-->

sexta-feira, 18 de dezembro de 2015

Nelson Barbosa vai substituir Joaquim Levy no Ministério da Fazenda



O economista Nelson Barbosa, atual ministro do Planejamento, deverá substituir Joaquim Levy no Ministério da Fazenda. O anúncio deverá ser feito nesta sexta-feira, 18, no Palácio do Planalto. A Presidência da República estaria preparando uma nota para divulgar à imprensa.

Os rumores sobre a saída de Levy do governo de Dilma Rousseff cresceram nos últimos dias depois da discordância do ministro e a equipe econômica sobre a meta fiscal para 2016.

Na quinta-feira, Levy participou de reunião no Conselho Monetário Nacional (CMN) e usou um tom de despedida ao encerrar ao encontro. Depois, em entrevista ao jornal “O Estado de S. Paulo”, praticamente admitiu a sua saída ao falar do que considerou seus maiores avanços.

Estadão Conteúdo

Aumentam em 60% casos de microcefalia no Ceará em uma semana



A Secretaria de Saúde do Estado (Sesa) registrou em apenas uma semana o aumento de cerca de 60% dos casos de microcefalia ligados ao zika vírus no Ceará. Os casos suspeitos que estão sendo investigados passaram de 79 para 127.

São 128 casos, sendo 43 em Fortaleza. Um óbito de um bebê com microcefalia foi registrado em Caucaia. A ligação do caso com o zika vírus foi confirmado sendo o único do País, até o momento.

No Ceará foram notificados casos em 37 municípios e em 15 Regiões de Saúde. Dos 128 casos, 117 foram notificados em bebês recém-nascidos e 11 em intrauterinos. No Brasil, foram notificados até o momento 2.401 casos suspeitos em 20 Estados, com  26 óbitos suspeitos e um confirmado.

Ceará Agora

Comerciante realiza festa de natal para crianças do bairro Várzea Alegre em Russas


O comerciante Ivan, proprietário do mercadinho Santo Antônio realizou no final da tarde e inicio da  noite de hoje, sexta-feira(18), uma festa natalina para as crianças do bairro. Na ocasião foram distribuídos muitos  brindes, lanches e pipoca, teve ate pula pula. O evento contou com a presença de Papai Noel. O objetivo de Ivan foi despertar o espirito natalino fazendo a felicidade de cada criança presente na festa.





Falta de defensores leva Justiça a contratar advogados voluntários no Interior do Ceará


Diante da falta de defensores públicos no Interior do Ceara, a Justiça em parceria com o Estado decidiu contratar advogados para atuar em processos nos quais os réus não têm condições de bancar um advogado particular. Exemplo disso foi o que aconteceu em Frecheirinha, Município situado na Região da Ibiapaba (292Km de Fortaleza).

O juiz  titular daquela Comarca, Antônio Carneiro Roberto, instituiu ali um cadastro de advogados voluntários para suprir a falta de defensores públicos naquela unidade judiciária. A portaria que normaliza a resolução foi publicada no Diário da Justiça, na edição da última quarta-feira (16).

Conforme informações do Judiciário, os honorários dos profissionais serão pagos pelo governo do Estado e serão definidos seus valores de acordo com a complexidade do trabalho, a realização das diligências processuais, o zelo e tempo de tramitação de cada ação. Os valores estão fixados numa tabela elaborada pela Ordem dos Advogados do Brasil, Secção Ceará.

Lotação

Cadeias públicas, presídios e penitenciárias do Estado estão superlotados de presos. Conforme autoridades, grande parte da imensa quantidade de detentos permanece atrás das grades pela falta de acompanhamento jurídico, já que a maioria esmagadora da massa carcerária do estado é formada por pessoas pobres, que não têm como pagar honorários de advogados particulares e não há defensores públicos o suficiente para acompanhar a tramitação dos processos e a remissão de penas.

A nova defensora pública geral do Ceará, Mariana Lobo, assumiu o cargo com a incumbência de lutar pela contratação de novos profissionais para aquela instituição. 

Blog do Fernando Ribeiro

Madre Teresa será canonizada por cura milagrosa de brasileiro


O papa Francisco reconheceu um segundo milagre atribuído à madre Teresa de Calcutá, a cura de um brasileiro, o que permitirá a canonização da religiosa no próximo ano, anunciou o Vaticano.

"O Santo Padre autorizou a Congregação das Causas dos Santos a proclamar os decretos sobre o milagre atribuído à intercessão da beata madre Teresa", afirma o Vaticano em um comunicado, confirmando uma notícia antecipada pelo arcebispo de Calcutá.

A madre Teresa, conhecida por seu compromisso com os enfermos e os pobres desta grande cidade do leste da Índia, será canonizada em 4 de setembro de 2016 em Roma, como parte do "Jubileu da Misericórdia" iniciado em 8 de dezembro, informa o jornal dos bispos italianos, Avvenire.

O arcebispo de Calcutá, Thomas D'Souza, anunciou em um primeiro momento que o Vaticano atribuiu à madre Teresa a cura milagrosa em 2008 de um brasileiro que tinha vários tumores no cérebro.

"Me informaram de Roma que o papa Francisco reconheceu um segundo milagre atribuído à madre Teresa", disse à AFP em Calcutá.

De acordo com o Avvenire, a cura milagrosa, atribuída à intercessão da madre Teresa, foi reconhecida em uma reunião de especialistas convocada há três dias pela Congregação para as Causas dos Santos, o que possibilita assim a canonização.

A religiosa (1910-1997), nascida em uma família albanesa da Macedônia, fundou sua própria congregação em 1950, as Missionárias da Caridade. Durante mais de 40 anos dedicou sua vida aos pobres e aos enfermos, principalmente em Calcutá. Em 1979 recebeu o Prêmio Nobel da Paz.

Madre Teresa, uma das mulheres mais conhecidas e populares da cristandade moderna, foi beatificada pelo papa João Paulo II em 19 de outubro de 2003 em uma cerimônia em Roma, na presença de 300.000 fiéis.

Sua congregação afirmou que está "repleta" de felicidade pelo anúncio e agradecida ao papa.

Sunita Kumar, porta-voz da congregação e que era muito próxima de madre Terea, explicou que para a freira albanesa a melhor forma de servir a Deus era servir aos pobres.

"Lia a Bíblia, com certeza, mas seu principal compromisso era com os pobres", disse a irmã Kumar ao canal de televisão NDTV.
"Observem o trabalho que fez, não tirou um dia de férias nem de descanso".

"Estou repleta de felicidade de que isto aconteça enquanto estou viva", afirmou à AFP, depois de receber a notícia de que sua antiga superior será canonizada.

Em 2002, o Vaticano reconheceu um primeiro milagre atribuído à intervenção da madre Teresa, a cura de uma mulher de 30 ano de Bangladesh, Monika Besra, que sofria de um tumor abdominal.

A mulher se curou depois que as irmãs da congregação a presentearam com uma "medalha milagrosa" da Virgem, que antes havia sido usada pela beata falecida em 1997, aos 87 anos. O papa Francisco conheceu a religiosa, por ocasião de um sínodo de bispos em 1994 em Roma.

AFP

Levy se despede de colegas e Dilma busca substituto para o ministério


O ministro da Fazenda, Joaquim Levy, está de fato demissionário. Nesta quinta-feira, 17, ele não deixou dúvidas sobre isso. Encerrou a reunião do Conselho Monetário Nacional (CNN) informando que não participará do próximo encontro do colegiado de ministros da área econômica, marcado para o final de janeiro.

O anúncio oficial da sua saída só não foi ainda oficializado porque a presidente Dilma Rousseff não conseguiu definir o nome que irá substituí-lo. O embate público do ministro em torno da meta fiscal de 2016 precipitou os acontecimentos. A situação é muito semelhante ao que ocorreu no ano passado quando o cargo mais importante na área econômica ficou nas mãos de um ministro demissionário. Durante a campanha à Presidência, a presidente "demitiu" o então ministro Guido Mantega ao sinalizar que ele seria substituído se ela fosse reeleita.

Auxiliares diretos da presidente dizem que a substituição poderá acontecer a qualquer momento, com grandes chances de ser antes do Natal. Embora não fosse o motivo do encontro, na quarta-feira, 16, à noite, a saída de Levy foi um dos temas tratados na reunião da presidente Dilma com o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, três ministros e o presidente do PT, Rui Falcão, no Palácio da Alvorada, que terminou perto da meia noite.

O ex-presidente Lula, que vinha batendo na tecla e insistindo em emplacar o ex-presidente do Banco Central Henrique Meirelles, agora, demonstra simpatia pelo senador Armando Monteiro, atual ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior. Um grupo de senadores também trabalha por Monteiro, que também é ex-presidente da Confederação Nacional de Indústria (CNI).

Lula já conversou com uma série de pessoas sobre Monteiro e recebeu boas referências dele, embora sempre existam prós e contras. O fato de ser um político cordato, com jogo de cintura, está entre os prós. Ele não ser um homem de mercado, pode ser um contra, mas avaliam que isso pode ser revertido. No Congresso, há quem divulgue que toda empresa que ele pega, quebra. Mas a abertura de uma vaga na Esplanada para acomodações políticas também ajudaria na decisão pelo nome.

Enquanto a simpatia de Lula por Monteiro é divulgada, os petistas trabalham arduamente para que Dilma opte por uma solução caseira, limitando-se a transferir Nelson Barbosa do Planejamento, para a Fazenda. Essa ideia, no entanto, é rejeitada por muitos outros setores do governo.

Esta semana, chegou-se a dizer que o currículo de Otaviano Canuto, diretor executivo do Fundo Monetário Internacional (FMI), estava sobre a mesa do gabinete da presidente Dilma no Planalto, sob apreciação. O fato é que a presidente já estava em busca do substituto de Levy e estava tentando evitar que fosse surpreendida com uma nova ameaça ou saída súbita dele, prejudicando ainda mais o clima político que toma conta do País, com o andamento do seu processo de impeachment no Congresso.

A gota d'água para o tempo de Levy ter chegado ao fim mais rapidamente foi a nota do Ministério da Fazenda divulgada na quarta-feira sobre o rebaixamento do Brasil pela Fitch, além do fato de ele estar fazendo "festinhas" de despedida, enquanto o Planalto precisava dizer que ele ainda possuía a confiança do governo, para não piorar ainda mais o quadro econômico.

A presidente e auxiliares diretos dela ficaram muito irritados com o trecho inicial da nota que diz que, nas palavras de um interlocutor, "deu razão à agência de risco" ao rebaixamento do Brasil. O Planalto não gostou também de ele sugerir, de acordo com a forma como o texto foi elaborado, que faltava determinação do governo em implantar medidas pata corrigir o déficit orçamentário de 2016.

As ironias do ministro com várias questões também deixaram de ser bem-vindas e bem-vistas há muito tempo. A despedida de Levy do CMN foi só mais uma certeza de que a solução terá de ser ainda mais rápida do que o Planalto esperava.

Levy já havia dado indicações de que iria deixar o cargo na visita que fez na quarta-feira no início da tarde ao presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL). "Foi uma espécie de despedida", comentou um dos presentes. Dois senadores com trânsito com Levy relataram à reportagem que ele vinha dando sinais de que deixaria o cargo após concluída a votação das matérias fiscais no Congresso.

Auxiliares de Levy lamentaram hoje a antecipação dos acontecimentos justamente no momento em que consegue aprovações importantes no Congresso. No rastro da sua saída, a equipe que formou no ministério também está de malas prontas. O secretário do Tesouro Nacional, Marcelo Saintive, já avisou que fica só até janeiro. (Colaboraram Isabela Peron, Ricardo Brito e Rachel Garmarski). As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

ESTADÃO conteúdo

Ceará tem 32 açudes no volume morto; Região Central é a que mais preocupa


As previsões pessimistas quanto ao volume de chuva no Ceará para 2016 por si só já preocupam. Principalmente dada a situação crítica de alguns açudes do Estado. A mesorregião dos Sertões Cearenses, que abrange a Bacia do Banabuiú, é uma das áreas que demandam maior alerta para a Companhia de Gestão de Recursos Hídricos (Cogerh) para o próximo ano. 

De acordo com o Portal Hidrológico do Ceará, oito dos 19 açudes da Bacia do Banabuiú (Capitão Mor, Cipoada, Fogareiro, Mons. Tabosa, Poço do Barro, São José II, Serafim Dias e Trapiá II) operam no chamado volume morto, quando o nível de água do açude está abaixo do necessário para que haja inserção nos rios. Ao todo, a Bacia do Banabuiú opera com apenas 3,24% da capacidade.

É nessa bacia que fica o açude Banabuiú, terceiro maior do Estado (atrás apenas do Castanhão e do Orós), e que opera com apenas 0,54% da capacidade.

“Visualmente no mapa do Estado, dá pra perceber Sertão Central, região de Crateús e médio Jaguaribe como as mais críticas. Cariri, Região Norte e Litoral não tiveram impacto muito forte na questão da seca. Temos uma das situações mais críticas que o Estado já vivenciou”, avalia Gianni Lima, assessor da presidência da Cogerh.

Maior açude do Ceará, o Castanhão opera com 11,6% da capacidade e não está na lista dos que estão em volume morto no Estado. No entanto, a situação inspira cuidados.

Levando em conta os prognósticos de poucas chuvas próximo ano, Gianni Lima estima que o Castanhão pode suprir a demanda de Fortaleza e Região Metropolitana até o segundo semestre do próximo ano.

Não está descartada a possibilidade do auxílio das águas do Orós para o Castanhão, para que a Região Metropolitana de Fortaleza não sofra com o desabastecimento. “Existe um grupo de estudo trabalhando com essa questão para saber qual o limite do Castanhão e também como seria com o Orós. É um trabalho muito complexo porque envolve remoção de obstáculos físicos no transcorrer das águas”, complementa Gianni.

Conta de água

A partir de amanhã, entra em vigor em Fortaleza a revisão tarifária extraordinária implementada pela Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece). As mudanças funcionam de maneira não-linear, ou seja, variam de acordo com a faixa de consumo de cada cliente. A média ponderada da mudança será de 12,9%. 

Além disso, entra em vigência também amanhã a tarifa de contingência, cujo intuito é reduzir o consumo de água. Para a Região Metropolitana de Fortaleza, as medidas são válidas a partir de domingo, 20. Pela tarifa de contingência, fica estipulado que os consumidores não devem ultrapassar a meta de 90% do consumo anual, levando em conta o período de outubro de 2014 e setembro de 2015. Caso este valor seja atingido, será cobrado um sobrepreço de 120% do excedente.

Saiba mais

Açudes em volume morto

Angicos, Barragem do Batalhão, Canafístula, Capitão Mor, Carão, Castro, Catucinzenta, Cipoada, Fogareiro, Forquilha, Gerardo Atimbone, Jatobá II, Martinópole, Mons. Tabosa, Monte Belo, Patos, Penedo, Pentecoste, Poço do Barro, Pompeu Sobrinho, Realejo, Riacho da Serra, Riacho do Sangue, Santo Antônio, Santo Antônio de Aracatiaçu, Santo Antônio de Russas, São José II, Serafim Dias, Sítios Novos, Tejuçuoca, Trapiá II e Várzea da Volta.


11,6% é o volume atual do açude Castanhão

O Povo Online

Chassi de Bros localizado em Russas


Nesta Quinta, 17, por volta das 09h30min, no Córrego da Catita, mais precisamente na lagoa do Saco do Nego, foi encontrado por populares o chassis da moto Honda NXR Bros de cor vermelha, ano 2013, de placa PMD-1116, de propriedade de FRANCISCO MAXIMIANO FILHO, a qual não tem queixa de roubo ou furto. PM compareceram no local e conduziram o referido chassis à DRPC para os procedimentos cabíveis. 

Com Informações do 1ºBPM

Vistoria em cadeia pública de Tabuleiro do Norte


Nesta Quinta, 17, por volta das 09h00min, por solicitação do Ministério Público da comarca de Tabuleiro do Norte-CE, tendo a frente o Promotor de Justiça o Dr. Felipe Carvalho de Aguiar. Foi realizada  uma vistoria na cadeia publica de Tabuleiro do Norte. Pela equipe de policiais militares da USI de Tabuleiro, com o apoio das equipe do FTA de Limoeiro do Norte e do destacamento da cidade  de  São João do Jaguaribe.

APÓS BUSCA NAS CELAS FORAM ENCONTRADOS E APRENDIDO OS SEGUINTES MATERIAIS:

CELA 01: 01 Playstation, 03 Pregos Cabral, 01 Carcaça branca de um Celular. 

CELA 02: 03 Maquinas de cortar cabelo, 03 colheres de aço, 01 bateria de celular da marca LG, 05 cossocos.

CELA 03: 05 cossocos, 01 extensão, 01 aparelho celular de marca samsung, de cor preta IMEI:35913504050122/4, 01 bateria celular marca LG. 

Todo material apreendido será encaminhado ao fórum local, para as devidas providências.

Com Informações do 1ºBPM

Prisão por tráfico de drogas e corrupção de menor em Aracati


Nesta Quinta, 17, por volta das 00h10min, na Broadway, em Canoa Quebrada foi presa ANA CRISTINA LEAL, 21 anos, residente na Vila dos Estevãos s/n, Canoa Quebrada, e foi apreendido o menor B. S. N. 17 anos, residente na Rua Esperança, Pedregal. Com eles foi apreendido o seguinte material: 11g de maconha, 02 celulares e uma quantia de R$ 45,50. Os PM realizaram a prisão e conduziram a acusada, o menor e o material apreendido a USI Aracati onde foi feito o flagrante e o BOC.

Com Informações do 1ºBPM

Prisão por contrabando de carga Internacional em Beberibe


Na última quarta, 16, por volta das 05h30min, foi feita uma denúncia via 190 a PM, onde uma solicitante que não quis se identificar relatou um comportamento estranho em um casa de veraneio, localidade de Parajuru no Distrito de Coaçu, que é costumeiramente alugada para temporadas de alta estação, que naquele momento estava com vários homens com atitude suspeita fazendo um trabalho de carregar algumas caixas para dentro de um caminhão baú de cor branca, havendo também no local um veículo Renaut Clio de cor verde e outros dando apoio. Na ocasião foram enviadas equipes da PM para o local dito na denúncia, sendo que, ainda durante o deslocamento, foi recebida uma nova ligação da denunciante informando que o mesmo caminhão havia saído da localidade em direção a Beberibe, tendo então as características do modelo, tratando-se de um caminhão Baú Mercedes Bens/Atron 2324 Branco de placa OUA-5298. Desta feita, as viaturas permaneceram na CE-040 a procura do veículo que só então foi encontrado na altura do quilometro 70 da CE-040. Na ocasião, o único ocupante do veículo, qual seja, o motorista, o Sr.º José Ricardo Morais, 37 anos, natural de Teresina/PI, residente na quadra T, Residencial Mario Covas, bairro Angelim, Teresina/PI, profissão caminhoneiro, foi interpelado a respeito do que transportava e o mesmo informou que tratava-se de cigarros e não possuía a Nota Fiscal da carga, sendo dado voz de prisão ao mesmo por infração ao artigo 334 do CPB, “Iludir, no todo ou em parte, o pagamento de direito ou imposto devido pela entrada, pela saída ou pelo consumo de mercadoria; inciso II - mercadoria de procedência estrangeira que introduziu clandestinamente no País”. Diante dessa situação, o motorista e o veículo com a carga foram conduzidos a DPC de Beberibe-CE com uma viatura de apoio, enquanto outras equipes da PM se deslocavam à Parajuru para verificar a casa informada pela denunciante. Chegando ao local foi verificada a presença de outro caminhão Mercedes Benz 710 amarelo de placa GZG-0446 que possivelmente auxiliou no transporte para o outro caminhão, bem como a presença de 21 indivíduos envolvidos no carregamento do material contrabandeado, onde todos foram conduzidos a DPC de Beberibe. Na ocasião, a delegada da DPC de Beberibe orientou que a ocorrência fosse encaminhada a Superintendência Regional de Polícia Federal em Fortaleza, o que foi feito. A ocorrência foi apresentada a Delegada de Policia Federal Adriana de Araújo Correia, onde na oportunidade ouviu o acusado e este informou que os cigarros de origem Coreana tinham o destino de Belém da Paraíba, próximo a João Pessoa recebendo este motorista a quantia de R$ 5.000,00 pelo transporte da carga que pertencia a dois indivíduos não identificados de um Renaut Clio de Cor Verde, este inclusive citado pela denunciante por estar na casa, que tomou outra via não sendo a CE-040. Os 21 homens conduzidos a Superintendência também foram contratados, bem como o outro motorista do caminhão amarelo. Na ocasião, José Ricardo Morais foi autuado e preso em flagrante de acordo com o já citado artigo 334 do CPB com o termo IPL:1816/2015-4 – SR/DPF/CE. 

Em relação ao que foi apreendido de acordo com o auto de apresentação e apreensão, têm-se: 

* 521 caixas de cigarro, cada uma contendo 50 pacotes de cigarro com 10 maços de cigarro cada da marca Pine Blue, fabricados na Coreia, totalizando 5.210.000 unidades (cinco milhões e duzentos e dez mil). 

* 1 caminhão baú, arca mercedes benz/atron branco de placa OUA-5298 em nome de Celta Alimentos LTDA. 

Em referência aos 21 conduzidos para a Delegacia de Policia Federal por trabalharem no transporte da carga, seguem os dados dos mesmos: 

1. Enilson Ferreira Rodrigues; 30 anos, Natural de Cascavel-CE;
2. José Isaías da Silva de Freitas; 23 anos, Natural de Pindoretama-CE;
3. Gleiton da Silva Freitas Freitas; 20 anos, natural de Pindoretama-CE; 
4. Erberson Silva Nascimento; 22 anos; 
5. Francisco Leonilson da Silva Costa; 32 anos, natural de Pindoretama-CE;
6. Francisco Denisvaldo Nunes da Silva; 23 anos;
7. Antonio Everardo dos Santos Rocha; 28 anos, natural de Fortaleza-CE; respondeu Art’s. 33 e 157 do Código Penal Brasileiro;
8. Raimundo Cosme Laurindo da Silva; 43 anos, natural de Pindoretama-CE;
9. Pedro Leonardo Silva Barbosa; 24 anos, natural de Pindoretama-CE;
10. Francisco Rodrigues de Souza;48 anos, natural de Pindoretama-CE; 
11. Flavio Xavier Nogueira; 39 anos, natural de Pindoretama-CE; 
12. Ademir Ferreira Faustino; 23 anos, natural de Pindoretama-CE;
13. José Valmir Faustino;38 anos, natural de Pindoretama-CE; 
14. Anecino Anastácio de Carvalho;26 anos; 
15. Messias da Costa Silva; 26 anos, natural de Pindoretama-CE; 
16. Antonio Faustino da Silva; 32 anos, natural de Pindoretama-CE; 
17. Adenizio Faustino da Silva; nascimento não informado, natural de Pindoretama-CE; 
18. Davi Costa Nogueira; 22 anos, naturalidade não informada;
19. Francisco Bruno Silva De Brito; 28 anos, naturalidade não informada; 
20. Francisco Iranildo Neudo Mendes Rocha; 43 anos, natural de Pindoretama-CE, motorista do caminhão amarelo;
21. F.F.S.;17 anos, único menor entre os carregadores.  

Com Informações do 1ºBPM

Lesão corporal à golpes de foice em Itaiçaba



Nesta Sexta, 18, por volta das 00h50min, na localidade de Alto do Brito, zona rural de Itaiçaba-CE, foi lesionado a foice, Francisco Rafael Damasceno, 26 anos, natural de Itaiçaba-CE, residente na localidade de Tracoem, zona rural de Itaiçaba, o mesmo foi lesionado com dois golpes de foice, sendo um no punho direito e outro no ombro direito, a vitima foi socorrida para o hospital de Itaiçaba e em seguida transferido para o hospital de Aracati-CE, e o acusado conhecido por LEANDRO fugiu e estar sendo procurado pela Policia. Os PM estão em diligencias no intuito de localizar e prender o autor das lesões.

Com Informações do 1ºBPM

Roubo de moto e aparelhos celulares em Russas


Nesta Quinta, 17, por volta das 21h00min, na Travessa Matoso, dois indivíduos em uma motocicleta Honda CG 150 TITAN, ano 2013, de cor Vermelha, de placa ORX-5153, renderam Francisco Erinaldo da Fonseca Lima, 36 anos, natural de Russas, residente em Russas. Os indivíduos abandonaram no local a motocicleta acima e roubaram da vitima a motocicleta Honda CG 150 FAN, ano 2013/2014, cor preta, placa OSO-4117, e em seguida na Travessa Manoel Cordeiro, os indivíduos abordaram 04 (quatro) jovens que estavam na calçada de uma residencia e roubaram 04 (quatro) aparelhos celulares logo em seguida fugindo juntamente com mais 02 (dois) indivíduos que davam apoio em uma motocicleta Honda BROS, cor vermelha, demais características não informadas. Os PM atenderam a ocorrência e estão em diligencias no intuito de localizar os indivíduos, bem como, recuperar os objetos roubados. Vale destacar, que a motocicleta abandonada por eles havia sido roubada dia 16.12.2015, na localidade de Barreiras, zona rural de Quixeré-CE, próximo a cerâmica do Lolô, quando a Sra. Raquel de Freitas Araújo, trafegava na mesma e foi abordada por dois indivíduos, que roubaram a citada motocicleta, conf. Rel. nº 080/ 4ª CIA.

Com Informações do 1ºBPM

Idoso é preso após abusar de criança de seis anos


Um idoso foi detido em flagrante na madrugada desta quinta-feira, 17, em Porto Alegre. O homem, de 64 anos, é acusado por moradores da região de estuprar um menino de seis anos de idade. O crime aconteceu por volta das 2h30 no bairro Lomba do Pinheiro, situado na zona leste da capital.

Segundo a Brigada Militar, vizinhos chamaram a polícia após ouvir os gritos da criança em um dos becos do vila. No tumulto, o idoso chegou a ser agredido por populares e ficou ferido. O menino estava sozinho. O homem e a criança foram encaminhados para o Hospital Presidente Vargas.

De acordo com a polícia, o idoso tem antecedentes criminais por estupro de vulnerável ocorrido em 1994 e seria vizinho da vítima violentada. O homem foi encaminhado para o Presídio Central.

A criança recebeu os primeiros socorros na unidade hospitalar, onde exames médicos comprovaram o abuso. O menino ficará aos cuidados do Conselho Tutelar de Porto Alegre, até a identificação e localização do pais, que deverão ser ouvidos pela polícia para elucidação dos fatos.

Bol.Uol.com.br

Funceme registra eventos de chuva em todas as regiões cearenses nesta quinta


Recorrência de eventos de chuva nesta quinta se deve à atuação do Vórtice Ciclônico de Altos Níveis, segundo meteorologista

Fortaleza foi surpreendida por uma garoa fina na madrugada e manhã desta quinta-feira, 17. 
Segundo dados divulgados pela Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), a previsão para o dia é de tempo nublado com chuvas nos litorais Norte, do Pecém e de Fortaleza, além de nebulosidade variável com chuvas nas demais macrorregiões do Estado.

Conforme explica a meteorologista da Funceme, Ana Letícia, a recorrência de eventos de chuva nesta quinta se deve à atuação de um sistema típico de pré-estação chuvosa: o Vórtice Ciclônico de Altos Níveis (VCAN), um sistema de circulação horária a aproximadamente 12Km de altura, que atua na região Nordeste do Brasil.

"O VCAN está posicionado na borda, estrategicamente sobre todo Estado e a previsão é que ele ocorra até pelo menos sábado, mas estamos ainda verificando isto", explica a meteorologista.

Ainda de acordo com a Funceme, até às 15h desta quinta, choveu em 29 municípios cearenses. As maiores precitações foram registradas em Palmácia (31,8 mm no Posto Chácara Pedro Henrique e 31 mm no Posto Palmácia), Paraipaba (18 mm), São Gonçalo do Amarante (16,6 mm), Tianguá (15,4 mm), Viçosa do Ceará (14 mm no Posto Manhoso, 13 mm no Posto Lagoa do Carneiro e 13 mm no Posto Lambedouro), Acaraú (13 mm) e Senador Sá (12 mm). Já em Fortaleza, o posto de precipitação do Pici marcou 7,2 mm.

Lígia Costa
ligiacosta@opovo.com.br
O POVO Online  

Cidades do Ceará não estariam repassando verbas para professores

Diretoria do Apeoc Sindicato na coletiva que anunciou ações contra sete prefeituras

O Sindicato dos Professores e Servidores de Educação e Cultura do Estado e Municípios do Ceará (Apeoc-Sindicato) entrou com ações na Justiça conta sete prefeituras do Estado. O objetivo é que as cidades de Fortaleza, Maracanaú, Aracati, Fortim, Icapuí, Itaitinga e Eusébio garantam que 60% do valor repassado pela União, através do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento do Ensino Fundamental (Fundef), seja destinado aos professores. 

Segundo o sindicato, os prefeitos dessas cidades estariam planejando usar esses recursos, que seriam destinados à Educação, para outros fins. Os valores são referentes aos anos de 1999 a 2006. Após esse período, o Fundef foi substituído pelo Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb) e, segundo o sindicato, não apresentou irregularidades das prefeituras.

“O que não concordamos é que os prefeitos querem pegar o recursos de destinar da forma como eles bem entenderem, muitas vezes com patrocínio das câmeras municipais no sentido de legalizar o envio desse recurso”, informa o presidente do Apeoc-Sindicato, Anísio Melo.

Fortaleza
Valor: R$ 280 milhões
Ação do Sindiute foi indeferida. Ação do Sindicato Apeoc à espera de julgamento.

Maracanaú
2ª. Vara Federal do Ceará (Novembro/2015) deferiu pedido de liminar de autoria do Sindicato APEOC e bloqueou o uso dos recursos pela Prefeitura.

* O dinheiro seria utilizado para compensação de tributos federais devidos pela Prefeitura à União. Dívidas com o INSS. 

Aracati
Valor: R$ 41 milhões.
Justiça autorizou bloqueio do uso dos recursos após ação do Sindicado dos Servidores Municipais.
* Prefeitura mandou pra Câmara Projeto de Lei N° 167/2015  que autorizava município a utilizar esses recursos em outras despesas, inclusive estranhas à Educação. O Legislativo reprovou a mensagem. 

Icapuí
Valor: R$ 14.147 mil
Acordo da Prefeitura com Sindicato dos Servidores Municipais destina apenas 25% do valor total do precatório para Educação, sendo que desse tota, somento 72,65% vão para pagamento dos professores. 
* Prefeito vai usar recursos pra quitar débitos do município os trabalhadores prestadores de serviços temporários desde 2012. 

Itapajé
Valor: R$ 29.338 mil
Prefeitura aprovou na Câmara Municipal projeto de lei N° 026/2015 que autoriza o Executivo a negociar crédito mediante licitação pública. Os recursos provenientes da cessão de direitos sobre o crédito deverão ser consignados como receita no orçamento ou em créditos adicionais.

* Com pagamento previsto para dezembro de 2016, a venda de crédito para alguma instituição financeira anteciparia o acesso ao recurso.

Eusébio: Valor: R$ 31 milhões

Fortim:  Valor: R$ 12.756 mil

O POVO Online

FUNDO DO POÇO OU BURACO NEGRO?


Ouvimos insistentemente a expressão “Chegamos ao fundo do poço!” para subentender o auge de uma situação difícil. Isto sem ser pessimista como alguns cegos propositais, em especial sectários de partidos políticos (quais sejam), ainda insistem em conceituar. Eis que sequer poço ainda existe. Estamos em um verdadeiro “buraco negro” político-espacial. O Brasil nunca esteve tão mal em todas as áreas. Eis que a corrupção impunida, disseminada e impregnada em nossa sociedade é aviltante e não se restringe tão somente a já tão desacreditada classe política, embora seja tão acentuada quanto. Ela se revela profundamente agressiva da parte dos ditos “grandes empresários”, até então intocados - os que gerem empresas que não só se locupletam mediante licitações fraudulentas, como os desvios se observam também no curso das realizações das obras. São milhões, bilhões que desviados e que raramente se apura e se pune adequadamente – maior parte do dinheiro some. Prisão perpétua seria a menor das penas cabidas a esses que abusam e se enriquecem com os recursos públicos, mas que as complacências das leis e por vezes da Justiça os protege.

Agora mesmo, e ainda em plena e conturbada crise político-econômica e no auge da apuração de outros escândalos com a diligente operação Lava Jato, anunciam mais desvios, novos escândalos. Eles não temem nada certos da impunidade.

Os reflexos nefastos desses roubos se refletem diretamente em áreas sociais carentes que vão desde a Saúde, a Educação e outras de interesse público. Faltam recursos para merenda escolar ou há desvios dela; falta dinheiro para uma área vital como a Saúde enquanto empresários saqueiam hospitais; faltam verbas para conclusão de obras fundamentais para determinadas regiões (caso da transposição do São Francisco – obra que tem servido mais para fins eleitoreiros e cuja realização ficará para próximo das eleições..., aguardemos) enquanto são descobertos novos desvios de verbas nessa tão postergada obra e o povo fica à míngua já que sequer água para sobrevivência existe. Ademais já se cogita de cortes no orçamento da União. Cerca de R$ 10 bilhões apenas no programa “Bolsa Família” com sérias consequências para as famílias necessitadas e o pequeno comércio dos interiores do País, inclusive na arrecadação de impostos para os governos. Serão vários áreas e itens atingidos (previdência privada; auxílio reclusão; auxílio moradia etc.). Enquanto isso cresce a inflação e já estamos nos dois dígitos; cogita-se de novos aumentos em energia e água e outras ameaças. Caímos no ranking da ONU onde o nosso IDH ficou apenas no 75° lugar, entre 188 países, bem atrás de alguns pequenos países da América do Sul. Somos mais uma vez rebaixados por agências de risco com nefasto efeito para a nossa já combalida economia. Isso é ser pessimista? O que falta mais? Falta mobilização não só de ruas, como também que tomemos consciência e comecemos a não votar em quem já responde processos; em quem já exerceu mandato e quem já está no exercício do segundo mandato. Precisamos oxigenar os nossos definhados Poderes – Executivo e Legislativo. A única, a mais simples e segura saída é o “Voto Consciente e Excludente” e já em 2016 e 2018. É você quem decide!

José HILDEBERTO Jamacaru de AQUINO ao Blog do Repórter Erivando Lima
Leiam também nos endereços:
www.tvrussas.com.br, no Jornal Folha do Vale (Limoeiro do Norte-CE) e Jornal Gazeta de Notícias (Crato-CE).

Ceará registra 44 pessoas assassinadas em apenas quatro dias


No intervalo de apenas quatro dias, o Ceará registrou 44 casos de assassinatos.  O  período compreende o último domingo (13) e a quarta-feira (16), portanto, 96 horas. Entre eles, a morte de quatro bandidos que trocaram tiros com policiais de folga, em tentativas de assalto nas ruas da Capital cearense.

Conforme levantamento feito no período, a Capital teve o maior índice de homicídios, latrocínios (roubo seguido de morte) e casos de lesão corporal seguida de morte. Foram 22 registros, contra 13 no Interior e mais 9 casos na Região Metropolitana.

No domingo (13), foram totalizados 14 assassinatos no estado, sendo 5 em Fortaleza, três na Região Metropolitana e mais seis no Interior. Na segunda-feira (14), ocorreram 10 homicídios, sendo seis na Capital, dois na zona metropolitana e outros dois no Interior. Na terça-feira, mais 12 casos, sendo 8 em Fortaleza e quatro no Interior. Na quarta-feira, mais uma oito homicídios, com três em Fortaleza, quatro na RMF e um no sertão (Morada Nova).

Com uma média de 11 homicídios/dia, o Ceará prossegue na escalada da violência armada e deve fechar  2015 com cerca de 4 mil casos, índices porém, menores que 2014. Mas, o ano foi marcado pelas chacinas. Foram, ao menos, seis casos, totalizando 36 vítimas/mortos.  Na mais grave, 11 pessoas acabaram executadas a tiros, na madrugada do dia 12 de novembro.

Veja agora a relação das vítimas dos homicídios/latrocínios/lesões corporais seguidas de morte no Ceará nos primeiros quatro dias da semana (96 horas).

DOMINGO (13.12)
01 – FORTALEZA  – Antônio Jerônimo Bandeira (bala) - Rua Chile (Bela Vista)
02 – FORTALEZA – Francisco Herrileudo dos Anjos de Sousa (bala) - Rua Dois (J. das Oliveiras)
03 – FORTALEZA – Francisco Aloncio da Silva (bala) -  Rua do Pensamento (Conjunto Palmeiras)
04 – FORTALEZA – Raimundo Klysmann Tomé (pedradas) – Av. Radialista José Limaverde (Barra do Ceará)
05 – FORTALEZA – Luziano de Vasconcelos Pereira (bala) - Rua das Acácias (Bonsucesso)
06 – MARANGUAPE – Antônio José de Brito (bala) – Rua Alto do João Grande
07 – MARANGUAPE – Antônia Maria Lima do Monte (bala) – Rua Alto do João Grande
08 – PACATUBA – Francisco Rafael Lima da Silva (bala) – Rua Santiago (Planalto Benjamin)
09 – MULUNGU – José Rilenilson Alves Arruda (bala) – Sede
10 – JUAZEIRO DO NORTE – Inácio Manoel da Silva (faca) – Sede
11 – IBARETAMA – Antônio Jadson Pinheiro da Silva (bala) – Sede
12 – PEDRA BRANCA – Lívia de Oliveira (pedradas) – Sede
13 – CARIÚS –  Antônio Wadson Ferreira da Silva (bala) – Sede
14 – VÁRZEA ALEGRE – Paulo Roberto de Oliveira Neto (bala) – Sede

SEGUNDA-FEIRA  (14.12)
01 – FORTALEZA – Francivaldo Aguiar da Penha (bala) – Rua 3 (Dias Macedo)
02 – FORTALEZA -  Felipe Lima de Sousa Martins (bala) -  Rua 513 (Conj. São Cristóvão)
03 – FORTALEZA – Rosemberg da Costa Ferreira (bala) – Rua Dom Hélio Campos (Pirambu)
04 – FORTALEZA – Vanessa Kaiura Silva Barroso (bala) – Rua Juraci Magalhães (Canindezinho)
05 – FORTALEZA – Gladstony Pereira Sousa (bala) – Rua Nilo Firmeza (Jangurussu)
06 – FORTALEZA – Wagner Chaves de Araújo (bala) – Rua Porto Alegre (Henrique Jorge)
07 – CAUCAIA – José Alexandre dos Santos (bala) – Rua Nova Granada/Jurema
08 – MARANGUAPE – Maria Zuíla Bezerra de Oliveira (bala) – Rua Sebastião de Abreu
09 – TRAIRI – Gabriel da Silva Costa (bala) – Sede
10 – JUAZEIRO DO NORTE – Francisco Vieira dos Santos (bala) – Bairro Franciscanos/Sede

TERÇA-FEIRA (15.12)
01 – FORTALEZA – Francisco Alaílson Martins de Oliveira (bala) – Rua Brisamar (Vicente Pinzón)
02 – FORTALEZA – Vítima não identificada/masculino (bala) – Av. Jovita Feitosa (Parquelândia)
03 – FORTALEZA – Vítima não identificada/masculino (bala) – Av. Jovita Feitosa (Parquelândia)
04 – FORTALEZA – Vítima não identificada/masculino (bala) – Rua José Amaro (Mondubim)
05 – FORTALEZA – Robênio Otaviano da Silva (bala) – Rua Frei Odilon (Presidente Kennedy)
06 – FORTALEZA – Amauri da Silva Santos (bala) – Rua Um (Jardim das Oliveiras)
07 – FORTALEZA – Emanoel Cândido de Oliveira (bala) – Rua Verbena (Bonsucesso)
08 – FORTALEZA – Francisco Bezerra Mendes Júnior (bala) – Rua Uruguaiana (Bela Vista)
09 – REDENÇÃO – Gleison Moreira dos Santos (bala) – Sede
10 – PEDRA BRANCA – Francisco Felipe da Silva Lima (bala) – Sede
11 – PEDRA BRANCA – Davi Feitosa da Silva (bala) – Sede
12 – PEDRA BRANCA – Francisco Pereira da Silva – Sede

QUARTA-FEIRA (16.12)
01 – FORTALEZA – Francisco Rozivan Diógenes Pinto (bala) – Rua Prof. Valdevino (Sabiaguaba)
02 – FORTALEZA – Luiz de Sousa Faustino (bala) – (Barra do Ceará)
03 – FORTALEZA – Marcelo de Sousa Ferreira (bala) – Rua Fonseca Coelho (Carlito Pamplona)
04 – AQUIRAZ – Antônio Janieliton de Sousa Freitas (bala) – R. Prof. Moreira Alves (Camará)
05 – CAUCAIA – Edevaldo Costa Lima (bala) – Rua Paulo Gomes/Itambé II
06 – CAUCAIA – Vítima não identificada/masculino (bala) – Faleceu no hospital municipal
07 – MARANGUAPE – Vítima não identificada/masculino (bala) – Distrito Amanari
08 – MORADA NOVA – Berson Sousa Freitas (bala) – Localidade Nova Felipa

Blog do Fernando Ribeiro

Polícia apreende armas de grosso calibre enterradas na Praia do Mucuripe


Policiais da Força Tática de Apoio Motorizado (FTA Motos), do Batalhão de Policiamento Turístico do Ceará (BPTur), apreenderam uma bolsa com armas enterrada na Praia do Mucuripe, além de drogas, nesta quinta-feira, 17. Dois suspeitos, um deles adolescente, foram apreendidos.

De acordo com o comandante do BPTur, tenente-coronel Océlio Alves, os policiais suspeitaram da atitude dos homens e encontraram, inicialmente, um pacote com drogas enterrado na areia, próximo ao Iate Clube. Após cavar a região, foi encontrada a bolsa com armas de grosso calibre, além de munições, e ainda um notebook.

Foram apreendidas uma submetralhadora 9mm, uma pistola 9mm, uma espingarda calibre 12, além de munições de pistola ponto 40 e 380.

Conforme o comandante Alves, o material pertence a gangue da comunidade da Manteiga, no Serviluz.

O POVO Online