-->

terça-feira, 8 de outubro de 2019

Investigação do MP aponta ligação de advogado preso com líderes de uma facção



O Ministério Público Estadual (MPE) aprofunda as investigações acerca do envolvimento de um advogado com as ações do crime organizado no Ceará. Preso há três semanas, e já liberado através de uma audiência de custódia e com o uso de uma tornozeleira eletrônica, o advogado Alaor Patrício Júnior poderá ir para a cadeia em breve. O MP já requereu que sua prisão em flagrante seja convertida em preventiva.

De acordo com a investigação, o advogado estaria atuando nos presídios que fazem parte do Complexo Penitenciário de Itaitinga, na Região Metropolitana de Fortaleza (RMF), como uma espécie de “pombo-correio” do crime organizado, levando e trazendo informações sobre o planejamento de fugas e da movimentação e contabilidade do tráfico de drogas, entre criminosos presos e soltos.

Além do advogado, estão sendo investigados, ao menos, quatro criminosos que hoje estão isolados na ala de segurança máxima da Casa de Privação Provisória da Liberdade Agente Elias Alves da Silva, a CPPL 4, em Itaitinga.

São bandidos de alta periculosidade identificados como Antônio Rômulo Soares dos Santos, José Wangleison Batista de Castro, Alan Marcos Azevedo Rocha e Valdemberg Rodrigues da Silva. Os quatro seriam clientes do advogado e respondem a uma lista volumosa de crimes como assassinatos (homicídios), tráfico de drogas, formação de quadrilha, roubo, receptação, associação para o tráfico de entorpecentes e organização criminosa nas comarcas de Fortaleza, Caucaia e Itaitinga.

Preso em flagrante quando escondia na cueca bilhetes dos criminosos para serem entregues fora da cadeia, Alaor Patrício Júnior foi suspenso pelo Tribunal de Ética da Ordem dos Advogados do Brasil Secção Ceará (OAB-CE). A princípio, está proibido de exercer a profissão por cerca de 12 meses. A medida é preventiva enquanto o processo disciplinar tramita e poderá terminar na cassação de sua carteira da OAB, o que o impedirá de advogar.

Na audiência de custódia realizada no dia 2 de outubro e presidida pelo juiz de Direito Christiano Silva Sibaldo de Assunção, o Ministério Público chegou a solicitar de pronto a decretação da prisão preventiva do acusado para o “resguardo da ordem pública”, popis, de acordo com o relato da direção do presídio, “o advogado Alaor Patrício Júnior estaria auxiliando líderes de facções criminosas ao levar informações destes para fora da Casa de Privação (CPPL 4)”.

O juiz entendeu que não havia elementos para a caracterização do crime previsto na Lei das Organizações Criminosas, para se convenceu de que o advogado está envolvido no crime de associação para o tráfico de drogas. Além de suspenso pela OAB, Alaor Patrício Júnior foi obrigado a usar uma tornozeleira eletrônica para permanecer em liberdade, enquanto o MP segue no aprofundamento da investigação da relação dele com o crime organizado no Ceará.

(Fernando Ribeiro)


Líder do PP na Câmara procura Wagner e oferece nome de AJ Albuquerque para vice


O líder do PP na Câmara, Arthur Lira, procurou nesta terça-feira (8) o deputado federal Capitão Wagner (PROS-CE) para oferecer o nome do também deputado federal AJ Albuquerque (PP-CE) como vice na disputa pela Prefeitura de Fortaleza em 2020.


Lira garantiu a Wagner que, se ele topar, a aliança com PP está fechada e AJ rompe com FGs.

Em tempo

AJ brigou com Cid Gomes na semana passada.

Em tempo II

Cid chamou Arthur Lira de achacador e projeto de Eduardo Cunha.

Em tempo III

2020 já começou.

(CN7)


VLT; colide com caminhão em Caucaia

O Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) que opera no município de Caucaia, na Região Metropolitana de Fortaleza colidiu em um caminhão que trafegava pela passagem de nível na manhã desta terça-feira (8). O caso foi registrado por volta das 11h na Rua Barão de Ibiapaba, no Centro do município. Ninguém ficou ferido.

De acordo com um vendedor, Douglas Rodrigues, que trabalha próximo ao local, o caminhão é usado pela prefeitura de Caucaia. Ele afirmou que, por falta de sinalização, o condutor do caminhão não percebeu a aproximação do trem.

“Aqui no local, onde aconteceu o acidente não existe sinalização. O motorista que passa pelo trecho não percebe a aproximação do trem que sai da estação de Caucaia”, denunciou.

Com o acidente, parte da estrutura externa lateral da frente do VLT, feita de fibra, ficou danificada. A frente do caminhão, bem como a lateral do veículo, também ficou danificada. Ainda segundo o vendedor, assustados, alguns passageiros deixaram o trem com a ajuda de pessoas que testemunharam o acidente.

Fonte: G1 Ce


Ministério Público investiga suposta compra de votos em eleição para Conselho Tutelar

Investigação do Ministério Público do Estado do Ceará pode alterar a relação de eleitos no último domingo (6). Candidatos derrotados também preparam denúncia para contestar a organização da eleição para conselheiros.
A definição dos novos 40 conselheiros tutelares de Fortaleza ainda não acabou. Passado o processo eleitoral, começa nova etapa que pode modificar a lista de eleitos: a investigação de condutas ilícitas durante o pleito. O Observatório do Ministério Público do Ceará (MPCE), criado como projeto piloto para as eleições do Conselho Tutelar na Capital, acompanhou o dia de votação nos 55 colégios eleitorais e flagrou violações graves, como distribuição de santinhos dentro das escolas, compra de voto e transporte ilegal de eleitores. 

“Vamos propor a impugnação de muitos eleitos e suplentes”, adianta a promotora de Justiça, Antônia Lima Sousa, que atua na fiscalização da atuação do Conselho Tutelar e do processo de escolha. Um grupo de candidatos derrotados também diz preparar denúncia contra a organização do pleito.

O Observatório foi criado a partir de um termo de cooperação entre o MPCE para que 110 estudantes concludentes fossem capacitados para atuar na fiscalização do dia da eleição do conselho.

Até o fim desta semana, eles devem disponibilizar aos promotores os relatórios com as infrações detectadas. Para que a população pudesses reconhecê-los, todos estavam uniformizados e identificados como agentes ligados ao Ministério Público. Ainda assim, houve quem, dentro das escolas, formasse aglomerações que configuram campanha eleitoral, mantivesse adesivos nos carros, distribuísse santinhos, dentre outras infrações — segundo o MPCE. Foram flagrados adesivos até mesmo em carros de funerária.

“Por causa do apoio religioso, político e econômico, a violação das regras foi exacerbada. Qual o papel dos observadores nesse processo de escolha? Eles (os candidatos) não sabiam que o Ministério Público tinha essa estratégia de verificação. Vão surpreender a todos as consequências dos atos de desordem praticados”, diz a promotora Antônia. 

Violações

O presidente da Associação dos Conselheiros Tutelares do Ceará, Eulógio Neto, lembra que é a população que escolhe os conselheiros e deveria ser a primeira a seguir a lei.
Segundo a promotoria, há registro de pessoa já eleita, mas com a manutenção do resultado ameaçada por suspeita de compra de votos. A suspeita é de que tenham sido recebidos valores de R$ 20 e R$ 50 por eleitor. “Aquele ‘oba oba’ das grandes somas de votos pode esconder condutas vedadas que os candidatos conheciam. As irregularidades foram vistas por mim. Circulei a cidade durante todo o dia com a Guarda Municipal. Chegamos a lugares em que a situação de crime eleitoral era complexa”, pontua o presidente Eulógio.

Ele conta ainda que houve casos em que senhoras idosas foram flagradas com lista de conferência do nome de eleitores e santinhos de candidatos em sacolas, dentro dos locais de votação. “Não era numa esquina como se denuncia nas eleições, era dentro das escolas”, ressalta.

De acordo com o ex-vereador, a situação mais grave foi nas regiões periféricas da Capital, como os bairros do Grande Bom Jardim, no Conjunto Ceará, no José Walter, no Jangurussu, no Pirambu e no Autran Nunes. 

Influência religiosa

“Nesses bairros mais periféricos vimos muitas pessoas com condutas acirradas, gerando uma competição de quem tinha mais para oferecer”, afirma Eulógio. Ele corrobora com a tese de que a influência de grupos religiosos, tanto católicos como evangélicos, acirrou a disputa.

Ainda segundo a promotora Antônia Lima, criar um formato de fiscalização efetiva foi importante para uma eleição de conselheiro tutelar que ganhou novas proporções. “A gente já sabia que haveria violações, é típico das eleições, mas agora a gente tem um papel muito mais eficaz com essa articulação junto à academia”, ressalta. 

Além dos registros feitos pelos fiscais do Observatório, há outras denúncias em apuração de outros municípios do Ceará sobre irregularidades nas salas de votação e transporte ilegal de eleitores. 

“O relato dos observadores foi de que houve muita violação de condutas vedadas. A partir daí, vamos provocar a Comissão Especial, que é quem julga o pedido das candidaturas. Quem tiver incidido em condutas vedadas terá sua eleição anulada”, diz Antônia.

Em todo o País, foram registradas irregularidades e disputas acirradas pelo Conselho Tutelar. A iniciativa de fiscalização pioneira em Fortaleza será apresentada no próximo encontro do Fórum Colegiado Nacional de Conselheiros Tutelares, segundo Eulógio.

As eleições dos conselheiros são de competência dos Conselhos Municipais dos Direitos da Criança e do Adolescente, que instituem comissões para condução dos trabalhos. A Justiça Eleitoral contribui com o processo por meio do serviço de empréstimo de urnas eletrônicas. Em Fortaleza, apenas 7,73% do eleitorado participaram do pleito.
Os eleitos tomam posse dia dez de janeiro de 2020 para um mandato de quatro anos. Até lá, as investigações podem modificar a lista de quem está apto a cuidar dos direitos de crianças e adolescentes.

(Diário do Nordeste)


CORPO É ENCONTRADO CARBONIZADO EM CARIRÉ

Populares encontraram um corpo de um homem ainda não identificado carbonizado na localidade de Torrões, município de Cariré.

A polícia de Cariré está no local fazendo os levantamentos sobre a ocorrência.

FONTE: CARIRÉ NOTÍCIAS


Russas CE plantão policial


RUSSAS FURTO Á ESTABELECIMENTO COMERCIAL

No Bairro Aeroporto em Russas, aconteceu um arrombamento a um estabelecimento comercial que funciona no referido bairro, sendo furtado: 01(um) som micro sistem e bebidas em geral. Até o momento não se sabe a autoria do delito. 


JAGUARIBARA PRISÃO POR FURTO

Por volta das 16h30min, no centro da cidade de Jaguaribara, JOSÉ ROBERTO DE LIMA, 47 anos, foi preso e conduzido para DPC, por haver furtado a quantia em dinheiro de R$ 250,00, de um estabelecimento comercial, a proprietária do comércio solicitou a presença da polícia que conseguiu abordar o acusado, onde encontrou o produto do furto, o mesmo foi autuado em flagrante.

QUIXERÉ FURTO DE MOTO

Na Rua José Gonçalves Ferreira Lima, centro de Quixeré, foi furtada a Moto FAN 150, cor cinza, placa OSJ 5624, que estava de frente a uma residência. Até o momento a mesma não foi localizada.

QUIXERÉ ROUBO DE MOTO

Por volta das 19h, na estrada que liga Quixeré a comunidade de Barreiras, foi tomada de assalto, uma Moto CG 150, cor preta, 2007, placa HYB 8413. Segundo a vítima, foi abordada por 02 (dois) indivíduos que saíram de um matagal, armados e anunciaram o roubo, subtraindo sua motocicleta e um aparelho celular, em seguida fugiram.

Blog; Erivando Lima