-->

domingo, 22 de março de 2020

A viola de luto: morre poeta Valdir Teles


A imagem pode conter: 3 pessoas, pessoas tocando instrumentos musicais, chapéu, violão e barbaMorreu neste domingo (22) o poeta Valdir Teles, após sofrer infarto, em sua residência, na cidade de Tuparetama, Pernambuco. A informação da morte de Valdir foi confirmada pelo poeta e companheiro de jornada, Geraldo Amâncio, em suas redes sociais.

“Uma notícia muito triste para o mundo da viola e da poesia. Estou muito abalado, muito triste, com a notícia do falecimento do cantador mais querido da atualidade, o poeta Valdir Teles acaba de falecer de um infarto. Até onde me avisaram, faleceu em casa em Tuparetama, Pernambuco. As últimas cantorias que ele fez foi comigo, na semana passada. A cantoria perde um monstro do repente e eu perco um grande companheiro, meu amigo e defensor. Vou pedir ao supremo pai divino que o acolha no mais belo dos céus”, finalizou Geraldo.
Mais informações sobre velório e sepultamento, em breve.

Blog; ErivandoLima \ blog do Bruno Lira

Comunicado da Caixa Econômica federal


A imagem pode conter: atividades ao ar livreAcabou de sair uma determinação da direção da Caixa Econômica Federal, determinando que a partir desta segunda-feira 23/03, só haverá atendimento interno para INSS, FGTS e PIS de quem não tiver cartão. O resto dos atendimentos estao todos cancelados. Claro que essa decisão vale para agencias do Vale do Jaguaribe e demais agências da Caixa.


Blog; Erivando Lima \ Tv Jaguar 

Camilo anuncia isenção da tarifa de água e analisa benefícios para energia


O governador Camilo Santana (PT) anunciou, na tarde deste domingo, 22, isenção da tarifa de água e esgoto a todas as famílias cearenses de padrão básico (consumo até 10 m3), que pagam tarifa social e popular da Cagece.


A medida valerá por 90 dias, de abril a junho. Serão beneficiadas 338 mil famílias.

Camilo também informou que está estudando adotar medidas com o serviço de energia elétrica Enel.

Anúncio foi dado pelo governador através de um live na tarde deste domingo, 22, no dia em que o Ceará registra 125 casos confirmados de coronavírus.

Blog; Erivando Lima \ Imprensa do vale


Bolsonaro determina que laboratório do Exército produza remédio cloroquina em larga escala

O presidente Jair Bolsonaro divulgou na tarde hoje (21), nas redes sociais, um vídeo em que afirma que o hospital Albert Einstein deu início a pesquisas sobre o uso de cloroquina e da hidroxicloroquina no combate à covid-19. Essas substâncias são usadas normalmente contra o vírus da malária, no combate ao lúpus e à artrite reumatoide. O remédio tem trazido bons resultados em testes nos EUA.

O presidente afirmou ainda que, em parceria com o ministro da Defesa, Fernando Azevedo e Silva, usará o laboratório químico e farmacêutico do Exército para ampliar a produção das substâncias. Bolsonaro comentou ainda que o Brasil deverá manter o estoque do medicamento, e que a produção nacional não será vendida a outros países.

Pelas redes sociais, Bolsonaro comentou a medida: “- Isso se chama precaução. O medicamento é barato e caso venha a ser comprovada a eficácia no combate à Covid-19, estaremos preparados para atender a todos os brasileiros rapidamente. – Enquanto uns seguem buscando o caos, seguimos buscando soluções para proteger a nossa nação!”

Fonte: Agência Brasil


Ceará começa a utilizar hidroxicloroquina em pacientes com coronavírus, mas com restrições

Pesquisas revelam alguns avanços, mas ainda não há como ter certeza da eficácia do medicamento
Uma grande preocupação das autoridades é alta procura muito pelas medicações com estas substâncias e outras pessoas sejam afetadas de forma grave
Foto: Agência Brasil

Seguindo uma tendência mundial, Hospitais do Ceará começaram a utilizar, ainda de forma incipiente, medicamentos com as substâncias hidroxicloroquina e cloroquina no tratamento de pacientes internados com o diagnóstico da Covid-19, doença causada pelo novo coronavírus. Isso não quer dizer, porém, que qualquer pessoa pode ou deve tentar adquirir as medicações. O momento é de cautela, sobretudo, pelos efeitos colaterais e escassez do produto, que já é aplicado no tratamento de outras doenças, como destacou o médico infectologista e professor da Universidade Federal do Ceará (UFC), Anastácio Queiroz.


Em entrevista ao Sistema Verdes Mares, o especialista afirmou que os resultados preliminares têm sido positivos e animadores, mas é preciso que a população haja com muito cuidado e o medicamento só deve ser utilizado sob supervisão médica. "Qualquer medicação que tenha uma ação, é esperança. Mas é importante enfatizar que não existe um tratamento para todo mundo. Qualquer medicamento existe aquele grupo que não vai responder bem. E é preciso também utilizar esses medicamentos com certo cuidado, porque são medicamentos que têm efeitos colaterais”, explicou. 

Anastácio, que atua no Hospital São José, alertou ainda que é tudo muito recente. “O trabalho (sobre Hidroxicloroquina) foi publicado dia 16, e, de quinta-feira pra cá, é que essa questão do medicamento tem sido mais divulgada. Já tem pacientes sendo tratados, mas o paciente grave não melhora de uma hora pra outra, independente do tratamento que esteja sendo feito. Mas logo saberemos de muitos pacientes. Eu sei de pacientes que não estavam tão graves e melhoraram. Mas paciente muito grave, nós não temos ainda", ressaltou o médico.
Ele disse ainda que, dificilmente, a curto prazo, haverá uma outra medicação. "Essa vem sendo estudada há muito tempo, e realmente mostrou efetividade. Claro que não foram tantos pacientes, e quando se usa qualquer medicação em muita gente, vai ver efeitos negativos que antes não foram observados. Então, eu sou favorável ao uso, mas sou favorável que os pacientes em uso sejam bem avaliados do ponto de vista geral e, especialmente, do ponto de vista cardíaco", complementou.

Anastácio ressaltou também que os medicamentos só poderão ser adquiridos nas farmácias por quem tenha comprovação da necessidade por receita médica, e que a população não deve agir de forma impulsiva. Caso contrário, haverá más consequências. "O que recomendaria é que todo uso do medicamento, havendo indicação, avalie os pacientes para que, realmente, eles possam ter o benefício, e não só os riscos. Num momento de muita angústia, as pessoas vão querer realmente tratar a infecção. Acredito que muitos pacientes se enquadram na indicação do tratamento, mas tem que usar com muita prudência e uma avaliação prévia qualificada. Mas, de qualquer modo, é uma esperança".

Alerta nacional

Diante da alta procura, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) determinou que os medicamentos com Hidroxicloroquina agora são de uso controlado. A instituição informou que recebeu relatos sobre o aumento na procura pela hidroxicloroquina, pois algumas pesquisas indicaram que a substância pode ajudar no tratamento da Covid-19. No entanto, alerta: "apesar de alguns resultados promissores, não há nenhuma conclusão sobre o benefício do medicamento no tratamento do novo coronavirus. Ou seja, não há recomendação da Anvisa, no momento, para a sua utilização em pacientes infectados ou mesmo como forma de prevenção à contaminação pelo novo coronavírus".

Já o Ministério da Saúde divulgou informação de que validou o medicamento e autorizou o seu uso, mas apenas para pacientes em estado grave, uma vez que ainda não há evidências consolidadas que sustentem a aplicação da substância de forma indiscriminada, mas somente nos casos em que não houver outra alternativa. 

No último sábado (21), o Conselho Nacional de Justiça (CNJ) divulgou a juízes de todo o país um estudo técnico, elaborado pelo hospital Sírio Libanês, apontando que "a eficácia e a segurança da hidroxicloroquina e da cloroquina em pacientes com COVID-19 é incerta e seu uso de rotina para esta situação não pode ser recomendado até que os resultados dos estudos em andamento possam avaliar seus efeitos de modo apropriado".

Falta de medicamentos em farmácias

Uma grande preocupação das autoridades é alta procura pelas medicações com estas substâncias, pois outras pessoas tendem a ser afetadas de forma grave, já que podem não sobreviver sem uso desse medicamento, como pacientes em tratamento de lúpus - doença autoimune -, malária e artrite reumatoide, que, de fato, carecem da medicação.

Na última sexta-feira (20), o Diário do Nordeste buscou a medicação em farmácias de distintas redes em quatro bairros de Fortaleza - Bairro de Fátima, Aldeota, São Gerardo e Barra do Ceará. Em nenhum local, a medicação que contém hidroxicloroquina ou cloroquina estava disponível. Atendentes nas farmácias dizem que a falta se deve à excessiva procura nos últimos dias.

Diante do problema, o Ministério Público Estadual (MPCE) recomendou a todas as farmácias de Fortaleza que só realizem a venda de fármacos à base de hidroxicloroquina e cloroquina mediante comprovação da necessidade com receita médica. O documento também orienta que as farmácias devem reter a receita apresentada. A orientação do MPCE reitera o pedido nacional feito pelo Conselho Federal de Medicina (CFM) também na última sexta-feira.

Noticia; DN 


Deputado estadual Nelinho Freitas destina verba parlamentar para Hospitais de Russas e Juazeiro


Resultado de imagem para Fotos do deputado Nelinho FreitasO deputado estadual Nelinho Freitas, anunciou na noite deste sábado, 21, através de um vídeo publicado em suas redes sociais, que estará destinando a totalidade de sua verba parlamentar de 2020, para unidades de saúde de Russas e Juazeiro do Norte.


Nelinho já entrou em contato com os secretários dos dois municípios para comunicar o repasse de R1 milhão em recursos financeiros.

Os valores serão utilizados pelo Hospital e Casa de Saúde de Russas e pelo Hospital São Lucas, em Juazeiro, no combate, tratamento e realização de exames laboratoriais contra o coronavírus.

“O Brasil e o mundo passam por um momento difícil. Senti que devia contribuir de alguma forma, por isso resolvi tomar essa decisão,” finalizou Nelinho.

Blog; Erivando Lim


OAB quer impedir corte de água e luz durante epidemia.


A Ordem dos Advogados do Brasil - Secção Ceará (OAB-CE) encaminhou ofício às operadoras de água, luz e telefone do Estado solicitando que os serviços não sejam cortados durante a pandemia do novo coronavírus (covid-19).


Texto assinado pelo presidente da entidade, Erinaldo Dantas, solicita que a ausência de pagamento pelo consumidor não seja motivo para corte, diante da crise econômica decorrente das quedas de bolsas e quarentena em postos de serviço.

A medida, conforme pedido da OAB-CE, deve valer pelo prazo de 90 dias ou até o Poder Público divulgar novas medidas contra o avanço da pandemia.

Conforme nota da OAB-CE, o surto impacta não somente a saúde das pessoas, mas também a condição financeira da população em geral, visto que vigoram medidas restringindo o funcionamento de estabelecimentos comerciais. 

A ENEL, CAGECE e empresas de telefonias ainda não se pronunciaram sobre o caso.

Blog; Erivando Lima


Ministro da Saúde defende adiamento das eleições de 2020

“Eleição no meio do ano é uma tragédia, vai todo mundo querer fazer ação política”, diz Mandetta.
O ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, defendeu, neste domingo (22), o adiamento das eleições municipais deste ano.

Ele está preocupado que ações “políticas” prejudiquem as medidas que estão sendo adotadas pelo governo para o enfrentamento da pandemia de coronavírus.

Em teleconferência com prefeitos de capitais, Mandetta declarou:

“Eu faço até uma sugestão para você discutirem. Está na hora de olhar e falar assim: ‘ó, adia, faz um mandato tampão desses vereadores, desses prefeitos’.”

E acrescentou:

“Eleição no meio do ano é uma tragédia, vai todo mundo querer fazer ação política.”

(Renovamídia)


Quixadá CE plantão policial


QUIXADÁ PRISÃO POR PIRATARIA

Dia 21/03/2020, por volta das 09h30min, a composição de serviço foi acionada via COPOM, para dar apoio ao grupo de Fiscalização da Prefeitura Municipal de Quixadá, e na Rua Francisco Enéas de Lima, no Centro, nas proximidades dos correios, abordaram um senhor, por estar comercializando CD's e DVD's Piratas. O autor foi conduzido a Delegacia Regional de Policia Civil, e apresentado a Autoridade competente, onde foram adotadas todas as medidas cabíveis.

QUIXERAMOBIM TENTATIVA DE ROUBO A PESSOA

Dia 21/03/2020, por volta das 13h45min o Copom recebeu uma informação via 190 relatando que tinha ocorrido uma tentativa de roubo à pessoa perto da sua residência, que fica perto do endereço da ocorrência citado acima. Segundo o mesmo solicitante o elemento não conseguiu efetuar o roubo e saiu correndo pelas ruas próximas. De imediato este operador acionou a VTR 9331 composta pelos policiais militares que se deslocaram até o local e lá chegando mantiveram contato com a vitima que relatou que o elemento anunciou o roubo em frente a sua casa , mas como o vizinho viu e gritou o elemento fugiu correndo e no caminho deixou cair um simulacro de arma de fogo, feito esse de um material bem grosseiro. A vitima relatou aos PMS que o elemento era magro, moreno, baixo e com uma barba loira. Os PMS fizeram diligências em torno do local para tentar efetuar a prisão do elemento, mas não o encontraram. Os PMS orientaram a vitima a prestar um B.O. na Delegacia Municipal de Quixeramobim.  

QUIXADÁ ROUBO A PESSOA

Dia 22/03/2020, por volta das 00h10, na rua Monsenhor Luiz Braga Rocha, Bairro Carrascal 2, um entregador foi abordado por 03 indivíduos armados a faca e após anunciarem o roubo lhe tomaram a quantia de R$90,00(noventa reais), além de 02 pizzas e 01 refrigerante, tomando em seguida rumo ignorado. A composição da VTR 9431 e a VTR R027 foram  acionadas ao local e iniciaram diligências no intuito de localizar algum suspeito porém nada encontrado, a vítima foi orientada a registrar o fato na Delegacia Regional de Quixadá. 

QUIXERAMOBIM FURTO A ESTABELECIMENTO COMERCIAL

Dia 22/03/2020, por volta das 02h40min o Copom recebeu uma informação via 190 dando conta que 02 (dois) indivíduos estariam no interior do estabelecimento “ BAR” na rua Dias Ferreira, s/n, bairro Centro Quixeramobim-Ce. A VTR R038 e a VTR 9331 foram acionadas para o local onde ao chegar localizaram a vítima que foi identificada. Ao verificar o interior do estabelecimento, os suspeitos já haviam se evadido do local e havia sido subtraído: 04 litro de whisky Black White, 02 litros de whisky Old Par, 03 litros de whisky Red Label, 02 litros de Vodca e 02 Litros de Tequila. OBS: Todas as VTR’s de serviço realizaram diligências em toda a área onde se deu o fato, porém os autores do delito não foram identificados nem localizados. A vitima foi orientada a se dirigir no próximo dia útil para realização do registro do Boletim de Ocorrência.

Fonte; PM CE

Frangão Sal e Brasa a sua melhor opção em Russa CE
Av; D Lino em frente a biblioteca publica
Org; Didi




Empresários cearenses já somam mais de R$ 7 milhões em doações para saúde do Estado

Um movimento de empresários cearenses já soma mais de R$ 7 milhões em arrecadação para compra de equipamentos para o sistema de saúde do Estado. O foco são aquisições de respiradores e equipamentos de proteção para os profissionais da saúde atuarem no combate à Covid-19. O propósito é apoiar o poder público durante a crise.
Ricardo Cavalcante, presidente da Fiec, lidera o movimento

A iniciativa é liderada pelos empresários Ricardo Cavalcante, Assis Cavalcante, Deusmar Queirós, Francisco Marinho Filho, Edson Queiroz Neto e Alexandre Sales. Patrícia Macedo e César Ribeiro representam, respectivamente, Prefeitura e Estado na iniciativa.

Cerca de 40 empresários/empresas já aderiram ao movimento e se comprometeram com as doações. Os recursos só serão transferidos depois de confirmada a viabilidade da aquisição dos equipamentos junto às empresas de material hospitalar. A meta é arrecadar o máximo possível a compra de equipamentos, o que sobrar será destinado à compra de alimentos e material de higiene para autônomos das comunidades que estão sem trabalhar.

O depósito deve ser feito na conta
BRADESCO
NOME: FIEC SALVANDO VIDAS COVID 19
AG: 682-3
C/C: 60404-6
CNPJ: 07.264.385/0001-43

WhatsApp para envio do comprovante e prestação de contas: (85) 98857-6595

Atualização às 0h25 de 21 de março: excluímos a lista com nomes dos doadores a pedido deles próprios.

Fonte: O Otimista


Russas CE comunicado DDL

A imagem pode conter: texto

Polícia Civil deflagra operação no Ceará e em São Paulo e sequestra cerca de R$ 4 milhões em bens

Uma ação da Polícia Civil do Estado do Ceará (PCCE) deflagrada, na manhã desta quarta-feira (18), resultou na desarticulação de um esquema criminoso chefiado por um homem suspeito de furto mediante fraude, além da apreensão e sequestro de cerca de R$ 4 milhões em bens adquiridos de forma ilícita pelo suspeito. A operação, coordenada pelos Departamentos de Recuperação de Ativos (DRA) e Técnico Operacional (DTO) da PCCE, foi realizada simultaneamente em Fortaleza e Independência no Ceará e na capital de São Paulo, onde o alvo foi localizado e preso. Também foram cumpridos mandados de busca e apreensão e prisão.

As investigações são realizadas pela Delegacia de Combate à Lavagem de Dinheiro (DCLD) do DRA e tem como alvo um grupo que atua no Ceará e em São Paulo. Além do furto mediante fraude, os investigados são suspeitos de lavagem de dinheiro. Na capital paulista, a PCCE prendeu o cearense Alison Pereira Alves (33), vulgo ‘’Ratinho’’, natural de Independência/CE. Além da prisão, a PCCE apreendeu três veículos, sendo um deles uma Land Rover Velar, avaliada em mais de 400 mil reais, e sequestrou três apartamentos. Lá, a ofensiva recebeu o apoio da Polícia Civil de São Paulo (PCESP).

Já no Ceará, a ação se concentrou em Fortaleza e no município de Independência, na Área Integrada de Segurança 16 (AIS 16) do Estado. Aqui, a Polícia Civil apreendeu outros sete veículos – sendo quatro caminhões e três carros –, joias, seis cavalos de raça e sequestrou dois apartamentos.

No total, a Polícia Civil apreendeu dez veículos, entre carros e caminhões, cinco apartamentos, jóias, uma quantia em dinheiro e seis cavalos de raça. Todos os bens ficam agora à disposição da Justiça. As investigações continuam, e a Polícia Civil trabalha para recambiar ao Ceará todo o material apreendido em São Paulo e o preso, para que ele responda aqui pelos crimes cometidos.

A operação contou com a participação de 40 policiais civis, sendo 30 dos Departamentos de Recuperação de Ativos (DRA), Técnico Operacional (DTO) e de Polícia Judiciária do Interior Norte (DPJI Norte) e Sul (DPIJ Sul) do Ceará e dez da PCESP.

(Polícia Civil Ceará)