público doEstado (MPCE) e Polícia Civil, no último dia 27.

Durante a operação foram cumpridos 15 mandados de busca e apreensão nasede da Prefeitura, Câmara Municipal, escritórios e residências de secretáriose empresários. A operação tinha como objetivo a apreensão de documentosreferentes a possíveis fraudes em licitações nos dois poderes.

Foram apreendidos documentos, computadores e outros objetos pessoais,entre os quais, uma quantia de R$ 31 mil na residência do secretário RafaelBranco. Além de secretário de Governo, Rafael é empresário do ramo de shows.Segundo a ação de devolução dos pertences e do dinheiro, o valor era justamentepara o quitação de contrato com o cantor Gabriel Diniz.

Segundo o advogado, Daniel Maia, responsável pela ação, o judiciário foilevado ao erro, numa apreensão ilegal e de um completo absurdo jurídico. Alémde decretar a devolução, o juiz Renato Belo, fixou prazo para que os outrosmateriais apreendidos na operação sejam periciados e, também, devolvidos aosproprietários.

O advogado ressaltou, em nota, que “a hora da verdade é agora”. ParaDaniel Maia, a investigação não possui fundamento nenhum é está sendo realizadade forma ilegal e abusiva. “Representaremos para que os atos dos agentes doMinistério Público que, inusitadamente, entraram de férias depois da operação,sejam rigorosamente apurados pela Corregedoria do órgão”, disse Daniel.

Daniel Maia finalizou, ressaltando que não se pode admitir tamanhairresponsabilidade de servidores públicos. “Invés de buscar cumprir a lei, eles(promotores) buscam apenas holofotes midiáticos”, disse.

Fontes: Ceará News




EM IBICUITINGA > Bando armado assalta agência dos Correios e enfrenta PM com fuzis


Ibicutinga
Aproximadamente 10 bandidos assaltaram a  agência dos Correios, em Ibicuitinga, na manhã desta sexta-feira, 10. Conforme informações da Polícia os assaltantes utilizaram dois automóveis, ambos de marca GM, modelo Celta, um deles de cor preta e o outro, prata. O ataque ocorreu por volta das 9 horas.  Enquanto uma parte do bando invadia os Correios, situado no centro comercial da cidade, o restante dava cobertura.

Ao verem os criminosos armados, comerciantes e clientes adentraram os estabelecimentos vizinhos  com medo de serem atingidos por tiros. A equipe da Polícia Militar, de plantão na cidade, partiu para o local do assalto. Os assaltantes enfrentaram os policiais com fuzis. Houve intenso tiroteio, mesmo assim, os criminosos conseguiram fugir em direção à comunidade de Canindezinho, onde abandonaram um dos carros e roubaram duas motocicletas.

Ainda de acordo com a Polícia o último assalto aos Correios de Ibicuitinga havia ocorrido em maio do ano passado. Na época o crime foi praticado por uma dupla. Além de uma quantia não revelada pelos Correios os assaltantes roubaram R$ 3 mil de um cliente. Dessa vez o valor roubado deve ter sido maior. Como a cidade não possui agências bancárias, atacadas anteriormente a repartição federal é muito procurada para pagamentos.

Fontes: Diário do Nordeste




Russas: Bairro Ipiranga é apenas lixo, lama e muriçoca.


Os moradores do bairro Ipiranga, uma área onde fica perto de tudo, é um dos bairros mais nobres da cidade e que está sofrendo muito com a falta de infraestrutura, falta de saneamento e calçamento. Isso tem prejudicado muitos os moradores com as chuvas que caíram na cidade e que acabou juntando água empossada com o lixo que demora em ser retirado. Consequentemente aparecem muita muriçoca e insetos o que acaba atrapalhando os moradores na hora de dormir.







PF prende três ex-deputados em nova etapa da Operação Lava Jato


Além do ex-deputado André Vargas (sem partido), o ex-deputado Luiz Argôlo (SD-BA) e o ex-parlamentar já condenado e atualmente cumprindo pena no mensalão, Pedro Corrêa (PP-PE) também foram presos nesta sexta-feira, 10, em Londrina (PR), na nova etapa da operação Lava Jato denominada "A Origem", deflagrada nesta manhã. O nome da operação faz referência às investigações dos ex-parlamentares, cujo envolvimento com o esquema do doleiro Alberto Youssef foi descoberto nas primeiras etapas da operação, no ano passado.

Ao todo, cerca de 80 Policiais Federais cumprem 32 mandados judiciais: sete mandados de prisão, nove mandados de condução coercitiva e 16 mandados de busca e apreensão nos Estados do Paraná, Bahia, Ceará, Distrito Federal, Pernambuco, Rio de Janeiro e São Paulo. Os ex-parlamentares são os três primeiros políticos a serem presos na operação.

Também foram presos Ivan Mernon da Silva Torres, Élia Santos da Hora, secretária de Argôlo, e Ricardo Hoffmann, que é diretor de uma agência de publicidade.

Nesta etapa, estão sendo investigados os crimes de organização criminosa, formação de quadrilha, corrupção ativa, corrupção passiva, fraude em licitações, lavagem de dinheiro, uso de documento falso e tráfico de influência envolvendo três grupos dos ex-deputados. A investigação vai além da Petrobrás e também abrange desvios de recursos ocorridos em outros órgãos públicos federais, segundo divulgou a PF. Também foi decretado o sequestro de um imóvel de alto padrão na cidade de Londrina, onde o doleiro Alberto Youssef começou sua atuação.

Os presos serão trazidos para a Superintendência da Polícia Federal em Curitiba/PR onde permanecerão à disposição da Justiça Federal. Como perderam a prerrogativa de foro, o caso dos ex-parlamentares está sendo investigado pelo juiz Sérgio Moro, responsável pelas ações da Lava Jato.

Ex-deputados

No caso de Vargas, a relação entre o ex-parlamentar e o doleiro Alberto Youssef, um dos principais alvos da operação e acusado de liderar um esquema de lavagem de dinheiro internacional, veio a tona desde o começo das investigações. A PF interceptou contatos entre o doleiro e o deputado - 270 mensagens de texto trocadas pelo aparelho BlackBerry, entre 19 de setembro de 2013 e 12 de março de 2014.

A suspeita é de que Vargas trabalhava em favor da rede articulada pelo doleiro, tendo inclusive feito lobby para o laboratório Labogen, de Leonardo Meirelles outro réu da Lava Jato, no Ministério da Saúde. O caso deu origem a um inquérito específico na Justiça Federal no Paraná. Além disso, o parlamentar chegou a viajar de férias com a família em um jatinho fretado pelo doleiro em 2013.

Seu envolvimento com o doleiro levou Vargas a ter o mandato cassado em dezembro do ano passado e também ser expulso do PT.

Já Luiz Argôlo, segundo afirmou Alberto Youssef em sua delação premiada, teria recebido emprestado um helicóptero do doleiro para sua campanha eleitoral de 2014. Na época, Argôlo foi candidato a deputado federal. Ele teve 63.649 votos e tornou-se suplente.

Segundo Youssef, o ex-parlamentar comprou a aeronave em 2012, mas não teve dinheiro para quitar as prestações. O político teria pedido dinheiro emprestado ao doleiro para fazer os pagamentos. Youssef contou à Polícia Federal que não aceitou e fez uma contraproposta.

À PF, o doleiro informou também que "João (Luiz) Argôlo fazia parte do rol de parlamentares do PP que recebia repasses mensais a partir dos contratos da Diretoria de Abastecimento da Petrobrás". Argôlo deixou o PP no fim de 2013 e transferiu-se para o Solidariedade.

Fonte: O Povo






Chuva de 110 milímetros causa destruição em Pentecoste


Uma chuva caída entre 16h e 17 horas de ontem, em Pentecoste, região central do Estado, causou inúmeros transtornos e destruição por toda a Cidade. O teto do ginásio coberto Carneirão foi completamente destroçado. A Prefeitura ainda contabiliza os prejuízos e afirma que  a precipitação teve uma intensidade de 110 milímetros. Até o presente instante, no entanto, essa informação não foi repassada à Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), que registrou apenas 62,8 mm na cidade.

> Chuvas continuam a banhar o sertão
A prefeita Maria Ivoneide Rodrigues de Moura disse há pouco ao Diário do Nordeste por telefone que convocou uma reunião com o secretariado para esta manhã a fim de avaliar a dimensão dos prejuízos. "Foi uma chuva surpreendente. Destruiu muita coisa na cidade. Além do teto do ginásio, muitas placas foram levadas. Temos notícias até de casas que desabaram parcialmente. Só mais tarde é que teremos uma dimensão dos prejuízos".

Até 9h20min, a Funceme registrou chuvas em 86 municípios cearenses entre as sete horas de ontem e sete horas desta sexta-feira. A maior delas - sem incluir ainda a de Pentecoste - foi em Bela Cruz, com 102 milímetros. Conforme a Fundação, o que ocasionou esse quadro foi o fato de "haver nuvens de chuva sobre o centro e norte do Ceará e essa nebulosidade está associada à proximidade da Zona de Convergência Intertropical".

Previsão

No restante do dia, teremos "nebulosidade variável com eventos de chuva no centro e norte. No sul do Estado, parcialmente nublado". Para amanhã, teremos "nebulosidade variável com chuvas no centro e norte. Nas demais regiões do Estado há possibilidade de chuva isolada".

Neste domingo, "as regiões cearenses deverão permanecer sob a influência de áreas de instabilidade atmosférica que devem deixar o céu com nebulosidade variável e com chuvas isoladas no centro-norte, principalmente, entre a tarde e a noite. Nas demais regiões, céu parcialmente nublado ao longo do dia.


Cinco maiores chuvas por Municípios no dia:

Bela Cruz: 102.0 mm

Acaraú: 56.2 mm

Reriutaba: 52.0 mm

Beberibe: 39.0 mm

Pentecoste: 36.8 mm

São Benedito: 34.0 mm

Fonte: Diário do Nordeste





Dinheiro público jogado pelo ralo


Academia da saúde poderia ser muito útil para os Russanos se ela não estivesse da forma em que estar podendo trazer problemas de saúde para as pessoas que frequentam o espaço que hoje serve apenas para os vândalos fazer uso para atos que não convém para o conforto do ser Humano. Hoje você pode observar através das fotos muita sujeira, pias, aparelhos sanitários quebrados, medidor de energia, pichações etc. Essa obra foi feita na administração do ex; Prefeito Raimundinho para beneficiar principalmente as pessoas mais idosas. Lamentável ver uma obra de tamanha importância nessa situação e dinheiro público jogado fora. 












Mulher é presa suspeita da morte de empresário


A Polícia Civil, por meio da Divisão de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), prendeu, na manhã de ontem, 8, um homem e a ex-mulher do empresário Antônio Rivadávio Teixeira Moreira, 49, encontrado morto a facadas no apartamento dele, no último dia 28 de março, no bairro Vila União, em Fortaleza. Claudênia da Silva Rodrigues, 37, ex-esposa da vítima, e Thiago de Almeida Gomes, 24, que segundo investigação da Polícia, mantinha um relacionamento amoroso com ela, são suspeitos de terem cometido o crime.
De acordo com a diretora da DHPP, delegada Socorro Portela, a prisão preventiva foi decretada por existir fortes indícios de que a dupla teria praticado o homicídio. "Foram feitas várias diligências no local do crime e na casa dos dois (Claudênia e Thiago). Ouvimos também os funcionários da empresa da vítima, familiares e alguns amigos em comum, que deram informações importantes sobre o caso. A investigação ainda está em curso, mas achamos por bem decretar a preventiva deles por acharmos que as evidências apontam os dois como autores", informou.

Câmeras
Socorro Portela lembrou que Claudênia da Silva foi flagrada por câmeras de segurança interna chegando de carro, por volta das 7h, ao apartamento do empresário. Logo em seguida, um homem em uma moto, usando um fardamento semelhante ao da empresa da vítima, também chegou ao local do crime.
Minutos depois, a mulher saiu e depois foi a vez do suspeito deixar o local. A delegada informou que funcionários de Rivadávio Teixeira reconheceram esse homem como sendo Thiago de Almeida. "Os funcionários não disseram que o Thiago foi o assassino, mas garantiram que é ele que aparece nas imagens", disse.

A investigação revelou que Thiago possuía uma motocicleta diferente da que aparece no vídeo, mas no dia do crime ele havia pedido emprestado a um amigo um moto com as mesmas características da que transitou pelo apartamento.
A diretora da DHPP também informou que no primeiro contato que teve com a Claudênia pediu que ela informasse tudo sobre outros relacionamentos e não escondesse nenhuma informação. No entanto, a suspeita não mencionou o namoro de sete meses que teve com Thiago.
Após a descoberta, Claudênia tentou explicar a situação e disse que o namoro acabou por não conseguirem separar o namoro do trabalho. Questionada sobre o que poderia ter motivado o crime, a delegada informou que as investigações ainda estão em andamento e não poderia afirmar com toda a certeza o que estaria por trás do assassinato. "No momento tudo leva a crer que o crime foi motivado por dinheiro. Rivanaldo tinha uma empresa e boas condições financeiras. Já Claudênia, tinha um negócio que estava indo à falência. Além disso, os filhos do casal possuem um seguro (quantia não revelada). Então essa é uma das hipóteses que está sendo trabalhada", disse a delegada.
Rivadávio e Claudênia estavam separados há quatro anos e a guarda das duas filhas, fruto do casamento, pertencia ao empresário. Ainda assim, a ex-mulher recebia uma pensão paga por ele e tinha livre acesso ao apartamento e à empresa Riva Saúde Ambiental, especializada no manejo e controle de pragas.
As informações sobre a prisão foram divulgadas ontem, durante coletiva de imprensa na sede da DHPP, onde a dupla está detida, temporariamente. Além da diretora da DHPP, também esteve presente o delegado Danilo Rafanelle, responsável pela área onde ocorreu o crime, e que auxiliou nas investigações do caso.
Parentes da vítima também estiveram na Divisão de Homicídio. O irmão do empresário, o assessor parlamentar Ubiratan Teixeira, veio de Brasília para acompanhar o caso de perto. Emocionado, ele disse esperar que a justiça seja feita. "Espero que eles continuem presos e paguem pelo crime", disse.
Valdir Almeida
Colaborador


Foram beneficiados 130 mil agricultores familiares no CE


Iguatu. No campo, os agricultores estão fazendo o plantio de sequeiro (aquele que depende exclusivamente das chuvas) das tradicionais culturas de subsistência, milho e feijão, e grande parte das sementes cultivadas são oriundas do programa Hora de Plantar, da Secretaria de Desenvolvimento Agrário (SDA). O esforço governamental é para fortalecer, por meio do programa, a agricultura familiar no Ceará. Neste ano, foram beneficiados, 130 mil produtores rurais.
O programa foi implantado há 28 anos e utiliza sementes e mudas de elevado potencial genético para aumentar a produtividade das culturas e melhorar o nível de renda dos agricultores familiares. A distribuição de sementes e mudas ocorre em todo o Estado durante a pré-estação chuvosa e no primeiro mês da quadra invernosa, fevereiro, por meio da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Ceará (Ematerce).
Balanço positivo
O programa apresenta um balanço positivo, embora, nos últimos anos, em decorrência das chuvas abaixo da média e das dificuldades de cultivo de sequeiro, tenha ocorrido redução na quantidade de sementes distribuídas. Há ainda queixas referentes ao atraso na entrega e até denúncias pontuais de que muitos cadastrados não fazem o plantio, preferindo repassar as sementes para outros produtores.
O cadastro no programa é um dos meios para comprovação da atividade de agricultor para obtenção de benefício social da aposentadoria rural. "O programa é bom, traz muitos benefícios, mas precisa ter fiscalização", observa o diretor do Sindicato dos Trabalhadores Rurais (STR) de Iguatu, Evanilson Saraiva. Outra queixa refere-se ao impedimento de novos cadastros. "Há muitos agricultores que estão fora, precisando ser beneficiados, mas o governo não abre novas inscrições", observou o diretor do STR, Sebastião Alves.
Na manhã de ontem, o agricultor familiar Pedro Souza reclamou que há três anos tenta se cadastrar no programa, mas não há disponibilidade de novas vagas. "Sei de agricultor que não planta, mas recebe a semente", frisou. "Quero plantar, e não consegui fazer o meu cadastro". A distribuição de sementes vem beneficiando milhares de agricultores familiares.
Evolução
Além das sementes, o Programa Hora de Plantar passou a incentivar e distribuir mudas de cajueiro, manivas de mandioca e raquetes de palma forrageira. Para 2015, incorporará a distribuição de mudas de espécies nativas e exóticas para recuperação de áreas degradadas, de matas ciliares e implantação de florestas para produção de madeira. O esforço do governo é oferecer, como alternativa, o cultivo de palma forrageira, para alimentar o rebanho no período de escassez do pasto nativo.
Em 2015, foram ofertadas 3.575,2 toneladas (t) de sementes de diversas culturas: 450 t de milho variedade, 2.300 t de milho híbrido, 500 t de feijão caupi, 50 t de feijão phaseolus, 160 t de sorgo forrageiro, 55 t de mamona, 10 t de algodão, 10 t de feijão-guadu, 30 t de amendoim, 10 t de capim andropogon e 0,2 t de gergelim, além de 10.000m³ de mandioca, 500 mil mudas de cajueiro anão precoce, 7.800 raquetes de palma forrageira, 26 mil mudas de espécies florestais nativas e 79.140 mudas de espécies florestais exóticas. Foram beneficiados 130 mil agricultores de base familiar, de 182 municípios cearenses.
O programa é coordenado pela SDA, por meio da Coordenadoria de Desenvolvimento e Agricultura Familiar (Codaf), e tem vários parceiros, como a Ematerce, o Instituto Agropolos, secretarias de agricultura municipais, Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado do Ceará (Fetraece) e seus sindicatos.
Para o titular da SDA, Dedé Teixeira, o programa já virou política pública no Ceará, diante da sua importância para o agricultor familiar. "O Hora de Plantar já aumentou a renda de vários agricultores familiares. O programa está sempre focado em melhorar a qualidade de vida desses agricultores", disse. Destacou, ainda, que o Estado vai manter e ampliar a distribuição de sementes no próximo ano.
Honório Barbosa
Colaborador