-->

quarta-feira, 8 de novembro de 2017

Homem é solto após três anos e quatro meses preso por engano no Ceará

Após soltura, Júnior Gomes fala em cuidar das filhas
Com os únicos pertences que tem, um ventilador e uma sacola de roupas, Júnior Gomes deixou a Cadeia Pública de Juazeiro do Norte nesta terça-feira (7), após três anos e quatro meses de prisão por engano. Ele cumpria a pena de um crime de um outro Júnior Gomes, que está preso em Caucaia, por um homicídio brutal na cidade de Jucás, no Ceará.

"Falei muito a verdade, fui preso porque eu sou andarilho de rua, não tenho onde morar. Me pegaram trabalhando, como suspeita, me jogaram na cadeia. Vim cadeia por cadeia para chegar aqui", lembra Júnior.

Com a liberdade, ele pensa em voltar para casa e cuidar da família. "Agora é só vida nova, se Deus quiser, e cuidar das minhas filhas, graças a Deus."

Para provar a prisão injusta, Júnior Gomes contou com ajuda da adovagada Eveliny Viviane Ramalho, da Comissão de Direito Penal e Penitenciário da OAB-CE. Após análise de documentos, ela identificou que há dois culpados pelo mesmo crime. Os documentos que determinam a pena dos dois Júnior Gomes têm o mesmo número de processo. A advogada não afirmou se iria pedir indenização ao estado pelo erro.

Um crime, dois homônimos

Júnior Gomes foi preso em 2014 acusado de matar, decapitar, carbonizar e ocultar um cadáver. "Um crime bárbaro, que chocou a cidade de Jucás na época", lembra. O erro foi descoberto quando advogados da comissão da OAB fizeram visitas ao sistema penitenciário do Cariri, incluindo a Cadeia Pública de Juazeiro do Norte, onde o inocente estava detido. Os advogados notaram que havia dois presos com o mesmo nome, pagando pelo mesmo crime, mas detidos em cadeias diferentes.

As fichas mostram os homônimos, presos no caso com o mesmo número do processo, o que aponta a prisão irregular, segundo a OAB.

Os documentos revelam que o Júnior Gomes culpado foi condenado por homicídio e cumpre pena em Caucaia, na Grande Fortaleza. Ainda assim, o Júnior Gomes inocente foi confundido e levado à delegacia de Juazeiro do Norte, no interior do Ceará, sendo preso injustamente.

"O preso mesmo, do processo homicida, que cometeu o homicídio, ele é réu confesso. Ele, no interrogatório dele, confessa claramente o que fez, agora imagina se ele não confessasse", argumenta a advogada Eveliny Viviane. Com a descoberta do erro, ela coletou as provas e pediu a soltura de Júnior, determinada pela Justiça nesta terça-feira.

"Juntamos documentos, certidão [de prisão] de Juazeiro [do Norte], certidão de Caucaia e por último a perícia forense, que foi feita ontem [segunda-feira, 6]. E provamos o erro da prisão", explica a advogada. Ela comemora ter participação da libertação de um morador de rua, preso injustamente. "Foi a vontade de Justiça, envolve a razão e o coração, não é só um sem outro."

Erro na prisão

Segundo a Comissão da OAB, o autor do crime que está preso em Caucaia nunca foi chamado para audiência durante três e quatro meses. A Secretaria de Justiça, responsável pelo sistema penitenciário no Ceará, informou que o erro pela prisão de Júnior Gomes não é da p, mas da polícia, já que a identificação do preso foi confirmada pelos policiais.

A Secretaria de Segurança Pública, responsável pela atuação dos policiais, pediu um prazo de 24 horas para se certificar sobre o que aconteceu.

G1/CE

Videomonitoramento: Mais 38 municípios da RMF terão câmeras

Como parte do Plano Estadual de Segurança Pública, o governador Camilo Santana anunciou a expansão do Sistema de Monitoramento Eletrônico para a Região Metropolitana de Fortaleza e o Interior do Estado. Ao todo, 624 câmeras de vigilância serão instaladas em 38 municípios cearenses, um investimento de R$ 18 milhões. Ainda não há data para o início da operação dos equipamentos.

O anúncio foi feito por Camilo Santana, na manhã de ontem, durante transmissão ao vivo em sua página no Facebook. Conforme o chefe do Executivo, o benefício deverá contemplar cidades com mais de 50 mil habitantes, entre elas Aquiraz, Caucaia, Horizonte e Maracanaú, na RMF; e Itapipoca, Sobral, Canindé e Juazeiro do Norte, no Interior.

"Na verdade, não é só implantar a câmera, nós estamos contratando o serviço, que é as câmeras mais uma central de monitoramento. É uma política importante que intimida assalto, identifica as pessoas em pontos estratégicos da cidade. É uma parceria com os municípios para que a gente possa combater a criminalidade e reforçar a segurança", ressaltou Camilo Santana. Ainda de acordo com o governador, o serviço de monitoramento foi contratado através de licitação. "Nós resolvemos contratar o serviço. A câmera deu problema, e imediatamente a empresa é responsável por trocar, fazer a manutenção e o acompanhamento", ponderou.

Raio

Camilo Santana ressaltou também o aumento das equipes do Batalhão de Policiamento de Rondas e Ações Intensivas e Ostensivas (BPRaio). Segundo o gestor, depois dos bairros Messejana e Vila Velha receberem o reforço dos policiais, será a vez da Parangaba, neste sábado (11). "Em setembro, nós levamos para Caucaia e Maracanaú; em outubro, já montamos duas equipes novas na Capital, e nesse mês (novembro), teremos mais uma equipe em Fortaleza".

Tasso confirma disputa por presidência do PSDB

Depois de uma série de indefinições, o senador Tasso Jereissati (CE) confirmou que oficializará sua candidatura à presidência do PSDB. Tasso marcou um evento na liderança do PSDB do Senado na manhã de hoje. O tucano ocupa o cargo interinamente desde maio, quando o titular, senador Aécio Neves (MG), se licenciou da função após ser alvo da delação do grupo JBS.

Ele vinha resistindo a anunciar publicamente sua candidatura, mas mudou de posição após encontro na terça-feira (7) com o governador de Goiás, Marconi Perillo.

Perillo, que também concorre à presidência do PSDB, deixou a reunião dizendo que o senador cearense já havia admitido que disputaria o cargo.

"Tasso, na semana passada durante a minha visita, admitiu ser candidato com apoio de um grupo de deputados. Ele hoje disse a mesma coisa. Ele está defendendo teses, eu também e o que nós estabelecemos é que vamos continuar conversando", disse.

Os dois repetiram o discurso de que são aliados e de que o objetivo não é de enfrentamento, mas de construção de um consenso em torno de uma única candidatura.

Desde a semana passada, Perillo passou a defender, assim como Tasso, que o PSDB deixe a base do governo.

O governador, contudo, fala em um desembarque "educado" e evita adotar o tom de crítica defendido pelo senador cearense. O PSDB realizará em 9 de dezembro a convenção nacional que elegerá a nova estrutura de comando do partido para as eleições de 2018.

Repercussão

A confirmação da candidatura de Tasso provocou algumas reações internas no partido.

Uma ala do PSDB defende que ele deixe a presidência para disputar o cargo. O argumento é de que o cearense esteja usando a estrutura do partido para ajudar a se eleger. Tucanos que apoiam a candidatura de Perillo dizem ainda que o governador defende a unidade do partido enquanto o senador tem adotado uma postura "sectária".

Já Tasso tem defendido nos bastidores que o PSDB precisa assumir um posicionamento claro sobre como o partido se posicionará em relação ao governo e ao eleitorado em 2018.

O líder do PP na Câmara, deputado Arthur Lira (AL), verbalizou ameaça que diversos parlamentares do "Centrão" já vinham fazendo nos bastidores ao Palácio do Planalto. Lira afirmou que, se o governo não fizer uma reforma ministerial, sobretudo nos cargos ocupados hoje por políticos do PSDB, não conseguirá votar nada no Congresso.

"Ou muda ou não vota mais nada aqui", declarou Lira. Para o parlamentar alagoano, o presidente Michel Temer deve promover trocas principalmente nos quatro ministérios do PSDB, cujos dirigentes já defendem publicamente entrega dos cargos até dezembro. Hoje os tucanos ocupam quatro pastas: Cidades, Secretaria de Governo, Relações Exteriores e Direitos Humanos.

Para Lira, mesmo uma eventual reforma ministerial não deve possibilitar aprovação da Reforma da Previdência até 2018.

Temer teve reunião com 13 senadores, incluindo o presidente do Senado, Eunício Oliveira (PMDB-CE), e os ministros Eliseu Padilha (Casa Civil) e Antônio Imbassahy (Secretaria de Governo). Durante a reunião com os líderes da base no Senado, Temer discursou por 15 minutos e, no pronunciamento, voltou a agradecer aos parlamentares o apoio do Congresso ao governo.

Temer voltou fazer um balanço sobre indicadores, como geração de emprego, e sobre projetos aprovados pelo Congresso, como a PEC do Teto e a reforma do Ensino Médio.

Diário do Nordeste
 

Ceará empata com Guarani em 2 a 2 e segue na terceira posição

O Ceará entrou em campo ontem à noite contra o Guarani de Campinas no Castelão em busca de uma vitória que o deixaria mais próximo do acesso. Porém, mais uma vez, o Alvinegro teve muita dificuldade em uma partida dentro de casa na Série B e apenas empatou com o time paulista em 2 a 2, repetindo o placar do duelo anterior em seus domínios, contra o Figueirense. O time ainda viu, aos 38 minutos, o trio de arbitragem anular um gol legítimo marcado pelo meia Richardson.

O resultado só não foi tão prejudicial ao Vovô pelos resultados da 34ª rodada, com a equipe se mantendo na 3ª colocação e com três de vantagem para o 5º colocado, o Oeste, que também empatou na rodada. Agora com 59 pontos, o Alvinegro busca se aproximar do acesso fora de casa, diante do Goiás, no sábado, 11, às 16h30 (horário cearense), no estádio Serra Dourada.

A torcida alvinegra que compareceu em grande número ao Castelão - mais de 30 mil pagantes - e aplaudiu a equipe alvinegra ao fim do jogo pela luta, saiu na bronca com a arbitragem, que anulou um gol legal de Richardson, que seria o terceiro, da virada do Vovô. Veja os gols abaixo:

Desempenho

Se a atuação diante do Juventude na rodada anterior tinha sido abaixo do que o Ceará poderia produzir, tanto taticamente quanto em intensidade de jogo, ontem o Ceará mostrou muita entrega e garra em busca da vitória. Desde o início o Alvinegro tomou a iniciativa do jogo, buscando pressionar o time campineiro. Tanto é que logo aos cinco minutos, Leandro Carvalho bateu cruzado para fora, levantando a torcida. Mas o Guarani tinha uma estratégia de aproveitar os espaços deixados pelo Ceará e não foram poucos. Com isso, o Bugre também chegava e levou perigo em finalização de Richarlyson, aos 10 minutos. Com propostas táticas diferentes, o jogo era equilibrado e tenso, pela necessidade de vitória das duas equipes. Em meio ao equilíbrio, o Ceará saiu na frente, aos 14 minutos: Ricardinho cobrou falta para a área e Rafael Pereira surgiu de cabeça, tirando do goleiro para abrir o placar: 1 a 0.

Era tudo que o Ceará precisava para controlar a partida e deixar o Guarani atacar. Mas antes que a equipe alvinegra pudesse usar a estratégia, o Guarani teve um pênalti marcado aos 19 minutos após mão de Romário e empatou, com Bruno Nazário: 1 a 1. Ou seja, o Ceará teria que novamente buscar o resultado. Com a nova igualdade o jogo ficou lá e cá, com ambos perdendo boas chances, o Ceará quase marcando com Pedro Ken Pio, e o Guarani com Richarlyson e Bruno Nazário.

Na etapa final, o Ceará voltou melhor e pressionou bastante até os 15 minutos, fazendo o goleiro bugrino salvar em chutes de Ricardinho e Leandro Carvalho. Ainda que melhor em campo, o Alvinegro não se defendia bem e dava espaços, com o Guarani quase marcando aos 27 minuto em chute de Betinho que Everson fez milagre. Mas na cobrança de escanteio, Diego Jussani subiu mais que a zaga e virou para o Guarani: 2 a 1. Era uma ducha de água fria no time alvinegro, que teria pelo menos 20 minutos para buscar o empate. Foi quando mais uma vez brilhou a estrela de Magno Alves. Ele entrou em campo aos 33 minutos e no ataque seguinte marcou um gol de oportunismo, aproveitando furada do zagueiro: 2 a 2.

Gol anulado

Após o gol que incendiou a torcida e o jogo, Bruno Nazário foi expulso por reclamação. Era a senha para o Ceará ir com tudo em busca da virada. Ela veio, aos 38 minutos com Richardson pegando o rebote do goleiro na pequena área, mas a arbitragem anulou o gol legal, alegando impedimento.

O Vovô era só pressão e teria a última chance da virada aos 43, mas o goleiro Leandro apareceu de novo para evitar o gol. Ao fim da partida, a torcida alvinegra reconheceu o esforço do time e aplaudiu a equipe.

Russas goleia Limoeiro na estreia da fase final do 45º Intermunicipal de Futsal

Na tarde desta terça-feira, 07 de novembro, no Ginásio José Assef Fares, em Boa Viagem, na abertura da etapa final do 45º Intermunicipal de Futsal, a equipe do Russas Futsal fez uma grande estreia e goleou o Limoeiro pelo placar de 4 a 1, com gols anotados por Marcelo, três vezes, e Paulo Ingá, enquanto Janiélio descontou para o time limoeirense.

Russas e Limoeiro estão no grupo “O” ao lado de Horizonte e Redenção, que jogarão entre si avançando as duas melhores para as semifinais. O time russano voltará a jogar nesta quarta (08), às 17h30min, contra o Horizonte, e o Limoeiro tentará sua reabilitação também amanhã, às 20h30min, contra Redenção.

A competição conta ainda com a participação das equipes de Boa Viagem, Maracanã, Banabuiú e Quixadá, que integram a chave “P”.

Serão cinco dias de muita bola rolando, com a grande final sendo disputada no sábado, 11 de novembro, às 19h30min.

Outros jogos

Mais três jogos complementam a primeira rodada nesta terça (07).

Horizonte X Redenção
Boa Viagem X Quixadá
Maracanã X Banabuiú

Blog Vale em Notícias

04 vagas de emprego nesta quarta (08) no SINE/IDT de Russas

O SINE/IDT de Russas está ofertando 04 vagas de trabalho. Os interessados devem procurar a agência do município, localizado na Avenida Coronel Araújo Lima, nº 1458, centro, portando todos os documentos: Carteira de Trabalho, Cartão do PIS, CPF, RG, CNH (caso tenha), comprovante de endereço, comprovante de escolaridade, certificados de cursos e currículo.

Informações mais detalhadas sobre o trabalho e o valor da remuneração podem ser obtidas no SINE/IDT de 08h às 17h, ou através do telefone: (88) 3411-8563.

 

Mulher é executada a tiros no centro da cidade de Limoeiro do Norte-CE

Na noite desta terça-feira (07), por volta da 23h00, na Trav. Patricio Roberto, altura do Nº 239, centro de Limoeiro do Norte-CE, foi vitima de Homicídio a bala a pessoa de JULIANA RIVIA PITOMBEIRA SARAIVA, 25 anos, natural de Limoeiro do Norte-CE, residente em Limoeiro do Norte-CE. 

Segundo informações colhidas no local, a vitima estava em uma pastelaria, no endereço acima citado, quando dois indivíduos em uma moto, de características não informadas, aproximaram-se e armados a revolveres efetuaram vários disparos, sendo a mesma atingida por 04(quatro) perfurações, duas no tórax, uma no braço e outra na perna. Devido a gravidade das lesões, a mesma veio a óbito no local. 

A equipe de Policiais militares que atendeu a ocorrência tomaram as medidas necessárias no local, como a preservação do local de crime. Também Compareceram ao local uma equipe do Samu que confirmou o óbito. Como também a Perícia e o rabecão do IML, para o recolhimento do corpo ao IML de Russas-CE.
Juliana tinha 25 anos

Polícia recupera dois chassis de motos roubadas em Russas

Nesta terça-feira (07) por volta das 06h30, entre o Distrito Flores, Russas e o Sítio Barreiras, zona rural de Quixeré-CE, denuncias anônimas para o Destacamento de Flores, via 190, informavam que havia dois Quadros de motocicletas em meio ao matagal. Os PM em uma viatura atenderam a denuncia e se deslocaram até o local informado, onde se encontravam o Quadro de Chassi 9C2HB02107R029412 de uma HONDA/POP100, cor amarelo, ano 2007, placa HYJ 2985, com queixa de roubo/furto; e o quadro de chassi 9C2JC30708R004324 de uma motocicleta HONDA/CG 125 FAN, cor cinza, ano 2007/2008, placa HYQ 8734, com queixa de roubo/furto, os PM conduziram ambos os quadros para a DRPC de Russas-CE, para que fossem tomadas as medidas cabíveis.

Informações do 1°BPM