-->

terça-feira, 22 de maio de 2018

Diretor da PF diz que edital com 500 vagas deve ser lançado em junho



Rogério Galloro comentou sobre o edital durante cerimônia de posse da nova superintendente regional da Polícia Federal

O diretor-geral da Polícia Federal, Rogério Galloro, disse, nesta terça-feira (22), que o edital de concurso público com 500 vagas para a PF deverá ser lançado em junho. O comunicado aconteceu durante a cerimônia de posse da nova superintendente regional da PF, Vanessa Gonçalves Leite de Souza, que ocorreu em Fortaleza.

Segundo Galloro, o edital já está publicado. O último concurso público para a Polícia Federal foi lançado em 2014.

Grande desafio

Durante a posse, Vanessa Gonçalves Leite de Souza comentou sobre a presença das facções criminosas no Ceará. "É um grande desafio. Tem repercursão interestadual, e às vezes, internacional. Então, entramos em colaboração com a Polícia Judiciária do Estado", comentou.

Red; DN


Russas CE - ofertas de emprego


AUXILIAR EM SAÚDE BUCAL
BOMBEIRO HIDRÁULICO
CARPINTEIRO
OPERADOR DE CAIXA
PEDREIRO
ESTAGIÁRIO(A) DE NÍVEL SUPERIOR
VENDEDOR PORTA A PORTA
TOTAL

SINE/IDT de Russas  localizado à Av. Cel. Araújo Lima, 1458-A – Centro.   Atendimento ao Público - 08:00 às 14:00

Blog; Erivando Lima

Presidente do Corinthians diz que Fábio Carille aceitou proposta do Al-Wehda


Fábio Carille na partida do Corinthians contra o Sport (Foto: Marlon Costa/Futura Press)

O presidente do Corinthians, Andrés Sanchez, afirmou que o técnico Fábio Carille aceitou a oferta feita pelo Al-Wehda, da Arábia Saudita.

– Ele aceitou a proposta – escreveu Andrés em mensagem de celular à reportagem do GloboEsporte.com.

Nas redes sociais, o perfil oficial do Al-Wehda anunciou o acerto com o treinador (veja 

Carille já não comanda o Corinthians na partida contra o Millonarios, quinta, em Itaquera, pela Libertadores. O auxiliar Osmar Loss deve assumir o comando na jogo e possivelmente no restante da temporada.

Depois de viver a expectativa de um acerto com o Al-Hilal, também da Arábia Saudita, Carille entrou na mira do Al-Wehda. A informação foi divulgada no site árabe "Dawri Plus", após uma confirmação do presidente do clube, Hatem Khaimi, que disse que os contratos seriam enviados ao Brasil.

O Al-Wehda foi promovido recentemente à Primeira Divisão do país e conta com um brasileiro no elenco, o atacante Felipe Adão, ex-Vasco e Botafogo.

Red; G1.com


Política VOTAÇÃO NA CÂMARA Conheça os 15 distritos que podem virar municípios no Ceará



O cearense Danilo Forte (PSDB-CE) é um dos parlamentares favoráveis à matéria. O deputado cearense enviou à reportagem a lista dos distritos cearenses que poderão se emancipar

Será votado nesta terça-feira, 22, no Plenário da Câmara dos Deputados, projeto que regulamenta a criação de novos municípios no País. O POVO Online teve acesso à lista dos distritos cearenses que podem virar municípios em breve. A criação de novas cidades estava suspensa há 22 anos.

O projeto de lei complementar (PLP) 137/15, de autoria do senador Flexa Ribeiro (PSDB-PA), precisa do apoio de no mínimo 257 deputados.

Danilo Forte (PSDB-CE) é um dos parlamentares favoráveis à matéria. No Brasil, estima-se que cerca de 200 novos municípios serão criados. O deputado cearense enviou à reportagem a lista dos distritos cearenses que poderão se emancipar. Icaraí, atualmente distrito de Caucaia, Pajuçara, em Maracanaú, e Almofola, distrito de Itarema, estão entre na lista.

Confira a seguir:

Aranaú

A 255,1 km de Fortaleza, Aranaú é um destino turístico praiano procurado no Ceará. No local, existe uma comunidade de pescadores que vivem e trabalham no local. 

Icaraí

Pertencente ao município de Caucaia, Icaraí é um destino bastante procurado por turistas que vêm ao Ceará. Lá também acontecem alguns campeonatos de surfe pela quantidade de ondas e bom vento. 
  

Praia de Parajuru (Foto: Valeska Torres/ Via Instagram)


Parajuru

Vila de pescadores localizada a 42 km da sua cidade-sede, Beberibe, no Litoral, é uma praia extensa e tranquila.

Jurema

Atualmente distrito de Caucaia, a localidade está em processo de emancipação. Localizado na divisa com Fortaleza, sua área é totalmente urbana e com grande concentração de conjuntos habitacionais. Lá também existem um grande corredor de comércio e a Feira da Jurema. 

Almofala

A Praia de Almofala, a 190 km da Capital, é um comunidade indígena considerada último reduto dos índios Tremembé. A localidade é uma das sedes do Projeto Tamar, instalado em 1992. A iniciativa tem como objetivo proteger a vida marinha. 

Guanacés

Um dos seis distritos de Cascavel, Guanacés fica a 74,2 km de Fortaleza e tem 9.631 habitantes, conforme documento da Federação de Desenvolvimento Distrital e Emancipalista do Ceará (Faddec). Ainda de acordo com a federação, são 2.693 domicílios particulares, sendo 620 em área urbana e 2.073 em área rural.  

Adrianópolis

Distrito de Granja. Localizado a 395 km de Fortaleza e a 65,8 km de Granja. Até a Capital, de carro, o menor tempo de viagem é de 5h59min. O distrito fica a pouco mais de 19 km da divisa com o Piauí. 

Betania do Cruxati

Distrito pertencente a Itapipoca. Fica a 159 km de Fortaleza. De carro, a viagem para Fortaleza dura em média 2h13min.

São Pedro do Norte 

Localizado no município de Jucás, o distrito fica a 389 km de Fortaleza. Conforme o Google, viagem de carro para Capital dura 5h23min. 

Pajuçara

Pajuçara fica em Maracanaú, na Região Metropolitana de Fortaleza, e tem 43.767 habitantes. O distrito dispõe, segundo a Faddec, de 12.342 domicílios privados. Todos são em área urbana.

Jamacaru

O distrito tem 10.097 habitantes e 2.608 imóveis particulares, sendo 653 em áreas urbanas e 1955 em áreas rurais. Localizado no município de Missão Velha, na região do Cariri, Jamacaru está a 521 km da Capital. Uma viagem de carro a Fortaleza dura aproximadamente 7h11min.

Aruaru

O distrito fica localizado em Morada Nova. Aruaru tem 9.509 habitantes e 2.746 domicílios. Deste total, 1.265 ficam em zona urbana e outros 1.481 em zona rural. O distrito fica a 129 km de Fortaleza. Uma viagem de carro duraria, em média, 1h41min. Também de carro, um litoral próximo ao distrito é Parajuru, que fica a 1h28min. 

Mineirolândia

Distrito pertencente ao município de Pedra Branca (16,1 km de distância), Mineirolândia fica a 284 km da Capital. São 4 horas de carro para chegar em Fortaleza. O distrito tem 2.216 domicílios privados. São 1.506 localizados em áreas urbanas e 710 em zonas rurais. Mineirolândia tem 7.700 habitantes. 

Flores

O distrito pertence ao município de Russas (25,9 km de distância). A distância para Fortaleza é de 233 km. Da Capital para Flores, de carro, a viagem dura, em média, 2 h 45 min. São 2.745 residências particulares, sendo 1.357 em áreas urbanas e 1.388 em áreas rurais. O distrito tem 9.398 habitantes. 

Porto do Pecém (Foto: Evilázio Bezerra/ O POVO)

 Pecém 
 
O distrito de São Gonçalo do Amarante fica a 54,4 km de Fortaleza. O local tem 9.143 habitantes. São 2.435 domicílios privados, 716 em zonas urbanas e 1.719 em áreas rurais. O local é conhecido por ter um terminal portuário. 

Blog; Erivando Lima / MATHEUS FACUNDO | CARLOS HOLANDA


Pai e filho empresários são presos por fraude em licitação


Francisco Dager Mourão de Albuquerque e Wendel Felício de Albuquerque são suspeitos de atuar como líderes de uma organização criminosa

Os empresários Francisco Dager Mourão de Albuquerque e Wendel Felício de Albuquerque foram alvos da terceira fase da Operação Cascalho do Mar, deflagrada pelo Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE) e pela Polícia Civil.

As instituições cumpriram mandados de prisão preventiva de ambos, pai e filho, respectivamente. Segundo o MPCE, eles são investigados por supostamente serem "líderes de uma organização criminosa que fraudava procedimentos licitatórios para prestação de serviços diversos em prefeituras cearenses".

Além das prisões de Francisco Dager e Wendel Felício, foram cumpridos ainda mandados de busca e apreensão em residências e empresas na Capital e no município de Pacajus, na Região Metropolitana de Fortaleza (RMF). Celulares, computadores, veículos e documentos foram alguns dos materiais apreendidos na terceira fase da Cascalho do Mar.

A prisão preventiva dos dois foi deferida pela desembargadora Lígia Andrade de Alencar Guimarães, do Tribunal de Justiça do Ceará (TJ-CE). Além disso, a magistrada também aprovou a prisão de José Darlan Pereira Barreto, preso em razão da Operação Malabares - desencadeada em 28 de março como desdobramento da Cascalho do Mar.

De acordo com o MPCE, pai e filho já haviam sido alvos de investigação similar. No caso, em 2015, o Ministério Público Federal e a Polícia Federal apuraram se ambos cometiam fraudes em licitações para contratação e execução de serviços de transporte escolar e locação de veículos no âmbito da Operação Linha Amarela. 

A Cascalho do Mar

O MPCE apura a existência de uma organização criminosa, formada por vários integrantes, que criavam empresas atuando em um momento como proprietários e em outro como procuradres. A investigação descobriu que eles usavam "laranjas" para omitir nomes na razão social de algumas firmas a fim de fraudar licitações em prefeituras cearenses.

Algumas empresas não tinham nem patrimônio nem funcionários, que só eram contratados após terem vencido a licitação.

Em dezembro de 2017, foi deflagrada a primeira fase, cumprindo medidas cautelares de prisão preventiva e temporária, busca e apreensão, condução coercitiva e afastamento de gestores públicos, como o do prefeito de Paracuru, José Ribamar Barroso Batista. Mandados foram cumpridos em Fortaleza, Tauá, Eusébio, Caucaia e Groaíras. 

Na segunda fase, desencadeada no dia 23 de março deste ano, foram presos os empresários e procuradores das firmas investigadas durante a operação.

Nesta terceira etapa, a ação teve por foco os suspeitos de atuarem como líderes da organização.

Blog; Erivando Lima / DN


Presidente do Ceará diz a torcedores que acertou com dois jogadores da Série A


Robinson de Castro

Robinson de Castro conversou com membros de torcidas organizadas antes do treino desta terça-feira (22)

O presidente do Ceará, Robinson de Castro, conversou com membros de torcidas organizadas no início da tarde desta terça-feira (22) em Carlos de Alencar Pinto. O dirigente ouviu as reclamações dos torcedores e também falou sobre o que pretende fazer para tirar o time da situação incômoda de ainda não ter vencido no Brasileirão da Série A.

No curto prazo, Robinson garantiu que acertou tudo com dois jogadores para reforçar o time na sequência da competição.  "Estamos trabalhando, acertamos com dois jogadores. Estamos esperando a rescisão de contrato. Porque não vamos trazer por empréstimo estes jogadores? Porque temos uma limitação de trazer 5 atletas vindos da Série A", explicou.

O Ceará já obteve por empréstimo o atacante Juninho Piauiense e o lateral Samuel Xavier, ambos do Sport, Hyuri, do Atlético/MG e Arnaldo, do Botafogo/RJ.

O time alvinegro encara o CRB, nesta quarta-feira (23), na Arena Castelão, às 19 h, pela Copa do Nordeste. No domingo (27), o desafio é contra o Grêmio, também no Castelão, às 19 h, pela Série A.

Red; DN

Temer desiste de candidatura e anuncia Meirelles pelo MDB



O presidente disse esperar que o ex-chefe da equipe econômica seja o único candidato de centro à Presidência da República

   O presidente Michel Temer anunciou nesta terça-feira (22) sua desistência de concorrer a mais quatro anos à frente do Palácio do Planalto e lançou o ex-ministro da Fazenda Henrique Meirelles como pré-candidato à Presidência pelo MDB.

"Nós chamamos você para ser presidente do Brasil", disse Temer ao fim de um discurso em evento do MDB, em Brasília, para o lançamento do documento "Encontro com o Futuro".

A informação foi antecipada pela Folha de S.Paulo na última sexta (18), de que Temer havia decidido anunciar sua desistência em ser candidato no evento da legenda.

O presidente fez um discurso de mais de 15 minutos no qual fez elogios ao ex-ministro da Fazenda. "Digo sem errar que o Meirelles é o melhor entre os melhores."

Temer falou ainda esperar que o ex-chefe da equipe econômica seja o único candidato de centro à Presidência da República.

Ele disse ainda que sentirá muito orgulho se um dia Meirelles for eleito presidente.

Ao elogiar os atos de seu governo na área econômica, Temer disse ainda que o país estará em boas condições para o próximo presidente. "Meirelles, você vai pegar o país com uma tranquilidade absoluta", afirmou.

Blog; Erivando Lima / DN


Fortaleza oficializa contratação do atacante Marcinho


marcinho

O Fortaleza oficializou a contratação do atacante Marcinho, de 23 anos. O atleta vem do futebol gaúcho, onde já defendeu clubes como Novo Hamburgo, Brasil de Pelotas, Ypiranga e Internacional.

Marcinho chega para preencher a lacuna deixada por Osvaldo, que se transferiu para a Tailândia. Invicto e na liderança da Série B, com 16 pontos, o Tricolor do Pici recebe o Criciúma na noite desta terça-feira (22), às 21h30, na Arena Castelão.

Ficha técnica

Nome completo: Marcio Augusto da Silva Barbosa
Nascimento: 16/05/1995
Naturalidade: Belford Roxo/RJ
Estatura: 1,73m
Peso: 66kg
Pé preferencial: direito
Clubes anteriores:
Novo Hamburgo
Ypiranga/RS
Brasil de Pelotas
Internacional

Red; DN


Moradores da comunidade Lagoinha foram a câmara dos vereadores entregar abaixo assinado com 400 assinaturas cobrar solução para os problema que foi prometido na campanha politica em Russas CE


Nenhum texto alternativo automático disponível.

Os moradores da comunidade de Lagoinha zona rural do município de Russas, foram até a camará dos vereadores com um abaixo assinado em mãos cobrando dos vereadores para que cobrem do prefeito, uma solução para os problemas da comunidade, entre eles a falta de uma ambulância para atender os moradores na hora de transportar um paciente para a sede do município. A falta de medico que só tem uma vez por mês para atender varias comunidades, e quando tem são fichas limitadas, a falta de um carro para transportar o lixo, recuperação das estradas etc.

Blog; Erivando Lima


Caminhoneiros bloqueiam BR-116 em novo protesto no Ceará





Iniciadas ontem em todo o Brasil, as manifestações de caminhoneiros contra os sucessivos aumentos no preço dos combustíveis, depois de serem interrompidas no Ceará na manhã desta terça-feira (22), foram retomadas, agora na rodovia BR-116, na altura do quilômetro 17, de acordo com a Polícia Rodoviária Federal (PRF). Os atos também continuam em outros estados do País. 

Até a nova manifestação, o último bloqueio mantido pelos manifestantes no Estado, no Anel Viário de Maracanaú, foi liberado por volta de 5h50, segundo informou a PRF. O protesto em Boa Viagem, no Sertão Central, ocorreu na BR-020 e foi encerrado ainda na tarde de ontem, enquanto que em Jati, no Sul do Estado, o bloqueio que realizado na BR-116 foi liberado às 23h05 do mesmo dia. 

LEIA AINDA:

> Após 11 altas consecutivas, Petrobras reduz preço da gasolina nas distribuidoras
> Governo não considera mudar política de preços da Petrobras, diz Parente
> Padilha: Temer quer rever reajustes feitos pela Petrobras

Na Região Metropolitana de Fortaleza (RMF), uma manifestação de caminhoneiros bloqueou um trecho do Anel Viário próximo à Central de Abastecimento do Ceará (Ceasa) e gerou um grande congestionamento. Ao longo do dia, várias equipes da PRF realizaram desvios nas vias próximas ao local para tentar regularizar o trânsito, que só foi completamente normalizado nesta manhã, quando o ato foi totalmente encerrado.
Já na manhã desta terça-feira, no município de Chorozinho, a BR 116, km 70, foi interditada parcialmente por cerca de 40 manifestantes. Pneus foram colocados na pista e pelo menos 40 caminhões estacionados no acostamento, o que tem gerado lentidão no trânsito do local. A PRF, com apoio da Polícia Militar (PM), acompanha a manifestação, mas não há previsão de quando a pista será liberada.

Em Itaitinga, na BR 116, km 20, a pista também sofre com uma interdição parcial, o que tem causado lentidão no trânsito, nos dois sentidos da via. No local, cerca de 30 manifestantes e 30 veículos de carga reivindicam a redução do preço do óleo diesel. A manifestação segue pacífica, com os manifestante apenas restringindo a passagem de veículos de carga. Automóveis, motocicletas, ambulâncias, ônibus e caminhões com carga viva seguem transitando normalmente. O protesto é acompanhado por viatura da PRF e ainda não há previsão de encerramento.

As manifestações dos caminhoneiros reivindicam a redução no preço dos combustíveis, que passaram por uma série de aumentos nas últimas semanas. Durante o ato, os manifestantes queimaram alguns pneus e pararam seus veículos próximos à vias do Estado, bloqueando alguns trechos.

Red; DN


Prefeitos de braços cruzados e boca calada é triste é triste é triste a situação do Vale Jaguaribano CE


Resultado de imagem para Foto do prefeito Bessa de Quixeré

Entrevista do prefeito Bessa de Quixeré na radio progresso de Russas deixa  a população irritada.

A situação do vale Jaguaribano é muito preocupante com relação a situação de água, pois a pouca água que juntou no principal reservatório da região que se encontrava praticamente vazio, e que foi feito para garantir o abastecimento da região, essa água estar sendo levada para a capital e deixando a nossa região preocupada, o pior de tudo é ver os prefeitos de braços cruzados e boca fecha como se nada tivesse acontecendo. O prefeito Bessa de Quixeré em entrevista a Radio Progresso de Russas ao programa Luis Lopes com o povo, demostrou não estar muito preocupado com a situação mesmo dizendo que a situação é preocupante, mais que o culpado disso tudo é a Coger. É TRISTE É TRISTE É TRISTE, como fica a situação dos produtores do vale e da população de um modo geral. 

Esse é o tratamento  dado pelo governo do estado Camilo Santana, ao povo jaguaribano?  

Blog; Erivando Lima.

  

TABULEIRO DO NORTE-CE LESÃO CORPORAL A BALA


Ontem dia 21/05/2018(segunda-feira), por volta das 20 h, na localidade de Cajueiros, BR-116, zona rural de Tabuleiro do Norte-Ce, 03 (três) elementos a pé, encapuzados, usando jaquetas do Exército, não identificados, efetuaram vários disparos de arma de fogo, contra o Sr.Sebastião Gomes de Lima,  natural de Tabuleiro do Norte-Ce, agricultor e residente no local do ocorrido. A vítima que foi lesionada nas mãos, está em estado consciente, sendo socorrida por populares para o hospital local. Também no local do ocorrido, foram apreendidos 16 cápsulas de cartucho 380. A R P 1104 composta pelos PM’S, encontram-se realizando diligências, no sentido de identificar, localizar e prender os autores do citado delito.

Blog;

RUSSAS-CE ROUBO A PESSOA


Ontem dia 21/05/2018, por volta de 19 h 15 min, na Rua Nossa Sra. de Fátima, próximo ao Posto de Saúde, foram vítimas de roubo o menor 14 anos,solteiro, estudante,  natural de Russas-Ce, residente na Pitombeira 2 Placas, e a Sra. MARIA GORETE FERREIRA 55 anos, casada, PROFESSORA,  natural de Russas-Ce, residente no endereço supracitado), os mesmo informaram que estavam na calçada de sua residência quando 02 (dois) indivíduos sendo um homem e uma mulher, supostamente armados, em uma moto preta com a descarga barulhenta, e placa não especificada, tomaram de assalto  celular SANSUNG J5 PRIME PRETO), E UM MOTO G1 PRETO), os mesmos informaram ao policiamento que os indivíduos seguiram em direção ao centro da cidade, contudo não foi possível identificar os infratores, compareceram no local o FT – 1691, que passaram a diligenciar e as vítimas foram orientadas a registrar o Boletim de Ocorrência.

Blog;

RUSSAS-CE CONDUNÇÃO DE VEÍCULO IRREGULAR PARA O DEMUTRAN


Ontem dia hoje, 21/05/2018, por volta das 17 h 35 min, na Trav. Matoso, foi realizada uma abordagem a um veículo HONDA/C G 150 FAN ESI, Placa: O S U 5282, 2013/2013, Cor: PRETA, que era conduzida por LEANDRO DOS SANTOS FERREIRA 18 anos, natural de Russas-Ce, solteiro, agricultor, residente na Rua Joao Do Carmo Rebouças,  veículo este que tinha como restrições de débito de Licenciamento, recolhida para o pátio do DEMUTRAN nos art.205 e 162 do CTB. A FT- 1691 responsável pela abordagem, conduziram o veículo para o pátio do DEMUTRAN de Russas.

Russas CE

RUSSAS-CE VEÍCULO ABANDONADO CONDUZIDO AO DEMUTRAN


Ontem dia 21/05/2018, por volta das 09 h 20 min, foi informado via 190 que na localidade de Jardim de São José, na Rua João Honorato, que se encontrava abandonada uma motocicleta, a composição da FT 1791,compareceu ao local e constataram que lá se encontrava motocicleta de placa H X E-0853, de cor azul, ano 2001/2001, por está lá há algum tempo segundo populares, e até o momento ninguém se pronunciou sobre a propriedade do veiculo a mesma foi conduzida ao DEMUTRAN.

Blog; Erivando Lima

RUSSAS-CE VEÍCULO ABANDONADO CONDUZIDO AO DEMUTRAN


Ontem dia 21/05/2018, por volta das 07 h 20 min, foi informado via 190 que na Rua João Maciel Pereira, se encontrava abandonada uma moticicleta, a composição da CP 154, compareceu ao local e constataram que lá se encontrava motocicleta de placa N V A-7407, de cor preta, ano 2010/2010, por está lá há algum tempo segundo populares, e até o momento ninguém se pronunciou sobre a propriedade do veiculo a mesma foi conduzida ao DEMUTRAN.

Blog;

Tasso apresenta o general Theophilo como candidato


Image-0-Artigo-2403173-1

Foram notadas e criticadas as ausências de representantes do PSD e SD, hoje fazendo parte do Governo

  O senador Tasso Jereissati (PSDB), ao apresentar o general Guilherme Cals Theophilo Gaspar de Oliveira (PSDB) como candidato a governador do Estado do Ceará, declarou que nunca esteve tão só na política como agora. No evento, que contou apenas com as presenças de políticos do PROS e PSDB, ficou explicitado que o PSD e o Solidariedade não faziam mais parte do grupo, pois tinham acertado aliança com a base governista de Camilo Santana. Tasso foi pessoalmente informado por Domingos de sua saída do bloco oposicionista.

> Domingos Filho e Genecias deixaram de ser oposição

Em seu discurso de apresentação aos militantes presentes, o general tentou demonstrar conhecimento da máquina pública e fez diversas críticas à gestão de Camilo Santana. Ele também aproveitou o momento para lamentar as ausências de lideranças outrora de oposição, neste caso, do deputado Genecias Noronha (SD) e Domingos Filho, líder político do PSD.

Segurança Pública, Saúde, Educação e Geração de Emprego devem ser o foco do candidato tucano, conforme ele informou ao Diário do Nordeste, ontem, após a realização do evento. "Precisamos trabalhar com ética e profissionalismo, sem pedir nada em troca. Esse é o PSDB em que acredito", disse. "Conhecido no Ceará eu sou, não sou conhecido da classe política. E eu prefiro não ser conhecido dessa classe política", completou.

'Desastre'

Nos últimos meses, Theophilo iniciou uma série de incursões em alguns equipamentos do Estado e, segundo ele, a Saúde do Ceará está um "desastre", com índice de mortalidade infantil ainda preocupante. "Vi coisas que não tinha visto nem em países em situação de guerra. Pessoas, praticamente, parindo no chão. Fossa estourada no meio da Casa de Saúde, no hospital que leva o nome do meu avô, César Cals. Foi um choque muito grande", lamentou.

Ele apontou também uma série de problemas no sistema de Segurança Pública do Estado, afirmando que a solução é simples. "Precisamos investir em inteligência, formar uma ilha no nosso Estado. Precisamos de coragem, porque o que está faltando é autoridade", defendeu. Na Educação, o postulante afirmou que números estariam sendo "maquiados", visto que a situação ainda é crítica, principalmente, no Interior do Estado.

Guilherme Theophilo quer implantar no Ceará a "Administração 4.0", com foco na inovação. Ele disse que apresentou, ainda enquanto general da ativa, um projeto ao prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio, e ao governador Camilo Santana, mas não obteve respostas positivas sobre a implantação da iniciativa. "Precisamos investir na garotada e não construir obras monstruosas que não são prioridade para nosso Estado", criticou.

Sobre a crise hídrica no Ceará, o militar apontou que há, sim, uma "Indústria da Seca", visto que, há quase 20 anos, existiam 83 municípios necessitando de abastecimento de carros-pipa, o que não mudou desde então. "Temos que acabar com a 'Indústria da Seca'. O Exército recebe R$ 1,5 bilhão para distribuição de água. Fortaleza pode ser abastecida através da dessalinização".

Conchavos

No discurso, Theophilo afirmou também que pretende fazer um Governo de renovação, buscando "acabar com grupos políticos que dominam há muito tempo. Quero trazer o orgulho de ser cearense". Durante o evento, poucas foram as lideranças políticas do Estado que se fizeram presentes. Dentre eles estavam o presidente estadual do PROS, Capitão Wagner; e o vice-prefeito de Maracanaú, Roberto Pessoa (PSDB).

Tasso Jereissati, em um discurso enfático, criticou "conchavos" políticos que estariam sendo realizados e que teriam resultado na saída do Solidariedade e do PSD da base oposicionista. "Eu acredito que se não fosse aqui o meu amigo Capitão Wagner... Eu, na minha vida política, desde 1986, nunca estive tão só. Isso é inédito. Estamos aqui, apenas esses dois partidos", lamentou o senador tucano. Ele destacou ainda que "ganhar ou perder faz parte. Feio é se omitir por comodidade".

"Hoje mesmo estamos vendo uma rodada de negociações lá pelas bandas do Governo. Eu quero dizer que a candidatura do general Guilherme significa que nós não vamos, nesta eleição, participar de conchavos, negócios, trocas, acordos de nenhum tipo, sejam quais forem as vantagens", apontou Tasso.

A debandada de opositores teve início com a aproximação do senador Eunício Oliveira (MDB) ao Governo Camilo Santana. Para o senador Tasso Jereissati, o emedebista tem comportamento estranho. "Quando sai da fronteira do Ceará, ele é Temer. Quando entra no Ceará ele é Lula. Temos que entender melhor a posição dele", ironizou.

Ainda de acordo com o parlamentar, o sistema político faliu e muitos políticos vêm se comportando de forma "promíscua" utilizando dinheiro público. "Por isso estamos trazendo aquilo que é melhor para o Ceará. Um homem sério, fora da política, que não aceita esse tipo de política antiga. Correto, sem Lava-Jato", disse, referindo-se ao general com o slogan: "Bota moral, General", concluiu.

Roberto Pessoa, por sua vez, fez críticas aos até recentemente aliados, que tornaram-se aliados do Governo. "Quando o barco está para afundar, os ratos são os primeiros a pular fora. Só que o barco não está afundando", disse, afirmando que o Solidariedade já estaria ao lado da atual gestão e que o PSD "está indo". 

Red; DN

Russas CE - ofertas de emprego


AUXILIAR DE ENCANADOR HIDRÁULICO
AUXILIAR EM SAÚDE BUCAL
BOMBEIRO HIDRÁULICO
CARPINTEIRO
OPERADOR DE CAIXA
PEDREIRO
ESTAGIÁRIO(A) DE NÍVEL SUPERIOR
VENDEDOR INTERNO

SINE/IDT de Russas  localizado à Av. Cel. Araújo Lima, 1458-A – Centro.   Atendimento ao Público - 08:00 às 14:00

Blog; Erivando Lima