-->

sexta-feira, 13 de fevereiro de 2015

SESSÃO RELÂMPAGO NA CÂMARA DE QUIXERÉ


A Sessão durou poucos minutos, já no balanço do carnaval. O Presidente justificou a ausência da Vereadora Francileide por motivo de força maior a sua ausência. O vereador Chiquinho falou do requerimento solicitando material para o posto de saúde de Carnaubinha. que já tem médico, mas a carência de material é constante para os procedimentos da enfermagem. Falei com o Secretário João Urânio e ele se prontificou em conseguir mais  material que está faltando em todos postos de saúde. Também fez uma alerta aos foliões que brinque o carnaval com cuidado, o álcool   e dirigir não dar certo, já perdi amigos em razão disso. O líder do Prefeito  Carlinho leu o ofício do Ministério que as máquinas do PAC 2 deve lotada na Secretária de Obra e o garantia safra foi pago em cinco parcelas e está rigorosamente em dias. Fez o convite da Secretária de Desenvolvimento Urbano Meio Ambiente 
e Infraestrutura, para o dia 24/02 no CVT Quixeré às 09: OO horas para participar do 1° Seminário de Saneamento Básico e Saúde. Vereadora Beta solicitou um minuto de silêncio em sentimento a família do jovem José Jarles assassinado em Barreiras. O Presidente Faguinho solicitou do Sr Prefeito maior empenho em conservar os açudes e lagoas do município, já que estamos enfrentando uma crise hídrica e a qualquer momento pode chover e fazer a diferença. Também salientou que quando foi Secretário deixou projeto para aquisição de uma motoniveladora e uma retroescavadeira e na gestão atual chegou os equipamentos, e por isso há condição de fazer um trabalho nos nossos pequenos reservatório. Cuidar bem de água nesse período é tudo e vou continuar comprando e estou pronto para ajudar no que for bom para o município. Não havendo inscrito no grande expediente e matéria para ser votada encerrou-se a sessão desejando-lhes um feliz carnaval para todos.

FONTE blog QUIXERÉ NOTICIAS


POLICIAIS CIVIS DA DELEGACIA DE RUSSAS PRENDEM INDIVÍDUO ENVOLVIDO EM DEZENAS DE HOMICÍDIOS


Inspetores da 11a Delegacia Regional de Russas deram cumprimento ao mandado de prisão preventiva de Fradix Xavier Chaves, vulgo "Fradik". 

Suspeito de ser executor e partícipe em dezenas de homicídios na região do Vale do Jaguaribe e outros interiores, Fradik é integrante da quadrilha dos perigosos bandidos Ozivaldo Sousa e Willame Diogenes presos em Fortaleza recentemente. A quadrilha é clínica geral praticante de assaltos, homicídios, tráfico, explosões de caixas eletrônicos. 

Com o cumprimento do referido mandado se espera que aumente a segurança da região


fonte PLANTÃO DO CEARÁ 


Homicídio em Juazeiro


Juazeiro CCEV
Homicídio no Bairro Triangulo
Individuo conhecido por Rivaildo sofreu 5 tiros, todos na cabeça
Rivaildo já respondia por estupro e outros crimes.
Grupo Whatz  Carrasco do vale


39 CELULARES SÃO ENCONTRADOS APÓS REVISTA NA CADEIA PÚBLICA DE LIMOEIRO DO NORTE



Nesta quinta-feira, dia 12, por volta das 08h, foi realizada pela PM uma vistoria na cadeia pública de Limoeiro do Norte-CE, que resultou na apreensão de diversos objetos ilícitos.

Ao todo foram apreendidos: 24g de crack, 134g de maconha, 112(cento e doze) trouxas de maconha, 39(trinta e nove) aparelhos celulares de várias marcas, 19(dezenove) Chips de várias operadores. 08(oito) Cossocos (arma artesanal) e 02(duas) facas tipo peixeira. Todo material apreendido foi catalogado e será encaminhado ao fórum local para que seja adotada as providências necessárias. 
fonte ALTO SANTO NOTICIA


Estiagem leva 95% dos municípios cearenses a decretar situação de desastre


Levantamento do Ministério da Integração Nacional, divulgado nesta quarta-feira (11) no portal UOL,  aponta que 16,8% dos municípios brasileiros estão em situação de desastre, que inclui os estágios de calamidade pública e emergência, por conta da estiagem.

Os dados referentes a 2 de fevereiro mostram que dos 5.570 municípios brasileiros, 936 tinham decretos de situação de emergência ou calamidade pública em vigência. Com isso, a partir do reconhecimento federal, municípios e Estados nessa situação ficam autorizados a contratar serviços e comprar mantimentos em regime especial sem precisar fazer licitação.
Todos os nove Estados do Nordeste têm municípios com situação de desastre reconhecida pelo governo federal. A Paraíba lidera o “ranking” da estiagem com 197 decretos. Logo depois vem o Ceará, com 176. Em termos percentuais, no entanto, o Estado mais afetado foi o Ceará, onde 95% dos municípios estão, oficialmente, em situação de desastre.

* Ceará News 7


CASAL É PRESO POR POSSE ILEGAL DE ARMAS E TRÁFICO DE DROGAS EM IRACEMA-CE


Nesta quinta-feira, dia 12, durante uma operação policial em Iracema,  por volta das 14h, foi preso um casal suspeito de tráfico drogas: Camilo Alves Linhares,  38 anos, natural de Iracema-CE, e sua amásia Calidia Rodrigues Magalhães, 22 anos.
Com eles, a polícia apreendeu além da drogas, armas e munições de vários calibres: (5 papelotes com cocaína, 1 cartucho cal. 38 intacto, 1 munição cal. 22 intacta, munições para carrego de espingarda artesanal - pólvora chumbo e espoleta, 02 aparelhos celulares, 1 espingarda artesanal tipo socadeira, 02 cadernos com anotações da contabilidade do tráfico, saquinhos geralmente usados  para embalagem e comercialização da droga. Todo o material e os suspeitos foram conduzidos a Delegacia de Polícia, onde foi feito auto de Prisão em Flagrante Delito por tráfico de drogas e Associação para o tráfico. 
fonte  ALTO SANTO NOTICIA


433 homicídios no Ceará em janeiro.


O número representa um aumento de 8,5 % no índice de assassinatos no Estado, em igual período de 2014

O Estado do Ceará registrou 433 Crime Violentos Letais Intencionais (CVLIs) em janeiro deste ano, o que representa uma média de 14 pessoas assassinadas por dia, segundo dados da Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS). O número é 8,5% maior do que em janeiro de 2014, quando foram registrados 399 homicídios, latrocínios ou lesões corporais seguidas de morte, que englobam os CVLIs.
Além desses assassinatos, aconteceram ainda duas mortes dentro de unidades prisionais e cinco pessoas mortas durante intervenções policiais, o que totaliza 442 vidas perdidas no mês de janeiro em todo o Estado.
Somente na Capital, foram registrados 193 CVLIs em 2015, contra 172 em igual período do ano passado. Uma das vítimas foi o servidor público Francisco Valdenir da Silva de Castro, alvejado a bala e morto, no dia 18 de janeiro nas proximidades da casa de Valdenir. O crime aconteceu em um evento de Pré-Carnaval, no bairro Colônia, Zona Oeste da Capital. Valdenir foi atingido por uma bala perdida.
Nos municípios que compõem a Região Metropolitana de Fortaleza (RMF) houve redução, com 91 mortes neste mês contra 100 no ano passado. Já no Interior do Estado foram anotados 149 Crimes Violentos Letais Intencionais em janeiro último, contra 127 de 2014. As Áreas Integradas de Segurança (AISs) que apresentaram o maior número de crimes de morte foram a 2 e a 5, ambas em Fortaleza. Cada uma registrou 47 CVLIs em janeiro. A AIS que apresentou o menor número de delitos foi a 6, que contempla a orla da Capital, com quatro homicídios a bala.
Latrocínios
As estatísticas da SSPDS apontam, ainda, que dez pessoas foram assassinadas durante roubos ou tentativas de roubo, no Estado, no primeiro mês do ano. Sete desses latrocínios (roubo seguido de morte) ocorreram em Fortaleza; um em Juazeiro do Norte, um em Bela Cruz e outro no município de Redenção.
Em comparação com dezembro de 2014, somente as AISs 7, 10, 11 e 17 conseguiram reduzir os índices de CVLIs. Todas estão localizadas no Interior do Estado. No entanto, outras cidades do Sertão cearense também estão sendo atacadas pelo tráfico de drogas e já percebem a tranquilidade ser abalada.
A violência na Região dos Inhamuns, por exemplo, tem sido pauta de pronunciamentos de parlamentares na Assembleia Legislativa do Ceará (AL-CE), que tem cobrado respostas efetivas contra crimes de pistolagem. Em janeiro de 2014, apenas seis das 18 AISs conseguiram números melhores, ou seja, que indicam redução de CVLIs.
Vulnerabilidade
Para a professora-doutora Jânia Perla Aquino, do Laboratório de Estudo da Violência (LEV) da Universidade Federal do Ceará (UFC), a vulnerabilidade dos cearenses é maior a cada dia e a matança está generalizada. "As autoridades não podem mais se dar ao luxo de achar que a violência é questão só de Polícia. Não é mais possível admitir essa ameaça contra o nosso direito primordial, que é a vida". De acordo com a professora, é preciso que as estatísticas divulgadas pela SSPDS sejam estudadas para embasar um planejamento específico, que gere resultados efetivos. "Aumentar policiamento não é mais alternativa. Não adianta fazer concurso e colocar nas ruas soldados treinados durante 30 dias. É preciso treinar a Polícia para fazer medição de conflitos e não apenas para prender. Uma espécie de Estado paralelo está sendo estabelecido e é necessário que o tráfico seja enfraquecido e combatido", afirmou.
Conforme Jânia Aquino, as medidas a serem tomadas precisam ser pensadas a longo prazo. "Não dá mais fazer gastos exagerados e colocar em prática medidas sem resultado. A Segurança Pública está em crise no Ceara há anos. É preciso um diagnóstico e um planejamento que funcione e não que sirva como cosmético, que maquia a situação por uns dias, mas depois ela reaparece. Ações desconectadas tendem ao insucesso e já deu para perceber isso com as últimas experiências que tivemos no Estado", salientou.
Secretário
O secretario de Segurança Pública do Ceará, Delci Teixeira, considerou o mês de janeiro um período ruim, mas atribuiu o aumento no índice dos homicídios a questões políticas, como troca de secretariado e uma possível insegurança dos comandos da Polícia em permanecer nos cargos. Em entrevista na tarde de ontem, após solenidade na Academia Estadual de Segurança Pública (Aesp), Teixeira afirmou que os novos desafios da Pasta incluem, além da troca de comandos, uma intensificação nas blitze e, consequentemente, apreendendo mais armas. Investindo no policiamento ostensivo na rua e no trabalho de inteligência. "Havia uma certa insegurança das pessoas se iam permanecer nos cargos e talvez tenha influenciado, mas isso não é desculpa. Houve um aumento considerável. Usamos toda a transparência possível", explicou.
"Quando fechamos o mês de janeiro havia um acréscimo de dez (homicídios), mas depois chegou aos 34. Isso porque ao final do balanço procuramos em todos os hospitais aqueles que haviam se lesionado e saber quem se recuperou ou veio a óbito", detalhou.
Entre as ações adotadas pelo gestor para combater o crescimento dos CVLIs seria o aumento no número de policiais nas ruas, verificação de coletivos e mudanças de gestores nas Áreas Integradas de Segurança (AIS).
O crescimento no número de apreensões é um fator que causa otimismo no secretário. "Tivemos a apreensão de 131 carros agora em fevereiro e 168 motos. E acréscimo nas apreensões de armas de fogo de 7,5 % e de 20% nos e auto s de prisão em flagrante. O que nos deixa otimista sobre isso. É que o mês de janeiro foi muito ruim", reconheceu Delci Teixeira.
Sobre as Áreas Integradas de Segurança que apresentaram maior número de vítimas (AIS 2 e AIS 5), o secretário afirma que não existe um trabalho específico para os pontos críticos e que trabalha o Ceará como um todo, mas citou que houve troca de comando. "Nós temos uma dificuldade grande de baixar os índices tanto no interior Norte, quanto no interior Sul e na Capital, são áreas que têm os maiores índices. Temos feito a troca de comandos. Não significa que sejam incompetentes, mas queremos outras pessoas e com novas ideias, que talvez deem uma revolucionada na maneira como estamos trabalhando",afirmou..
O secretario apontou outra mudança na gestão, que seria uma maneira de normalizar a situação de latrocínios, que neste mês foi preocupante. Essa reformulação será no trabalho da Coordenadoria de inteligência (Coin), da Secretaria de Segurança. "A substituição do coordenador da área de Inteligência. Ele que pediu para sair. Temos problemas de latrocínio (roubo seguido de morte), de assalto a banco e estouro de caixas", diz.
Para o secretario o número ideal de homicídios seria zero, mas como o problema da insegurança é nacional foi estabelecido um percentual de diminuição de 6%. Porém, Delci Teixeira diz que espera que o índice chegue a baixar 10% por ano. "Eu gostaria, torço e espero que chegue a baixar 10% a cada ano. Esse número brutal de assassinatos não pode continuar e nós temos que diminuir isso", salientou.
Márcia Feitosa / Jéssika Sisnando
Repórter / Especial para polícia

Aumento do consumo preocupa municípios


Número de visitantes chega a dobrar em algumas cidades que já enfrentam problemas de abastecimento

Apesar do corte de verbas, as festas de Carnaval irão ocorrer em muitos municípios cearenses. Além da preocupação com o dinheiro público empenhado na programação, o cenário de estiagem tem gerado grande apreensão. Em algumas cidades que já registram problemas de abastecimento, o número de visitantes, nesta época, chega a dobrar e o consumo de água aumenta de forma considerável.
Nos municípios litorâneos, como Aquiraz, Aracati, Beberibe, Camocim, Paracuru e Cascavel, que tradicionalmente realizam grandes festas e recebem centenas de visitantes, o momento, agora, é de alerta.
Segundo o boletim da Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh), as bacias do Baixo Jaguaribe, Metropolitana, do Coreaú e do Curu, que abastecem estes municípios, estão com a capacidade inferior a 25%. A do Baixo Jaguaribe (que abastece Aracati) e a do Curu (Camocim) têm apenas 1,77% e 2,53% de volume de água armazenado, respectivamente.
A Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece) não informou o volume médio de água tratada consumido em dias normais nestas localidades, porém repassou o crescimento médio durante o feriadão.
Cascavel registra o maior aumento, com acréscimo de 45% na demanda de água, sobretudo para Caponga. Beberibe tem o segundo maior índice, 37,5%, seguido por Aracati (20%) e Aquiraz (10%). Em Camocim, o sistema de fornecimento de água tratada não é operado pela Cagece. Os números de Paracuru não foram informados.
Segurança hídrica
Diante do risco de falta de água durante a festa, os municípios que têm programação vêm adotando medidas que tentam garantir a segurança hídrica. Em Aquiraz, a Prefeitura realizará a festa momina em parceria com empresas que colaboram na contratação das bandas para o tradicional Carnaval Popular na Prainha, Iguape e Praia do Batoque. De acordo com a assessoria de comunicação, haverá reforço no abastecimento, através de carros-pipas.
O incremento de dois carros pipas ocorrerá amanhã, na segunda e na Quarta-Feira de Cinzas. No Porto das Dunas, Iguape e Prainha, o reforço será de um ou dois carros-pipas por dia, a depender da necessidade
Já em Aracati a programação oficial teve início ontem e segue até quarta-feira. A estimativa é que o município do litoral leste, que tem cerca de 69,1 mil habitantes, receba neste período, entre 200 e 300 mil visitantes.
De acordo com a assessoria de comunicação, o prefeito de Aracati, Francisco Ivan Silvério, se reuniu com representantes da Cagece na semana passada, para discutir ações. Segundo o Município, o órgão fez reparos na adutora ETA II, que recebe água do Canal do Trabalhador e abastece a cidade, e também na adutora da ETA do Cumbe, que atua como suporte, principalmente, em épocas de maior demanda.
Em Camocim, no litoral oeste, a Prefeitura irá garantir a festa oficial. A estimativa oficial é que a cidade, que tem cerca de 60 mil moradores, abrigue o dobro desta população no feriado.
A gestão admitiu, através da assessoria de comunicação, que o Município enfrenta dificuldades no abastecimento, mas que são realizadas ações (perfuração de poço e construção de cisternas de plástico) para garantir a segurança hídrica. A estratégia é solicitar que os visitantes levem garrafões de água.
Medidas
Em Paracuru, segundo a assessoria da Prefeitura, tendo em vista a escassez de água a Prefeitura tenta "potencializar a ida de visitantes ao Município" e por isso não irá contratar bandas. Na cidade, haverá Carnaval, mas conforme a gestão, "em proporções bem menores, somente com som mecânico".
Para tentar evitar o desabastecimento, na última quarta-feira (11), o prefeito Sidney Gomes se reuniu com representantes da Cagece e solicitou a ligação de dois poços perfurados nesta semana pela própria empresa. Ele também visitou uma lagoa adjacente "para que se estude alternativas em relação crise hídrica", segundo a assessoria
FONTE Diário do Nordeste


BEBERIBE-CE LESAO CORPORAL A BALA


O fato aconteceu  (12/02/2015), por volta das 17h00m, no Córrego do Sal, Beberibe, foi lesionado a bala o senhor ANTONIO ALMEIDA RODRIGUES, filho de Liduina de Almeida Sobrinho e pai não declarado, 30 anos e residente no local da ocorrência. De acordo com informações de populares, dois indivíduos armados, invadiram a casa e efetuaram disparos em direção à vítima, que foi alvejada com dois disparos nas costas, sendo socorrida ao hospital de Beberibe por populares. Atenderam a ocorrência a CP 16 com SGT PM  que realizaram diligências, mas até o presente momento ninguém foi preso. 

ERIVANDO LIMA


ARACATI-CE HOMICÍDIO A BALA



O fato aconteceu  (12/02/2015), por volta das 15h45m, através de uma ligação para o 190, fomos informados pela Senhorita Maria Aline da Silva, nascida em 21/03/1990, filha de Maria da Conceição Valente da Silva e pai não declarado, residente Rua Visconde do Jaguaribe, N° 1527, Várzea da Matriz, que ao chegar em sua casa encontrou em sua cama, com muito sangue ao seu redor, a estudante MONALISA DOS SANTOS ROCHA, nascida em 26/09/1988, filha de Francisco José da Rocha e Eliete Pacífico dos Santos Rocha solteira, Natural de Aracati/CE, que residia na Praia de Majorlândia, Aracati-CE.
De imediato foram deslocadas viaturas do POG e do RONDA ao local, e lá chegando, foi acionado o SAMU, que ao chegar constatou que MONALISA DOS SANTOS ROCHA, estava morta e apresentava uma perfuração à bala acima do olho direito.
O principal suspeito do homicídio é o namorado da vítima, JOSÉ ALAM DA SILVA, nascido em 21/03/1990, Vigilante, Natural de Aracati, irmão da informante, que também residia na mesma residência e encontra-se foragido

ERIVANDO LIMA
]

RUSSAS-CE ROUBO DE MOTOCICLETA NO CENTRO DE RUSSAS

O fato aconteceu  12.02.2015, por volta das 19h40min, na Trav. Tabelião Santiago, por traz do Mercado Novo, centro de Russas-CE, foi vítima de roubo JOSÉ ROBERTO DA SILVA, nascido aos 09/04/1986, natural de Governador Dix. Sept Rosado-RN, solteiro, agricultor, filho de Adriano Carlos da Silva e Josefa Maria da Conceição, residente na Rua Padre Raul Vieira, 765, centro de Russas-CE, quando trafegava em uma motocicleta HONDA/CG125 TITAN KS, de cor vermelha, de placa HWM 7525, foi surpreendido por dois indivíduos a pé, sendo um baixo e outro alto magro e moreno armado com uma arma prateada, que subtraiu sua motocicleta e fugiram em direção ao bairro Planalto, Russas-CE. Os PPMM SGT  na CP 1064, juntamente com as demais VTR’s, se encontram em diligencias

ERIVANDO LIMA


RUSSAS-CE BOLETIM DE OCORRÊNCIA POR CRIME AMBIENTAL


O fato aaconteceu  12.02.2015, por volta das 16h30min, no Sítio Parelhas, próximo a Quadra de Esporte, zona rural de Russas-CE, após denúncia anônima de venda de animais, os PPMM TEN , na CP 1501 FTA, se deslocaram até o local informado, se deparou com duas gaiolas em um alpendre, que solicitou permissão para entrar na residência e logo se deparou com os seguintes pássaros um Currupião, um Galo Campina, um Sabiá, três Canários e três Graúnas, que foram apreendidos na residência de JOSÉ LUIS DE SOUSA, sendo que os pássaros pertenciam seu filho LUIS FELIPE DE PONTES SOUSA, que no momento da apreensão não se encontrava na residência. Os PPMM conduziu os pássaros para a DRPC, onde ficaram apreendidos, e sendo feito um Boletim de Ocorrência de nº 541 – 417/2015.


ERIVANDO LIMA


  

QUIXERÉ/CE HOMICÍDIO A BALA


O fato aconteceu  12/02/2015 (quinta-feira), por volta das 19h40min, recebemos a informação pelo telefone 190, dando conta que tinha acontecido vários disparos de arma de fogo em Sítio Barreiras, Zona Rural de Quixeré-CE. De imediato os policiais militares CB PM 16.734  se deslocaram na CP-1094 ao local, e encontraram o corpo de JOSÉ JARLES MOREIRA FONSECA, vigilante, natural de Quixeré-CE, nascido aos 28/03/1977, filho de Zacarias Domingos Fonseca e Cecília Moreira da Fonseca, Residente na Rua Professora Mercedes, em Quixeré-CE, em um local ermo com várias perfurações de bala cal. .40, na cabeça, em óbito. Informo também que a vítima andava na moto Honda NXR 150 Bros, ano 2013, de cor preta, placa: OSV-0304, que ficou no local, e segundo informes, o autor do crime estava no local em um carro de cor preta, que após o crime fugiu em direção a Comunidade de Água Fria, Zona Rural de Quixeré-CE. O TEN. PM  comandante do destacamento de Quixeré-CE, está no local juntamente com demais policiais colhendo informações que levem ao autor ou autores do crime, bem como resguardando o local do crime até a chegada da perícia forense.

ERIVANDO LIMA