-->

sábado, 21 de novembro de 2015

Três incêndios registrados no Interior do Ceará neste sábado



Três incêndios foram registrados no Interior do Ceará desde a noite desta sexta-feira, 20, até este sábado, 21.

O fogo atingiu os municípios de Aurora, Jardim e Juazeiro do Norte, segundo informações do capitão Francisco Norberto, assessor do Corpo de Bombeiros da região.

Em Jardim, a 540,4 km de Fortaleza, as chamas se espalharam por uma área de vegetação na serra, em local de difícil acesso. De acordo com o capitão, não há como precisar a área atingida, já que ocorreram focos de incêndio simultâneos. Os Bombeiros acreditam que a causa do fogo seja em decorrência de ação de agricultores na área.

Em Aurora, a 460,8km de Fortaleza, o incêndio atingiu uma vila de casas nas proximidades da cidade. Uma equipe do Corpo de Bombeiros de Juazeiro atendeu a ocorrência. Já em Juazeiro do Norte, distante 493,4km de Fortaleza, o fogo ocorreu em uma residência na rua Carolina Sobreira. A ocorrência foi atendida por equipe do município de Crato.

Ainda conforme o capitão Norberto, não há registro de vítimas em nenhuma das ocorrências.

O POVO Online


Marcelo Mota é eleito o novo presidente da OAB


Com 45,61% dos votos, Marcelo Mota venceu a eleição para presidente da Ordem dos Advogados do Brasil no Ceará (OAB-CE). Edson Santana ficou com a segunda colocação, com 26,33%, seguido por Júlio Ponte, com 19,74%. A apuração dos votos começou às 17h desta sexta-feira, 20, e terminou por volta das 18h30.

Para vencer a disputa, Marcelo Mota conseguiu 5.600 votos. Edson Santana teve 3.232; Júlio Ponte, 2.424; Guilherme Rodrigues, 539; e Colares Filho, 93. Brancos e nulos somaram 389 votos.

Votação

Originalmente marcada para terminar às 16h, a votação desta sexta acabou sendo prorrogada para alguns eleitores. Isso por conta das longas filas formadas na última hora da votação. Até cerca de 16h20min, alguns eleitores ainda aguardavam para votar.

Todos os cinco candidatos à presidência da ordem permaneceram no Centro de Eventos, onde ocorreu a votação. Nas redes sociais, candidatos e eleitores se disseram surpresos com a grande adesão da eleição.
O POVO na OAB

Na última terça-feira, 17, o Grupo de Comunicação O POVO contribuiu com esse processo realizando o único debate televisionado entre os candidatos que concorrem à presidência da entidade. O objetivo foi promover a discussão de ideias e tornar mais conhecidas as propostas dos candidatos.

A chapa vencedora do processo eleitoral assume o comando da OAB-CE em janeiro de 2016. Disputam a presidência os candidatos Marcelo Mota, Edson Santana, Colares Filho, Guilherme Rodrigues e Júlio Ponte.

Cerca de 16,8 mil advogados estão habilitados para participarem da eleição, que define quem sucederá Valdetário Monteiro na presidência da OAB-CE pelos próximos três anos.

O POVO Online


Homicídio à faca em Jaguaribe


Nesta Sexta, 20, por volta das 23h00min, os Policiais Militares foram acionados via 190 que na localidade do Sítio Pai João, zona rural de Jaguaribe distante 40 km da sede, havia ocorrido uma Homicídio a faca, tendo como vítima a pessoa de Francisco Lucas Gomes da Silva, 18 anos, residente no distrito de Mapuá, zona rural de Jaguaribe. O mesmo foi lesionado com uma facada no tórax, quando participava de uma festa de aniversário de sua nora Ana Paula Bezerra Marques, pelo acusado José Pinheiro da Silva, natural de Jaguaribe, 67 anos, residente no Sítio Pai João, zona rural de Jaguaribe, o acusado evadiu-se do local do crime tomando rumo ignorado e o corpo da vítima foi conduzido para o hospital local para providências cabíveis.

Com Informações do 1ºBPM


Arrombamento de colégio no Distrito de Flores em Russas


Nesta Sexta, 20, por volta das 07h00min, Rua José Sabino Mendes, no Distrito de Flores, zona rural de Russas-CE, onde funciona o Colégio Estadual Maria de Lourdes, foi constatado pelo porteiro um arrombamento que teria ocorrido durante o período noturno, a algumas dependências do Colégio acima citado, de onde foram furtados: Dois Projetores Multimídia, sendo um EPSOM e outro BENQ – SVGA MSS 05-3000; Uma Câmera Digital 720 da marca Sony; Uma Filmadora Digital HD – 80GB – 67x2,7 SR 21 da marca Sony; Três Notebook, sendo um da marca ASUS e dois da marca PHILCO; Um monitor LCD da marca Samsung 14”; Quatro Caixas de Som Acústicas; Uma Lavadora de Alta Pressão da marca Wat Valente e uma quantia de R$ 40,00(quarenta) reais. Os Policiais Militares atenderam a ocorrência e se encontram realizando diligência no sentido de identificar e prender o (s) autor (es) do delito e recuperar o que foi furtado.

Com Informações do 1ºBPM


Dupla rouba banco em Solonópole e foge a pé


Dois homens armados assaltaram uma agência bancária do Bradesco, por volta do meio-dia desta sexta-feira, 20, no Centro do município de Solonópole, a 275 km de Fortaleza.

Após invadir a instituição financeira, a dupla subtraiu dinheiro do caixa, mas não chegou até o cofre, conforme informações da Polícia Militar do Município. 

Os assaltantes renderam dois clientes, funcionários e levaram as armas dos vigilantes.      

A dupla fugiu a pé, mas de acordo com a Polícia, provavelmente escondeu uma moto em um beco ao lado do banco para empreender a fuga. 

Nenhum dos suspeitos foi identificado pela imagens do circuito interno da instituição. A Polícia segue em diligência para capturá-los.   

A Polícia ainda ressalta que a ausência de portas giratórias torna a instituição mais vulnerável a assaltos. O valor da quantia levada não foi divulgado.

Em junho deste ano, três homens invadiram e assaltaram a mesma agência bancária. O trio levou dinheiro dos caixas, além dos pertences de uma cliente.

O POVO Online


Previsão de chuvas para o Ceará até fevereiro é pequena, diz Funceme


A previsão de chuvas para os próximos três meses no Ceará está abaixo da média. É o que diz a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), que divulgou, nesta sexta-feira, 20, o prognóstico para o próximo semestre. Pode haver escassez de precipitações devido ao El Niño mais intenso desde 1997/1998.

Para os meses de dezembro de 2015, janeiro e fevereiro de 2016, a previsão aponta 69% de probabilidade de chuvas abaixo da média no Ceará. As chances de haver precipitações em torno da média são de 23% e para chuvas acima da média, a probabilidade é de apenas 8%.

De acordo com especialistas, o Oceano Pacífico Equatorial apresenta uma anomalia elevada de aquecimento, o que poderia trazer consequências negativas para o Nordeste do Brasil, como a escassez de precipitações. 

O meteorologista Leandro Valente explica que o trimestre em questão engloba os meses de pré-estação chuvosa - dezembro e janeiro. "Os sistemas que normalmente atuam nessa época são de menor previsibilidade, como Vórtices Ciclônicos de Altos Níveis, Cavados e a influência de Sistemas Frontais", esclarece.

Além do modelo atmosférico da Funceme, instituições nacionais e internacionais também apontam probabilidade de precipitações abaixo da média para o Ceará no período.

Para entender 

A categoria abaixo da média histórica para o trimestre no Estado corresponde a chuvas de 0 a 203,6 mm. Precipitações de 203,7 a 312,7 mm são consideradas em torno da média e, se chover 312,8 mm ou mais, a categoria é acima da média.

A Funceme divulga o principal prognóstico de chuvas em janeiro, pouco antes do início da quadra chuvosa no Ceará. No período, as condições termodinâmicas do Pacífico e do Atlântico são analisadas.

O POVO Online 


Dois homens assaltam casa lotérica em Tamboril


Dois homens assaltaram no início da tarde, às 13 horas, desta sexta-feira, 20, a casa lotérica do município de Tamboril, no Sertão de Cratéus, há 301 quilômetro de Fortaleza.

De acordo com o soldado Antônio Araújo, da Delegacia Municipal de Tamboril, os dois suspeitos estavam armados, entraram na agência que fica no bairro Centro do município, anunciaram o assalto e recolheram o montante de dinheiro, que ainda está sendo contabilizado.

No momento da ação, o soldado conta que, além dos dois funcionário, três pessoas estavam realizando pagamentos na lotérica.

Os suspeitos não fizeram reféns e não houve feridos. Os dois usaram na ação uma moto cinza modelo Honda Titan. "A polícia tem feito diligências na busca dos dois homens, mas ainda sem êxito", afirma o soldado.

Segundo ele, assaltos a instituições são ocorrências raras na cidade, apesar de recentemente a agência dos Correios também ter sido alvo de assaltantes.

Em março, uma agência da Caixa Econômica Federal na cidade teve parte da estrutura danificada em explosão. Os assaltantes não conseguiram levar o dinheiro.

O POVO Online 


Adolescente mata criança com tiro acidental de espingarda, segundo Polícia

Um adolescente de 13 anos matou uma criança de 7 anos com um tiro acidental de uma espingarda calibre 36, na tarde desta sexta-feira, 20, na localidade de Baixio dos Alminos, zona rural de Parambu, interior do Ceará. De acordo com a Polícia Civil, o homicídio ocorreu quando os dois garotos brincavam com a arma de fogo, do lado de fora de uma casa.

Dentro do imóvel, segundo a Polícia, estavam a mãe e a tia do adolescente, além do tio da mãe do jovem, que seria o dono da espingarda. O senhor, de aproximadamente 70 anos, fugiu do local após a morte do garoto de 7 anos. O tiro atingiu a testa da criança.

Os dois garotos eram colegas da região. Conforme a Polícia, o adolescente está sendo ouvido na Delegacia Regional de Tauá e deve ser liberado em seguida. Um Termo de Circunstancial de Ocorrência (TCO) será registrado. A ocorrência ainda está em andamento.

O POVO Online