-->

domingo, 26 de abril de 2020

Bolsonaro reavalia nomes para pasta da Justiça e PF; Jorge Oliveira é cotado para ministério

Jorge Oliveira, da Secretaria-Geral da Presidência, é o preferido do presidente. As escolhas estão sendo repensadas por causa das acusações de Moro
O presidente Bolsonaro insiste que precisa de uma pessoa de confiança no cargo
Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil

O presidente Jair Bolsonaro ainda não bateu o martelo sobre quem vai substituir Sérgio Moro no Ministério da Justiça. No último sábado (25), ele reuniu aliados no Palácio da Alvorada para discutir nomes. A escolha deve ocorrer até amanhã, segunda-feira (27).

O preferido de Bolsonaro é o seu atual ministro da Secretaria-Geral da Presidência, Jorge Oliveira, que tem a confiança do presidente e de seus filhos.

A avaliação no Palácio do Planalto, no entanto, é de que nomear alguém próximo neste momento pode potencializar as acusações de Moro, que ao se demitir disse que o presidente queria fazer interferência política na PF. Pelo mesmo motivo, a nomeação de Alexandre Ramagem, diretor-geral da Agência Brasileira de Inteligência (Abin), para o comando da Polícia Federal, também está sendo repensada.

Um nome que ganhou força ontem para o lugar de Moro é o do desembargador Carlos Eduardo Thompson Flores, ex-presidente do Tribunal Regional Federal da 4.ª Região. Ele é uma indicação de integrantes da ala militar do governo. O nome do Advogado-Geral da União, André Luiz Mendonça, também passou a ser considerado.

A exemplo do que ocorreu em outras substituições de ministros, o grupo mais próximo ao presidente tenta encontrar nomes que possam ter respaldo na opinião pública e livrar o governo de críticas. Bolsonaro, por sua vez, insiste que precisa ter uma pessoa de confiança no cargo.

Caso a escolha recaia sobre Oliveira, o atual chefe da Secretaria de Assuntos Estratégicos (SAE), Flávio Rocha, iria para o seu lugar na Secretaria-Geral. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

Instabilidade

O Diário do Nordeste procurou cientistas políticos na tentativa de analisar o que acontece neste momento no Brasil e de projetar o que está por vir. 

“Creio que é o momento mais grave desde que ele (presidente) tomou posse”, analisa o cientista político e pesquisador do Laboratório de Estudos sobre Política, Eleições e Mídia da Universidade Federal do Ceará (UFC), Cleyton Monte. As rusgas gratuitas, a necessidade de rivalizar as instituições e a rotina do “fogo-amigo” não têm ajudado o presidente a evitar problemas, muito menos a solucionar crises já existentes, segundo o pesquisador. 

Para Cleyton, a gestão é baseada em alicerces, como o apoio dos militares, eleitorado pró-Lava Jato e antipetistas, que podem, na medida em que laços, eventualmente, forem sendo desfeitos, abandonar a confiança no presidente, principalmente com a oposição ao Judiciário e ao Parlamento. Monte lembra que Bolsonaro já havia construído crises com os poderes antes mesmo da demissão de Moro. 

Articulações

“Ele já vinha em um momento de distanciamento das instituições, fazendo críticas ao Supremo Tribunal Federal, batendo de frente com Rodrigo Maia e tinha carta de quase todos os governadores contra ele. O presidente estava isolado do Congresso, do Judiciário e dos governadores. Já estava vivendo uma situação difícil. Agora, com a demissão (de Moro), isso aprofunda o isolamento e a crise”, avalia o pesquisador. 

O pedido do procurador-geral da República, Augusto Aras, ao STF, para abrir inquérito sobre os fatos narrados por Sérgio Moro é mais um elemento que, segundo Cleyton, deve trazer dores de cabeça ao chefe do Planalto. Mais do que o resultado da investigação, ele avalia que as etapas podem desgastar o Governo. 

“O STF vai ser outra frente de problema para o presidente. Essas investigações levam tempo. A PGR instiga o STF, que vai pedir documentos, pedir detalhes à Polícia Federal. Aí você cria uma novela que, todo dia, tem um episódio. Mais do que o resultado, grave é o processo, é o percurso, porque todo dia vai estar na imprensa”, projeta. 

Para o cientista político e professor da Universidade Presbiteriana Mackenzie, Rodrigo Prando, a saída de Moro pode ser o início de uma segunda etapa no Governo Federal. “O Governo Bolsonaro inicia-se alicerçado sobre dois pilares: Moro, simbolizando o combate à corrupção. Do outro lado, o pilar do liberalismo, com Paulo Guedes. Na sexta-feira (24), um dos pilares caiu, e o pilar Guedes apresenta rachaduras. Tudo aquilo que o ministro da Economia pensou para a vida dele, que era a diminuição do papel do Estado, teve que ser repensado por causa da pandemia do novo coronavírus”, cita. 

O caminho para se manter vivo no Governo, segundo Prando, é o fortalecimento das relações com o Congresso. É neste ponto, porém, que o professor aponta o risco do discurso do presidente durante a campanha de lutar contra a “velha política”. 

O Centrão, grupo de partidos que votam com o Planalto, tem como líderes figuras que já foram presas por corrupção, como Roberto Jefferson e Valdemar da Costa Neto. O Governo negocia com algumas destas siglas o apoio a um candidato governista na disputa pela Presidência da Câmara, no início de 2021. “A situação do presidente é delicadíssima. Se Maia e Alcolumbre ainda não se manifestaram, as articulações contra ele podem estar acontecendo”.

Rivalidade 

Os embates de Bolsonaro com os demais poderes, segundo a professora de Teoria Política da Universidade Estadual do Ceará (Uece), Monalisa Torres, fazem parte de uma agenda de Governo. É com ela que o Planalto restaura forças políticas e ganha terreno em meio às dificuldades de articulação de bastidores no Congresso e de um trato republicano com o Judiciário. 

“O Bolsonaro tem um método, que é sempre criar conflitos. São os conflitos que movimentam a base dele. É essa base que o mantém vivo. Quando ele toma a atitude de ir a protesto a favor do AI-5, tenta movimentar a base. Esse jogo contra as instituições é um método de criar crises e manter mobilizada essa base. Ele vai a uma manifestação contra o STF, mas, ao mesmo tempo, tenta criar uma relação com o Centrão para manter força no Congresso”, observa. 

Diante da crise que se intensifica, Monalisa prevê uma aproximação do presidente junto aos partidos de Centro para manter a governabilidade e evitar possível afastamento. Torres, no entanto, não crê na possibilidade, no momento, de aceitação de pedidos de impeachment por parte de Rodrigo Maia. Ela ressalta que a matéria não deve “andar agora” porque o Governo ainda não perdeu completamente a popularidade, se mantendo em torno de 30%. 

“Ele ainda tem certa popularidade, e não perdeu todo o apoio do Congresso. Ele ainda tem corpo para levar adiante, e acho que é por isso que o Maia ainda não aceitou pedido de impeachment. A aceitação de um pedido sem margem garantida para isso pode deixar Bolsonaro fortalecido caso seja barrado no meio, e Maia tem a plena consciência disso”, destaca.

Noticia; DN


Mais RS 100.000 ? O prefeito tem razão tem muito dinheiro

Nenhuma descrição de foto disponível.
Seção extraordinária vai acontecer na camará municipal de Russas nesta segunda feira as 9 horas para  ser aprovado mais um credito  adicional no valor de RS 100. 000 para a gestão do municipio gastar  no combate ao corona vrus . Esse e o 2º credito aprovado esse ano pela camará. municipal de Russas. 

O 1º foino valor de um milhão e meio. Alem do repasse de quase um milhão vindo do governo federal.

O prefeito tem razão TEM MUITO DINHEIRO para ser gasto sem licitação;

Blog; Erivando Lima


Avião com 90 toneladas de testes de Covid-19 e equipamentos hospitalares chega a Fortaleza

A aeronave veio da China com os insumos que fazem parte da iniciativa do Governo do Ceará para suprir a demanda de atendimento da rede pública de saúde.
O avião vindo da China com carregamento de 90 toneladas de insumos hospitalares para atender a demanda do sistema público de saúde do Estado pousou em Fortaleza no início da tarde deste domingo (26). A aeronave, que fez escala na Etiópia, pousou na Capital por volta das 12h30.

O titular da Secretaria da Saúde do Ceará (sesa), Carlos Roberto Sobrinho, o Dr. Cabeto, foi pessoalmente ao Aeroporto de Fortaleza receber os insumos hospitalares. A lista de itens apresenta testes de identificação do coronavírus e equipamentos de proteção individual.

O governador Camilo Santana disse durante transmissão ao vivo em suas redes sociais que está negociando com uma empresa chinesa para comprar novos insumos. O chefe do Executivo Estadual também reforçou a criação de 398 leitos de terapia intensiva (UTI) e 600 enfermarias para atendimento exclusivo de pacientes com Covid-19.

Na transmissão, Camilo também alertou à população sobre a redução na taxa de isolamento do Estado e fez um apelo para que a população respeite o decreto, que está em vigor até 5 de maio. De acordo com ele, essa queda no índice de distanciamento social pode provocar um colapso no atendimento do sistema de saúde do Estado.

O Estado registrou 327 mortes e 5.833 casos confirmados de Covid-19 em 134 municípios. Os dados foram atualizados às 9h deste domingo na plataforma IntegraSUS, da Sesa.

(Diário do Nordeste)


Policiais salvam a vida de bebê que desmaiou após engasgar

No Distrito Federal, dois policiais militares salvaram a vida de um bebê recém-nascido. O caso aconteceu no sábado (25).
A criança tinha engasgado e chegou a ficar desacordada. De acordo com o portal Metrópoles, o 3º sargento Fernandes e a soldado Renata estavam fazendo um patrulhamento quando encontraram o pai da criança.

A dupla de agentes prestou atendimento e a garotinha voltou a respirar. Para ajudar, Fernandes e Renata usaram uma técnica de primeiros socorros chamada de manobra de Heimlich, pressionando o diafragma da bebê para provocar uma tose.

A neném foi levada para o Hospital Regional do Paranoá (HRPa), a fim de ser observada por uma equipe médica.

(Pleno News)


Quixadá CE plantão policial


MORADA NOVA LESÃO CORPORAL A BALA

Dia 25/04/2020 por volta das 10:30min fomos acionados via 190, que estava acontecendo um tiroteio na entrada da localidade de pedras e que no local havia uma pessoa baleada, de imediato foi acionando o SAMU e no dirigimos ao local da ocorrência onde foi constatada a veracidade dos fatos, e que no local se encontrava uma equipe do raio que nos relatou que um ex-presidiário, que responde os artigos; 129 e 147 do CP. Teria sido libertado da cadeia pública de Tabuleiro do Norte ontem à tarde, e que se deslocou a pé até a cidade de Limoeiro do Norte onde teria pernoitado na residência de um amigo e ao amanhecer teria seguido viagem a pé em direção a Morada Nova pela CE 265, e que ao chegar próximo à entrada de pedras uma caminhonete de cor preta com 4 elementos encapuzados, onde o passageiro da frente apontou a espingarda calibre 12 em direção ao mesmo e o alvejado com três tiros sendo um na mão direita outro no braço esquerdo e o terceiro tiro de raspão na cabeça, o mesmo foi atendido pelo SAMU. E foi encaminhado para o hospital de Morada Nova. 


PEDRA BRANCA ACIDENTE DE TRÂNSITO COM VÍTIMA FATAL

Dia 25/04/2020, por volta das 18h40min, a composição de serviço foi acionada para uma ocorrência de acidente de trânsito com vítima fatal, na BR 226, a aproximadamente 3 km da sede do municipio  a vítima segundo populares estaria vindo do sítio Garapinha, na zona rural, onde cuida de algumas criações e ao retornar para a sede desta urbe veio a cair ao solo, o mesmo conduzia uma motocicleta Honda Bros, cor preta, já aparentemente sem vida, de modo que o Rabecão e a Perícia foram acionados pela composição policial militar, que aguarda no local, juntamente com o Demutran.  

IBICUITINGA LATROCÍNIO

Dia 25/04/2020 por volta das 21h30min a composição de Ibicuitinga, VTR PM, recebeu a informação de um LATROCÍNIO, na rua travessa Daniel no centro de Ibicuitinga – CE. A composição foi até o local e confirmou a informação. Segundo informações de populares os dois autores dos disparos estavam em uma motocicleta efetuaram os disparam em seguida levaram a moto da vítima uma HONDA/CG 150 TITAN. Placa HYD 7855 preta. A Polícia Militar resguarda o local até a chegada do Rabeção e busca mais informações sobre o crime.

QUIXADÁ CONDUÇÃO POR DESACATO E RESISTÊNCIA ]

Dia 25/04/2020 por volta das 19:30min o COPOM recebeu uma ligação informando que um elemento embriagado estava ameaçando os clientes de um mercantil na Rua Tabelião Enéas,Centro. A VTR PM, foi até o local e abordou o acusado que passou a xingar os policiais, deu um soco no capu da viatura e resistiu a prisão. Foi dado voz de prisão ao mesmo e conduzido para a DRPC para procedimentos cabíveis, la foi registrado um boletim de ocorrência e o elemento foi liberado em seguida.

MORADA NOVA HOMICÍDIO BALA

Dia 25/04/2020 (domingo), por volta das 21h30min, a composição de Morada nova , VTR PM, foi averiguar uma informação recebida pelo COPOM de Morada Nova, de que um indivíduo, natural de Morada Nova-CE e residente no distrito de Uiraponga Morada Nova-Ce, teria sido assassinado. O crime ocorreu perto do rio do livramento, segundo informações de populares ninguém presencio o homicídio,

A Polícia Militar resguarda o local até a chegada do Rabecão e busca mais informações sobre o crime

Fonte; PM CE


Em viagem a Brasilia Erivando Lima visita o senado e o congresso

Em 2005 estive acompanhando os atletas de Russas, em Brasilianos jogos escolares e aproveitei para fazer uma visita ao Senado e a camará dos deputados na ocasião visitei os gabinetes dos deputados Ariosto Holanda e Gonzaga Mota. 

Blog; Erivando Lima


Is melhores PNEUS e BATERIAS de Russas CE


COVID- 19 > Ruas do centro em Quixadá são fechadas para trânsito de veículos


Quixadá apartar desta quinta-feira (23), começou com medidas mais energicas para evitar o avanço do Novo Coronavírus, uma das medidas adotada foi o fechamento de algumas ruas na área central.


Ruas do centro foram fechadas para o trânsito de veículos, e a obrigatoriedade no uso de máscaras para os que circularam à pé. Com o último boletim da Secretária de Saúde do Estado que informou 20 casos confirmados de COVID-19, estas açoes estão sendo tomadas pelas autoridades.

O “Rodízio de Transportes Coletivos” da zona rural, a obrigatoriedade dos estabelecimentos que estão autorizados a abrir estarem todos de máscaras e os clientes também devem amenizar a situação de contaminação local.

As autoridades de saúde estaduais e municipais esperam que a população possa atender realmente os apelos realizados na mídia e nas redes sociais solicitando que fiquem em casa saindo somente quando extremamente necessário.

Blog; Erivando Lima\ Sertão Alerta



PRF apreende 22 kg de maconha em Tianguá/CE; vídeo

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) apreendeu 22 kg de maconha, por volta das 23h desta sexta-feira(24), no Km 320 da BR-222,no município de Tianguá (CE). A droga era transportada no banco traseiro de um veículo VW/GOL vermelho, dentro de uma mala e dividida em 22 tabletes envolvidos por plástico.

Além da maconha, também foi apreendida aproximadamente 1kg de substância analóga a cocaína, que estava acondicionada dentro de duas latas de manteiga, junto a maconha. 

O motorista, de 29 anos, e o passageiro de 39, foram detidos em flagrante e encaminhados à Polícia Civil de Tianguá, onde foram autuados por tráfico de drogas.

Blog; Erivando Lima \ Sobral 24 horas