-->

sábado, 16 de maio de 2015

Forças militares dos EUA matam líder do Estado Islâmico na Síria

O Departamento de Defesa dos Estados Unidos informou hoje (16) que as forças especiais norte-americanas ingressaram em território sírio esta madrugada e mataram um dos principais líderes do grupo radical Estado Islâmico.

“Abu Sayyaf foi morto durante confronto com as forças norte-americanas”, confirmou o secretário de Defesa dos Estados Unidos, Ash Carter, em comunicado divulgado pelo Departamento de Defesa. Segundo Carter, a operação ocorreu em al-Amr, leste da Síria, e resultou também na captura de Umm Sayyaf, mulher de Abu.

Abu é apontado como um dos mentores das negociações que financiam as ações do grupo, dirigindo transações com petróleo, gás e recursos ilícitos, além de participar de operações militares do Estado Islâmico. Sua mulher é suspeita de ter desempenhado papel importante em atentados cometidos pelo Estado Islâmico.

De acordo com as informações do governo dos Estados Unidos, Umm Sayyaf está detida em instalações militares no Iraque. Nenhum militar norte-americano foi morto ou ferido durante a operação que, na avaliação do secretário de Defesa, “representou um golpe significativo para o Estado Islâmico”.

Os primeiros relatórios do Departamento de Defesa revelam que as forças de coalizão que participam da Operação Resolução Inerente realizaram seis ataques aéreos na Síria - responsáveis pela destruição de cinco unidades táticas e duas posições de combate do Estado Islâmico - e 15 no Iraque, com aval do Ministério da Defesa iraquiano.

Fontes: Diário do Nordeste



Em confronto com assaltantes, policial mata um e fere outro

Um suspeito de assalto morreu e outro ficou ferido em um conflito com um policial na manhã deste sábado (16) em um posto de gasolina na CE-060 em Maracanaú, na Região Metropolitana de Fortaleza (RMF).

De acordo com o Coronel Andrade, responsável pelas relações públicas da Polícia Militar (PM), o policial parou no posto de combustíveis para abastecer, quando percebeu a tentativa de assalto conta o frentista do local. Ele agiu para tentar evitar a ocorrência e atingiu os dois suspeitos. 

Um deles, de 22 anos, veio a óbito no local. Ele foi atingido por 4 disparos, sendo 2 no antebraço, um na panturrilha e outro no peito. O segundo suspeito, de 26 anos, também foi baleado duas vezes e foi socorrido para o Hospital de Maracanaú. Após ser liberado pela unidade médica, ele será encaminhado à Delegacia Metropolitana de Maracanaú (DMM) para os procedimentos cabíveis ao caso.

Com os suspeitos, foi apreendida uma arma de calibre 22.

Fontes: Diário do Nordeste


LESÃO CORPORAL A BALA EM RUSSAS

O fato aconteceu hoje  16.05.2015, por volta das 11h25min, na Quadra 01, em frente à Casa nº 30, no Mutirão Velho, em Russas-CE, foram lesionados a bala os indivíduos: MARCIO ALEXANDRE DE AMORIM FREITAS, vulgo “SANTINHO”, nascido aos 23.02.1993, natural de Russas, filho de Francisca Vânia de Amorim Freitas, residente na Rua Samuel Fernandes de Lima, s/nº, no Brejo, Mutirão Velho, atingido por um disparo de arma de fogo no braço direito, e o menor de idade C O S ( nascido aos 17.06.1958, natural de Russas, filho de Carlos Evangelista da Silva e Maria do Socorro de Oliveira, residente na Rua do Brejo, no Mutirão Velho, atingido por dois disparos de arma de fogo, sendo um na mão esquerda e outro no antebraço direito. De acordo com informações de populares os autores do delito seriam dois indivíduos que trafegavam em uma motocicleta de cor vermelha (demais dados não informados), os quais ao se aproximarem das vítimas o garupeiro desceu do veículo e efetuou os disparos, em seguida fugiram tomando rumo ignorado. Os PPMM:  – FTA atenderam a ocorrência e socorreram as vítimas ao hospital e em seguida iniciaram as diligências no sentido de identificar e prender os autores do crime
.

Vereador Paulo Santiago diz que dinheiro dos professores paga obras em Russas


Durante sessão itinerante da Câmara Municipal de vereadores de Russas, na última terça-feira(12) no distrito de Flores, o vereador Paulo Roberto Mendonça de Santiago (PPL) disse que o município enviou projeto com reajuste dos professores, mas que este diferente de anos anteriores não terá caráter retroativo e uma vez aprovado passará a valer a partir de maio.
Sobre o tema, Paulo Santiago alertou, que o que sobrou do que deveria ser para pagar os professores pode na sua visão, estaria financiando obras que são ditas como realizadas com recursos próprios.     
“A folha de pagamento de professores de educação de janeiro, fevereiro e março somou sete milhões e novecentos mil reais, então 13%, em cima de sete milhões e novecentos mil reais, da um milhão e e quarenta mil reais que o município economizou, não vai para o professor (...) a obra da Padre Raul Vieira, 50% quem ta pagando é o funcionário, é uma um obra de um milhão novecentos e pouco, mas com essa economia que foi feita agora com os salários dos professores, os professores etão pagando a obra, estão pagando a metade da obra pelo município”. 
  
 fonte RT NEWS

LIMOEIRENSE É MORTA A TIROS EM TENTATIVA DE ASSALTO NA BR-116 EM CHOROZINHO.

Na noite desta sexta feira 15-05-15, um família que trafega pela BR 116 de Fortaleza para a cidade de Limoeiro, foi surpreendida com uma fatalidade.
 
A senhora Adrina de Sousa Lima de 39 anos, que trafegava com uma irmã, seu esposo e sua filha, foi atingida por uma bala perdida e morreu.
O carro da família trafega na BR 116, ao passar no distrito de Triângulo em Chorozinho, a vítima sentiu-se mal, seu esposo pensou que fosse infarto, já que na família de Adriana aconteceram casos de enfarto.
O esposo pediu socorro a PRF Polícia Rodoviária Federal que socorreu a vítima até o hospital da cidade.
 
Ao entrar no hospital, o médico plantonista preparava-se para fazer reanimação, quando encontro manchas de sangue no corpo de Adriana, ao remover a blusa, a equipe médica encontrou a perfuração a bala.
Os policiais verificaram o veículo e encontraram a perfuração no porta malas do WB 20 S de cor branca, carro em que a família viajava.
De acordo com inspetor Darlan da PRF a viatura se deslocava exatamente para as proximidades do local onde socorreram a vítima, o chamado era para atender a relatos de um tiroteio no Residencial Irmã Alzira, as margens da BR, mais na hora do socorro, não se imaginava que a vítima estava ferida, só foi encontrado o ferimento já no hospital.
A família disse não ter escutado nenhum disparo, e também não viram nenhum carro ou moto trafegando atrás do veículo em que estavam
FONTE plantão de Limoeiro


Ação do Ministério Público contra Prefeito Glauber dominou o debate na sessão da Câmara de morada nova

O acordo firmado em TAC estabelecia a realização do concurso público, e a não contratação de servidores temporários. 

A sessão da Câmara do Município de Morada Nova teve momentos de fortes acirramentos entre os vereadores de oposição e situação, por conta da decisão do Ministério Público através do Promotor de Justiça Dr. Herbert Gonçalves Santos, que propôs uma ação civil pública, por ato de improbidade administrativa contra o prefeito Municipal de Morada Nova, Glauber Barbosa Castro. O despacho da ação foi feita pelo Juiz Felipe Augusto Rola Pergentino Maia.
O vereador e vice-presidente da mesa diretora Jorge Demétrio de Brito do PTN, foi o centro das atenções quando abordou a questão da ação civil pública, onde diz que o descumprimento de um acordo do Ministério Público poderá causar um prejuízo de 499 mil reais aos cofres públicos de Morada Nova


Vários parlamentares da base de apoio ao prefeito Glauber Castro se manifestaram em defesa do prefeito. Em toda cidade, a ação despachada pelo juiz, está repercutindo de forma negativa. 
Jeovane Barros em defesa do prefeito Glauber Castro fez duras críticas ao vereador Jorge Brito pela maneira de como está direcionando a ação civil pública. O vereador interrogou por que o mesmo não denunciou o senhor Wanderley Nogueira quando esteve prefeito do município por quatro meses, e colocou sua empresa a WN-Construções para realizar serviços de estradas do município de forma ilegal e contra lei, e o vereador não denunciou, por que?
O Jorge voltou à interrogação para o Jeovane Barros, “por que o mesmo não fez na época já que também é parlamentar e possui os mesmos direitos garantidos”? A discurssão teve momentos acirrados, com trocas de insultos e acusações, por parte do vereador Jeovane Barros ao afirmar que Jorge Brito não possui projeto para Morada Nova, só entra em contradição, e que só planta a discórdia nas discussões, com o intuito de se promover politicamente.


Após ouvir Jeovane Barros, o vereador Cavalcante Júnior, informou que foi o Ministério Público quem fez a divulgação em portal de informações, entendendo ele, que o posicionamento do vereador Jorge Brito é algo de muito normal por está exercendo o seu verdadeiro papel como parlamentar. Cavalcante acrescentou, que o fato é que foi comprovado pelo o Ministério que houve um descumprimento judicial, e há um prazo de 90 dias para o Prefeito se explicar, por isso não ver nenhuma anormalidade no posicionamento do Jorge Brito.
Jorge Brito afirmou que tem plena convicção de que várias cláusulas do TAC (Termo de Ajuste de Conduta) que foi feito no ano de 2013, foi desrespeitado, visto que a prefeitura se comprometeu com o Ministério Público em demitir todos os servidores contratados temporariamente para que houvesse um concurso, e houve o concurso público, foi homologado para chamar as pessoas, e o que se viu segundo Jorge Brito, foram muitas contratações indevidas sem nenhuma justificativa do poder municipal.
Por: Ribamar Silva

FONTE: TV Jaguar


Polícia elucida assassinato do radialista Patrício Oliveira, em Brejo Santo (CE) e acusado está preso


Averiguando denuncias anônimas, policiais militares do GIRO prenderam o jovem Manoel Mendes de Oliveira, de 28 anos, na periferia de Goiânia (GO). Ele seria o autor do assassinato do radialista José Patrício Oliveira, de 40 anos, que residia na Rua Coronel Ferraz no centro e trabalhava na Rádio Sul Cearense AM de Brejo Santo. O acusado do crime de pistolagem já responde por tráfico de drogas e posse ilegal de arma de fogo e tinha contra si um Mandado de Prisão expedido pela Comarca de Brejo Santo.

Ele nega envolvimento no assassinato do radialista e deve ser recambiado nos próximos dias para Brejo Santo, a fim de ser ouvido sobre o crime. Patrício Oliveira tinha comentado com familiares que vinha recebendo ameaças até ser morto no último dia 30 de março quando pilotava sua moto e foi atocaiado por um homem noutra moto o qual passou a atirar. O motivo seria comentários feitos pelo radialista sobre um homicídio em Brejo Santo e a família da vítima não teria gostado, mas tudo está sendo investigado pela polícia. Veja a matéria de uma TV Goiana sobre a prisão de Manoel Mendes.


OCORRÊNCIAS POLICIAIS DE SEXTA PARA SÁBADO NO VALE EM RUSSAS.



Os crimes ocorreram na noite da sexta-feira, 15 de maio, em um Bar, na comunidade de São Raimundo, próximo a Subestação da Coelce.



Nesta sexta-feira, dia 15, por volta das 21h30min, no bar “Alta Tensão” situado às margens da CE 358, na localidade do São Raimundo, zona rural,  quatro pessoas foram assassinadas a bala, sendo as vitimas: José Alisson Marques Maia, 30 anos, natural de Limoeiro do Norte/CE, mecânico; Jorge Luiz da Silva, conhecido por “Jorginho”, 34 anos, natural de Limoeiro do Norte/CE; Francisco Edson de Souza, vulgo “Titó”, 31 anos, natural de Morada Nova-CE; e Paulo Antonio Portela, dono do bar onde ocorreram as mortes, 49 anos, natural de Limoeiro do Norte/CE.  As vítimas foram atingidas por diversos disparos de arma de fogo, e no local do crime foram encontradas cápsulas de pistola  9mm, 380mm e revolver calibre 38.  Segundo informações colhidas no local, os autores dos assassinatos seriam quatro homens que após a barbárie fugiram em um veículo tipo pálio de cor branca, placas não anotadas, veículo esse pertencente à uma das vítimas (Jorge Luiz da Silva), tendo os criminosos tomado rumo ignorado. Equipes policiais estão em diligencias na região, na tentativa de identificar e prender os acusados. O caso está sob investigação à cargo da Polícia Judiciária(Civil).

PRISÃO POR RECEPTAÇÃO EM ARACATI
Nesta sexta-feira, dia 15, por volta das 06h, a polícia recebeu informações da pessoa de Diego Costa Chaves, 27 anos, sobre o furto de sua Motocicleta Honda XRE de cor branca de placa OSQ-7994, ocorrido durante a madrugada, quando a mesma estava estacionada na calçada de sua residência, no bairro Várzea da Matriz. Através de investigações acerca do fato, PMs chegaram à prisão de Cleylson Rodrigues da Silva, 22 anos, que  estava sob a posse da moto furtada, sendo o mesmo conduzido a DPC local onde foi autuado por crime de Receptação.

ROUBO EM AGÊNCIA DE ÔNIBUS EM LIMOEIRO DO NORTE
Nesta sexta-feira, dia 15, por volta das 14h, um indivíduo armado de revolver rendeu a funcionária e anunciou um roubo, na agência  de viagens São Benedito, de onde foi levada uma quantia em  dinheiro (valor não informado), o aparelho celular da funcionária, e também um aparelho celular de um cliente que estava no local no momento do assalto. Após o roubo, o suspeito fugiu utilizando uma moto de cor preta, sem placa.

ROUBO À COMÉRCIO EM LIMOEIRO DO NORTE
Nesta sexta-feira, dia 15, por volta das 14h15min,   o mercadinho do Branco, de propriedade de José Nilton de Lima Freitas, 39 anos, localizado na rua Augusto Fidélis, bairro Santa Luzia, foi assaltado por  um indivíduos com as mesmas características do suspeito do roubo a agência da São Benedito, em uma moto preta sem placa,  de onde foi levado todo o dinheiro do caixa, uma quantia não informada, e em seguida o suspeito fugiu  tomando rumo ignorado.

PRISÃO POR ARROMBAMENTO, APREENSÃO DE  MENOR E RECUPERAÇÃO DO MATERIAL EM LIMOEIRO DO NORTE
Nesta sexta-feira, dia 15, por volta das 11h, foi preso Paulo Ricardo Alves de Oliveira, 24 anos, residente no mutirão das Flores, natural de Fortaleza/CE, o qual estava com produtos de um arrombamento da loja “Ponto Dos Celuares”: vinte celulares, cinco capas para celulares, quatorze películas de vidro para celulares, oito óculos, um molden, três carregadores universal, trinta e nove  carregadores de celulares, dois carregadores para notebooks, nove assessório para celulares, um roteador, um drive CD, um  DVR-gravador, um pano de joias, com vários brincos, cordões, anéis e outras bijuterias, mostruário com várias amostras de perfumes, um adaptador de GPS, um DVD portátil, um notebook CCE, sete caixas de som com os controles, uma câmara digital com carregador, um relógio, quatro bonés, duas blusas, três shorts, três baterias para celulares e quatro perfumes. Após a prisão do suspeito, foi apreendido um adolescente de 15 anos, residente no bairro Santa Luzia, natural de Tabuleiro do Norte/CE, onde foi encontrado três celulares e três caixas de som portáteis, também produto do furto da mesma loja. Os suspeitos e todo o material recuperado foram apresentados na DPC local para as providências da Lei.

ROUBO À LOCADORA DE VEÍCULOS EM LIMOEIRO DO NORTE
Nesta sexta-feira, dia 15, por volta das 17h, a concessionária “Queiroz Veiculo”, foi alvo de um assalto praticado por dois indivíduos em uma moto Fan preta, sem placa, armados de pistolas,  de onde levaram uma grande quantia em dinheiro (valor não informado) e três aparelhos celulares, e em seguida fugiram tomando rumo ignorado.





Prefeito anuncia concurso para médicos e reforma em Frotinhas




O prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio (Pros), anunciou nesta sexta-feira, 15, em coletiva realizada no Instituto Dr. José Frota (IJF), oconcurso para 110 médicos com o objetivo de garantir o cumprimento de escalas.
As vagas são destinadas aos Frotinhas do Antônio Bezerra, da Messejana e da Parangaba; e ao IJF. Segundo Roberto Cláudio, o edital do concurso deve ser lançado até fim de junho.
Além disso, o chefe do Executivo informou que serão realizadas reforma, expansão e aquisição de equipamentos para os três Frotinhas. O anúncio foi feito depois de visitas às unidades com o presidente da Câmara Municipal, Salmito Filho (Pros); vereadores e representantes da Federação Nacional dos Médicos (Fenam) e do Conselho Regional de Medicina (CRM).
Crise na saúde
Na segunda-feira, 11, a foto de um paciente sendo atendido no chão do Instituto José Frota (IJF) gerou uma crise na saúde municipal. A repercussão nacional da situação levou o prefeito a fazer visita surpresa ao hospital e anunciar mudanças na gestão de atendimento. 

Além da Capital, a crise na saúde atinge também o Governo do Estado. Também na segunda-feira, o Governo oficializou a saída do secretário da Saúde Carlile Lavor. A pasta está sendo gerida pelo secretário interino Henrique Javi. 

Os últimos dias foram de articulação no Governo e na Prefeitura, com reuniões com sindicatos, parlamentares e técnicos da área. 
Redação O POVO Online

Quatro pessoas são assassinadas em um bar, em Limoeiro do Norte



Quatro pessoas são assassinadas em um bar, em Limoeiro do Norte

Os crimes ocorreram na noite da sexta-feira, 15 de maio, em um Bar, na comunidade de São Raimundo, próximo a Subestação da Coelce.

Nesta sexta-feira, dia 15, por volta das 21h30min, no bar “Alta Tensão” situado às margens da CE 358, na localidade do São Raimundo, zona rural,  quatro pessoas foram assassinadas a bala, sendo as vitimas: José Alisson Marques Maia, 30 anos, natural de Limoeiro do Norte/CE, mecânico; Jorge Luiz da Silva, conhecido por “Jorginho”, 34 anos, natural de Limoeiro do Norte/CE; Francisco Edson de Souza, vulgo “Titó”, 31 anos, natural de Morada Nova-CE; e Paulo Antonio Portela, dono do bar onde ocorreram as mortes, 49 anos, natural de Limoeiro do Norte/CE.  As vítimas foram atingidas por diversos disparos de arma de fogo, e no local do crime foram encontradas cápsulas de pistola  9mm, 380mm e revolver calibre 38.  Segundo informações colhidas no local, os autores dos assassinatos seriam quatro homens que após a barbárie fugiram em um veículo tipo pálio de cor branca, placas não anotadas, veículo esse pertencente à uma das vítimas (Jorge Luiz da Silva), tendo os criminosos tomado rumo ignorado. Equipes policiais estão em diligencias na região, na tentativa de identificar e prender os acusados. O caso está sob investigação à cargo da Polícia Judiciária(Civil).




Quatro pessoas executadas a tiros em Limoeiro do Norte



Três pessoas foram mortas na noite desta sexta-feira (15), em Limoeiro do Norte, localizado a 194 km da Capital. Segundo informações da Polícia Militar, as vítimas estavam em um bar,quando quatro homens, em um Palio branco, pararam no local e efetuaram diversos disparos.
 
O crime aconteceu por volta das 22h. Além das três pessoas que morreram ainda no local, outra vítima ficou gravemente ferida, e foi levada ao hospital municipal. Os mortos foram identificados como Jorginho, Paulo e Titólio.
 
Os criminosos fugiram em direção ao distrito Flores. De acordo com informações repassadas por populares, o mesmo Palio foi visto na semana passada com homens a bordo usando coletes balísticos. 
 
Polícia Militar permanece em busca aos suspeitos. Até o momento da publicação desta matéria, os criminosos continuavam foragidos. 
Nossa equipe teve á informaçâo que a quarta vítima faleceu.

fonte Diário do Nordeste.