-->

sexta-feira, 22 de abril de 2016

Conta de energia no Ceará vai subir acima da inflação


As distribuidoras de energia Coelba e Coelce, que atendem respectivamente os Estados da Bahia e do Ceará, tiveram reajustes tarifários concedidos pela Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica) acima da inflação –o IPCA (Índice de Preços ao Consumidor Amplo) nos últimos 12 meses indica uma alta de preços de 9,4%.

Além disso, a alta foi superior ao alívio dado pela retirada das bandeiras tarifárias, que causou uma redução próxima de 10% da conta de luz. Dessa forma, os consumidores desses estados não perceberão neste ano qualquer queda nos valores pagos pela energia.

A tarifa da Coelce, que atende 3,3 milhões de unidades consumidores no Ceará, recebeu um reajuste médio de 12,97%. Para os consumidores residenciais, a alta ficou em 13,64%. Para os industriais ligados às distribuidoras, o aumento será de 12,97%.

48 deputados processados na justiça votaram na sessão do impeachment


Parlamentares réus em ações penais no Supremo Tribunal Federal (STF) votaram em peso a favor da abertura do processo de impeachment da presidente Dilma Rousseff. Entre os 48 deputados que respondem a a ações penais, 40 votaram a favor do processo que pode resultar na saída da petista da Presidência da República. Só oito registraram voto contrário. As acusações vão de crime de responsabilidade – como o atribuído a Dilma – a corrupção, lavagem de dinheiro, formação de quadrilha e desvio de verba pública.

Um dos votos foi dado pelo presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), que é o único congressista réu na Lava Jato. Cunha é acusado pela Procuradoria-Geral da República de corrupção e lavagem de dinheiro. O deputado é suspeito, por exemplo, de ter mantido contas não declaradas no exterior para receber propinas que chegariam a R$ 52 milhões, segundo os investigadores. Ele nega as denúncias.

Além de Cunha, 20 deputados também investigados por receber recursos desviados da Petrobras participaram da sessão de ontem. Nenhum deles, porém, ainda é réu. Da “bancada da Lava Jato”, só Aníbal Gomes (PMDB-CE), com problemas de saúde, não compareceu à sessão desse domingo. Entre eles, 15 votaram pela abertura de processo contra a presidente, quatro foram contra e um se absteve – Mário Negromonte Junior (PP-BA).

O total de parlamentares sob suspeita é muito maior, como mostra o último levantamento geral do Congresso em Foco, que inclui congressistas que respondem a inquérito (investigação preliminar) ou ação penal (processo). Até o fim de novembro, quase200 deputados e senadores, entre apoiadores e adversários de Dilma, eram investigados no Supremo.

O voto dos investigados na Operação Lava Jato:

Afonso Hamm (PP-RS) Impeachment – sim
Aguinaldo Ribeiro (PP-PB) Impeachment – sim
Arthur Lira (PP-AL) Impeachment – sim
Dilson Sperafico (PP-PR) Impeachment – sim
Eduardo da Fonte (PP-PE) Impeachment – sim
Eduardo Cunha (PMDB-RJ) Impeachment – sim
Jerônimo Goergen (PP-RS) Impeachment – sim
José Mentor (PT-SP) Impeachment – não
José Otávio Germano (PP-RS) Impeachment – sim
Lázaro Botelho (PP-TO) Impeachment – sim
Luiz Carlos Heinze (PP-RS) Impeachment – sim
Luiz Fernando Faria (PP-MG) Impeachment – sim
Mário Negromonte Junior (PP-BA) abstenção
Missionário José Olimpio (DEM-SP) Impeachment – sim
Nelson Meurer (PP-PR) Impeachment – sim
Renato Molling (PP-RS) Impeachment – sim
Roberto Balestra (PP-GO) Impeachment – sim
Roberto Britto (PP-BA) Impeachment – não
Simão Sessim (PP-RJ) Impeachment – sim
Vander Loubet (PT-MS) Impeachment – não
Waldir Maranhão (PP-MA) Impeachment – não

Blog do Roberto Moreira

Hilux e Renault vão dividir a frota da policia


Já estão nas ruas , 26 veículos modelo Renault Duster. Eles vão reforçar o policiamento preventivo nas ruas de Fortaleza. Segundo o governo, 200 carros serão adquiridos para integrar a frota e evitar crimes nos principais corredores da capital.

Agora, as Hilux e as  Duster vão dividir a frota de veículos da PM. A Duster custa a metade do preço. Não  se sabe ainda se o carro da Renault terá a mesma durabilidade e resistência.

Blog do Roberto Moreira

Camilo injeta mais dinheiro na saúde, Infraestrutura e Casa Civil


Art.1º – Fica aberto aos órgãos relacionados e na forma dos anexos II e III constantes do presente Decreto, crédito suplementar ao orçamento da Casa Civil, da Controladoria e Ouvidoria Geral do Estado, do Departamento Estadual de Rodovias, do Fundo Estadual de Saúde, do Instituto de Desenvolvimento Institucional das Cidades do Ceará, da Polícia Civil, da Procuradoria Geral da Justiça, da Secretaria das Cidades, da Secretaria do Desenvolvimento Agrário, da Secretaria da Infraestrutura, da Secretaria do Turismo e da Secretaria da Agricultura, Pesca e Aquicultura, da Fundação Núcleo de Tecnologia Industrial do Ceará e da Secretaria da Justiça e Cidadania no valor de R$125.451.140,69 (CENTO E VINTE E CINCO MILHÕES, QUATROCENTOS E CINQUENTA E UM MIL, CENTO E QUARENTA REAIS E SESSENTA E NOVE CENTAVOS) para reforço de dotações orçamentárias consignadas ao vigente orçamento.

1,00

Órgão Sigla Origem Aplicação

CASA CIVIL CASA CIVIL 0,00 30.000.000,00

CONTROLADORIA E OUVIDORIA GERAL DO ESTADO CGE 657.839,66

DEPARTAMENTO ESTADUAL DE RODOVIAS DER 0,00 50.000,00

ENCARGOS GERAIS DO ESTADO EGE 901.539,88 0,00

FUNDO ESTADUAL DE SAÚDE FUNDES 0,00 29.765.218,71

INSTITUTO DE DESENVOLVIMENTO INSTITUCIONAL DAS CIDADES DO CEARÁ IDECI 0,00 851.539,88

FUNDAÇÃO NÚCLEO DE TECNOLOGIA INDUSTRIAL DO CEARÁ NUTEC 1.419.451,37

POLÍCIA CIVIL PC 0,00 2.344.338,17

PROCURADORIA GERAL DA JUSTIÇA PGJ 1.000.000,00 1.000.000,00

SECRETARIA DAS CIDADES SCIDADES 0,00 5.316.252,64

SECRETARIA DO DESENVOLVIMENTO AGRÁRIO SDA 0,00 1.000.000,00

SECRETARIA DA PESCA E AQUICULTURA SEAPA 1.900.000,00

SECRETARIA DA INFRAESTRUTURA SEINFRA 0,00 38.000.000,00

SECRETARIA DA JUSTIÇA E CIDADANIA SEJUS 5.238.934,37 5.238.934,37

SECRETARIA DO TURISMO SETUR 7.907.565,89

SECRETARIA DOS RECURSOS HÍDRICOS SRH 1.900.000,00

Superávit do Exercício Anterior Fonte 10 – Fecop 44.765.218,71

Superávit do Exercício Anterior Fonte 00 – Tesouro 70.225.996,36

Superávit do Exercício Anterior Fonte 76 – Fit 1.419.451,37

TOTAL 125.451.140,69 125.451.140,69

Art.2º – Os recursos necessários à execução deste Decreto decorrem de anulações de dotações orçamentárias, na forma do anexo I conforme o art.43 da Lei Federal nº4.320/64 e de recursos do superávit do exercício anterior.

Art.3º – Este decreto entra em vigor na data da sua publicação.

Art.4º – Revogam-se as disposições em contrário.

PALÁCIO DA ABOLIÇÃO, DO GOVERNO DO ESTADO DO CEARÁ, em Fortaleza, 15 de abril de 2016.

Camilo Sobreira de Santana

GOVERNADOR DO ESTADO DO CEARÁ

Blog do Roberto Moreira

Moto 125 FAN roubada é encontrada abandonada em Russas


Nesta quinta-feira, dia 21, por volta das 11h00min, no bairro Tabuleiro do Catavento, em um matagal, foi encontrada abandonada uma motocicleta Honda/CG 125 Fan, de cor preta, de placa HYU 8833, que estava sem a roda traseira. O veículo apresenta queixa de Roubo/Furto, ocorrido no dia 13/03/2016, em Russas-CE, e foi levado à DRPC local para que sejam tomadas as medidas cabíveis.

Com Informações do 1ºBPM

Tiro acidental ceifa vida de adolescente de 17 anos em JaguaruanaCE.


Nesta quinta-feira, dia 21, por volta das 10h40min, deu entrada no Hospital local, um adolescente de 17 anos, natural de Jaguaruana-CE, atingido por um disparo de arma de fogo no olho esquerdo, que pouco tempo depois veio a óbito. Segundo informações de familiares repassadas à polícia, o menor manuseava uma espingarda de fabricação artesanal, tipo socadeira, que teria disparado acidentalmente. O caso está sob investigação.

Com Informações do 1ºBPM

Distrito policial é atacado com tiros na noite desta quinta-feira


O 8º Distrito Policial, no bairro José Walter, foi atacado com tiros na noite desta quinta-feira, 21, em Fortaleza. Quatro homens efetuaram disparos contra o prédio e fugiram em um Fiat Vivace, conforme informações da Coordenadoria Integrada de Operações de Segurança (Ciops).

Segundo informações do subtenente Robson, o ataque foi registrado às 22h40min. Ninguém ficou ferido e, no momento da abordagem, apenas um policial estava no local com os presos.

O número de disparos, bem como o calibre das armas, não foi informado. “A ocorrência está em andamento, e o caso está sendo investigado. A Perícia também foi acionada”, completa Robson. 

Tentamos entrar em contato com o comandante da Área Integrada de Segurança 5 (AIS 5), da qual o 8º DP faz parte, mas as ligações ainda não foram atendidas. 

Ataques e ameaças

Com essa ação, sobe para 15 o número de ataques registrados desde o último dia 5 de abril, quando um carro com 14 kg de explosivos foi abandonado ao lado da Assembleia Legislativa, no bairro Dionísio Torres. Na última quarta-feira, 20, uma denúncia anônima alertou para uma ameaça de bomba no prédio do Fórum Clóvis Beviláqua. A Polícia Militar realizou a verificação da área interna e externa do local, mas nada foi encontrado.

Antes dessa ameaça, motocicletas foram incendiadas na Delegacia de Itapajé e uma cabine da PM, no Centro de Fortaleza, sofreu tentativa de incêndio. Segundo a Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), o ataque à delegacia foi motivado pela prisão de um policial militar e a ação na Praça da Estação teria sido praticada por um morador de rua.

Uma das motivações apuradas pela Polícia Civil para as demais ações seria a reação ao projeto de bloqueio de celulares nos presídios, apresentado pelo governador Camilo Santana (PT) e aprovado pela Assembleia no dia 11 de março. Com a lei, as operadoras são chamadas a assumir a responsabilidade pelo bloqueio do sinal.


O POVO Online

Instituída gratificação para PMs e bombeiros


A segurança pública do Ceará ganhou reforço, ontem. O Plenário da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará aprovou mensagens enviadas pelo governador Camilo Santana em duas áreas; uma abre vagas para concurso para a Polícia Militar e outras duas aumentam o valor pago para as horas extras de policiais civis e militares e bombeiros militares. Agora, os documentos seguem para sanção do Executivo.

Já as mensagens que reeditam a lei da indenização, no caso da Polícia Militar e Bombeiros, e de gratificações, para a Polícia Civil, preveem o reforço extraordinário do serviço operacional das forças. As mensagens além de trazerem a atualização dos valores, permitirão aos municípios que tiverem interesse, por meio de convênios, subsidiar os valores a serem destinados à indenização prevista nos textos. A remuneração é para os servidores que se voluntariarem a trabalhar e serve como acréscimo aos rendimentos dos policiais, resguardando o período mínimo de descanso dos profissionais.

Concurso

A mensagem que prevê novo concurso para a Polícia Militar cria 4.200 novas vagas de soldado para a corporação até o fim de 2018. “Esse é um importante reforço no combate ao crime no Ceará. Juntos venceremos esse desafio”, destaca Camilo.

O Povo Online