-->

quarta-feira, 4 de março de 2020

42 militares desertores foram excluídos dos quadros da PMCE

A lista foi publicada na edição de ontem do Diário Oficial do Ceará. Todos os policiais estavam na patente de soldado. Dentre eles, parte chegou a ser presa
Além dos policiais desertores, houve um grupo de PMs que se amotinou durante 13 dias

Dois dias após o acordo que deu fim ao motim protagonizado por grupos de policiais militares, o Governo do Ceará publicou uma lista com nomes de 42 policiais militares da Polícia Militar do Estado do Ceará (PMCE) que chegaram a ser excluídos dos quadros da Corporação. Conforme publicado na edição de ontem do Diário Oficial do Estado (DOE), todos os militares estavam na condição de desertores, ou seja, infringiram o Código Penal Militar Brasileiro ao se ausentaram do serviço militar sem licença ou aviso.

Os 42 militares foram excluídos do serviço ativo da PMCE desde o último dia 21 de fevereiro e, ainda segundo o documento, "com a consequente perda da remuneração". Todos os servidores ocupavam a patente de soldado e eram lotados na Região Metropolitana de Fortaleza (RMF) ou interior do Ceará. Dentre eles, há homens que atuavam no Batalhão de Policiamento Turístico (BPtur).

A reportagem apurou que uma parte dos PMs excluídos também integrava a lista dos militares presos por deserção. Todos eles já tinham sido afastados das suas funções por não comparecerem ao serviço. Os policiais desertores estavam designados para reforçar o efetivo na Operação Carnaval de 2020 em, pelo menos, 19 pontos do Ceará.

Por nota, a PMCE informou que, pelo Código de Processo Penal Militar, nestes casos de deserção, "há reinclusão imediata aos quadros para que os referidos policiais possam responder ao processo dentro da Corporação". Ainda segundo a Polícia, "a reinclusão desses policiais militares ocorrerá logo após a inspeção de saúde, sem que haja qualquer prejuízo remuneratório a nenhum deles".

SOLTURA
Nessa segunda-feira (3), a Vara da Auditoria Militar determinou que 46 PMs fossem soltos. Em decisão anterior, proferida durante audiência de custódia, o juiz Roberto Soares Bulcão Coutinho tinha convertido para preventiva as prisões que anteriormente foram na condição de flagrante.

Na última decisão, o magistrado ponderou que "a conversão antes decretada teve como fundamento a garantia da ordem pública e a necessidade de manter a hierarquia e disciplina", e, agora, a "manutenção das prisões não se justifica tendo como suporte a garantia da ordem pública e da hierarquia e disciplina militares". Ainda de acordo com o juiz, no novo cenário, as prisões já não mostravam mais ter razão e não cabia outra medida cautelar a não ser a liberdade provisória.

Quando ocorridas as audiências de custódia, Bulcão destacou que a falta dos policiais militares na Operação Carnaval 2020 revelou "grave comprometimento dos primados da hierarquia e disciplina militares, ainda agravando o risco em potencial e consequências severas para toda a população, como o crescimento drástico no número de homicídios e a mudança de rotina de toda a sociedade, com reflexos na economia, pois importou no cancelamento dos festejos em diversos municípios".

ACORDO
O documento do acordo pelo fim do motim foi assinado na manhã dessa segunda-feira (2), na sede da Procuradoria Geral de Justiça (PGJ). No mesmo dia, o governador do Ceará, Camilo Santana, se pronunciou destacando que "o final desse lamentável episódio, reafirmo que todos os processos abertos contra pessoas que infringiram a lei serão conduzidos respeitando o processo legal, sem possibilidade de anistia para quem praticou crimes e ameaçou a segurança da nossa população", disse.

LISTAGEM
PMs excluídos

Warbenio Telmo Rodrigues Filho
Edson Ribeiro Gomes
Jamerson José Martins Rodrigues
Mateus Alves Ferreira
Mauricio Carlos de Souza Filho
Harthely Guttierry Alves de Oliveira
Philipe Arruda Dias
Ítalo Mateus Terto Lima
Ivo Barreto Dutra
Emerson Castro Alves de Souza
Alexandre Garcia Lima Carneiro
David Alisson dos Santos Santiago
Bruno Marinho Viana
Dimas Sombra Mateus Filho
João Alberto Lima de Freitas
Lauro Lima Silva
Roberto Junior Costa Ricardo
Moisés Batista Rolim Neto
Mauro Rubens Alves De Sousa
Francisco Mike Chaves Rebouças
Francisco Ângelo Barbosa Felício
Francisco Edivaldo da Silva Lima Filho
Breno Cassio Ribeiro de Lima
Pedro Silva Araujo
Hanney Tiago Sousa da Silva
Ranielli de Almeida Borges
Antônio Wagner Brito de Aquino
José Ivan de Almeida Júnior
Francisco Leonerico de Brito
Hugo Wanderley Soares Nogueira
Matheus Freire de Almeida Pires
José Walter Ferreira Bonfim Junior
Jose Vinicius do Monte Oliveira
Wanderley Pereira de Oliveira
Paulo Henrique de Lima Silva
Roney Sousa
Michael Jackson de Sousa Raulino
Matheus de Souza Fernandes
Thiago Francisco dos Santos de Carvalho
Renan Firmino Costa
Jader Augusto Bruno de Mesquita e Silva
Rodrigo Diniz Peixoto

Noticia;DN


Chuva de 60 milimetro deixa ruas alagadas em Russas CE


A imagem pode conter: atividades ao ar livre e águaUma chuva de 60 milimetro foi suficiente para deixar varias ruas alagadas na cidade de Russas, os locais mais afetado pelas águas são; Os bairros Catumbela na travessa Antonio Gonçalves Ferreira, a  Vila Matoso, travessa Gonçalves,, bairro Várzea Alegre, e parte da Av; D. Lino. A falta de drenagem e a principal causa para isso acontecer.


A imagem pode conter: atividades ao ar livre e água Erivando Lima


Polícia Civil captura mais um suspeito da morte de prefeito de Granjeiro

Em mais uma etapa das diligências para elucidar as circunstâncias da morte do prefeito de Granjeiro, João Gregório Neto (54), a Polícia Civil do Estado do Ceará (PCCE) realizou a prisão de mais um dos suspeitos de participação no crime. A prisão, realizada na tarde dessa terça-feira (3), na Região Metropolitana de Fortaleza, ocorreu por força de um mandado de prisão temporária expedido em desfavor do tio de atual prefeito, que, à época do crime, era vice-prefeito da vítima.

José Plácido da Cunha (53) foi capturado em uma residência situada no bairro Cidade Nova, em Maracanaú, na Área Integrada de Segurança 12 (AIS 12) do Estado. Os dois aparelhos celulares encontrados com o suspeito foram apreendidos e vão passar por perícia. No momento da abordagem, não houve reação por parte do preso. O mandado de prisão foi solicitado pela Polícia Civil ao Poder Judiciário, por meio da Vara Única da Comarca de Caririaçu, em razão de ameaças realizadas pelo suspeito a testemunhas do caso, além de outros indícios de autoria delitiva do crime.

O diretor do Departamento de Polícia Judiciária do Interior Sul (DPJI Sul), Ricardo Pinheiro, explicou a ligação do suspeito preso ontem com o crime. “O alvo dessa ação é proprietário de um veículo S10, que temos a comprovação que foi utilizado para dar apoio no dia da execução do crime. É necessário destacar ainda que a prisão é de grande importância visto que o preso, ontem, estava atrapalhando as investigações, inclusive orientando testemunhas sobre o que falar com a Polícia Civil”, pontuou o delegado.

Investigações

As investigações acerca da morte do prefeito de Granjeiro seguem em andamento e são conduzidas pelo Departamento de Polícia Judiciária do Interior Sul (DPJI Sul), com apoio das delegacias regionais de Crato e de Juazeiro do Norte. No dia 9 de janeiro, a Polícia Civil apresentou alguns detalhes do caso e divulgou a identidade de um dos investigados. O Poder Judiciário determinou que Vicente Félix de Souza (60), pai do atual prefeito de Granjeiro, utilize tornozeleira eletrônica e mantenha-se em área de restrição específica, como medida cautelar.

Um segundo veículo apontado nas investigações, modelo Chevrolet S10, de propriedade de um parente de Vicente, foi apreendido no mesmo dia. Documentos e aparelhos celulares encontrados em endereços da casa do Vicente Félix também foram apreendidos e encaminhados para a Perícia Forense do Estado do Ceará (Pefoce) para serem submetidos à análise pericial.

Ainda em janeiro, nos dias 16 e 28, em ações realizadas no Piauí e Maranhão, a Polícia Civil prendeu outros três homens que teriam ligação com o veículo – um Volkswagen Polo –, também apreendido, utilizado na morte do prefeito. Com a ação dessa terça-feira (3), já são cinco suspeitos – ligados direta e indiretamente na ação criminosa – presos ou cumprindo medidas cautelares e os dois veículos utilizados no crime apreendidos.

O delegado geral do Ceará, Marcus Rattacaso, explicou que a investigação foi dividida por fases e que todas elas estão interligadas e buscam o esclarecimento do caso com todos os envolvidos identificados e presos. “Estamos na quarta fase e o que fica evidente é que, a cada etapa, nós apreendemos equipamentos e conseguimos subtrair novas provas técnicas em relação à autoria delitiva. Então novas fases deverão vir até a conclusão desse inquérito policial, que já está bem adiantado e vai identificar toda a teia criminosa. O que a Polícia Civil busca é dar uma resposta efetiva para o caso”, disse Rattacaso.

Denúncias

A Polícia Civil segue com as apurações para analisar o material apreendido na operação e não divulga mais informações no momento para não comprometer o andamento das investigações. A população pode colaborar com as investigações através dos canais de denúncias. As denúncias podem ser feitas para o número 181, o Disque-Denúncia da SSPDS, ou ainda para o número (88) 3102-1116, da Delegacia Regional de Juazeiro do Norte. O sigilo e o anonimato são garantidos.

(SSPDS/CE)


Ceará vence concorrência e acerta contratação do atacante Cléber, artilheiro do Campeonato Cearense

Atleta assina vínculo por três anos. Em 13 jogos pelo Estadual, o centroavante marcou sete gols
Cléber se destacou pelo Barbalha no Campeonato Cearense
Foto: Pedro Chaves

O atacante Cléber tem destino definido: o atleta será jogador do Ceará em 2020. O acerto do Alvinegro com o centroavante ocorreu no início da noite desta quarta-feira (4), em reunião realizada na capital cearense, envolvendo a cúpula de futebol do Vovô, o jogador e seus representantes.

Na ocasião, o Ceará apresentou oficialmente a proposta de acerto em definitivo com o atleta, com vínculo de três anos de duração e um salário consideravelmente superior ao que ele recebia no Barbalha, seu antigo clube. Ele rescindiu contrato na última terça-feira (3).


O Ceará vence a concorrência de clubes como Fortaleza, Ferroviário, Goiás e Vasco, que tinham interesse no atleta, segundo informou o presidente do Barbalha, Lúcio Barão.

O Tricolor do Pici chegou a consultar a situação do jogador ainda no domingo (1), em conversas informais no estádio Presidente Vargas, após o Fortaleza vencer o Barbalha por 4 a 2, pelo Estadual. Cléber foi autor de um gol.

Em 13 jogos no estadual, Cléber marcou 7 vezes. O atacante teve passagens pelo Icasa, Barbalha, Guarani de Juazeiro, Vitória, Concórdia e Guarany de Sobral antes de voltar à Raposa. O próximo compromisso do Barbalha é diante do Ceará, na 6ª rodada do Cearense, dia 25 (quarta-feira), no Inaldão.

Aos 23 anos, Cléber é centroavante, tem 1,93m de altura e bom porte físico. Mesmo assim, tem também mobilidade e capacidade de jogar fora da área.

Ele chega ao Vovô para disputar posição com Rafael Sóbis, Rodrigão, Bergson e Cristiano, opções atuais que o técnico Enderson Moreira tem no elenco para a posição.

Noticia; DN


Bolsonaro determinou fim da GLO no Ceará nesta quarta-feira

Bolsonaro determinou fim da GLO no Ceará nesta quarta-feira
O presidente da República Jair Bolsonaro determinou o fim da Garantia da Lei e da Ordem (GLO) nesta quarta-feira, 4. Bolsonaro antecipou o fim da operação,  que estava para sexta-feira, 6.

A determinação da final da GLO está publicada em uma edição extra do Diário Oficial da União.

Documento 
Blog; Erivando Lima


Falta de drenagem deixa ruas alagadas em Russas CE

Chuva forte banha a cidade de Russas e outras cidades no vale do Jaguaribe
A imagem pode conter: atividades ao ar livre
A falta de drenagem e um problema nas ruas da cidade de Russas, sempre que chove deixa ima grande parte das ruas do municipio. Uma das áreas mais afetada  e a Travessa Gonçalves que a muitos anos o problema vem acontecendo, muitas reivindicares ja foram a diversos gestores e ate agora ninguém  resolveu o problema. 

Veja fotos;
A imagem pode conter: árvore, casa, céu, atividades ao ar livre, natureza e água
Blog; Erivando Lima


Prisão por tráfico de drogas em Morada Nova CE

Equipe Bravo realiza Prisão por tráfico de drogas na cidade de Morada Nova, Durante patrulhamento de rotina no bairro vazantes, ao avistar um individuo se desfez de algo e tentou evadir-se do local. No entanto a composição conseguiu aborda-lo na rua José Bernardino Cavalcante, se trata de J.G. S. L.  com o mesmo a policia encontrando a quantia de R$75,60 e mais de 30 porções de substância análoga à crack fracionadas e embaladas, além de mais material para embalar. E dois celulares. O indivíduo e todo material será apresentado a autoridade policial para o devido procedimento legal na delegacia de Polícia Civil de Morada Nova. PMCE.

Noticia; Suely Saraiva Radialista;


Tasso assina a urgência da prisão na segunda instância

Tasso assina a urgência da prisão na segunda instância
O senador Tasso Jereissati (PSDB) assinou na manhã desta terça-feira, 3, o requerimento que solicita urgência para tramitação do Projeto de Lei que define a prisão após a condenação em segunda Instância.

A proposta é do senador Lasier Martins ( Podemos). São necessários 54 assinaturas ou apoio de líderes que possam representem a quantidade de senadores.

Documento


CBF divulga novo regulamento, grupos e tabela da Série D do Brasileiro

A novidade é a realização de um mata-mata preliminar, que reunirá oito clubes, para quatro avançarem à fase de grupos.
A CBF divulgou na madrugada desta quarta-feira (4) regulamento, grupos e tabela do Campeonato Brasileiro da Série D. Como já era previsto, a competição ganhou um novo formato, bem diferente do que vinha sendo utilizado nos últimos anos.

A novidade é a realização de um mata-mata preliminar, que reunirá oito clubes, para quatro avançarem à fase de grupos. Após duelos de ida e volta, o vencedor entrará na competição. Os quatro que avançarem vão se juntar aos 60 clubes já definidos.

A competição vai reunir 64 clubes, divididos em oito grupos de oito. Eles jogam entre si em turno e returno - 14 rodadas - avançando à segunda fase os quatro melhores, totalizando 32 clubes.

A partir daí, as fases serão disputados no sistema mata-mata. Os semifinalistas vão ascender à Série C em 2021. Os confrontos serão regionalizados.

Confira os Grupos da Série D do Brasileiro:

Fase prévia

Grupo 1

Nacional-AM x Ji-Paraná-RO

Grupo 2

Ypiranga-AP x Baré-RR


Grupo 3

Aquidauanense-MS x Real Noroeste-ES

Grupo 4

Brasiliense-DF x Tocantinópolis-TO

Fase de grupos

GRUPO A1

Atlético-AC
Bragantino-PA
Fast Clube-AM
Galvez-AC
Independente-PA
Rio Branco-AC
Vilhenense-RO
*Vencedor do Grupo 1

GRUPO A2

Altos-PI
Juventude-MA
Luverdense-MT
Moto Club-MA
Santos-AP
São Raimundo-RR
Altos-PI
*Vencedor do Grupo 2

GRUPO A3

Afogados-PE
América-RN
Atlético-PB
Campinense-PB
Floresta-CE
Guarany Sobral-CE
Globo-RN
Salgueiro-PE

GRUPO A4

ABC-RN
Central-PE
Coruripe-AL
Freipaulistano-SE
Itabaiana-SE
Jaciobá-AL
Potiguar-RN
Vitória da Conquista-BA

GRUPO A5

Águia Negra-MS
Crac-GO
Goianésia-GO
Goiânia-GO
Opérário-MT
União-MT
Vitória-ES
*Vencedor do Grupo 3

GRUPO A6

Atlético-BA
Bahia de Feira-BA
Caldense-MG
Gama-DF
Palmas-TO
Patrocinense-MG
Tupynambás-MG
*Vencedor do Grupo 4

GRUPO A7

Bangu-RJ
Cabofriense-RJ
Cascavel-PR
Ferroviária-SP
Mirassol-SP
Nacional-PR
Portuguesa-RJ
Toledo-PR

GRUPO A8

Caxias-RS
Joinville-SC
Marcílio Dias-SC
Novorizontino-SP
São Caetano-SP
São Luiz-RS
Pelotas-RS
Tubarão-SC

Confira as rodadas iniciais da Série D:

FASE PRÉVIA

02/05 ou 03/05 (Jogos de ida)

Ji-Paraná-RO x Nacional-AM
Baré-RR x Ypiranga-AP
Real Noroeste-ES x Aquidauaense-MS
Tocantinópolis-TO x Brasiliense-DF

09/05 ou 10/05 (Jogos de volta)

Nacional-AM x Ji-Paraná-RO
Ypiranga-AP x Baré-RR
Aquidauanense-MS x Real Noroeste-ES
Brasiliense-DF x Tocantinópolis-TO

FASE DE GRUPOS

1ª rodada

23/05 ou 24/05

Galvez-AC x Fast Clube-AM
Bragantino-A x Vilhenense-RO
Rio Branco-AC x Independente-PA
Vencedor Jogo 1 x Atlético-AC
Vencedor Jogo 2 x Moto Club-MA
Altos-PI x São Raimundo-RR
Luverdense-MT x River-PI
Juventude-MA x Santos-AP
América-RN x Campinense-PB
Guarany Sobral-CE x Salgueiro-PE
Afogados-PE x Floresta-CE
Atlético-PB x Globo-RN
Vitória da Conquista-BA x Coruripe-AL
Itabaiana-SE x ABC-RN
Potiguar-RN x Freipaulistano-SE
Jaciobá-AL x Central-PE
Goianésia-GO x Vitória-ES
União-MT x Águia Negra-MS
Crac-GO x Operário-MT
Vencedor Jogo 3 x Goiânia-GO
Patrocinense-MG x Palmas-TO
Atlético-BA x Gama-DF
Tupynambás-MG x Bahia de Feira-BA
Vencedor Jogo 4 x Caldense-MG
Portuguesa-RJ x Toledo-PR
Mirassol-SP x Bangu-RJ
Nacional-PR x Ferroviária-SP
Cascavel-PR x Cabofriense-RJ
Pelotas-RS x Marcílio Dias-SC
São Caetano-SP x Caxias-RS
Joinville-SC x Novorizonino-SP
Tubarão-SC x São Luiz-RS

Com informações do Diário do Nordeste


Russas CE plantão policial


PALHANO ROUBO Á ESTABELECIMENTO COMERCIAL

Por volta das 19h30min, no Distrito de São José, zona rural de Palhano, 03(três) indivíduos armados com revólveres, trafegando em duas motos, chegaram no Mercadinho Pague Menos e anunciaram um assalto, levando uma quantia aproximada de R$ 5.000,00 (cinco mil reais) em espécie e bebidas, em seguida fugiram.

Fonte; PM


Os melhores PNEUS e Baterias de Russas CE

Emenda à Constituição que proíbe anistia a PMs amotinados é publicada no Diário Oficial do Estado

A proposta foi aprovada na tarde desta terça-feira em caráter de urgência pela Assembleia Legislativa do Ceará.
A Emenda Constitucional que proíbe a anistia a militares que cometam infrações disciplinares, como motins, foi publicada ainda na edição desta terça-feira (3) no Diário Oficial do Estado, horas depois da aprovação pelos deputados na Assembleia Legislativa do Ceará. A PEC altera o artigo 176 da Constituição estadual. 

A proposta foi votada em primeira e segunda instâncias e, em seguida, foi promulgada pela Mesa Diretora. Eram necessários, pelo menos, 28 votos favoráveis em cada sessão. Na primeira delas, 34 deputados se colocaram a favor e dois contra. Houve uma abstenção. O resultado foi replicado no segundo turno. 

A medida foi a plenário após ser aprovada na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Assembleia Legislativa ainda na segunda-feira (2).

Os dois votos contra a PEC foram dos deputados Delegado Cavalcante (PSL) e Soldado Noelio (Pros).

Aprovação aguardada

A maioria do Governo na Casa garantiu a aprovação da matéria, mas a expectativa inicial, tanto de governistas como dos membros da oposição, era de que a PEC fosse mesmo aprovada.

Opositores, inclusive, já se articulavam desde cedo para encontrar outras alternativas que conseguissem derrubar a proibição à anistia administrativa. 

“Nós já estamos estudando uma maneira de entrar (na Justiça) com uma ação de inconstitucionalidade”, afirmou Delegado Cavalcante (PSL), o único deputado a votar contra a aprovação da PEC do Governo ainda na CCJ – com sete votos a favor no total. 

Reivindicação prioritária

A anistia foi o ponto mais reivindicado pelos policiais que se mantiveram amotinados no Ceará ao longo de 13 dias.

Na noite deste domingo (1º), eles estiveram reunidos com seus representantes no 18º Batalhão e decidiram dar um ponto final ao movimento de paralisação. 

Os agentes aceitaram a proposta definida pela comissão especial formada por membros dos três poderes estaduais e por representantes dos PMs. 

A proposta feita pela comissão inclui os seguintes termos:

Os policiais militares contarão com o apoio de instituições extragovernamentais, como Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Defensoria Pública e Exército;

Os agentes terão direito a um processo legal sem perseguição, com amplo direito a defesa e contraditório, e acompanhamento das instituições de apoio;

O governo do Ceará não vai transferir policiais para o interior do estado em um prazo de 60 dias, contados a partir do fim do motim;Revisão de todos os processos adotados contra policiais militares durante a paralisação;

Garantia de investimento de R$ 495 milhões com o salário de policiais até 2022;

Desocupação de todos os batalhões onde havia policiais amotinados até 23h59 deste domingo;

Os policiais militares devem retornar ao trabalho às 8h desta segunda-feira, dia 2 de março.


PMs soltos

Nesta segunda-feira (2), menos de 24 horas após o Governo do Ceará e o grupo de policiais militares firmarem acordo pelo fim da paralisação, a Vara da Auditoria Militar determinou que 46 PMs fossem soltos. 

Os militares estavam presos pelo crime de deserção (por não terem se apresentado para trabalhar na Operação Carnaval). Outros três PMs capturados em flagrante furando pneus e que foram autuados por motim permanecem presos.

Embates eleitorais

Durante a votação da PEC que proíbe anistia a PMs envolvidos em motins ou greves, na CCJ, deputados da base e oposição trocaram acusações sobre a motivação eleitoral dos motins. “Alguns grupos se amotinaram por terem sido levados por quem faz uso político”, declarou Queiroz Filho (PDT), afirmando que a oposição tinha motivações partidárias para votar contra a PEC no colegiado.

Negação

Único integrante da oposição na CCJ, na segunda, o deputado Delegado Cavalcante (PSL) ressaltou que “jamais colocaria política partidário em algo tão sério”. “Infelizmente, aqui são todos partidários do Governo e estão legislando em algo inconstitucional, e eu tenho quase certeza de que será aprovada (em plenário)”, rebateu.

(Diário do Nordeste)