-->

sexta-feira, 22 de agosto de 2014

MPF denuncia servidores da UFC por licitações irregulares


O Ministério Público Federal (MPF) ajuizou, nesta sexta-feira, 22 de agosto, ação civil pública por ato de improbidade administrativa contra servidores da Universidade Federal do Ceará (UFC). O processo, assinado pelo procurador regional da República Francisco Macedo Filho, demonstra irregularidades nas licitações destinadas à contratação de empresa para o fornecimento de refeições ao Restaurante Universitário (R.U).

A ação detalha que, em julho de 2011, foi instaurado procedimento na UFC para contratação emergencial da empresa Multemprex pelo período de seis meses, que atenderia aos campi de Fortaleza, Cariri, Quixadá e Sobral. Segundo a coordenadora do R.U., Tânia Maria Lacerda, a empresa teria apresentado a proposta de menor valor, após pesquisa no mercado local.

Consta na ação de improbidade, porém, que as propostas de preços foram fantasiosas, apresentadas apenas para o favorecimento da Multemprex, uma vez que o orçamento foi elaborado em menos de 24 horas. Além disso, verificou-se alinhamento de preços das duasempresas concorrentes em relação à Multemprex, com repetição de percentual de aumento nos valores, o que aponta a irregularidade no processo.

De acordo com o procurador Francisco Macedo Filho, o prazo para que a Multemprex fornecesse refeições ao R.U., em caráter emergencial, era de apenas seis meses, motivo pelo qual o pagamento deveria ser realizado em seis parcelas, totalizando o montante de R$ 2.975.786,00. No entanto, foram apurados 11 pagamentos, no valor total de R$ 3.713.281,30, entre agosto e dezembro de 2011.

Durante os meses de janeiro e fevereiro, os serviços continuaram a ser prestados pela empresa, muito embora a dispensa fosse válida por seis meses. "Cabe lembrar que para execução dos serviços nestes meses não foi celebrado qualquer termo aditivo ao contrato, como determina a Lei de Licitações", ressalta o procurador. A análise verificou ainda que os registros do R.U. relativos ao número de refeições fornecidas não correspondem ao quantitativo expresso nas notas fiscais.

Na ação de improbidade, o MPF pede a condenação dos réus por ato de improbidade administrativa e a indisponibilidade de bens e valores, entre outras sanções previstas na Lei de Improbidade Administrativa (Lei 8.429/92).

* Com informações do Ministério Público Federal no Ceará 

Em contato com redação do portal Ceará News 7, a Reitoria da UFC informou que a instituição não se pronunciará sobre a ação enquanto não for notificada oficialmente sobre o processo.

Fonte: Ceará News



TRE enviará últimos lotes de urnas eletrônicas para o interior do Estado


O Tribunal Regional Eleitoral do Ceará dá prosseguimento à distribuição de urnas eletrônicas para as zonas eleitorais do interior do Estado. A partir da próxima segunda-feira, 25/8, estão previstos novos carregamentos de urnas, estrados e bobinas do depósito do TRE, no bairro Antônio Bezerra, em Fortaleza, em direção às zonas eleitorais de Cascavel, Beberibe, Aracati, Aquiraz, Pacajus, Independência, Novo Oriente, Tauá e Parambu.
Na terça-feira, 26/8, mais um roteiro está programado de Fortaleza para os municípios de Barro, Juazeiro do Norte (28ª ZE e 119ª ZE) e Caririaçu. Na quinta-feira, 28/8, outro lote de urnas sairá da capital para as zonas eleitorais de Capistrano, Itapiúna, Quixadá e Quixeramobim.
Outros roteiros
Esses serão os últimos carregamentos de urnas eletrônicas de Fortaleza para o interior do Estado, visando às próximas eleições. Ao todo, serão distribuídas 17.800 urnas para o interior – 11.500 partindo da capital. As outras 6.300 urnas serão distribuídas, a partir de roteiros com saídas de três centrais de armazenamento das zonas eleitorais de Itapipoca (trabalho já finalizado), em direção à região norte, e Limoeiro do Norte e Iguatu, para o centro-sul do Estado. Esses dois últimos têm saídas programadas para os dias 25, 26 e 28 de agosto, cumprindo os seguintes roteiros:
Origem Limoeiro do Norte:
Roteiro: saída no dia 25 de agosto
Zonas – Morada Nova, Russas e Jaguaruana
Roteiro: saída no dia 26 de agosto
Zonas – Tabuleiro do Norte, Alto Santo, Iracema, Pereiro e Jaguaribe
Roteiro: saída no dia 26 de agosto
Zonas – Jaguaretama, Solonópole, Senador Pompeu e Pedra Branca
Origem Iguatu:
Roteiro: saída no dia 28 de agosto
Zonas – Orós, Icó, Lavras da Mangabeira e Cedro
Roteiro: saída no dia 28 de agosto
Zonas – Várzea Alegre, Farias Brito, Crato e Nova Olinda
Roteiro: saída no dia 28 de agosto
Zonas – Jucás, Cariús, Saboeiro, Aiuaba, Assaré, Campos Sales e Araripe
Total de urnas
O TRE do Ceará disponibilizará quase 23 mil urnas para serem utilizadas nas seções eleitorais de votação, justificativa e de voto em trânsito, nas próximas eleições, nas 123 zonas eleitorais, em todo o Estado.
Na capital, 4.700 urnas eletrônicas serão levadas do depósito do TRE, em Antônio Bezerra, para os locais de votação, a partir do dia 1º de outubro. O primeiro turno das eleições será no domingo, 5 de outubro. Caso haja segundo turno, o esquema de distribuição, na capital, começa no dia 22/10 para as eleições de domingo, 26/10.
Fonte: Diário do Nordeste

Crianças sofrem envenenamento em Caucaia


15 crianças com idade entre 9 e 10 anos deram entrada na tarde desta sexta-feira (22) na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do município de Caucaia, na Região Metropolitana de Fortaleza (RMF), apósingerirem veneno cumarínico, conhecido como veneno de rato. O produto teria sidooferecido às crianças por um homem desconhecido.
O fato aconteceu por volta das 13h no momento em que as crianças chegavam ao colégio Helena Aguiar Dias, no Cumbuco.Segundo características ditas por uma das vítimas a um policial, um homem moreno e de tranças se aproximou em uma bicicleta e ofereceu o veneno afirmando ser bombom. Depois de receber, a vítima ainda teria distribuído às unidades do veneno para as demais.
Segundo informações repassadas pelasprofessoras da escola à diretora da UPA de Caucaia, Maisa Gonçalves, cerca de uma hora depois, já em sala de aula, as crianças começaram a reclamar de tontura, ânsia de vômito, dores na barriga e foram levadas para a Unidade logo que as professorasreconheceram que o produto se tratava de veneno.
"Cinco médicos que trabalhavam na equipe de plantão pararam os demais atendimentos e atenderam as crianças.", informou a médica pediatra Hermínia Moreira. Elas foram hidratadas e passaram por uma lavagem gástrica para que o veneno fosse expelido. Todas passam bem. Uma das vítimas foi transferida para outra unidade, mas também passa bem.
As demais crianças seguem internadas em observação até que saia o resultado de exames de sangue para avaliar qual o nível de contaminação do veneno no sangue.
Segundo informações do Cabo Luciano, do 12º Batalhão de Polícia Militar (BPM) de Caucaia, equipes de plantão e do reservado, além de viaturas do Ronda do Quarteirão estão em diligências para capturar o suspeito.
Fonte: Diário do Nordeste






NOTA DE ESCLARECIMENTO



O Supremo Tribunal de Justiça(STJ) derrubou a liminar que determinou a posse de Evandro Leitão na Assembleia Legislativa do Ceará.Com essa determinação ,informo aos amigos que estou retornando á Assembleia.

MP quer aumentar pena de Roger Abdelmassih para 400 anos


O Ministério Público (MP) de São Paulo quer aumentar para 400 anos de reclusão a pena contra o ex-médico Roger Abdelmassih, preso na ultima terça-feira (19) no Paraguai. A argumentação do MP é que a justiça precisadesconsiderar a pena mínima imposta ao ex-médico pelo crime de abuso contra as vítimas e calcular a prática com penalidade máxima.
De acordo com o MP, o aumento na pena de Roger Abdelmassih seria uma forma de justiça para as vítimas e para a sociedade. "Ele merece isso porque cometeu os estupros reiteradamente" disse o promotor Dal Poz. ''A conduta dele (Abdelmassih) é a maior conduta de crimes sexuais do Brasil. Ele é o maior criminoso sexual do Brasil. Até hoje não vi ninguém com condenação desse porte e essa quantidade de vítima.”, disse o promotor.
A argumentação usada pelos advogados de Abdelmassih é que a sentença do ex-médico teria transitado em julgado no Tribunal de Justiça (TJ). Eles afirmaram ainda que um pedido de habeas corpus foi feito e tramita no Supremo Tribunal Federal (STF).
Em entrevista ao portal de notícia G1, o TJ disse que não tem previsão de quando os pedidos da defesa serão apreciados.
Médico é acusado de estuprar mais de 50 pacientes
Roger Abdelmassih, que atuava no Brasil como médico cirurgia e um dos maiores especialistas em reprodução assistida, foi preso na ultima terça-feira (19) em Assunção, capital do Paraguai. Ele estava foragido desde janeiro de 2011.
Abdelmassih foi condenado por abusar sexualmente de 52 pacientes enquanto elas eram sedadas para serem atendidas em sua clínica. Para o crime, a pena imposta pelo MP de São Paulo foi de 278 anos de prisão em regime fechado. Mas a promotoria entende que este cálculo, é baseado na pena mínima, fato considerado inaceitável.
Nos últimos dias, através de redes sociais e em entrevista a telejornais, as vítimas que acompanharam todo o desenrolar da prisão de Roger, clamavam por justiça. Algumas delas, afirmaram ter sofrido ao longo de anos com doenças psicológicas chegando a ter abstinência de beijos por até 6 anos por traumas devido ao abuso que sofriam. O esposo de várias delas resolveram pedir o divórcio logo que o caso, na época, foi descoberto.
Em defesa, o ex-médico afirmou que nunca abusou de suas pacientes e que apenas beijava algumas delas.
Fonte: Diário do Nordeste


JOVEM COMETE SUICIDO APÓS ESPOSA IR EMBORA DE CASA: EM SOBRAL


Correspondentes,na manhã desta sexta-feira (22) em Sobral-Ce ( a 240 km de Fortaleza) um jovem tirou a própria vida ao se enforcar com uma corda. De acordo com informações de familiares o motivo foi por conta de sua esposa ter ido embora. Não se sabe por qual motivo a mulher foi embora de casa. O caso está sendo investigado.
FONTE Naftali Gomes- Repórter Cidades





Ibope vai divulgar nova pesquisa eleitoral na terça-feira

O Instituto Ibope está nas ruas para elaborar nova pesquisa eleitoral, encomendada pelo jornal O Estado de São Paulo e a Rede Globo. Segundo o registro da pesquisa no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), 2.506 pessoas serão entrevistadas entre 23 e 26 de agosto. O protocolo do levantamento é BR-00428/2014. Os resultados devem ser divulgados na própria terça-feira, dia 26.

A pesquisa, de abrangência nacional, vai medir as intenções de voto para presidente da República. O Ibope também registrou pesquisas para intenção de voto de governador e senador dos Estados do Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais, Pernambuco e Distrito Federal.

* Com informações do Estadão



Fonte: Ceará News


VIATURAS DO PRÓ CIDADANIA SERÃO ENTREGUES NESTA SEXTA FEIRA (22) PARA 11 MUNICÍPIOS,DENTRE ELES QUIXERÉ-CE


O Governo do Estado do Ceará, por meio da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), realiza a entrega de novas viaturas a serem utilizadas no Programa de Proteção à Cidadania (Pró-Cidadania). A cerimônia acontece nesta sexta-feira (22), às 10 horas, no Palácio da Abolição, sede do Governo.
No evento, serão entregues 11 viaturas que servirão no desenvolvimento de açõesde prevenção à violência, à criminalidade e a danos a pessoas e ao patrimônio público em todo o Estado. As cidades contempladas são Bela Cruz, Croatá, Cruz, Jucás, Martinópole, Mombaça, Quixeré, Salitre, Santana do Acaraú, São Bernardo e Varjota. Pró-Cidadania – O Programa é uma estratégia organizacional que viabiliza uma parceria entre o Governo do Estado e os municípios cearenses que possuam população inferior a 50 mil habitantes. A iniciativa possibilita a seleção, capacitação, contratação e pagamento de agentes de cidadania para atuarem de forma cooperativa com as autoridades estaduais e municipais nas ações de segurança. O programa tem o objetivo de incentivar a criação ou a ampliação da guarda municipal nos municípios até o fim da vigência do convênio firmados entre os municípios e a SSPDS. Serviço: Entrega de novas viaturas do Pró-Cidadania Data: 22/08/14 Local: Palácio da Abolição – Av. Barão de Studart, 505 – Meireles, Horário: 10 horas Contato:



Mulher denuncia ter sido agredida por prefeito de Choró (Ce)



Foto: Monólitos Post
Um fato polêmico foi denunciado por uma mulher a um radialista do município de Choró, na manhã desta quinta-feira, 21. Segundo informações, Cristina Isabel da Silva Santos, 28 anos, afirmou ter sido agredida pelo prefeito daquele município, José Antônio Rodrigues Mendes, o “Dé”, como é conhecido.
O radialista Marcolino Borges informou que Cristina Isabel não mantinha uma boarelação com o gestor, em decorrência, segundo ele, de uma entrevista que ela concedeu à rede Record de Televisão, onde teria feito criticas à saúde do município. Cristina também denunciou o fato de sua casa, obtida através de um programa social, ter sido entregue supostamente sem energia, água, e portas.
Marcolino lembrou que a dona de casa dirigiu-se ao gabinete do gestor para solicitarajuda para filho, que estaria doente. Entretanto, o pedido teria ocasionado uma discussão que segundo ela, resultou em agressão física. A mulher foi orientada a registrar um Boletim de Ocorrência. A agressão teria sido testemunhada por uma amiga de Cristina e por funcionários do alto escalão do executivo.
Consultadas sobre o assunto, fontes ligadas à Prefeitura Municipal de Choró, negaram a informação, afirmando que Cristina é conhecida na cidade por ser intempestiva. A Prefeitura ainda não emitiu nenhuma nota oficial sobre o caso.
FONTE Sistema Maior de Comunicação

Agora sim: Lindomar do Pedro Ribeiro se tornou vereador







A câmara municipal de Russas realizou na manhã de hoje, 22 de agosto de 2014, a sessão ordinária que foi adiada do dia 21 para o dia 22. Na manhã foi empossado o suplente de vereador Lindomar Lima de Amorim do PCDB que assumiu a cadeira de Jorge Rodrigues (Jorginho) que se licenciou por 120 dias para resolve problemas particulares. Já o suplente Deuzimar Oliveira que estava previsto a posse também para o dia de hoje foi adiada para a próxima, pois o mesmo está viajando. Deuzimar irá assumir a cadeira de Aécio Mendes que também pediu licença para 120 dias.
fonte BLOG ERIVANDO LIMA





Mulher abandona recém-nascido dentro de banheiro de Casa Paroquial


Quixeramobim
A Polícia Civil de Quixeramobim está à procura de uma mulher que abandonou o corpo de uma criança recém-nascida dentro do banheiro daCasa Paroquial desta cidade do Sertão Central no fim da manhã desta quinta-feira, 21. De acordo com os levantamentos preliminares realizados pela delegada Anna Claudia Nery trata-se de um corpo do sexo feminino. A menina estava dentro de uma SACOLA, sem vida. Provavelmente o bebê morreu asfixiado dentro da sacola. 
As suspeitas da delegada sobre a criança ainda ter sido deixada ainda com vida no banheiro da Casa Paroquial estão relacionadas ao bilhete deixado na SACOLA com o seguinte teor “Entrega padri da paroquia. Pesso ao padri que batisi minha filhinha porque não tenho condições sou muito pobri. A dor que sinto já e munto grandi so posso resar por ela. Tabem pelo senho que mim faça essi bem maria clara o nomi dela.”
A mulher procurada pela Polícia é morena, aparenta ter mais de 50 anos e trajava uma blusa verde. Foram as únicas informações repassadas pelos funcionários da Casa Paroquial à delegada. A mulher, ainda desconhecida, chegou por volta das 11h30, pedindo para ir ao banheiro. O caso foi registrado por volta das 14h30, quando outra pessoa pediu para utilizar o banheiro e encontrou a SACOLA. As imagens das câmeras dos pontos comerciais poderão auxiliar na identificação da desconhecida.
Fotos > Fernando Ivo / O Sertão é Notícia
Fontes: Diário do Nordeste



Dnocs se reúne com Banco Mundial para debater projetos de irrigação


Representantes do Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (Dnocs) se reuniram com o consultor do Banco Mundial Octávio Damiani na última quarta-feira (20) para debater uma parceria em projetos de perímetros irrigados.

A pauta do encontro contemplou problemas referentes a ocupações das agrovilas dos Perímetros Irrigados administrados pelo Dnocs, com foco principal em três deles: Icó-Lima Campos, Morada Nova e Tabuleiros de Russas, todos localizados no estado do Ceará. A intenção do consultor do Banco Mundial é promover um trabalho de campo para conhecer problemas como irregularidades fundiárias e acesso a serviços públicos.

Modelo semelhante já vem sendo DESENVOLVIDO no Perímetro Irrigado de Senador Nilo Coelho, em Petrolina (PE). No caso de perímetros cearenses, o consultor realizarávisitas para definir um paralelo entre o projeto pernambucano com o objetivo de avaliar a realidade dessas três agrovilas e desenvolver melhorias nos locais.

Em abril deste ano, Damiani esteve na sede do Dnocs para uma reunião preliminar e agora retornou para agendar as visitas. Nesta quinta-feira (21) ele conhecerá o Perímetro de Icó-Lima Campos e Morada Nova. Na manhã de sexta (22) será a vez de Tabuleiros de Russas.

* Com informações do DNOCS

Fonte: Ceará News


TCM investiga PSF e Prefeitura tem 30 dias para entregar documentação

Tribunal de Contas do Município (TCM) requereu uma série de documentos junto à Prefeitura de Jardim que servirão de base para a investigação do órgão contra aadministração do Programa Saúde da Família (PSF). A denúncia foi feita pelos vereadores de oposição à prefeita Ana Leda Luz (PMDB), que tem 30 dias para entregar a documentação. 

Entre os documentos requeridos, estão: a lista com nomes e funções dos membros das equipes do programa e dos funcionários das Unidades Básicas de Saúde (UBS) do município, o livro de ponto dos SERVIDORES, relatórios de controle interno e documentos licitatórios de aluguel dos imóveis.

Programa Saúde da Família

O Programa Saúde da Família consiste na criação de equipes compostas por um médico, um enfermeiro, dois auxiliares de enfermagem e seis agentes comunitários de saúde para atuarem na atenção de saúde básica. Cada equipe é responsável por até 1.000 famílias e atua dentro de Unidades Básicas de Saúde, que podem conter até oito equipes.


Fonte: Ceará News




Sete pessoas são detidas com 53 quilos de entorpecentes


Mais de cinquenta quilos de entorpecentes foram tirados de circulação em três operações na Grande Fortaleza (Capital e Região Metropolitana) nos últimos três dias. Seis pessoas, sendo quatro homens e duas mulheres foram presas, e uma adolescente de 17 anos foi apreendida.
Duas ações nos dias 19 e 20 deste mês foram realizadas por inspetores da Delegacia de Narcóticos (Denarc) com o apoio de agentes da Coordenadoria de Inteligência (Coin) da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS). A terceira, realizada no fim da tarde de ontem, teve início com equipes do Serviço Reservado e da Força Tática de Apoio (FTA), mas contou com a participação de inspetores da Denarc e de Maracanaú.
Na última quarta-feira (20), um laboratório de drogas foi fechado pelos policiais em uma residência na Rua Tainá Pires Brilhante, no bairro Mondubim. No local foram encontrados 44 quilos de entorpecentes, sendo 27 de cocaína e 17 de maconha.
De acordo com Pedro Viana, delegado titular da Denarc, além da cocaína que se encontrava em um estado químico mais puro, havia 44 quilos de um pó branco, que normalmente é utilizado para desdobrar a droga e produzir o crack.
O material encontrado em poder dos acusados poderia resultar em, aproximadamente, 100 quilos de entorpecentes, conforme estimativa da Polícia Civil.
As investigações sobre o funcionamento do laboratório foram iniciadas depois de uma denúncia anônima. Após checarem os dados e os envolvidos, uma operação foi montada no dia em que um novo abastecimento de material entorpecente chegaria ao local. Os suspeitos foram abordados no momento em que eles recebiam a droga.
Dois homens foram presos em flagrante, Gregory Sousa de Alencar,23, que já responde por porte ilegal de arma de fogo, e José Erinaldo de Lima,34, mais conhecido como 'Naldinho', que já foi preso anteriormente por tráfico de drogas, furto, roubo, porte ilegal de arma e que, inclusive, esteve recolhido por 12 anos no IPPS.
Utensílios domésticos que eram utilizados na produção dos entorpecentes e uma prensa hidráulica foram encontrados na casa. Além desse material, quatro liquidificadores, micro-ondas, três balanças de precisão, um caderno com anotações sobre a movimentação FINANCEIRAdo tráfico e sete celulares também foram apreendidos.
Dois suspeitos conseguiram fugir durante a abordagem. Um deles, apontado como o proprietário da residência, já foi identificado e está sendo procurado pela Polícia. Além das drogas, dos equipamentos do laboratório, e das prisões, três veículos foram apreendidos na ação, um Fiat decor prata, um Citroën C3 de cor preta e um Lifan X60.
Na última terça-feira (19), outras prisões e apreensões por tráfico foram efetuadas em Maracanaú. Um casal foi flagrado entregando três quilos de maconha para uma adolescente de 17 anos, no Conjunto Jardim Bandeirantes, segundo a Polícia.
A adolescente tinha acabado de chegar da cidade de Guarabira, no Paraíba, e teria vindo a Fortaleza para pegar a droga. Francisco Felipe Gadelha de Lima,27, Nara Aline Mota de Lima,20, e uma terceira pessoa envolvida na negociação, Lucyane de Sousa Santos,21, foram presos e devem responder pro tráfico de drogas e associação para o tráfico. A adolescente foi encaminhada para a Delegacia da Criança e do Adolescente (DCA).

Maracanaú
Após a divulgação das duas operações em uma entrevista coletiva, outra ação foi desencadeada pela Polícia no município de Maracanaú. Equipes do Serviço Reservado e FTA de Maracanaú, além de inspetores da Denarc e da DMM prenderam um homem, ainda não identificado, com quatro quilos de cocaína.
A partir desta prisão, equipe de inspetores de Maracanaú entraram na investigação e descobriram, em uma fazenda localizada na BR-020, outro laboratório de drogas.
No local, os policiais civis e militares apreenderam também uma prensa hidráulica, dois quilos de crack, um pó para mistura da droga e um rifle de repetição calibre 22.
Fonte: Diário do Nordeste