-->

segunda-feira, 17 de março de 2014

Investigadores examinam suicídio como possível motivo para sumiço de avião da Malásia


KUALA LUMPUR, 17 Mar (Reuters) - O copiloto do avião desaparecido da Malásia foi quem pronunciou as últimas palavras ouvidas da cabine, disse nesta segunda-feira o executivo-chefe da companhia aérea, enquanto os investigadores disseram estar considerando o suicídio do comandante ou um primeiro oficial como a possível explicação para o sumiço.
Nenhum indício do destino do voo MH370 da Malaysia Airlines foi identificado desde que desapareceu em 8 de março, com 239 pessoas a bordo. Os investigadores estão cada vez mais convencidos de que o aparelho foi desviado talvez milhares de quilômetros para fora de seu curso por alguém com profundo conhecimento do Boeing 777-200ER e de navegação comercial.
Uma busca em grande escala sem precedentes está em andamento, cobrindo uma área que se estende desde as margens do Mar Cáspio, no norte, até as profundezas do oceano Índico.
O executivo-chefe da linha aérea, Ahmad Jauhari Yahya, também disse em entrevista à imprensa que não ficou claro exatamente quando um dos sistemas de rastreamento automático do voo havia sido desativado, parecendo contradizer, assim, os comentários feitos no fim de semana por ministros do governo.
As suspeitas de sequestro ou sabotagem se fortaleceram ainda mais quando autoridades disseram no domingo que a última mensagem de rádio do avião - um informal "tudo bem, boa noite" - foi transmitida após o sistema de rastreamento, conhecido como "ACARS", ter sido desligado.
"As investigações iniciais indicam que foi o copiloto quem basicamente falou pela última vez em que foi gravado na fita", disse Ahmad Jauhari nesta segunda-feira, quando lhe perguntaram quem ele achava que havia dito as últimas palavras registradas.
Isso foi um sinal de saída para os controladores de tráfego aéreo à 1h19, quando o avião com destino a Pequim deixou o espaço aéreo da Malásia.
A última transmissão do sistema ACARS - um computador de manutenção que transmite dados sobre a situação do avião - tinha sido recebida à 1h07, quando o avião atravessou a nordeste da costa da Malásia e se dirigiu para o Golfo da Tailândia.
"Nós não sabemos quando o ACARS foi desligado depois disso", afirmou Ahmad Jauhari. "Deveria ter transmitido 30 minutos depois, mas essa transmissão não se concretizou."
FOCO NA TRIPULAÇÃO
O avião desapareceu das telas de controle de tráfego aéreo civil na costa leste da Malásia menos de uma hora depois de decolar de Kuala Lumpur. Autoridades malaias acreditam que alguém a bordo desligou os sistemas de comunicação quando o avião atravessava o Golfo da Tailândia.
A polícia da Malásia está checando detalhadamente o histórico dos pilotos e do pessoal em terra para quaisquer pistas sobre um possível motivo para o que eles dizem agora que está sendo tratado como uma investigação criminal.
Quando lhe perguntaram se a hipótese de um piloto ou copiloto suicida está sendo considerada, o ministro interino dos Transportes da Malásia, Hishammuddin Hussein, respondeu: "Estamos examinando isso. Mas é apenas uma das possibilidades sob investigação", acrescentou.
Os esforços intensivos de vários governos para investigar a fundo todos os ocupantes do avião não tinham, nesta segunda-feira, chegado a qualquer informação que relacionasse alguém a bordo com grupos militantes, nem qualquer pessoa com um motivo político ou criminoso conhecido que pudesse levar a um sequestro da aeronave ou um atentado, disseram fontes de segurança dos Estados Unidos e Europa.
Uma fonte familiarizada com as investigações dos EUA sobre o desaparecimento disse que os pilotos estavam sendo estudados por causa do conhecimento técnico necessário para desativar o sistema ACARS.
Muitos especialistas e autoridades dizem que, enquanto o transponder do jato pode ser desligado por um movimento súbito de um interruptor na cabine, para desligar o ACARS é preciso que alguém abra um alçapão fora da cabine, desça na barriga do avião e puxe um fusível ou disjuntor.
Seria necessário, portanto, alguém com conhecimento sofisticado dos sistemas de um Boeing 777, de acordo com pilotos e duas autoridades norte-americanas próximas à investigação. Créditos ao blog MSN.

Câncer de língua: veja como identificar os sintomas

Segundo estimativas do Instituto Nacional do Câncer (Inca), 576 mil novos casos da doença devem surgir no Brasil em 2014. Dentre eles, são esperados 15.290 diagnósticos de câncer na cavidade oral. O local é o quinto mais comum em homens.
A língua é uma das regiões possíveis de serem afetadas pela patologia, assim como lábios, gengiva, palato, amígdalas e faringe. Por ser um local acessível, é possível descobrir sintomas no músculo a partir do autoexame. Sandro José Martins, chefe do Centro de Alta Complexidade em Oncologia do Hospital Universitário de Brasília da UnB, estima que a probabilidade de sucesso do tratamento precoce do câncer de língua esteja entre 85% e 95%.
O tratamento é feito por meio de cirurgia e complementado, dependendo da gravidade, com radioquimioterapia. Segundo Martins, o início da doença não costuma apresentar sintomas. No decorrer do processo, no entanto, pode haver estranhamento ao engolir, presença de dor e de manchas esbranquiçadas.
João Batista Burzlaff, professor da Faculdade de Odontologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e especialista em patologia bucal, alerta que alterações de cor na língua, por meio de manchas brancas ou avermelhadas são sinais que devem ser observados e comunicados com urgência ao dentista. Da mesma forma, feridas que não cicatrizam em 14 dias, porque são lesões com maior propensão a se tornarem câncer. O período é definido para que haja diferenciação do ciclo da afta, com duração de duas semanas.
Ainda que defenda o autoexame frequente, Burzlaff destaca que a ação não substitui a consulta com um profissional. “As pessoas podem fazer um mau autoexame e se acomodarem. Somente um dentista pode oferecer análise completa e aprofundada”. A recomendação é de que as pessoas – principalmente o grupo de risco, homens com mais de 40 anos que fumam e ingerem bebidas alcoólicas regularmente – visitem seus dentistas a cada seis meses.
Prevenção
De acordo com Burzlaff, assim como os demais tipos da doença, o câncer de língua é uma patologia genética modificada por fatores ambientais que alteram o seu desenvolvimento. Ou seja, a prevenção não dá garantia contra a doença, mas há como abandonar hábitos que favoreçam seu aparecimento. É o caso do fumo e do álcool, os dois maiores fatores de risco relacionados. Quando combinados, o efeito negativo é ainda maior.
Assim como as drogas, a má higiene bucal também está relacionada ao câncer. “Na verdade, é um fator de associação. Geralmente a má higiene é acompanhada por outros problemas, como dentes estragados e presença anormal de bactérias”, ressalta o professor. A irritação constante decorrente de próteses mal implantadas e outras situações também contribuem para a patologia. “Alteram o ciclo de cicatrização. As células passam a se multiplicar mais, o que favorece o surgimento de erros nas sequências de DNA e caracterização do câncer”.
Outro fator ambiental que favorece a neoplasia, segundo o Inca, é a presença de agentes biológicos como o papiloma vírus humano (HPV). A prevenção, nesse caso, é feita com o uso de preservativo durante o sexo oral. Créditos ao MSN.

Operação policial prende 50 pessoas por tráfico de drogas no Ceará

A Polícia Civil do Ceará, através da Delegacia de Narcóticos (Denarc), deflagrou a operação Famae 40 para desarticular quatro grupos criminosos envolvidos notráfico de drogas no Estado. A invetigação policial durou oito meses e resultou na prisão de 50 pessoas e apreensão de mais de 98 kg de drogas, armas e quantia de R$ 34 mil.

Segundo o delegado-geral da Polícia Civil, Andrade Júnior, 18 mandados eram para pessoas que já estavam no sistema prisional e 16 ainda faltam ser cumpridos. "Os 16 mandados serão cumpridos no decorrer da investigação. Temos 50 pessoas presos e, ao final desta operação, deverão ser 66 pessoas presas. Todos os mandados foram expedidos, corroborados pelo Ministério Público e pela 1ª Vara de Tóxicos"", disse o delegado.

Uma das pessoas presas era apontada como um dos chefes do Primeiro Comando da Capital (PCC) e acusado de tráfico de drogas. Roberto Cavalcante Araújo, o Escorpião, foi preso na última sexta-feira, quando a operação foi deflagrada. No entanto, o delegado Andrade Júnior negou que Roberto era líder do PCC.

"Em todos os estados da federação nós temos braços do PCC. O escorpião faz parte desse frupo, mas não é um dos líderes. O PCC não mantém líderes nos estados, todas as liderenças estão no estado de São Paulo", explicou.

Ele havia recebido da Justiça a progressão do regime fechado para o semiaberto e era monitorado por tornozeleira eletrônica. O acusado foi preso em casa e, em seguida, escoltado pelo Grupo de Custódia até a Denarc.  Créditos ao blog Miséria.

Encontro do PMDB em Croatá reúne quase 4 mil pessoas



O 10º Encontro Regional do PMDB, realizado no Espaço Cultural de Croatá, Serra da Ibiapaba, teve casa cheia. Mais uma vez o senador Eunício Oliveira, presidente estadual do partido foi recebido por um ginásio lotado, onde 17 caravanas participaram do evento. Foi o segundo “PMDB Itinerante” deste ano, com o objetivo de discutir as principais demandas e soluções para melhorar o Ceará.

Cerca de quatro mil pessoas, de várias localidades do Estado, foram prestigiar o Encontro do PMDB, público que surpreendeu até o senador, pois alguns tiveram de viajar até 750 km para chegar a Croatá, município localizado já no limite com o estado do Piauí. “Não imaginava que numa cidade fronteira com o Piauí fosse contar com a presença de tantas pessoas que vieram conferir o evento”, destacou Eunício Oliveira.

O senador fez questão de agradecer a todos que foram conferir o 10º Encontro Regional do partido, o segundo realizado este ano. Além de autoridades de Croatá, como o prefeito Antônio Onofre, estiveram presentes prefeitos, vice-prefeitos e vereadores de diversas cidades: Hidrolândia, Varjota, Caririaçu, Tabuleiro do Norte, Carnaubal, Guaraciaba do Norte, Madalena, Canindé, Ubajara, Forquilha, Poranga, Banabuiú, Pacajús, Itapipoca, Reriutaba e Tamboril, dentre outras.

Estavam lá mais de 20 prefeitos e de 30 ex-prefeitos. Somente de Fortaleza foram 12 vereadores: Walter Cavalcante (PMDB), José do Carmo (PSL), Mairton Félix (DEM), Alípio Rodrigues (PTN), Aonde É (PTC), Benigno Júnior (PSC), Eulógio Neto (PSC), John Monteiro (PTdoB), Fábio Braga (PTN), Vaidon Oliveira (PSDC), Joaquim Rocha (PV) e Ziêr Férrer (PMN), além dos deputados estaduais João Jaime (DEM), Perboyre Diógenes (PMDB), Silvana Oliveira (PMDB), Carlomano Marques (PMDB), Danniel Oliveira (PMDB) e o deputado federal Mauro Benevides (PMDB).

De acordo com o senador, esses encontros têm sido oportunidades para debater o Ceará. Em Croatá foram discutidos temas como, a interiorização dos investimentos, a renegociação das dívidas agrícolas, ações para convivência com a seca e a universalização do ensino. Sobre a lei que possibilitou a renegociação das dívidas agrícolas, o senador lembrou que ela já beneficiou milhares de agricultores sofridos, afirmando que a sua luta é sempre de defender os homens e as mulheres do campo.

Além de Croatá, os encontros regionais do PMDB já visitaram cidades de Banabuiú, Morada Nova, Nova Russas, Caririaçu, Varjota, Barreira, Santa Quitéria, Iguatu e Crato, alcançando, segundo ressaltou Eunício Oliveira, 140 municípios que, através dessa iniciativa do partido, tiveram a oportunidade de discutir as principais demandas de suas regiões e do Estado.   Créditos ao blog Ceará News.

Deputados do PMDB não vão à posse de ministros e governo marca nova reunião


A ausência dos deputados do PMDB na cerimônia de posse de seis novos ministros, que ocorreu hoje (17) no Palácio do Planalto, é um indício de que a crise entre o governo federal e a segunda maior bancada da Câmara dos Deputados continua. A tentativa do governo de melhorar a relação com o PMDB vai ter novo capítulo no fim da tarde, quando o líder da legenda na Câmara, deputado Eduardo Cunha (RJ), se encontra com o vice-presidente da República, Michel Temer, e com os ministros José Eduardo Cardozo (Justiça) e Ideli Salvatti (Relações Institucionais).
Na pauta do encontro, está o Marco Civil da Internet, que tramita em regime de urgência constitucional e, por isso, desde o ano passado, trava a pauta de votações no plenário da Câmara. Até que o texto seja votado, nenhuma outra matéria pode avançar. O líder Eduardo Cunha e parte do partido não concordam com pontos considerados essenciais para o governo na votação, como a neutralidade da Internet.
Depois de participar da posse dos ministros, o líder do PMDB no Senado, Eunício Oliveira (CE), avaliou que divergências são normais dentro de um partido do tamanho do PMDB, mas admitiu que o clima entre o Planalto e o partido ainda não está 100%. “Estou trabalhando para que [a crise] acabe de uma vez, mas, por enquanto, nós ainda temos alguns resquícios, alguns incêndios pequenos que nós precisamos apagar”, reconheceu. “Eu não conversei com o líder Eduardo Cunha, mas se há uma reunião marcada para se conversar, para distender e para negociar as questões de votações que existem na Câmara, eu acho que isso é fundamental. Do meu ponto de vista, se essa reunião acontecer é louvável.”
Ainda segundo o senador, a crise de votações e de convocações em massa de ministros aconteceu somente na Câmara, mas o partido não está dividido. “Isso não quer dizer que o partido está rachado. Não há uma divisão entre Câmara e Senado”, minimizou.
Créditos ao blog Ceará News.

Dilma convida Eunício para viagem ao Ceará na próxima quarta-feira


O senador Eunício Oliveira recebeu o convite da presidenta Dilma Roussef para acompanhar a comitiva oficial na visita ao Ceará, na próxima quarta-feira (19).
Eunício confirmou a presença neste final de semana, durante Encontro do PMDB realizado em Croatá, na Serra da Ibiapaba.
Dilma participa da solenidade de entrega de 172 maquinários agrícolas destinados a 142 municípios.
O evento acontece no Centro de Exposição da Secretaria de Desenvolvimento Agrário (SDA), na avenida Bezerra de Mezerra, no bairro São Gerardo, na capital.

Créditos ao blog Ceará News.

FHC, agora, um ativo político


Depois de três campanhas sem que o candidato de seu partido (duas vezes José Serra e uma vez Geraldo Alckmin) defendesse as ações de seus dois governos, Fernando Henrique Cardoso agora experimenta uma outra situação: ele pode ajudar o candidato tucano à Presidência.
Isso é o que mostra pesquisa feita pela pré-campanha de Aécio Neves que, ao contrário dos candidatos anteriores, não pretende "esconder FHC", mas mostrá-lo como apoiador da campanha. Foi a partir do resultado dessa pesquisa que surgiu a ideia de lançá-lo como vice na chapa tucana deste ano. Segundo fontes do PSDB, Fernando Henrique não deve compor a chapa com Aécio, mas prevalece até aqui a estratégia de que a vaga deve ser de um nome de São Paulo.

Segundo pesquisa feita por encomenda do PSDB, há uma nítida recuperação da imagem de Fernando Henrique junto ao eleitorado. Depois de 12 anos fora do poder, ele é visto como um político sério e honrado. Além destes atributos pessoais, o PSDB quer lembrar à sociedade as ações de seu governo, especialmente, a estabilidade da economia com a chegada do Real. Por isso mesmo, este ano, no mês de julho,  quando Aécio já será oficialmente candidato à presidência da República, o PSDB fará ampla campanha para comemorar os 20 anos da nova moeda.

Nas últimas duas campanhas, o PT explorou à exaustão a imagem desgastada de Fernando Henrique. Nesse período, o desgaste do ex-presidente era comparável ao do José Dirceu, o nome do PT com imagem negativa perante o conjunto do eleitorado (no PT, ele é o segundo nome em aprovação, só atrás de Lula).
Enquanto a campanha do PT tentava colar FHC na imagem da campanha do PSDB, o candidato tucano tentava esconder a ligação com FHC. Na última campanha em São Paulo, o candidato do PSDB ao Senado fez o contrário, e exibiu Fernando Henrique em seu programa eleitoral. Aloísio Nunes Ferreira que estava bem atrás nas pesquisas acabou sendo o mais votado.
  Fernando Henrique é um ativo para o PSDB - disse um dos coordenadores da campanha tucana.
Créditos ao blog G1.

Posse de Patrícia Saboya no TCE Ceará será dia 31 de março



Foi definida a data da posse da nova conselheira do Tribunal de Contas do Estado do Ceará (TCE-CE), Patrícia Saboya. De acordo com presidente do TCE-CE, conselheiro Valdomiro Távora, a solenidade está marcada para o dia 31 de março (segunda-feira), às 17 horas, no Plenário da Corte de Contas.
Patrícia Lúcia Saboya Ferreira Gomes foi nomeada para o cargo de Conselheira do TCE-CE pelo governador Cid Ferreira Gomes. A nomeação foi assinada em 10 de março e publicada no Diário Oficial do Estado no último dia 12/3. A nova Conselheira assume na vaga decorrente da aposentadoria do conselheiro emérito Pedro Augusto Timbó Camelo.
Saiba mais sobre Patrícia Saboya
Sobralense, marcou sua trajetória política de mais de 20 anos conferindo absoluta prioridade às atividades sociais. Após a experiência como primeira dama do Município de Fortaleza e do Estado do Ceará, coordenou projetos como o ABC, o Circo-Escola, creches nos bairros de Fortaleza, Patrícia Saboya elegeu-se vereadora, e, em seguida, deputada estadual criando, de imediato, a Frente Parlamentar pela Infância e Adolescência que se tornou um marco e criou uma agenda para as políticas públicas.
Como Senadora da República presidiu a CPMI da Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes que se tornou um marco no combate à violência sexual; coordenou a Frente Parlamentar dando uma abrangência nacional ao tema e avançou com políticas públicas voltadas à Primeira Infância. Autora da lei que amplia a Licença Maternidade, Patrícia Saboya, também é autora da nova Lei da Adoção e da Licença Paternidade.
Em 2011 retornou ao Parlamento Cearense integrando-se à Comissão da Infância e da Adolescência e assumiu a Presidência da Universidade do Parlamento com o desafio de formar e qualificar servidores públicos. Comprometida com a gestão pública, Patrícia Saboya não resistiu à indicação de assumir o cargo de conselheiro do Tribunal de Contas do Estado do Ceará onde continuará a defender os interesses dos cidadãos cearenses.
Créditos ao blog do Roberto Moreira do DN.

“Não tem que tome de Eunício Oliveira”, diz jornalista Adísia Sá ao comentar pesquisa eleitoral


Ícone da imprensa brasileira, Adísia Sá comentou em entrevista à rádio a primeira pesquisa de intenção de voto para o Governo do Estado do Ceará. “Não tem quem tome de Eunício Oliveira”, declarou Adísia. Na pesquisa realizada pelo Instituto Vox Populi, entre os dias 22 e 24 de fevereiro, o senador Eunício Oliveira tem mais da metade dos votos válidos e seria eleito governador caso a eleição fosse hoje.
A jornalista Adísia Sá diz ainda que até a mesmo para a ex-prefeita Luizianne Lins, uma das que aparecem mais bem posicionadas depois de Eunício, será difícil a concorrência com o senador levando em consideração que Eunício “está trabalhando onde a Luizianne não vai que é no interior”. Créditos ao blog do Roberto Moreira do DN.

Homicídio à bala em Russas

Por volta das 19h30min na comunidade de Pitombeira dois próximo ao clube do Bezerra houve um homicídio a bala, até o presente momento a vitima continua sem identificação, pois não portava nenhum documento. O local bastante escuro e muita lama informamos ainda que a vitima estava com um capacete dificultando mais ainda a sua identificação, pois nenhuma das pessoas que estavam no local reconheceu a vitima. Veja as fotos abaixo:


Raimundão quer implantar sistema de ciclovias até o fim de sua gestão em Juazeiro


O Secretário da Cidade, Valdo Figueiredo, informou ser pretensão do prefeito Raimundo Macedo ver implantado um sistema de ciclovias em avenidas até o final de sua gestão em Juazeiro do Norte. Segundo ele, as novas vias como a Avenida Virgílio Távora – que está sendo duplicada – e o anel viário já contemplam a medida. O mesmo ocorre no projeto de requalificação das avenidas Manoel Coelho e Castelo Branco e se estenderá quando das melhorias na Avenida Letícia Pereira e Rua Tenente Raimundo Rocha.
Em algumas destas, de acordo com Valdo, o projeto contempla a padronização de calçadas e o sistema de ciclovias segue uma tendência mundial como esclareceu. A medida se dá em nome do tráfego de ciclistas com segurança igual a grandes centros urbanos, estimulando mais esse meio de transporte dentro de um modelo de vida saudável e reduzindo a poluição atmosférica.
Conforme o secretário, o sistema passa por um processo de revisão nas ocupações irregulares de calçadas ou até canteiros de avenidas. Ele cita o caso da Ailton Gomes que traz consigo um sério e antigo problema à altura do bairro Pirajá, onde faltam organização, estacionamento e áreas de circulação. O primeiro passo do projeto é dar uma destinação correta aos barraqueiros que ocupam o canteiro central. Depois, a rearborização, jardinagem, melhoria da iluminação, recuperação das calçadas e implantação de ciclovias. Créditos ao blog do Roberto Moreira do DN.

Dupla de assaltantes é presa e soldado do Raio fica ferido

Um policial da Ronda de Ações Intensivas e Ostensivas (Raio) foi baleado na perna após troca de tiros com dois assaltantes, no cruzamento da avenida Mister Hull com a rua Perdigão Sampaio, nesta segunda-feira, 17. Um dos assaltantes também ficou ferido, foi detido e levado ao hospital, enquanto o outro está preso na Delegacia de Roubos e Furtos de Veículos e Cargas (DRFVC).

Segundo informações do comandante do Raio, major Márcio Oliveira, a dupla assaltou um homem no bairro Siqueira. Os assaltantes levaram a vítima dentro do seu próprio veículo, uma Hilux prata, para realizar saques de dinheiro da conta do refém. Após a ação criminosa, a equipe do Raio foi informada sobre o assalto pela Coordenadoria Integrada de Operações de Segurança (Ciops), e começou as buscas pelos suspeitos.

O veículo roubado tinha um localizador, que ajudou no trabalho dos policiais de encontrar os suspeitos. No cruzamento da avenida Mister Hull com a rua Perdigão Sampaio, a equipe do Ronda interceptou a dupla armada e efetuou a prisão após troca de tiros.

Um dos acusados, Humberto de Almeida, 34 anos, foi baleado no abdômen e no braço esquerdo, e encaminhado ao Frotinha da Parangaba, onde está sob escolta policial. O outro, Manuel Alexandre Silva dos Santos Filho, 18, está preso na DRFVC. Segundo o major Márcio, o soldado Barbosa já foi liberado pelos médicos e passa bem. A vítima do assalto sofreu ferimento leve provocados por estilhaços de vidro. Créditos ao blog O Povo.

Criança de seis anos morre após ser baleada na cabeça

Uma criança de seis anos que foi baleada na cabeça, no bairro Planalto Ayrton Senna, morreu no início da manhã desta segunda-feira, 17. Segundo a Polícia Militar (PM), um grupo armado, possivelmente de uma gangue, efetuou disparos na rua Glória, onde a vítima se encontrava, no último domingo, 16.

De acordo com o capitão Amsterdã Barbalho, comandante da 1ª Cia. do 6º Batalhão da Polícia Militar (BPM), a criança estava na rua quando começaram os disparos, mas foi levada para dentro de casa pela avó e a mãe. Mesmo após estar dentro da residência, a vítima foi atingida. 

A criança estava internada no Instituto Dr. José Frota (IJF), mas não resistiu aos ferimentos, de acordo com a assessoria de imprensa do hospital.

A Polícia está realizando buscas para encontrar o suspeito do disparo que atingiu a criança. Segundo o capitão, ele já foi identificado. Créditos Povo online.

67 municípios nordestinos recebem reforço para controle do sarampo


Uma Portaria do Ministério da Saúde publicada hoje (17) no Diário Oficial da União autoriza repasse financeiro contingencial para 67 municípios nordestinos considerados de maior risco para a disseminação do sarampo. Os municípios que receberão a verba extra ficam nos estados de Alagoas, Bahia, Maranhão, Piauí, Paraíba, Rio Grande do Norte e Sergipe.
Serão disponibilizados R$ 3,7 milhões com o objetivo de intensificar as ações de controle da doença. De acordo com a portaria, o Fundo Nacional de Saúde vai adotar as medidas necessárias para a transferência automática dos valores para os fundos municipais de saúde, em parcela única.
Em 2013, o Ministério da Saúde registrou 190 casos confirmados de sarampo, sendo 180 em Pernambuco e um no Ceará. Já em 2014, até o dia 13 de fevereiro, 110 casos foram registrados no Ceará e quatro, em Pernambuco.
Na semana passada, o governo federal liberou R$ 100 mil para intensificar as ações de controle da doença em Recife (PE). Pernambuco e Ceará enfrentam surto da doença Créditos do Ceará NEWS

Seis novos ministros tomam posse hoje


A presidente Dilma Rousseff dá posse daqui a pouco a seis novos ministros do governo. As mudanças foram anunciadas na última quinta-feira (13). Os novos ministros substituem integrantes do governo que deixam seus cargos para se candidatar às eleições de outubro deste ano.
O Ministério do Desenvolvimento Agrário, atualmente ocupado por Pepe Vargas, será assumido pelo ex-presidente da Petrobras Biocombustível Miguel Rossetto, que já ocupou a pasta no governo Lula. Na pasta das Cidades, o vice-presidente de Governo da Caixa Econômica Federal, Gilberto Occhi, substituirá o atual ministro Aguinaldo Ribeiro.
Clelio Campolina Diniz, reitor da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), será o novo titular da Ciência e Tecnologia no lugar de Marco Antonio Raupp. Já o senador Eduardo Lopes (PRB-RJ) ocupará o Ministério da Pesca e Agricultura, atualmente conduzido pelo senador Marcelo Crivella, também do PRB fluminense.
Neri Geller, hoje secretário de Política Agrícola do Ministério da Agricultura, será o substituto de Antônio Andrade na pasta. Para o lugar de Gastão Vieira no Ministério do Turismo, a presidenta anunciou  o gerente de assessoria internacional do Serviço Brasileiro às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), Vinicius Nobre Lages. Créditos ao Blog Roberto Moreira.

Funceme registra chuva em 130 municípios


De acordo com a Funceme, de ontem para hoje choveu em 130 municípios. As precipitações foram bem distribuídas entre as regiões, com exceção de alguns municípios dos Inhamuns, Vale do Jaguaribe e região Norte.
Em Camocim, no litoral oeste, choveu 100 milímetros. Em Guaraciaba do Norte, na Ibiapaba, 97 milímetros. Em Santa Quitéria, no Sertão Central, 93 milímetros. Em Fortaleza, choveu 32 milímetros.
A previsão da Funceme para o restante do dia é de céu nublado com chuva moderada  Créditos do BLOG Roberto Moreira.

Aberta inscrições para Programa Jovem Aprendiz


Linha Jovem Aprendiz.
O programa é voltado para jovens que estão no 3º ano do ensino médio e para quem já concluiu em escola pública. As inscrições começam nesta segunda-feira (17) e prosseguem até a sexta-feira (21), nos horários das 7h30min às 11h30min e das 13h30min às 7h30min.
O jovem deve procurar o Projeto Primeiro Passo, localizado dentro do CSU, na rua Monsenhor Esmeraldo, 300, bairro Franciscanos, munidos dos seguintes documentos:
2 cópias CPF 2 cópias RG 2 cópias Comprovante de Residência 2 cópias Título 2 cópias Carteira Profissional 1 Declaração assinada pela diretora da escola e 1 xerox da mesma, e/ou cópia do certificado de conclusão 2 cópias Histórico Escolar 1 foto 3/4 Se for menor: 2 cópias CPF e 2 cópias RG do responsável
Mais informações pelos telefones: 3572-3900 / 3587-3347    Créditos do Blog Roberto Moreira .

Comunidades e bairros de Russas pedem socorro


Depois das fortes chuvas caídas ontem, na cidade de Russas, vários pontos da cidade ficaram alagados, mas tudo isso é pela falta de estrutura e também demonstra que Russas não está preparada para receber muita chuva. Na Travessa Antônio Gonçalves Ferreira moradores estão apavorados, pois o espaço que era reservado para a água passar foi fechado, segundo moradores pela Cagece, e agora quem está sofrendo é os moradores que ali residem. Veja nas fotos abaixo também de outros pontos críticos da cidade:
Bairro Vazea Alegre também alagado
População do Poço Redondo sofre com a falta de planejamento em obra que está feita
Travessa Antônio Gonçalves Ferreira

Homens jovens são maioria das vítimas de homicídio no Ceará

A maioria das vítimas de homicídio no Ceará este ano era jovem, com idade entre 15 e 29 anos. Das 772 pessoas assassinadas nos dois primeiros meses de 2014, 400 (51%) têm esse perfil. O POVO fez o levantamento com base nos relatórios da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS). Os dados de Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLIs) são publicados na Internet e incluem homicídios dolosos, latrocínios (roubos seguidos de morte) e óbitos decorrentes de lesão.

Os jovens homens são os que mais morrem (foram 381 vítimas do sexo masculino e 19 do sexo feminino, nessa faixa etária). Se consideradas todas as idades, o gênero masculino chega a 93% dos CVLIs. O levantamento mostra ainda que os crimes foram cometidos majoritariamente com armas de fogo (83%). Quase metade dessas mortes aconteceu em Fortaleza, cidade que concentra cerca de um terço da população do Ceará (ver quadro).

Para o coordenador do Laboratório de Estudos da Violência (LEV/UFC), sociólogo César Barreira, fatores históricos explicam o perfil da vítima de morte violenta no Ceará ser o homem jovem. Segundo ele, essas vítimas são preferenciais porque culturalmente o homem circula em ambientes mais perigosos que as mulheres. Logo, protagonizam mais disputas. De toda espécie. Das amorosas ao controle do tráfico. Esses conflitos resultam em mortes.

Barreira cobra políticas públicas de esporte, lazer, educação, cultura e capacitação profissional para essa população jovem não ser ainda mais vitimizada. E ressalta a necessidade de reduzir a circulação de armas de fogo no Estado. O Ceará tem desempenho tímido nas campanhas nacionais de desarmamento. “A gente fala muito que a violência é democrática. Mas ela termina sendo seletiva na medida em que a vítima preferencial é o homem jovem. Sendo agressor, ele se expõe mais. Então, também é mais vítima. Os jovens continuam mais vítima do que propriamente agressores. E o Estado carece muito de uma política para o jovem”, cita César.

Questões educacionais também explicam esse fenômeno da matança seletiva. “A formação dos rapazes é voltada para o enfrentamento, o ideal do macho guerreiro e a exposição dos elementos da masculinidade. As moças, até pouco tempo, tinham uma formação mais voltada para o lar. Por isso que, na violência doméstica, a grande maioria das vítimas é mulher e, nas ruas, predomina o masculino. E não existem políticas que acolham esses jovens. Essa ausência de Estado deixa um vazio. Um vazio que é preenchido com a violência”, frisa Geovani Jacó, coordenador do Laboratório de Estudos e Pesquisas sobre Conflitualidade e Violência (Covio/Uece).

Geovani critica a ineficácia do poder público na contenção do narcotráfico, outro forte vetor, conforme o estudioso, da morte violenta. “O Estado é incapaz de reprimir a expansão do narcotráfico. No fundo, os jovens estão pedindo socorro. Estão buscando formas de afirmação social. Como não encontram no Estado, encontram no mercado do narcotráfico, que lhe promete poder e visibilidade. Só que isso é algo letal e autoritário. Depõe contra qualquer lógica do Estado Moderno, instaurando regras particulares. Muito embora não se configure um estado paralelo. Porque tudo isso tem a conivência do Estado. A ramificação da lógica do crime não circula só entre a sociedade. Ela está entranhada na Polícia, na Justiça, no Legislativo... É uma questão complexa. E endêmica.”
 
Número

13 É a média diária de homicídios registrados no Ceará nos meses de janeiro e fevereiro de 2014
Créditos ao blog O Povo.


Cid recebe Dilma amanhã em Fortaleza

Já estão em Fortaleza os homens da segurança da Presidência da República. No final de semana visitaram a Secretaria de Desenvolvimento Agrário e o Parque de Exposições onde estão sendo colocados os 172 tratores e implementos que serão entregues as prefeituras do Ceará. Dilma Rousseff desembarca em Fortaleza nesta terça-feira às 10 horas. Créditos ao blog do Roberto Moreira do DN.

76 PMs demitidos e expulsos em dois anos



A irmã de Francisco Antônio Farias, conhecido como 'Chico Virado', não se conforma com sua perda e quer respostas. Como milhares de outras pessoas, que perderam entes queridos, por conta da violência desenfreada no Ceará, Ludmila Diogo chora e espera por Justiça. No entanto, Ludmila tem um motivo a mais para se revoltar, já que o principal suspeito da morte de seu irmão é o policial militar, Francisco Marcos Melo Felipe, que acabou por lhe causar danos, ao invés de lhe proteger.
Entre 2012 e 2013, 76 PMs foram demitidos e expulsos pela Controladoria Geral de Disciplina dos Órgãos de Segurança Pública e Sistema Penitenciário (CGD). Ano passado, entre os 56 militares desligados da Corporação, a maioria foi por participar de movimentos reivindicatórios (10). O segundo motivo que mais causou expulsões e demissões foram os homicídios (9), seguidos por lesões corporais (8) e falsificações de documentos (7).
Em relação ao ano de 2012, houve um crescimento de 180 por cento, com um registro de 20 casos de PMs demitidos e expulsos. As demissões de militares geralmente são desencadeadas por transgressões, já as expulsões estão ligadas ao cometimento de crimes.
Temporária
O PM lotado na 1ª Cia do 12ºBPM (Caucaia), encontra-se, atualmente, no Presídio Militar de Fortaleza, por força de um mandado de prisão temporária. Conforme Ludmila, no dia nove de fevereiro último, 'Chico Virado' foi encontrado morto dentro de um veículo, alvejado por oito tiros de pistola. Momentos antes de ser achado por populares, ele teria discutido com o policial citado, durante uma festa no Clube Rancho Azul, que fica às margens da CE-187.
O escrivão Wagner da delegacia de Nova Russas (316Km de Fortaleza) confirma a versão de Ludmila. Ele disse que o inquérito está sendo apurado, mas que indícios fortes apontam para que Francisco Marcos seja o autor do crime.
A dor e a saudade sentida pela denunciante, não é só dela. Somente neste ano, pelo menos, seis PMs estão sob suspeita de terem cometido homicídios no Ceará. Além de 'Chico Virado', um pescador teria sido assassinado, na Praia do Iguape, pelo policial da reserva, Messias Rodrigues de Freitas. O caso aconteceu no dia 11 de março e Messias teve que ser contido pela população até a chegada da Polícia.
Em 14 de fevereiro último, um caso que teve grande repercussão aconteceu no bairro Maraponga, em Fortaleza. O pedreiro Francisco Ricardo Costa de Souza morreu após ser espancado, supostamente pelos soldados José Milton Alves Maciel Júnior, Dennis Bezerra Guilherme e Washington Martins da Silva.
Durante o carnaval, o jovem Jonas Francisco Nogueira Lima morreu após dar entrada no Hospital Municipal de Beberibe com várias lesões. A CGD afirmou que está investigando a morte, pois militares são suspeitos de terem agredido o rapaz.
Crimes como tráfico e assaltos que envolvem policiais, também chegaram ao conhecimento da imprensa. Na última segunda-feira, dia 11, o cabo Vicente Eduardo Menezes Porto, 42, do Batalhão de Policiamento de Guarda Externa de Presídio (BPGep) foi preso em Aracati, após ser flagrado transportando 150kg de maconha.
Os soldados Adriano Felipe dos Santos e José Júnior de Souza Guerra, 38, foram detidos sob suspeita de assaltos em série. O primeiro, no Conjunto Ceará, em Fortaleza; o segundo no Município de Tauá, nos Inhamuns.
Os exemplos citados ilustram uma realidade que, para o presidente da Associação de Praças da Polícia Militar e Corpo de Bombeiros do Ceará (Aspramece), Pedro Queiroz, advém de falta de assistência psicossocial e de baixos salários. "São fatores que, com o passar do tempo, vão mudando a personalidade das pessoas. Falta humanidade dentro dos quartéis. Os baixos salários que são pagos aos policiais do Ceará e o que acontece no cotidiano, acabam por influenciar estas condutas criminosas. Na maioria dos casos, é a ausência de valorização profissional que leva os colegas a cometerem delitos".
Para P. Queiroz, a situação psiquiátrica dos PMs precisa ser revista para que o índice de crimes praticados por eles diminua. "Em 2013, quase cinco mil policiais militares tiveram licenças homologadas pelo Estado, por motivos psiquiátricos. Muitos outros que estão doentes não se licenciam, para não perderam as gratificações. Temos muitos policiais de serviço, sob efeito de psicotrópicos, ou, sofrendo de transtornos psiquiátricos. Estas condições alteram muito as atitudes de um policial em serviço".
O presidente da associação disse que a instituição está tentando conscientizar os servidores para que eles se mantenham longe dos crimes. Queiroz considera importante o trabalho da CGD, mas disse ser "exagerado".
O porta-voz da PM, tenente-coronel Fernando Albano, informou, em nome do Comando Geral da Corporação, que valores e doutrinas contrárias à pratica de delitos são repassadas aos servidores. "Não só durante a formação, mas durante toda a carreira deles na PM-CE, pois a Instituição é legalista. Os seus integrantes têm a obrigação de agirem dentro da lei e em total sintonia com os valores da Corporação".
Sobre o aumento de casos de supostas participações dos PMs em crimes, o representante da Corporação disse que considera que estes são fatos que não podem ser considerados comuns, diante das muitas atuações corretas dos policiais nas ruas. "Entendemos que esses casos são isolados e que não representam, sob hipótese alguma, despreparo. Os nossos integrantes passam por cursos e treinamentos de capacitação operacional".
O oficial afirmou ainda, que o Comando Geral tem dado orientações permanentes aos policiais militares, na tentativa de minimizar e até erradicar o número de delitos que, de alguma maneira, envolva um integrante da Corporação. Segundo ele, o posicionamento sobre o que deve ser feito em relação aos PMs detidos cometendo algum delito, é agir com total isenção e sem corporativismo fazendo cumprir a Lei. O número de policiais militares que respondem a procedimentos em 2014 não foram informados pela CGD.

SAIBA MAIS

26 de julho de 2010 - Bruce Cristian de Sousa Oliveira, de 14 anos, foi executado pelo PM, Yuri da Silveira Alves Batista, na Aldeota
27 de janeiro de 2012 - O professor Francisco Sávio Maia Sobrinho, foi morto pelo soldado Victor Hugo Fernandes Cavalcante, em um motel no Jangurussu
26 de janeiro de 2013 - Ingrid Mayara Oliveira Lima, 19; e Igor Andrade Lima, 16, foram mortos durante, no Bairro Ellery. Os soldados José Raphael Olegário França e Raimundo Vieira da Costa são acusados dos crimes
9 de fevereiro de 2014 - Francisco Antônio Farias, o 'Chico Virado', foi achado morto, após ter discutido com o PM Francisco Marcos Melo Felipe. O policial está preso, sob a suspeita da morte
14 de fevereiro de 2014 - O pedreiro Francisco Ricardo Costa de Souza, foi espancado e morto, no bairro Maraponga. Por conta disto, os PMs José Milton Alves Maciel Júnior, Dennis Bezerra Guilherme e Washington Martins da Silva, foram indiciados por homicídio qualificado
1º de março de 2014 - A CGD investiga a morte de Jonas Francisco Nogueira Lima, que foi espancado, supostamente por militares, durante o Carnaval, na cidade de Beberibe
CGD: "crimes não ficarão impunes"
No ano de 2013, 474 procedimentos contra 737 agentes de segurança - incluindo policiais civis e militares, bombeiros militares, peritos criminais e agentes penitenciários - foram concluídos pela Controladoria Geral de Disciplina dos Órgãos de Segurança Pública e Sistema Penitenciário do Estado do Ceará (CGD). Por conta destes procedimentos, 73 servidores foram demitidos das Instituições nas quais trabalhavam.
Em 2012, o número foi menor. Foram 252 procedimentos concluídos, que desencadearam em 35 demissões. Nos dois anos, a PM lidera o número de queixas dos denunciantes. Conforme a CGD, um dos motivos para esse número é o maior contingente de militares nas ruas. "Os PMs estão em maior número nas ruas; são eles que estão no corpo-a-corpo, realizando a função de Polícia ostensiva; eles têm maior contato com a população. Mesmo assim, guardando as proporções do tamanho das Corporações, o número de procedimentos é parecido com o da Polícia Civil", afirmou o controlador geral de disciplina, Santiago Amaral Fernandes.
Para Santiago, crime de nenhuma natureza pode ser tolerado, se cometido por parte da Polícia. Os homicídios, lesões corporais, corrupções, extorsões, entre outros estão sendo apurados, segundo ele, com afinco para que nada passe despercebido.
"Espero que as ações rigorosas que estão acontecendo na CGD diminuam gradativamente este tipo de conduta por parte dos policiais. Sabendo que vai haver punição, com certeza eles evitarão de cometer crimes e transgressões", alertou.
Para o controlador, é preciso que a punição chegue aos culpados e que o corporativismo seja esquecido. "Nossa missão é desagradável, afinal é um colega que está aqui para ser julgado, mas é necessária. Onde não houver disciplina, controle, fiscalização, haverá desordem e estímulo a desvios de conduta".
Pioneiro
O modelo da controladoria é pioneiro no Brasil. Geralmente, o que existe são corregedorias vinculadas às instituições que investigam. "O intuito de ser de uma controladoria, é ser independente, não ter amarras. Fazemos um trabalho livre de beneficiar ou perseguir", declarou Amaral. Os servidores da CGD são policiais militares, civis e agentes penitenciários. Ao todo, 170 agentes estão à disposição do órgão. Ele diz que a população é uma grande aliada neste trabalho ao fazer denúncias. "Denunciem. Os crimes não ficarão impunes". Créditos ao Diário do Nordeste.

PF faz operação contra lavagem de dinheiro em seis estados e DF


A Polícia Federal (PF) realiza, desde as 6h desta segunda-feira (17), uma operação para desarticular uma organização criminosa especializada em lavagem de dinheiro. A ação ocorre em Curitiba e outras 16 cidades do ParanáSão Paulo, Distrito Federal, Rio Grande do Sul,Santa CatarinaRio de Janeiro e Mato Grosso. Ao todo, devem ser cumpridos 81 mandados de busca e apreensão, 18 de prisão preventiva, 10 de prisão temporária e 19 de condução coercitiva, quando o suspeito é levado até a delegacia para prestar depoimento. Conforme a PF, os recursos investigados passam de R$ 10 bilhões.
De acordo com as investigações, o grupo envolve personagens do mercado clandestino de câmbio no Brasil e é responsável pela movimentação financeira e lavagem de ativos de diversas pessoas físicas e jurídicas envolvidas com vários crimes. Entre eles estão tráfico internacional de drogas, corrupção de agentes públicos, sonegação fiscal, evasão de divisas, extração, contrabando de pedras preciosas e desvios de recursos públicos.
A ação foi batizada de lava-jato. Segundo os policiais, um dos grupos fazia uso de uma rede de lavanderias e postos de combustíveis para movimentar os valores oriundos de práticas criminosas. Mais de 400 policiais participam da ação.
Durante a operação, também serão cumpridas ordens de bloqueio de imóveis de alto padrão e contas bancárias e apreensão de patrimônio adquirido por meio de práticas criminosas, segundo a PF. Créditos ao blog G1.

Delegado é morto após reagir a assalto em Fortaleza


Uma tentativa de assalto terminou em morte na madrugada desta segunda-feira (17).
O delegado cearense Lucas Craveiro Alves, 32, foi assassinado no bairro Guararapes.
O crime aconteceu por volta das 3h30, e de acordo com a Polícia Militar, a vítima retornava para o veículo após sair de um restaurante, quando foi abordado pelos assaltantes.
O delegado reagiu e foi atingido com seis tiros. A vítima ainda chegou a ser socorrida, mas não resistiu aos ferimentos.
Lucas Craveiro trabalhava como delegado na Polícia Civil de Piauí e sempre vinha à capital cearense nos finais de semana. Créditos ao blog Ceará News 7.