-->

segunda-feira, 29 de julho de 2019

Mulheres são raptadas por criminosos em táxi e espancadas com barras de ferro; uma delas morreu

Por Redação, 09:05 / 29 de Julho de 2019  ATUALIZADO ÀS 09:24

Grupo estava em uma praça no Bonsucesso quando foi levado pelos criminosos. Ninguém foi preso

O Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) foi acionado e está à frente das investigações
Paulo Sadat

 Quatro mulheres foram raptadas e espancadas com barras de ferro e pedradas na noite deste domingo (29), no bairro Bonsucesso, em Fortaleza. Uma das vítimas não resistiu às agressões e morreu.

De acordo com a Polícia Militar, as vítimas eram amigas e estavam em uma praça no cruzamento das avenidas Perimetral e Osório de Paiva. Elas foram abordadas por cinco homens em um táxi e colocadas no porta-malas e dentro do carro.

Os homens estacionaram o carro na rua Santa Terezinha e realizaram as agressões. Após o espancamento, os criminosos abandonaram as vítimas no local e fugiram. 

 As mulheres foram levadas para o Instituto Doutor José Frota (IJF) com diversos ferimentos. Uma das vítimas, identificada apenas como “Carolina”, não resistiu e morreu. As outras três vítimas foram internadas no hospital

A Polícia suspeita de que os agressores sejam membros de uma facção criminosa. O Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) foi acionado e está à frente das investigações. Até a publicação desta matéria, ninguém havia sido preso.

Red; DN

Blog; Erivando Lima


Médico e ex-prefeito de Uruburetama é transferido para presídio em Aquiraz

Por Redação, 16:50 / 29 de Julho de 2019  ATUALIZADO ÀS 17:12
Hilson estava detido na Delegacia de Capturas (Decap), em Fortaleza, desde o último dia 19 de julho
José Hilson Paiva se apresentou à polícia nesta sexta-feira em Fortaleza
Foto: Reprodução

 O médico e prefeito afastado de Uruburetama, José Hilson de Paiva, preso suspeito de estuprar mulheres durante consultas ginecológicas no município e em Cruz, cidade vizinha, foi transferido para o sistema penitenciário do Ceará na manhã desta segunda-feira (29), para a Unidade Prisional Irmã Imelda Lima Pontes, em Aquiraz. Hilson estava detido na Delegacia de Capturas (Decap), em Fortaleza, desde o último dia 19 de julho, quando se apresentou à Polícia Civil. O médico foi indiciado pelo crime de estupro de vulnerável.


A defesa do médico se manifestou afirmando que a transferência é o mais "adequado nesse momento".

"Essa unidade prisional inaugurada em 2016 é a destinada para presos idosos e portadores de alguma patologia. Muito embora consideremos desnecessária a medida prisional, a transferência de Hilson Paiva da Capturas para o Irmã Imelda soa mais adequado nesse momento", afirmou o advogado Leandro Vasques, que representa o prefeito afastado.

As denúncias feitas contra José Hilson, que filmava suas pacientes durante consultas ginecológicas, revelam os atos eram cometidos desde a década de 1980, em Uruburetama e Cruz. 

A prisão preventiva de Hilson foi decretada pelo juiz de Uruburetama, José Cléber Moura. O Ministério Público do Ceará (MPCE) defende a prisão de Hilson afirmando que, solto, ele seria capaz de "coagir, constranger, ameaçar e corromper" vítimas, atrapalhando a investigação. 

Polícia cumpre mandados de busca e apreensão na casa de médico, em Uruburetama
'Filmar pacientes em consultório se tornou um fetiche', diz prefeito afastado de Uruburetama
‘Maior parte era consentida’, diz médico de Uruburetama suspeito de abusar sexualmente de pacientes
Vítimas relatam abusos

Após reportagem exibida pelo Fantástico no último dia 14 de julho, em que seis mulheres denunciam o médico por estuprá-las e filmar os crimes, pelo menos outras 13 mulheres procuraram a polícia para denunciar o ex-prefeito. Conforme relato das vítimas, durante os atos, José Hilson colocava a boca nos seios das vítimas sob pretexto de "extrair secreção" e as penetrava argumentando que precisava "desvirar o útero" das pacientes.

Profissionais da Associação Médica Brasileira analisaram as imagens filmadas pelo próprio médico e afirmaram que o caso se trata "claramente" de "estupro das pacientes". 

De oito mulheres que prestaram depoimento no município de Cruz, duas entraram no inquérito como vítimas de estupro de vulnerável e outras seis como testemunhas, já que o crime contra elas ocorreu há mais de seis meses e prescreveu.

A delegada explicou que para estupro de vulnerável não se aplica o prazo de seis meses, assim sendo possível que José Hilson de Paiva ainda seja condenado por este crime. "Durante a investigação tentamos apurar se houve violação sexual mediante fraude, mas no decorrer foi visto que duas vítimas estavam em situação de vulnerabilidade. Estas duas vítimas não são de casos prescritos", explicou.

Com a repercussão do caso, Hilson foi afastado da prefeitura de Uruburetama, após votação na Câmara do município, expulso do PCdoB, e teve a licença médica suspensa por seis meses por decisão do Conselho Regional de Medicina do Estado do Ceará (Cremec). 

Fonte; DN

Blog; Erivando Lima


Prefeito de Iguatu tem bens bloqueados por causa de abuso em contratações temporárias no município

Por Redação, 15:03 / 29 de Julho de 2019 ATUALIZADO ÀS 16:56
A Justiça determinou o bloqueio de R$ 240 mil do prefeito e a abertura imediata de licitação para realizar concurso público no município
O prefeito de Iguatu, Ednaldo Lavor Couras, teve os bens bloqueados pela Justiça por causa de abuso em contratações temporárias no município. A decisão, divulgada nesta segunda-feira (29) pelo Ministério Público do Ceará (MPCE), também determina a redução drástica do número de contratados temporários, e a abertura imediata de processo licitatório para a realização de concurso público na cidade.

Em 2017, o município possuía 656 contratos temporários, passando a 926 em 2018 e a 1394, em 2019, segundo o MPCE. “Além do número exorbitante, são realizadas contratações para atividades rotineiras da administração pública, sem caracterização do excepcional interesse público, o que só deveria ser feito por concurso público”, aponta o órgão. 

A Prefeitura de Iguatu tem 30 dias para apresentar justificativa para as contratações mantidas, esclarecendo se atendem interesse público. 

De acordo com o MPCE, o juiz de Direito da 1ª Vara da Comarca de Iguatu, Eduardo André Dantas Silva, decretou, no último dia 18 de julho, a indisponibilidade de R$ 240 mil do prefeito Ednaldo Lavor. O prefeito afirmou que só vai se manifestar sobre a decisão da Justiça após ser notificado oficialmente.

A Justiça informou, ainda, que desde o início da atual gestão do município, o MPCE vem tomando medidas para adequar as contratações, entretanto, “não houve avanço na substituição dos contratados e na realização do concurso público pelo município”, afirmou o MPCE. 

Um representante do ministério constatou que a gestão anterior de Iguatu já havia realizado certame licitatório para seleção de empresa e realização do concurso público do município, deixando para o atual gestor a responsabilidade de contratar a empresa e realizar o concurso, o que não foi feito. 

No ano passado, o MPCE ajuizou uma ação de improbridade administrativa em desfavor do prefeito, e de uma ex-secretária de assistência social do município, devido ao atraso injustificado na conclusão de uma obra de reforma do prédio onde iria funcionar a Unidade de Acolhimento Institucional da cidade.

Red; DN

Blog; Erivando Lima


PROGRAMA TROVÃO DE NOTÍCIAS NA TV TROVÃO DO VALE DE 13HS ÀS 15HS COM ROZIL BEZERRA, ERIVANDO LIMA, GENILSON MARQUE E JOTA DAMASCENO NA TÉCNICA. – 29 DE JULHO

Projeto de lei cria categoria de habilitação exclusiva para áreas rurais



Objetivo é que esses trabalhadores recebam treinamento e retirem a habilitação de uma forma mais prática.
Um projeto de lei que tramita na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) cria uma categoria de habilitação exclusiva para motocicletas e motonetas em vias rurais. De autoria do senador Jorge Kajuru (PSB-GO), o PL 4.139/2019 altera o Código de Trânsito Brasileiro (Lei 9.053, de 1997) para criar a categoria de habilitação ‘R’.

Esta nova categoria é destinada ao condutor de veículo motorizado de duas rodas utilizado exclusivamente em vias rurais que more a mais de 50 quilômetros da autoescola mais próxima. Os exames para a retirada da habilitação serão realizados por bancas itinerantes ou à distância e os instrutores podem ser pessoas da comunidade que sejam habilitados na categoria A há pelo menos três anos.

Segundo Jorge Kajuru, o objetivo é facilitar o acesso à carteira de motorista para os trabalhadores rurais, que muitas vezes têm a motocicleta como único meio de transporte disponível e não têm condições de pagar pelo treinamento da autoescola.

“As regras que se aplicam aos grandes centros urbanos precisam ser flexibilizadas no interior, pois hoje o processo de obtenção da CNH, devido à realidade completamente distinta do campo, é inexequível. Como um morador da zona rural pode disponibilizar mais de dois mil reais, e ainda se deslocar para aulas presenciais na autoescola mais próxima, que às vezes pode estar a cinquenta quilômetros de distância de sua casa?”, indaga o senador na justificativa do texto.

O projeto garante, então, que esses trabalhadores possam realizar o treinamento adequado e retirar a habilitação de uma forma mais prática. O senador Jorge Kajuru ressalta na justificativa que, dessa forma, os condutores estarão mais bem preparados para dirigir nas áreas rurais e os acidentes de trânsito devem diminuir.

(Agência Senado)


VEREADOR DE QUIXERÉ FAGNER BRITO VAI PARA O GRUPO DA SITUAÇÃO.


A imagem pode conter: 1 pessoa, sorrindo, óculos, óculos de sol e close-upA MOVIMENTAÇÃO POLÍTICA EM QUIXERÉ JÁ COMEÇOU, É NATURAL NESSE PERÍODO PRÉ-ELEITORAL. O VEREADOR FAGNER É CONSIDERADO UM PARLAMENTAR EQUILIBRADO NO SEU DISCURSO QUE FAZIA NO LADO DO OPOSIÇÃO. AGORA COM CERTEZA PARTE DA POPULAÇÃO VAI OBSERVAR MAIS ATENTAMENTE O SEU POSICIONAMENTO FRENTE A CASA LEGISLATIVA. MUITOS LIGADO A SITUAÇÃO CHAMAVAM-O DE PERSEGUIDOR E OUTROS CHAMAVA -O DE VEREADOR COERENTE NOS SEUS POSICIONAMENTOS. O DISCURSO COERENTE É BOM PORQUE APENAS CRITICA O QUE PRECISA SER MELHORADO. E FICA A INDAGAÇÃO, A POLÍTICA É MESMO O QUE? UMA ATIVIDADE DO BEM COMUM E ÉTICA OU O JOGO MAQUIAVÉLICO JOGA-SE AS CARTA QUE TEM NA MESA PARA SE MANTER MELHOR NO PODER? 

Fonte; j. HONORATO DIRETO DA REDAÇÃO

Noticia de João Honorato

Blog; Erivando Lima


Polícia Civil prende pai, avô e tio suspeitos de estuprar menina de 11 anos em Cascavel

Por Redação, 11:40 / 29 de Julho de 2019  ATUALIZADO ÀS 11:50
Violência sexual acontecia há pelo menos 3 anos


A Polícia Civil prendeu pai, avô e tio suspeitos de estuprar uma menina de 11 anos em Cascavel, Região Metropolitana de Fortaleza, na manhã desta segunda-feira (29). Segundo os investigadores,a violência sexual acontecia há pelo menos 3 anos e o crime foi denunciado pelo Conselho Tutelar da cidade.

Ainda segundo a Polícia, o tio de 52 anos, o pai de 65, e o avô de 89 aproveitavam o momento que a criança estava sozinha para cometer os atos violentos. A criança morava com o pai, a mãe e um irmão. O tio e o avô moravam vizinhos a casa da vítima. 

Após a denúncia, os policiais civis na Delegacia Metropolitana de Cascavel começaram as investigações e, em seguida, entraram com o pedido de prisão preventiva dos três homens por estupro de vulnerável.

Os suspeitos podem pegar cada um até 22 anos de prisão e a pena pode aumentar em 50% por se tratar de uma criança.  

A vítima foi encaminhada para o Conselho Tutelar de Cascavel. 

Red; DN

Blog; Erivando Lima


Bandidos estoura agencia bancaria na cidade de Salitre na região do cariri na madrugada de hoje no Ceara



Um grupo fortemente armados destruiu a agencia do Banco do Bradesco na cidade de Salitre na região do Cariri no estado do Ceara. O fato aconteceu por volta das 2 horas da madrugada de hoje 29 de Agosto. Parte do bando ficaram em frente o destacamento da PM, onde efetuaram alguns disparos para intimidar os policiais que estavam no plantão, e o restante do grupo foi até a agencia bancaria onde destruirão o prédio com dinamites, o barulho acordou os moradores de todo o centro do município deixando todos os assustados. Não se sabe se os bandidos levaram o dinheiro do banco.

Toda a policia da região estar atenta no intuito de prender a quadrilha.

Blog; Erivando Lima


Oito UPAs estão prontas e fechadas no Ceará, uma delas desde 2012

Por  Theyse Viana, Maristela Gláucia, Antônio Rodrigues e Alex Pimentel, metro@verdesmares.com.br 00:00 / 29 de Julho de 2019
Abandono de nove unidades de saúde no interior do Estado foi denunciado pelo Diário do Nordeste em agosto de 2018: de lá até aqui, apenas um dos equipamentos foi inaugurado. Municípios podem ter de devolver recursos
Em todo o País, de acordo com o Ministério da Saúde, mais de 130 Unidades de Pronto Atendimento,como a de Quixeramobim (foto), estão com atestado de conclusão emitido, mas sem funcionar. Os gestores podem solicitar readequação até novembro
Foto: Alex Pimentel

Problemas graves e urgentes são como batata quente nas mãos do Poder Público brasileiro: o Governo municipal joga para o estadual, que rebate ao federal, que devolve às esferas locais. A solução fica no limbo. Assim tem sido em relação às oito Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) finalizadas e abandonadas em municípios do interior do Ceará, cujos R$ 12.250.000 investidos na construção ficam mais inúteis ao propósito principal: servir à saúde da população.


De acordo com o Ministério da Saúde (MS), o Ceará "conta com nove UPAs 24h já com atestado de conclusão emitido: Acaraú, Barbalha, Boa Viagem, Cascavel, Juazeiro do Norte, Morada Nova, Quixeramobim, Sobral e Tianguá", mas ainda aguardando "contratação de pessoal e aquisição dos equipamentos para funcionamento". A Pasta federal garante que "as unidades já foram habilitadas e estão com os repasses de incentivo financeiro de investimento efetuados".

No entanto, a UPA de Sobral, mencionada pelo Ministério da Saúde "está funcionando normalmente" desde quando foi inaugurada, no início deste mês, conforme a reportagem comprovou.

R$ 12,2 mi
Foi o valor total investido na construção das oito UPAs cearenses prontas e fechadas, segundo o Ministério da Saúde
Em agosto do ano passado, o Diário do Nordeste já havia denunciado o abandono de nove unidades, confirmado pelas respectivas prefeituras, que alegavam incapacidade financeira para manutenção dos equipamentos de saúde. Quase um ano depois, o argumento se mantém. A reportagem verificou que oito das UPAs permanecem como elefantes brancos no interior: apenas a de Jaguaribe foi inaugurada, no último dia 29 de junho, dois anos após a conclusão da obra.

Se em Sobral, a situação está regularizada, a cerca de 110 km de lá, Acaraú vive uma realidade bem distinta: com construção concluída, segundo o MS, desde 2016, a UPA do Município é, na verdade, um casarão abandonado. Aparentemente pronto, mas fechado e sem nenhum equipamento, a única vida que o prédio abrigava, quando a reportagem esteve lá, era a de um cachorro - testemunha de uma estrutura em deterioração pelo tempo e o desuso.

Quanto à UPA de Barbalha, o prefeito Argemiro Sampaio afirmou, em agosto passado, que "não existia demanda" no Município, que a construção havia sido "um programa eleitoreiro" e que, a partir de 2019, uma policlínica municipal passaria a funcionar no local. Até hoje, o equipamento nunca foi instalado, e o prédio segue abandonado. E por tempo indeterminado, segundo a secretária de Saúde, Pollyanna Callou. Segundo moradores, a UPA chegou a ser inaugurada, mas nunca funcionou, e materiais chegaram a ser roubados do local.

134 UPAs
paradas no Brasil. De acordo com o Ministério da Saúde, mais de 130 Unidades de Pronto Atendimento estão com atestado de conclusão emitido, mas sem funcionar
Em Boa Viagem, o prédio pronto e fechado deverá ser utilizado como Unidade Básica de Saúde (UBS) e Centro de Atenção Psicossocial (Caps). Para isso, de acordo com o secretário de Saúde, Williams Vaz, o Município aguarda autorização federal. "Precisaríamos de uma contrapartida muito alta para a UPA funcionar, mas não temos essa condição financeira. A obra foi realizada na gestão passada. Foram detectadas várias inconformidades na construção. Um processo administrativo está apurando", completou.

Problemas

Já em Cascavel, a cerca de 62km de Fortaleza, a Prefeitura confirma a existência de uma UPA entregue e inativa desde 2012. Em nota, a gestão informou que o Governo do Estado vai "doar" os equipamentos necessários ao funcionamento da unidade, que passa por "obras de reparo necessárias por conta do período que ficou parada". As verbas para custeio do equipamento, afirma a nota, "deverão ser obtidas por emendas parlamentares que também estão sendo viabilizadas".

Ceará tem oito cidades com UPAs concluídas e não utilizadas
Arte/Diário do Nordeste

Em Juazeiro do Norte, o prédio que seria destinado à UPA no bairro Lagoa Seca foi concluído, mas nunca aberto. Mato e infiltrações ocupam as áreas externa e interna do equipamento, e itens da estrutura chegaram a ser roubados. Uma auditoria feita ano passado identificou vários itens incompatíveis com o projeto e, por isso, a Secretaria de Saúde de Juazeiro do Norte e a Procuradoria Geral do Município protocolaram Ação Civil Pública por ato de improbidade administrativa contra as empresas que executaram a obra. Após solução do imbróglio judicial, sem previsão, a UPA deve ser convertida em policlínica.

No município de Morada Nova, informa a secretária de Saúde, Luciana de Almeida Lima, a UPA deverá começar a funcionar após o atendimento das adequações físicas exigidas pelo Ministério da Saúde. Os serviços deverão ser concluídos ainda neste semestre e, segundo a titular, equipamentos clínicos e mobília estão assegurados pelo Governo do Estado.

Situação semelhante é verificada em Quixeramobim, cuja UPA está pronta e fechada desde 2016. Os móveis e ferramentas médicas, orçados em R$ 2 milhões, virão do Estado. A Secretaria de Saúde do Município informou estar em processo de planejamento para ativar a unidade, o que deve ocorrer no primeiro semestre de 2020.

Em Tianguá, a realidade é igual. A estrutura da UPA começou a ser construída em novembro de 2013. O prazo de entrega era de 180 dias. Mas há quase seis anos, a população espera pelos serviços de saúde que seriam oferecidos pela Unidade de Pronto Atendimento. De acordo com o prefeito de Tianguá, Jaydson Aguiar, as conversas com o Governo Estadual e a União para inaugurar a UPA estão avançadas. Segundo ele, na semana passada, chegou parte dos imóveis para equipar a unidade. Apesar de nunca ter funcionado, a estrutura vai precisar de reparos. A promessa é inaugurar até o fim de 2019. Quando estiver em funcionamento, a perspectiva é atender nove mil pessoas.

Readequação

A Secretaria Estadual da Saúde (Sesa) afirmou, em nota, que envia o custeio mensal de R$ 85 mil a R$ 250 mil a todas as 36 UPAs ativas no Ceará, "a depender do porte". Mas como o projeto de construção é tocado pelos Governos Federal e Municipal, a Pasta estadual só assume o dever de repasse a partir da inauguração.

Em maio de 2018, o Governo Federal autorizou estados e municípios a utilizarem a estrutura das UPAs inativas em outra finalidade na área da saúde (como para UBS e Caps), a fim de que não perdessem as estruturas já erguidas. Mas, segundo a Pasta, nenhum município cearense solicitou a readequação. O prazo para solicitação era junho deste ano, e foi prorrogado para novembro.

Caso não se manifestem, as prefeituras podem ser obrigadas a devolver o dinheiro gasto pelo Governo Federal nas obras. "O Ministério da Saúde pode aplicar os dispositivos previstos em portaria para as situações de irregularidades, como medidas de cancelamento das propostas e devolução do recurso do incentivo repassado".

A presidente do Conselho das Secretarias Municipais de Saúde do Ceará (Cosems), Sayonara Cidade (titular da saúde de Capistrano) confirma que o órgão tem conhecimento de todas as unidades prontas e fechadas, mas rebate a informação do Ministério da Saúde, ao afirmar que "todos os municípios citados já solicitaram autorização para utilizar as UPAs para outra finalidade". "O Ministério sinalizou que não teria recursos para todos os equipamentos finalizados, então autorizou a readequação. Alguns prefeitos chegaram a manter UPAs por um ano com recursos próprios, do tesouro municipal, com ajuda do Estado, mas isso é muito oneroso", declara Sayonara.

A justificativa para a construção de UPAs em municípios que não conseguiriam mantê-las, segundo a presidente do Cosems, é mau planejamento. "Sempre entendemos que existe uma contradição muito grande, porque as UPAs concorriam com hospitais de urgência e emergência. Acredito que o Governo Federal liberou unidades acima do que estava orçado. Os municípios receberam dinheiro para construção, mas não para o custeio. Não vindo esse recurso, é impossível manter", sentencia.

Em nota, o Ministério da Saúde informa que "deliberações locais das propostas de Readequação da Rede Física do SUS antecedem a formalização junto à Pasta federal, podendo, portanto, existirem processos em construção nos municípios para posterior formalização no Ministério da Saúde". O órgão reforça, ainda, que "tem feito os esforços necessários para colocar as unidades de saúde em funcionamento".

Red; DN

Blog; Erivando Lima


Cinco pessoas ficam feridas após carro colidir em outro veículo e pegar fogo na BR-116

Acidente aconteceu na tarde deste domingo (28), em Jaguaribe
Carro pega fogo após colisão na BR-116, no Ceará; homem é socorrido para hospital em estado grave

Cinco pessoas ficaram feridas após um carro pegar fogo em um acidente envolvendo dois veículos no km 314 da BR-116, em Jaguaribe, no Ceará, na tarde deste domingo (28). Segundo a Polícia Rodoviária Federal (PRF), o carro que pegou fogo seguia de Jaguaribe para Fortaleza quando colidiu com outro veículo que seguia no sentido contrário. 

Equipes do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) foram ao local prestar socorro às vítimas. Das cinco, um homem foi socorrido em estado grave. Eles foram levados para um hospital de Jaguaribe. O Corpo de Bombeiros do Estado também foi ao local auxiliar a PRF. 

A polícia também informou que o acidente causou um bloqueio parcial na BR-116, mas não chegou a afetar o fluxo dos veículos no local.

Fonte; DN

Blog; Erivando Lima


Quixadá CE plantão policial


MORADA NOVA AGRESSÃO FÍSICA

Dia 28/07/2019 (DOMINGO), por volta de 4h10min, a equipe de policiamento, recebeu uma denúncia que dava conta de uma agressão física. A denunciante, compareceu a  Unidade de Segurança Integrada, informando aos policiais que havia sido vítima de uma agressão praticada por um menor, ela relatou ainda que estava em uma reunião entre amigos quando os dois se desentenderam, momento em que o menor teria desferido um soco na face da mesma, deixando uma lesão visível em seu supercílio direito. A equipe realizou diligência ao local indicado pela denunciante e encontrou o agressor.
Ambos foram conduzidos à Delegacia Plantonista de Russas, onde foram apresentados à Autoridade Policial, sendo o menor apreendido pelo Ato Infracional.


QUIXADÁ CRIME AMBIENTAL RINHA DE GALO(TCO)

Dia 27/07/2019, por volta das 11h, a equipe de policiamento, fora acionada para localidade de Café Campestre zona rural de Quixadá-Ce, pois havia uma denúncia de que naquela localidade estaria havendo rinha de galos, com apostas em palcos montados para esta pratica delitiva, a equipe policial, após saturação, logrou êxito, constatando a veracidade do fato, conseguindo apreender 07 animais, e conduzindo dois homens a Delegacia Regional em Quixadá para procedimento policial. O 1º identificado, é proprietário da casa onde estava ocorrendo o evento, O 2º conduzido a Delegacia é organizador do evento.


SOLONÓPOLE AFOGAMENTO

Dia 28/07/2019, por volta das 12h, nesta cidade o copom foi informado via telefone 190 que na localidade de sitio junco havia ocorrido um afogamento a equipe de policiamento compareceu ao local e constatou a veracidade dos fatos onde solicitou a perícia. A vitima, segundo familiares por volta de 10hr saiu de casa sozinho para o açude tomar banho que era costume, entretanto após demorar familiares sentiram sua falta de imediato seu sobrinho foi ate o referido açude e localizou a vitima dentro d’água que veio a socorrer mas já havia entrado em óbito.


IBARETAMA CRIME DE VIOLÊNCIA DOMÉSTICA - CONSUMADO

Dia 28/07/2019, por volta das 16h30min, a equipe de policiamento, foi solicitada pelo casal e vítima de agressão por parte de seu filho que de acordo com o relato de seus pais, o acusado ameaçou sua mãe de morte, quebrou vários utensílios domésticos utilizando um pedaço de pau, além de agredir fisicamente seu genitor, dessa forma foi conduzido a Delegacia Regional em Quixadá, para realização de procedimento policial, onde foi autuado pela prática do crime de violência doméstica consumado.


QUIXADÁ CONDUÇÃO DE VEÍCULO AO DETRAN  

Dia 28/07/2019, por volta das 21h20min, a equipe de policiamento encontrava-se em patrulhamento na avenida Queiroz pessoa em frente ao Pinheiro supermercado no Centro de Quixadá-Ce, quando avistaram um homem conduzindo a moto HONDA/NXR160 BROS ESD ano 2015 cor branca, fazendo manobras perigosas na via, por este motivo foi abordado e ao ser consultado, o mesmo não possui CNH, bem como estava transitando usando chinelos. Dessa forma, o veículo foi conduzido e recolhido ao pátio do Detran em Quixadá-Ce.

QUIXADÁ FURTO DE MOTONETA SHINERAY

Dia 28/07/2019, por volta das 21h30min, a vítima ligou para o COPOM, informando que sua motoneta Shineray cor preta, acabara de ser furtada de frente sua residência, nesse sentido as equipes de policiamento, realizaram diligências no intuito de localizar o veículo, até o momento sem êxito.


JAGUARETAMA HOMICÍDIO A BALA

Dia 28/07/2019 (domingo), por volta das 21h20min, a equipe  de policiamento recebeu a informação de um homicídio à bala na Localidade de Fazenda Graviola, Zona Rural de Jaguaretama – Ce. A composição se deslocou até o local e comprovou a veracidade do fato. Segundo informações dos familiares a vítima estava sentada em frente à sua residência quando chegaram três indivíduos a pé, efetuaram o disparo e logo em seguida se evadiram do local. A Polícia Militar busca mais informações sobre o crime.


MORADA NOVA ACIDENTE DE TRÂNSITO DANOS MATERIAIS

Dia 28/07/2019 (domingo), por volta das 21h, a equipe de policiamento, através do190, foram acionados para um acidente de trânsito aproximadamente 5 km de Morada Nova, na CE – 265. Chegando no local informado foi confirmado o fato, onde a vítima estava dirigindo a motocicleta HONDA/NX125 BROS KS, 2005/2005, AZUL, e ao ser ultrapassado por uma carreta perdeu o equilíbrio e caiu, sendo socorrido pela ambulância, em estado consciente, apresentando apenas escoriações para o Hospital de Morada Nova. A motocicleta foi levada para o pátio da AMT pelos agentes de trânsito.

SOLONÓPOLE LESÃO CORPORAL A BALA

Dia 28/07/2019, por volta das 23h30min, foi informado via telefone (190) que na rua Lucas Amorim, Conjunto Cohab, havia ocorrido alguns disparos de arma de fogo. A composição de serviço realizou diligências, bem como compareceu ao local, porém, a vítima, havia sido socorrida, ao Hospital desta cidade.
Vale salientar que a vítima, que encontra-se em Liberdade Provisória, e portava o Alvará de Soltura, foi atingida no ombro e estava sob os cuidados médicos no nosocômio local.


IBARETAMA CONDUÇÃO A DELEGACIA POR QUEBRA DE REGIME

Dia 28/07/2019, por volta das 23h30min a equipe de policiamento, foi solicitada  para uma confusão que estava ocorrendo em um Bar, centro de Ibaretama, ao chegaram no local foi constatado fato,  o causador da confusão foi abordado, sendo  ex-presidiário,  o mesmo apresentou como documento um alvará de soltura da comarca de Ibicuitinga, nesse documento estariam as regras impostas a ele para serem cumpridas como forma de concessão e manutenção da liberdade, das quais não frequentar bares e nem consumir bebidas alcoólicas, Recolher-se a partir das 20h em seu domicilio, devendo permanecer recolhido até as 06h, dessa forma o Sr. foi conduzido a Delegacia Regional para lavratura de um BO, haja visto o descumprimento das normas impostas pela Autoridade Judiciária. Ficando o mesmo na Delegacia para ser apresentado ao judiciário.


QUIXADÁ PERTURBAÇÃO DO SOSSEGO ALHEIOTCO

Dia 29/07/2019, por volta das 01h30min, a equipe de policiamento , fora acionada até o posto de Combustível Gersário na saída da cidade de Quixadá-Ce, pois havia uma denúncia de disputa de paredões de som naquele local, chegando ao local constataram que havia um veículo com som em alto volume, sendo um FIAT/PALIO FIRE FLEX preto ano 2007, o proprietário e condutor do veículo,  foi conduzido a Delegacia Regional em Quixadá, para procedimento policial, onde foi lavrado um TCO, por perturbação do sossego alheio.

Blog; Erivando Lima


Russas CE plantão policial

ICAPUÍ TRÁFICO DE DROGAS

Por volta de 11h30min de sábado, na localidade de Redonda em Icapuí, a polícia prendeu duas mulheres que estavam praticando tráfico de drogas: EVILANE OTAVIANO DA SILVA, residente em Pacajus e ANA MILENA SAMPAIO, residente no Conjunto Jereissati em Fortaleza, as mesmas foram conduzidas a DPC para serem adotada as devidas providências.


RUSSAS VIOLÊNCIA DOMESTICA

Por volta das 06h30min de sábado 27 07 2019, no Bairro Catumbela em Russas, GINIMARCOS MACEDO MAIA, 26 anos, foi conduzido a DRPC local, por estar agredindo sua esposa, o fato foi constatado quando da chegada da polícia ao local da ocorrência.

RUSSAS PRISÃO POR LEI SECA

Por volta das 21h30min de sábado, em patrulhamento no bairro Catumbela em Russas, a polícia militar se deparou com uma motocicleta CB300, cor preta, onde na abordagem estava pilotando a moto, FRANCISCO DE ASSIS PAZ (conhecido Bem de Vida), 41 anos, o qual apresentava visíveis sinais de embriaguez, sendo conduzido a Perícia Forense para fazer exames, lá foi constatado que o mesmo estava sob efeitos de substâncias alcoólicas, foi conduzido para DRPC local para serem tomadas as devidas providências.


RUSSAS APREENSÃO DE MENOR COM DROGAS

Por volta das 09h de domingo, no Bairro Várzea Alegre em Russas, a polícia conduziu um menor de idade para a DrPC local, onde o mesmo estava de posse de: 03 (três) aparelhos celulares e vários papelotes de maconha, na DPC foram feitos os procedimentos legais.

JAGUARIBE PRISÃO POR PORTE ILEGAL DE ARMA DE FOGO

Por volta das 03h30min da manhã de domingo, no Sítio Maniçoba, zona rural de Jaguaribe, a polícia prendeu LUZIVAM ALVES DE OLIVEIRA, 26 anos, o mesmo estava portando ilegalmente 01 (um) revólver de calibre 38, com 04 (quatro) munições intactas. O acusado foi conduzido para Delegacia local, onde foram realizados os procedimentos legais.


JAGUARIBE ACIDENTE DE TRÂNSITO

Por volta de 16h de domingo, no Km 314 da BR-116 em Jaguaribe, aconteceu um acidente de transito envolvendo dois veículos. Um FIAT PUNTO, cor bege, que era ocupado por FRANCISCO ENIZALDO FREIRE, 42 anos e JUNIVAN LUCIO DA SILVA, 40 anos, o outro veículo envolvido no acidente foi uma Pick-Up Saveiro, ocupada por FRANCISCO MOZAR DIÓGENES, 56 anos e THIAGO DIÓGENES, 30 anos. Com o impacto os veículos incendiaram, mas todas as vítimas foram socorridas com vida para a Unidade de Ponto Atendimento (UPA) em Jaguaribe. Das quatro vítimas, JUNIVAN LUCIO foi transferido em estado grave para Fortaleza.

Blog; Erivando Lima