-->

terça-feira, 4 de fevereiro de 2020

Municípios cearenses serão cobrados a cumprirem metas de vacinação

Municípios cearenses serão cobrados a cumprirem metas de vacinação
O Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE) vai cobrar o cumprimento das metas de vacinação em todos os municípios cearenses. Segundo informações enviadas pela Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa) ao Centro de Apoio Operacional da Cidadania (Caocidadania) do MPCE, houve uma redução de 15,1% entre os anos de 2018 e 2019 na cobertura vacinal das crianças até um ano de idade, com queda na cobertura em todas as vacinas, conforme dados do Sistema Informatizado do Programa Nacional de Imunização.  

O MPCE verificou, ainda, que, em 2019, 106 cidades não alcançaram 75% da cobertura vacinal nas seis principais vacinas: BCG, Pentavalente, VIP (contra Poliomielite), Pneumocócica 10v, Meningocócica C e Tríplice Viral (contra sarampo, caxumba e rubéola). Dentre esses 106 municípios, 21 não atingiram sequer 70% de cobertura, embora a meta seja de 90% para a BCG e 95% para os demais tipos de vacina. As 21 cidades onde a situação é mais grave são: Barreira, Barro, Caridade, Granjeiro, Ipu, Irauçuba, Itaitinga, Jardim, Jucás, Maracanaú, Mulungu, Nova Olinda, Pacajus, Paracuru, Parambu, Pedra Branca, Pentecoste, Reriutaba, Santa Quitéria, São Luís do Curu e Uruoca.  

Conforme o coordenador do Caocidadania, promotor de Justiça Eneas Romero de Vasconcelos, a falta de cumprimento das metas de cobertura vacinal tem contribuído para o retorno de uma situação antes já superada com graves prejuízos para a saúde pública e para a população. “A atual situação da cobertura vacinal na maioria das cidades é muito grave e torna as crianças suscetíveis a contrair doenças imuno-previníveis, criando ainda, o risco da reintrodução de doenças já erradicadas. O programa de vacinação brasileiro é muito respeitado, mas é necessário o engajamento dos Municípios e da sociedade local para que as vacinas beneficiem a população.

Estamos correndo o risco de voltar a ter epidemia de doenças de que ninguém mais nem ouvia falar” ressalta o promotor de Justiça.  Eneas Romero citou também a chamada imunidade de rebanho (ou “efeito rebanho”), isto é, se em um grupo ninguém foi vacinado para uma determinada doença e alguém é infectado, é mais fácil que outros também sejam infectados. Por outro lado, quando a grande maioria das pessoas em uma comunidade está vacinada, as que não foram vacinadas são indiretamente protegidas já que ao reduzir o número de doentes, se diminui a chance de transmissão de seus agentes causadores. Por exemplo, em um município onde apenas 70% da meta de vacinação foi atingida, 3 a cada 10 crianças não foram vacinadas. 

Segundo a coordenadora auxiliar do Caocidadania, procuradora de Justiça Isabel Pôrto, a fiscalização pelo MP do cumprimento das metas de cobertura vacinal segue determinação do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP) a partir de estudos realizados pela Comissão de Saúde e também pela Comissão de Saúde do Grupo Nacional de Direitos Humanos (GNDH) do Conselho Nacional de Procuradores-Gerais (CNPG), sendo a ação do Caocidadania um cumprimento dessas determinações.

Dessa forma, para prevenir e evitar circunstâncias ainda mais graves, o Caocidadania está articulando com as Promotorias de Justiça do MPCE o monitoramento da situação em cada município a fim de serem adotadas as providências cabíveis pelas respectivas Prefeituras para cumprimento das metas de vacinação. Assim, o MPCE vai acompanhar a evolução da cobertura vacinal em 30 dias e, posteriormente, após mais 90 dias.

Blog; Erivando Lima / O intrigante

Secretário de Segurança de Fortaleza invade a Câmara para bater em vereador


Secretário de Segurança de Fortaleza invade a Câmara para bater em vereadorNa manhã desta terça-feira,  04, o vereador Marcio Cruz (PDT) usou a tribuna da Câmara para  acusar o secretário de Segurança Pública de Fortaleza, Antonio Azevedo Vieira Filho de ser advogado de facções. Internacionais. 


Passado 40 minutos do pronunciamento do parlamentar,  o secretário invadiu o plenário  e tomou  o microfone da mão do vereador Plácido Filho  (PSDB), chamando  Marcio pra brigar. Com intervenção do vice-presidente da Casa, vereador Adail Júnior (PDT) foi encerrada a sessão.

 António Henrique (PDT) se pronunciou, defendo a autonomia dos vereadores. Segundo o presidente, essa situação é inadmissível,  na sua gestão ele não vai permitir interferência de pessoas que seja parlamentar no plenário. 

Logo após 

António Azevedo pediu a exoneração do cargo, assumindo no seu lugar o Coronel Soares da Polícia Militar.

Blog; Erivando Lima / O intrigante


Família carbonizada: Suspeito preso acusa filha e namorada

Em depoimento, homem afirmou que as duas concordaram em matar a família.

Um dos suspeitos de assassinar uma família e carbonizar os corpos em São Paulo disse que a filha das vítimas e a namorada dela participaram do crime. Em depoimento à Polícia Civil, Juliano de Oliveira Ramos Júnior, preso nesta segunda-feira (3), confessou que participou do ato. Ele é primo de Carina Ramos, namorada de Ana Flávia Gonçalves. A informação foi dada pelo portal G1.
Família foi achada carbonizada dentro do carro

Ana é filha de Romuyuki e Flaviana Gonçalves e irmã de Juan Victor, as vítimas. Os três foram encontrados mortos e carbonizados dentro de um carro no dia 28 de janeiro em São Bernardo do Campo.

Juliano de Oliveira disse à Delegacia de Investigações Criminais (Deic) de São Bernardo que ele, mais dois comparsas, Carina e Ana Flávia planejaram o roubo à residência da família após a informação de que havia R$ 85 mil guardados lá.

No dia do crime, eles não encontraram o dinheiro no cofre. Por isso, o grupo torturou a família e decidiu matar os três. O homem afirmou ainda que Carina e Ana Flávia concordaram com os assassinatos.
Carina Ramos e Ana Flávia Menezes são suspeitas do crime

Além de Juliano, outros dois suspeitos foram presos: Guilherme Ramos da Silva e Michael Robert dos Santos. A polícia ainda procura uma sexta pessoa que participou do crime.

As jovens negam participação no assassinato.


Camilo convoca base aliada para reunião sobre projeto de reestruturação salarial dos militares

O governador Camilo Santana convocou a base aliada na Assembleia Legislativa para uma reunião nessa terça (4), às 16h30, no Palácio da Abolição. O assunto: a proposta de reestruturação salarial dos profissionais de segurança do Estado. A proposta que está sendo apresentada pelo Estado não tem agradado parte da categoria, que promete mobilizações na Assembleia.

(Ponto Poder/DN)


Homem é preso suspeito de estuprar a própria filha em Parnaíba

Um homem identificado como Júlio Maria de Souza, de 32 anos, foi preso na segunda-feira (03/02), suspeito de estupro contra a própria filha, de 12 anos, em Parnaíba, litoral do Piauí. 

De acordo com testemunha, o homem estava tomando banho no rio Igaraçu com a vítima, quando foi flagrado abraçando à força por trás a menina. Depois em outra situação o mesmo foi flagrado beijando a boca da adolescente. 

Uma testemunha acionou populares e conseguiu dominar o suspeito. Em seguida ele foi entregue à polícia, sendo autuado pelo delegado João José.

Na quarta-feira (5), ele será encaminhado para Audiência de Custódia no Fórum Criminal local. 

* Com informações do Phbwebcidade

Blog; Erivando Lima


PRF apreende carregamento de cocaína que iria abastecer venda de drogas no Carnaval

A carga de drogas foi apreendida em um caminhão abordado na BR-116.
Mais um grande carregamento de drogas é apreendido na Região Metropolitana de Fortaleza (RMF) nas vésperas do Carnaval. Foi o segundo caso em menos de uma semana. Na noite desta segunda-feira (3), policiais rodoviários federais interceptaram um caminhão na BR-116, em Horizonte, e encontraram cerca de 150 quilos de cocaína no compartimento de cargas. A droga estava embalada em pacotes com etiquetas de grifes famosas no mundo inteiro.

A apreensão foi realizada pelos agentes da PRF nas proximidades da cidade de Horizonte. A equipe que fez a abordagem informou que o motorista do caminhão ficou nervoso durante uma abordagem de fiscalização rotineira. Eles, então, decidiram averiguar o que havia no baú e acabaram encontrando os entorpecentes.

A PRF não divulgou a identidade do motorista do caminhão, mas informou que ele foi encaminhado à sede da Superintendência da Polícia Federal, em Fortaleza, juntamente com o veículo e a carga. A PF vai aprofundar a investigação para descobrir quem iria receber a carga na Capital cearense e quem enviou a carga para o Ceará.

Outra

Na semana passada, cerca de 130 quilos de maconha prensada foram apreendidos numa operação realizada por policiais militares do Comando Especializado de Policiamento de Choque. Patrulhas do Batalhão de Comando Tático Motorizado (BPCotam) junto com seus agentes do Serviço Reservado localizaram a droga também em um caminhão que tinha placas do estado do Mato Grosso do Sul.

A localização da droga aconteceu quando a PM fazia busca para localizar o traficante e chefe de uma quadrilha ligada à facção criminosa Comando Vermelho (CV). O bandido, identificado como Darlan Alban Batista Guerra, suspeito de ter comandado dezenas de assassinatos em Caucaia nos últimos meses.


(Blog do Fernando Ribeiro)


Partido Verde realiza ato de filiação do Radialista Erivando Lima em Russas CE


A imagem pode conter: 5 pessoas, incluindo Raimundo Daniel, Erivando Lima e Luzia Lima, pessoas sorrindo, pessoas em péO ato aconteceu na comunidade de retiro zona rural  do município de Russas, o radialista  Erivando Lima assinou sua filiação no PV, e , declarou sua pré candidatura a vereador no município russano. O evento aconteceu na casa do senhor Zé Costa sogro do radialista. Estiveram presentes o presidente do partido no município Lindomar Amorim e os filiados e pré candidatos do partido alem moradores da comunidade. 

A imagem pode conter: 2 pessoas
Blog; Erivando Lima


Russas CE plantão policial


JAGUARUANA ACIDENTE DE TRÂNSITO

Por volta das 20h30min, aconteceu um acidente de trânsito na localidade de Sargento, zona rural Jaguaruana, envolvendo uma Biz e um ciclista. As vítimas foram levadas ao hospital local, onde o condutor da Biz foi encaminhado para Fortaleza em estado grave.

ITAIÇABA ROUBO

Por volta das 11h30min, na CE-371, na entrada do Alto Brito em Itaiçaba, dois indivíduos numa motocicleta, praticaram um assalto contra uma senhora, onde levaram uma bolsa com documentos pessoais e dinheiro, em seguida fugiram.

JAGUARIBE ACIDENTE DE TRÂNSITO COM VITIMA FATAL

Por volta das 18h30min, no Sítio Cajazeiras, zona rural de Jaguaribe, uma senhora de 69 anos faleceu vítima de um acidente de trânsito, onde foi socorrida ao hospital, mas não resistiu vindo a óbito. Segundo informações colhidas no local, a mesma foi atropelada por um veículo não identificado.

TABULEIRO DO NORTE ROUBO

Por volta das 21h30min, no Sítio Barrinha, zona rural de Tabuleiro do Norte, dois indivíduos em uma moto, tomaram de assalto uma Moto NXR 150 Bros, preta, 2013/2014, placa OSV-1546, dois aparelhos celulares, além de uma carteira porta cédula com documentos pessoais e cartões bancários da vítima, em seguida fugiram.


SÃO JOÃO DO JAGUARIBE ACIDENTE DE TRÂNSITO COM VITIMA FATAL

Por volta das 06h40min, no Sitio Lima, zona rural de São João do Jaguaribe, um senhor de 55 anos, trafegava em uma motocicleta quando perdeu o controle do veículo e sofreu uma queda, vindo a óbito no local do acidente.

Fonte; PM CE

Os melhores PNEUS e Baterias de Russas CE