-->

sexta-feira, 27 de abril de 2018

Feriado prolongado terá chuvas com maiores acumulados a partir de domingo (29)


A previsão do tempo realizada pela Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) para o feriado prolongado indica eventos de chuvas começando neste sábado (28), porém com maiores acumulados entre o domingo (29) e a segunda-feira (30), conforme explica o supervisor da Unidade de Tempo e Clima da Funceme, Raul Fritz, que aproveita para falar sobre o prognóstico para o início de maio.

Balanço

Apesar da redução das chuvas na última semana, abril vai terminando como um mês chuvoso. O balanço até hoje indica média de 208,7 milímetros, o que representa 11% acima da normal climatológica, que é de 188 mm. O dado é o maior desde abril de 2009.

Entre as 7h desta quinta-feira (26) e as 7h desta sexta, há registros de chuvas em 25 municípios, sendo os maiores em Morada Nova (42 mm), Ererê (33 mm) e Russas (27.2 mm).

Red; Roberto Moreira


TK FUTSAL; disputa zonal do intermunicipal representando Russas CE


Nenhum texto alternativo automático disponível.

A equipe da TK FUTSAL, vai disputar o zonal do intermunicipal de futsal na cidade de Morada Nova, o evento vai acontecer no período de 20 a 23 de junho.

A chave será formada pelas cidades de Morada Nova, Ibicuitinga, Limoeiro do Norte e, Russas TK FUTSAL.

Blog; Erivando Lima


CNH Digital já está disponível em todo o Brasil

O aplicativo tem o mesmo valor jurídico que a carteira impressa e possui vários itens de segurança
   Mais de 110 mil condutores brasileiros já estão utilizando em seus celulares ou tablets a tecnologia, que é desenvolvida pelo Serpro em parceria com o Departamento Nacional de Trânsito ( Foto: Divulgação/Serpro )

Na última quarta-feira (25), o Departamento de Trânsito do Rio de Janeiro (Detran/RJ) aderiu à Carteira Nacional de Habilitação Digital, o primeiro documento eletrônico de identificação do País. Com o lançamento em solo carioca, a tecnologia agora está disponível aos motoristas em todo o Brasil. No Ceará, o lançamento do serviço está previsto para ocorrer em maio, segundo o Departamento Estadual de Trânsito (Detran).

Mais de 110 mil condutores brasileiros já estão utilizando em seus celulares ou tablets a tecnologia, que é desenvolvida pelo Serpro em parceria com o Departamento Nacional de Trânsito (Denatran). Os estados que possuem o maior número de motoristas com carteira digital são Rio Grande do Sul, Goiás e São Paulo, que somam juntos mais de 63 mil documentos eletrônicos emitidos.

As carteiras digitais são opcionais e, no momento, gratuitas em quase todos os estados. Além da praticidade e maior mobilidade, uma das principais vantagens da CNH Digital é a segurança. O aplicativo tem o mesmo valor jurídico que a carteira impressa e possui vários itens de segurança, como QR Code e exigência de senha de acesso, que garantem autenticidade ao documento e diminuem riscos de ocorrência de fraudes.

“O QR Code é um item de segurança que armazena os dados do motorista de forma criptografada e bastante segura. Para ter acesso às informações no celular, é preciso digitar uma senha de quatro dígitos, que permite visualizar os dados da CNH assinados digitalmente”, explica a diretora-presidente do Serpro, Glória Guimarães.

Como obter
A CNH Digital pode ser utilizada por todos os motoristas que possuem a versão mais recente da carteira em papel, com um QR Code na parte interna.

1. Para obter o documento eletrônico, é preciso fazer o download do aplicativo no celular ou tablet, disponível gratuitamente na Google Play e App Store.

2. Depois, para garantir a fé pública do documento eletrônico, o motorista deve se dirigir ao posto do Detran, indicar e-mail e telefone, e depois fazer o procedimento de cadastro no Portal de Serviços do Denatran. Os motoristas que possuem certificado digital podem fazer a validação dos dados diretamente no portal.

3. Após o cadastro no site do Denatran e com os dados confirmados, será enviado, por e-mail, um código para ativar a CNH Digital.

4. Depois, é só entrar no aplicativo, usar a senha de acesso ao portal e digitar o código de ativação. O aplicativo vai pedir para criar uma senha mais simples (PIN), de quatro dígitos, que o usuário deverá digitar toda vez que for acessar a carteira. Mesmo off-line, ou seja, sem internet, será possível acessar a habilitação pelo smartphone. 

Red; DN


Perigo na CE 356 em Russas CE


A imagem pode conter: planta, árvore, atividades ao ar livre e natureza

CE 356 que liga a cidade de Russas, ao estado do Rio Grande do Norte, e, que ainda não foi inaugurada. Surgiu  uma cratera próximo a ponte do riacho Araiú, que vem trazendo uma preocupação aqueles que transitam naquela via, Tudo isso em função das chuvas que vem caindo na cidade de Russas.
Não ha nenhuma sinalização no local que identifique o perigo.
A imagem pode conter: árvore, planta, atividades ao ar livre e natureza
Blog; Erivando Lima 

CBF altera data e coloca jogo Ceará X América/MG para uma segunda-feira


Ceará X América/MG

Com isso, tanto o Vovô como o time mineiro ganham um dia a mais na preparação

O Ceará entrará em campo contra o América/MG, pela 5ª rodada da Série A, na Arena Castelão, num dia incomum da semana. A partida contra o Coelho foi alterada pela CBF, saindo do domingo (13), às 16h, para segunda-feira (14), às 20h.

Com isso, tanto o Vovô como o time mineiro ganham um dia a mais na preparação. No caso dos alviverdes, um dia a mais com relação ao Ceará, já que entram em campo no sábado (5), contra o Vasco da Gama, na rodada anterior, e o Vovô encara o Corinthians no dia seguinte (6), fora de casa.

Ceará e América/MG são dois clubes que subiram da Série B em 2017. No ano passado, se enfrentaram duas vezes, e o time mineiro levou a melhor no primeiro turno, 1 a 0, e empatou  o segundo, no Castelão, em 1 a 1.

Red; DN


Criança morre após cair dentro de balde durante festa de aniversário da mãe



Segundo testemunhas, durante a comemoração, o menino caiu dentro do reservatório de cabeça para baixo. Ele foi socorrido, mas não resistiu

   Uma tragédia atingiu uma família da localidade Sítio Cachaço, em Umari, município do Centro-Sul do Estado, distante cerca de 411 km de Fortaleza. Uma criança de apenas 3 anos e 4 meses morreu após cair num balde d'água dentro de casa. O afogamento ocorreu durante a festa de aniversário da mãe, na tarde desta quinta-feira (26).

Segundo testemunhas, durante a comemoração, o menino Kaliel Lúcio Rodrigues subiu para a parte de cima da casa, onde estava o reservatório com capacidade para 20 litros, cheio d'água. Ele caiu dentro do balde de cabeça para baixo.

Ao notarem a falta da criança, ela foi procurada e encontrada ainda se debatendo. O menino foi socorrido para o Hospital Regional de Icó, mas não resistiu. O caso chocou os moradores de Umari e de toda a região.

Com informações do colaborador Richard Lopes.

Blog Erivando Lima


Homicídio é registrado na manhã desta sexta-feira, 27, em Russas-CE

Um crime de morte violenta foi registrado na manhã desta sexta-feira, 27, no município de Russas, mais precisamente na Rua Cónego Agostinho, nas proximidades de um lava a jato. 

A imagem pode conter: 1 pessoa, selfie, close-up e texto

A vitima, identificada por Rafael da Silva Rocha, que estaria completando 22 anos hoje,  foi executado a tiros, por volta das 8h da manhã, por dois indivíduos trafegando em uma moto, de cor não informada, que efetuaram os tiros e fugiram tomando rumo ignorado.

Não se tem informação alguma dos meliantes, e do calibre da arma usada no crime. A perícia foi acionada até o local para realizar os procedimentos cabíveis.
A polícia segue realizando diligencias no intuito de localizar e prender esse indivíduos.

Aguardando mais informações...

LIMOEIRO DO NORTE-CE PRISÃO COM BASE NA LEI MARIA DA PENHA


Ontem dia 26/04/2018 (quinta-feira), por volta das 22h, fomos informados através que na Rua Leôncio Aníbal, bairro Bom Nome, Limoeiro do Norte-CE, estaria acontecendo uma briga de casal. Os policiais  foram ao local e constataram que estava sendo vítima de agressão e ameaças, a pessoa de LEONILDE MARIA MENDES,  natural de Limoeiro do Norte-CE, residente no endereço acima mencionado, amasiada, agressões provocadas por seu companheiro, a pessoa de GLAIRTON JOSÉ DA SILVA, já infrator no “Crime Contra a Incolumidade Pública”,  natural de Limoeiro do Norte-CE, residente com a vítima, ambos foram conduzidos à DRPC plantonista em Russas-CE, onde o acusado foi autuado no ART.147, CODIGO PENAL (DEC. LEI 2848), CRIME DE VIOLENCIA DOMÈSTICA CONTRA A MULHER. 

Blog; 

PALHANO-CE CUMPRIMENTO A MANDADO DE PRISÃO PREVENTIVA


Ontem dia 26/04/2018 por volta das 08h30 na avenida Possidonio Barreto, Palhano-CE, foi cumprido um Mandado de Prisão Preventiva Oriundo da comarca de Belém-PA em desfavor de FRANCISCO ALDAIR MEDEIROS, comerciante, Medeiros, residente no endereço da prisão). PM’s do destacamento de Palhano, realizaram a prisão e conduziram ALDAIR à DRPC de Russas-CE, para os procedimentos cabíveis.

Blog; 

RUSSAS-CE FURTO DE CELULAR


Ontem dia 26/04/2018 por volta das 14 h 15 min na avenida Dom Lino, Russas-CE, mais precisamente em um Comercio de propriedade de um cidadão  solteiro, comerciante,  natural de Russas-CE, residente em  Russas-CE), teve seu aparelho celular Samsung J2 de cor preta, furtado. PM’s na CP-1651, compareceram no local e passaram a diligenciar.

Blog; 

RUSSAS-CE PRISÃO COM BASE NA LEI MARIA DA PENHA / BOC POR DESACATO


Ontem dia 26/04/2018 por volta das 07h na Pitombeira II, Russas-CE, foi preso LUZIANO NOGUEIRA DE SOUSA 40 anos, casado,  natural de Russas-CE, residente no endereço da ocorrência), por haver agredido sua filha, a menor K.K.L.S, natural de Russas-CE).  em decorrência da prisão, a outra filha de LUZIANO, a também menor J.K.L.S. desacatou os policiais, sendo também conduzida à DRPC onde foi realizado um BOC por desacato. PM’s  na CP-1651, conduziram as partes à DRPC para os procedimentos cabíveis. 

Blog;

RUSSAS-CE ROUBO DE VEÍCULO / RECUPERAÇÃO DE VEÍCULO ROUBADO


Por volta de 01h do dia 26 de Abril de 2018, na BR 116, mais precisamente em um  Posto de combustível, foi vitima de roubo a pessoa de Valdemar Alves , Caminhoneiro, natural de Vitoria da Conquista-BA, residente em Vitoria da Conquista-BA. A vitima informa que estava em seu horário de descanso, dentro do caminhão, quando três indivíduos o renderam juntamente com outro motorista, amarrando-os e roubaram o seu caminhão Scania 480, de cor branca, ano 2017, carroceria aberta, de placas OKX-3596/PKS 2611. Vale salientar que os indivíduos seguiram no caminhão e o abandonaram juntamente com as vitimas, na estrada da fruta (CE-356), após roubarem alguns pneus do caminhão. As vitimas após conseguirem se soltar das cordas por volta das 07h, conseguiram retornar para a cidade, onde acionaram o policiamento. que encontram-se em diligencias. 

Blog;

Tasso apresenta General Theóphilo ao PSDB e discute pré-candidatura ao Governo



O senador Tasso Jereissati (PSDB) reuniu a Executiva Estadual do PSDB, no final desta tarde em Fortaleza, e apresentou o General Theóphilo como novo filiado do Partido. No encontro, foi debatida  a sua pré-candidatura ao Governo e o planejamento de ações nos próximos meses.

Participaram do encontro, ainda, o presidente estadual do Partido, Francini Guedes; o vice-presidente do diretório de Fortaleza, Paulo Angelim; os deputados federais Raimundo Gomes de Matos e Danilo Forte; o ex-senador Luiz Pontes; os deputados estaduais Carlos Matos e Fernanda Pessoa; o vice-prefeito de Maracanaú, Roberto Pessoa;  e o prefeito de Itapipoca, João Barroso. Os próximos encontros serão com dirigentes e parlamentares do PSD e PROS.

 Red; Roberto Moreira


Ceará está com18 açudes sangrando e 10 acima de 90%





Os meteorologistas da Funceme projetam que as chuvas voltem a se intensificar a partir do fim de semana

Sobral Há poucos dias de se encerrar, abril, já representa para o cearense, o mês que superou as expectativas de chuva, quando comparado ao mesmo período do ano passado. De acordo com os dados parciais da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), as precipitações alcançaram 10% acima da média habitual para o mês, e, apesar da notável baixa nas precipitações no Estado, ao longo das últimas semanas, as chuvas ainda se fazem presentes em várias regiões. Elas fizeram com que hoje tenhamos 18 açudes sangrando e dez acima dos 90%.

Das 7 horas de quarta-feira para as 7 horas de ontem, os maiores índices não passaram de 25 mm, conforme a lista das dez maiores chuvas do dia, representadas pelos municípios de Bela Cruz (25 mm), São Gonçalo do Amarante (23 mm) e Araripe (16 mm). Essas precipitações em nada se parecem com as do início do mês, que trouxeram alagamentos e enxurradas para algumas regiões.

Retorno

Conforme a Funceme, apesar das áreas de instabilidade que formam as chuvas estarem próximas à Costa Leste do Nordeste brasileiro, a Zona de Convergência Intertropical (ZCIT), responsável pelo fenômeno, continua afastada de nosso setor, desde o último dia 24. Situação que tende a mudar, de acordo com informações do meteorologista da Funceme, David de Ferran.

"Esse padrão observado nos últimos dias, do afastamento da Zona de Convergência Intertropical, que propiciou essa redução na quantidade de municípios com chuva, deve mudar, ao longo da semana. A expectativa é que, entre domingo e segunda-feira, volte a melhorar a quantidade de regiões com chuva", afirma o meteorologista.

As previsões para esta sexta-feira (27) apontam possibilidade de chuva no Litoral, na região Jaguaribana, no Cariri, na Serra da Ibiapaba e também no Maciço de Baturité.

Aportes

Apesar da redução das chuvas, os açudes continuam registrando aporte de água. Nessa quinta, 35 deles obtiveram mais um aumento em seu volume. O total foi de 9.882.277 de metros cúbicos, na quantidade armazenada, conforme dados do Portal Hidrológico do Ceará.

Os cálculos apontam que houve um aporte de 11.344.803 de metros cúbicos. Dos 18 açudes que sangraram no Estado, cinco pertencem a Bacia do Coreaú (Região Norte), a mais privilegiada, em se falando de chuvas e de cheias no Estado.

Os açudes Angicos (Coreaú), Diamantino II (Marco), Itaúna (Granja), Tucunduba (Senador Sá) e Várzea da Volta (Moraújo) estão com 100% de capacidade. Ao todo, a região Norte conta com 11 açudes com 100% de volume alcançado. Dos dez reservatórios que possuem volume acima de 90%, quatro são dessa região.

"Nossas bacias se encontram em situação bem melhor do que foi observado em 2017, sendo que a do Coreaú se encontra com mais de 90% de sua capacidade. Dos quatro principais reservatórios da Bacia do Acaraú, três já superaram o aporte do ano passado. Para nós é uma situação confortável, que já nos garante abastecimento humano e múltiplos usos da água, com economia, claro, para a próxima estiagem", comemora Bartolomeu Almeida, gerente da Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh) no Norte do Estado.

Outras bacias que se destacam são a Metropolitana, com quatro açudes sangrando, Batente (Ocara), Germinal (Palmácia), Maranguapinho (Maranguape), e Tijuquinha (Baturité); e a Bacia do Litoral, com três, Gameleira e Quandú (Itapipoca) e São Pedro de Timbaúba (Miraíma).

Red; DN