-->

quinta-feira, 21 de janeiro de 2016

Rampa de prédio em faculdade na Capital desaba

Parte de uma rampa do Campus Via Corpvs da Faculdade Integrada do Ceará (FIC), no bairro Guararapes, cedeu no início da manhã desta quinta-feira (21). De acordo com nota enviada pela assessoria de comunicação da instituição de ensino, a rampa fica no pavimento superior do Bloco E da unidade.  Não houve feridos no local.

A assessoria informou ainda que engenheiros já estão no local para avaliar o que ocasionou o desabamento da rampa.

De acordo com a nota, a instituição informará as causas do acidente logo que as autoridades competentes emitirem um laudo.

Maior chuva do ano na Capital gera alagamentos e abre buracos

Chove com intensidade em 138 municípios do Ceará

A chuva de 95 mm foi a maior do ano, até o momento, na Capital, segundo a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme).

Blog do Tom Gurgel

Ceará vence o Flamengo nos pênaltis e conquista a Taça Asa Branca


Era para ser um amistoso de luxo entre duas equipes em ritmo de preparação para o Estadual. Mas em campo, Ceará e Flamengo deixaram o caráter festivo da partida de lado e fizeram uma partida digna de decisão, em que a disposição driblou a falta de ritmo tradicional de início de temporada. Diante um Castelão dividido meio a meio entre alvinegros e rubro-negros, os dois times protagonizaram um duelo intenso, que terminou empatado em 3x3 no tempo normal. Como estava em jogo a Taça Asa Branca, a definição do campeão veio nas cobranças de pênalti. Os jogadores do Vovô capricharam nas cobranças e venceram a disputa por 4x3, largando de forma triunfal em 2016 e colocando mais um troféu na galeria de Porangabuçu.  

Para o Ceará, a partida serviu para o técnico Lisca fazer os últimos testes na equipe que estreia domingo no Campeonato Cearense, contra o Tiradentes, no PV. Foi também a oportunidade de ver em campo várias caras novas, como Richardson, Serginho e Guilherme Biteco. Além de velhas figuras conhecidas do torcedor, como os atacantes Bill e Siloé. E a dupla mostrou serviço logo no primeiro jogo do ano. 

Em primeiro tempo de pouca inspiração, o Vovô mostrou melhor movimentação em campo e abriu o placar com Siloé, aos 25 minutos, chutando forte dentro da área. Ele ainda teve chance de ampliar no primeiro tempo, mas a finalização parou nas mãos de Paulo Victor.  

As emoções ficaram reservadas para o 2º tempo. No intervalo, Lisca decidiu efetuar as 11 substituições que tinha direito, mudando todas as peças da equipe que iniciou o jogo. O Fla também reiniciou a etapa final bem modificado, com sete alterações. 

Mais ligado na partida, o Vovô manteve o gás e ampliou o placar logo aos três minutos, com Bill. A desvantagem de 2x0 deu uma chacoalhada no Fla, que cresceu na partida e diminui o placar com Sheik. A pressão continuou. E resultou no empate, que saiu com um gol contra de Salazar, pressionado por Sheik. No embalo da torcida, o rubro-negro não mediu forças para buscar a virada, que veio em gol marcado por Marcelo Cirino, aos 41 minutos do 2º tempo. Não deu nem para comemorar. Na sequência, o Vovô voltou a igualar o marcador, com o estreante Serginho, em chute colocado.

Na disputa dos pênaltis, os Alvinegros converteram as quatro cobranças que fizeram. O Fla falhou nos chutes de Wallace e Guerrero. Senha para a festa alvinegra, taça garantida e sorriso no rosto na volta para casa.

O Povo Online

Homem acusado de matar modelo Johnny tem prisão preventiva decretada

Na tarde desta quinta-feira, 21, foi decretada a prisão preventiva do agente penitenciário Renílson Garcia, acusado do assassinato do modelo Johnny Moura em uma festa realizada no bairro Dunas, no dia 27 de dezembro de 2015. A decisão foi tomada pela juíza Adriana da Cruz Dantas, responsável pela Vara Única Privativa de Audiências de Custódia de Fortaleza.

A audiência de custódia, dessa forma, serviu para determinar que Renílson Garcia segue detido. O agente penitencário responde por homícidio duplamente qualificado (por motivo fútil e utilizando recursos que impossibilitaram a defesa da vítima).

Por ser agente penitenciário, Renílson não pode ficar junto a presos comuns e já era mantido sob custódia no Hospital e Sanatório Penal Professor Otávio Lobo (HSPOL). 

Pesou para decisão da juíza o fato do homicídio de Johnny ter ocorrido em via pública, em horário com grande circulação de pessoas e o disparo de arma de fogo ter sido efetuado contra a cabeça da vítima.

“Tais circunstâncias demonstram a gravidade, a ousadia e o sentimento de desprezo do representado pela vida humana, além do destemor às leis do Estado, mormente tratando-se de um agente penitenciário, e às regras de convivência social, evidenciando ser necessária a decretação da sua prisão para a garantia da ordem pública”, concluiu a magistrada.

De acordo com o inquérito policial, Renílson teria olhado para a namorada de Johnny, o que gerou uma briga entre o agente penitenciário e o modelo, que desferiu um soco na boca de Renílson. 

Após a briga, no final da festa, Renílson esperou a saída de Johnny do buffet. O modelo estava no banco do passageiro do carro da namorada quando foi atingido por um disparo na cabeça. Renílson foi preso no dia 29 de dezembro, dois dias após a morte de Johnny.

O Povo Online

Em apenas 20 dias de 2016, 241 pessoas foram assassinadas no Ceará

O ano de 2016 começa de forma violenta no estado do Ceará, assim como aconteceu durante todo o ano passado, quando foram registrados mais de 4 mil homicídios. Em apenas 20 dias de janeiro, as autoridades contabilizaram, nada menos, que 241 assassinatos. A maioria dos casos ocorreu na Capital, com 98 registros.

Logo em seguida, aparece o Interior, com 92 assassinatos. Já a Região Metropolitana  de Fortaleza (RMF), foi palco de 51 homicídios, latrocínio ou lesões corporais seguidas de morte. Neste mesmo  período, ocorreram 10 casos de latrocínios (roubos seguidos de morte) em todo o Estado.

Entre as 241 vítimas dos assassinatos nos primeiros 20 dias de janeiro/2016 aparecem 14 mulheres, 17 adolescentes, dois policiais militares e, ainda, uma criança de apenas 7 anos de idade, morta a golpes de foice na cidade de Trairi, no Litoral Oeste (a 130Km da Capital).

Em 20 dias foram, ainda, registrados no Ceará seis casos de duplos homicídios, sendo um caso em Fortaleza (no bairro Dias Macedo), e outros cinco no Interior, nos seguintes Municípios:  Banabuiú, Jijoca de Jericoacoara, Morada Nova, Camocim e Tabuleiro do Norte. Um triplo homicídio aconteceu no Município de Redenção.

Veja agora alguns destaques da violência em apenas 20 dias de 2016 no Ceará:

MULHERES ASSASSINADAS

Talita da Silva Pontes (em Maracanaú), Débora Sousa Dias (no bairro Tancredo Neves, em Fortaleza),Evânia Facundo de Sousa (Aracati), Amanda Bezerra dos Santos (Parque Santa-Fé, em Messejana, Capital), Benilda Ferreira da Silva (Sobral), Aline da Silva Oliveira (Ibiapina), Luciana Matos da Silva (Pacajus), Viviane da Silva (Iguatu), Deusiane da Silva Santos (Tabuleiro do Norte), Maria Célia Gonçalves da Silva (Centro, Capital), Maria Vilanir Pinto do Nascimento (Aracoiaba), Karliane Alves dos Santos (Maracanaú), Antônia Maria Bernardes Rodrigues (Quixadá) e uma vítima não identificada (bairro Mondubim, Capital).

VÍTIMAS DE LATROCÍNIO

Jubiabá Lavor do Nascimento, servidor municipal (Bairro Jardim América, em Fortaleza); Aírton Araújo, estudante (Praia da Lagoinha, em Paraipaba); José Marcondes Rodrigues, empresário e político (Praia da Almofala, em Itarema); José Lopes da Silva, comerciante (bairro Parque Tijuca, em Maracanaú); Hudson Danilo de Oliveira, policial militar (em Jaguaretama); Manoel Bilton Cavalcante, comerciante (em Iguatu); Nathan Furtado Ponte (comerciante (no Conjunto Palmeiras, em Fortaleza); José Moreira Gomes, estudante (no Crato); Sebastião Pereira da Silva, comerciante (em Barreira); e Antônio Marcos Teixeira da Silva, comerciário (em Tianguá).

POLICIAIS ASSASSINADOS

Hudson Danilo de Oliveira (policial militar, soldado do Destacamento da PM de Jaguaretama), morto por assaltantes durante um cerco policial na zona rural daquele Município;  e Benedito Gomes Assunção (subtenente da PM da 5ª Companhia do 2º BPM/Crato),  morto durante uma briga de trânsito na cidade de Juazeiro do Norte.

ADOLESCENTES ASSASSINADOS

Matheus da Silva Lopes, 16 anos (Bairro Dom Lustosa/Capital); José André de Sousa Silva, 14 anos (Vicente Pinzón/Capital); Diego Gomes da Silva, 16 anos (Aquiraz); Débora Sousa Dias, 13 anos (Tancredo Neves/Capital); Amanda Bezerra dos Santos, 15 anos (Bairro Santa-Fé, em Messejana/Capital); Pedro Henrique Ribeiro da Silva, 17 anos (Prainha/Aquiraz); Ivangledson Lopes Ferreira da Costa, 15 anos (Passaré/Capital); José Ivan da Silva, 17 anos (Maracanaú); Francisco Adriano Freitas Albuquerque do Nascimento, 16 anos (Dias Macedo/Capital); Karliane Alves dos Santos, 17 anos (Maracanaú); Aline da Silva Oliveira, 17 anos (Ibiapina); Álvaro Sousa Ximenes, 15 anos (Camocim); além de outras seis vítimas não identificadas mortas em Fortaleza (nos bairros Quintino Cunha e Dom Lustosa), uma em Maracanaú, Morada Nova, Quixeré, Crato. 

Blog do Fernando Ribeiro

Fortaleza amanhece com ruas alagadas em chuva registrada em mais de 100 municípios cearenses

O dia começou banhado por fortes chuvas em todo o estado do Ceará. Em Fortaleza, várias ruas ficaram alagadas, dificultando a travessia de pedestres e veículos. A Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) registrou chuvas em 101 municípios cearenses.

As maiores precipitações, de acordo com os dados – atualizados no decorrer do dia – ocorreram em Trairi, com 150.0 mm; Crateús, com 133.0 mm; Amontada, com 115.0 mm; Arneiroz , com 112.3 mm; Ipaporanga, com 110.0 mm; Senador Sá, com 110.0 mm; Camocim, com 106.0 mm, Quiterianópolis, com 100.5 mm; Granja, com 93.0 mm e Maranguape, com 87.8 mm, na manhã desta quinta-feira (21).

A previsão para o restante do dia é de nebulosidade variável com chuva em todas as regiões cearenses. Conforme a imagem do satélite METEOSAT-10, essa nebulosidade está associada à atuação de um Vórtice Ciclônico de Altos Níveis (VCAN – sistema de circulação horária a aproximadamente 12 km de altura) que está próximo à região Nordeste do Brasil, padrão observado nos últimos dias.

Tribuna do Ceará

Lesão corporal a bala em Limoeiro do Norte

Nesta Quarta-Feira(20), por volta das 21h00min, na Rua José Ferreira Sombra, foi vitima de lesão a bala, a pessoa de WESLEY ANDERSON ALENCAR DE ARAÚJO, 22 anos, natural de Limoeiro do norte-CE, desocupado, residente na Vila Tetéu, bairro Bom fim, em Limoeiro do Norte-CE. Segundo o mesmo, transitava em uma moto, quando foi alcançado por dois indivíduos, que estavam em outra moto, de características não informadas, os quais passaram a persegui-lo, efetuar disparos em sua direção, vindos a ser atingido com um disparo, na altura do ombro esquerdo. Sem maiores gravidades. Pois ele mesmo dirigiu-se ao hospital regional desta urbe, onde foi avaliado e em seguida liberado. Há vitima citada, não soube ou não quis informar o que havia motivado esse fato. Porem segundo informações de populares, que ligaram através do fone 190, de forma anônima, após o ocorrido, informando, que o mesmo tem envolvimento com drogas. Após tomar conhecimento do fato, as equipes da PM e do RAIO se encontram diligenciando com intuito de colher informações, que possam ajudar a identificar, esses indivíduo. Porém até o momento, não lograram êxito.

Com Informações do 1ºBPM

Mulher tenta entrar em cadeia pública de Russas com celular nas partes íntimas

Imagem meramente ilustrativa
Nesta Quarta(20), por volta das 08h20min, na cadeia pública de Russas, foi feito uma vistoria através de um detector de metal na visitante de nome  MARIA DAS GRAÇAS DE OLIVEIRA DE LIMA, de 47 anos, natural de Jaguaruana, residente na rua José Pereira da Silva, centro de Jaguaruana,  e foi constatado que  a qual  estava com um aparelho celular de marca Nokia, de cor preta em suas partes intimas, onde a mesma foi levada para  banheiro daquela cadeia  e retirou o aparelho de suas partes e entregou agente penitenciaria. De imediato os PM's compareceram ao local, constataram o fato em seguida a qual foi conduzida para ser feito os devidos procedimentos cabíveis. Foi informado que a mesma iria visitar seu marido, o detento de nome FRANCISCO ROBÉRIO MARQUES DA SILVA, o qual se encontra preso naquela cadeia.

Com Informações do 1ºBPM 

Prisão por tráfico de drogas em Russas

Nesta Quarta(20), por volta das 09h45min, na rua Joaquim Ramalho Perdigão, próximo a Trav. 25 de agosto, no centro de Russas, o FTA, abordou a pessoa de ALDEMAR PINHEIRO OLIVEIRA, 25 anos, residente no local acima citado, natural de Fortaleza, onde o qual permitiu que a guarnição entrasse em sua residência, quando foi feito uma verificação, foi encontrado (14 tabletes de maconha, no ponto de venda pesando equivalente 12  gramas), e  mais uma porção maior de maconha, pesando 6,1 gramas, se somando  no total da droga achada, 18,1 gramas de maconha, e mais uma quantia de  dez reais e quarenta e cinco centavos em espécie(R$ 10,45) todo em moedas pra passar o troco da venda da droga, caracterizando assim, o tráfico de tóxico de entorpecentes, juntamente com dois punhais. Foi informado ainda que o acusado já responde ao art. 33 da lei 11.343/06, lei dos tóxicos.. Em seguida a guarnição de serviço prendeu o qual juntamente com todo o material encontrado, e conduziram para DPC de Russas, para ser feitos os devidos procedimentos cabíveis, onde o acusado foi autuado no Art. 33 da lei dos tóxicos, Inquérito nº541-23/16, ficando assim a disposição da justiça.

Com Informações do 1ºBPM

Moto é tomada de assalto mas pouco tempo depois é recuperada pela PM, em Russas


Nesta Quarta(20), por volta das 18h20min, na descida do Riacho Araibú, no bairro de Fátima, no centro de Russas/CE, dois elementos baixos, de cor morena, magros, armados de revólver, trafegando em uma moto de cor preta, de dados não anotados, tomaram de assalto uma moto Honda Bros 160, ano/mod 2015, de cor preta, de placa PMS - 7697, que era pilotada por RAIMUNDO GEOGENES SANTIAGO, 45 anos, casado, ceramista, residente na Rua nossa senhora, bairro de Fátima Russas, em seguida os quais tomaram rumo da localidade do sitio Ingá, zona rural De Russas/CE. De imediato a equipe do FTA compareceu ao local do fato ocorrido, no sentido de identificar e prender os elementos, que por volta das 19h35min recuperou a moto no Beco do Leleo após intensa troca de tiros com os meliantes.

Com Informações do 1ºBPM

Prisão por roubo de moto em Russas

Na tarde desta Quarta-feira(20), por volta das 16h30min, na Travessa Carlos pontes, bairro de Fátima, Centro de Russas, foi preso BRENNO CARVALHO MARQUES, 22 anos, solteiro, natural de Russas, auxiliar de serviços gerais, residente no endereço acima citado, por o mesmo ter sido acusado e reconhecido pela vitima de ter roubado uma moto Bros ano/mod 2011, de cor vermelha, de placa NVE-6870, na CE 356, próximo a borracharia do Zé Doido, zona rural de Russas, no horário das 20h20min da última terça-feira(19), que era conduzida por KARINE MAIA DE OLIVEIRA, 29 anos, natural de Russas, residente no Sitio Pepacunha, zona rural de Russas/CE, A PM juntamente com a FTA compareceram ao local, prenderam o acusado, em seguida o conduziram a DPC de Russas, onde foi autuado no art. 157 do CPB, ficando assim a disposição da justiça.

Com Informações do 1ºBPM

Recuperação de 3 motos roubadas após intensa troca de tiros entre PM e bandidos, em Russas

Na noite desta Quarta-feira(20), por volta das 19h35min, no Beco do Leleo, foram recuperadas 03 motocicletas que haviam sido roubadas minutos anteriores. Na ocasião, policiais militares foram acionados em virtude de alguns indivíduos terem praticado 3 roubos em série, estando os indivíduos a caminho do Beco do Leleo em sentido ao Poço redondo. Uma viatura do Ronda do Quarteirão seguiu para o local informado à procura dos indivíduos, quando em dado momento avistou dois homens em uma das motos roubadas, momento em que tentaram fazer a abordagem, contudo os indivíduos passaram a efetuar vários disparos em direção aos policiais, ocasionado assim uma intensa troca de tiros. Após alguns minutos e contando com o apoio do FTA e viaturas do COTAR, foram recuperadas as 3 motos: 1ª- Honda Bros, de cor preta e placa PMS-7697; 2ª- Honda 125, de cor preta e placa PMZ-9069; Honda Bros, de cor vermelha e placa: NQV-3760, as quais encontram-se no pátio do Quartel do 1º BPM para os devidos procedimentos. 

Foi relatado, ainda, que os indivíduos conseguiram fugir, porém, diligências continuam em busca de capturar os autores do delito.

Com Informações do 1ºBPM

Projetos de energia solar no CE somam 270 MW


A cadeia produtiva relacionada à geração de energia solar vem ganhando cada vez mais espaço no Ceará. Embora os números ainda sejam pequenos se comparados aos do setor eólico, a expectativa é de que o Estado, pioneiro nacional neste tipo de geração, receba já nos próximos anos tanto usinas solares quanto empresas produtoras de painéis e peças para o segmento e chegue a um aumento de 270 megawatts (MW) em potência instalada da geração solar.

"É um dos negócios mais promissores para o Estado. Estudos comprovam que, no Ceará, temos o melhor índice solar do Brasil e do mundo, sendo verificado que é maior ainda no Sertão do Estado, onde dispomos também de terras mais baratas para oferecer, diminuindo, assim, o custo de produção", avalia o presidente da Agência de Desenvolvimento do Ceará (Adece), Ferruccio Feitosa.

Atualmente, a geração de energia solar representa apenas 0,03% do total produzido no Estado, referente ao único empreendimento em operação, em Tauá, com potência de 1MW, enquanto as eólicas respondem por 38,9% e as térmicas por 60,7%, conforme dados da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). Por isso, investidores e representantes do setor de energia renovável apostam no potencial da geração solar.

Novos projetos

Conforme antecipou o Diário do Nordeste em agosto de 2015, até o final de março, o Grupo Telles deverá concluir a primeira etapa de seu parque de energia solar, em Pindoretama, com a entrega de 1MW de potência, e, até outubro, está prevista a entrega de outros 2MW. O empreendimento orçado em R$ 20 milhões deve atender a demanda de uma unidade de produção de embalagens de papelão do próprio grupo. Mas a empresa diz que pretende expandir o parque para 5MW - cota limite da Aneel.


Para os próximos anos, estão previstas mais duas novas usinas, com construção não iniciada e de potência outorgada de 30MW, cada, nos municípios de Banabuiú e Massapê, ambas da empresa Fotowatio do Brasil Projetos de Energias Renováveis, segundo a Aneel. No último leilão de energia, o Ceará foi contemplado com 120MW, referentes a quatro usinas (com 30MW, cada) em Quixeré, e para 2018 está prevista ainda a entrega de uma usina da Soliker Brasil, com 90MW de potência, em Aquiraz, fruto de um investimento em torno de R$ 450 milhões. Juntos, os novos projetos deverão adicionar uma potência de 270MW, quando foram efetivados. "O que ocorre hoje é que, com a tendência de queda de custos para as usinas fotovoltaicas, o governo brasileiro passou, desde o ano passado, a promover leilões específicos para a geração de energia solar", diz Jurandir Picanço, presidente da Câmara Setorial de Energias Renováveis. No País, hoje, são 33 empreendimentos em operação, com potência de 21,3MW, e 40 empreendimentos já contratados, com construção não iniciada, e potência outorgada total de 1.142MW.

Usina em Aquiraz

Inicialmente prevista para ser instalada em Tocantins, a usina solar da Soliker Brasil deve vir para o Ceará, após a desaprovação dos projetos que iriam aquele estado. "Optamos pelo Ceará porque fomos em busca das melhores linhas de acesso e tivemos uma boa resposta do Governo do Estado, que se mostrou bem preparado para receber essa indústria", disse Gabriela Corte, presidente da Soliker Brasil.

Além da usina, cujas obras devem ter início no segundo semestre, a empresa ainda estuda a implantação de uma unidade de produção de módulos solares no Estado. "A nossa ideia é trazer a produção para o Ceará, porque nós acreditamos que o estado será um grande consumidor das nossas placas, com uma grande demanda nos próximos anos", diz. A instalação da fábrica, segundo ela, depende, dentre outros fatores, de detalhes relativos à operação logística.

Geração distribuída

Juntamente com as grandes usinas, a geração de energia solar realizada pelos próprios consumidores também se apresenta como um segmento promissor para o setor. "Há uma expectativa de que esse mercado que está nascendo tenha um crescimento muito expressivo", diz Picanço.

Diferente da microgeração de energia eólica, que depende de locais adequados, para ter viabilidade, a microgeração de energia solar pode ser feita de forma eficiente em praticamente qualquer local, mesmo em áreas urbanas. Ferruccio Feitosa destaca a microgeração distribuída como um grande negócio para o Nordeste mas, principalmente para o Ceará.

"Com boas condições de preços e de financiamentos de placas solares destinadas à microgeração distribuída, é possível desenvolver esse mercado de pequenos produzindo energia e se beneficiando disso. O excedente da produção iria para a indústria", sugere.

Diário do Nordeste