-->

quinta-feira, 3 de julho de 2014

Governo empossa 2.508 professores concursados a partir desta segunda-feira (7)

A Secretaria da Educação (Seduc) empossa 2.508 professores concursados a partir desta segunda-feira, 07, até o próximo dia 11, nas 20 sedes das Coordenadorias Regionais de Desenvolvimento da Educação (Credes) e na cidade de Fortaleza. A primeira solenidade será às 10 horas, na Crede 13, localizada no município de Crateús. O secretário adjunto da Seduc, Idilvan Alencar, participa do evento que reunirá 54 novos profissionais. O Concurso é uma realização do Governo do Estado, por meio das Secretarias da Educação (Seduc) e Planejamento e Gestão (Seplag).

Os professores iniciam suas atividades no próximo dia 14 de julho e atenderão as carências de professores nas disciplinas de História, Geografia, Filosofia, Sociologia, Matemática, Física, Biologia, Química, Língua Inglesa, Língua Espanhola, Língua Portuguesa, Artes, Educação Física e Libras. Os educadores terão uma remuneração de R$ 2.546,08 por 40 horas de trabalho semanal, mais o auxílio alimentação mensal no valor de 220,00. As atividades de docência são divididas em 2/3 de efetiva regência e 1/3 nas atividades pedagógicas.

O Concurso foi constituído de três etapas: prova escrita; prova prática e exames de títulos. Na primeira etapa, os candidatos responderam 80 questões objetivas de múltipla escolha. A segunda fase oportunizou aos inscritos uma mostra da atuação de cada um durante aula ministrada na disciplina em que o candidato estava concorrendo. A terceira e última fase abrangeu o exame de títulos. A ação reuniu 37.315 inscritos, com uma classificação final de 2.997 professores.

O Ceará tem priorizado a forma de ingresso de profissionais na rede pública estadual de ensino por meio de concurso público de provas e títulos. No Concurso de 2009, nomeou mais de 3.000 professores. Atualmente, a rede estadual é responsável pelo atendimento de 500 mil alunos em 688 escolas. Do total de estudantes, 359 mil são do Ensino Médio.


Fonte: Diário do Nordeste


Tribunal de Contas do Ceará encaminha lista de fichas sujas à Justiça Eleitoral


O presidente do Tribunal de Contas do Estado do Ceará (TCE-CE), conselheiro Valdomiro Távora, encaminhou, nesta quinta-feira (3/7), ao Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE-CE) a relação dos gestores públicos que tiveram as contas rejeitadas ou julgadas irregulares. A lista da Corte de Contas estadual apresenta o nome de 25 gestores, um quantitativo 56% maior que a relação elaborada em 2012.

De acordo com Valdomiro Távora, caberá à Justiça Eleitoral decretar a inelegibilidade dos gestores incluídos na lista. “A atuação dos Tribunais de Contas é imprescindível para a consolidação da democracia, e contribui para afastar os maus gestores da vida pública. Mas a decisão sobre a inexigibilidade do gestor cabe somente à Justiça”, disse. “Cumprimos o que determina a lei, julgando com isenção os processos a fim de garantir a boa aplicação dos recursos públicos.”

Segundo a Lei Federal nº 9.504/97, as Cortes de Contas têm até o dia 5 de julho para disponibilizar à Justiça Eleitoral a relação dos gestores que tiverem suas contas relativas ao exercício de cargos ou funções públicas rejeitadas por irregularidade insanável e por decisão irrecorrível do órgão competente.

Consulte a listaGESTORES COM CONTAS DESAPROVADAS CUJAS DECISÕES TRANSITARAM EM JULGADO NO ÂMBITO DO TCE
* Com informações do TCE


Fonte: Ceará News

Mãe de bebê roubada no RN diz que mulher presa era ´amiga de infância´


A mãe da bebê levada de casa em Santa Maria nesta quarta-feira (2) disse que a mulher que levou sua filha era uma “amiga de infância”. Segundo Maria Keliane Brito da Costa, a família só acreditou que tinha mesmo sido Maria Eliane que levou a menina quando ela confessou. “A gente só teve certeza quando ela confessou. Ela foi criada lá em casa desde pequena. Eu nunca imaginei que ela pudesse fazer isso”, disse Keliane. A pequena Helena Vitória, agora com 5 dias de vida, foi levada de casa na manhã de quarta-feira (2) e encontrada no início da tarde.

Maria Keliane disse ao G1 que não teve coragem de voltar para a casa onde morava e está hospedada na casa de uma tia. “Eu não vou voltar pra lá, não tenho coragem. Estou procurando outra casa pra alugar, quero ficar mais perto da minha tia”, disse. Depois de horas de terror sem saber o paradeiro da filha, Keliane reencontrou o bebê na Delegacia Regional de São Paulo do Potengi.

“Tudo isso que aconteceu comigo e com minha filha foi muito triste. Eu aprendi que não devo confiar em ninguém, só na minha família. Por mais próxima que seja uma pessoa e por mais que pareça amiga não podemos confiar”, disse.


Confissão
A agricultora Maria Eliane Souza das Chagas, de 24 anos, foi detida na tarde da própria quarta-feira (2). Ela admitiu à polícia que foi ela quem levou a recém-nascida. Assim que a notícia se espalhou pela cidade, a bebê foi abandonada dentro de uma sacola plástica. A confissão de Maria Eliane consta em depoimento que ela prestou ao chefe de investigações da Delegacia Regional de São Paulo do Potengi, Gustavo Cavalcanti. O G1 teve acesso ao documento, no qual a mulher relata que pegou a criança porque "queria criá-la como sua própria filha".

“Ela ainda disse que cometeu o crime sozinha, sem a ajuda de ninguém, e que a intenção era fugir com a criança e criá-la. Ela permanece presa, foi autuada pelo crime de subtração de incapaz e ainda nesta quinta-feira (3) será transferida para o Presídio Provisório Feminino de Parnamirim, na Grande Natal”, acrescentou o chefe de investigações, Gustavo Cavalcanti, da Delegacia de Polícia Civil de São Paulo do Potengi.

De acordo com o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), a pena para o crime de subtração de incapaz é de 2 a 6 anos de reclusão para quem "subtrair criança ou adolescente ao poder de quem o tem sob sua guarda em virtude de lei ou ordem judicial, com o fim de colocação em lar substituto”.


Falsa gravidez
Ainda durante o interrogatório, o chefe de investigação perguntou se Maria Eliane estaria simulando uma gravidez como forma de premeditar o crime, pois um médico da cidade que a examinou atestou que ela tinha as trompas ligadas. A agricultora respondeu que não, que realmente estava grávida e que havia perdido o bebê, só não sabendo precisar a data em que teria abortado.

Vídeo mostra reencontro
O vídeo ao lado foi gravado pela polícia e mostra o momento em que a bebê Helena Vitória foi entregue à mãe. O reencontro aconteceu na Delegacia Regional de São Paulo do Potengi. As imagens são do celular do chefe de investigação da delegacia regional, Gustavo Cavalcanti.

"Estou aliviada e muito feliz. Estamos indo para casa agora", disse ao G1 Maria Keliane pouco antes de deixar a delegacia.

A mãe da criança relatou que estava dormindo quando Helena Vitória foi levada. "Não ouvi o choro. Se ela tivesse chorado, eu teria escutado. Eu havia amamentado a minha filha por volta das 4h. Depois disso, fui dormir. Só acordei quando minha amiga me chamou perguntando pela Helena Vitória. Não sei como ela foi levada, pois não vi quando aconteceu", disse.

Ainda segundo informações da família, uma amiga cuidava da mãe do bebê que foi submetida a uma cesariana. “Quando essa amiga saiu ela deixou a porta encostada porque ia chegar uma outra amiga para continuar cuidando da Keliane. Pouco tempo depois o vizinho da frente percebeu que a porta estava escancarada e alertou a família que mora perto. Quando minha tia chegou na casa o bebê não estava mais lá”, disse Ely Suelen Vicente, de 24 anos, que é prima da mãe do bebê.

A Polícia Civil foi acionada e se deslocou até o local. Moradores da região afirmaram que viram uma moto vermelha com dois adultos e um bebê passando em direção a São Paulo do Poteng


Helena Vitória foi achada por uma mulher que passava por uma estrada carroçável da cidade no momento em que viu duas pessoas deixando a criança no local. A testemunha tirou o bebê da sacola plástica e chamou a Polícia Militar.

O município de Santa Maria fica na região Agreste do Rio Grande do Norte e, de acordo com o Censo 2010, tem 4.762 habitantes.

Fonte: G1 RN





Prefeito de Santa Quitéria trai Eunício e apoia Camilo Santana

O polêmico posicionamento político do prefeito de Santa Quitéria, Fabiano Lobo, deve ser levado à Comissão de Ética do PMDB como o primeiro caso de infidelidade partidária nas Eleições 2014. No último domingo (30), o peemedebista escanteou a convenção estadual do partido para prestigiar o lançamento do deputado federal Camilo Santana (PT) ao governo do Estado, realizado durante a convenção estadual do Pros. Fabiano explicou, ao lado de correligionários, que, enquanto eleitor da presidenta Dilma Rousseff (PT), não pode ficar de fora do palanque do candidato petista.

Dias antes, em conversa com o governador Cid Gomes (Pros), Fabiano já teria, inclusive, garantido apoio ao candidato cidista, mesmo indo de encontro aos interesses peemedebistas e à candidatura do senador Eunício Oliveira (PMDB). 


A Comissão decidirá se o caso é ou não passível de punição. No entanto, em um cenário político como o cearense, onde o candidato peemedebista abre palanque para quatro presidenciáveis e afirma votar Dilma, e, enquanto a presidenta apoia Pros, Lula fica com PMDB; a confusão de Fabiano apenas enfeita mais o quadro.
 

Ceará News



EM ARAUCÁRIA NO PARANÁ CORPO DE RECÉM -NASCIDA É ENCONTRADO EM TERRENO BALDIO


Segundo informações dos nossos correspondentes no município de Araucária, Região Metropolitana de Curitiba, na manhã da ultima quarta-feira (2), O corpo de um recém nascido do sexo feminino foi encontrado em um terreno baldio atrás de um colégio. Segundo testemunhas, tudo indica que o parto pode ter sido feito no local pois foram encontrados panos sujos de sangue. A policia agora instaura inquérito para investigar se o bebê nasceu morto ou morreu após o parto. A mãe ainda não foi localizada.
Redação do Plantão Policial
Fotos: Correspondentes Plantão Policial
Informações – Correspondentes Plantão Policial




Juiz extingue processo contra ex-prefeito de Itatira

O Juiz da 25ª Vara Federal, em Quixadá, extinguiu o processo contra o ex-prefeito de Itatira, Afonso Machado Botelho, que era acusado de desvio de recursos públicos relacionados a convênio com o Ministério da Ação Social para aquisição de medicamentos e material didático. O juiz Gustavo Melo Barbosa, acatou o Embargo de Declaração dos advogados Leandro Vasques e Holanda Segundo, que argumentaram que o processo já se encontrava prescrito.
Botelho foi prefeito do município de Itatira (a 216 quilômetros de Fortaleza) no período de 1997 a 2000. Ano passado, os advogados de Botelho, Vasques e Holanda Segundo, já haviam conseguido, junto ao Tribunal Regional Federal da Quinta Região (TRF-5ª Região), em Recife, extinguir o processo no qual o ex-prefeito de Itatira havia sido condenado a uma pena de cinco anos e nove meses de prisão, acusado de fraude administrativa no exercício de sua gestão.

De acordo com o Embargo de Declaração, o crime já havia sido prescrito, portanto não poderia ser objeto de processo judicial
Ceará News


Policial militar mata um outro após discussão em acidente de trânsito


Um policial militar (PM) do Ronda do Quarteirão matou um outro da mesma corporação, na madrugada desta quinta-feira, 3, no bairro Vila Peri, após desentendimento em acidente de trânsito. Houve forte discussão entre eles no local e o PM teria dado cinco tiros no outro. O policial morto, identificado como soldado Francisco Fabiano Gomes Feitosa, estava à paisana e o que efetuou os disparos se encontrava a serviço, atendendo a ocorrência. O caso foi confirmado pelo tenente-coronel Fernando Albano, relações-públicas da PM.


O PM à paisana teria se envolvido em um leve acidente de trânsito com um outro veículo na avenida Augusto dos Anjos, por volta de 3h30min, e uma equipe do Ronda do Quarteirão foi acionada para resolver o problema. No entanto, durante a ocorrência, os PMs acabaram se desentendendo e o que estava à paisana teria feito o gesto de sacar uma arma. Foi quando o policial do Ronda, identificado como soldado Eliaquim Ramalho da Silva, teria efetuado os disparos, atingindo a vítima com cinco tiros no peito. Na ação, a esposa do PM também teria sido atingida, mas sem gravidade. O policial ferido chegou a ser socorrido ao Frotinha da Parangaba, mas não resistiu e morreu.
Procurada, a Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) informou, em nota, que que o soldado Ramalho foi conduzido ao 12º Distrito Policial, onde foi autuado em flagrante delito por homicídio e em seguida transferido para o presídio militar, onde está à disposição da Justiça.
Segundo a Secretaria, o Comando da Polícia Militar encaminhou a documentação da autuação à Controladoria Geral de Disciplina dos Órgãos de Segurança Pública e Sistema Penitenciário (CGD), que instaurou um Procedimento Administrativo Disciplinar (PAD) e determinou o afastamento preventivo do acusado. Após conclusão das investigações, o policial poderá ser expulso dos quadros da 
instituição.  
Ainda de acordo com a SSPDS, os dois policiais envolvidos na ocorrência, que são lotados na 9 ª Companhia do 1º Batalhão de Polícia Comunitária (BPCom), têm fichas funcionais que constam elogios por bons serviços prestados. A vítima Francisco Fabiano Gomes Feitosa ingressou na Polícia Militar no dia 10 de setembro de 2007 e recebeu seis elogios e uma comenda por ótimo comportamento. O acusado Eliaquim Ramalho da Silva ingressou na PM em 08 de setembro de 2010 e têm sete elogios por bons serviços prestados. Ele ficou afastado por licença médica por 60 dias em abril de 2013. Só após liberação médica, retornou ao serviço.
A SSPDS e suas vinculadas buscam incansavelmente a capacitação dos seus integrantes, acompanham ocorrências que envolvem seus servidores, no intuito de melhorar os serviços prestados pelas forças de segurança. Nesse sentido, a Polícia Militar conta com uma Coordenadoria de Saúde e Assistência Social e um Centro Biopsicossocial para auxiliar e atender casos de diversas enfermidades que podem acometer os servidores da instituição", completou a nota.
A SSPDS e suas vinculadas buscam incansavelmente a capacitação dos seus integrantes, acompanham ocorrências que envolvem seus servidores, no intuito de melhorar os serviços prestados pelas forças de segurança. Nesse sentido, a Polícia Militar conta com uma Coordenadoria de Saúde e Assistência Social e um Centro Biopsicossocial para auxiliar e atender casos de diversas enfermidades que podem acometer os servidores da instituição", completou a nota.

OPOVO



Lista do TCM tem 4.115 gestores com contas desaprovadas

A lista que o presidente do TCM, Francisco Aguiar, entregou às autoridades eleitorais sobre as contas dos municípios cearenses desaprovadas nos últimos oito anos, em caráter definitivo, tem os seguintes grandes números:
1) A relação contempla processos de contas que tenham sido rejeitadas, por decisão irrecorrível, ocorridas no período de 05.07.2006 a 02/07/2014, e está dividida em três grupos :
-Prestações de Contas de Governo rejeitadas pelas Câmaras Municipais;
-Prestação/Tomada de Contas e Especial com Improbidade Administrativa ;
-Prestação/Tomada de Contas de Gestão sem Improbidade Administrativa
2) Quantidade de Prefeitos/Gestores incluídos na lista – 4.115
3) Quantidade de Processos incluídos na lista – 9.694
4) Quantidade de Prefeitos/Gestores com Improbidade Administrativa – 1.648
5) Todos os 184 Municípios têm gestores na Lista
6) Em termos de quantidade, a lista atual tem 459 gestores a mais que a lista anterior , representando num aumento de quase 12,5%;
7) 68,65% dos processos que estão incluídos na lista, são pertinentes aos exercícios financeiros de 2001 a 2008 ;
8) 11,28% dos processos que estão incluídos na lista, são pertinentes aos exercícios financeiros de 2009 a 2013
A relação completa, inclusive com o interior teor de cada processo, já está disponível na página do TCM na internet (www.tcm.ce.gov.br), onde o público pode consultar e tirar suas próprias conclusões.

blog Roberto Moreira







Prefeito de Russas aparece na lista "ficha suja" do TCM



Levantamento do Tribunal de Contas dos Municípios do Ceará (TCM) constatou que o Estado tem o total de 4.115 prefeitos e gestores públicos com contas desaprovadas, em definitivo. O resultado da análise do TCM foi entregue nesta quinta-feira, 3, ao Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TER-CE) e à Procuradoria Regional Eleitoral (PRE), que deverá proceder nova análise a qual poderá barrar candidaturas para as eleições e 2014.
A lista do TCM contêm gestores e ex-gestores públicos que tiveram contas julgadas irregulares pelo Tribunal e pelas Câmaras Municipais, por decisão definitiva, no período de 05/07/2006 a 02/07/2014. Foram analisados 9.694 processos. Do total, 4.115 gestores foram julgados “ficha suja”; dentre eles, 1.648 têm indicação de improbidade administrativa.

Justiça Eleitoral fará nova análise dos nomes apresentados pelo TCM e apresentará nova lista até o final da próxima semana. No Ceará, todos os 184 municípios possuem gestores com contas desaprovadas. O Tribunal de Contas do Estado (TCE) também entregará levantamento para checagem junto à Justiça.
O Tribunal de Contas da União (TCU) disponibilizou, no último dia 24, sua lista com 6.603 administradores públicos que tiveram contas julgadas irregulares nos últimos oito anos e podem se tornar inelegíveis em 2014. 
Para concorrer às eleições e não ser enquadrado na Lei Ficha Limpa, o candidato com irregularidade nas contas precisará de decisão judicial que suspenda ou anule a análise do Tribunal para ter liberado o registro de candidatura.
Na lista aparece o nome do atual prefeito de Russas, Raimundo Weber de Araújo,

Com informações do TCM e Redação O POVO Online





O clima esteve tenso entre os agentes do DEMUTRAN e um médico da cidade



Hoje quinta-feira, dia 03 de julho de 2014, por volta das 09h00min quando os ânimos estiveram acirrados entre alguns agentes do DEMUTRAN e um médico da maternidade da cidade de Russas. Motivo: Segundo os agentes do DEMUTRAN que estavam no local foi observada por eles a presença de um veículo estacionado em cima da calçada. Os agentes se aproximaram do local para fazer a multa, ao tomar conhecimento que seu carro estava sendo multado o médico Dr. Antônio Junior foi até lá saber o porquê estariam multando seu veículo.

Segundo informações dos agentes do DEMUTRAN o médico teria chegado muito irritado os chamando eles de vagabundos e mandando que eles fossem trabalhar. Um dos agentes conhecido por Nunes chegou a se agarrar com o médico, inclusive dando ordens de prisão, foi preciso à intervenção de outros companheiros para que os dois pudessem se soltar. O agente chegou a mostrar para o repórter do blog o bloco de notas de fazer multas bastante amassado, pois o mesmo disse que o médico teria tomado de suas mãos e amassado. O caso foi parar na Delegacia Regional de Russas.


O médico Dr. Antônio Junior em entrevista a uma rádio local chegou a revelar que só tinha colocado seu carro naquele local por que tinha recebido uma autorização do chefe do DEMUTRAN Flávio Lopes Serpa, e desmentiu ter chamado os agentes de vagabundos.




Redação Erica Samia
Imagens Erivando Lima
Diretora de Imagens Irleide Fama


José Dirceu sai da cadeia para primeiro dia de trabalho externo


O ex-ministro da Casa Civil José Dirceu, condenado no processo do mensalão do PT, deixou a cadeia na manhã desta quinta-feira (3) para o primeiro dia de trabalho externo. Ele foi autorizado a trabalhar durante o regime semiaberto por decisão judicial.
Dirceu deixou a cadeia por volta de 7h20, sem falar com a imprensa. Visivelmente mais magro e com uma pasta na mão, ele aguardou poucos segundos na calçada até a chegada do carro preto que o levou ao escritório.
Ele vai atuar como auxiliar de biblioteca no escritório do advogado José Gerardo Grossi, que já foi ministro do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). A proposta de emprego prevê jornada de 8h às 18h e salário de R$ 2,1 mil.
Pelas regras do trabalho externo, o preso não pode dar entrevistas. Na hora do almoço, ele pode se deslocar 100 metros do local de trabalho. Ao terminar o expediente, o preso tem duas horas para voltar para o centro de dentenção, mas não pode passar em nenhum outro local no caminho.
(Agência de Notícias)


Fonte: Diário do Nordeste

Aécio diz que adversários promovem campanha de mentiras e calúnias



O candidato à Presidência pelo PSDB, Aécio Neves, acusou os adversários, por meio de rede social, de promoverem uma campanha de mentiras e calúnias contra ele na internet.

As declarações do candidato ocorreram após sua ex-mulher, Andréa Falcão, também recorrer à rede social para rebater reportagens publicadas em alguns sites que trazem um suposto bate-boca entre os dois sobre o transporte ilegal de malas de dinheiro e diamantes para o exterior.

A ex-mulher do tucano se refere às matérias que foram publicadas na internet nos últimos meses com títulos como "Conheça a mulher que tira o sono de Aécio Neves" e "Ex de Aécio joga 'caca' no ventilador"


Ceara NEWS.



PF investiga prefeito de Amontada por ligações com doleiro Youssef

O prefeito de Amontada, Paulo César Santos (PT), está sendo investigado pela Polícia Federal (PF) por supostas ligações com o doleiro paranaense Alberto Youssef. O petista teria realizado uma transação, no valor de  R$ 1.6 milhão, com a agência de viagens Marsans Brasil, liderada pelo paranaense desde 2010. O negócio utilizou verba retirada do fundo de previdência dos servidores públicos do município. Youssef está preso por chefiar esquema de lavagem de dinheiro.
 
Paulo César declarou que o objetivo da transação seria arrecadar verba extra para Amontada.  No total, a Marsans Brasil recebeu, entre 2012 e 2013, cerca de R$ 23 milhões oriundos de fundos de previdência de servidores brasileiros. O doleiro paranaense Youssef foi preso na operação Lava Jato, da PF, deflagrada no dia 17 de março, que desmontou um esquema de lavagem de dinheiro e evasão de divisas que, segundo as autoridades policiais, movimentou cerca de R$ 10 bilhões. 

Entenda o caso

O dinheiro do fundo de previdência deveria ser injetado na empresa através do Fundo de Investimento em Participações (FIP) Viaja Brasil, criado para impulsionar o crescimento do grupo. No entanto a verba não foi repassada à empresa por Youssef, deixando a Marsans em dificuldades financeiras. 

O advogado do doleiro, Antonio Figueredo Basto, disse. à revista Veja, que  "Se fundos de previdência resolveram investir na Marsans, quem tem de responder são eles. Muitas das coisas que Alberto tentava fazer eram legais. Eu particularmente desconheço que tenha ocorrido irregularidade em relação a fundo de pensão". 
A reportagem do Ceará News 7 tentou entrar em contato com o prefeito, mas as ligações não foram atendidas.


Ceará NEWS



Bebê levada de dentro de casa é achada viva em sacola plástica no RN


A recém-nascida levada de dentro de casa na madrugada desta quarta-feira (2) foi encontrada no início da tarde em uma estrada carroçável no distrito Campos Novos, em Santa Maria, cidade da região Agreste do Rio Grande do Norte. Helena Vitória, que tem quatro dias de vida, estava dentro de uma sacola plástica com os cabelos raspados. Aparentemente a bebê não está ferida, mas ela ainda passará por exames médicos.

Helena Vitória foi achada por uma mulher que passava pela estrada carroçável no momento em que viu duas pessoas deixando a criança no local. A testemunha tirou o bebê da sacola plástica e acionou a Polícia Militar. A dupla fugiu em uma motocicleta e ainda não foi localizada. O cabo da Polícia Militar Francisco Jesus da Costa informou que a criança foi levada para o Hospital Regional de São Paulo do Potengi, município que também fica na região Agreste.

A mãe da criança, Maria Keliane Brito da Costa, de 18 anos, relatou que estava dormindo quando Helena Vitória foi levada. "Não ouvi o choro. Se ela tivesse chorado, eu teria escutado. Eu havia amamentado a minha filha por volta das 4h. Depois disso, fui dormir. Só acordei quando minha amiga me chamou perguntando pela Helena Vitória. Não sei como ela foi levada, pois não vi quando aconteceu", disse. De acordo com a Polícia Civil, a mãe de Helena Vitória dormia no momento em que o bebê foi levado e o pai estava trabalhando.

Ainda segundo informações da família, uma amiga cuidava da mãe do bebê que foi submetida a uma cesariana. “Quando essa amiga saiu ela deixou a porta encostada porque ia chegar uma outra amiga para continuar cuidando da Keliane. Pouco tempo depois o vizinho da frente percebeu que a porta estava escancarada e alertou a família que mora perto. Quando minha tia chegou na casa o bebê não estava mais lá”, disse Ely Suelen Vicente, de 24 anos, que é prima da mãe do bebê.

A Polícia Civil foi acionada e se deslocou até o local. Moradores da região afirmaram que viram uma moto vermelha com dois adultos e um bebê passando em direção a São Paulo do Potengi.


O município de Santa Maria fica na região Agreste do Rio Grande do Norte e, de acordo com o Censo 2010, tem 4.762 habitantes.

Fonte: G1 RN





Taxa de homicídios de Fortaleza é 2ª maior do País



O índice de violência em Fortaleza toma proporções preocupante. Prova disso é que a cidade ocupa o segundo lugar no ranking das capitais brasileiras com maior taxa de homicídios. A média é de 76.8 assassinatos para cada 100 mil habitantes, atrás apenas de Maceió, que registra 90 por 100 mil habitantes. Os dados são do "Mapa da violência 2014: os jovens do Brasil", uma pesquisa realizada pela Faculdade Latino-americana de Ciências Sociais, referente a 2012.

Observa-se que o número de homicídios cresce a cada ano. De 2008 para 2012, a quantidade mais do que duplicou. Foram 888 assassinatos registrados na Capital em 2008, saltando para 1.920 em 2012. O que dá a média de 160 mortes por mês ou cinco por dia. Do total, 1.294 (67,4%) são jovens entre 15 e 29 anos. Os negros são os que mais morrem. Dos assassinatos registrados na população jovem em 2012, chama a atenção que 1.189 (91,8%) são negros, enquanto 105 (8,1%) são brancos.

Na visão do sociólogo Geovani Jacó de Freitas, do Laboratório de Pesquisa Conflitualidade e Violência (Covio) da Universidade Estadual do Ceará (Uece), esses dados refletem questões como desigualdade social e a ausência do estado nas regiões que mais demandam de políticas públicas, como saneamento básico, lazer, trabalho, renda, cultura e, sobretudo, educação.

"Não é pobreza, mas a desigualdade social revelada pela distância que certos seguimentos ocupam em relação a outros mais ricos. Essa distância no Ceará é enorme e ela é fruto da ausência do próprio estado, com políticas públicas que visem o social. Quando o quadro de delinquência urbana revela esse processo extremamente seletivo, a gente vai ver que as vítimas são os negros", destaca.


O especialista esclarece que a violência urbana tem um viés de classe, na medida em que vitimiza, esmagadoramente, as populações situadas em territórios considerados hierarquicamente e simbolicamente como desclassificados. Tem também o viés etário. "A ausência de políticas públicas eficazes produz uma espécie de genocídio demográfico, cujas vítimas maiores são os jovens, especialmente os de 14 a 29 anos", frisa. Outro viés que vita é o de gênero, já que 90% das vítimas são homens.

Freitas afirma que não há uma política de segurança pública no Ceará, o que existem são projetos marcados pelo personalismo do governo e pela ideia de combate ao criminoso, sem levar em conta a complexidade da questão urbana em Fortaleza. "Isso termina sendo uma política extremamente produtora de desigualdades, ou reforçando essas desigualdades, pois trata a população é que maior vítima com exagero e violência", alerta.

Para o sociólogo, não surpreende esse crescimento do cenário de violência em Fortaleza. "Se junta combate ao inimigo com o pavor da população, que exige cada vez mais ações imediatas para dar uma sensação de segurança, o que leva a própria população a legitimar o uso da violência institucional", afirma.

Talita Maciel, advogada do Centro de Defesa da Criança e do Adolescente (Cedeca) cobra do governo respostas em relação às mortes que estão ocorrendo. "Eles culpabilizam os próprios jovens da violência, as drogas, alegam que os jovens estão se matando e não se atém a pensar em uma política para diminuir esses índices de violência", salienta. Ela diz que a preocupação maior é em saber o porquê dessas mortes que estão ocorrendo.


A reportagem entrou em contato com a Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) para comentar os dados da pesquisa, mas a assessoria de imprensa afirmou que não teria como responder, por estar fora do horário de expediente.

Fonte: Diário do Nordeste





Tribunais entregam listas dos fichas sujas do Ceará



Hoje a Justiça Eleitoral do Ceará deve montar as últimas peças do quebra-cabeça que delimita os fichas sujas do Estado. O Tribunal de Contas dos Municípios (TCM) já informou que entrega, na tarde desta quinta-feira, ao Tribunal Regional Eleitoral (TRE) e à Procuradoria Regional Eleitoral a lista dos gestores públicos que tiveram, nos últimos oito anos, contas desaprovadas em definitivo na Corte, que são aqueles processos sem mais direito a recursos.

O Tribunal de Contas do Estado (TCE) já garantiu que também vai disponibilizar o material ainda hoje. De acordo com o conselheiro Valdomiro Távora, presidente do TCE, até ontem à noite, estava sendo finalizada a pesquisa sobre as Tomadas de Contas Especiais. Pela legislação eleitoral, as Cortes de Contas devem enviar o levantamento ao TRE até o dia 5 de julho.

A entrega dessas duas listas desenha o cenário dos fichas sujas condenados por desvio de recursos nos âmbitos municipal, estadual e federal. Isso porque o Tribunal de Contas da União (TCU) já divulgou que pelo menos 205 cearenses - citados em 318 ocorrências - estão impedidos de disputar as eleições deste ano porque foram condenados por aquele Tribunal e não podem mais recorrer.


A entrega dessas duas listas desenha o cenário dos fichas sujas condenados por desvio de recursos nos âmbitos municipal, estadual e federal. Isso porque o Tribunal de Contas da União (TCU) já divulgou que pelo menos 205 cearenses - citados em 318 ocorrências - estão impedidos de disputar as eleições deste ano porque foram condenados por aquele Tribunal e não podem mais recorrer.

Apesar de os Tribunais de Contas entregarem apenas hoje a relação dos gestores cearenses que tiveram contas desaprovadas pelas Cortes, o procurador regional eleitoral do Ceará, Rômulo Conrado, revelou, ontem, que o Ministério Público Eleitoral (MPE) se antecipou na preparação dos pedidos de impugnação dos candidatos com problemas judiciais.

Rômulo Conrado ressaltou que o TCM já havia enviado uma lista prévia para facilitar o planejamento do MPE. Na avaliação do procurador, o prazo permitido para a impugnação é muito curto, ampliando a necessidade de haver essa antecipação. "Com base nessas informações prévias, já estamos trabalhando as impugnações, porque o prazo é muito curto e são muitos candidatos", explicou o procurador.

O Tribunal Regional Eleitoral informou que a previsão para a publicação do edital com a relação dos que pediram registro de candidaturas já é para a próxima segunda-feira. A partir disso, o Ministério Público Eleitoral, partidos, coligações e candidatos terão até cinco dias para as impugnações de candidaturas.

Convenções

Quanto à validade das atas formalizadas nas convenções realizadas pelos partidos até a última segunda-feira, Rômulo Conrado revelou que o Ministério Público Eleitoral só fará algum tipo de questionamento à validade da documentação caso algum representante da legenda se sinta prejudicado e apresente provas de que houve fraude.


"As convenções ficam muito no controle interno dos partidos, mas claro que se houver provas de que ocorreu alguma fraude, a validade desses atos será questionada. Até porque as convenções teriam que ocorrer até o dia 30".

Fonte: Diário do Nordeste




Datafolha mostra Dilma com 38%, Aécio com 20% e Campos com 9%



Pesquisa Datafolha divulgada na noite desta quarta-feira (2) pelo jornal "Folha de S.Paulo" indica que a presidente Dilma Rousseff (PT) tem 38% das intenções de voto. O senador Aécio Neves (PSDB-MG) aparece com 20% das intenções de voto e o ex-governador de Pernambuco Eduardo Campos (PSB), com 9%.

No levantamento anterior do Datafolha, realizado no início de junho, Dilma tinha 34% das intenções de voto, Aécio, 19%, e Campos, 7%.

O percentual de entrevistados que disseram não saber em quem votar ou que não responderam passou de 13% para 11% entre a pesquisa de junho e a deste mês. Brancos e nulos eram 17% e agora são 13%.

O quarto colocado, pastor Everaldo (PSC), se manteve com 4% das intenções de voto, mesmo índice da pesquisa de junho.


Veja os números do Datafolha:
- Dilma Rousseff (PT): 38%
- Aécio Neves (PSDB): 20%
- Eduardo Campos (PSB): 9%
- Pastor Everaldo (PSC): 4%
- José Maria (PSTU): 2%
- Eduardo Jorge (PV): 1%
- Mauro Iasi (PCB): 1%
- Luciana Genro (PSOL): 1%
- Eymael (PSDC): 0%
- Levy Fidelix (PRTB): 0%
- Brancos/nulos/nenhum: 13%
- Não sabe: 11%

A pesquisa do Datafolha foi realizada entre os dias 1 e 2 de julho. Foram entrevistadas 2.857 eleitores em 177 cidades do país. A margem de erro é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos. O nível de confiança é de 95%, o que quer dizer que o instituto tem 95% de certeza de que os resultados obtidos estão dentro da margem de erro.

A pesquisa está registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número BR-00194/2014.

Fonte: G1





NÚMEROS de Homicídios CRESCE 16,9% 1. BPM NO VALE DO JAGUARIBE




Os dados são referentes ao comparativo dos seis primeiros meses de 2013 e 2014 -

A área do 1ª BPM, que envolve quatro companhias (1ª, 2ª, 3ª e 4ª) na região do Vale do Jaguaribe, registrou um aumento de 16,9% no número de homicídios dos seis primeiros meses deste ano (2014), comparados ao mesmo período do ano passado (2013). Ao todo, foram registrados 124 mortes nesta área, no primeiro semestre de 2014, e 106 de 2013.

A 4ª Cia/1º BPM, que cobre os municípios de Limoeiro e Tabuleiro do Norte, Quixeré, São João do Jaguaribe e Alto Santo, foi a única Cia em que houve redução dos crimes de homicídio, em 28, 8%.

Na 1ª Cia/1ºBPM, onde abrange as cidades de Russas, Itaiçaba, Jaguaruana e Palhano, o crescimento de homicídios foi de 28, 12%, ainda em relação ao primeiro semestre de 2013 e 2014.

Em toda região da 2ª Cia/1º BPM foram registrados 30 homicídios, contra 12 do ano passado, aumento de 150%. As cidades abrangidas desta Cia são Aracati, Beberibe, Icapuí e Fortim.

O aumento na 3ª Cia/1ºBPM, da qual os municípios de Jaguaribe, Jaguaribara, Iracema, Pereiro, Ererê e Potiretama são cobridos, o aumento foi de 60%.

Vale destacar que durante o período do registro, Russas foi a cidade que mais computou homicídios. Foram 34 mortes (2014) em comparação a 25 do ano passado.

Itaiçaba, Palhano e Ererê não registraram casos.
FONTE LIMOEIRO PLANTÃO POLICIAL