-->

terça-feira, 12 de abril de 2016

Trio incendeia ônibus em Pacatuba e motorista fica com 70% do corpo queimado


Três homens entraram em um coletivo em Santa Marta, Vila das Flores, Pacatuba (Região Metropolitana de Fortaleza), que fazia a rota Santo Antônio do Pitaguary, na noite desta terça-feira, 12, e atearam fogo no veículo com o motorista dentro.

Conforme o comandante do 14º Batalhão da Polícia Militar, (Maracanaú), tenente-coronel Océlio Alves, a viatura do Ronda do Quarteirão 1182 esteve no hospital de Maracanaú e conversou com a vítima.

O funcionário apresentava queimaduras de terceiro grau e disse aos policiais que parou para pegar passageiros, quando aproximadamente três pessoas entraram e ordenaram que os passageiros descessem do coletivo.

O trio disse que o motorista desligasse as câmeras, mas ele informou que não teria como fazer isso, pois o desligamento é feito somente com a central. Então, os homens atearam fogo com o o funcionário dentro.

A vítima Bosco Moreira Júnior, de 39 anos,  foi socorrida e encaminhada ao hospital de Maracanaú mas, devido a gravidade dos ferimentos, foi transferido ao Instituto Doutor José Frota (IJF), Centro. Ele estaria com 70% do corpo queimado.


O veículo incendiado é da empresa Via Metro e a Polícia informou que o DVD que continha as imagens do circuito de segurança estava completamente destruído. No entanto, o comandante do 14º BTL detalhou que um dos suspeitos foi identificado e que segue, com as equipes, no intuito de encontrá-lo.

O Povo Online

Pesquisadores testam remédios contra vírus da zika

A pesquisa foi iniciada em fevereiro

Nesta segunda-feira, 11, pesquisadores da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), da Unicamp e do Instituto D'Or apresentaram detalhes da pesquisa realizada em conjunto sobre a correlação entre o vírus da zika e a microcefalia. Segundo os pesquisadores, medicamentos que podem proteger os tecidos neurais de fetos expostos ao vírus já estão sendo testados.

A pesquisa foi iniciada em fevereiro. Durante o período de 6 de fevereiro a 2 de março, os cientistas se revezaram 24 horas por dia, em dois turnos de 12 horas cada, em dois laboratórios, no Instituto D'Or e na UFRJ.

"Estamos trabalhando com medicamentos que são usados para outras situações e que podem ser usados em mulheres grávidas. O teste de novos medicamentos é mais demorado e levaria mais tempo, exigindo um processo de aprovação da Anvisa e outras burocracias necessárias para a liberação do remédio", disse o neurocientista Stevens Rehen, do Instituto D'Or e da UFRJ, em entrevista ao G1.
Rehen afirma que dez remédios já foram testados, e um deles apresenta resultados promissores.

O estudo mostrou que o vírus é capaz de atacar células cerebrais humanas e diminuir em 40% o desenvolvimento cerebral. Os pesquisadores concluíram que, em apenas seis dias, o vírus da zika já está matando principalmente as células tronco neurais, as mais afetadas, por meio de um receptor chamado AXL.


O POVO Online

Polícia Federal cumpre a 28ª fase da Lava Jato

A ação acontece em São Paulo, Rio de Janeiro e no Distrito Federal

Na madrugada desta terça-feira, 12, a Polícia Federal inicou a 28ª fase da Operação Lava Jato. A ação nomeada Vitória de Pirro acontece nas cidades de São Paulo, Rio de Janeiro, Taguatinga e no Distrito Federal.

Cem policiais federais cumprem 21 mandados judiciais: dois de prisão temporária, um de prisão preventiva, 14 de busca e apreensão e quatro de condução coercitiva (quando a pessoa é obrigada a prestar depoimento).

O ex-senador Gim Argello é alvo de um mandado de prisão e sua casa de um mandado de buscas.

Nessa fase, os crimes investigados são concussão, corrupção ativa, associação criminosa e lavagem de dinheiro.

Segundo a PF, as investigações apuram a existência de indícios concretos de que destacado integrante da Comissão Parlamentar de Inquérito instaurada no Senado Federal e também da Comissão Parlamentar Mista de Inquérito instaurada no Congresso Nacional, ambas com o objetivo de apurar irregularidades no âmbito da Petrobras S/A no ano de 2014, teria atuado de forma incisiva no sentido de evitar a convocação de empreiteiros para prestarem depoimento, mediante a cobrança de pagamentos indevidos travestidos de doações eleitorais oficiais em favor dos partidos de sua base de sustentação.

Os presos serão encaminhados para a Superintendência da Polícia Federal em Curitiba/PR enquanto aqueles conduzidos para depoimentos serão ouvidos nas respectivas cidades onde forem localizados.

O nome da operação

"Remete a expressão histórica que representa  uma vitória obtida mediante alto custo, popularmente adotada para vitórias consideradas inúteis. Em que pese a atuação criminosa dos investigados no sentido de impedir o sucesso da apuração dos fatos na CPI/Senado e CPMI/Congresso Nacional, tal fato se mostrou inútil frente aos resultados das investigações realizadas no âmbito da denominada Operação Lava Jato", explica a PF sobre a escolha do nome ‘Vitória de Pirro’.

27º fase 

Na última fase, a Operação Carbono 14, na sexta-feira, 1, a Lava Jato prendeu o empresário Ronan Maria Pinto, de Santo André (SP) e o ex-secretário-geral do PT Silvio Pereira. O ex-tesoureiro do partido Delúbio Soares e o jornalista Breno Altman foram conduzidos coercitivamente - quando o investigado é levado para depor e liberado.


Agência Estado

Mulher é assaltada por indivíduo armado de espingarda em Russas


Nesta segunda, dia 11, por volta das 20h00min, na localidade de Ingá, Russas-CE, foi vitima de roubo uma mulher de 33 anos, quando foi surpreendia por um individuo numa moto de cor escura, armado com uma espingarda, que levou um aparelho celular Motorola Moto G 3ª geração. PM’s compareceram no local e passaram a diligenciar, contudo sem exito.

Com Informações do 1ºBPM

Posto de Combustíveis é assaltado em Russas


Nesta segunda, dia 11, por volta das 19h00min, na localidade de Pedras, Russas-CE, mais precisamente no Posto de combustíveis Ideal, foram vitimas de roubo dois frentistas, os quais foram rendidos por dois indivíduos numa moto Honda Bros de cor vermelha, sendo o garupeiro armado, que levaram uma quantia em dinheiro não informada. PM’s do destacamento de Palhano-CE, compareceram no local e passaram a diligenciar, contudo sem exito. 

Com Informações do 1ºBPM

Dupla é detida em posse de simulacro de arma de fogo, e conduzindo veículo irregular, em Russas


Nesta segunda, dia 11, por volta das 10h00min, em decorrência de rondas ostensivas na zona rural, na localidade de Bom Sucesso, Russas-CE, dois indivíduos ao avistarem a viatura tentaram se evadir, contudo foram localizados na cerâmica abandonada do Caria, um jovem de 19 anos, este que estava de posse de um simulacro de arma de fogo; e um homem de 28 anos. estes que trafegavam na moto Honda CG 150 de cor preta, ano 2009, chassis 9C2KC1550AR035414, de placa NQV-3750, de propriedade de uma mulher, a qual estava com a placa alterada, sendo que no momento da abordagem a placa estava como NOV-3750. Os PM’s conduziram os acusados e o veículo à DRPC, onde foi realizado apenas um Boletim de Ocorrência e os indivíduos foram liberados em seguida, enquanto a moto foi conduzida ao pátio interno do 1º BPM, onde posteriormente será recambiada ao Detran.

Com Informações do1ºBPM

Criminosos sitiam Independência (CE) e atacam dois bancos no município


Cerca de 15 a 20 homens portando armas longas sitiaram a cidade de Independência, no interior do Ceará, e assaltaram duas agências bancárias do município: Banco do Brasil e Bradesco, por volta das 17h30min desta segunda-feira, 11. O grupo fugiu levando reféns.

Segundo a Polícia Militar (PM), a maioria das armas com os criminosos é fuzil. Eles também portavam pistolas e espingardas calibre 12. Pelo menos seis carros foram utilizados pelo grupo: duas L200, dois Gol, um Strada e um Uno.

Um comerciante, que preferiu não ser identificado, disse que ouviu vários tiros durante a ação dos assaltantes. "Começou antes de 18h e acalmou por volta das 19h. Tinha reféns nos carros. Foram muitos tiros", comentou.

Conforme a PM do município, uma equipe do Grupo de Ações Táticas Especiais (Gate) se encaminhou para a cidade para desarmar artefatos explosivos deixados pelo grupo criminoso em um cofre de um dos bancos.

O POVO Online

Comissão do Impeachment aprova parecer pelo afastamento de Dilma


A Comissão Especial do Impeachment da Câmara dos Deputados aprovou na noite desta segunda-feira, 11, o parecer do relator Jovair Arantes (PTB-GO) pela admissibilidade da abertura do processo de afastamento da presidenta Dilma Rousseff. Foram 38 votos a favor e 27 contrários.

O parecer aprovado será encaminhado ao plenário da Câmara, onde será lido na sessão imediatamente após a votação. A leitura do relatório deve ocorrer nesta terça-feira (12) em sessão ordinária da Casa. Posteriormente, a peça será publicada no Diário Oficial da Câmaraveiculado na próxima quarta-feira (13).

Após a publicação, 48 horas depois, o parecer entrará na pauta de votações da Câmara, como primeiro item a ser discutido e votado. A previsão, até o momento, é que a discussão seja iniciada na próxima sexta-feira (15). A votação em si deve ocorrer no próximo domingo (17).

Para ser aprovado, serão necessários os votos de dois terços dos deputados, ou seja, 342, dos 513 parlamentares. Se aprovado, o parecer será encaminhado ao Senado, que analisará a admissibilidade do processo em sessão plenária. Se o relatório não obtiver os 342 votos  na Câmara, a denúncia será arquivada.

Agência Brasil

Governo do Estado e Prefeitura de Fortaleza autorizam início das obras de ampliação do IJF


O governador Camilo Santana e o prefeito Roberto Cláudio assinam, nesta terça-feira (12), às 9 horas, a ordem de serviço para início das obras do IJF 2, com a construção do prédio anexo ao Instituto Doutor José Frota (IJF), em mais uma edição da Agenda Fortaleza. A intervenção, que também conta com a parceria do Governo Federal, vai permitir a ampliação da capacidade de atendimento da principal unidade municipal de saúde de nível terciário, que passará a contar com 664 leitos, além de novas salas cirúrgicas e central de exames especializados.

Com o IJF2, a unidade será ampliada em 13.237m² de área construída, sendo o novo prédio interligado ao atual por meio de passarelas, conectando as áreas cirúrgicas e de UTI. O projeto prevê a construção de um prédio com cinco pavimentos dotado de duas guaritas, estacionamentos, área de convivência, enfermarias, UTIs, Centros Cirúrgicos e salas de recuperação pós-anestésica. A estrutura também permitirá a instalação dos novos serviços de Ressonância Magnética e Hemodinâmica, hoje inexistentes no IJF e de grande importância para o tratamento de vítimas de traumas graves.

A obra do IJF2 custará R$ 74,6 milhões. Deste valor, R$ 42 milhões serão destinados para a construção do novo prédio e o restante do montante para aquisição de mobiliário, compra de equipamentos e reforma do prédio do IJF já existente. Os recursos são oriundos do Governo Federal, Governo do Estado e Prefeitura de Fortaleza.

A Autarquia Municipal de Trânsito e Cidadania (AMC) vai detalhar as mudanças no tráfego de veículos naquela área da cidade, que já passam a valer a partir de 20 horas desta segunda-feira (11). A intervenção contará com o suporte operacional dos agentes do órgão que irão controlar a circulação e farão o trabalho de orientação aos condutores.

Ceará Agora

Homem tenta evitar assalto e é morto com tiro na cabeça

Arma apreendida estava com a vítima, que possui o registro

Felipe Araújo Machado, de 28 anos, foi morto a tiros ao tentar intervir em um assalto, por volta das 16h30min desta segunda-feira, 11, na avenida Mister Hull, no bairro Tabapuá, em Caucaia. A vítima tem registro de arma de fogo e portava uma pistola 9 mm no momento da ocorrência.

Um cabo da Polícia Militar (PM) era assaltado na via por um homem, quando Felipe  abandonou o carro em que estava, um modelo da Mercedes-Benz, e tentou impedir a ação criminosa. Um segundo assaltante veio por trás de Felipe e efetuou um disparo contra ele, de acordo com o coordenador operacional da Área Integrada de Segurança (AIS) 7, coronel Jander Bernardo, do 12º Batalhão da Polícia Militar (BPM).

Felipe Araújo morreu no local com um tiro na cabeça. Os criminosos fugiram levando a motocicleta do cabo da PM. 

Segundo informações da PM, um carro modelo Parati dava apoio à ação criminosa. A placa do veículo não foi anotada.


A pistola 9 mm, de Felipe, estava no local, junto ao corpo da vítima, e foi apreendida pela Polícia. A PM está realizando buscas para encontrar os suspeitos do crime.

O Povo Online