-->

quinta-feira, 22 de março de 2018

Vereadores de Quixadá aprovam projeto que prejudica concursados e manifestantes cobram satisfação


Em mais uma sessão movimentada e polêmica, a Câmara Municipal de Quixadá aprovou no início da tarde desta quarta-feira (21) o Projeto de Lei Nº 07/2018, que prejudica 754 concursados aprovados no certame realizado pela gestão João da Sapataria.

Os vereadores ligados ao prefeito Ilário Marques (PT) utilizaram todo tipo de artifício para que o projeto fosse aprovado. A presidente da Associação de Pais e Amigos de Pessoas Especiais de Quixadá (APAPEQ), Vera Carneiro, por exemplo, foi utilizada para pressionar os vereadores a votar a favor do projeto. O trabalho da entidade, que cuida de crianças portadoras de necessidades especiais, porém foi usado de forma sorrateira, para atender os anseios do chefe do Executivo e prejudicar os concursados.

A votação era bastante esperada pelos candidatos aprovados no concurso público realizado pela Prefeitura de Quixadá, pois o Executivo local usa as vagas estabelecidas no certame para alocar correligionários, amigos, parentes de amigos e aderentes do alcaide quixadaense. O fato tem deixado os aprovados insatisfeitos, que foram até o Legislativo para pressionar os parlamentares, cobrando assim a legalidade, uma vez que passaram no concurso público. Eles não toleram que seus cargos sejam usados como massa de manobra para agradar os aliados com poder de voto, afinal de contas seus contratos servem como poder de troca.

Os concursados, desde a primeira sessão que trataria sobre o projeto de lei, inclusive adiada, já sentiam que poderiam sofrer uma engenhosa armação capitaneada pelo alcaide local e por sua base aliada. Como esperado, teve parlamentar que mudou de opinião, caso de Renê Matias que no encontro anterior do Legislativo afirmava que iria a pé de Quixadá para Fortaleza com os concursados, porém na sessão de hoje (21) mudou o discurso e votou pela aprovação do projeto, passando a dizer um não aos concursados.

Além de Renê Matias, votaram a favor do prefeito os vereadores: Marcelo Ventura, Darlan Piaba, Ticão, Laércio Oliveira, Guto da Glaudiesel, Neto do Custódio, Zé Maria da Art Vidro e César Augusto. O vereador petista Ivan Construções não votou por ser presidente da casa, contudo já havia se manifestado a favor de Ilário Marques. O encontro teve uma ausência, a do vereador Dudu.

Do outro lado, a favor dos concursados e da sociedade quixadaense, foram contra o PL 07/2018 os vereadores: Luiz do Hospital, Cabo Marlim, Professor Damasceno, Evaristo Oliveira, Louro da Juatama e Iranildo Bacurim.

O Legislativo quixadaense votou um projeto que pode ser tratado como assunto muito grave, porque é como se o prefeito estivesse alterando provas do processo judicial sobre a anulação do ato de homologação do concurso, uma vez que o assunto concursados e contratos temporários ainda está em trâmite e existe uma decisão judicial proibindo a prorrogação de tais contratos. Por isso, seria um gesto de respeito com as autoridades da Justiça se o gestor municipal aguardasse primeiro uma decisão definitiva do Poder Judiciário para depois alterar a polêmica lei dos temporários, com o assunto sendo pauta na Câmara Municipal, o Executivo local corre o risco de ser acusado de embaraçar as próximas fases do processo.

Após a sessão os vereadores que votaram a favor do prefeito tiveram que esperar por mais de uma hora para sair do prédio do Poder Legislativo, pois os concursados esperam uma justificativa dos que disseram não a eles. Alguns manifestantes gritaram palavras de ordem e insultos contra os parlamentares que votaram contra os concursados. O presidente da Câmara foi chamado de corrupto pelos aprovados que aguardam para assumir suas vagas. Abaixo você confere vídeo do momento da saída de alguns vereadores e a manifestação dos concursados.

Red; Monólitos post


Governador anuncia aluguel de viaturas


Image-0-Artigo-2377341-1

O primeiro aluguel de veículos para uso das Forças da Segurança Pública deve acontecer em breve. A medida foi anunciada, ontem, pelo governador do Estado, Camilo Santana. O gestor diz que a locação dos 460 veículos tem o objetivo da rápida reposição da viatura, em caso de qualquer dano ou pane mecânica

A declaração do chefe do Executivo do Estado foi dada durante a entrega de 100 veículos para reforçar o trabalho da Polícia Militar. De acordo com o Governo, até o próximo mês, mais 650 carros devem estar nas ruas reforçando o patrulhamento.

"Esse aluguel de viaturas é no sentido de substituir os carros que colidem e têm problemas mecânicos. Não estamos medindo esforços e nem investimentos para combater a criminalidade no Ceará", disse Santana.

Também presente no evento, realizado na Areninha do Pirambu, o titular da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), André Costa, revelou que as 100 viaturas entregues custaram cerca de R$ 15 milhões. Os veículos foram direcionados para braços especializados da PM. "O crime vem se reordenando. Eles utilizam carros e motos. Precisamos renovar a frota, dar mais condições para os policiais trabalharem. Essas viaturas entregues são aptas para qualquer missão. São 69 para o BPChoque, sete para o Batalhão Ambiental e 24 para o BPRaio", disse o secretário.

André Costa acrescentou que, em breve, serão entregues outros 50 carros para uso da Força Tática. Segundo Camilo Santana, com as 100 viaturas apresentadas ontem, o Governo atingiu a marca de 1.235 veículos entregues, desde 2015, para a SSPDS.

   Red; DN


Russas CE


AUXILIAR TÉCNICO DE CONTROLE DE QUALIDADE
CHURRASQUEIRO
COZINHEIRO DE RESTAURANTE
GERENTE COMERCIAL

GERENTE COMERCIAL

VENDEDOR PORTA A PORTA
VENDEDOR PRACISTA

SINE/IDT de Russas  localizado à Av. Cel. Araújo Lima, 1458-A – Centro.   Atendimento - 07:30 às 16:30


Blog Erivando Lima


LULA TEM PRIMEIRA VITÓRIA NO STF: HC É ADMISSÍVEL


STF/Stuckert

Em discussão prévia, o Supremo Tribunal Federal decidiu que o habeas corpus apresentado pela defesa do ex-presidente Lula para tentar impedir eventual prisão após o fim dos recursos na segunda instância é admissível; por 7 a 4, ministros decidiram que o recurso deve ser considerado; os ministros Edson Fachin, Luís Roberto Barroso e Luiz Fux votaram contra aceitar o HC; Alexandre de Moraes abriu divergência e foi seguido por Rosa Weber, Dias Toffoli, Ricardo Lewandowski, Gilmar Mendes, Marco Aurélio Mello e Celso de Mello; ministra Cármen Lúcia também votou a favor; plenário agora precisa discutir o mérito do HC; assista ao vivo

Red; Brasil 247


Chuvas atingem 41 municípios do Estado; Guaiúba registra maior volume, com 62mm



Apesar do baixo volume de chuva nos últimos dias, precipitações significativas foram registradas em diversas regiões do Estado

   A Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) registrou, entre as 7h da quarta-feira (21) e as 7h desta quinta-feira (22), precipitações em 41 municípios do Estado. Guaiúba recebeu o maior volume de chuva, com 62 mm.

Os municípios de Redenção (58 mm), Guaramiranga (48 mm), Acarape (44 mm), Horizonte (37 mm), Boa Viagem (35 mm), Piquet Carneiro (30 mm), Aracoiaba (38.4 mm) e Maranguape (28 mm) também registraram chuvas.

As chuvas atingiram o litoral de Fortaleza, do Pecém e litoral Norte do Estado, além das regiões do Cariri, Jaguaribana, Maciço de Baturité, Sertão Central e Inhamuns.

   
Red;DN


Técnico da seleção russa abre as portas para Ari e cearense pode jogar a Copa



O técnico da seleção da Rússia, Stanislav Cherchesov, abriu as portas da equipe para mais um atleta brasileiro. O atacante cearense Ari, 32, do Lokomotiv Moscou.

Vivendo na Rússia desde 2010, o jogador deverá receber seu passaporte até o próximo mês. Assim, haveria tempo suficiente para jogar a Copa do Mundo.

Além disso, Cherchesov perdeu um de seus principais atacantes, Aleksandr Kokorin. Artilheiro do campeonato russo, o atleta do Zenit lesionou o joelho e já passou por cirurgia.

"Se ele (Ari) receber mesmo o passaporte russo, automaticamente será elegível para jogar pela seleção e vamos observá-lo. Se for forte o suficiente vamos usá-lo. O tempo vai dizer", disse o treinador nesta quinta-feira (22) em coletiva de imprensa antes de amistoso com o Brasil.

Cherchesov disse também que tentou contratar Ari para o Spartak Moscou quando dirigiu a equipe entre 2007 e 2008. O brasileiro, que estava no AZ (HOL), só chegou ao clube russo em 2010.

Em contato com a reportagem, Ari disse que aguarda pelo passaporte, mas que até agora não recebeu sinalização que poderá ser convocado.

"Ainda não entraram em contato comigo. Para ser sincero acho bem complicado. Nunca fui convocado, mas estou tranquilo. O importante é pegar o passaporte para poder viver aqui. Seria bom ajudar a seleção, mas se não der, estarei feliz do mesmo jeito", disse.

Caso convocado para a Copa, Ari só teria dois testes antes do mundial, em amistosos contra Áustria e Turquia.

Na atual temporada, Ari só disputou cinco jogos pelo Lokomotiv e anotou um gol. Isso porque no ano passado sofreu séria lesão no joelho.

Além de Ari, outros dois brasileiros podem defender a Rússia na Copa do Mundo. O lateral-direito Mário Fernandes é nome praticamente certo. Só não atuará no amistoso de sexta-feira (23) contra a seleção brasileira porque está com uma lesão muscular.

O outro é o goleiro Guilherme, que esteve na Copa das Confederações de 2017, mas depois não foi mais chamado. Também lesionado, ficou fora do jogo de sexta.

"Infelizmente teve esta lesão e por isso não o levamos em consideração", disse Cherchesov.

Treinador não revela tática que usará contra o Brasil Cherchesov foi diversas vezes questionado sobre como sua seleção atuará nesta sexta-feira contra o Brasil no estádio Lujniki, mas se esquivou.

A principal dúvida é saber se atuará com uma linha de quatro ou cinco defensores.

"Amanhã veremos como jogaremos. O Brasil é cinco vezes campeão mundial e sabe jogar futebol", despistou Cherchesov.

A ausência de Neymar não muda sua percepção para o jogo.

"O Neymar é um dos melhores jogadores do mundo, mas isso não muda nada. O Brasil tem jogadores de qualidade e o técnico saberá como solucionar os problemas", afirmou.

   
Red. DN


LIMOEIRO DO NORTE-CE PRISÃO E APREENSÃO POR TRÁFICO DE DROGAS


Ontem dia 21/03/2018 (quarta-feira), por volta das 08 h 40 min, os policiais militares da FTA (Força Tática de Apoio) , realizavam diligências ostensivas de rotina, na Rua Fugêncio Gomes de Amorim, bairro Ilha, neste município, quando observaram que 02 (dois) indivíduos, que ao perceberem a presença dos policias, adentraram em uma residência que é conhecida como “Boca de Fumo”,  e saíram pelas portas dos fundos, sendo abordados pelos policias, as pessoas de JOÃO BATISTA MAIA NETO,19 anos, solteiro, estudante, natural de Limoeiro do Norte-CE, residente na Rua Inácio Mendes, centro desta cidade, de posse 02 (dois) papelotes de maconha e a pessoa de K H O menor de idade, solteiro estudante, natural de Limoeiro do Norte-CE, residente na Luiz Vicente Ferreira Lima,  bairro populares neste município, e que com o mesmo estava com a quantia de 24 (vinte e quatro) papelotes de maconha e R$ 40,00(quarenta reais) em espécie, sendo 01(uma) cédula de R$ 20,00(vinte reais), 01(uma) cédula de R$ 10,00(dez reais) e 02(duas) cédulas de R$ 5,00 (cinco) reais. Diante da abordagem os policiais adentraram juntamente com os indivíduos na residência que é usada para o consumo de drogas e encontraram mais 01(um) Aparelho Celular de Marca SAMSUNG, 01(um) aparelho Celular MOTOROLA, 04(quatro) papelotes de maconha e 12(doze) pedras de Crack.  Os policiais então, conduziram os envolvidos, bem como todo o material encontrado à DPC plantonista em Morada Nova-CE, para os procedimentos cabíveis. 

 Blog Erivando Lima   


RUSSAS-CE RECUPERAÇÃO DE MATERIAL FURTADO


Ontem por volta das 05 h 45 min, (Roubo de carga seguido de recuperação de veiculo), próximo à subida da Serra do Vieira, após ligações de populares, foi recuperado na rua Felipe Santiago, Russas-CE, nas proximidades da praça do Anfitatro, foram encontrados os seguintes materiais que haviam sido furtados da carreta: 01 bateria Baterax – B-150; 01 radio PX-cobra (comunicação); 01 toca-CD Pioneer; e 11 cintas de amarradio. PM’s , na RD-2776, compareceram no local e conduziram o material à DRP de Russas.

Blog Erivando Lima



Wagner e Mesquita já estão filiados ao PROS


Image-0-Artigo-2377904-1

Os deputados estaduais Capitão Wagner e Roberto Mesquita, ontem, assinaram ficha de filiação ao Partido Republicano da Ordem Social (PROS), em um ato simbólico na liderança do partido na Câmara, em Brasília. O presidente nacional do partido, Eurípedes Junior, o líder na Câmara, Felipe Bornier (RJ), e os deputados federais do PROS, inclusive o cearense Vaidon Oliveira, participaram do ato.

Wagner manteve reserva até o momento da filiação. Ontem, poucos momentos antes da solenidade, ele conversou com o deputado Heitor Férrer, mas nada falou sobre o fato. O deputado Roberto Mesquita, seu companheiro de mudança de partido, foi para Brasília na terça-feira, sem também falar no assunto.

O presidente do PROS destacou o crescimento do partido e a chegada dos novos deputados aos quadros da agremiação. "Na política, a gente nunca sabe tudo, e os dois possuem capacidade de contribuir ainda mais com as bandeiras defendidas pela sociedade e apoiadas por nossos representantes", declarou.

Na palavra do líder do PROS na Câmara, o partido só tem a ganhar com o ingresso dos cearenses. "São duas lideranças natas que já fizeram história. O partido está aberto e agradece a entrada dos dois políticos", disse o deputado Felipe Bornier.

Consolidar

Capitão Wagner deixou o Partido da República (PR), após a sigla passar para a base aliada do governador Camilo Santana (PT), sob o comando da deputada federal Gorete Pereira, embora, antes de isso acontecer, ele já demonstrava estar disposto a deixar a sigla, tanto que quando Lúcio Alcântara, o então presidente estadual, lhe ofereceu o lugar ele declinou do posto.

De acordo com o Capitão, a sua vontade em querer disputar o Governo do Estado na eleição de outubro também motivou a desfiliação do PR. "Era inviável estar no partido e saio do PR sem mágoas. Fiz amigos e boas referências e, quem sabe, o partido mais pra frente possa se aliar com a gente", disse.

Ao se filiar ao PROS, o deputado informou que a sua pré-candidatura ao Governo do Ceará já é dada como certa e, a partir de agora, pretende consolidar as alianças partidárias com a oposição no Estado. "Estamos conversando com vários partidos, conseguimos fechar aliança com o PSD e Solidariedade, e o Podemos se colocou como um possível aliado também", declarou.

O PSDB, segundo o Capitão, também deve integrar o apoio à candidatura ao Governo, mas os tucanos ainda não fecharam questão sobre o assunto. "Temos tido conversas com o senador Tasso, ele agora foi confirmado como coordenador geral da campanha nacional e talvez isso afaste ele do Estado, mas fortalece a posição dele no partido. Logicamente o senador é vital e importante pra gente ter um tempo maior na TV, mas também de credibilidade com a população", explicou.

O deputado Roberto Mesquita decidiu sair do PSD e se filiar ao PROS para acompanhar o deputado Capitão Wagner e fortalecer a oposição no Estado. Segundo ele, o Capitão será um forte candidato ao Governo do Ceará. "O deputado pode muito bem ser o nosso candidato ao Governo e estando no mesmo partido que ele estaremos fortalecendo o projeto da oposição", disse o deputado.

A entrada do deputado estadual e de outros nomes, inclusive de vereadores de Fortaleza (o PR elegeu para a Câmara Municipal: Márcio Martins, Soldado Nélio, Idalmir Feitosa e Julierne Sena), a princípio não deve alterar as direções municipal e estadual do PROS. Segundo o presidente nacional, o comando no Ceará seguirá com o deputado federal Vaidon Oliveira.

Roberto Pessoa, vice-prefeito de Maracanaú, e a deputada estadual Fernanda Pessoa, filha dele, também de saída do PR, por serem oposição ao governo Camilo Santana, não acompanharam Wagner, como tinham programado, pelo fato de ele ter decidido ir para o PROS.

Início

O PROS chegou ao Ceará em 2013, imediatamente após a decisão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) que o considerou apto a ter atuação no País, pelas mãos dos irmãos Cid e Ciro Gomes. Cid era governador do Estado e divergiu da posição do partido em querer ter Eduardo Campos, já falecido, como candidato a presidente da República.

Cid e Ciro são os principais adversários de Wagner. Os irmãos passaram pouco tempo no PROS, por divergências com a direção nacional, e se filiaram ao PDT, garantindo tranquilidade para a candidatura do prefeito Roberto Cláudio à reeleição em 2016. Em 2012, o prefeito foi eleito pelo PSB. (Colaborou Ana Carolina Curvello)

Red; DN



Parabéns - Orplac 38 anos de sucesso no Ceara


A imagem pode conter: 15 pessoas, pessoas sorrindo, pessoas em pé e pessoas sentadas

A ORPLAC nasceu em 1980 da ideia de reunir em só lugar produtos com exclusividade e qualidade. Desde sempre a ORPLAC diferencia-se pelo requinte e agilidade dos produtos ora fabricados. Trabalhamos com produtos em aço, alumínio, bronze, galvanizado, acrílico, adesivos, MDF, ACM e PVC.
Somos uma indústria de placas de todos os tipos para todos os fins.

 MISSÃO

Assegurar a satisfação de nossos clientes através da conformidade e qualidade dos produtos fabricados.

VISÃO
Ser o maior fabricante de placas do estado do Ceará.

São 38 empresas no Ceara, servindo  a população e gerando emprego para os cearenses;

Um trabalho feito pelo casal de empresários João Silva e Lucia Rocha.
A imagem pode conter: 8 pessoas, pessoas sorrindo, pessoas em pé e área interna
Blog Erivando Lima  / Redação de Juliane Rocha filha do casal




Agressões entre Mendes e Luís Barroso marcam sessão no STF



Brasília. Após a pressão das últimas semanas e do agravamento da crise no Supremo Tribunal Federal (STF), ministros da Corte se agrediram verbalmente ontem, durante julgamento no plenário, transmitido ao vivo pela TV Justiça. Tradicionalmente com posições opostas no Supremo, Gilmar Mendes e Luís Roberto Barroso protagonizaram novo bate-boca que levou a presidente da Corte a suspender temporariamente a sessão.

Barroso disse que Gilmar é "uma pessoa horrível", uma "mistura do mal com o atraso e pitadas de psicopatia", que "está sempre atrás de algum interesse que não é o da Justiça". Gilmar Mendes rebateu recomendando que o ministro Barroso "fechasse seu escritório de advocacia".

A discussão teve início quando Gilmar, ao proferir seu voto sobre doações eleitorais ocultas, indicou, sem citar diretamente o colega, que Barroso teria sido "esperto" ao tentar abrir precedente sobre a descriminalização do aborto em julgamento na Primeira Turma, em novembro de 2016. "Ah, agora eu vou dar uma de esperto e vou conseguir a decisão do aborto, de preferência na turma com dois, com três ministros", disse Gilmar.

Barroso então tomou a palavra e, irritado, disse que o caso lembrado por Gilmar nada tinha a ver com a pauta. Afirmou tratar-se de "um absurdo" o colega fazer "um comício cheio de ofensas e grosserias". Exaltado, o ministro disse que Gilmar agride os colegas e não consegue articular argumentos.

"Vossa Excelência nos envergonha. É uma desonra para o tribunal, para todos nós. Um temperamento agressivo, grosseiro, rude. Vossa Excelência sozinho desmoraliza o tribunal".

E completou: "Você é uma pessoa horrível. Uma mistura do mal com atraso e pitadas de psicopatia. É um absurdo Vossa Excelência fazer um discurso cheio de ofensas".

Gilmar tentou responder, mas Cármen Lúcia suspendeu a sessão. Foi quando ele recomendou que Barroso fechasse seu escritório de advocacia. A menção se refere ao antigo escritório do ministro, Barroso Fontelles, Barcellos, Mendonça & Associados. Em dezembro, ele informou que o "Barroso" no nome do escritório é de seu sobrinho, Rafael Barroso Fontelles.

Pressão

Antes da discussão, Gilmar questionou os critérios usados porCármen Lúcia para definir a pauta de julgamento. Apesar de cumprimentá-la por ter pautado o habeas corpus (HC) do ex-presidente Lula, o ministro disse entender que Cármen deveria pautar as ações Declaratórias de Constitucionalidade, que tratam da prisão após condenação em segunda instância. "Estou há 15 anos e eu nunca vi problema para pautar qualquer processo".

Cármen então respondeu: "Não estamos deixando de chamar processos que os relatores considerem prioritários", disse.

Em nova investida, Gilmar afirmou: "Posso ter jeito de bobo e até babar na gravata, mas respeitem a minha inteligência. Vamos organizar o hábito de fazer a pauta com o mínimo de veracidade". Cármen se defendeu. "Não estou fazendo pauta para prejudicar o tribunal".

Julgamentos

Cármen Lúcia marcou para hoje o julgamento do habeas corpus preventivo apresentado pela defesa de Lula. O agendamento no STF ocorreu no mesmo dia em que o Tribunal Regional Federal da 4.ª Região (TRF-4) marcou para a próxima segunda, em Porto Alegre, a análise do recurso da defesa do ex-presidente.

Se o chamado embargo de declaração à sentença de condenação apresentado pelos advogados for rejeitado por unanimidade pelos desembargadores da Oitava Turma do TRF-4, o petista poderá ter a prisão decretada.

Cármen pautou o HC após muita pressão de ministros da própria Corte, de petistas e de entidades da advocacia.

O TRF-4 irá julgar os recursos do ex-presidente da Câmara Eduardo Cunha (PMDB-RJ) no mesmo dia dos de Lula. Preso desde outubro de 2016, Cunha foi condenado em 30 de março de 2017, a 15 anos e 4 meses de prisão, por corrupção, de lavagem e de evasão fraudulenta de divisas, na Lava-Jato.

   
Red; DN


Falha em disjuntor causa apagão e paralisa ao menos 13 estados brasileiros



O apagão que atingiu o Ceará e outros 12 estados do Norte e Nordeste brasileiro, ontem, alterou completamente a rotina de milhares de pessoas. Em Fortaleza, se no início da falta de energia, por volta das 15h48, segundo o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), ainda havia luz solar e os transtornos estavam relacionados ao tráfego urbano, ao comprometimento da oferta de serviços e a realização das atividades produtivas e domésticas, com o avançar das horas, a escuridão generalizada afetou qualquer tentativa de deslocamentos e permanência nas ruas. Na capital cearense, a população sofreu por pelo menos 2h horas a ausência de energia. Em determinadas regiões da cidade, por volta das 20h, o apagão ainda persistia. Em outras, após retornar, a energia apresentou oscilações e novas quedas.

o Ceará, segundo a Enel Distribuição Ceará, o fornecimento de energia só foi normalizado em todos os municípios por volta das 20h54. Um ausência de energia que perdurou por 5h06. Nesse intervalo de tempo, muitos foram os transtornos. Na Capital, os obstáculos iam desde as tentativas de regressar para casa a simples travessia das ruas. Quem precisou se deslocar ontem durante o apagão teve que redobrar os cuidados, a atenção e a paciência.

O que causou a queda de energia em parte do País
De acordo com o diretor-geral do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), Luiz Eduardo Barata Ferreira, a queda no fornecimento de energia foi causada em razão de falha em um disjuntor na Subestação Xingu, no Pará, responsável pela distribuição da maior parte da carga gerada pela Usina de Belo Monte para a Região Sudeste.

Quando o disjuntor foi desligado, houve um excesso de geração de energia para a Região Norte, disparando uma proteção automática em todo o sistema e separando as regiões Norte e Nordeste (entre si) e do resto do país. O blecaute também afetou as regiões Sul e Sudeste, mas sem maior gravidade.

O apagão se iniciou às 15h48, provocando interrupção do suprimento de energia elétrica e levando transtornos a mais de 70 milhões de brasileiros. Ainda não se sabe o que provocou a falha no disjuntor, mas a ONS descartou sobrecarga no sistema, fatores climáticos ou queimadas.

Todas as empresas responsáveis diretamente pelo sistema afetado farão reunião na sexta-feira (23) ou na segunda-feira (26) para detalhar os fatores que contribuíram para a falha no disjuntor.

   
Blog Erivando Lima / Diario do Nordeste