-->

segunda-feira, 20 de maio de 2019

Vice-prefeito e 19 policiais são denunciados no caso que gerou a morte de 14 pessoas em Milagres

Tragédia de Milagres" provocou a morte de 14 pessoas
FOTO: ANTONIO RODRIGUES

Dezenove policiais e o vice-prefeito de Milagres, Abraão Sampaio de Lacerda, foram denunciados pelo Ministério Público do Ceará (MPCE) acusados de homicídio qualificado e fraude processual no caso que provocou a morte de 14 pessoas, entre reféns e assaltantes. 

Conforme o órgão, a investigação concluiu que as lesões causadoras das mortes de cinco reféns partiram dos policiais que estavam com fuzis e aponta a participação de policiais nas mortes de integrantes do bando responsável pela tentativa de assalto. 


“Não há como negar que, ao efetuarem três dezenas de tiros de fuzis contra pessoas indefesas, num momento em que não existia confronto entre assaltantes e policiais, e em que os reféns tentavam se abrigar por trás de um poste, os denunciados assumiram conscientemente o risco de produzir as suas mortes, devendo, portanto, receber as sanções pela prática de cinco crimes de homicídio por dolo eventual”, cita na ação.

Ainda de acordo com a denúncia, os policiais formataram por duas vezes um aparelho de DVR de uma câmera de segurança instalada nas proximidades de uma agência bancária na tentativa de apagar as provas do crime. A fraude teria acontecido na manhã do dia 7 de dezembro último. 

Ao mesmo tempo, com auxílio de terceiros, eles recolheram projéteis e moveram os cadáveres com o intuito de induzir o erro da perícia forense que examinou a cena do crime. 

Por esse motivo, o MPCE solicitou à Justiça a suspensão do exercício das funções públicas dos policiais e do vice-prefeito, que têm um prazo de 10 dias para responder às acusações. 

Red; DN 

Jovem universitária se destaca na cidade de Palhano CE

A jovem Maria Eugenia 22 anos universitária natural de Palhano, vem se destacando por ser uma jovem atuante que vem lutando por melhorias para a classe dos universitários. 
Maria Eugenia vem sempre participando de encontros junto a classe politica do estado a busca de conquistas para a classe estudantil de universitários de seu município. A jovem universitária participou neste Domingo 19 de um encontro do Instituto Direita Ceara, que aconteceu em Fortaleza. Na ocasião a jovem esteve conversando os deputados estaduais André Fernandes, delegado Cavalcante e o deputado federal Heitor Freire 

Blog; Erivando Lima;

Polícia prende 11 suspeitos de crimes sexuais contra crianças e adolescentes em Fortaleza

Suspeitos com idades entre 24 e 78 anos foram detidos na última sexta-feira em nove bairros da capital cearense

A Polícia Civil prendeu, na última sexta-feira (17), 11 pessoas em nove bairros de Fortaleza por envolvimento em crimes sexuais, como exploração e estupro de vulnerável, praticados contra cranças e adolescentes. Os detalhes da operação foram divulgados na tarde desta segunda-feira (20), na sede da Delegacia Geral de Polícia Civil, na Capital.

Segundo a polícia, os suspeitos presos têm idades entre 24 e 78 anos e tinham, ao todo 11 mandados em aberto, sendo quatro de prisão preventiva e sete por senteça condenatória. 

As prisões dos nove homens e das duas mulheres aconteceram nos bairros Conjunto Prefeito José Walter, Aerolândia, Álvaro Weyne, Genibaú, João XXIII, Parreão, Pici, Rodolfo Teófilo e Vila Velha e teve a participação de 22 policiais civis, entre delegados, escrivães e inspetores.


Campanha combate abuso

No mesmo dia em que as prisões foram realizadas, a Polícia Civil do Estado do Ceará lançou uma campanha intitulada "Abuso sexual não é brincadeira" e traz um guia explicativo informando sobre como proceder em casos de abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes.

Para a delegada Aline Moreira, titular da Delegacia da Criança e do Adolescente (Dceca), o material serve como um guia explicativo voltado para os adultos. "Tem algumas dicas de como iniciar a conversa, como abordar, como explicar o que é a violência sexual. Ele traz também alguns dos principais sinais de violência, explicou.

Aline alertou para os cuidados que se deve ter quando o adulto recebe a primeira informação da vítima. "Por muitas vezes por falta de conhecimento, acaba expondo a vítima ao divulgar o caso em redes sociais. "O adulto deve ter o conhecimento que está ali para proteger a crança. Em muitas vezes, ele prejudica a vítima quando a expõe, divulga o caso em redes sociais ou conta algo pela rua. Isso piora ainda mais a violência sofrida. Esse guia vai orientar tanto os profissionais quanto o adulto que recebe a notícia", frisou.

Red; DN 

Onze pessoas são mortas em chacina em Belém do Pará



Onze pessoas foram mortas em um bar localizado no bairro do Guamá, em Belém (PA), na tarde deste domingo (19). As vítimas da chacina são seis mulheres e cinco homens que, segundo relatos de testemunhas às autoridades, participavam de uma comemoração. A maioria das vítimas foi atingida por tiros na cabeça.

Além dos mortos, uma pessoa baleada está internada e outras que participavam da festa conseguiram escapar do local. Até o início da madrugada de hoje (20), nove das 11 vítimas fatais já tinham sido identificadas e, segundo a secretaria estadual de Segurança Pública, seus corpos estavam sendo liberados para as famílias.

Até o momento, foram confirmadoas os nomes das seguintes vítimas: a dona do bar, Maria Ivanilza Pinheiro Monteiro, 52 anos; Leandro Breno Tavares da Silva, 21 anos; Marcio Rogério Silveira Assunção, 36 anos; Sérgio Dos Santos Oliveira, 31 anos; Tereza Raquel Da Silva Franco, 33 anos; Samira Tavares Cavalcante, 35 anos; Flávia Teles Farias Da Silva, 32; além de Paulo Henrique Passos Ferreira e Meire Helen Sousa Fonseca, cujas idades não foram divulgadas.

Após se reunir com o governador Helder Barbalho e titulares dos órgãos de segurança, o secretário estadual de Segurança Pública e Defesa Social do Pará, Ualame Machado, prometeu rigor na apuração do crime.

“Nenhuma linha de investigação será descartada, a fim de responsabilizar os envolvidos, mas elas permanecerão em sigilo para garantir o andamento seguro da investigação”, afirmou o secretário, garantindo, embora este tipo de crime exija rigor na apuração, a Polícia Civil tem condições de esclarecer o crime rápido e eficazmente.

“Iremos responsabilizar quem quer que tenha praticado essa atrocidade. Não iremos recuar. Agiremos com rigor. Esse é o recado que o Estado tem para dar”, acrescentou Machado.

A ocorrência mobilizou, inicialmente, 30 viaturas, 20 motocicletas e policiais civis e militares, além de agentes da Força Nacional de Segurança Pública que estão atuando em Belém e região metropolitana, em apoio às forças locais. Agentes do Centro de Perícias Científicas Renato Chaves (CPCRC) também foram até a área para coletar indícios dos crimes.

Palco da chacina, o bar tem autorização para funcionar e realizava uma festa desde a noite de sábado (18), já tendo, inclusive, motivado inúmeras reclamações de vizinhos incomodados com o barulho.

Indignação

Nas redes sociais, o governado Helder Barbalho reforçou o compromisso do governo em priorizar as investigações necessárias para elucidar as razões do crime e punir os responsáveis. “Minha solidariedade às famílias. Minha mensagem ao estado é que não vamos recuar. Se esta iniciativa, este sinistro ocorrido é para intimidar as ações de segurança pública do governo, esqueçam. Vamos continuar firmes trabalhando para garantir o direito da população a ter paz, a ter segurança pública com qualidade. Esta é a orientação, a diretriz e vamos agir para elucidar este caso”, disse Barbalho, referindo-se à implementação do chamado projeto 
Territórios Pela Paz.

Promessa de campanha de Barbalho, o enfrentamento à violência é apontada como uma das prioridades do governo estadual. Entre as ações anunciadas, está a instalação dos primeiros territórios de pacificação que o governo estadual pretende criar em áreas com elevados índices de criminalidade. Inspirados no projeto de Unidade de Polícia Pacificadora (UPP), do Rio de Janeiro, os cinco primeiros territórios de pacificação funcionarão em Belém; um em Ananindeua e um em Marituba. Bairro mais populoso de Belém, o Guamá, onde funcionava o bar palco da chacina, está entre os contemplados pelo projeto que será implementado com o auxílio da Força Nacional de Segurança Pública.

Em nota, a seccional da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-PA) se disse indignada com as mortes e exigiu a resolução do caso. Para a ordem, crimes como este significam “o esfacelamento do Estado do Pará e da sua capacidade de cumprir sua obrigação de manter a segurança de seres humanos em via pública”.

Na nota, a entidade destaca que a prática de chacinas e assassinatos coletivos na periferia não é novidade para o sistema de segurança pública do estadual – a ponto de já serem tratadas como uma atrocidade banal na região metropolitana de Belém e em todo o estado.

“A OAB-PA constata que esta situação é uma prática que só se mantém porque não há resposta punitiva do Estado do Pará. Exigimos que as últimas vítimas não sejam novamente invisibilizadas pela sua condição econômica, racial ou social. É preciso dar um basta à violência que naturaliza assassinatos coletivos como este. Infelizmente, o descaso com a segurança pública, seus agentes e a sociedade civil só tem reforçado para o aumento da criminalidade, e por conseguinte, os altos índices de homicídios sem as devidas resoluções investigativas."

(Agência Brasil) 


PF do Ceará cumpre mandados contra grupo que clonava cartões e fazia saques em cassinos nos EUA


Resultado de imagem para fotos da policia federalOperação acontece em Fortaleza, Caucaia, Beberibe e em São Paulo


A Polícia Federal cumpre, nesta segunda-feira (20), 12 mandados de prisão preventiva, nove mandados de busca e apreensão e 14 mandados de bloqueio de contas e indisponibilidade de bens dos envolvidos na Operação Las Vegas. A ação tem o objetivo de desarticular associação criminosa que agia na clonagem e uso fraudulento de cartões de terceiros em cassinos nos Estados Unidos. 

Segundo a Polícia Federal, os mandados foram expedidos pela 11ª Vara Federal do Ceará e estão sendo cumpridos em Fortaleza, Caucaia, Beberibe e em São Paulo. A Caixa Econômica Federal reportou um prejuízo de mais de 18 milhões de dólares de fraudes com cartões cometidas nos EUA, entre 2014 e 2018.  

A Polícia Federal afirmou para o Sistema Verdes Mares que as investigações começaram depois de provas colhidas em inquérito policial originado de denúncia apresentada pelo Escritório de Segurança Diplomática do Consulado Geral dos Estados Unidos no Recife.
   
Golpe em cassinos 


O consulado afirmou que residentes no Ceará viajavam para Las Vegas e Atlantic City e efetuavam saques em cheques das máquinas GCA (Global Cash Access), a partir de cartões clonados, e em seguida descontavam esses cheques nas janelas dos caixas dos cassinos.
 
Ao longo da investigação foram identificadas outras formas de fraudes cometidas no Brasil, como compras de aparelhos eletrônicos de alto valor e compras de viagens, reservas de hotéis, passagens aéreas, com os cartões clonados e ocultação/dissimulação do lucro ilicitamente obtido por meio de transferências para contas correntes de parentes e aporte de capital em empresas.
 
Os investigados irão responder pelos crimes de furto qualificado pela fraude, associação criminosa e lavagem de dinheiro, de acordo com o nível de participação. 

Red; DN 

Movimento direita Ceara tem nova denominação


A imagem pode conter: 14 pessoas, incluindo Mazinho LimaAconteceu na tarde de ontem 19 no auditório de um hotel em fortaleza, o 2º encontro do Movimento Direita Ceara, onde se reuniu vários representantes de quase todo estado, na ocasião estiveram presentes também os deputados estaduais delegado Cavalcante, André Fernandes o deputado mais jovem do estado e mais bem votado, esteve presente o presidente do PSL no Ceara o deputado federal Heitor Freire, durante o encontro foi discutido a nova forma de trabalho do movimento que pede bastante empenho de todos que fazem parte do movimento que ganha bastante força  e cresce muito a cada dia que passa. O movimento ganha a parti de agora uma nova denominação. passa a ser chamado em todo o pais de Instituto Direita Ceara ( IDC),o anucio foi feito pelo o Albinno assessor do deputado federal Heitor Freire;  
A imagem pode conter: 12 pessoas, pessoas sorrindo, pessoas em pé








Quixadá CE plantão policial

QUIXADÁ CE APREENSÃO DE MOTOCICLETA

Dia 19/05/2019 por volta das 09h10min, a VTR 9381, abordou um individuo que estava conduzindo uma motocicleta Honda brós 160 de cor preta de placa: PNL 2788, na Rua: da Lavanderia no bairro Campo Novo, sem CNH, sem capacete, e sem CRVL. Diante dos fatos, a motocicleta foi recolhida para o DETRAN onde foi entregue para serem adotadas as medidas legais.


QUIXADÁ LESÃO CORPORAL A FACA

Dia 19/05/2019 por volta das 10h40min, foi informado que um individuo lesionou com três golpes de faca (uma no braços direito e outra no esquerdo e no tórax) outro individuo, que foi socorrido por populares para a UPA, onde foi atendido e medicado, não correndo risco de morte.


QUIXADÁ PRISÃO DE  ACUSADOS DE ROUBO E RECUPERAÇÃO DE MOTOCICLETA

Dia 19/05/2019 por volta das 11h, a Av. Plácido Castelo, Centro, a Equipe do Raio 14 abordou uma motocicleta Honda 150 de cor azul de placa HUY 5357, com queixa de roubo, que era conduzida por dois indivíduos. Diante dos fatos, os acusados foram presos e conduzidos para a DRPC, onde foram autuados por roubo a pessoa.


IBARETAMA ROUBO A PESSOA COM PRISÃO DE ACUSADO EM FLAGRANTE

Dia 19/05/2019 por volta das 17h, a VTR 9361 foi informada pelos dois frentistas do Posto de combustível que um indivíduo chegou fazendo “sugesta” de estar armado e roubou, R$ 275,00 em dinheiro e seus celulares e saiu tomando rumo ignorado. Diante das informações repassadas pelas vítimas, os PMs passaram a diligenciar no intuito de localizar e prender o acusado, que foi localizado próximo ao campo de futebol e identificado e presso em flagrante com R$ 154,00 e os celulares das vítimas. O acusado foi preso e conduzido para a DRPC em Quixadá, onde foi autuado por roubo a pessoa.


MORADA NOVA LEI DE VIOLÊNCIA DOMÉSTICA E FAMILIAR CONTRA A MULHER E LESÃO

 Dia 19/05/2019, por volta de 17h, a equipe da VTR R10, estavam fazendo o patrulhamento na Rua Manoel de Castro Filho quando avistaram uma aglomeração de pessoas na Rua Marechal Rondon que visualizou 02 indivíduos numa calçada sangrando, que foi informado por populares que um individuo teria tentando contra a vida de sua esposa com uma barra de fero e um pedaço de madeira, quando um senhor socorreu a vítima e também foi lesionado, diante dos fatos citados, a composição conduziu acusado e vítimas à Delegacia Plantonista de Russas, para serem realizados os procedimentos previstos em Lei.


QUIXERAMOBIM APREENSÃO DE DROGAS

Dia 19/05/2019, por volta das 13h40min, a equipe do BPRAIO 01 realizava patrulhamento de rotina nas ruas da cidade quando ao passar pela Rua Miguel Felipe, bairro Vila Betânia, Quixeramobim-Ce, abordou um estudante. com o mesmo foi encontrado 73 (setenta e três) trouxinhas de cocaína e R$ 92,95 (noventa e dois reais e noventa e cinco centavos). Diante do fato o indivíduo foi conduzido até a Delegacia Regional de Polícia Civil de Quixadá-Ce, onde foi apresentado à Autoridade Policial, juntamente com o material apreendido para adoção das medidas cabíveis.


MORADA NOVA FURTO A RESIDÊNCIA

Dia 19/05/2019, por volta de 20h, a equipe da VTR 9053 foram informados de um furto que ocorreu Vila Nogueira No bairro Açude Velho em Morada Nova-CE, na residência de um senhor que quando adentrou em sua residência percebeu que a mesma havia sido invadida pelo telhado e que haviam furtado: R$ 500,00  em espécie; Algumas peças de roupa, Alguns perfumes. A Polícia Militar realiza diligências no intuito de localizar os responsáveis pelo crime.

QUIXADÁ TENTATIVA DE HOMICÍDIO COM LESÃO CORPORAL A BALA

Dia 19/05/2019, por volta de 23h, em frente uma lanchonete na Praça Coronel Nanam, dois indivíduos em uma motocicleta passaram e efetuaram vários disparos de arma de fogo contra dois homens que foram lesionados de raspão. Ambos foram socorridos por populares para a UPA, onde foram medicados. A VTR 9391 compareceu a ao local, porém, as vítimas se  recusaram a fornecer qualquer informação, se mantendo calados.


QUIXERAMOBIM MOTOCICLETA ENCONTRADA ABANDONADA

Dia 19/05/2019, por volta das 22h44min, o Copom recebeu uma ligação via 190 dando conta que na localidade de Jurema, distrito Sede Rural, Quixeramobim-Ce, havia uma motocicleta de cor amarela abandonada após a parede do açude dentro de um matagal. A VTR 9181, foi acionada para atender a ocorrência onde ao chegar localizou a motocicleta da marca Honda CBX 250 Twister, de cor amarela, sem placa, ano 2007/2008, a motocicleta foi conduzida até esta Unidade Policial e será entregue à Autarquia Municipal de Transito de Quixeramobim-Ce, para adoção das medidas cabíveis. 

Blog; Eriv ando Lima